Sie sind auf Seite 1von 14

Estudos Jurdicos

Os Impactos da Repercusso Geral do Recurso Extraordinrio na Jurisdio Constitucional Brasileira


JOS DOS SANTOS CARVALHO FILHO
Assessor Jurdico do Supremo Tribunal Federal, Especialista em Direito Pblico e Mestrando em Direito Constitucional, Monitor Acadmico do Instituto Brasiliense de Direito Pblico.

O direito positivo, tradicional, esclerosado, e o Judicirio, lerdo, anacrnico, no mais respondem s solicitaes da realidade social.1

RESUMO: Visando a solucionar a crise numrica do Judicirio, a Emenda Constitucional n 45 criou o instituto da repercusso geral do recurso extraordinrio. A implementao desse instituto acarretou uma revoluo na forma de prestao jurisdicional, vez que se possibilitou Suprema Corte selecionar os casos que julgar, por meio do reconhecimento, ou no, de relevncia econmica, social, poltica ou jurdica na tese recursal. Este artigo analisa o instituto da repercusso geral e os impactos causados na jurisdio constitucional brasileira. PALAVRAS-CHAVE: Recurso extraordinrio; repercusso geral; jurisdio constitucional. ABSTRACT: Aiming to solve the numerical crisis of the Judiciary, the 45th Constitutional Amendment created the state of general repercussion of the extraordinary appeal. The implementation of this state has led to a revolution in the way of Judiciary solve interest conflicts, as it made possible for the Supreme Court to select the cases it will review through recognition, or not, of economic, social, political or juridical relevance of the appellate thesis. This paper analyses the general repercussions institute and its impacts on Brazilian judicial review system. KEYWORDS: Extraordinary appeal; general repercussion; judicial review. SUMRIO: 1 Do Estado de Direito ao Estado Constitucional de Direito; 2 As fases da jurisdio constitucional no Brasil; 3 A crise do Judicirio e a proposta de soluo; 4 Teoria da repercusso geral do recurso extraordinrio; 5 Os impactos da repercusso geral na jurisdio constitucional; Concluso; Referncias.

1 DO ESTADO DE DIREITO AO ESTADO CONSTITUCIONAL DE DIREITO


Desde a redao originria, a Constituio da Repblica de 1988 CR/1988 certifica que o Brasil, a exemplo de todos os Estados democrticos da contemporaneidade, regido pelo princpio do Estado de Direito.

BOMFIM, Benedito Calheiros. A crise do direito e do judicirio. Rio de Janeiro: Destaque, 1998. p. IX.

DPU_30.indd 212

6/5/2010 09:48:20

DPU N 30 Nov-Dez/2009 ESTUDOS JURDICOS .........................................................................................................................

213

Tal princpio revela a ideia de subordinao do Estado ao ordenamento jurdico vigente, que dispe sobre sua forma de atuao, funes e limitaes. O art. 16 da Declarao Francesa dos Direitos do Homem e do Cidado, de 26 de agosto de 1789, j estipulava que toda sociedade na qual a garantia dos direitos no assegurada, nem a separao dos poderes determinada no possui Constituio. Ingo Sarlet2 ensina que, a partir dessa formulao paradigmtica, lanaram-se as bases do que passou a ser ncleo material das primeiras constituies escritas, de matriz liberal: limitao jurdica do poder estatal, por meio da separao dos poderes e da garantia de alguns direitos fundamentais. Desse modo, o Estado absolutista oitocentista cede lugar ao Estado limitado pelo Direito, em que possvel identificar trs pilares nos quais ele se sustenta: supremacia da lei, proteo de direitos fundamentais e diviso funcional do poder. Ocorre que esse modelo inaugural passou por muitas transformaes substanciais. Influenciado por ideais de justia distributiva e com o escopo de reduzir as desigualdades sociais que culminaram em tempos de crise, o Estado percebeu a necessidade de intervir para promoo do bem-estar social, atravs da consagrao e da realizao de direitos a prestaes materiais, a par das liberdades de primeira dimenso. Surge, pois, o que se convencionou chamar de Estado Social3. Hodiernamente, difunde-se a ideia de Estado Constitucional4, tendo em vista que as transformaes do Direito dos sculos XX e XXI mudaram os paradigmas do Estado. A supremacia da lei cedeu lugar supremacia da Constituio, fonte primeira do ordenamento jurdico-positivo; no se busca mais uma separao hermtica das funes do Estado, na medida em que se percebeu a necessidade de interdependncia e harmonia na atuao dos Poderes Pblicos; e dimenso subjetiva dos direitos fundamentais foi acrescida uma dimenso objetiva. O reconhecimento de supremacia e de fora normativa da Constituio implicou estrutural mudana na hermenutica jurdica, na medida em que todas as leis passaram a ser interpretadas luz dessa norma.

