Sie sind auf Seite 1von 18

MINIDICIONRIO ECOLGICO A

ABITICO: Influncias que os seres vivos possam receber em um ecossistema, derivadas de aspectos fsicos, qumicos ou fsico-qumicos do meio ambiente, tais como a luz, a temperatura, o vento e outros. ACLIMAO ou ACLIMATAO: Adaptao dos organismos a condies de ambiente diversas das habituais anteriores. ADUBOS - Substncias essenciais ao perfeito desenvolvimento das plantas. AFLUENTES: Curso de gua que desgua em outro curso de gua, considerado principal, ou em um lago, contribuindo para lhes aumentar o volume. AGENDA 21: constitui-se numa espcie de agenda positiva da globalizao, onde a co-responsabilidade e a co-gesto so fortemente estimuladas. Promove uma srie de valores que devero estar presentes em uma educao orienta para a sustentabilidade. AGREGADOS: Famlia de moluscos acfalos, sem concha, caracterizada pela reunio de muitos indivduos da mesma espcie dentro duma pele comum, que lhes confere a aparncia de um indivduo nico. AMBIENTE Local em que os seres vivem de acordo com sua natureza ,lugar, habitat, espao prprio. APA: (rea de Presrvaao Ambiental) rea de ocupao humana, geralmente localizada prximo cidade, a propriedade privada permitida. Existe mais no sentido de facilitar o prdenamento territorial. APP:(rea de preservaao permanente) AQUECIMENTO GLOBAL: aumento da temperatura mdia dos oceanos e do ar perto da superfcie da Terra. AQFERO: Unidade geolgica que contm e libera gua em quantidades suficientes de modo que pode ser utilizado como fonte de abastecimento. ARIDEZ: Caracterstica de um clima relacionado com a deficincia de umidade para manter a vegetao. ASSOREAMENTO: Obstruo, por areia ou por sedimentos quaisquer, de um rio, canal ou esturio, geralmente em conseqncia de reduo da correnteza.

ATERRO SANITRIO: Depsito de resduos slidos, compactados ou dispostos em camadas, e que visa minimizar a agresso ao meio ambiente; lixo. AUTTROFO: Organismo que se mostra capaz de sintetizar sua prpria matria orgnica seja atravs da fotossntese (plantas clorofiladas) seja atravs da quimiossntese.

B
BALNEABILIDADE: Qualidade das guas destinadas recreao de contato primrio, sendo este entendido como um contato direto e prolongado com a gua (natao, mergulho, esqui-aqutico, etc.), onde a possibilidade de ingerir quantidades apreciveis de gua elevada BENEFICIAMENTO: Conjunto de intervenes que visam a melhorar ou reparar determinados aspectos de um imvel. BIOCICLO: Parte da biosfera com caractersticas prprias. BIODEGRADVEL: todo material que aps o seu uso pode ser decomposto pelos microorganismos usuais no meio ambiente. Desta forma o material quando se decompe, perde as suas propriedades qumicas nocivas em contato com o meio ambiente BIODIVERSIDADE: A existncia, numa dada regio, de uma grande variedade de espcies, ou de outras categorias taxonmicas (como gneros, etc.) de plantas ou de animais. BIOGEOGRAFIA: Cincia que estuda a distribuio dos seres vivos na natureza. BIOINDICADOR: Uma espcie ou grupo de espcies que reflete o estado bitico ou abitico de um meio ambiente, o impacto produzido sobre um habitat, comunidade ou ecossistema, ou tambm indicar a diversidade de um conjunto de txons ou biodiversidade de determinada regio. BIOMA: Grande comunidade, ou conjunto de comunidades distribudas numa grande rea geogrfica, caracterizada por um tipo de vegetao dominante BIOMASSA: Do ponto de vista da gerao de energia, o termo biomassa abrange os derivados recentes de organismos vivos utilizados como combustveis ou para a sua produo. Do ponto de vista da ecologia, biomassa a quantidade total de matria viva existente num ecossistema ou numa populao animal ou vegetal. BIOPIRATARIA: A biopirataria consiste na apropriao indevida de recursos diversos da fauna e flora, levando monopolizao dos conhecimentos das populaes tradicionais no que se refere ao uso desses recursos.

