Sie sind auf Seite 1von 21

O QUE EDUCAR ?

1
por Olivier Reboul

Comecemos por assinalar que raramente se emprega a palavra educao sem lhe limitar imediatamente o sentido. Ao us-la, pensa-se na Escola e, no entanto, a educao faz-se, inicialmente, na famlia, sem falar desse meio-termo que constitudo pela rua, o desporto, os movimentos de juventude, os media, etc. Pensa-se no ensino, como se a educao no fosse tanto fsica, esttica, moral, afectiva, como tcnica e intelectual. Pensa-se na criana, mas no esto os adultos, tambm eles a educar-se sem cessar, mesmo que no seja seno pela experincia da vida: Como dizia Plato, o necessrios cinquenta anos para fazer um homem, (Republica, 540a). Digamos pois que necessrio utilizar o termo educao no sentido total. Mutil-lo mutilar o homem. Vejamos a definio do Vocabulrio Lalande:

Processo que consiste numa ou vrias funes que se desenvolvem gradualmente pelo exerccio e se aperfeioam. Resultado desse processo.

Esta definio tem o mrito de sublinhar a ambiguidade do termo. A educao , ao mesmo tempo, um processo e o seu resultado. Por outro lado, a definio sugere que a educao sempre entendida como um valor. Mas demasiado restrita. No educamos apenas pelo exerccio mas tambm pela leitura, pelo exemplo, pela admirao, etc. Alm disso, se uma funo se desenvolve sem que todo o indivduo se desenvolva com ela, no se tratar antes de uma aprendizagem?

Olivier Reboul, La Philosophie de lducation, Paris: Puf, 1971, pp. 11-32. 1

O Dicionrio Robert, ao contrrio, sublinha este aspecto total da educao:

Conjunto de processos com os quais se dirige o desenvolvimento, a


formao de um ser humano. Resultado obtido por esses processos.

De qualquer forma, este se dirige deixa entender que a educao necessariamente autoritria, que podemos ser educados mas no educarmonos.

Pela nossa parte, propomos uma definio - tambm criticvel - mas que poder servir de ponto de partida. A educao a aco consciente que permite a um ser humano desenvolver as suas aptides fsicas e intelectuais bem como os seus sentimentos sociais, estticos e morais, com o objectivo de cumprir, tanto quanto possvel, a sua misso como homem; tambm o resultado desta aco. A educao , pois, uma aco. Enquanto tal, consciente, ou pelo menos dela podemos tomar conscincia; voluntria, ou pelo menos podemos perceb-la e assumi-la como tal. Sem dvida existe uma educao espontnea que se exerce sobre o educando sem que este disso se aperceba e at mesmo sem conhecimento do educador. Foi neste sentido que o pedagogo alemo Ernst Krieck baseou a sua filosofia da educao: Cada um, disse ele, educa cada um a cada instante. Mas, porque inconsciente, a educao espontnea permanece incontrolvel e pode deformar em vez de formar, ser apenas propaganda ou

endoutrinamento. Neste sentido significativo que a teoria de Krieck tenha sido retomada pelo regime hitleriano como mtodo de endoutrinamento massivo e totalitrio.2

Cf. Olivier Reboul, Lendoctrinement. Paris: Puf, 1971 2

Educao e instruo Tendo definido educao em geral, vejamos agora os seus aspectos especficos. Em primeiro lugar, em que se distingue a educao da instruo (instruction)? Recordemos que em ingls educao tem um sentido mais restrito e significa principalmente ensino escolar. Quando se trata da famlia, no se utiliza a palavra educao, mas bringing up 3 . Quer isto dizer que, no contexto ingls, a Filosofia da Educao no se ocupa seno do ensino. Contudo, o ensino anglo-saxo muito menos intelectual e muito mais de ordem prtica que o nosso. Nas suas Conversas com os Professores, William James insiste claramente sobre este aspecto:

Devem olhar o vosso trabalho profissional como consistindo sobretudo e essencialmente em orientar a conduta do vosso aluno (...) entendendo-se conduta no sentido mais amplo, como incluindo toda a espcie de reaces adequadas s circunstncias em que o aluno se pode envolver nas peripcias da vida.

Esta concepo sem dvida behaviorista. Pelo menos, deixa entender que a conduta (behavior) abrange todo o campo das aces humanas, tanto o sentimento esttico ou a investigao cientfica, como os reflexos e o hbito. Ser-se educado Ter-se adquirido um certo modo de agir. S que, nesta perspectiva, se no consegue distinguir entre educao e instruo. Pelo contrrio, no suplemento do artigo Educao do seu dicionrio, Littr insiste na oposio entre os termos educao e instruo.

Contrariamente instruo que tcnica ou intelectual:

A educao simultaneamente relativa ao corao e ao esprito e diz-se dos conhecimentos que se adquirem e das direces morais que damos aos sentimentos.

Criao, em ingls, no original (NT) 3

A esta distino de contedo, Littr acrescenta uma outra de ordem pedaggica:


A instruo ensina-se e (...) e a educao aprende-se por um outro modo de aco do mestre, qualquer que ela seja.

