Sie sind auf Seite 1von 68

1864 - 1964

HUwL tttto)

j IUO

EXPOSIO

COMEMORATIVA
DO

CENTENRIO DO NASCIMENTO

DE

ALBERTO NEPOMUCENO

DE JANEIRO ORTALEZA -

BIBLIOTECA

NACIONAL DO CEAR

UNIVERSIDADE

IHi
g g ^ - S T -

2>ll \ \ M ) tJ.QO* m W ' t e Z J

o teria sido possvel esta Exposio Comemorativa do Centenrio do Nascimento de Alberto Nepomuceno sem que a Biblioteca Nacional contasse com a colaborao da Universidade do Cear. Em si mesma, eeito do material reunido, retlete a contribuio do artista definitivamente situado no quadro geral da cultura brasileira. Compositor e regente, pesquisador e intrprete, pde atender em consequncia da sensibilidade e da formao a uma das exigncias mais fortes de nossa vida social: foi, em verdade, um dos iniciadores da pesquisa sobre o folclore musical brasileiro. A Biblioteca Nacional, que guarda grande parte do seu trabalho, no poupou esforos para, nesta exposio, concentrar a sua obra completa. Decisiva, porm, a colaborao d a Universidade do C e a r to responsvel pela exposio quanto a Biblioteca Nacional que, atravs do intersse do Reitor Antnio Martins Filho, ps a assist-la o professor Aloysio de Alencar Pinto. Inmeras peas aue a compem de bibliotecas de entidades e colees particulares, demonstram o carinho com que se preservam a obra e o nome do ex-diretor do Instituto Nacional de Msica. A Biblioteca agradece, finalmente, a participao da famlia do compositor representada por seu neto Srgio Nepomuceno Alvim Correia. Em introduo crtica, especialmente escrita para o catlogo, o pro. Mozart de Araujo no justifica apenas a exposio ao reerguer as principais atividades do compositor. Revela indiretamente como a Biblioteca Nacional prossegue cumprindo o dever de zelar pelo patrimnio humano dos valores artsticos brasileiros. Alberto Nepomuceno, nsse patrimnio, um dos valores mais altos.
ADONIAS FILHO

ara comemorar o transcurso do primeiro centenrio de nascimento de Alberto Nepomuceno, a Biblioteca Nacional rene, nesta exposio, a obra completa do mestre, dando-lhe, pela primeira vez, ordenao cronolgica e exibindo, tanto quanto possvel, os prprios documentos originais do autor. Rende-se, desfarte, a merecida homenagem a um dos mais ilustres compositores do Brasil, cuja vida, inteiramente devotada Msica, foi, particularmente, um comovente exemplo de dedicao Msica Brasileira. No se pretende, porm, que os autgraos que se alinham nestas vitrines revelem apenas a atividade do compositor. Alberto Nepomuceno foi, antes de tudo, um Msico, no mais completo e universal sentido da expresso. Compositor, regente, professor e virtuose, seria difcil resumir nesta pequena notcia as principais facetas da sua incansvel atividade e da sua extraordinria capacidade de trabalho. Recordemos, porm, que a le devemos de pesquisa cientfica do folclore musical os primeiros brasileiro. trabalhos

A le se deve a restaurao de grande parte da obra do Padre Jos Maurcio, obra que encontrou em estado de completo abandono. Como pedagogo e como organizador do ensino da msica em nosso pas, foi Alberto Nepomuceno um dos mais profcuos diretores do Instituto Nacional de Msica, hoje Escola Nacional de Msica da Universidade do Brasil, cargo que exerceu de 1902 a 1903 e de 1906 a 1916 e ao qual emprestou um alto teor de dignidade administrativa. Autor da verso vocal do Hino Nacional Brasileiro e laureado, com Leopoldo Miquz, no concurso de composio do Hino da Proclamao da Repblica, Alberto Nepomuceno tambm o autor do hino de sua terra natal, o Cear.