2 3

SARLET, Ingo Wolfgang. A eficcia dos direitos fundamentais: uma teoria geral dos direitos fundamentais na perspectiva constitucional. 10. ed. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2009. p. 59. HERRERA, Carlos Miguel. Estado, constituio e direitos sociais. In: SOUZA NETO, Cludio Pereira de; SARMENTO, Daniel (Coord.). Direitos sociais: fundamentos, judicializao e direitos sociais em espcie. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2008. p. 7-12. PREZ LUO, Antonio Enrique. La universalidad de los derechos humanos y el Estado Constitucional. Bogot: Universidad Externado de Colmbia, 2002. p. 94 e ss.

DPU_30.indd 213

6/5/2010 09:48:20

214

........................................................................................................................DPU N 30 Nov-Dez/2009 ESTUDOS JURDICOS

A dimenso objetiva dos direitos fundamentais tambm acarretou significativas mudanas no Direito, vez que as liberdades pblicas, positivas e negativas, deixaram de ser meros direitos subjetivos e passaram a ser valores do Estado, orientando a formulao e a execuo das polticas pblicas eficcia dirigente e espraiando seus efeitos para outras searas jurdicas eficcia irradiante , inclusive para ramos que regem a relaes de direito privado eficcia horizontal5. Revisitando a teoria da separao dos poderes, percebe-se que os juzes no so mais a inanimada boca da lei, mas os garantidores da complexidade estrutural do Direito e da necessria e til coexistncia entre lei, direitos e justia6. Isso d nova feio ao Poder Judicirio. Como ensinam Cadermatori e Duarte7:
O que caracteriza o Estado Constitucional diferenciando-o tanto do Estado de Direito como do Estado Social que todas as previses constitucionais (de liberdades pblicas individuais no Estado de Direito e direitos scio-econmicos e culturais no Estado Social), enunciadas apenas em carter formal, agora podem ser objeto de uma tutela jurisdicional, vale dizer, so justiciveis, e isto se deveu, sobremaneira, a Kelsen. De fato, foi o jurista austraco quem contribuiu de forma decisiva ao afirmar o protagonismo do Tribunal Constitucional como guardio da Constituio (Hutter der Verfassung) na sua polmica com Carl Schmitt na etapa da Repblica de Weimar, tendo isto ocorrido em 1931.

Os autores referem-se ao clssico debate entre Kelsen e Schmitt sobre quem deve ser o guardio da Constituio8. Prevalece, na grande maioria das democracias atuais, a ideia de Kelsen segundo a qual o controle de constitucionalidade deve ser exercido por um rgo imparcial. No Brasil, o controle de constitucionalidade exercido exclusivamente pelo Supremo Tribunal Federal STF, quando se pretende a verificao de constitucionalidade de leis em tese, e tambm pelos demais rgos brasileiros imbudos de jurisdio, incidentalmente. Jurisdio significa a realizao do Direito, por meio de terceiro imparcial, de modo criativo, autorizativo e com aptido para tornar-se indiscutvel9.

5 6 7

ALEXY, Robert. Teoria dos direitos fundamentais. Trad. Virglio Afonso da Silva. Malheiros: So Paulo, 2008. p. 520 e ss. ZAGREBELSKY, Gustavo. El derecho dctil: leys, derechos, justicia. Madrid: Trotta, 2007. p. 153. CADERMATORI, Luiz Henrique Urquhart; DUARTE, Francisco Carlos. Estado de direito no contexto do neo-constitucionalismo e o papel das garantias fundamentais. In: Anais eletrnicos. Congresso Nacional do Conpedi. Manaus, 2007. Disponvel em: <http://www.conpedi.org/manaus/arquivos/anais/salvador/luiz_ henrique_urquhart_cadernartori.pdf>. Acesso em: 18 out. 2009. KELSEN, Hans. Quem deve ser o guardio da Constituio? In: Jurisdio constitucional. So Paulo: Martins Fontes, 2003. p. 237-298. DIDIER JR., Fredie. Curso de direito processual civil: teoria geral do processo e processo de conhecimento. 7. ed. Salvador: JusPodivm, v. 1, 2007. p. 65.

8 9

DPU_30.indd 214

6/5/2010 09:48:20

DPU N 30 Nov-Dez/2009 ESTUDOS JURDICOS .........................................................................................................................

215

Quando o exerccio da jurisdio pautado em preceitos da Constituio, est-se diante da jurisdio constitucional.