Mas, no ser levar longe demais esta dualidade? Mesmo na instruo no se faz seno ensinar. O verdadeiro mestre, quer se trate do mestre-escola, do mestre de dana, ou do mestre de pensamento no aquele que educa instruindo? Reportemo-nos uma vez mais linguagem. A diferena entre os trs termos est bem marcada pela construo dos verbos. Ensina-se qualquer coisa a qualquer pessoa. D-se instruo a qualquer um em qualquer coisa. Educa-se algum, sem nenhum complemento, directo ou indirecto! Educar no portanto, ou apenas, comunicar um contedo, como a geografia, a lgebra ou a natao. Educar formar a pessoa como um todo. Dito isto, a educao e a instruo no se confundem. Mas tambm no se opem como duas realidades distintas. A sua diferena de facto a que se estabelece entre o gnero e a espcie: a instruo uma espcie ou uma parte da educao que a engloba como uma realidade muito mais vasta e fundamental. Podemos ento colocar a seguinte questo: se suprimirmos a instruo, o que resta educao?

1. A famlia e a educao do sentimento


Resta o ncleo primitivo onde educar significa atingir o indivduo em profundidade, na camada ante-intelectual do seu ser, dos seus hbitos, emoes e afeies primrias. a esta camada que se dirige a educao em sentido prprio, antes de toda a instruo. Os antigos compreenderam isto admiravelmente. Plato disse: Entendo por educao (paideia) a virtude que as crianas adquirem, em primeiro lugar. Ela consiste em formar, por intermdio de bons hbitos, os sentimentos mais primitivos, o prazer, a afeio, a dor, o dio, de forma que se articulem espontaneamente com a
4

razo logo que, mais tarde, esta aparea nas crianas (Leis, 653a e segs.). O papel da primeira educao, a mousik, formar as crianas, por meios estticos, a amar o bem e a odiar o mal antes mesmo que elas sejam capazes de raciocinar e de compreender:

E quando a razo vier, a criana abraa-a e reconhece-a como parente com tanta mais ternura quanto foi alimentada na musica (Repblica, III, 402a).

Aristteles insiste tambm sobre este aspecto infra-intelectual da primeira educao:

O raciocnio e o ensino no so (...), creio eu, igualmente fortes em todos os homens; necessrio cultivar primeiramente, atravs dos hbitos, a alma do auditor, de modo a faz-lo amar ou detestar aquilo que deve ser, tal como fazemos com uma terra na qual queremos fazer frutificar a semente (tica a Nicmaco, X, 1179b).

Admite-se hoje que esta educao primordial e profunda da responsabilidade da famlia? Mas, no haver aqui um paradoxo?

A crtica da famlia Como se sabe, a famlia sofreu uma retraco considervel no mundo moderno. Em termos de volume, foi restringida ao casal e aos filhos menores. Foi tambm restringida nas suas funes: ela no hoje seno uma comunidade de habitao e de consumo. Tambm a autoridade dos pais diminuiu, em especial a do pai sobre os descendentes. Esta autoridade foi limitada, no apenas pelo Estado, mas tambm pelos costumes e pelas crenas. Os pais j no podem decidir sobre o casamento ou a profisso dos filhos. Tem-se mesmo a impresso de que os pais j no podem decidir sobre nada! Ainda assim, a famlia mantm as duas funes principais relativamente aos jovens: proteg-los (aliment-los, vesti-los, cuidar deles, etc.) e educ-los. E aqui que aparece o paradoxo: ainda que controlada, ainda que contestada, a autoridade dos pais sobre os filhos no fundo muito mais real
5

que aquela que um Lus XIV ou um Napoleo podiam sonhar exercer sobre os seus sbditos. Se os pais no tm o direito de vida ou de morte sobre os seus filhos, no entanto, por seu intermdio que a criana vive e escapa morte. Eles podem no apenas impor-lhe ou proibir-lhe determinado comportamento mas tambm modelar os seus pensamentos e sentimentos mais ntimos e mais duradouros. O poder parental continua a ser o mais absoluto dos poderes, razo pela qual trememos ao pensar que pode estar confiado a seres brutais, sdicos, fracos, limitados, vulgares, neurticos, ou simplesmente a qualquer um. Assim se explica porque razo tantos pensadores se revoltam contra a famlia: Fazer filhos, escreve Sartre, nada h de melhor! T-los, que iniquidade! (As Palavras). que esta palavra ter representa uma forma exorbitante do direito de propriedade: a posse de um ser humano cujo destino temos o poder de determinar. Enquanto instncia protectora, a sociedade fechada que a famlia desempenha um papel essencialmente conservador. Ela desconfia, como se da peste se tratasse, de toda a inovao social, de todo o no-conformismo, de toda a revolta, enfim, de todo o pensamento. Enquanto educadora, a famlia por essncia uma sociedade hierrquica que repudia a igualdade. Ter razo face a um irmo mais velho, ou pior ainda, face a um pai ou a uma me, injuri-los. Piaget demonstrou que a criana s aprende na famlia uma moral de constrangimento e de submisso a uma regra que tanto mais sagrada quanto menos compreendida. Protegendo e educando, a famlia arrisca-se sempre a fazer da criana um eterno menor. Estas crticas no se dirigem apenas m famlia, aos pais egostas ou briges, mas tambm famlia unida, afectuosa, feliz. esta, no fundo, que Gide reprova enquanto regime celular cujas barreiras so os braos das pessoas amadas. A afeio mtua, a preocupao de no magoar, de aceitar e ser aceite, so tambm um impedimento a toda tentativa de crescimento interior, de emancipao e de ultrapassagem de si prprio. A famlia permanece unida porque cada um aceita, de uma vez para todas, desempenhar sempre o mesmo papel, sem mudanas, sem surpresas. Aqui reside sem dvida uma das grandes causas da famosa crise da adolescncia. Os pais no admitem que a criana de ontem se torne subitamente um outro ser, com os seus segredos, as suas ideias, as suas revoltas. Da, o conflito.
6

