Sie sind auf Seite 1von 9

Publicao online sobre o Concelho de Vila Velha de Rdo Pode visitar todas as nossas edies em: ecosderodao.blogspot.

com

Direco de J. Mendes Serrasqueiro Paginao e Arte Final de Gina Nunes


E-mail: mendes.serrasqueiro@gmail.com Telefone: 272 545 323 Telemvel: 96 287 0251
N. 30 de 19 de Janeiro de 2012 Editado, semanalmente, s quintas-feiras

Editorial

Editorial
Mendes Serrasqueiro

de Gavio de Rdo
Novo Provedor da Santa Casa da Misericrdia de Castelo Branco Manuel Cardoso Martins:

Comendador Sebastio Alves J com o nosso jornal pronto a entrar na Internet chegou-nos a notcia do falecimento de um Homem que, a par de outros homens iguais, esteve na linha directa do desenvolvimento de Vila Velha de Rdo. Foi com a sua experincia e grande inteligncia, aliadas ao seu esprito empreendedor que Vila Velha de Rdo (porque no o concelho) pde, a seu tempo, eclodir para o desenvolvimento sustentado, graas grande unidade industrial que aqui ajudou a erguer e que ainda hoje, mesmo que j noutras mos, sustentculo importante para muitas famlias. Sebastio Alves foi sempre um empresrio que soube eliminar entraves para alavancar desenvolvimento. Por aqui, com seus amigos e conterrneos de Proena-a-Nova, foram notveis.

Iremos fazer mais com menos Procurar novas Parcerias que possam contribuir Diversificar e ampliar receitas

Manuel Duarte Cardoso


Martins, actualmente na situao de aposentado do Montepio Geral, onde durante mais de 40 anos exerceu funes que o conduziram brilhante posio de Director de 1. Linha do MG. Actualmente, j depois da sua aposentao, foi eleito, membro efectivo no Conselho Geral da mesma entidade bancria. O seu currculo define bem o seu forte carcter e grande personalidade que sempre lhe foram merecidamente reconhecidos mesmo no decorrer de outras actividades no profit que igualmente desempenhou

com dedicao e empenho, nomeadamente em organismos recreativos e culturais. , portanto de crer, que agora frente de uma instituio de solidariedade social, Cardoso Martins prosseguir igual a si prprio.
- Segue na pgina 2

Faleceu Sebastio Alves


- Pagina 6

Pag. 2

Num acto solene perante as Foras Vivas da Cidade Manuel Duarte Cardoso Martins foi empossado como Provedor da Santa Casa da Misericrdia de Castelo Branco
- Continuao da Pgina 1

Manuel Cardoso Martins casado com a dra. Maria de Lurdes da Silva Librio, Conservadora do Registo Civil em Castelo Branco, pai de Isabel Alexandre de Lima Cardoso Martins, Antnio Manuel de Lima Cardoso Martins e de Duarte Nuno Librio Cardoso Martins.

Dar continuidade obra iniciada pelo falecido provedor, coronel

Jos Guardado Moreira


O acto de posse foi presidido pelo presidente da Assembleia Geral da Instituio, tenentecoronel Dr. Antnio Pires Nunes, ladeado, primeiramente pelos membros da AG cessantes ou reconduzidos e, depois, pelos representantes dos novos rgos sociais oportunamente eleito. Na saudao ao novo Provedor usaram da palavra o Provedor cessante Jos Mendona Horta, o dr. Pires Nunes, e D. Antonino Dias, bispo da Diocese. Foi orador principal o novo Provedor que depois de cumprimentar as entidades presentes, salientou que to elevado nmero de individualidades, utentes, Irmos e Amigos da Misericrdia significa para ns no s um voto de confiana mas tambm uma grande responsabilidade pela forma como soubermos conduzir os destinos desta to nobre e carinhosa instituio. Para alm da determinao e empenho pela sustentabilidade e renovao da instituio pela qual os novos corpos sociais se iro aplicar com alma e corao, Cardoso Martins disse contar com o apoio e boa vontade dos governantes, do Centro Regional de Segurana Social, da Autarquia, da Comunidade Albicastrense, da Irmandade desta Santa Casa, dos nossos colaboradores, dos nossos utentes, dos amigos e benfeitores . Iremos, sem sombra de dvida, fazer mais com menos, propondo-se referiu: Reorganizar os Servios da Santa Casa da Misericrdia (SCM)por forma a incrementar a profissionalizao e eficincia dos nossos colaboradores, requalificar os edifcios mais antigos da instituio destinados s vrias valncias, diversificar e ampliar as receitas, procurando novas parcerias que possam contribuir para o financiamento dos custos, dado que as fontes de receita actuais, face s adversidades provocadas pela crise que vivemos tendem a diminuir. Noutra passagem do seu discurso, o novo Provedor referiu-se grande obra iniciada pelo falecido provedor, nomeadamente quanto construo da Unidade de Cuidados Continuados, obra de grande utilidade para Castelo Branco e para toda a regio, uma obra que albergar mais de cinquenta utentes que, aps terem alta dos hospitais carecem da continuidade dos tratamentos que no seu domiclio no so exequveis. Esta obra prosseguiu o Provedor encontra-se neste momento a meio da sua execuo, cujo trminus est previsto para fins de Junho ou de
- Continua na pgina 3 Edifcio-Sede da SCM