2 AS FASES DA JURISDIO CONSTITUCIONAL NO BRASIL


Durante o Imprio, vigia no Brasil o princpio da soberania da lei, de origem francesa, motivo pelo qual a Constituio de 1824 no contemplava forma de verificao de compatibilidade vertical entre Constituio e demais normas jurdicas. Como ensinam Gilmar Mendes e Ives Gandra10, s se inaugurou uma nova concepo com o regime republicano, por influncia do direito norte-americano. O art. 3 do Decreto n 848, de 11 de outubro de 1890, estabeleceu que, na guarda e aplicao da Constituio e das leis nacionais, a Magistratura Federal s intervir em espcie e por provocao da parte. Esse o embrio do controle difuso de constitucionalidade no Brasil e corresponde primeira fase da jurisdio constitucional. A Constituio de 1891 incorporou o dispositivo e atribuiu competncia ao Supremo Tribunal Federal para verificar a validade das leis em face da Constituio. O grmen da segunda fase da jurisdio constitucional foi a instituio da representao interventiva como forma de composio de conflitos federativos, em 1934, mas o controle abstrato de constitucionalidade de normas federais e estaduais no modelo austro-germnico s implementado no Brasil em 26 de novembro de 1965, por meio da Emenda n 16. O Projeto de Emenda deu a seguinte redao ao o art. 101, I, k, da Constituio: k) a representao de inconstitucionalidade de lei ou ato de natureza normativa, federal ou estadual, encaminhada pelo Procurador-Geral da Repblica11. A terceira fase, definida como abertura procedimental da jurisdio constitucional, iniciou-se com a Constituio de 1988, por meio da qual se rompeu com o monoplio da ao direta pelo Procurador Geral da Repblica12. At 1988, o nico titular do direito de propor ao direta de inconstitucionalidade era o Procurador Geral da Repblica, mas a Constituio cidad ampliou essa competncia para alguns rgos do Poder Pblico e da sociedade civil, a exemplo de Mesas do Legislativo, dos Governadores de Estado, do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil e dos partidos polticos.

10 11 12

MENDES, Gilmar Ferreira; MARTINS, Ives Gandra da Silva. Controle concentrado de constitucionalidade: comentrios Lei n 9.868, de 10.11.1999. 3. ed. So Paulo: Saraiva, 2009. p. 44. Idem, p. 61. Idem, p. 42.

DPU_30.indd 215

6/5/2010 09:48:20

216

........................................................................................................................DPU N 30 Nov-Dez/2009 ESTUDOS JURDICOS

Isso implicou forte mudana no sistema de controle de constitucionalidade brasileiro: A Constituio de 1988 reduziu o significado do controle de constitucionalidade incidental ou difuso, ao ampliar, de forma marcante, a legitimao para a propositura da ao direta de inconstitucionalidade (CF, art. 103), permitindo que, praticamente, todas as controvrsias constitucionais sejam submetidas ao Supremo Tribunal Federal, mediante processo de controle abstrato de normas.13 A abertura procedimental da jurisdio constitucional abstrata no parou por a. A Constituio de 1988 instituiu uma ao constitucional cuja funo combater as omisses inconstitucionais do Poder Pblico, denominada ao direta de inconstitucionalidade por omisso, e a Emenda Constitucional n 3, de 1993, instituiu a ao declaratria de constitucionalidade. No obstante, a Lei n 9.868, de 1999, regulamentou a ao direta de inconstitucionalidade e a ao declaratria de constitucionalidade, e a Lei n 9.882, de 1999, regulamentou a arguio de descumprimento de preceito fundamental, que foi prevista originariamente na Constituio, mas era despida de qualquer funcionalidade. Incidentalmente, diversas aes constitucionais foram disponibilizadas para os cidados se insurgirem em face de prticas contrrias Lei Fundamental, alm do tradicional mandado de segurana e do habeas corpus: habeas data, mandado de injuno, ao popular, ao civil pblica e reclamao constitucional. A fase da jurisdio constitucional em que se vive atualmente a de racionalizao. Diversos mecanismos demonstram essa tendncia, como as smulas vinculantes, a teoria da transcendncia dos motivos determinantes e a repercusso geral do recurso extraordinrio. A propsito, a racionalizao promovida pelo instituto da repercusso geral, por meio do qual se julgam apenas os processos paradigmas, sela o fim da bipolaridade de modelos difuso e abstrato cuja obsolescncia j era visualizada h muito tempo por Francisco Segado14. Entretanto, pelo menos no Brasil, o fim da bipolaridade no motivado pela tendncia de concentrao da jurisdio constitucional em um Tribunal Constitucional, como afirma o autor15.

13 14

Idem, p. 86. SEGADO, Francisco Fernndez. La obsolescencia de la bipolaridad tradicional (modelo americano modelo europeu-kelseniano) de los sistemas de justicia constitucional. Direito Pblico, Porto Alegre: Sntese; Braslia: Instituto Brasiliense de Direito Pblico, v. 1, n. 2, p. 55-82, out./dez. 2003. SEGADO, Francisco Fernndez. Op. cit., p. 82.

15

DPU_30.indd 216

6/5/2010 09:48:20

DPU N 30 Nov-Dez/2009 ESTUDOS JURDICOS .........................................................................................................................