Numa palavra, baseada num direito totalmente arbitrrio, a famlia no protege sem sufocar, no educa sem imobilizar. Estas crticas no so recentes. Encontramo-las na Republica de Plato sem falar do Evangelho: Quem se chegar a mim e no odiar seu pai e sua me ... (S. Lucas, XIV, 26, segs.). Actualmente, a autoridade da famlia contestada tanto na Amrica como nos pases subdesenvolvidos. Por todo o lado, ela surge como aquilo que entrava o livre desenvolvimento do indivduo. E, como bem se disse, a revolta do homem moderno passa principalmente pela morte simblica do pai ou, mais raramente, da me. E isto porque estas autoridades so o modelo e a substncia de todas as outras - a de Deus, da razo, da sociedade, do chefe sendo, ao mesmo tempo, o mais irracional dos constrangimentos. Longe de se atenuarem, estas crticas so muito mais frequentes e violentas hoje do que h cinquenta ou mesmo vinte anos atrs. Porqu?

O reforo do lao familiar Talvez porque o lao familiar, ao retrair-se, se reforou. Porque a famlia perdeu a maior parte das suas funes exteriores, foram reforadas as duas funes que fizeram dela precisamente uma clula social: a funo de proteco num mundo onde o indivduo est cada vez mais s e diminudo, tal como um tomo no meio da massa, e a funo de educao num mundo onde desaparecem os meios educativos espontneos, como a aldeia, a igreja, o bazar, etc. e onde a escola, na melhor das hipteses, d apenas instruo. Segundo Philipe Aris, o reforo do lao familiar, centrado cada vez mais na criana, s comea a desenhar-se no sc. XVI para se acentuar desde ento de forma permanente. Mas, devemos alegrar-nos ou indignar-nos com isso? Penso que necessrio, sobretudo, acomodarmo-nos. Se a famlia pode sofrer grandes transformaes, se pode mesmo desaparecer em proveito de um qualquer kibboutz ou de uma qualquer comuna, entretanto, necessrio pensar aquilo que efectivamente existe. Acrescentemos que, neste domnio, experimentar to imoral como aleatrio. Estamos na presena de seres humanos, em particular de crianas, que no temos o direito de utilizar como cobaias.
7

Uma teoria comum a pensadores to diferentes como Freud e Augusto Comte mostra que o papel da famlia consiste em transformar o que h no homem de mais animal mas tambm o que h de mais slido: os seus instintos. Para Freud, trata-se sobretudo da libido que a famlia reprime e sublima com a formao do complexo de dipo e do super ego. Freud mostrou que neste complexo que se encontra o n de todas as nevroses pondo assim em evidncia os perigos de uma educao domstica mal dirigida. Mas isto no significa que Freud critique toda a educao domstica, como o fizeram depois alguns de seus discpulos. Para Freud, a represso da libido e a formao do super-ego so indispensveis ao desenvolvimento humano. Ser homem ser reprimido. Podemos s-lo bem ou mal, mas no podemos deixar de o ser. Marcuse retomar este ponto de vista distinguindo a represso necessria existncia humana da sobre-represso. Augusto Comte ainda mais afirmativo. Podemos sorrir do seu esprito sistemtico aliado a um romantismo enftico um pouco ridculo. No entanto, o seu estudo ( istema, tomo II, cap. III) ainda aquele que melhor esclarece o S sentido da famlia moderna. Digo moderna, visto que Comte chegou a imaginar que, na sociedade positivista, a famlia podia ser liberta (pela inseminao artificial?) da sua funo procriativa, permitindo assim, mulher libertar-se do jugo natural, ao casal de unir-se por pura afeio, criana no ser concebida cegamente isto ao mesmo tempo que se reforava o lao familiar (cf. Sistema, tomo IV, pp. 257 e 320). O lao familiar tem por funo transformar os instintos mais brutais, a sexualidade e a maternidade, em tendncias altrustas ou sociais e, assim, humanizar o homem. essa a educao fundamental e a famlia no a realiza porque ensina mas sim porque existe, permitindo que cada um desempenhe o seu papel. Basta ser criana para descobrir no amor maternal o modelo de todo o tipo de amor, na afeio paternal o modelo de toda a obedincia mas tambm de toda a venerao. Digamos que a famlia razo suficiente mas que necessariamente falha. Como escola de sentimentos, a famlia insubstituvel. Comte no se iludia sobre quo abusivo, egosta e prejudicial o lao familiar podia ser. No entanto, via nele o nico meio de permitir ao homem conhecer o homem e am-lo. Todas as tentativas revolucionrias que ignoram esta raiz dos nossos afectos esto votadas ao fracasso porque apenas se
8