Pag. 3

Novos Dirigentes dos rgos Sociais

da Santa Casa da Misericrdia de Castelo Branco


O acto de posse
Continuao da pgina 2

Cardoso Martins:
A sade foi e a razo da fundao e continuao das Santas Casas, convindo relembrar que a SCM de Castelo Branco teve um hospital que serviu a cidade durante dcadas

Julho do ano corrente. O seu custo rondar os 5 milhes de euros depois de equipada com mobilirio e equipamento mdico necessrio, o qual ser financiado pela seguinte forma: - Pelo Ministrio da Sade, atravs do Programa Modelar 750.000,00 ; pela Cmara Municipal de Castelo Branco 500.000,00 ; Pelo Montepio, atravs de um emprstimo bancrio 2.000.000 ; e os restantes 1.750.000,00 a expensas da Misericrdia e dos nativos da comunidade. Significa isto que a SCM de C. Branco assume, no total, a responsabilidade de 3.750.000,00 . A sade foi e a razo da fundao e continuao das Santas Casas disse o Provedor no se devendo esquecer que esta Santa Casa teve aqui um hospital que serviu a cidade durante dcadas e que foi estatizado em 7 de Dezembro de 1974, altura em que a instituio passou a dedicar-se s crianas e aos idosos. Depois fez uma referncia pertinente continuidade das preocupaes que a SCM mantm com a sade, afirmando que ele prprio gostaria de ver construdo um outro edifcio destinado a doenas como Alzheimer e Parkinson, que actualmente se encontram em grande progresso e cujo projecto de construo j se encontra aprovado pela Cmara Municipal de Castelo Branco, faltando (como disse) a totalidade do dinheiro para o seu financiamento, que ascender a cerca de 3,5 milhes de .

A desejada renovao do Ideal, da Misso e dos Valores


Cardoso Martins falou depois, mais directamente para um pblico alvo Aspiramos tambm atrair as novas geraes ao seio da instituio, para permitir uma contnua renovao do Ideal, da Misso e dos Valores que adoptamos, norteados pelas 14 Obras de Misericrdia em prol da comunidade de forma a completarmos e comemorarmos os 500 anos desta Santa Casa num esprito conciliador com um passado histrico e um futuro de esperana. O orador teve depois uma palavra que dirigiu aos 497 idosos que a SCM apoia, fazendo uma distribuio, pelos nmeros, das instalaes que presentemente ocupam na instituio: assim fez o balano 78% do nmero de inscritos na benemrita instituio, residem nos vrios Lares da SCM; 5% esto em Centro de Dia e 17% beneficiam do Apoio Domicilirio. As suas idades mdias continuou a informao do provedor oscilam entre os 81 anos nos homens e 84 anos nas mulheres. Nas duas Creches e nos dois Jardins de Infncia da instituio recebem apoio 181 crianas, algumas das quais um pouco arredias da sociedade em que vivemos; prestamos apoio aos 250 Reformados que frequentam os nossos Centros de Convvio e a quem queremos proporcionar melhores condies de conforto. O novo provedor, Manuel Duarte Cardoso Martins concluiu assim: quero assegurar que a SCM , no obstante viver as dificuldades prprias da actual conjuntura da crise , uma instituio sustentvel que goza de credibilidade.
- Segue na pgina 4