BIOTA: O conjunto dos seres animais e vegetais de uma regio. BITICO: Em ecologia, chamam-se fatores biticos a todos os efeitos causados pelos organismos em um ecossistema que condicionam as populaes que o formam BIOSFERA: Conjunto de todos os ecossistemas da Terra. BITOPO: Menor parcela ecolgica que possvel discernir geograficamente. BOTNICA: Parte da biologia que estuda as plantas; estudo da morfologia e da fisiologia dos vegetais. Grande subdiviso da botnica, que se ocupa dos aspectos gerais do estudo das plantas: forma (morfologia), funo (fisiologia) e desenvolvimento desde a fecundao (embriologia).

C
CARBONO: Elemento de nmero atmico seis, capaz de formar extensas cadeias de tomos, e que constitui inmeros compostos CHORUME: Lquido poluente, de cor escura e odor nauseante, originado de processos biolgicos, qumicos e fsicos da decomposio de resduos orgnicos. Esses processos, somados com a ao da gua das chuvas, se encarregam de lixiviar compostos orgnicos presentes nos lixes para o meio ambiente. CLMAX: Na chamada sucesso, o fim de uma evoluo da srie representado por uma biocenose ou comunidade estvel, em equilbrio com o meio. COAO: a influncia que os organismos exercem uns sobre os outros. COLETA SELETIVA: Termo utilizado para o recolhimento dos materiais que so passveis de serem reciclados, previamente separados na fonte geradora. Dentre estes materiais reciclveis podemos citar os diversos tipos de papis, plsticos, metais e vidros. COMPOSTAGEM: Conjunto de tcnicas aplicadas para controlar a decomposio de materiais orgnicos, com a finalidade de obter, no menor tempo possvel, um material estvel, rico em hmus e nutrientes minerais; com atributos fsicos, qumicos e biolgicos superiores (sob o aspecto agronmico) queles encontrados na(s) matria(s) prima(s). CONSUMIDORES: organismos que no conseguem sintetizar a substncia orgnica a partir de substncias inorgnicas.

COOPERAO: Ocorre quando as duas espcies formam uma associao, mas esta no indispensvel, podendo cada qual viver isoladamente, mas a associao traz vantagens para ambas. CRDITO DE CARBONO: So certificados emitidos quando ocorre a reduo de emisso de gases do efeito estufa.

D
DECANTAO: Separar, por gravidade, impurezas slidas que se contenham em (um lquido). Limpar, livrar, purificar. DECOMPOSIO: Processo de transformao da matria orgnica em minerais, que podem ser assimilados pelas plantas para a produo de matria viva. DEFESO: poca do ano em que proibido caar ou pescar, a fim de proteger os ciclos de reproduo; veda. DEGRADAAO: Variedade e convivncia de idias, caractersticas ou elementos diferentes entre si, em determinado assunto, situao ou ambiente. DENSIDADE DAS POPULAES: A densidade de uma populao o nmero de indivduos presentes por unidade de superfcie ou volume. DESENVOLVIMENTO SUSTENTVEL: Forma socialmente justa e economicamente vivel de explorao do ambiente que garanta a perenidade dos recursos naturais renovveis e dos processos ecolgicos, mantendo a diversidade biolgica e os demais atributos ecolgicos em benefcio das geraes futuras e atendendo s necessidades do presente. DESERTIFICAO: Transformao de uma regio em deserto pela ao de fatores climticos ou humanos. Desaparecimento de toda a atividade humana numa regio aos poucos transformada em deserto. DIVERSIDADE: Variedade e convivncia de idias, caractersticas ou elementos diferentes entre si, em determinado assunto, situao ou ambiente.

E
ECOLOGIA: Ramo das cincias humanas que estuda a estrutura e o desenvolvimento das comunidades humanas em suas relaes com o meio ambiente e sua conseqente adaptao a ele, assim como novos aspectos que os processos tecnolgicos ou os sistemas de organizao social possam acarretar para as condies de vida do homem.