apoiam numa fraternidade abstracta, tanto mais fraca quanto mais pura. Ser que a fraternidade se pode aprender a no ser entre irmos e irms? Por fim, a educao familiar tambm uma educao para adultos. Em primeiro lugar, o do homem e da mulher, na experincia do casal; depois, da maternidade e da paternidade que a educao familiar ensina a sentir. A criana educadora dos seus pais. Esta , provavelmente a verdadeira resposta a Jean Paul Sartre. legtimo para os pais terem filhos na medida em que estes possam ter pais naqueles.

O papel educador da famlia Eis ento o que creio poder dizer sobre o papel educador da famlia: 1 - Contrariamente s aparncias, este lao tem-se vindo a reforar em vez de atenuar e a violncia das revoltas actuais disso testemunha. Apesar de a famlia frequentemente desempenhar mal o seu papel, tal no impede que esse papel seja decisivo. 2 - Este papel consiste em formar os sentimentos, partindo das pulses mais animais e transformando-as. 3 - At nova ordem, o papel da famlia insubstituvel. Mostrou-se que as crianas privadas dos pais esto partida cruelmente desfavorecidas, s vezes, at mesmo fisicamente. Face a uma sociedade indiferente, mesmo hostil, as crianas podem at sentir-se culpadas de existir, o que as impede de se desenvolverem normalmente visto que o crescimento normal exige afeio. 4 - Este papel assumido pela famlia, no atravs do ensino, mas atravs da sua simples existncia. Quer dizer, do seu amor. O amor familiar frequentemente cego. s vezes violento e cruel. No entanto, constitui uma ocasio nica no mundo, para o indivduo, homem ou mulher, adulto ou criana, de se encontrar como pessoa, como algum insubstituvel. A famlia educa amando e quaisquer que sejam os seus conflitos, os seus erros e as suas falhas, o essencial que o corao tenha lugar. 5 - Este papel educativo to vantajoso para os pais como para os filhos. Se existe algures uma educao permanente, a que ela se efectua. E
9

a existncia familiar ser menos dramtica se os pais quiserem compreender que os seus filhos so tambm seus educadores.

2. Adestramento, aprendizagem, iniciao, ensino


Resta dizer que a educao familiar sufocante se no se estabelece, noutro lado, uma contrapartida. principalmente a escola que hoje desempenha este papel. Alain via na escola e na famlia duas instituies complementares, cada uma assegurando funes opostas. Face hierarquia domstica, a escola assegura a igualdade entre crianas de uma mesma idade. Ela no desenvolve os sentimentos mas o entendimento. O valor inspirador da escola no o amor mas a justia. Nesta ordem de ideias, nada mais lamentvel que um pai que pretende ensinar falha sempre por demasiada ambio, impacincia, susceptibilidade - ou um professor que pretende amar os seus alunos e fazerse amar por eles. Esta oposio sem dvida forada e no toma as idades suficientemente em conta. No entanto, corresponde bem s necessidade da educao moderna. No se pode hoje admitir uma pedagogia baseada no amor, como a do Banquete de Plato. Amar preferir. E um professor deve dar-se de forma igual a todos os seus alunos. Amar exigir amor em troca. E um professor indigno de ensinar se no respeitar a capacidade da criana para dispor dos seus prprios sentimentos. A famlia moderna assume a funo primeira de educao: formar os sentimentos. Da mesma maneira, tambm assume as outras globalmente: inicia, forma, ensina. Mas, pouco depois, comea a revelar-se insuficiente nas tarefas que constituem a instruo, tarefas essas que sero desempenhadas por instituies especiais, cada uma correspondendo a um tipo diferente de instruo.

10

O adestramento

Comecemos pelo adestramento ( ressage). Trata-se de uma tcnica d aplicada domesticao dos animais que se estende s crianas e mesmo aos adultos (exrcito) quando estes so habituados, por ameaas ou recompensas, a fazer dcil e mecanicamente o que deles se espera. Qual a parte de adestramento que existe na instruo? Quando adestramos um co ou um cavalo no de modo algum para o instruir, mas para o fazer adquirir uma determinada conduta til ao dono a qual no expressa, de forma alguma, o desenvolvimento prprio do animal. O co adestrado no por essa razo um co mais desenvolvido. Por outro lado, os procedimentos de adestramento explicados por Pavlov na sua teoria do reflexo condicionado consistem na transferncia mecnica e passiva da energia espontnea sobre um objecto artificial, sem significado para o sujeito que, desta forma, adquire um comportamento rgido, no susceptvel de adaptao. Tanto pela sua finalidade como pelo seu resultado, o adestramento pois, como diz R. Hubert, o contrrio da educao ( ratado de Pedagogia T Geral). Mas Hubert acrescenta pouco depois: porque o homem , tambm e em primeiro lugar, um animal h sempre uma parte de adestramento em toda a educao. Assim, a linguagem, a escrita, os signos aritmticos, o sistema de numerao, as regras de ortografia e de sintaxe (op. cit.). Trata-se aqui de um adestramento ou de uma aprendizagem activa? O adestramento puro sem dvida mais raro do que se cr e significa sempre, como diz K.Goldstein, uma conduta de catstrofe: tanto para o educador que adestra e que no consegue fazer-se compreender e amar, como para o educando que ter que adoptar uma rotina em vez de compreender e de querer.

