Sie sind auf Seite 1von 50

MinistriodaAdministraodoTerritrio

CONSELHODEMINISTROS
DecretoLein.2/07 de3deJaneiro Considerando que a dinmica do processo de desconcentrao administrativa implica, necessariamente, a reviso de alguns preceitos legais que regem a organizaoeactividadeadministrativadoEstadoanvellocal Atendendo ao facto do DecretoLei n. 17/99, de 29 de Outubro, estar desajustado,faceaactualrealidadefuncionaldaAdministraoLocaldoEstado Nestes termos, no uso da autorizao legislativa concedida pela Assembleia Nacional,nostermosdaalneab)doartigo90.daLeiConstitucionalatravsdasua Resoluo ns 27B/06, de 10 de Agosto e ao abrigo do disposto na alnea b) do artigo111.edoartigo113.damesmaLeioGovernoaprovaoseguinte:

DecretoLeiqueestabeleceoquadrodasatribuies,competnciaseregime jurdicodeorganizaoefuncionamentodosGovernosProvinciais,das administraesmunicipaisecomunais.

TTULOI OrganizaoeFuncionamento

CAPTULOI DisposiesGerais

ARTIGO1 (Objecto) O presente diploma estabelece princpios e normas de organizao e funcionamentodosrgosdaAdministraoLocaldoEstado. ARTIGO2 (mbito) O presente diploma aplicase a todos os rgos da Administrao Local do Estado.

ARTIGO3 (Princpios) 1. A organizao e funcionamento da Administrao Local do Estado regemse pelos princpios da desconcentraco administrativa, legalidade, diferenciao, transfernciaderecursos,transitoriedade,participaoecolegialidade. 2. Paraefeitosdopresentediploma,entendesepor: a)desconcentracoadministrativa,oprocessoadministrativoatravsdoqualum rgodaAdministraoCentraldoEstadotransferepoderesaoutrorgoda AdministraoLocaldoEstado b) legalidade, a obrigatoriedade dos rgos da Administrao Local do Estado conformaremassuasactividadesLeiConstitucionaledemaislegislaoem vigor

c)diferenciao, a organizao e o funcionamento dos rgos da Administrao LocaldoEstadopodemestarsujeitosamodelosdiferenciados,deacordocom a especificidade do desenvolvimento poltico, econmico, social, cultural e demogrfico das circunscries territoriais, sem prejuzo da unidade da aco governativaedaboaadministrao d) transferncia de recursos, o processo que assegura que a desconcentrao seja acompanhada da correspondente transferncia dos meios humanos, recursos financeiros e de patrimnio adequado ao desempenho da funo desconcentrada e)transitoriedade,implicaqueainstitucionalizaodasautarquiaslocaisobedea ao princpio do gradualismo da oportunidade de alargamento das atribuies, doseamentodatutelademritoeacorrespondnciafuncionalcomoregimede transitoriedadedosistemadaAdministraoLocaldoEstado f) participao e colegialidade, procura incentivar os cidados na soluo dos problemaslocais,bemcomoaproximarosserviospblicosspopulaesde modoagarantiraceleridade,adesburocratizaoeadequaodasdecises realidadelocal. CAPTULOII FunesdosrgosdaAdministraoLocaldoEstado

ARTIGO4 (Representao) OsrgosdaAdministraoLocaldoEstadotmacompetnciaderepresentar o Governo Central a nvel local, exercer a direco e a coordenao sobre a generalidade dos servios que compem a Administrao Local do Estado e de contribuirparaaunidadenacional.

ARTIGO5 (Garantia) OsrgosdaAdministraoLocaldoEstadoasseguramnorespectivoterritrio, arealizaodetarefaseprogramaseconmicos,sociaiseculturaisdeinteresselocal e nacional, com observncia da Lei Constitucional, das deliberaes da Assembleia NacionaledoGovernoCentral.

CAPTULOIII AdministraoLocaldoEstado

ARTIGO6 (Objectivos) A Administrao Local do Estado exercida por rgos desconcentrados da administraocentralevisaanvellocal,assegurararealizaodasatribuiesedos interesses especficos da administrao do Estado, participar, promover, orientar o desenvolvimento econmico e social e garantir a prestao de servios pblicos na respectivacircunscrioadministrativa,semprejuzodaautonomiadopoderlocal. ARTIGO7 (DivisoAdministrativa) Para efeitos de Administrao Local do Estado, o territrio da Repblica de Angola dividese em provncias, municpios, comunas, bairros ou povoaes. Os bairros ou povoaes agrupamse em comunas, as comunas em municpios e os municpiosemprovncias.

ARTIGO8 (CategoriasdosrgosdaAdministraoLocaldoEstado) 1. OsrgosdaAdministraoLocaldoEstadosubdividemseemrgoscolegiais ergossingulares. 2. Sorgoscolegiais: a) OGovernoProvincial b) AAdministraoMunicipal c) AAdministraoComunal. 3. Sorgostitulares: a) OGovernadorProvincial b) OAdministradorMunicipal c) OAdministradorComunal.

TTULOII GovernoProvincial

CAPTULOI Natureza,Atribuies,CompetnciaseComposio

ARTIGO9 (Natureza) 1. O Governo Provincial o rgo desconcentrado da administrao central que visaassegurararealizaodasfunesdoEstadoanveldaprovncia. 2. Naexecuodassuascompetncias,oGovernoProvincialrespondeperanteo Conselho de Ministros, cabendo ao Ministrio da Administrao do Territrio assegurar, coordenar e controlar a execuo da poltica do Governo sobre o desenvolvimentopoltico,administrativo,econmico,socialeculturaldaprovncia. 3. Sem prejuzo do previsto nos nmeros anteriores, compete ao Governo Provincialexecutaraspolticasdefinidassectorialmente.

ARTIGO10. (Atribuies) Cabe ao Governo Provincial promover e orientar o desenvolvimento socio econmico, com base nos princpios e opes estratgicas definidas pelo Governo Central, bem como assegurar a prestao dos servios pblicos da respectiva rea geogrfica. ARTIGO11. (Competncias) CompeteaoGovernoProvincial: 1. Nodomniodoplaneamentoeoramento: a) Elaborarosplanoseprogramaseconmicos,nostiposetermosprevistosna lei

b) Elaborar os planos e programas de investimento pblico e de projectos de intervenoeconmicaesocial c) Acompanhar a execuo dos planos dos programas econmicos e de investimento pblico e elaborao dos respectivos relatrios, nos termos e paraosefeitosprevistosnalei d) Superintender na arrecadao de recursos financeiros provenientes dos impostos e outrasreceitas devidas ao Estado que so afectados provncia nostermosdalegislaoemvigor. 2. Nodomniododesenvolvimentourbanoeordenamentodoterritrio: a) Elaborareaprovarapropostadoplanoprovincialdeordenamentodoterritrio e remetlo ao rgo governamental que, a nvel nacional, superintende o ordenamentodoterritrio,paraaprovao b) Elaborar e aprovar projectos urbansticos e o respectivo loteamento para as reasdefinidasparaconstruo c) Promover, apoiar e acompanhar o desenvolvimento de programas de autoconstruodirigidaedehabitaosocial d) Autorizaratransmissoouaconstituiodedireitosfundiriossobreterrenos rurais,agrriosouflorestais,dereaigualouinferiora1000hectares e) Autorizar a transmisso ou constituio de direitos fundirios sobre terrenos urbanos, de acordo com os planos urbansticos e com os loteamentos aprovados f) Celebrar contratos de arrendamento pelos quais se constituam direitos de ocupao precria de terrenos do domnio pblico e privado do Estado, nos termosadefinirporregulamento g) SubmeteraoConselhodeMinistrospropostasdetransfernciadeterrenosdo domniopblicoparaodomnioprivadodoEstado h) Submeter ao Conselho de Ministros propostas de concesso de forais aos centrosurbanosquepreenchamosrequisitoslegais i) AdministrarodomniofundiriopblicoeprivadodoEstado