ECOLOGIZAR: Esverdear, tornar sustentvel. Aplicar os conhecimentos das cincias ecolgicas e a sabedoria da conscincia ecolgica s aes humanas. Aplica-se aos governos e s administraes pblicas, s empresas, educao e cultura, aos valores sociais. Em princpio, tudo pode ser ecologizado, no sentido de que se podem adotar formas de pensar, de comunicar e de agir menos agressivas ao ambiente, menos danosas, mais harmonizadas com os processos naturais, no sentido amplo da ecologia. ECOSSISTEMA: Ramo das cincias humanas que estuda a estrutura e o desenvolvimento das comunidades humanas em suas relaes com o meio ambiente e sua conseqente adaptao a ele, assim como novos aspectos que os processos tecnolgicos ou os sistemas de organizao social possam acarretar para as condies de vida do homem. EDUCAO AMBIENTAL: Processo de aprendizagem e comunicao de problemas relacionados interao dos homens com seu ambiente natural. o instrumento de formao de uma conscincia, atravs do conhecimento e da reflexo sobre a realidade ambiental. EDUCOMUNIAO: o ato de educar utilizando os meios de comunicao de massa e as tecnologias. Conjunto de aes destinadas a ampliar o coeficiente comunicativo das aes educativas, sejam as formais, as no formais e as informais, por meio da ampliao das habilidades de expresso dos membros das comunidades educativas, e de sua competncia no manejo das tecnologias da informao, de modo a construir ecossistemas comunicativos abertos e democrticos, garantindo oportunidade de expresso para toda a comunidade (NCE/USP). EFEITO ESTUFA: Refere-se ao aumento da temperatura mdia dos oceanos e do ar. Efeito do dixido de carbono resultante da queima de combustveis fsseis na temperatura mdia da Terra. EFLUENTES: Que emana de certos corpos invisivelmente. Resduo ou rejeito (de atividade industrial, esgotos sanitrios, etc.) lanado no meio ambiente ENDEMIA: Doena que existe constantemente em determinado lugar e ataca nmero maior ou menor de indivduos. ENDEMISMO: Ocorrncia de uma dada espcie em rea restrita, como, numa ilha ou montanha. ENTROPIA: Medida da quantidade de desordem de um sistema. Funo termodinmica de estado, associada organizao espacial e energtica das partculas de um sistema. Medida do grau de desorganizao que pode levar a falncia de um sistema. ENTRPICO: Desorganizado, tem sua prpria energia e seu tempo, no est alinhado.

EPFITAS: Seres vivos (vegetais) que vivem apoiados sobre rvores altas para captar a luz solar e realizar fotossntese. ESCASSEZ: Qualidade de escasso; pouca abundncia. Falta, mngua, carncia, privao. ESPCIES EXTICAS: Espcie presente em uma determinada rea geogrfica da qual no originaria ESTAO DE TRATAMENTO: Conjunto de instalaes, dispositivos e equipamentos destinados ao tratamento. Quando dedicada a tratar gua bruta para uso pblico ou industrial, chama-se estao de tratamento de gua (ETA); para tratamento de esgotos domsticos, estao de tratamento de esgotos (ETE); para esgotos industriais, estao de tratamento de despejos industriais (ETDI) ou estao de tratamento de efluentes industriais (ETEI). EXTRATIVISMO: Sistema de explorao baseado na coleta e extrao, de modo sustentvel, de recursos naturais renovveis.

F
FAUNA: O conjunto dos animais prprios de uma regio ou de um perodo geolgico. FERTILIZANTE: Substncia natural ou artificial que contm elementos qumicos e propriedades fsicas que aumentam o crescimento e a produtividade das plantas, melhorando a natural fertilidade do solo ou devolvendo os elementos retirados do solo pela eroso ou por culturas anteriores. FERMENTAR: Produzir fermentao, fazer decompor-se, levedar, entrar ou estar em agitao. FORESIA: Hbito de um animal se fazer transportar por outro, sem haver parasitismo. FLORA: O conjunto das espcies vegetais de uma determinada localidade. Conjunto de plantas que servem para determinado fim fragmentao: Todo processo de origem antrpico que provoca a diviso de ecossistemas naturais contnuos em partes menores instaladas. FLUTUAO: Grande variao que sofre uma populao. FRAGMENTAO: Todo processo de origem antrpica que provoca a diviso de ecossistemas naturais contnuos em partes menores instaladas.

G
GAIA: Palavra de origem grega e significa Deusa da Terra GEIA: Palavra que vem do Latim e significa Terra GEOECOSSISTEMA: Unidade da paisagem que se individualiza por apresentar caractersticas a nvel bitico, abitico e humano que lhes conferem uma unidade. configurado por uma estrutura, funo e dinmica, variveis no tempo e no espao, e produzidas historicamente sob a ao de foras naturais e humanas geofcies Setor fisionomicamente homogneo, onde se desenvolve uma mesma fase de evoluo geral do geossistema. Representa uma pequena malha na cadeia de paisagens que se sucedem no tempo e no espao no interior de um mesmo geossistema. GEOMORFOLOGIA: Cincia que estuda o relevo da superfcie terrestre, sua classificao, descrio, natureza, origem e evoluo, incluindo a anlise dos processos formadores da paisagem. Pode ainda ser inserido o estudo das feies submarinas. GLOBALIZAO: Fenmeno gerado pela necessidade da dinmica do capitalismo de formar uma aldeia global que permita maiores mercados para os pases centrais (ditos desenvolvidos) cujos mercados internos j esto saturados.