11

A aprendizagem

A aprendizagem (apprentissage) muito mais positiva. Entendo por este termo o mesmo que os psiclogos entendem por training4: o facto de adquirir um saber-fazer, como nadar, escrever, danar, pela realizao do prprio acto que se quer adquirir: na forja que nos tornamos ferreiros. A lei da aprendizagem aqui a dos ensaios e erros. Procede-se sem reflexo, por tentativas, e os erros (quer dizer, os gestos inteis) eliminam-se gradualmente, ao longo de repeties at que os gestos teis se confirmem e se encaixem uns nos outros. Estranhamente, a aprendizagem demonstra a famosa tese de Plato segundo a qual no se aprende nada que j no se saiba. O aprendiz conhece partida todos os gestos do nadar e da escrita. O seu progresso consistir somente na eliminao dos gestos parasitas. O que distingue ento a aprendizagem do adestramento? Por um lado, a iniciativa, a motivao interna do sujeito para aprender. Se o rato aceita ir de encontro aos obstculos do labirinto para sair. Por outro lado, o risco de insucesso, de decepo, que o sujeito de alguma maneira assume condio mesma da aprendizagem. A aprendizagem

completamente activa e nesse sentido que eficaz. Um rato que se pe a correr no labirinto acabar, depois de vrias tentativas, por sair sem hesitaes; aquele a quem se mostra o bom caminho nunca o aprender. Do mesmo modo, uma criana no aprende a escrever se lhe segurarmos na mo. Tambm a parte animal da educao muito menos uma instruo do que uma aprendizagem activa. assim que a criana aprende o asseio, a linguagem, o clculo mental, etc. Espontaneamente, activamente, e correndo o risco de se enganar. Se a aprendizagem humana se distingue do learning by doing5 animal pelo mtodo que permite ao homem economizar os erros. Este mtodo, que consiste em perceber o jogo, dividir as dificuldades, coordenar os movimentos aprendidos, recapitular, aquele de que Descartes enunciou as regras. Mtodo que vale tanto para o saber-fazer como para o saber. Ora, esse mtodo

4 5

Treino, em ingls no original (N.T.). Aprender fazendo , em ingls no original (N.T.). 12

justamente que requer a presena do mestre (matre), do instrutor (instructeur) que, no fundo, um professor (professeur) de economia. Mas o melhor mestre no pode eliminar essa parte animal, essa parte de tentativas sem reflexo, de aptido e de inquietude, que faz o drama de toda a aprendizagem. No se aprende a nadar se no nos metermos na gua. O melhor manual de natao nunca dispensa tal experincia. No basta que o esprito compreenda aquilo que preciso fazer. preciso que o animal exera, pratique. Entre o saber e o saber-fazer h um abismo que s as tentativa e os erros podem fazer desaparecer.

A iniciao

A aprendizagem fornece uma tcnica, uma habilidade profissional, artstica, desportiva, etc. Ora, como diz Kant, a habilidade da ordem dos meios, quer dizer, pode servir para qualquer fim. A arte do serralheiro pode ser til tambm ao ladro. Com a iniciao, as coisas passam-se de outra maneira. Como o prprio nome indica, a iniciao consiste em fazer entrar o indivduo numa comunidade revelando-lhe os seus ritos, as suas tradies, os seus mitos. O ensino nas sociedades arcaicas sobretudo iniciao. H iniciao desde que se trata de integrar o indivduo numa comunidade qualquer, religio, seita, sociedade secreta, nao. Certas matrias do ensino, como a Histria na escola primria, so sobretudo uma iniciao comunidade nacional. Em contrapartida, imprprio falar-se de iniciao ao latim ou filosofia, a menos que se subentenda que estes primeiros exerccios marcam a entrada do adolescente na comunidade dos humanistas ou dos filsofos. Quanto ao termo iniciao sexual, o seu significado sem dvida o da passagem para a comunidade adulta. A iniciao distingue-se portanto da aprendizagem na medida em que impe um fim ao indivduo: a pertena a uma comunidade. Se o aprendiz no escolhe as tcnicas que lhe ensinam, a verdade que, em seguida, pode uslas mais ou menos sua maneira ou segundo as circunstncias. Pelo contrrio, o iniciado integrado numa comunidade que um fim em si mesmo e cujo valor no lhe cabe discutir.
13

A experincia de iniciao distingue-se das que escalonam a aprendizagem. Estas tm por finalidade testar a habilidade adquirida atravs de uma dificuldade. Trata-se de um sofrimento que exprime o sacrifcio de si, condio de toda a integrao. Quando um aprendiz, um aluno, um caloiro ridicularizado, trata-se no fundo de uma prova de iniciao. Da mesma maneira, pode perguntar-se se no ser essa tambm a motivao profunda que explica a dureza desumana dos nossos exames, esses ritos de passagem da sociedade moderna.