j) Observar e fiscalizar o cumprimento do disposto na Lei de Terras e seus regulamentos. 3. Nodomniododesenvolvimentoeconmicolocal: a) Promovereincentivariniciativaslocaisdedesenvolvimentoempresarial b) Estimular o aumento da produo e da produtividade nas empresas de produodebensedeprestaodeserviosessenciais c) Promover a instalao e a reactivao da indstria para a produo de materiaisdeconstruo,indstriasagropecurias,alimentareseoutraspara odesenvolvimentodaprovncia. 4. Nodomniododesenvolvimentosocialecultural: a) Garantir assistncia social, educacional e sanitria, contribuindo para a melhoriadaqualidadedevidadapopulao b) Promover a qualificao e o desenvolvimento dos recursos humanos a nvel local c) Criar condies para o desenvolvimento da cultura e artes, promovendo a recolha, estudo e investigao, divulgao e valorizao das distintas manifestaesnassuasmltiplasformas d) Contribuir para o conhecimento, preservao, valorizao do patrimnio histricoculturalexistentesnvelprovincial,municipalecomunal,promovendo levantamentos e estudos de todo o tipo de estruturas e realizaes, classificadasouaclassificar e) Promover a criao de museus, bibliotecas e casas de cultura a nvel da provncia,municpiosecomunas,assimcomogarantiroseuapetrechamento e franqueamento pelas populaes, atravs de programas culturais e educativospreviamenteconcebidosedeformaconsequente f) Garantir as condies organizativas e materiais para o desenvolvimento do desporto e ocupao dos tempos livres da juventude e da populao em geral g) Apoiarepromoveracriaodeinfraestruturasderecreaoededesportoe incentivaraprticadesportiva

h) Promovercampanhasdeeducaocvicadapopulao i) Promover a instalao e a reactivao de casas da juventude e de recintos paraaprticadesportiva. 5. Nodomniodaseguranapblicaepolcia: a)Assegurar s proteco dos cidados nacionais e estrangeiros, assim como a propriedadepblica eprivada b) Tomarmedidasparaocombatedelinquncia, especulao,aambarcamento, contrabando,sabotagemeconmica,vadiagemecontratodas asmanifestaes contrrias ao desenvolvimento administrativo, econmico, social e cultural da provncia c)FazercumprirastabelasdepreosemargensdelucrosfixadospeloGoverno, as normas relativas ao comrcio, bem como as relativas s transgresses administrativas. 6. Nodomniodoambiente: a)Promovermedidastendentesadefesaepreservaodeambiente b) Promoveraces,campanhaseprogramasdecriaodeespaosverdes c)Promover e apoiar as medidas de proteco dos recursos hdricos, de conservaodosoloedaguaedosatractivosnaturaisparafinstursticos,tendo emcontaodesenvolvimentosustentveldoturismo.

7.

Nodomniodacoordenaoinstitucional: a) Executar as deliberaes do Conselho de Ministros em matria de incidncia local b) Asseguraraorientao,oacompanhamentoeamonitoriadasadministraes municipais e comunais e superintender nos institutos pblicos e empresas pblicasdembitolocal c) Acompanhar e cooperar com os institutos pblicos e empresas pblicas nacionais, com representao local, nos respectivos programas e planos de desenvolvimento de actividades, com vista harmonizao das respectivas intervenes

d) Assegurar a implementao das deliberaes polticas ou estratgicas de relevoespecficoparaadefesanacional e) Assegurar a necessria coordenao com os rgos de defesa, segurana e ordem interna, na defesa da integridade de todo o espao territorial da provncia f) Asseguraremcoordenaocomosrgoscompetentesdoprocessoeleitoral a realizao do registo eleitoral e das demais actividades legais inerentes s eleies presidenciais, legislativas e autrquicas, no mbito do territrio da provncia g) Promover, nos termos da lei, iniciativas para a concluso de acordos ou protocolosdegeminaoecooperaodecidades. nico:Noexercciodassuasfunes,oGovernoProvincialemiteresoluese posturasnostermosdosnmerosanterioresenasdemaisdisposieslegais.

ARTIGO12 (AudinciaPrvia) O Governo Provincial deve ser previamente ouvido pela administrao central sempre que esta legisle ou pretenda adoptar medidas de poltica com incidncia local.

ARTIGO13 (Composioereunio) 1. O Governo Provincial presidido pelo respectivo governador e integra os vicegovernadores,osdelegadoseosdirectoresprovinciais. 2. O Governo Provincial renese mensalmente em sesso ordinria e extraordinariamentesemprequeconvocadopelogovernador. 3. Os Administradores Municipais e Comunais podem participar, a convite do governador, nas sesses do Governo Provincial, sempre que este discuta matrias quelhesdigam directamenterespeito. 4. O Governador Provincial pode, quando julgar necessrio, convidar pessoas singularesoucolectivasaparticiparnas,sessesdoGovernoProvincial.

5. Neste domnio aplicase supletivamente os princpios gerais do direito administrativo. ARTIGO14. (Posseecessaodefunes) 1. Governadoreosvicegovernadoresprovinciaisiniciamassuasfunescoma tomadadeposseperanteoPresidentedaRepblica. 2. Os restantes membros do Governo Provincial iniciam as suas funes com a tomadadeposseperanteoGovernadorProvincial. 3. AsfunesdosmembrosdoGovernoProvincialcessamcomasuaexonerao. CAPTULOII GovernadoreViceGovernadoresProvinciais

SECOI GovernadorProvincial

ARTIGO15. (Definio) 1. O Governador Provincial o representante do Governo Central na respectiva provncia,aquemincumbedirigiragovernaodaprovncia,asseguraronormalfun cionamento dos rgos da Administrao Local do Estado, respondendo pela sua actividadeperanteoGovernoeoPresidentedaRepblica. 2. OGovernadorProvincialcoadjuvado,noexercciodassuasfunes,pordois vicegovernadores, devendo umresponder pelo sector econmico e social eo outro pelosectordeorganizaoeserviostcnicos. 3. O Governador Provincial delega poderes aos vicegovernadores para acompanhar, tratar e decidir assuntos relativos actividade e ao funcionamento de outrasreas. 4. Sempre que, por razes de interesse pblico de Governo local justificar, o Governador Provincial pode ser coadjuvado por at trs vicegovernadores provinciais.

ARTIGO16. (Provimentoeequiparao) 1. O Governador Provincial nomeado pelo Presidente da Repblica, ouvido o Primeiroministro. 2. O Governador Provincial equiparado ao ministro, para efeitos protocolares, remuneratriosedeimunidades. ARTIGO17. (Competncia) 1. CompeteaoGovernadorProvincial: a) GarantirocumprimentodaLeiConstitucionaledemaisdiplomaslegais b) Dirigiraactividadedosdelegados,directoresprovinciais,dosadministradores municipaisecomunais c) Nomear e exonerar os directores provinciais, os titulares de cargos de chefiaeosfuncionriosdoquadrodoGovernoProvincial d) ProporaoMinistrodaAdministraodoTerritrioanomeaoeexonerao dosadministradoresmunicipalecomunalerespectivosadjuntos e) Conferirposseaosadministradoresmunicipais,comunaiseseusadjuntos, pordelegaodoMinistrodaAdministraodoTerritrio f) Convocar e presidir as reunies do Governo Provincial e do Conselho Provincial de Auscultao e Concertao Social e propor a agenda de trabalhos g) Realizarregularmentevisitas,acompanhamentoecontroloaos municpiose comunas h) Autorizararealizaodedespesaspblicas,nostermosdalei i) Avaliareaprovar,ouvidooGovernoProvincial,osprojectosdeinvestimento pblico,nostermosdalei

j) Participar nas reunies do Conselho de Ministros e suas comisses especializadas, quando convocado e nas reunies do Conselho Superior do MinistriodaAdministraodoTerritrio k) Garantirascondiesorganizativasemateriaisparaarealizaodasvisitas de trabalho dos deputados junto dos respectivos crculos eleitorais e instituiesdaprovncia l) Nomear e exonerar os responsveis dos institutos e empresas pblicas de mbitolocal m) Nomeareexonerarosresponsveisdoregistomilitarnostermosdalei n) Promover mecanismos que garantam o dilogo, acompanhamentodasinstituiesdopodertradicional colaborao e

o) Promovermedidastendentesdefesaepreservaodoambiente p) Assegurarocumprimentodasacesdedefesa,seguranaeordeminterna q) Convocarepresidirasreuniescomosrgoslocaisouregionaisdedefesa, seguranaeordeminterna r) Promover mecanismos que garantam a interrelao e a interdependncia entreaadministraocentraleaadministraolocal s) Exercerasdemaisfunesquelheforemsuperiormentedeterminadas. 3. Os actos administrativos dos Governadores Provinciais, quando executrios, tomamaformadedespachosequandosejaminstruesgenricastomamaformade ordensdeservio.

