Sie sind auf Seite 1von 9

4 MANIFESTOS DADA DE PICABIA

DADA FILOS FICO para Andr Breton Capitulo I DADA tem olhos azuis, cara p lida, cabelo encaracolado, tem o ar ingls de um jovem desportista. DADA tem dedos melanc licos, e um ar espanhol DADA tem nariz pequeno, e um ar russo DADA tem cu de porcelana e um ar francs DADA devaneia sobre Byron e a Grcia. DADA devaneia sobre Shakespeare e Charlot. DADA devaneia sobre Nietzsche e Jesus Cristo. DADA devaneia sobre Barrs e crepusculos. DADA tem um crebro como um lirio de gua. DADA tem um crebro como um crebro. DADA tem uma vasta e delgada face e a sua voz arqueada como o timbre das sereias. DADA uma lanterna m gica. DADA tem uma pila enroscada num bico de uma guia. A filosofia DADA triste e acolhedora, indulgente e vasta. Cristalaria veneziana, joalharia, v lvulas, bibli filos, jornadas, novelas poticas, bares, doenas mentais, Luis XIII, diletantismo, a opereta final, a estrela radiante, o patgo, um copo de cerveja escorrendo devagarinho, um novo gnero de orvalho: assim a fisionomia de DADA! Descomplica es e incertezas. Inconstante e nervoso, DADA a cama de rede que balana gentilmente.

Capitulo II Uma estrela despenha-se sobre o rio, deixando um rasto de copias. Felicidade e tristeza tm vozes socegadas e suspiram nas nossas orelhas. Sol tenebroso ou brilhante. No fundo de um pequeno barco, n o sabemos qual o caminho a seguir. Um tunel e o retorno. O extase torna-se angustia no idilio do lar. As camas s o mais p lidas que os mortos, apesar do grito desesperado do homem. DADA beija na fonte e os seus beijos devem ser o contacto da gua com o fogo. DADA Tristan Tzara. DADA Francis Picabia. DADA tudo uma vez que ama os puros espiritos, a noite que cai, a folhagem que suspira, e os amantes estreitando-se nos braos um do outro, bebnendo apaixonadamente na dupla e divina fonte do Amor e da Beleza. Caitulo III DADA sempre teve vinte e dois anos toda a sua vida, creceu um bocadinho mais magro nos ltimos vinte e dois anos. Dada casou-se com uma mulher do campo que gosta de passarinhos. Capitulo IV DADA vive numa almofada de um peplo, est cercado por crisanrtemos que usam m scaras parisiences. Capitulo V

V as paix es humanas ao longo das margens do optimismo, despedaadas pela poesia antiquada de Baudelaire. Capitulo VI "Mas estoun a tornar-me um idiota!", exclamou DADA. O desejo de adormecer. Ter um servo. O servo idiota, na outra extremidade do quarto. Capitulo VII O mesmo servo abriu a porta e, como sempre, recusou-se a deixar-nos entrar. Na distncia ouvimos a voz de DADA.

manifesto DADA Os cubistas querem cobrir DADA de neve. Isso espanta-vos, mas assim, eles querem esvaziar a neve do seu cachimbo para tapar DADA. Tens a certeza? Totalmente. Os factos s o revelados por bocas grotescas. Eles pensam que DADA os pode impedir de praticar esse comrcio odioso: Vender a arte muito cara. A arte custa mais do que os salpic es, mais cara que as mulheres, mais cara que tudo. A arte vis vel como Deus! (veja-se Saint-Suplice) A arte um produto farmaceutico para imbecis. As mesas rodam graas ao esp rito: os quadros e as obras de arte s o como as caixas-fortes, o esp rito est l dentro e torna-se cada vez mais genial seguindo os preos dos locais de venda. Comdia, comdia, comdia, comdia, comdia, meus caros amigos. Os galeristas n o gostam da pintura, pois conhecem o mistrio do espirito................ Comprai reprodu es de autografos. E n o sejam snobs, pois n o sereis menos intiligentes s porque o vizinho tem uma coisa semelhante vossa. Chega de cagadelas de mosca nas paredes! Continuaram a faz-las, pois claro, mas um bocadinho menos. DADA com certeza que vai ser cada vez mais detestado, as suas credenciais v o permitir-lhe de estragar as prociss es cantando "eu tenho dois amores", que sacrilgio!!! O cubismo representa a escassez de ideias. Eles cubizaram os quadros dos primitivos, cubizaram as esculturas negras, cubisaram os violinos, cubisaram as guitarras, os jornais ilustrados, cubisaram a merda e os perfis das jovenzinhas, e agora h que cubisar o dinheiro!!! DADA, no que lhe diz respeito, n o quer nada, nada, nada, e faz qualquer coisa para que o p blico diga: "n s n o percebemos nada, nada, nada". "Os Dada stas n o s o nada, nada, nada, e de certeza absoluta que n o chegar o a nada, nada, nada."