H
HABITAT: Conceito usado em ecologia que inclui o espao fsico e os fatores abiticos que condicionam um ecossistema e por essa via determinam a distribuio das populaes de determinada comunidade. O conceito de habitat em geral usado em referncia a uma ou mais espcies no sentido de estabelecer os locais e as condies ambientais onde o estabelecimento de populaes desses organismos vivel HETERTROFO: Organismo incapaz de sintetizar as substncias orgnicas de seu corpo a partir de substncias minerais e que, portanto, tem de absorver substncias orgnicas do meio. So hetertrofos animais e vegetais aclorofilados. HIBERNAO: Parada no desenvolvimento provocado por baixa temperatura. HIGRFILOS: Organismos que s podem viver em meio muito mido, freqentemente saturados ou prximos da saturao

HOMESTASE: Propriedade auto-reguladora de um sistema ou organismo que permite manter o estado de equilbrio de suas variveis essenciais ou de seu meio ambiente. HMUS: Matria orgnica depositada no solo, resultante da decomposio de animais e plantas mortas, ou de seus subprodutos

I
IMPACTOS AMBIENTAIS: Qualquer alterao do meio ambiente causada por atividades humanas, e que afetam direta ou indiretamente o bem-estar da populao, suas atividades, a biota, as condies estticas, sanitrias e a qualidade dos recursos ambientais. INCINERAO: Processo de tratamento que usa a combusto controlada para queimar lodos de estao de tratamento de esgotos ou resduos de diferentes naturezas e origens, com a finalidade de reduzir seu potencial poluidor ou seu volume de disposio final. INFILTRAO: Fluxo da gua da superfcie do solo para o subsolo, ou de um meio poroso para um canal, dreno, reservatrio ou conduto. INFLUXO: gua que flui para um aqfero, um trecho de um rio, um lago, um reservatrio ou um depsito similar. INTEMPERIZAO: Conjunto de processos devidos ao de agentes atmosfricos e biolgicos que geram a destruio fsica e a decomposio qumica dos minerais das rochas. INVERSO TRMICA: Quando uma camada de ar quente sobreposta a uma camada menos quente impede seriamente a mistura da atmosfera em ascenso vertical e os poluentes se acumulam na camada de ar aprisionada junto superfcie da terra.

J
JAZIDAS: Massas individualizadas de substncias minerais ou fsseis, encontradas na superfcie ou no interior da terra, que apresentem valor econmico, constituindo riqueza mineral do Pas. JAZIDA MINERAL: Ocorrncia anormal de minerais, constituindo um depsito natural que existe concentrado em certos pontos da superfcie do globo terrestre. JUSANTE: Na direo da corrente, rio abaixo.

L
LAGUNA: So ecossistemas formados em depresses, abaixo do nvel do mar, e dele separados por cordes litorneos. LATERIZAO: Processo caracterstico das regies intertropicais de clima mido e estaes chuvosas e seca alternada, acarretando a remoo da slica e o enriquecimento dos solos e rochas em ferro e alumina LENOL FRETICO: Um lenol d'gua subterrneo que se encontra em presso normal e que se formou em profundidade relativamente pequena LICENCIAMENTO AMBIENTAL: Consiste em um processo destinado a condicionar a construo, a instalao, o funcionamento e a ampliao de estabelecimento de atividades poluidoras ou que utilizem recursos ambientais ao prvio licenciamento, por autoridade ambiental competente LICENA PRVIA: LP: expedida na fase inicial do planejamento da atividade. Fundamentada em informaes formalmente prestadas pelo interessado, especifica as condies bsicas a serem atendidas durante a instalao e funcionamento do equipamento ou atividade poluidora. LICENA DE INSTALAO: LI: expedida com base no projeto executivo final. Autoriza o incio da implantao do equipamento ou atividade poluidora. LICENA DE OPERAO: LO: expedida com base em vistoria, teste de operao ou qualquer outro meio tcnico de verificao. Autoriza a operao de equipamento ou de atividade poluidora subordinando sua continuidade ao cumprimento das condies de concesso da LI e da LO. LIQUENS: Associao entre seres de espcies diferentes (fungos e algas). LIXIVIAO: Operao de separar de certas substncias, por meio de lavagem, os sais nelas contidos. LIXO: Resduos que resultam de atividades domsticas, industriais, comerciais. Tudo o que no presta e se joga fora.