SECOII ViceGovernadores

ARTIGO18. (Provimentoeequiparao) 1. O vicegovernador nomeado pelo Presidente da Repblica, sob proposta do GovernadorProvincial,ouvidooMinistrodaAdministraodoTerritrio. 2. O vicegovernador equiparado ao viceministro para efeitos protocolares, remuneratriosedeimunidades. ARTIGO19. (Competncias) 1. Ao vicegovernador para o sector econmico e social compete coadjuvar o Governador Provincial na coordenao e execuo das tarefas ligadas s seguintes reas: a) Planeamentoeconmico b) Recursosnaturais c) Agricultura,pescas,industria,comercio,hotelariaeturismo d) Transportesecomunicaes e) Sade,reinserosocial,antigoscombatenteseveteranosdeguerra f) Educao,culturaedesportos g) Habitao h) Justia, famlia e promoo da mulher, comunicao social e cincia e tecnologia.

2. Ao vicegovernador para o sector de organizao e servios tcnicos compete coadjuvaroGovernadorProvincialnacoordenaoeexecuodastarefasligadass seguintesreas: a)Organizao do Governo Provincial, administraes municipais, comunais e dosbairrosoupovoaes b) guaeenergia c)Obraspblicas,urbanismo,ordenamentodoterritrioeambiente d) Administraopblica,empregoeseguranasocial. 3. Por designao expressa, um dos vicegovernadores substitui o Governador Provincialnassuasausnciaseimpedimentos. 4. Os actos administrativos dos vicegovernadores sendo delegados so executriosedefinitivosetomamaformadedespachos. 5. Os actos administrativos a que se refere o nmero anterior tomam a forma de ordensdeservioquandosetratamdeinstruesgenricas.

CAPTULOIII OrganizaoemGeral

ARTIGO20. (Estruturaorgnica) A estrutura orgnica do Governo Provincialcompreende os seguintesrgos e servios: 1. rgosdeApoioConsultivo: ConselhoProvincialdeAuscultaoeConcertaoSocial.

2.

ServiosdeApoioTcnico: a) SecretariadoGovernoProvincial b) GabineteJurdico c) GabinetedeInspeco d) GabinetedeEstudosePlaneamento e) GabinetedeApoioeControlodasAdministraesMunicipaiseComunais.

3.

ServiosdeApoioInstrumental: a) GabinetedoGovernador b) GabinetedosViceGovernadores c) CentrodeDocumentaoeInformao.

4.

ServiosDesconcentradosdoGovernoProvincial: DirecesProvinciais.

5.

ServiosDesconcentradosdaAdministraoCentral: DelegaesProvinciais.

6.

Superintendncia: Institutospblicos.

CAPTULOIV OrganizaoemEspecial

SECOI rgodeApoioConsultivo

ARTIGO21. (ConselhoProvincialdeAuscultaoeConcertaoSocial) 1. O Conselho Provincial de Auscultao e Concertao Social tem por objectivo apoiar o Governo Provincial na apreciao e tomada de medidas de poltica econmicaesocialnoterritriodarespectivaprovncia. 2. Para efeitos de aplicao do n. 1 deste artigo, o Conselho Provincial de Auscultao e Concertao Social deve serouvido antes de aprovao do plano de desenvolvimento provincial, do plano de actividades e do relatrio de execuo dos referidosinstrumentos. 3. O Conselho Provincial de Auscultao e Concertao Social presidido pelo GovernadorProvincialeintegraosseguintesmembros: a) Vicegovernadores b) Delegadosedirectoresprovinciais c) Administradoresmunicipais d) Representantesdasautoridadestradicionais e) Representantesdasassociaessindicais f) Representantesdosectorempresarialpblicoeprivado g) Representantesdasassociaesdecamponeses h) Representantesdasigrejasreconhecidasporlei i) RepresentantesdasONG.

4. Semprequesejulguenecessrio,oGovernadorProvincialpodeconvidaroutras entidadesnocontempladasnonmeroanterior.

5. Quantossuascompetncias,organizaoefuncionamento,soaplicveisas disposiesdorespectivoregulamentointerno. 6. O Conselho Provincial de Auscultao e Concertao Social rene ordinariamente de trs em trs meses e extraordinariamente sempre que o GovernadorProvincialoconvocar. SECOII ServiosdeApoioTcnico

ARTIGO22. (SecretariadoGovernoProvincial) A Secretaria do Governo Provincial o servio que se ocupa da generalidade ds questes administrativas, da gesto do pessoal, do patrimnio, do oramento, dasrelaespblicasetransportes. ARTIGO23 (GabineteJurdico) O Gabinete Jurdico o servio de apoio tcnico ao qual cabe realizar a actividadedeassessoriaedeestudostcnicojurdicos. ARTIGO24 (GabinetedeInspeco) O Gabinete de Inspeco o servio de apoio tcnico, ao qual cabe realizar actividadesdeinspecodosserviosdaAdministraoLocaldoEstado.

ARTIGO25. (GabinetedeEstudosePlaneamento) 1. O Gabinete de Estudos e Planeamento o servio de assessoria multidisciplinar, com funes de elaborao de estudos e anlise de matrias compreendidasnusatribuiesdoGovernoProvincial,bemcomoorientar,coordenar econtrolarasactividadesdeplaneamentodarespectivareaterritorial,acompanhar e controlar a execuo dos planos provinciais e zelar pela consecuo das respectivasmetas.

2. O Gabinete de Estudos e Planeamento no desenvolvimento da sua actividade deveterapoiadotcnicaemetodologicamentepeloMinistriodoPlaneamento. ARTIGO26 (GabinetedeApoioeControlodasAdministraesMunicipaiseComunais) OGabinetedeApoioeControlodasAdministraesMunicipaiseComunaiso servio que assegura o apoio, acompanhamento e controlo da organizao e funcionamentodosserviosdasadministraesmunicipaisecomunais. ARTIGO27 (Equiparaoeregulamentao) 1. As competncias dos servios de apoio tcnico so definidas por regulamento internoaprovadopeloGovernadorProvincial. 2. A Secretaria do Governo Provincial dirigida por um secretrio do Governo Provincialequiparadoadirectorprovincial. 3. Os Gabinetes Jurdico, de Inspeco, de Estudos e Planeamento e de Apoio e Controlo das Administraes Municipais e Comunais so dirigidos por directores de gabineteequiparadosadirectorprovincial. SECOIII ServiosdeApoioInstrumental

ARTIGO28. (GabinetesdoGovernadoreViceGovernadores) AcomposioeregimejurdicodopessoaldosGabinetesdoGovernadoredos vicegovernadoresoestabelecidonostermosdalei.

ARTIGO29. (CentrodeDocumentaoeInformao) 1. OCentrodeDocumentaoeInformaooservioqueasseguraoapoionos domniosdadocumentaoemgeraleemespecialdaseleco,elaboraoedifuso deinformaes.

2. As competncias do Centro de Documentao e Informao so definidas por regulamentointernoaprovadopordespachodoGovernadorProvincial. 3. O Centro de Documentao e Informao dirigido por um chefe com a categoriadechefededepartamentoprovincial.

SECOIV ServiosDesconcentradosdoGovernoProvincial

ARTIGO30. (DirecoProvincial) A Direco Provincial o servio desconcentrado do Governo Provincial incumbidodeasseguraraexecuodassuascompetnciasespecficas. ARTIGO31 (Direco) 1. A Direco Provincial dirigida por um director provincial, nomeado por despacho do Governador Provincial, tendo em conta o parecer do ministro do rgo centraldaespecialidade. 2. OdirectorprovincialsubordinaseaoGovernadorProvincial. ARTIGO32. (Dependncia) 1. A Direco Provincial depende orgnica, administrativa e funcionalmente do GovernoProvincial. 2. Os ministrios devem prestar apoio metodolgico e tcnico s direces provinciais,atravsdorespectivoGovernadorProvincial. 3. Sem prejuzo do previsto nos nmeros anteriores, as relaes com os organismos estatais autnomos respeitam o princpio da celeridade e da desburocratizao.

