Sie sind auf Seite 1von 13

MICROECONOMIA II 1E108

(2010-11)

21-03-2011

Joo Correia da Silva (joao@fep.up.pt)

1.
1.1. 1.2. 1.3. 1.4.

A EMPRESA
Tecnologia de Produo. Minimizao do Custo. Anlise dos Custos. Maximizao do Lucro.

A EMPRESA

A empresa o agente econmico que transforma factores produtivos e bens intermdios em bens, ou seja, o agente econmico que leva a cabo a produo.

O objectivo ltimo da empresa a maximizao do lucro, a diferena entre as receitas provenientes da venda dos seus produtos e os custos derivados da remunerao dos factores produtivos e bens intermdios utilizados na produo.

LUCRO ECONMICO

O lucro econmico (ou supranormal) distingue-se do lucro contabilstico por avaliar os factores de produo pelos seus custos de oportunidade. LT(q) = RT(q) CT(q)

A receita total calcula-se multiplicando o preo de venda pela quantidade vendida. RT(q) = p(q) q

PROCURA DA EMPRESA

Em geral, o preo de venda e a quantidade vendida esto relacionados. Quanto mais elevado for o preo fixado pela empresa, menor a quantidade que consegue vender. A funo procura da empresa associa a cada preo, p, a quantidade de produto que a empresa consegue vender a esse preo, q(p). Reciprocamente, a procura inversa, p(q), representa o preo ao qual a empresa consegue vender q unidades do bem que produz. RT(p) = p q(p) ou RT(q) = p(q) q
5

PROCURA LINEAR

Graficamente, a receita total (RT = p q) traduzida pela rea do rectngulo entre a origem e o ponto de coordenadas (q,p). Um aumento do preo de venda implica uma diminuio do volume de vendas, de modo que o efeito sobre a receita total tanto pode ser positivo como negativo. p

ELASTICIDADE PREO DA PROCURA

O efeito de uma reduo do preo sobre a receita total depende da relao entre o aumento percentual na quantidade e a reduo percentual no preo. Se o aumento percentual da quantidade for maior (menor) do que a diminuio percentual do preo, ento a receita total aumenta (diminui). A elasticidade preo da procura traduz a variao percentual da quantidade procurada induzida por uma variao percentual unitria do preo de venda. O seu valor sempre negativo.

Ep =

q q p p

ou

Ep =

dq dp q p
7

ELASTICIDADE PREO DA PROCURA

Geralmente, a procura bastante elstica quando o preo elevado, e bastante rgida quando o preo baixo. Quando o preo alto, uma diminuio do preo pode ter um grande efeito (em termos relativos) sobre a quantidade vendida; quando o preo j baixo, o efeito geralmente bastante menor.
procura elstica

procura rgida

q
8

ELASTICIDADE PREO DA PROCURA

Quando a procura rgida, |Ep|<1, o aumento percentual da quantidade menor do que a diminuio percentual do preo, portanto, a receita total diminui. Nesse caso, uma diminuio de preo implica seguramente uma diminuio do lucro da empresa, dado que a receita total diminui e os custos aumentam (devido ao aumento do volume de produo).
dRT dq ( p ) p dq ( p ) 1 + q( p) RT = p q ( p ) = q( p) + p = dp dp q ( p ) dp dRT = (1 + E p ) q ( p ) dp
9

RENDIMENTO MARGINAL

O rendimento marginal define-se como o aumento da receita total que se consegue com um pequeno aumento da quantidade vendida, sendo tida em considerao a diminuio do preo necessria. Quando a procura rgida, |Ep|<1, o rendimento marginal negativo.
dp (q ) dRT dp (q ) dq RT = p (q ) q = q + p(q) = p(q) + p(q) p(q) dq dq q dRT 1 + 1 = RMg = p (q ) E dq p
10

MAXIMIZAO DO LUCRO

Para maximizar o lucro, a empresa deve ter em conta tanto as receitas como os custos. O volume de produo que maximiza o lucro , graficamente, aquele que maximiza a distncia entre as curvas da receita total e do custo total. O declive destas curvas igual, para essa quantidade ptima.

RT
CT

11

MAXIMIZAO DO LUCRO

A maximizao do lucro implica que a empresa escolha um volume de produo tal que o custo marginal e o rendimento marginal sejam iguais (condio de 1 ordem).

LT ( q ) = RT (q ) CT ( q) dLT (q ) dRT ( q ) dCT (q ) = = RMg (q ) CMg ( q) dq dq dq dLT (q ) = 0 RMg (q ) = CMg ( q ) dq

12

ESTRUTURAS DE MERCADO

Estrutura de mercado Concorrncia perfeita Monoplio Concorrncia monopolstica Oligoplio Monopsnio Oligopsnio Monoplio bilateral

Produtores muitos e pequenos 1 muitos e pequenos poucos muitos e pequenos muitos e pequenos 1

Consumidores muitos e pequenos muitos e pequenos muitos e pequenos muitos e pequenos 1 poucos 1

Produto homogneo

diferenciado

13

Das könnte Ihnen auch gefallen