217

O termo misto que se invoca para adjetivar o sistema de controle de constitucionalidade brasileiro sinnimo de misturado, e no de dual. As caractersticas, ao mesmo tempo do modelo abstrato e do concentrado, deixam o sistema brasileiro to imbricado que no possvel inseri-lo em nenhum dos tipos clssicos de modelo de controle de constitucionalidade, seja o anglo-saxo ou o austro-germnico. Tambm no se pode afirmar que vigem os dois modelos simultaneamente, vez que o sistema existente no Brasil diferente de todos os outros existentes no mundo. O termo ecltico utilizado por Gustavo Binenbojm16 para adjetivar nosso sistema de jurisdio constitucional mais adequado. Diversos mecanismos de objetivao do controle difuso de constitucionalidade comprovam essa situao, a exemplo das smulas vinculantes e da transcendncia dos motivos determinantes da deciso em sede de recurso extraordinrio. Em sede de controle abstrato, a arguio de descumprimento de preceito fundamental possibilita a impugnao de atos com efeitos individualizados e isso aproxima os modelos clssicos de controle. De igual modo, a interveno de amicus curiae nos processos de controle de constitucionalidade abstrato d feio mais subjetiva a esse controle, mormente quando h postulao pela declarao de inconstitucionalidade ou de constitucionalidade da norma e isso ocorre na grande maioria de intervenes dos amici. A possibilidade de modulao dos efeitos da deciso em sede de controle de constitucionalidade prevista originariamente para o controle abstrato, mas j aplicado tambm ao controle difuso pelo Supremo Tribunal Federal, dissona do binmio nulidade/validade das leis. Por fim, a repercusso geral do recurso extraordinrio funciona, a um s tempo, como mecanismo de concentrao do controle de constitucionalidade, quando h reconhecimento de repercusso geral e de distribuio de competncias para a promoo do controle, quando se nega a repercusso geral. No primeiro caso, o Supremo Tribunal Federal analisa um caso paradigmtico, e os tribunais de origem se adquam orientao da Corte, se houver dissonncia, ou simplesmente julgam os recursos extraordinrios prejudicados, quando os entendimentos so coincidentes. Na outra situao, a jurisdio constitucional exercida pelos tribunais de origem fortalecida, pois eles decidiro em ltima instncia, ainda que se trate de matria constitucional na hiptese de o STF negar repercusso geral

16

BINEBOJM, Gustavo. A nova jurisdio constitucional brasileira: legitimidade democrtica e instrumentos de realizao. 2. ed. Rio de Janeiro: Renovar, 2004. p. 129.

DPU_30.indd 217

6/5/2010 09:48:20

218

........................................................................................................................DPU N 30 Nov-Dez/2009 ESTUDOS JURDICOS

matria constitucional diante da no transcendncia aos interesses subjetivos da causa. Tudo isso demonstra o fim da bipolaridade. No existem mais dois sistemas de controle de constitucionalidade no Brasil, mas um sistema ecltico de jurisdio constitucional.

3 A CRISE DO JUDICIRIO E A PROPOSTA DE SOLUO


Nas ltimas dcadas, o excessivo nmero de processos distribudos para julgamento no Supremo Tribunal Federal comprometia a celeridade e a adequao da prestao jurisdicional. Mesmo a criao do Superior Tribunal de Justia e a atribuio a este rgo da funo de uniformizador de jurisprudncia em matria infraconstitucional no foi capaz de solucionar a crise numrica do STF. Diversas reformas legislativas tentaram solucionar o problema, por meio da descentralizao de competncias nos tribunais17, da insero progressiva de filtros de ndole processual18, como smulas impeditivas e exigncias processuais rgidas para a interposio de recursos. Nenhuma das medidas conseguiu pr fim crise do Supremo Tribunal Federal, embora tenham contribudo para desacelerar o aumento do nmero de processos. O Supremo Tribunal Federal se viu compelido adoo de diversas orientaes de jurisprudncia defensiva, como o indeferimento liminar de agravos de instrumento cuja cpia da petio de interposio do recurso extraordinrio tenha protocolo ilegvel, aplicando interpretao extensiva sua Smula n 288. William Santos Ferreira19 leciona que havia uma aparente democratizao do acesso justia, pois o volume de processos no STF era to descomunal que se passava a trabalhar com julgamentos em escala e isso uma contradio em termos, j que se trata do rgo de cpula do Judicirio, cujo acesso deve ser algo extraordinrio. Impende registrar que esta crise numrica do STF espraiava seus efeitos para todo o Judicirio, j que enorme percentual das demandas jurdicas brasileiras era levado ao Tribunal, diante da utilizao excessiva dos recursos extraordinrios.

17 18 19

Lei n 9.756, de 2008. Lei n 11.276, de 2006. FERREIRA, William Santos. Sistema recursal brasileiro, de onde viemos, onde estamos e para onde (talvez) iremos. In: COSTA, Hlio Rubens Batista Ribeiro; RIBEIRO, Jos Horcio Halfeld Rezende; DINAMARCO, Pedro da Silva (Coord.). Linhas mestras do processo civil: comemorao dos 30 anos de vigncia do CPC. So Paulo: Atlas, 2004, p. 747.

DPU_30.indd 218

6/5/2010 09:48:20

DPU N 30 Nov-Dez/2009 ESTUDOS JURDICOS .........................................................................................................................