ARTIGO33 (Regulamento) A Direco Provincial regese por regulamento interno aprovado por despacho doGovernadorProvincial.

ARTIGO34. (Estrutura) Asdirecesprovinciaisestruturamseem: a) Departamentos b) Seces.

ARTIGO35. (Critriosdeestruturao) 1. A organizao e segmentao interna dos rgos da Administrao Local do Estado podem estar sujeitas a modelos diferenciados, tendo em conta a especificidade local, estratgia ou pianos de desenvolvimento local, grau ou reas de desenvolvimento prioritrio, tecnologia ou recursos a utilizar, desenvolvimento demogrficoeracionalidadeorgnicofuncional ederecursosorganizacionais. 2. As funes administrativas de natureza idntica ou logicamente relacionadas devemseragregadasnumamesmaunidadeorganizacional,evitandoseaexcessiva segmentaoverticalehorizontaldeestruturas. 3. A existncia de modelos diferenciados de organizao e segmentao interna de estruturas a que se refere o n.1 do presente artigo no deve prejudicar a boa administrao, nemacoordenaodefunescomuns. 4. Os estatutos dos Governos Provinciais devem ser aprovadospeloConselhode Ministros,depoisdeobtidooparecerdoMinistriodaAdministraodoTerritrio.

ARTIGO36 (RegimedeExcepo) 1. Podeseraprovadoumregimeespecialparaasprovnciascujodesenvolvimento econmicosocialojustifique. 2. As direces provinciais previstas no presente diploma no abrangem a estruturaolocaldosserviosprovinciaisdosMinistriosdoInterioredasFinanas. SECOV ServiosDesconcentradosdoGovernoCentral

ARTIGO37 (DespachoProvincial) 1. A Delegao Provincial servio desconcentrado do rgo central de especialidadequeanveldaprovnciaexecutaassuascompetncias. 2. Nas provncias deve existir apenas as delegaes provinciais dos Ministrios dasFinanasedoInterior. ARTIGO38 (Direco) A Delegao Provincial dirigida por um delegado provincial, nomeado por despachodoministrodorgocentraldeespecialidade,sobpropostadoGovernador Provincial. ARTIGO39 (Dependncia) 1. Delegao Provincial depende funcionalmente do Governo Provincial e orgnicaemetodologicamentedorgocentraldeespecialidade. 2. Aestruturaodasdelegaesprovinciaisestabelecidaemdiplomaprprio.

ARTIGO40 (Regulamento) ADelegaoProvincialregeseporregulamentointernoaprovadopordespacho doministrodorgocentraldeespecialidade.

SECOVI: InstitutosPblicos

ARTIGO41. (Superintendncia) O Governo Provincial exerce a superintendncia sobre os departamentos provinciaisdosinstitutospblicos. TTULOIII AdministraoMunicipal

CAPTULOI Natureza,AtribuieseCompetnciasdaAdministraoMunicipal

ARTIGO42. (Natureza) 1. A Administrao Municipal o rgo desconcentrado da administrao do EstadonaprovnciaquevisaassegurararealizaodasfunesdoEstadoanveldo municpio. 2. Na execuo das suas competncias, a Administrao Municipal responde peranteoGovernoProvincial.

ARTIGO43. (Atribuies) A Administrao Municipal cabe promover e orientar o desenvolvimento econmicoesocialeasseguraraprestaodeserviospblicosdarespectivarea geogrfica.

ARTIGO44 (Competncias) CompeteaAdministraoMunicipal: 1. a) Nodomniodoplaneamentoeoramento: Elaborar a proposta de plano de desenvolvimento municipal e remetlo ao GovernoProvincialparaaprovaoeintegraonoplanodedesenvolvimento provincial Garantir a execuo do plano de desenvolvimento municipais e dos planos anuaisdeactividadesdaAdministraoMunicipalesubmeterosrespectivos relatrios de execuo ao Governo Provincial para efeitos de monitoria de monitoriaeavaliao ElaborarapropostadeoramentodaAdministraoMunicipal,nostermosda legislao competente e remetla ao Governo Provincial com vista a sua integraonoOramentoGeraldoEstado Coordenaraarrecadaoderecursosfinanceirosprovenientesdosimpostos, das taxas e de outras receitas devidas ao Estado, nos termos da legislao eravigor AdministrareconservaropatrimniodaAdministraoMunicipal Promovereapoiarasempresaseasactividadeseconmicasquefomentemo desenvolvimentoeconmicosocialdomunicpio. Nodomniododesenvolvimentourbanoeordenamentodoterritrio: a) Elaborar o projecto de plano municipal de ordenamento do territrio e submeteloaoGovernoProvincialparaaprovao Organizar os transportes urbanos e suburbanos, intermunicipais e inter comunaisdepasssageirosecargas Promover o ordenamento e sinalizao do trnsito e estacionamento de veculosautomveisnosaglomeradospopulacionais Promoverailuminao,sinalizaorodoviria,toponmiaecadastros

b)

c)

d)

e) f)

2.

b)

c)

d)

e)

Apreciar, analisar e decidir sobre os projectos de construo unifamiliar e outrosdepequenadimenso Licenciar terras para diversos fins, nos termos da lei, bem como dinamizar, acompanhareapoiaraautoconstruodirigida Autorizar s concesso de terrenos at 1000 metros quadrados, bem como observar e fiscalizar o cumprimento do disposto na Lei de Terras e seus regulamentos.

f)

g)

3. a)

Nodomniododesenvolvimentoeconmicoesocial: Estimular o aumento da produo e da produtividade nas empresas de produodebensedeprestaodeserviosanvelmunicipal Promovereorganizarfeirasmunicipais Desenvolverprogramasdeintegraocomunitriadecombateapobreza Licenciar, regulamentar e fiscalizar a actividade comercial retalhista e de vendedoresambulantes Assegurar a assistncia social, educacional e sanitria, contribuindo para a memriadascondiesdevidadapopulao Preservar os edifcios, monumentos e stios classificados como patrimnio histriconacionalelocalsituadosnoterritriodomunicpio Promoveracriaodebibliotecasmunicipaisecomunais,bemcomogarantir oseuapetrechamentoemmaterialbibliogrfico Asseguraramanuteno,distribuioegestodaguaeelectricidadenasua readejurisdio,podendocriarse,paraoefeito,empresaslocais.

b) c) d)

e)

f)

g)

h)

4. a)

Nodomniodaagriculturaedesenvolvimentorural: Superintenderasestaesdedesenvolvimentoagrrio Fomentaraproduoagrcolaepecuria Assegurar a aquisio e distribuio de insumos agrcolas e assistncia aos agricultoresecriadores

b) c)

d)

Promover e licenciar unidades agropecurias e artesanal ou industrial, designadamente avirios, pocilgas, granjas, carpintarias, marcenarias, serralharias,oficinasdereparaes,decanalizaesedeelectricidade.

5. a)

Nodomniodaseguranapblicaepolcia: Asseguraraprotecodoscidadosnacionaiseestrangeiros,assimcomoa propriedadepblicaeprivada Tomar medidas de proteco ao consumidor, bem como o combate especulaoeaambarcamento Aplicar as disposies contidas na legislao sobre as transgresses administrativas. Nodomniodosaneamentoeequipamentoruraleurbano: a) Garantir a recolha, tratamento do lixo e embelezamento dos ncleos populacionais Asseguraragesto,limpezaemanutenodepraiasezonasbalneares Asseguraroestabelecimentoegestodossistemasdedrenagempluvial Promover a reparao e manuteno e gesto de mercados, feiras e outros serviosmunicipais Fomentar a criao, conservao, ampliao, manuteno e cultura de parques, jardins, zonas verdes, de recreio e a defesa do patrimnio arquitectnico Promover a construo, manuteno e gesto de mercados, feiras e outros serviosmunicipais Asseguraroestabelecimentomanutenoegestodecemitriosmunicipais.

b)

c)

6.

b) c) d)

e)

f)

g)

7.