M
MACROCLIMA: Tambm chamado clima original o resultado da situao geogrfica e orogrfica. MANANCIAL: Qualquer corpo d'gua, superficial ou subterrneo, utilizado para abastecimento humano, industrial ou animal, ou irrigao.

MANEJO: Ato de intervir ou no no meio natural com base em conhecimentos cientficos e tcnicos, com o propsito de promover e garantir a conservao da natureza. MANGUE: Comunidade dominada por rvores ditas mangues, dos gneros Rhizophora, Laguncularia e Avicennia, que se localiza, nos trpicos, em reas justamartimas sujeitas s mars. O solo uma espcie de lama escura e mole. MANGUEZAL: So ecossistemas litorneos, que ocorrem em terrenos baixos sujeitos ao da mar, e localizados em reas relativamente abrigadas, como baas, esturios e lagunas. MAR: Elevao e abaixamento peridico das guas nos oceanos e grandes lagos, resultantes da ao gravitacional da lua e do sol sobre a Terra a girar MATA CILIAR: Mata estreita existente na beira dos rios. MEIO ANTRPICO: Relativo ao do homem sobre a natureza; ligado presena humana. MEIO BITICO: Relativo aos seres vivos, ou induzido, ou causado por eles MESOCLIMA: O macro clima sofre localmente modificaes em vrios de seus elementos, o que determina um mesoclima (clima local). MICRO HABITAT: Vizinhana imediata do local onde vive um determinado espcime animal ou vegetal. MICROCLIMA - Corresponde ao clima da escala e no nvel do organismo. Seu estudo deve colocar em evidncia a importncia do meio. MIGRAAO: Corrente de indivduos que deixa de participar de uma populao e passa a pertencer outra populao. MITIGAR: Diminuir, aclamar, atenuar, Suavizar, abrandar, aliviar, Abrandar, amansar. MONTANTE: Direo oposta corrente. Diz-se do lugar situado acima de outro, tomando-se em considerao a corrente fluvial que passa na regio.

N
NATIVOS: Que natural; congnito, Diz-se dos metais e no-metais encontrados em estado de elemento na natureza. Diz-se de espcie animal originria de determinada regio ou que, h muito tempo, nela habita. Cada uma das plantas dotadas de razes-escoras que a vegetam.

NCTON: Conjunto das espcies capazes de viver em plena gua e se deslocar ativamente contra as correntes marinhas. NEUTRALISMO: As duas espcies so independentes, no tendo qualquer influncia uma sobre a outra. NICHO ECOLGICO: Expressa a relao da espcie com seu ambiente. Descreve a variedade de condies e a qualidade de recursos dentro das quais a espcie funciona. NITRITO: Composies qumicas liberadas por alguns tipos de bactrias, sal ou ster do cido nitroso (HNO2) ou nion dele derivado. NITROSSOMAS: Bactrias importantes no femmeno de nitrozao. NCLEO URBANO: Cidade, povoado: conjunto unitrio de uma rea urbana, em relao ao territrio. Cada um dos assentamentos de carter urbano, de diversas caractersticas, que integram o sistema urbano de um determinado territrio. NUTRIENTES: Qualquer elemento ou composto qumico necessrio para o metabolismo de um organismo vivo.

O
OLFAGAS: Espcies que vivem a expensas freqentemente vizinhas umas das outras. de algumas espcies

OLIGOTRFICO: Ambiente em que h pouca quantidade de compostos de elementos nutritivos de plantas e animais. ONVORO: Os consumidores de um ecossistema podem participar de vrias cadeias alimentares e em diferentes nveis trficos ORDENAMENTO AMBIENTAL: Tambm chamado ordenamento ecolgico ou ordenao ecolgica, o processo de planejamento, formado por um conjunto de metas, diretrizes, aes e disposies coordenadas, destinado a organizar, em certo territrio, o uso dos recursos ambientais e outras atividades humanas. ORLA: Linha que separa o mar da terra, tal como indicado nos mapas. Corresponde ao limite entre o oceano e o continente (definida pelo alcance da mar alta). OXIDAO: Processo pelo qual bactrias e outros microorganismos se alimentam de matria orgnica e a decompem.