219

Em termos numricos, a distribuio anual de processos saltou de 16.226, em 1990, para 90.839, em 2000. Em 2006, ltimo ano antes da implementao da sistemtica da repercusso geral, a qual foi promovida pela Emenda n 21 ao Regimento Interno do Supremo Tribunal Federal, de maio de 2007, a distribuio atingiu o nmero de 116.216 processos20. Do total de processos, a soma dos recursos extraordinrios com agravos de instrumento com escopo de destrancar recursos extraordinrios inadmitidos na origem sempre foi altssima: 81,6% em 1990, 97,4% em 2000, e 95,3% em 200621. Esses nmeros empacavam o funcionamento da Corte e comprometiam a adequabilidade das decises. Por tal motivo, o que era para ser um acesso democrtico passou a ser um mecanismo que queria agradar a todos, mas acabava no agradando a ningum22. A luz no fim do tnel surgiu com a incorporao do instituto da repercusso geral do recurso extraordinrio Constituio brasileira.

4 TEORIA DA REPERCUSSO GERAL DO RECURSO EXTRAORDINRIO


Visando a racionalizar a prestao jurisdicional, a Emenda Constitucional n 45, de 2004, instituiu a repercusso geral como requisito de admissibilidade dos recursos extraordinrios. A norma constitucional foi regulamentada pela Lei n 11.418, de 2007, que acrescentou os arts. 543-A e 543-B ao Cdigo de Processo Civil brasileiro, e tambm pela Emenda n 21 do Regimento Interno do Supremo Tribunal. O primeiro dos dispositivos processuais civis autoriza a Corte Suprema a no conhecer os recursos extraordinrios quando a questo discutida nos autos no envolver matria constitucional ou a matria constitucional envolvida no for qualificada pela relevncia social, econmica, poltica ou jurdica. Assim, o Tribunal passou a ter competncia para selecionar as lides que julgar, focando ateno nas que considera mais importantes no cenrio nacional, aquelas que no prescindem de manifestao do Supremo e cujas decises tm forte impacto no mundo jurdico. Se o recorrente visa a impugnar deciso contrria a smula ou jurisprudncia dominante do Supremo Tribunal Federal, ele tem uma presuno

20 21 22

Brasil. Supremo Tribunal Federal. Estatstica RE e AI % distribuio. Disponvel em: <http://www.stf.jus.br/ portal/cms/verTexto.asp?servico=estatistica&pagina=REAIProcessoDistribuido>. Acesso em: 20 out. 2009. Brasil. Supremo Tribunal Federal. Estatstica RE e AI % distribuio. Disponvel em: <http://www.stf.jus.br/ portal/cms/verTexto.asp?servico=estatistica&pagina=REAIProcessoDistribuido>. Acesso em: 20 out. 2009. BRAWERMAN, Andr. Recurso extraordinrio, repercusso geral e a advocacia pblica. Revista da procuradoria geral do Estado de So Paulo, So Paulo: Centro de Estudos, p. 182, 2006.

DPU_30.indd 219

6/5/2010 09:48:20

220

........................................................................................................................DPU N 30 Nov-Dez/2009 ESTUDOS JURDICOS

de existncia de repercusso geral em seu favor (art. 543-A, 3). Ainda assim, ele deve apresentar preliminar demonstrando a repercusso geral do tema, sob pena de indeferimento liminar do recurso23. O Supremo Tribunal Federal entende que os recursos das decises cujas intimaes ocorreram aps 03.05.2007, data da publicao da Emenda Regimental n 21, s sero admitidos se apresentarem preliminar formal de repercusso geral, para atender s exigncias do art. 543-A, 2, do Cdigo de Processo Civil. O favorecimento que decorre da presuno acima mencionada no , portanto, a dispensabilidade da preliminar formal, mas da submisso da causa aferio da existncia ou no da repercusso geral, pois bvio que h pelo menos relevncia jurdica nos recursos que impugnam decises contrrias a orientaes j consolidadas do Supremo Tribunal Federal. Os demais casos so submetidos votao, sendo necessrio o quorum qualificado de dois teros dos membros da Corte (oito ministros) para que se reconhea ausncia de repercusso geral (art. 102, 3, da Constituio da Repblica). Quando no se reconhece repercusso geral em determinada matria, est-se afirmando que a discusso envolvida no hbil a ensejar manifestao extraordinria do Judicirio, mas isso no significa que a causa tenha pouca relevncia. possvel que se trate de matria constitucional (relevante, portanto) que no ultrapasse os interesses subjetivos das partes ou de questo infraconstitucional de alta relevncia. Em nenhum dos casos, o Supremo Tribunal Federal manifestar-se-. Reconhecida a repercusso geral, o STF pode devolver aos tribunais de origem os recursos extraordinrios e os agravos de instrumento que versem sobre o mesmo tema. As instncias de origem devem sobrestar os processos at o julgamento de mrito do processo paradigma, inclusive os anteriores a trs de maio de 2007, desde que se reconhea a existncia de repercusso24. Julgado o mrito, os tribunais de origem e turmas recursais ficam autorizados a adotar os procedimentos do art. 543-B, 3, do Cdigo de Processo Civil. Referido dispositivo estabelece que os recursos sobrestados sero apreciados pelos tribunais e turmas recursais, que podero declar-los prejudicados, quando a deciso do Supremo for compatvel com o acrdo recorrido,