Nodomniodacoordenaoinstitucional a) Asseguraraorientao,oacompanhamentoeamonitoriadasadministraes comunais e superintender nos institutos pblicos e empresas pblicas de mbitolocalcomsedenomunicpio b) Assegurar em coordenao com os rgos competncias a realizao do registo eleitoral e demais operaes legais inerentes s eleies presidenciais,legislativaseautrquicas c) Realizarorecenseamentodoscidadoscom18anosdeidade,residentesna suareadejurisdio d) Realizaroregistodosreservistasmoradoresnasuareadejurisdio e) Realizaroregistodatcnicaautodetransporteetcnicaespecialadstritas empresaslocalizadasnasuareadejurisdio,deacordocomoqueparao efeitoforlegislado f) Realizar o registo civil dos cidados da respectiva rea de jurisdio sob supervisodosservioscompetentesdoMinistriodaJustia,enquantono houverconservatriasoupostosderegisto.

nico: No exerccio das suas funes, a Administrao Municipal emite resolueseposturas.

ARTIGO45. (Audinciaprvia) AAdministraoMunicipaldeveserpreviamenteouvidapeloGovernoProvincial sempre que este pretenda adoptar medidas de natureza politica com incidncia municipal.

ARTIGO46. (Composioereunio) 1. A Administrao Municipal presidida peloadministrador Municipal e integra o AdministradorMunicipalAdjuntoeoschefesderepartio. 2. A Administrao Municipal renese mensalmente em sesso ordinria e extraordinariamentesemprequeconvocadapeloAdministradorMunicipal.

3. Os administradores comunais podem participar nas sesses da Administrao Municipal, a convite do Administrador Municipal, sempre que esta discuta matrias quelhesdigamdirectamenterespeito. 4. O Administrador Municipal pode quando julgar necessrio, convidar pessoas singularesoucolectivas,aparticiparnassessesdaAdministraoMunicipal. ARTIGO47. (Posseecessaodefunes) 1. O Administrador Municipaleo Administrador MunicipalAdjunto iniciam as suas funescomatomadadeposseperanteoGovernadorProvincial,pordelegaodo ministroquesuperintendeaadministraolocal. 2. OsrestantesmembrosdAdministraoMunicipaliniciamassuasfunescom atomadadeposseperanteoAdministradorMunicipal. 3. As funes dos membros da Administrao Municipal cessam com a sua exonerao. CAPTULOII AdministradorMunicipaleAdministradorMunicipalAdjunto

SECOI AdministradorMunicipal

ARTIGO48 (Definio) 1. O Administrador Municipal o representante do Governo Provincial no municpio, a quem incumbe dirigir a Administrao Municipal, assegurar o normal funcionamento dos rgos da administrao local, respondendo pela sua actividade peranteoGovernadorProvincial. 2. O Administrador Municipal coadjuvado por um Administrador Municipal Adjunto.

3. O Administrador Municipal delega poderes ao Administrador MunicipalAdjunto, paraacompanhar,trataredecidirassuntosrelativosactividadeeaofuncionamento dasreasquelheforemincumbidas. 4. Sempre que, por razes de interesse pblico das administraes municipais justificar,oadministradormunicipalpodesercoadjuvadoporatdoisadministradores municipaisadjuntos.

ARTIGO49. (Provimento) 1. O Administrador Municipal nomeado por despacho do Ministro da AdministraodoTerritriosobpropostadoGovernadorProvincial. 2. Diploma prprio regula o regime de provimento do Cargo de Administrador Municipal. 3. Os administradores municipais e adjuntos a serem nomeados devem possuir uma formao superior e outra especfica adquirida no Instituto de Formao da AdministraoLocal. 4. da competncia do Ministro da Administrao do Territrio o exerccio do poderdisciplinarsobreosadministradoresmunicipaiseseusadjuntos. ARTIGO50. (Competncia) 1. AoAdministradorMunicipalcompete: a) Garantirocumprimentodaconstituioedemaisdiplomaslegais b) Dirigir,orientarecontrolaraactividadedoschefesderepartioedeseco municipaisedosadministradorescomunais c) InformarregularmenteoGovernadorProvincial sobrearealizaodetarefas emododefuncionamentodaAdministraoMunicipal d) Decidir sobre questes de recursos humanos da Administrao Municipal, nomear, empossar e nomear os titulares de cargos de chefia dos diferentes serviossobsuadependncia

e) Convocar as reunies da Administrao Municipal e do Conselho Municipal de Auscultao e Concertao Social e propor a respectiva ordem de trabalhos f) Auscultar e coordenar com as autoridades tradicionais a realizao das acesadministrativasjuntodaspopulaes g) Cumprirefazercumprirasnormasqueregulamquestesligadasaotrnsito, ao saneamento bsico, electricidade e esttica do traado geral e o rigor dosalinhamentos h) Aprovarosprojectosdeconstruoparticularefiscalizarasuaexecuo i) Aplicar multas, depois do levantamento do respectivo auto, nos termos dos regulamentosadministrativos j) Prestaratodasasautoridadeseserviospblicosoapoiodequenecessitam paraodesempenhodassuasfunes k) Exercer o controlo sobre o uso das licenas passadas a comerciantes, industriaiseoutros,cujaactividadesejustifique l) Realizaracesqueimpeamadestruiodafloraefaunaequecontribuam paraadefesaepreservaodoambiente m) Concederterrenosnoscemitriosmunicipaisparajazigosesepulturasevelar pelaconservaodosmesmos n) Dinamizaradistribuiodeguaeelectricidadenasreassoosuajurisdio o) Emitiralvarsdetrasladaoderestosmortais p) Exerceroutrasfunesquelheforemsuperiormentedeterminadas. 2. OsactosadministrativosdoAdministradorMunicipalquandoexecutriostomam a forma de despachos e quando sejam instrues genricas tomam a forma de ordensdeservio.

SECOII AdministradorMunicipalAdjunto

ARTIGO51. (Provimento) 1. O Administrador MunicipalAdjunto nomeado pelo Ministro da Administrao doTerritrio,sobpropostadoGovernadorProvincial. 2. Diploma prprio regula o regime jurdico do provimento do cargo de AdministradorMunicipalAdjunto. ARTIGO52 (CompetnciasdoAdministradorMunicipalAdjunto) 1. CompeteaoAdministradorMunicipalAdjunto: a) Coordenarosectoreconmico,socialeprodutivo b) Propor ao Administrador Municipal medidas que visem melhorar o desempenhodaadministraomunicipal. c) Exerceroutrasfunesquelhesejamsuperiormentedeterminadas d) SubstituiroAdministradorMunicipalnassuasausnciasouimpedimentos. 2. Os actos administrativos do Administrador MunicipalAdjunto sendo delegados soexecutriosedefinitivosetomamaformadedespachos. 3. Os actos administrativos a que se refere o nmero anterior tomam a forma de ordensdeservioquandosetratamdeinstruesgenricas.

CAPTULOIII OrganizaoemGeral

ARTIGO53. (Estruturaorgnica) A estrutura orgnica da Administrao Municipal compreende os seguintes rgoseservios: 1. rgosdeapoioconsultivo: ConselhoMunicipaldeAuscultaoeConcertaoSocial. 2. Serviosdeapoiotcnico: a) SecretariadaAdministraoMunicipal b) RepartiodeEstudosePlaneamento. 3. Serviosdeapoioinstrumental: a) GabinetedoAdministradorMunicipal b) GabinetedoAdministradorMunicipalAdjunto c) CentrodeDocumentaoeInformao: 4. ServiosDesconcentradosdaAdministraoMunicipal. a) RepartiesMunicipais

CAPITULOIV OrganizaoemEspecial

SECOI rgodeApoioConsultivo

ARTIGO54. (ConselhoMunicipaldeAuscultaoeConcertaoSocial) 1. O Conselho Municipal de Auscultao e Concertao Social tem por objectivo apoiar a administrao municipal na apreciao e tomada de medidas de natureza poltica,econmicaesocialnoterritriodorespectivomunicpio. 2. Paraefeitosdeaplicaododispostonon.1desteartigo,oConselhoMunicipal de Auscultao e concertao Social deve ser ouvido antes de aprovao do programa de desenvolvimento municipal, do plano de actividades e do relatrio de execuodosreferidosinstrumentos. 3. O Conselho Municipal de Auscultao e Concertao Social presidido pelo AdministradorMunicipaleintegraosseguintesmembros: a) AdministradorMunicipalAdjunto b) Administradorescomunais c) Chefederepartiomunicipal d) Representantesdeautoridadestradicionais e) Representantesdosectorempresarialpblicoeprivado f) Representantesdasassociaesdecamponeses g) Representantesdasigrejasreconhecidasporlei h) RepresentantesdasONG. 4. Sempre que se julgue necessrio o Administrador Municipal pode convidar outrasentidadesnocontempladasnonmeroanterior.