O ensino

O ensino (enseignement), no sentido prprio do termo a forma mais humana da instruo. Ele comporta certamente uma parte importante de aprendizagem e de iniciao. E, no entanto, de uma outra ordem. A sua finalidade no formar um tcnico, um cidado, um crente, mas um homem. Se inicia o aluno, no para o integrar na comunidade nacional, profissional ou religiosa mas para o fazer entrar na comunidade humana que transcende todas as pocas e todas as fronteiras. Ensinam-se Pascal e Voltaire, Goethe e Shakespeare, no enquanto crentes ou no crentes, alemes ou ingleses, mas enquanto universais, quer dizer, humanos. O ensino distingue-se tambm pelo seu contedo: o saber, que no nem um saber-fazer, nem uma crena. Saber compreender. E compreender, como to bem demonstrou Piaget, tem como caracterstica essencial a reversibilidade. Quando um rato aprende a percorrer um labirinto por tentativas e erros, incapaz de o fazer no sentido inverso. Pelo contrrio, o homem que compreende um itinerrio pode percorr-lo tanto na ida como na volta. O hbito irreversvel assim como o saber de cor. Em contrapartida, compreender o que se sabe escapar a toda a ordem temporal. Compreende-se uma mquina quando se capaz de a desmontar e de a tornar a montar, um raciocnio quando se pode percorrer nos dois sentidos as suas longas cadeias de razes, um texto literrio quando se apreende a sua estrutura e a sua finalidade profunda.

14

O ensino tem por finalidade fazer compreender. O que coloca um problema: se compreender um acto que ningum pode fazer por mim, um consentimento de si para si mesmo, como dizia Pascal, poder de facto haver algum que ensine (enseignant)6? Quem encarregue de uma turma, assume sem dvida as funes de instrutor (instituteur), de iniciador (initiateur), por vezes mesmo de domesticador (dresseur). Mas ser que ensina? Recordemos que o prprio termo de aquele que ensina (enseignant) recente e, alis, condenado pelos puristas. No entanto, no se v por que outro termo poderia ser substitudo: instrutor (instituteur), professor

(professeur) so termos muito especializados. Pelo contrrio, educador (educateur) demasiado geral. Quanto a mestre (matre), uma palavra que se usa cada vez menos. Por uma bizarria comovente, a nossa lngua reserva-o para aqueles que se ocupam das crianas e para os que se tornam sumidades nas cincias ou nas artes. Quer dizer, o mestre no tem alunos. Quanto muito, tem discpulos. O Grande Larrousse enciclopdico aceita a palavra aquele que ensina (enseignant), com este exemplo significativo: aquele que ensina (enseignant) tm u ma tarefa ingrata e mal remunerada. A minha questo saber em que consiste esta tarefa e se h realmente um acto de ensinar. Voltaremos aqui. Entretanto, podemos dizer que o ensino no tem por finalidade nem a formao tcnica nem a iniciao numa comunidade mas a cultura humana. Qual o significado deste conceito e qual a sua relao com a educao?

3. A Cultura Humana
Uma certa qualidade do saber

Todos concordamos que um homem instrudo no necessariamente um homem culto. Nada se ope mais cultura do que o esprito livresco ou enciclopdico. A cultura no uma acumulao de saberes. A cultura
6

Preferimos traduzir por uma expresso elptica e no pelo vocbulo professor porque, mais adiante no texto, o autor utiliza a palavra professeur. 15

distingue-se por uma certa qualidade do saber que se poder caracterizar pelos seguintes traos: 1- A disponibilidade, como se pode ver na cultura fsica cuja finalidade no aprender um determinado exerccio mas tornar todo o organismo disponvel. Assim, a cultura o que permite a um homem utilizar todos os seus recursos para fazer face a uma situao nova, resolver um problema novo. A cultura ensina a aprender. 2- A assimilao: esta segunda caracterstica exigida pela primeira na medida em que eu s posso dispor verdadeiramente de um saber quando o fiz meu, quando o encarnei na minha linguagem, nas minhas prprias imagens. Um conhecimento no utilizvel se permanecer com a forma pela qual o esprito o recebe. 3- A totalidade: um conjunto de conhecimentos sem ligao entre si no constitui uma cultura. Esses conhecimentos devem organizar-se (ainda aqui, uma vez mais a imagem da planta que se revela pertinente) segundo um princpio unificador que est no prprio homem, que o prprio homem. 4- A transferibilidade: este ltimo ponto foi longamente tratado por J. Chteau em oposio aos behavioristas. Estes negam a cultura geral afirmando que um saber no permite adquirir outros saberes, que um saber se arrisca pelo contrrio a entravar essa aquisio. Assim, quando se aprende uma srie de slabas de cor, cometem-se mais erros ao aprender uma segunda srie de slabas. Do mesmo modo, saber alemo pode dificultar a aprendizagem do ingls, tocar violo pode dificultar a aprendizagem do violoncelo onde a disposio dos dedos diferente. Chteau responde que esta perturbao no funciona seno para os hbitos rgidos e prximos uns dos outros. Em contrapartida, se se trata verdadeiramente de um saber, isto , de uma estrutura plstica e assimilada, um saber contribui para a aquisio de saberes muito diferentes, por exemplo, saber traduzir ou ter conhecimentos musicais. Ou seja, a cultura consiste menos no saber do que na arte de o utilizar.
16