23 24

Nesse sentido, o Agravo Regimental em Recurso Extraordinrio n 569.476, Rel Min. Ellen Gracie, Pleno, J. 02.04.2008, DJe 25.04.2008. Ver Questo de Ordem em Questo de Ordem no Agravo de Instrumento n 715.423, Rel Min. Ellen Gracie, Pleno, J. 11.06.2008, DJe 05.09.2008. O Supremo Tribunal Federal decidiu que se aplica a sistemtica da repercusso geral aos processos cuja intimao da deciso recorrida ocorreu antes de 03.05.2007, se for reconhecida a existncia de repercusso geral.

DPU_30.indd 220

6/5/2010 09:48:20

DPU N 30 Nov-Dez/2009 ESTUDOS JURDICOS .........................................................................................................................

221

ou retratar-se, quando houver incompatibilidade entre o acrdo recorrido e a deciso do STF. Em sntese, houve uma racionalizao do modo de prestao jurisdicional. Se h repercusso geral, o STF julga um caso e remete os processos com idntica discusso jurdica aos tribunais de origem, para que julguem os recursos prejudicados, quando h coincidncia de entendimento entre os tribunais, ou se retratem de suas decises, aplicando a orientao adotada pela Corte Suprema. Por outro lado, quando inexiste repercusso geral, a discusso no est apta a instaurar a jurisdio extraordinria, seja porque no h questo constitucional, seja porque ela no transcende ao interesse subjetivo das partes. O primeiro caso no enseja a inexistncia de prestao jurisdicional, pois h outros rgos na estrutura do Poder Judicirio responsveis pelo julgamento dos feitos e isso objeto de anlise no item destinado a avaliar os impactos da repercusso geral no modo de prestao jurisdicional. A outra situao meio para atingir com mais eficincia o mesmo resultado prtico, diante da indiferena entre o indeferimento casustico e o indeferimento liminar e legal dos recursos extraordinrios que versam sobre matria infraconstitucional. Em linhas gerais, esse o delineamento legal da repercusso geral.

5 OS IMPACTOS DA REPERCUSSO GERAL NA JURISDIO CONSTITUCIONAL


Os impactos da repercusso geral do recurso extraordinrio variam de acordo com reconhecimento ou no de repercusso geral ao assunto debatido nos autos, mas, em ambos os casos, a forma de prestao da jurisdio mudou. Pela sistemtica da repercusso geral reconhecida, os processos que versam sobre o mesmo assunto do recurso paradigma devem ficar sobrestados no tribunal de origem aguardando o julgamento do mrito do processo selecionado pelo STF. Decidido o mrito, os tribunais podem julgar prejudicados os recursos sobrestados, na hiptese de a deciso local ser no mesmo sentido do pronunciamento do STF, ou se retratar, nos casos de dissonncia de entendimentos. Impende registrar que h possibilidade legal de ausncia de retratao pelos tribunais, nos termos do art. 543-B, 4, do Cdigo de Processo Civil, motivo pelo qual se conclui que a deciso do Supremo Tribunal Federal em sede de recurso extraordinrio no tem efeitos vinculantes. De qualquer sorte, por questes de convenincia, eficincia e celeridade processual, indicado

DPU_30.indd 221

6/5/2010 09:48:20

222

........................................................................................................................DPU N 30 Nov-Dez/2009 ESTUDOS JURDICOS

que se acolha o entendimento do STF, desde que no haja causa justificadora nos autos. Os tribunais de origem, portanto, passaram a ser colaboradores do STF no exerccio da jurisdio, e no mais meros ritos de passagem at que o processo chegue ao Supremo e ele decida os casos individualmente. Ponto interessante dessa prtica a afinao de jurisprudncia entre os tribunais ptrios, a qual acarreta segurana jurdica e propicia meios para a justia. Quando a repercusso geral negada, a situao torna-se ainda mais curiosa, como se demonstra adiante. A negativa de repercusso geral a uma tese jurdica pode ocorrer porque ela se fundamenta em atos normativos infraconstitucionais ou porque o conflito no transcende ao interesse subjetivo das partes. A inexistncia de repercusso geral por constatao de discusso infraconstitucional mais uma medida de racionalizao. Em vez de o Supremo analisar diversos processos, ele seleciona um como paradigma e o julga. A partir de ento, todos os recursos que versam sobre o tema so automaticamente no admitidos, conforme dispe o art. 543-B, 2. Interessante a situao dos juizados especiais estaduais, tendo em vista que a negativa de repercusso geral afasta a competncia do STF para o julgamento da causa e ele ainda visto como o nico rgo nacional capaz de uniformizar a jurisprudncia das turmas recursais de Estados-membros diversos. Na tentativa de solucionar esse problema, o Supremo Tribunal Federal decidiu que cabe reclamao constitucional ao Superior Tribunal de Justia, quando a deciso das turmas recursais for contrria orientao firmada neste Tribunal25. Impende registrar, ainda, a existncia do Projeto de Lei n 16, de 2007, de iniciativa da Cmara dos Deputados e, atualmente, em trmite no Senado Federal. Referido projeto intenta instituir a Turma Nacional de Uniformizao de Jurisprudncia, a fim de criar rgo do Judicirio competente para uniformizar as divergncias jurisprudenciais de turmas recursais estaduais. A hiptese de inexistncia de repercusso geral por no transcendncia aos interesses subjetivos da causa decorre da progressiva aproximao entre Supremo Tribunal Federal e as Cortes constitucionais europeias.