5. Quanto s competncias, organizao e funcionamento, so aplicveis as disposiesdorespectivoregulamentointerno. 6. O Conselho Municipal de Auscultao e Concertao Social renese ordinariamente de trs em trs meses e extraordinariamente sempre que o AdministradorMunicipaloconvocar. SECOII ServiosdeApoioTcnico

ARTIGO55. (SecretariadaAdministraoMunicipal) A Secretaria da Administrao Municipal o servio que se ocupa da generalidadedasquestesadministrativas,gestodopessoal,patrimnio,oramento erelaespblicasetransportes. ARTIGO56. (RepartiodeEstudosePlaneamento) A Repartio de Estudos e Planeamento o servio de assessoria multidisciplinar, com funes de elaborar estudos e anlises sobre matrias compreendidas nas atribuies da administrao municipal, planifica, programa e coordenaarealizaodeactividadesglobaisdomunicpio.

ARTIGO57 (Regulamentaoeequiparao) 1. As competncias dos servios de apoio tcnico so definidas por regulamento internoaprovadopeloAdministradorMunicipal. 2. Os servios a que se refere o nmero anterior so dirigidos por chefes de repartio.

SECOIII ServiosdeApoioInstrumental

ARTIGO58. (GabinetedoAdministradorMunicipaledoadjunto) A composio e o regime jurdico do pessoal dos Gabinetes do Administrador Municipaledorespectivoadjuntooestabelecidonostermosdalei.

ARTIGO59. (CentrodeDocumentaoeInformao) 1. OCentrodeDocumentaoeInformaooservioqueasseguraoapoionos domniosdadocumentaoemgeraleemespecialnaseleco,elaboraoedifuso deinformaes 2. As competncias do Centro de Documentao e Informao so definidas por regulamentointernoaprovadopordespachodoAdministradorMunicipal. 3. O Centro de Documentao e Informao dirigido por um chefe com a categoriadechefederepartio.

SECOIV ServiosDesconcentradosdaAdministraoMunicipal

ARTIGO60. (RepartioMunicipal) ARepartioMunicipaloserviodesconcentradodaAdministraoMunicipal incumbidodeasseguraraexecuodassuascompetnciasespecficas. ARTIGO61. (Direco) A Repartio Municipal dirigida por um chefe de repartio nomeado por despachadoGovernadorProvincial.

ARTIGO62. (Dependncia) A repartio Municipal depende orgnica, administrativa e funcionalmente da AdministraoMunicipal.

ARTIGO63 (Regulamento) ARepartioMunicipalregeseporregulamentointernoaprovadopordespacho doAdministradorMunicipal. ARTIGO64. (Estruturaelimites) 1. 2. ARepartioMunicipalestruturaseemseces. Nosmunicpiosspodehaverduassecesporrepartio. ARTIGO65 (Critriosdeestruturao) 1. A organizao e segmentao interna dos rgos da administrao municipal podemestarsujeitasamodelosdiferenciados,tendoemcontaaespecificidadelocal, estratgias ou planos de desenvolvimento local, grau ou reas de desenvolvimento prioritrio, tecnologia ou recursos a utilizar, desenvolvimento demogrfico e racionalidadeorgnicofuncionalederecursosorganizacionais. 2. As funes administrativas de natureza idntica ou logicamente relacionadas devem ser agregadas numa unidade organizacional, evitandose a excessiva segmentaoverticalehorizontaldeestrutura. 3. Aexistnciademodelosdiferenciadosdeorganizaoesegmentaointernade estruturas a que se refere o n.1 do presente artigo no deve prejudicar a boa administrao,nemacoordenaodefunescomuns. 4. A orgnica das administraes municipais deve ser aprovada pelo Governo Provincial, depois de obtido o parecer das direces que superintendem a nvel provincialasfunescometidassrepartiesmunicipais.

TTULOIV AdministraoComunal

CAPTULOI Natureza,AtribuiesecompetnciasdaAdministraoComunal

ARTIGO66. (Natureza) 1. A Administrao Comunal o rgo desconcentrado da administrao central quevisaassegurararealizaodasfunesdoEstadoanveldacomuna. 2. Na execuo das suas competncias, a Administrao Comunal responde peranteaAdministraoMunicipal. ARTIGO67. (Atribuies) AdministraoComunalcabeorientarodesenvolvimentoeconmicoesociale asseguraraprestaodosserviospblicosdarespectivareageogrfica.

ARTIGO68. (Competncias) CompeteaAdministraoComunal: 1. Nodomniodoplaneamentoeoramento: a) Elaborarapropostadooramentodaadministraocomunal,nostermosda legislaocompetenteeremetlaaadministraomunicipalcomvistaasua integraonoOramentoGeraldoEstado b) Supervisionar a arrecadao de recursos financeiros provenientes dos impostos e outras receitas devidas ao Estado, nos termos da legislao em vigor

2.

Nodomniodosaneamentoeequipamentoruraleurbano: a) Promoveraconstruo,manutenoecontrolodosmercados b) Gerir, conservar e promover a limpeza de balnerios, lavadores e sanitrios pblicos c) Gerir,conservarepromoveralimpezadecemitrios d) Conservarepromoverareparaodechafarizesefontenrios e) Geriremanterparquesinfantispblicos f) Controlar,acompanhareapoiaraautoconstruodirigida g) Promoveraaberturadecaminhosvicinais.

3.

Nodomniodedesenvolvimentosocialecultural: a) Promovercampanhasdeeducaocvicajuntodaspopulaes b) Dinamizar o desenvolvimento da cultura, estimulando a divulgao das manifestaesculturaisdaspopulaes c) Preservar os edifcios, monumentos e stios classificados como patrimnio histriconacionalelocal.

4.

Nodomniodacoordenaoinstitucional: a) Acompanhar e apoiar permanentemente o trabalho de organizao e funcionamento dos bairros e povoaes dacomuna e das autoridades tradi cionais b) Realizaroregistocivildoscidadosdarespectivareadejurisdio c) Realizarorecenseamentodoscidadoscom18anosdeidade,residentesna suareadejurisdio d) Realizaroregistodosreservistasmoradoresnasuareadejurisdio e) Realizaroregistodatcnicaautodetransporteetcnicaespecialadstritas empresaslocalizadasnasuareadejurisdio,deacordocomoqueparao efeitoforlegislado

f) Assegurar em coordenao com os rgos competentes a realizao de registo eleitoral e demais operaes legais inerentes s eleies presidenciais,legislativaseautrquicas. nico: No exerccio das suas funes a administrao comunal emite resolueseposturas. ARTIGO69. (Composioereunio) 1. A Administrao Comunal presidida pelo Administrador Comunal e integra o AdministradorComunalAdjuntoeoschefesdeseco. 2. A Administrao Comunal renese ordinariamente de 30 em 30 dias e extraordinariamentesemprequeconvocadapeloAdministradorComunal. 3. O Administrador Comunal pode, quando julgar necessrio, convidar pessoas singularesoucolectivasparaparticiparememsessesdaAdministraoComunal.