P
PARMETROS: Significa o valor de qualquer das variveis de um componente ambiental que lhe confira uma situao qualitativa ou quantitativa. Valor ou quantidade que caracteriza ou descreve uma populao estatstica. Nos sistemas ecolgicos, medida ou estimativa quantificvel do valor de um atributo de um componente do sistema PARTICIPAO DA COMUNIDADE: a atividade organizada, racional e consciente, por parte de um determinado grupo social, com o objetivo de expressar iniciativas, necessidades ou demandas, de defender interesses e valores comuns, de alcanar fins econmicos, sociais ou polticos e de influir, direta ou indiretamente, na tomada de deciso, para melhorar a qualidade de vida da comunidade. PATOGNO: Capaz de produzir doenas PCA: Programa de Controle Ambiental PCN: Parmetros Curriculares Nacionais PEDOLOGIA: Cincia que estuda o solo. PERCOLAO: Movimento de penetrao da gua, no solo e subsolo. Este movimento geralmente lento e vai dar origem ao lenol fretico. PESTICIDAS: Conjunto dos produtos qumicos destinados a lutar contra os animais e os vegetais considerados nocivos. PIONEIROS: So os primeiros organismos a se instalarem em um meio que est em processo de sucesso ecolgica. PLANO DE MANEJO: Documento tcnico mediante o qual, com fundamento nos objetivos gerais de uma unidade de conservao, se estabelece o seu zoneamento e as normas que devem presidir o uso da rea e o manejo dos recursos naturais, incluindo a implantao das estruturas fsicas necessrias gesto da Unidade, segundo o Roteiro Metodolgico. POLFAGO: Espcies que atacam grande nmero de espcies. POLUIO: Introduo pelo homem, direta ou indiretamente de substncias ou energia no ambiente. PREDADOR: Aquele que mata e come outros animais. PRESERVAO: Conjunto de mtodos, procedimentos e polticas que visam a proteo em longo prazo das espcies, habitats e ecossistemas, alm da manuteno dos processos ecolgicos, prevenindo a simplificao dos sistemas naturais.

PRODUTORES: Vegetais clorofilianos, isto , os organismos capazes de fabricar e acumular energia potencial sob forma de energia qumica, presente nas matrias orgnicas sintetizadas. PROPAGAO: Desenvolvimento, proliferao. Divulgao, difuso.

Q
QUALIDADE AMBIENTAL: Refere-se ao resultado dos processos dinmicos e interativos dos componentes do sistema ambiental, e define-se como o estado do meio ambiente numa determinada rea ou regio, como percebido objetivamente em funo da medio de qualidade de alguns de seus componentes, ou mesmo subjetivamente em relao a determinados atributos, como a beleza da paisagem, o conforto, o bem-estar. QUEIMADA: Queima de mato, de vegetao seca ou verde, geralmente com o fim de preparar o terreno para semear, ou plantar, ou mesmo limp-lo. Parte de floresta ou de campo que se incendeia casualmente ou de propsito. QUIMIOSSNTESE: Processo que consiste na sntese de substncia orgnica com energia obtida por um processo qumico. QUIMIOTRMICO: Animal pecilotrmico que pode aumentar a temperatura, graas a uma intensa atividade muscular.

R
REAO: Designa-se por este nome a influncia exercida por uma biocenose sobre seu bitopo. RECICLAGEM: Repetio de uma operao sobre uma substncia com o fim de melhorar propriedades ou aumentar o rendimento da operao global. Tratamento de resduos, ou de material usado, de forma a possibilitar sua reutilizao. RECURSOS NATURAIS: Qualquer elemento, matria e energia que no tenha sofrido processo de transformao, que seja usado diretamente para assegurar necessidades fisiolgicas socioeconmicas ou culturais. Um Recurso Renovvel pode se auto-renovar ou ser renovado a um ritmo constante, porque se recicla rapidamente, ou porque est vivo e pode propagar-se ou ser propagado. Um Recurso No-renovvel aquele cujo consumo envolve necessariamente seu esgotamento, pois no tem mecanismos fsico-qumicos ou biolgicos de gerao, regenerao ou de propagao.