Pag. 4

O acto de Posse na Misericrdia de Castelo Branco


- Continuado da pgina 3

O acto de posse dos novos dirigentes da Misericrdia de Vila Velha de Rdo

SCM tem 359 Colaboradores


Agora eleito, o novo Provedor evidenciou ter profundo conhecimento da casa. Os seus 359 trabalhadores recebem religiosamente os seus salrios e desde h muitos anos que assim. Os fornecedores tambm recebem com regularidade e Cardoso Martins quem afirma: a SCM no tem dvidas e s tem que responder pelo emprstimo bancrio para o que resta para a obra em curso. Disse ter conhecimento da condio financeira da casa desde que aqui esteve como tesoureiro e vice-provedor no ltimo mandato, Por ltimo Cardoso Martins enalteceu os dois provedores que o antecederam Guardado Moreira e Jos Mendona Horta. Um viva Misericrdia e a Portugal encerrou a sesso.

Os novos Corpos Sociais


Mesa Administrativa Provedor Manuel Duarte Cardoso Martins Vogais: de onde sairo os dirigentes para os
cargos a designar entre si para a Mesa Administrativa Carlos Dias Antunes, Carlos Joaquim Duarte Ramos Ribeiro, Jos Lus Fabio Baptista, Jos Mendona Horta, Maria Natlia da Silva Oliveira Dias, Sebastio Jos Ribeiro Martins.

O acto de posse dos novos Corpos Sociais da Santa Casa da Misericrdia de Vila Velha de Rdo, realizou-se, conforme o previsto, no ltimo sbado, no havendo, em termos de protocolo, mais que a presena dos novos dirigentes que tero procedido assinatura do respectivo termo de posse, e cujos nomes e respectivos cargos reproduzimos com a devida vnia, do Jornal Reconquista: Assembleia Geral Presidente: Jos Moreira; Secretrios: Antnio Mendes e Lusa Filipe Conselho Fiscal Presidente: Fernanda Neves; Vogais: Alfredo Loureno e Maria Joo Santo. Mesa Administrativa Provedor: Lus Pereira; Vice-provedor: Olga Fernandes; Tesoureiro: Jos Bolete; Secretrio: Antnio Fernandes; Vogal: Leonel Mota.

Suplentes:
Joo Fernando Goulo Pinto, Artur Alberto Martins, Maria da Graa Folgado Frade.

Assembleia Geral
Presidente: Antnio Lopes Pires Nunes. 1. Secretrio: Carlos Alexandre Oliveira Dias 2. Secretrio: Adelino Jos Carlos Minhs Suplentes
Antnio Jos Gonalves Martins, Joo Ribeiro Henriques e Maria de Lurdes Castanheira Ramalho Eanes.

Definitrio/ Conselho Fiscal


Presidente: Jorge Vieira Neves 1. Secretrio: Antnio Ascenso Roxo Vaz 2. Secretrio: Emlio Manuel Gonalves Ferro Suplentes
Jos Eduardo Ventura, Olga Maria Pires Preto, Joo Martins Mateus

Festas Populares em Nisa em louvor de S. Sebastio


Esto a decorrer na vizinha Povoao de Nisa, as tradicionais Festas Populares do Norte Alentejano. Um programa verstil decorre entre os dias 19 e 22 de Janeiro.

Pag.5

Pousada Portas de Rdo fechada mas os barcos no Tejo esto abertos aos passeios
- Um mail de Nuno Coelho da empresa Incentivos Outdoors

Caro Amigo sr. Mendes Serrasqueiro

Ser possvel?