ARTIGO70 (Posseecessaodefunes) 1. O Administrador Comunal e o Administrador ComunalAdjunto iniciam as suas funescomatomadadeposseperanteoGovernadorProvincial,pordelegaodo ministroquesuperintendeaadministraolocal. 2. Os restantes membros da Administrao Comunal tomam posse perante o AdministradorComunal. 3. As funes dos membros da Administrao Comunal cessam com a sua exonerao

CAPTULOII AdministradorComunaleAdministradorComunalAdjuno

SECO AdministradorComunal

ARTIGO71. (Definio) 1. O Administrador Comunal o representante da Administrao Municipal na Comuna, a quem incumbe dirigir a Administrao Comunal, assegurar o normal funcionamentodosrgosdeAdministraoLocaldoEstado,respondendopelasua actividadeperanteoAdministradorMunicipal. 2. OAdministradorComunaldevesercoadjuvadoporumAdministradorComunal Adjunto. 3. O Administrador Comunal delega poderes ao Administrador ComunalAdjunto, paraacompanhar,trataredecidirassuntosrelativosactividadeeaofuncionamento dasreasquelheforemincumbidas. ARTIGO72. (Provimento) 1. O Administrador Comunal nomeado por despacho do Ministro da AdministraodoTerritrio,sobpropostadoGovernoProvincial. 2. O Administrador ComunalAdjunto nomeado por despacho do Ministro da AdministraodoTerritrio,sobpropostadoGovernadorProvincial. 3. Diploma prprio regular o regime jurdico de provimento dos cargos de AdministradorComunaleAdministradorComunalAdjunto. 4. Os administradores comunais e adjuntos a serem nomeados devero possuir uma formao mdia e outra especfica do Instituto de Formao da Administrao Local. 5. da competncia do Ministro da Administrao do Territrio o exerccio do poderdisciplinarsobreosadministradorescomunaiseadjuntos.

ARTIGO73. (Competncia) 1. AoAdministradorComunalcompete: a) Garantirocumprimentodaconstituioedasdemaisdisposieslegais b) Dirigir a Administrao Comunal e assegurar o cumprimento das suas deliberaes c) Informar regularmente o Administrador Municipal sobre a realizao de tarefaseomododefuncionamentodaAdministraoComunal d) Decidir sobre questes dos recursos humanos da Administrao Comunal, nomear,empossareexonerarostitularesdecargosdechefiadosdiferentes serviossobasuadependncia e) Convocar e presidir as reunies da Administrao Comunal e do Conselho Comunal de Auscultao e Concertao Social e propor as respectivas agendasdetrabalho f) Auscultar e coordenar com as actividades tradicionais a realizao das acescomunitriasjuntodaspopulaes g) Aplicarmultasstransgressesadministrativas h) Exercer a fiscalizao e controlo sobre o uso das concesses de licena emitidas a comerciantes, agricultores,industriais e similares,na suareade jurisdio i) Realizaracesqueimpeamadestruiodafloraefaunaequecontribuam paraadefesaepreservaodoambiente j) Promoveraaberturaeconservaodecaminhosvicinais k) Concederterrenosnoscemitriosparajazigosesepulturaseassegurarasua conservao l) Organizarecontrolarosmercadoscomunais m) Promoveracaptao,tratamento,transporteedistribuiodeguapotvele electricidadedacomuna

n) Exerceroutrasfunesquelheforemsuperiormentedeterminadas. 2. Osactosadministrativosdoadministradorcomunalquandoexecutriostomama formadedespachosequandosejaminstruesgenricastomamaformadeordens deservio.

SECOII AdministradorComunalAdjunto

ARTIGO74 (Competncia) 1. CompeteaoAdministradorComunalAdjunto: a) Coordenarosectoreconmico,socialeprodutivo b) Dirigirasecretariadaadministraocomunal c) SubstituiroAdministradorComunalnassuasausnciaseimpedimentos d) Exerceroutrasfunesquelhesejamsuperiormentedeterminadas. 2. Os actos administrativos do Administrador ComunalAdjunto sendo delegados soexecutriosedefinidosetomamaformadedespachos. 3. Os actos administrativos a que se refere o nmero anterior tomam a forma de ordensdeservioquandosetratamdeinstruesgenricas.

CAPTULOIII OrganizaoemGeral

ARTIGO75. (EstruturaOrgnica) AAdministraoComunalcompreendeosseguintesrgoseserviosdeapoio consultivo,executivoeinstrumental: a) ConselhoComunaldeAuscultaoeConcertaoSocial

b) SecretariadaAdministrao c) GabinetesdoAdministradorComunaledoAdministradorComunalAdjunto d) SecodosserviosEconmico,SocialeProdutivo e) SecodeOrganizao,serviosComunitrioseFiscalizao.

CAPTULOIV OrganizaoemEspecial

SECOI rgodeApoioConsultivo

ARTIGO76. (ConselhoComunaldeAuscultaoeConcertaoSocial) 1. O Conselho Comunal de Auscultao e Concertao Social tem por objectivo apoiar a Administrao Comunal na apreciao e tomada de medidas de natureza poltica,econmicaesocialnoterritriodarespectivacomuna. 2. Paraefeitosdeaplicaododispostonon.1desteartigo,oConselhoComunal de Auscultao e Concertao Social deve ser ouvido antes da aprovao do plano dedesenvolvimentocomunal,doplanodeactividadesedorelatriodeexecuodos referidosinstrumentos. 3. O Conselho Comunal de Auscultao e Concertao Social presidido pelo AdministradorComunaleintegraosseguintesmembros: a) AdministradorComunalAdjunto b) Chefesdeseces c) Representantesdeautoridadestradicionais d) Representantesdosectorempresarialpblicoeprivado e) Representantesdasassociaesdecamponeses f) Representantesdasigrejasreconhecidasporlei

g) RepresentantesdasONG.

4. Sempre que julgue necessrio o administrador comunal pode convidar outras entidadesnocontempladasnonmeroanterior. 5. Quanto s competncias, organizao e funcionamento, so aplicveis as disposiesdorespectivoregulamentointerno. 6. O Conselho Comunal de Auscultao e Concertao Social renese ordinariamente de trs em trs meses e extraordinariamente sempre que o AdministradorComunaloconvocar.

SECOII ServiosdeApoioExecutivoeInstrumental

ARTIGO77. (SecretariadaAdministraoComunal) A Secretaria da Administrao Comunal e o servio que se ocupa da generalidadedasquestesadministrativasdacomuna. ARTIGO78. (GabinetesdoAdministradorComunaledoAdministradorComunalAdjunto) A composio e regime jurdico do pessoal dos Gabinetes do Administrador ComunaleseuAdjuntosoestabelecidosnalei.

ARTIGO79. (SecodeAssuntosEconmicos,SociaiseProdutivos) A Seco de Assuntos Econmicos, Sociais e Produtivos o servio que executaecontrolaasactividadeseconmicas,sociaiseprodutivasnacomuna. ARTIGO80. (SecodeOrganizao,ServiosComunitrioseFiscalizao) ASecodeOrganizao,ServiosComunitrioseFiscalizaooservioque executaecontrolaasactividadesdeorganizao,comunitriasefiscalizao.

ARTIGO81. (Regulamentaoeequiparao) 1. Ascompetnciasdosserviosexecutivosedeapoioinstrumentalsodefinidas porregulamentointernoaprovadopeloAdministradorComunal. 2. A Secretaria da Administrao Comunal, a Seco de Assuntos Econmicos, SociaiseProdutivos,asecodeOrganizao,ServiosComunitrioseFiscalizao sodirigidosporchefesdeseco.

TITULOV DisposiesFinanceirasLocais

ARTIGO82. (Regimefinanceiro) O regimento financeiro dos rgos da Administrao Local do Estado, no que concerne programao, gesto, execuo e controlo interno do Oramento do Estado, o constante da Lei n.9/97, de 17 de Outubro, Lei Quadro do Oramento GeraldoEstado,doDecreton.73/01,de12deOutubro,queestabeleceosistema IntegradodeGestorelativoexecuooramentalerespectivaregulamentao.

ARTIGO83. (Oramentoprovincialemunicipal) 1. Os Governos Provinciais e as Administraes Municipais so unidades oramentais. 2. Para efeitos do disposto no presente diploma, considerase unidades oramentais os municpios que forem gradualmente indicados pelo Governo sob propostadosMinistriosdaAdministraodoTerritrioedasFinanas. 3. Asdotaesoramentaisparaascomunassoestabelecidasnooramentodas AdministraesMunicipais. 4. AAdministraoMunicipalsubmete,aosrgoslocaiscompetentes,aproposta dooramentomunicipalnosprazoslegalmenteestabelecidos.