25

Ver Embargos de Declarao no Recurso Extraordinrio n 571.572, Rel Min. Ellen Gracie, Pleno, J. 26.08.2009. Disponvel em: <http://www.stf.jus.br/arquivo/cms/noticiaNoticiaStf/anexo/re571-572.pdf>. Acesso em: 26.08.2009.

DPU_30.indd 222

6/5/2010 09:48:20

DPU N 30 Nov-Dez/2009 ESTUDOS JURDICOS .........................................................................................................................

223

A consequncia dessa modificao que o STF pode simplesmente no julgar mais as questes constitucionais que considere sem relevncia jurdica, poltica, econmica ou social e essa competncia passa para outros juzos. Em pouco mais de dois anos de efetiva utilizao, as conquistas numricas do instituto da repercusso geral do recurso extraordinrio so muito animadoras. No ano de 2007, conseguiu-se estancar a quantidade de processos distribudos e ainda reduzir o volume, em relao ao ano anterior. Segundo dados da Assessoria de Gesto Estratgica da Presidncia do Supremo Tribunal Federal, o total de processos distribudos foi de 112.938, em 2007, de 66.873, em 2008, e de 35.031, na distribuio parcial do ano de 2009 atualizada at o ms de setembro26. Interessante tambm observar que, na grande maioria das matrias submetidas ao regime da repercusso geral, o Supremo Tribunal Federal reconhece a relevncia da questo constitucional debatida. Pois bem, segundo relatrio disponibilizado no site do STF27, o Supremo Tribunal Federal aplicou a sistemtica da repercusso geral a 207 matrias, sendo que a existncia de repercusso geral foi reconhecida em 153 casos. Foi negada a existncia de repercusso geral em apenas 54 teses recursais, seja porque a discusso resolve-se pela legislao infraconstitucional, seja porque no ultrapassa o interesse subjetivo das partes. Isso desmistifica a ideia segundo a qual a maioria dos recursos interpostos para o Supremo Tribunal Federal tem sido inadmitida, na medida em que o levantamento efetuado demonstra que 73,9% dos casos submetidos sistemtica da repercusso geral tm relevncia social, poltica, econmica ou jurdica reconhecida. Embora o nmero de matrias a que se aplicou a sistemtica da repercusso geral ainda no seja to elevado, os resultados so expressivos.

CONCLUSO
Diante de todo o exposto, as principais inferncias que se pode fazer sobre os impactos da repercusso geral do recurso extraordinrio na jurisdio constitucional brasileira so os que seguem. Inexiste, no constitucionalismo contemporneo brasileiro, uma bipolaridade dos sistemas de justia constitucional, mas isso no motivado exclusi26 27 Brasil. Supremo Tribunal Federal. Estatstica RE e AI % distribuio. Disponvel em: <http://www.stf.jus.br/ portal/cms/verTexto.asp?servico=estatistica&pagina=REAIProcessoDistribuido>. Acesso em: 20 out. 2009. Brasil. Supremo Tribunal Federal. Relatrio da Repercusso Geral atualizado at setembro de 2009. Disponvel em: <http://www.stf.jus.br/arquivo/cms/jurisprudenciaRepercussaoGeralRelatorio/anexo/RelatorioRG__Set2009.pdf>. Acesso em: 10 out. 2009.