Li o seu jornal com a ateno merecida e reparei numa nota


em que d a entender que os passeios de barco no Tejo esto parados Ento, para sua informao e, sobretudo, dos seus leitores, os mesmos barcos continuam disponveis diariamente com dois passeios nos seguintes horrios: s 10h e 15 horas. Acontece, porm, que no decorrer dos meses de Dezembro e Janeiro, que so por norma meses com pouca procura, os barcos, inevitavelmente, tm um perodo com paragens. Apesar disso continuamos a fazer passeios, pois o tempo tem ajudado, ainda que s durante as tardes, pois, como deve ter reparado, durante o perodo da manh constante o nevoeiro e a poluio o que, infelizmente, j nos tem motivado alguns cancelamentos de passeios. A propsito informo que no decorrer do ano 2011 tivemos cerca de 5.500 pessoas a passear no Tejo, utilizando os nossos barcos de recreio, sendo que 95% desses clientes marcam previamente com a nossa empresa a data e hora dos passeios. Por sua vez os clientes que passam por V.V. de Rdo so poucos e, normalmente, aparecem nos meses de vero, pelo que no adiantaria ter permanentemente um colaborador no cais durante o inverno. Actualmente a Incentivos Outdoor a nica empresa de animao turstica que mantm a actividade e oferta de produtos tursticos dirios. Alis, a nossa empresa continua activa e com novos projectos em Rdo, como julgo ser do seu conhecimento. Mas, se algum dia resolvermos encerrar a nossa actividades neste territrio ser V um dos primeiros a saber. Com estima Nuno Coelho NR Ecos de Rdo continua ao dispor das realizaes da empresa Outdoors, nomeadamente do seu gerente Nuno Coelho, grande dinamizador da rea turstica que tem tido a seu cargo em Vila Velha de Rdo (particularmente no Tejo) e, tambm, na rea dos servios de Restaurao que teve na sede do concelho e que mantm na singular Aldeia de Foz do Cobro. Seremos, portanto, um de muitos primeiros a lamentar a sada da empresa desta regio. O que esperamos que no acontea!

. A populao da rea de Porto do Tejo (Vila Velha de Rdo) tem seguido com muito entusiasmo e Interesse, as grandes obras de requalificao que esto a seguir em AA bom ritmo naquela artria da sede do concelho. Contudo, no tm deixado de se inquietar com o inslito que a gravura deixa claramente transparecer. que, por causa de um velho palheiro (a servir de garagem) tem prosseguido a interrogao sobre a garganta que ali se tem estado a delimitar, tal como a foto documenta. que, como est (j com ligaes no subsolo), vai ficar ali uma obra de arte! Camies por ali, nunca mais, a no ser que passem a circular por cima do passeio Disseram-nos que se tem estado num diferendo entre o Municpio e os

proprietrios do palheiro. Ser que no vai haver entendimento? - MS

Pag. 6

Faleceu o Comendador

Sebastio Alves
Faleceu ontem em Lisboa, o comendador Sebastio Alves que era natural de Proena-a-Nova.
O seu corpo esteve em Cmara ardente na capela de Nossa Senhora do Carmo, onde foi celebrada missa de corpo presente, daqui saindo para o cemitrio da Amoreira onde ficou sepultado.

Na Biblioteca
Crnicas da minha Infncia Dias 25 a 27 Nova apresentao

Com. Sebastio Alves

deste livro de poesias, da autoria de Ilda Ribeiro Pires Desta vez para um pblico-alvo Escolar e Idosos

Figura de prestgio a nvel nacional e internacional Sebastio Alves foi presidente dos Conselhos de Administrao das empresas do Grupo Atral Cipan. No mbito qumico farmacutico desenvolveu projectos de transferncia de tecnologias nos domnios da qumica fina e especialidades farmacuticas para a Finlndia, Brasil, Espanha, Iraque, Iro, ndia, Porto Rico e Venezuela. Entre outras actividades a que esteve ligado, foi cofundador e Administrador da Celulose do Tejo, SARL em Vila Velha de Rdo, assim como foi co-fundador do BCP (hoje Millennium BCP) e por iniciativa sua nasceu a CISUL Cimentos do Algarve. Na poltica foi deputado Assembleia Nacional e vereador da Cmara Municipal de Lisboa. Foi tambm scio fundador e vice-presidente do Conselho Directivo do Instituto Luso-rabe para a Cooperao. Sebastio Alves foi agraciado com as seguintes condecoraes: Grande Oficial do Mrito Industrial, Comendador da Ordem Equestre do Santo Sepulcro de Jerusalm, conferida pela Santa S, e da Ordem de Mrito Civil. Em 2001, foi-lhe conferido o Grau de Doutor Honoris Causa, pela Universidade da Beira Interior. Sebastio Alves, cuja bondade nunca teve limites, nasceu em 1920 em Proena-a-Nova, de uma famlia modesta, Os pais eram agricultores e ele prprio foi operrio at aos 21 anos. Autodidacta fez o liceu em 2 anos enquanto prestava o servio militar. Frequentou a Faculdade de Medicina, dedicou-se a actividades empresariais ainda estudante. Dedicouse depois ao mundo dos negcios. Em 1944, foi agente de propaganda mdica (hoje delegados de informao mdica), passando a gestor em 1948.