ARTIGO84. (ReceitasdosrgoslocaisdoEstado) 1. ConstituemfontesdereceitasdosrgoslocaisdoEstado: a)As transferncias ou dotaes oramentais provenientes do Oramento Geral do Estado, para as despesas correntes ou de capital a realizar num determinadoexerccioeconmico: b) Os recursos financeiros provenientes de impostos, laxas ou de outro tipo de receitasaseguirindicadas: ImpostosobreRendimentodeTrabalhoporcontaprpria ImpostosobreRendimentodaTrabalhoporcontadeoutrem Imposto Industrial dos Grupos B e C Imposto sobre Aplicaes de Capitais ImpostoPredialUrbano ImpostosobreSucesseseDoaes ImpostodeSisa ImpostodeConsumo ImpostodeSelo TaxadeCirculaoeFiscalizaodeTrnsito RendasdeCasa ReceitasdeServiosComunitrios Adicional de 10% sobre o valor das multas, nos termos do artigo 2. do Decreton.17/98,de29deJulho Taxasinerentesaousoeaproveitamentodaterraautilizaodeserviosedo patrimniooudeoutrosbenssobgestodosrgoslocaisdoEstado. 2. As receitas previstas na alnea b) deste artigo so afectadas directamente na fonte.

ARTIGO85. (Taxasdecirculaoefiscalizaodetrnsito) Dos recursos financeiros provenientes da taxa de circulao e fiscalizao de trnsitoapenassoafectados50%jqueosrestantes50%soatribudosaoFundo Rodovirio,nostermosdoDecretoexecutivon.61/95,de14deNovembro. ARTIGO86. (Recursosfinanceirosafectadosaomunicpio) Os recursos financeiros afectados a cada municpio, 35% destinamse a despesasdemanutenoefuncionamentodosserviosadministrativos,60%devem ser programados para a cobertura de despesas com as infraestruturas sociais e econmicas locais, sendo os restantes 5% reservados para intervenes de emergnciasaordemdarespectivaAdministraoMunicipal. ARTIGO87. (Despesascominfraestruturaslocais) Para a execuo das despesas com infraestruturas locais, devem ser elaborados projectos de investimentos, a incluir no Oramento Geral do Estado, respeitandoodispostonaalnead)doartigo4.doDecreton.11/95de5deMaio. ARTIGO88. (Mapamensaldasreceitas) As reparties fiscais devem elaborar e enviar Delegao Provincial das Finanas, at ao dia 5 de cada ms, o mapa mensal das receitas arrecadadas no municpionomsanterior. ARTIGO89. (Valorconsolidadodasreceitasarrecadadas) AsDelegaesProvinciaisdasFinanasdevem,apsaconciliaodosvalores registados pelas Reparties Fiscais com os da conta bancria, comunicar ao GovernoProvincialeDirecoNacionaldoTesouro,ataodia10domsseguinte, ovalorconsolidadodasreceitasarrecadadasnaprovncia.

ARTIGO90. (DespesasdosrgoslocaisdoEstado) 1. Constituem despesas oramentais da administrao local do Estado, todas as despesas pblicas consignadas nos oramentos dos Governos Provinciais e administraesmunicipais. 2. Paraefeitododispostononmeroanterior,asdespesasprovinciaisemunicipais observamoregimedaLein.9/97,de17deOutubro.

ARTIGO91. (Investimentospblicoslocais) 1. Para efeitos do disposto no Decreto n. 120/03, de 14 de Novembro, a administrao municipal, enquanto unidade oramental, passa a integrar os rgos previstosnosartigos9.doreferidodecreto. 2. Aintervenodaadministraomunicipalemmatriadosinvestimentospblicos limitarse aos projectos classificados dimenso D, nos termos do artigo 8. do diplomareferidononmeroanterior.

ARTIGO92. (Controlodeexecutivooramentallocal) Aexecuoefiscalizaointernaeexternadooramentodosrgoslocaisso feitasnostermosdosistemaintegradodegestofinanceiradoEstado. TTULOVI DisposiesFinaiseTransitrias

ARTIGO93. (Categoriasdemunicpiosccomunas) 1. A diferenciao dos municpios determinada em funo do seu grau de desenvolvimentoeconmico,socialecultural. 2. Diplomaprprioestabeleceoscritriosdeclassificaodosmunicpios.

ARTIGO94 (Parceriaspblicoprivadasecooperao) 1. Os Governos Provinciais, as administraes municipais e comunais devem promoveraparceriapblicoprivada,sejacomempresaspblicas,cooperativas,ONG ououtrasinstituiesprivadassemfinslucrativos. 2. Constituem finalidadesessenciaisdasparceriaspblicoprivadasoacrscimode eficincianaafectaodosrecursospblicoseamelhoriaquantitativaequalitativado servio, induzida por formas de controlo eficazes que permitam a sua avaliao por partedepotenciasutentesedoparceiropblico. 3. Parceiro pblico a assegurar o desenvolvimento de uma actividade tendente a satisfao de uma necessidade colectiva, em que o financiamento e a responsabilidade pelo investimento e pela explorao incumbem, no lodo ou em parte,aoparceiroprivado. 4. Aparceriapblicoprivadapodeassumir,deentreoutras,asformasdecontrato de concesso de obraspblicas, contrato de concesso de servio pblico, contrato defornecimentocontnuo,contratodeprestaodeservioecontratodegesto. 5. Legislaoprpriaregulamentaostermoseascondiesdaparceriapblico privada.

ARTIGO95 (Contratosprogramaeprotocolos) 1. Podem ser estabelecidos contratosprograma e protocolos atravs dos quais o Governo Central coloca disposio dos rgos da Administrao Local do Estado meios de financiamento pblico destinados prossecuo de objectivos concretos que no possam ser satisfeitos no quadro do regime normal de financiamento das despesasdefuncionamentodasmesmasinstituies. 2. Os contratosprograma e os protocolos devem prever o objecto, as obrigaes reciprocamente assumidas pelas panes, os recursos Financeiros a transferir, a durao, os mecanismos de acompanhamento e controlo da aplicao dos financiamentosacordados. 3. Os contratosprograma e os protocolos podem abranger mais do que uma provncia,municpiooucomunaedevempreverasformasdecooperaomtua.

4. Compete aoGoverno Centralfixarpor decreto as condies gerais a que deve obedeceracelebraodoscontratosprogramaeosprotocolos. ARTIGO96. (EstatutosdoGovernoProvincialedasAdministraesMunicipaiseComunais) OsestatutosdoGovernoProvincialdasAdministraesMunicipaiseComunais so aprovadas em Conselho de Ministros sob o parecer do Ministrio da AdministraodoTerritrio. ARTIGO97 (Quadrodepessoal) O quadro de pessoal do Governo Provincial, das Administraes Municipais e Comunaisdevefazerparteintegrantedorespectivoestatuto.

ARTIGO98. (Bairrooupovoaes) A organizao e o funcionamento dos bairros ou povoaes so objecto de diplomaprprio. ARTIGO99. (Criaoeextinodedirecesprovinciais,repartiesmunicipaiseseces comunais) Acriaoouextinodedirecesprovinciais,repartiesmunicipaiseseces comunais processarse, nos termos da lei e de acordo com as condies de desenvolvimentoeconmico,socialeculturaldaprovncia,domunicpioedacomuna, sobdeliberaodoGovernoProvincialedasadministraesmunicipaisecomunais, respectivamente.

ARTIGO100. (Revogaodelegislao) revogado o DecretoLei n. 17/99, de 29 de Outubro e toda alegislao que contrarieodispostonopresentediploma.

ARTIGO101. (Dvidaseomisses) Asdvidaseomissesqueresultaremdainterpretaoeaplicaodopresente decretoleisoresolvidaspordecretodoConselhodeMinistros.

ARTIGO102. (Entradaemvigor) Opresentedecretoleientraemvigornadatadasuapublicao.

Das könnte Ihnen auch gefallen