FESTIVAL MANIFESTO -presbiopiaOrador. - No meu ltimo manifesto canibal, eu disse que o cu, o cu representa a vida tal como as batatas fritas e que se vende como a honra? Pois bem, esta noite isso est dado como se fosse nada, e veja como esta pequena sala se encheu? Espectador. - Ent o vai comear de de novo, sempre com ordinarices e obscenidades? Em vez de se expressar em francs! Orador. - A obscenidade existe na sua pobre imagina o, n o h obscenidade. A vida uma obscenidade? Fazer filhos uma obscenidade? Espectador. - A vida o que belo. Orador. - Oh! um bom casamento ou um dote legal, o que d no mesmo, ou uma vit ria que se obtem com custa de funerais. Espectador. - N o poss vel compreendermo-nos, voc leva tudo para a materialidade. Orador. - Eu entendo o que voc ama, a oficial gl ria! Voc quer que eu lhe diga o que lhe desagrada em Dada? que Dada n o gosta de vendas, de arremessos, de lavagens ai crebro; voc sente que Dada se est cagar para si. Espectador. - E pode-me dizer porque que se est nas tintas para mim? Orador. - Porque voc srio, logo idiota. Espectador. - Eu n o vejo muito bem porqu... Orador. - O artista ou esse burgus, um gigantesco inconsciente , ele toma a sua timidez por honestidade! As suas caridades e as suas admira es, meu caro senhor, s o mais desprez veis do que a s filis ou gonorreia que voc distribui ao seu vizinho, sob o pretexto do temperamento ou do amor. Espectador. - Eu n o posso continuar a comprometer-me com algum como voc, e eu convido a todos v s, meus colegas espectadores a sair desta sala, ao mesmo tempo que eu, pois n o podemos mantermo-nos contacto com esta pessoa. Orador. - Claro, voc tem medo que o vento levante a sua saia e vejamos que o seu sexo falso, seu cabelo tambm falso, seus dentes s o falsos, que voc tem um olho de vidro e que o nico que me olha com franqueza, o outro um camale o de Asneiras, a 20.000 francos. o Carate, para os parvos.

Espectador. - Senhor, eu andando, alm de que n o tenho nenhuma saia, eu sou um homem! Orador. - Oh! calas ou saias, vai dar ao mesmo, s muda sexo, mas tanto em si como nos seus semelhantes o sexo n o pode mudar, porque falso. Espectador. - Mas n o h nada errado, pelo menos uma das teorias que voc papagueou. Orador. - Voc est certo, n o h nada de errado. Espectador. - A imita o, parece-me ..... Orador. - A imita o verdade, um jardim em celul ide verdade, um papagaio de cristal de rocha verdade, uma ovelha em ruoltz verdade. Espectador. - Voc n o me vai dizer que DADA verdade? Orador. - DADA que lhe fala, ele tudo, ele entende tudo, de todas as religi es, ele n o pode ser nem vit ria nem derrota, ele vive no espao e n o no tempo. - Mas perd o Sr. Espectador de nacionalidade pretende ser? Espectador. - Eu sou francs de Paris Orador. - De Paris Espectador. - Sim, de Paris Orador. - Sim, existem os franceses de Marselha, de Bordeaux, de Besanon, de Paris, voc como algumas pessoas na Terra, que se julgam russas, americanas, alem s ou inglasas, verdadade, verdade que voc gosta de viajar em diligncia. Espectador. - Miseravel (e d um tiro de rev lver no orador)

MANIFESTO CANIBAL DADA Vocs s o todos acusados, levantem-se. O orador n o vos pode falar se n o estiverem de p. De p como para a Marselhesa, De p como para o hino russo, De p como para o God Save the King, De p como em frente da bandeira. Finalmente, de p em frente de DADA, que representa a vida e acusa-vos de amar qualquer coisa por puro snobismo, desde que seja cara. Vocs s o todos ressequidos? Tanto melhor, porque assim v o escutar-me com mais aten o. O que que fazem aqui, estacionados como ostras srias - porque vocs s o srios, n o ? Srios, srios, srios at a morte. A morte uma coisa sria, h ? N s morremos como her is, ou como idiotas, o que d no mesmo. A nica palavra que n o efmera a palavra morte. Vocs gostam da morte para os outros. Morra! Morra! Morra! S o dinheiro que n o morre, ele apenas vai de viagem. o deus, aquele que respeitamos, o personagem srio - dinheiro respeito da fam lia. Honra, honra ao dinheiro: o homem que tem dinheiro um homem honrado. A honra comprada e vendida como o cu. O cu, o cu representa a vida como as batatas fritas, e todos v s que sois srios, vocs sentem-se pior do que a merda de vaca. Quanto a DADA, n o sente nada, nada, nada, nada. como as vossas esperanas: nada. como o vosso para so: nada como os vossos dolos: nada como os vossos pol ticos: nada como os vossos her is: nada como os seus artistas: nada

como as vossas religi es: nada Assobiem, gritem, partam-me a cara a seguir, e depois? Eu vou dizervos mais uma vez que s o todos uns bananas. Dentro de trs meses, vamos vender-vos, eu e meus amigos, os nossas quadros, por alguns francos. Francis Picabia.

Das könnte Ihnen auch gefallen