Na Biblioteca: Desde a presente data e at 22 de Fevereiro


Exposio No tempo da Implantao da Repblica Quadros da Vida Rural
Promovida pela Junta de Freguesia de Perais

Na Biblioteca
De Fevereiro a Maio

Vrias actividades, subordinadas ao tema Calhondra, olha o Xisto Inscries na Biblioteca Municipal

Pag7

Distrital de Futebol

CDRC de Vila Velha de Rdo com complexos?


Perca de qualidades ou complexos com ms arbitragens? Este o dilema que se est a colocar ao clube rodense perante o decrscimo da qualidade do futebol que tem sido praticado nos ltimos jogos pelo CDRC, particularmente nos jogos realizados no seu campo. Talvez uma ou outra m arbitragem (que, efectivamente, temos aqui registado) tenha pesado na juventude de uma equipa que tem prometido mas que, contra factos no h argumentos! Fenmenos da bola tambm no h por aqui Com o devido respeito por alguns dos jovens rbitros que esto a procurar endurance nos campos de jogos por onde evidenciam alguma qualidade e, tambm, alguma falta de calo, julgamos que, o que dos livros quase sempre se consubstancia na prtica. Isto , Dirigir um jogo em que, partida, um dos contendores rotulado de mais candidato, logo ficam em escala baixa os que declaradamente entram numa prova distrital que se joga em moldes de dois campeonatos! Percebe-se, claramente. Sobretudo pelos investimentos que os clubes fazem. Mas tudo relativo e quem devia ter em devida conta que os pequeninos tm uma tendncia para fazer mais por menos ou, se preferirmos, tambm no gostam de se sentirem espoliados num ou noutro lance em que lhes caberia a razo. Tudo isto a propsito de quanto se vai vendo nos campos de futebol e desde os distritais primeira liga alguns rbitros ou, melhor, alguns inexperientes rbitros, quando tm que optar (leia-se, decidir) costumam (quase sempre) optar contra o mais fraco e vai de distribuir amarelos a torto e a direito, como fez um jovem rbitro da AFCB no jogo que se realizou em Rdo no ltimo domingo. E, claro, que sim, a amarelagem incidiu, j se v, de encontro ao grupo da casa, o mais pequenino do prlio acentue-se! E no me venham dizer que nos distritais s andam aprendizes da arbitragem. No, no verdade. Pensamos at que alguns daqueles rbitros a que, veladamente, mas com respeito nos referimos, podem, tambm, fazer mais e melhor. Bastar-lhe- que a partir do acto em que vistam o equipamento que o indentificam como juiz, decidam, a si prprio, ser isso mesmo o magistrado que administra justia!

Sport Lisboa e Benfica, sem menosprezar outros grandes clubes portugueses, o clube da guia tem estado nos grandes espectculos do futebol nacional. Fica a imagem como um dos testemunhos.

CDRC/VV de Rdo,2 A.D. Belmonte, 3


Jogo no Estdio Municipal de Vila Velha de Rdo As Equipas CDRC Paulo Oliveira, Pedro,Lus Filipe, Jorge Cruchinho e Miguel; Edson,Alveirinho e Adilson; Pedro Amaro e Cunha Jogaram ainda: Edu,Pedro Caio e Xisto Treinador Francisco Lopes Belmonte Pais; Vaz, Rui, Miguel e Paulinho; Paiva, Carvalhal e Pereira; Velho, Flvio e Ruben Jogaram ainda: Fontes, Fahito, Robinho, Duarte Treinador: Joo Alves rbitro: Nuno Barroso, da AFCB Ao intervalo: 1-0 Marcadores: Adilson e Edu, pelo CDRC; Flvio Cruz (3), pelo Belmonte. Disciplina: apenas cartes Amarelos (muitos) e sem possibilidade de completa identificao desde a bancada. Jogo para Domingo Alcains - CDRC

Pag. 8

Sobre o problema da poluio em Vila Velha de Rdo, foi distribudo Populao, na ltima tera-feira, o seguinte comunicado:

Comunicado da Cmara Municipal Informao Populao

Considerando

os problemas que nos ltimos tempos tm surgido na rea

ambiental, a Cmara Municipal procurou, junto das empresas em primeiro lugar e, numa segunda fase, junto das autoridades competentes, de uma forma responsvel e construtiva, encontrar solues que defendessem a sade e o bem-estar da populao, sem colocar em causa as empresas e os seus postos de trabalho. A Cmara Municipal desenvolveu, ao longo destes ltimos tempos, um conjunto diversificado de esforos intensos e de permanente exigncia, dos quais se destaca a realizao, pela primeira vez, de um estudo sobre a qualidade do ar, efectuado pela Faculdade de Cincias e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, no sentido das empresas e autoridades competentes se consciencializarem da gravidade da situao e, de uma forma articulada e definitiva, a resolverem. Decorrido este tempo, sem se verificar por parte destas entidades uma adequada resposta ao problema, conforme persistentemente temos exigido, constatando-se, alis, e em boa verdade, um significativo agravamento, a Cmara Municipal decidiu convocar para a ultima sexta-feira, 13 de Janeiro de 2012, os responsveis das empresas, para uma reunio final, tendo transmitido o seguinte:

Entendemos intolervel a situao que se verifica no domnio ambiental em geral e, em especial, a emisso de partculas; Consideramos esgotados todos os prazos razoveis, propostos pela Cmara Municipal, para a resoluo deste problema, devendo as empresas encontrar uma soluo imediata e definitiva; A repetirem-se estas situaes, exigiremos do Ministrio da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Territrio, a adopo das medidas necessrias ao seu impedimento, independentemente das suas consequncias.
Entendemos que, embora o Pais viva uma delicada situao econmica, as empresas no podem ignorar o necessrio respeito pela sade e bem-estar das populaes onde se encontram instalados os seus centros produtivos. Todo o comportamento que no respeite esta premissa, no consentneo com o entendimento que a Cmara Municipal tem sobre o desenvolvimento econmico sustentvel do concelho e por conseguinte, no ser tolerado.

A Cmara Municipal de Vila Velha de Rdo

Pag. 9

Escreveu
Cruz dos Santos
Os pobres dos pases ricos, so menos pobres do que os pobres dos pases pobres. Mas os ricos dos pases pobres, no so mais pobres do que os ricos dos pases ricos!.
Mas falemos da nossa Terra! Deste Portugal estreito e elegante como um canteiro florido, sado da penumbra arenosa do arabismo e da cruzada papal montada sobre este torro cobiado. Desta Ptria de emigrao e de imigrao foradas, alienadas uma e outra pela transumncia da subsistncia, em que a iluso ganha, por via semntica, o sentido de eternidade. Um povo de muitas facetas e duas faces: uma em que nos batem e a outra em que repassamos a maquilhagem, o lpis negro do perfil...! que gostamos que gostem de ns, gostamos de gostar, gostamos de ter bom gosto, gostamos que nos digam que temos bom gosto, detestamos o mau gosto, que tem na vida a mesma acidez que o mau paladar a roer-nos as papilas gustativas; gostamos de ter viso e de ter um bom ouvido; gostamos de que o nosso tacto esteja inteiro e sensvel; gostamos que o olfacto no nos engane e que o paladar seja desportivamente salutar e variado. No entanto, detestamos que nos insultem, que nos faltem ao respeito, que passem atestados de incompetncia, certificados de analfabetos e dementes. Detestamos que no entendam os nossos gostos, mesmo que sejam azedos para outros e entramos em parania quando discutem os nossos gostos com aquele mau gosto de contrariar um gosto tradicionalmente indiscutvel, clubista, tribal quase. Afinal, o gosto acaba por estar em tudo. No entanto, os gajos de Bruxelas (Troika, FMI, BE, UE), tratam-nos, como se fssemos LIXO, de atrasados, ignorantes, despesistas e caloteiros! E ns, vidos e serenos ao mesmo tempo, frios e quentes, rigorosos e flexveis, fleumticos e apaixonados, invejosos, agiotas e acobardados, de meter o nariz em tudo, e o dedo onde no chamado, com o perfume da mesma seduo vital desse detalhe avassalador do gosto, propulsor de toda a dinmica individual: de gostar ou no gostar, em vez de nos fazermos respeitarvergamos a espinha submissos, mendigando mais umas migalhas, afim de cobrirmos as despesas, relativas s taxas de juros astronmicas que aceitamos, sobre os colossais emprstimos que temos vindo receber. Enada h a fazer! Ou engolimos (virtude da pacincia) oumudamos de Direco (exerccio da liberdade)!
Cruz dos Santos - Coimbra

jornais Especial para Ecos de Rdo e jornais de Coimbra, Canada e Angola

Das könnte Ihnen auch gefallen