RECURSOS RENOVVEIS: Pode ser recolocado na natureza ou se regenerar atravs de processos naturais a uma taxa equivalente ou maior em que o consumo humano destas fontes feito. Radiao solar, ondas do mar, ventos, hidroeletricidade, a biomassa e a energia geotrmica so exemplos de recursos naturais renovveis. REDE ALIMENTAR: Desde que um mesmo animal ou um vegetal pode servir de alimento a carnvoros ou a herbvoros variados, as diversas cadeias alimentares entrelaam-se muitas vezes entre si. REDUZIR: Separar ou desagregar de uma combinao, de um composto. Fazer a reduo, simplificar. RESDUOS: Qualquer material considerado intil, suprfluo, e/ou sem valor, gerado pela atividade humana, e a qual precisa ser eliminada. qualquer material cujo proprietrio elimina, deseja eliminar, ou necessita eliminar. RESDUOS LQUIDOS: Aquilo que resta de qualquer substncia; resto RESDUOS SLIDOS: Conjunto dos produtos no aproveitados das atividades humanas (domsticas, comerciais, industriais, de servios de sade) ou aqueles gerados pela natureza, como folhas, galhos, terra, areia, que so retirados das ruas e logradouros pela operao de varrio e enviados para os locais de destinao ou tratamento REUTILIZAO: Procedimento em que material que j fora anteriormente processado se insere, aps o tratamento conveniente, numa corrente de processo.

S
SAPRFITA: Plantas sem capacidade fotossinttica que se alimentam absorvendo substncias orgnicas normalmente provenientes de matria orgnica em decomposio. SALINIDADE: Medida de concentrao de sais minerais dissolvidos na gua SANEAMENTO: Controle de todos os fatores do meio fsico do homem que exercem efeito deletrio sobre seu bem estar fsico, mental ou social SANEAMENTO AMBIENTAL: Conjunto de aes, servios e obras que tm por objetivo alcanar nveis crescentes de salubridade ambiental, por meio do abastecimento de gua potvel, coleta e disposio sanitria de resduos lquidos, slidos e gasosos, promoo da disciplina sanitria do uso e ocupao do solo, drenagem urbana, controle de vetores de doenas transmissveis e demais servios e obras especializados

SATURAO: Qualidade de uma rea definida em funo do teor de poluente especfico, existente ou previsto no horizonte de planejamento, se comparado com o limite padro estabelecido para a rea, coerentemente com o uso da mesma, objeto de opo poltica SINECOLOGIA - a parte da ecologia que analisa as relaes entre os indivduos pertencentes s diversas espcies de um grupo e seu meio. SINTRPICO: Organizado, alinhado, que tem ordem. SNUC: Sigla de Sistema Nacional de Unidades de Conservao. SUCESSO: Processo de substituio de uma comunidade por outra, conseqente modificao do ambiente e ao desequilbrio que pode ocorrer uma vez atingido o nvel de saturao SUCESSO ECOLGICA: uma srie de estgios do desenvolvimento de uma comunidade estvel SUSTENTABILIDADE: Prope-se a ser um meio de configur; ar a civilizao e atividade humanas, de tal forma que a sociedade, os seus membros e as suas economias possam preencher as suas necessidades e expressar o seu maior potencial no presente, e ao mesmo tempo preservar a biodiversidade e os ecossistemas naturais, planejando e agindo de forma a atingir pr-eficincia na manuteno indefinida desses ideais.

T
TECNOSFERA: Termo empregado pelos modernos ecologistas para identificar toda a parte tecnolgica da Terra, incluindo sua estrutura econmica e as conseqncias de sua existncia e rumo na evoluo. TEIA ALIMENTAR: conjunto de cadeias ligadas por indivduos em comum. TEMPERATURA: uma medida da quantidade de energia que uma molcula desenvolve com seu movimento. o elemento que define o clima, com exceo da gravidade o mais importante dos fatores ecolgicos. TERRITORIALIDADE: uma forma de resistncia ambiental entre insetos, mamferos, peixes e aves, onde os animais defendem dos intrusos, no s os locais de nidificao, como tambm uma rea suplementar em volta. TERMOCICLO: Zona de transio (intermediria de um lago, onde a temperatura decresce rapidamente de um grau pelo menos por metro.

TOLERNCIA: Capacidade de suportar variaes ambientais em maior ou menor grau. Para identificar os nveis de tolerncia de um organismo so utilizados os prefixos euri, que significa amplo, ou esteno, que significa limitado. Assim, um animal que suporta uma ampla variao de temperatura ambiental denominado euritermo, enquanto um organismo que possui pequena capacidade de tolerncia a este mesmo fator chamado estenotermo. TRANSGNICOS: So plantas criadas em laboratrio com tcnicas da engenharia gentica que permitem "cortar e colar" genes de um organismo para outro, mudando a forma do organismo e manipulando sua estrutura natural a fim de obter caractersticas especficas. No h limite para esta tcnica; por exemplo, possvel criar combinaes nunca imaginadas como animais com plantas e bactrias. TRATAMENTO: Processo artificial de depurao e remoo das impurezas, substncias e compostos qumicos de gua captada dos cursos naturais, de modo a torn-la prpria ao consumo humano, ou de qualquer tipo de efluente liquido, de modo a adequar sua qualidade para a disposio final TURFA: Depsito recente de carves, formado principalmente em regies de clima frio ou temperado, onde os vegetais antes do apodrecimento so carbonizados. Estas transformaes exigem que a gua seja lmpida e a local no muito profundo.