DPU_30.indd 223

6/5/2010 09:48:20

224

........................................................................................................................DPU N 30 Nov-Dez/2009 ESTUDOS JURDICOS

vamente pela objetivao do controle difuso, e sim pela descaracterizao do modelo originrio de cada um dos sistemas de controle de constitucionalidade. Por tal motivo, pode-se afirmar que o sistema de controle de constitucionalidade brasileiro ecltico, acumulando mecanismos tanto do modelo clssico europeu-continental quanto do modelo difuso anglo-saxo. Outra relevante consequncia da repercusso geral do recurso extraordinrio reside no fato de que ela representa mecanismo de fortalecimento, a um s tempo, dos mecanismos de controle abstrato e de controle difuso de constitucionalidade. O reconhecimento de repercusso geral racionaliza a prestao jurisdicional, na medida em que os tribunais de origem j seguem a orientao do Supremo Tribunal Federal, a fim de evitar tramitao longa de processo cujo resultado seria o mesmo. De outra sorte, a negativa de repercusso geral representa hiptese de fortalecimento do controle difuso, vez que o Supremo Tribunal Federal, a despeito da existncia de questo constitucional envolvida, transmite a competncia jurisdicional para outros rgos, diante da no transcendncia da discusso aos interesses subjetivos da causa. Registre-se, ainda, que o instituto da repercusso geral no priva o cidado do acesso justia. Ao contrrio, meio de promoo do acesso ordem jurdica justa, na medida em que racionaliza a prestao jurisdicional e propicia mais celeridade na tramitao dos processos.

REFERNCIAS
ALEXY, Robert. Teoria dos direitos fundamentais. Trad. Virglio Afonso da Silva. Malheiros: So Paulo, 2008. BINEBOJM, Gustavo. A nova jurisdio constitucional brasileira: legitimidade democrtica e instrumentos de realizao. 2. ed. Rio de Janeiro: Renovar, 2004. BOMFIM, Benedito Calheiros. A crise do direito e do judicirio. Rio de Janeiro: Destaque, 1998. BRAWERMAN, Andr. Recurso extraordinrio, repercusso geral e a advocacia pblica. Revista da Procuradoria-Geral do Estado de So Paulo, So Paulo: Centro de Estudos, v. 63/64, 2006. BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Estatstica RE e AI Distribuio. Disponvel em: <http://www.stf.jus.br/portal/cms/verTexto.asp?servico=estatistica&pagina=REAIProcess oDistribuido>. Acesso em: 20 out. 2009. ______. Supremo Tribunal Federal. Relatrio da repercusso geral atualizado at setembro de 2009. Disponvel em: <http://www.stf.jus.br/arquivo/cms/jurisprudenciaRe percussaoGeralRelatorio/ane-xo/RelatorioRG__Set2009.pdf> Acesso em: 10 out. 2009. CADERMATORI, Luiz Henrique Urquhart; DUARTE, Francisco Carlos. Estado de direito no contexto do neo-constitucionalismo e o papel das garantias fundamentais.

DPU_30.indd 224

6/5/2010 09:48:20

DPU N 30 Nov-Dez/2009 ESTUDOS JURDICOS .........................................................................................................................

225

In: Anais eletrnicos. Congresso Nacional do Conpedi. Manaus, 2007. Disponvel em: <http://www.conpedi.org/manaus/arquivos/anais/salvador/luiz_henrique_urquhart_ cadernartori.pdf>. Acesso em: 18 out. 2009. DIDIER JR., Fredie. Curso de direito processual civil: teoria geral do processo e processo de conhecimento. 7. ed. Salvador: JusPodivm, v. 1, 2007. FERREIRA, William Santos. Sistema recursal brasileiro, de onde viemos, onde estamos e para onde (talvez) iremos. In: COSTA, Hlio Rubens Batista Ribeiro; RIBEIRO, Jos Horcio Halfeld Rezende; DINAMARCO, Pedro da Silva (Coord.). Linhas mestras do processo civil: comemorao dos 30 anos de vigncia do CPC. So Paulo: Atlas, 2004. HERRERA, Carlos Miguel. Estado, Constituio e direitos sociais. In: SOUZA NETO, Cludio Pereira de; SARMENTO, Daniel (Coord.). Direitos sociais: fundamentos, judicializao e direitos sociais em espcie. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2008. KELSEN, Hans. Quem deve ser o guardio da Constituio? In: Jurisdio constitucional. So Paulo: Martins Fontes, 2003. MENDES, Gilmar Ferreaira; MARTINS, Ives Gandra da Silva. Controle concentrado de constitucionalidade: comentrios Lei n 9.868, de 10.11.1999. 3. ed. So Paulo: Saraiva, 2009. PREZ LUO, Antonio Enrique. La universalidad de los derechos humanos y el estado constitucional. Bogot: Universidad Externado de Colombia, 2002. SARLET, Ingo Wolfgang. A eficcia dos direitos fundamentais: uma teoria geral dos direitos fundamentais na perspectiva constitucional. 10. ed. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2009. SEGADO, Francisco Fernndez. La obsolescencia de la bipolaridad tradicional (modelo americano modelo europeu-kelseniano) de los sistemas de justicia constitucional. Revista de Direito Pblico, Porto Alegre: Sntese; Braslia: Instituto Brasiliense de Direito Pblico, v. 1, n. 2, p. 55-82, out./dez. 2003. ZAGREBELSKY, Gustavo. El derecho dctil: leys, derechos, justicia. Madrid: Trotta, 2007.

DPU_30.indd 225

6/5/2010 09:48:20

Das könnte Ihnen auch gefallen