Especialista ou generalista

Mas, ser conveniente fazer do termo cultura uma forma vazia, como o deixa entender a expresso ambgua de cultura geral? J. Lacroix recusa a oposio entre cultura e especializao. Muito justamente, faz notar que o geral no uma aproximao vaga e enganadora, do gnero no inverno faz frio ou as mulheres so coquetes. Pelo contrrio, a especializao em profundidade permite conhecer o universal atravs do singular, o Tringulo num tringulo, a Lei numa experincia, o Homem em Michel de Montaigne. Whitehead escreveu mesmo que um ensino no especializado um ensino sem vida:
S um estudo especializado permite apreciar as ideias na sua formulao exacta; depois, nas suas relaes mtuas; por fim, no apoio que trazem inteligncia da vida. Um esprito assim disciplinado seria simultaneamente mais abstracto e mais concreto, tendo sido formado para compreender o pensamento abstracto e para analisar os factos. (Os Fins da Educao)

E acrescenta que s a especializao pode dar estilo. Donde o preceito:


Ensinem-se poucas coisas. Mas o que se ensine, ensine-se profundamente (op. cit.).

Numa palavra, um homem culto totalmente o oposto de um generalista. Em vez de cultura geral, seria prefervel falar de uma cultura fundamental, aquela sem a qual um homem reduzido categoria de engrenagem cega da mquina econmica. No entanto, actualmente, a especializao no d esta cultura. Longe disso. Nunca ningum se tornar cultivado aprendendo de cor a lista telefnica. No se v de forma alguma o que lhe ficaria depois de tudo ter esquecido! Apenas certas disciplinas podem dar uma cultura. Quais?
17

No posso entrar no debate sobre as letras e as cincias, sobre o latim e as lnguas vivas, sobre a filosofia e a no filosofia. Lembro simplesmente que aqueles que ensinam disciplinas que suposto darem uma cultura, muitas vezes o fazem com um esprito mais adequado a arruin-las. Ao ensinar desde o secundrio gramtica para linguistas, filosofia para professores, matemtica para politcnicos, concede-se a uma pequena elite uma formao profissional prematura e grande massa uma pastelada to enfadonha como a lista telefnica para as pessoas que no tm telefone. Como exemplo de um contedo cultural, limito-me a um: a traduo. Exerccio que os professores de lnguas tm tendncia a depreciar, preferindo a full immersion7. E, no entanto, traduzir o exerccio cultural por excelncia; aquele que exige passar de uma estrutura a outra, que reclama o domnio de uma e de outra e que obriga a delas retirar todos os seus recursos. Por outro lado, se se ensina uma lngua estrangeira sem a articular constantemente com essa estrutura que a lngua materna a mais fundamental, a mais permanente de todas - ela permanecer sempre estrangeira, no integrada na personalidade do sujeito que a esquecer desde que deixe de a utilizar. Alis, pouco provvel que se possa aprender uma lngua na escola. Uma lngua aprende-se no pas e quando se tem realmente necessidade dela. O que a escola pode dar uma base slida que permita aprender mais rapidamente e melhor. Uma cultura.

Cultura liberal e formao profissional

A cultura usual s eficaz na medida em que no o procura ser, em que se sabe desinteressada. Donde a oposio entre cultura liberal e ensino tcnico que to fortemente marcou a civilizao grega. E a nossa, no fundo. Por isso, na burguesia do sc. XX, qual o pai que d como destino aos seus filhos um trabalho manual, mesmo que bem remunerado? Pguy celebrava na sua me a empalhadora de cadeiras. Mas duvido que tenha tido alguma vez a ideia de dar esse trabalho aos seus filhos. E quando um ministro elogia o ensino tcnico, pergunto-me sempre se ele enviaria para l os seus prprios filhos.
7

Imerso total, em ingls no original (N.T.). 18

O drama da nossa civilizao, como Dewey bem viu, que reserva a cultura liberal para as classes dirigentes e o ensino tcnico para aqueles que esto destinados a servir no a pensar. A cultura desse modo falsificada

porque, sem contacto com as coisas, ignora a necessidade e as suas leis inflexveis. Para remediar isso, Dewey queria que todo o ensino fosse tcnico partida para da se elevar at s cincias que tornam a tcnica possvel e s artes que constituem o seu fim. Todavia, significativo que, para ele, a escola, mesmo tcnica, continue a ser uma escola, quer dizer, uma instituio parte, que protege a criana da dificuldade das coisas, da injustia social e da explorao. E se Dewey preconiza o artesanato, no para fazer artesos mas homens capazes de dominar as coisas e de pensar por si prprios. Mas, ser que a cultura liberal, aquela que livre de qualquer preocupao mercantil ou poltica, que no tem outro fim seno ela mesma; sinnimo de cultura burguesa? No! A verdadeira alienao reside no facto de o bem comum, o bem humano, ser confiscado por uma nica classe. A msica de Mozart no burguesa. A grande injustia que s a burguesia tenha direito a ela. O verdadeiro meio de suprimir este escndalo no denunciar a cultura como burguesa mas fazer com que ela deixe de o ser, abri-la a todos os homens.