U
Uc: (Unidade de Conservao) Espao geogrfico claramente definido, reconhecido, dedicado e gerido, atravs de meios legais ou outros igualmente eficientes, com o fim de obter a conservao a longo termo da natureza com os servios associados ao ecossistema e os valores culturais. ULTRAVIOLETA: radiao de ondas eletromagnticas no perceptveis pelo olho humano e que se situa entre as radiaes luminosas de cor violeta e os raios X, estando entre os comprimentos de onda de cerca de 100 A 3.800 . UMBRFITA: Planta que vive na sombra, com capacidade de sobreviver nas condies escuras do cho da mata fechada. UMIDADE: Medida da quantidade de vapor d'gua contido no ar atmosfrico. URBANIZAO: Concentrao de populao em cidades e a conseqente mudana sociocultural dessas populaes, ou ainda, aumento da populao urbana em detrimento da rural

V
VAZO: Volume fludo que passa, na unidade de tempo, atravs de uma superfcie (como por exemplo, a seo transversal de um curso dgua).

VAZO ECOLGICA: Vazo que se deve garantir a jusante de uma estrutura de armazenagem (barragem) ou captao (tomada de gua) , para que se mantenham as condies ecolgicas naturais de um rio. VEGETAO: Conjunto de plantas que cobre uma regio. [No se congregam ao acaso, e a vegetao apresenta uma estrutura, uma fisionomia e uma composio que podem ser objeto de estudos; varia bastante, conforme o clima e o solo, donde existirem tipos muito diversos, como, p. ex., o cerrado, a caatinga e a floresta.] VETOR: Segmento de reta orientado. Conjunto de n quantidades que dependem de um sistema de coordenadas n-dimensionais e que se transformam segundo leis bem determinadas quando se muda o sistema. VOOROCA: Escavao profunda originada pela eroso superficial e subterrnea, geralmente em terreno arenoso; s vezes, atinge centenas de metros de extenso e dezenas de profundidade.

X
XERARCAS: So os organismos pioneiros de uma sucesso ecolgica iniciada em reas xricas, ou seja, em locais secos. XERFILO: Vegetal adaptado a viver em ecossistemas onde o fator ambiental mnimo a gua XERFITA: Planta que se desenvolve em regio rida. XEROMORFO: Vegetal com caracteres morfolgicos que evidenciam sua adaptao seca.

Z
ZONA LITORNEA: a zona afetada pelas mars. Apresenta abundncia de luz, oxignio e alimento.

ZONAAO: Pequenas diferenas no ambiente: solo mais seco, solo pouco espesso, pequena depresso, maior acumulao de hmus, influi no nmero e nas qualidades das plantas. Quando essas diferenas so contnuas, como ao redor de pntanos e lagoas, a estrutura da vegetao perfeitamente distinta ZONEAMENTO: Instrumento legal que regula o uso do solo no interesse do bem estar coletivo, protegendo o investimento de cada indivduo no desenvolvimento da comunidade urbana

ZONEAMENTO AGROECOLGICO: o ordenamento, sob forma de mapas, informaes relativas ao tipo de vegetao, geologia, solo, clima, recursos hdricos, climticos e reas de preservao, de uma determinada regio. ZOOCORIA - Disseminao de frutos e sementes por animais. ZOOPLNCTON: Conjunto de animais, geralmente microscpicos, que flutuam nos ecossistemas aquticos e que, embora tenham movimentos prprios, no so capazes de vencer as correntezas.

CONSULTAS REALIZADAS http://br.answers.yahoo.com http://www.dicionarioinformal.com.br http://nomes.netsaber.com.br http://www.significado.origem.nom.br http://www.ecolnews.com.br http://midiasnaeducacao-joanirse.blogspot.com http://todasaspalavras.com http://pt.wikipedia.org Dicionrio Aurlio Glossrio Ambiental da CETESB - So Paulo

Minidicionrio organizado pela Coordenao de Educao Ambiental da SEMMAM Para sugestes e contribuies entrar em contato: 32174095

Das könnte Ihnen auch gefallen