Os limites da cultura

Assim definida, a cultura - digo bem, a cultura, e no o saber literrio ou o esteticismo - tm limites que so os do prprio ensino. preciso recusar a iluso sofista de que tudo se ensina, dito de outro modo, que a cultura a tudo responde. Em primeiro lugar, a cultura no procura nenhuma habilidade, nenhum saber-fazer. O ensino no pode dar por si s nenhuma tcnica, nem mesmo a tcnica do ensino. No num curso ou num livro que se aprende pedagogia! Quanto muito, ganha-se com isso um certo sentido do limite das tcnicas e da sua plasticidade, por conseguinte, do seu aperfeioamento possvel.

19

Em seguida, a cultura no d moralidade. Pelo menos infalvel. Se o fascismo desprezava a cultura, no deixa de ser verdade que o Dr. Goebbels e o conde Ciano foram homens muito cultos. O grande sculo da Renascena italiana tambm o sculo dos Borgia e a ligao no casual. Esta afirmao, sei-o bem, tem contra ela pensadores como A. Comte ou Alain que viam na cultura uma verdadeira salvao. Mas, o que acontece que viam nela outra coisa para alm de cultura: um culto, uma religio da humanidade que nos transforma e nos liberta inteiros. Pela minha parte, penso que pedir demasiado ao ensino e que Kant tem razo quando escreve:

Somos altamente cultos no domnio da arte e da cincia. Somos civilizados ao ponto de nos tornarmos oprimidos (...). Mas quanto a considerarmo-nos como j moralizados, ainda falta muito para isso. (Filosofia da Histria).

Sem dvida que a cultura nos torna mais inteligentes, pelo menos acreditando em certos estudos de psicologia social sobre o Q.I. Nada nos prova porm que ela nos torne mais corajosos, mais honestos, mais generosos. O que acontece que, com frequncia, nos permite disfarar as nossas paixes e os nossos vcios, conferindo-lhes belas razes de ser. Por fim, a cultura no d o gnio, ou, como hoje se diz, a criatividade. por isso que Nietzsche escrevia:

A cultura prope a cada um de ns uma s tarefa: preparar em ns, e


nossa volta, o nascimento do filsofo, do artista, do santo, e trabalhar assim aperfeioando a natureza (Schopenhauer educador).

Mas Nietzsche demonstra tambm que um tal modelo de educao essencialmente aristocrtico, que implica o desprezo pelas massas e mesmo o sacrifcio das elites ao exemplar individual, superior, o mais raro, o mais complexo, o mais poderoso, o mais fecundo (op. cit.). Mais tarde, no Zaratoustra, proclamar que quem prepara o super-homem quer o seu prprio declnio. No se ensina a criar. Tudo o que o ensino pode fazer - mas f-lo- realmente? - desencadear a criatividade prpria de cada criana, permitir-lhe desenvolv-la atravs de um trabalho apropriado, elev-la ao nvel humano
20

pela admirao e imitao das grandes obras. Porque, na verdade, comea-se sempre por imitar, seno Vronese ou Czanne, pelo menos o calendrio dos correios. O ensino pode libertar a criatividade onde ela existe. Mas no pode criar criadores.

Estes so, segundo me parece, os limites da cultura. E so terrveis. Se tenho razo, no seria prefervel renunciar ao ensino liberal e contentarmonos com a formao de bons tcnicos, de bons cidados, de bons cristos? Mas, o que isso de ser bom se no se compreendeu nem se quis essa excelncia? Se insisti nos limites da cultura foi para discernir melhor aquilo que ela nos d de especfico: no uma tcnica, uma virtude ou mesmo um saber, mas o que constitui a fina ponta da inteligncia, o juzo. Juzo que, em cincia, significa esprito crtico e mtodo; em arte, se chama gosto; na vida prtica, se traduz por discernimento, e em moral por lucidez. Eis tudo o que se pode esperar da cultura. E sem esto tudo, no h mais nada. Alguns acharo este ideal pequeno burgus, individualista, idealista. Poderemos sempre perguntar-lhes se, nesse caso, ser necessrio fazer o elogio da sua falta de juzo?

A educao tem por finalidade formar o homem, quer pela escola dos sentimentos, isto , a famlia, quer pela instruo. O ensino no seno essa parte da instruo que tem por fim cultivar o homem, formando o seu juzo. to falso acreditar que isso basta como acreditar que se pode passar sem isso.

Traduo de Olga Pombo. Na primeira parte do texto, trabalhmos sobre uma primeira verso realizada por Ana Paula Rocha Coelho Figueiredo Silva, aluna finalista da licenciatura em Ensino da Matemtica no ano lectivo 1999/2000

21

Das könnte Ihnen auch gefallen