Incentivador e divulgador da msica sinfnica, sua atuao como regente caracterizou-se pelo propsito de revelar, no pas, obras de autores europeus ainda desconhecidas, e de levar s platias do velho mundo, quando em viagem pela Europa, obras de autores nacionais como Carlos Gomes, Leopoldo Miguez, Henrique Osvaldo, Francisco Braga. Sua criao se estende a todos os gneros da composio musical : da pera msica sinfnica, da opereta msica sacra, da msica de cmara ao coral e cano artstica. O que mais enobrece essa criao, porm, o esforo que desenvolveu paro dar msica brasileira uma caracterstica nacional, uma personalidade prpria. Vencendo a incompreenso e os preconceitos de um meio em que s havia receptividade para a msica vocal que contivesse texto italiano, alemo ou trancez, Nepomuceno no se arreceiou dos perigos e percalos da ingrata tarefa de dar aos brasileiros o direito de ouvir msica n a sua prpria lngua materna. Datam de 1894 as suas primeiras canes em vernculo. Mas j em 1888, como provam os documentos aqui, expostos, o eminente msico dava em audio pblica, no Club Iracema, de Fortaleza, a verso original para piano da "Dana dos Pretos", pea que incorporou depois, em verso sinfnica, "Srie Brasileira", com o nome de "Batuque", em 1895. De ento at a sua morte, ocorrida em 1920, a msica brasileira foi o tema condutor de sua atividade : como compositor, desvendando os mistrios e descobrindo os segredos da ento inexistente tcnica de compor em brasileiro; como artista consciente da sua funo histrica e social, formando e transformando a sensibilidade de um meio indiferente e at mesmo hostil a tudo o que no trouxesse a etiqueta europia. Para Nepomuceno a arte tinha ptria e da a sua preocupao constante e obstinada de construir o nosso patrimnio artstico, tal como j o haviam feito, ao longo de sua histria, os povos de civilizao mais realizada. O nosso dever de pas jovem era

a sua tse no era o de permanecer copiando a cultura povos, mas o de imit-los na construo de uma cultura Ressalta do sentido e da significao de sua obra que a antes de ser uma mensagem de beleza para o prazer do uma linguagem. E, como os idiomas, ela tem o seu social e os seus dicionrios prprios.

dsses prpria. msica, homem, "status"

Artista de slida formao intelectual e de aprimorada cultura, foi na Europa, ao contato das personalidades mais eminentes dc msica universal que Alberto Nepomuceno adquiriu a convico de afirmar entre as outras naes a personalidade musical do seu povo, levando msica universal a contribuio sonora do Brasil. Creio que foi o Jornal do Comrcio de 30 de Agosto de 1906 que atribuiu a Alberto Nepomuceno o ttulo de Fundador da Msica Brasileira. Esta exposio, que devemos ao esprito esclarecido de Adonias Filho, Diretor desta casa e ao esforo abnegado de Mercedes Reis Pequeno, Chefe da Seo de Msica, vem confirmar aquele ttulo que recebe hoje, nesta oportunidade, a sua definitiva consagrao histrica.
MOZART DE ARAUJO

RELAO

DE

ENTIDADES NA

PESSOAS

QUE

GENTILMENTE

COLABORARAM

EXPOSIO

NEPOMUCENO *

C. F. N. E. N. M. M. T. M. M. C.

COLEO FAMLIA ESCOLA NACIONAL MUSEU DO TEATRO MUSEU DA CIDADE

NEPOMUCENO DE MSICA MUNICIPAL

A. A, P. A. O. B. C. A. C. C. M. A. C. S. A. N. B. N.

PfiOF. ALOYSIO ARQUIVO COLEO COLEO

DE ALENCAR

PINTO

OCTVIO ABRAHO

BEVILACQUA DE CARVALHO

MOZART DE

ARAUJO ARAUJO NETTO

DR. CARLOS DA SILVA PROF. NAIR B. BARROZO

As peas sem indicao do proprietrio, pertencem ao acervo d a Seo de Msica d a Biblioteca Nacional.

INFNCIA VITRINA N. I

Casa d a rua Amlia (hoje Senador Pompeu) em Fortaleza ( C e a r ) onde, a 6 de julho de 1864, nascia Alberto Nepomuceno. C.F.N. Certido do batismo de Alberto Nepomuceno, a 15 de janeiro de 1865, n a Catedral da cidade d e Fortaleza. C.F.N. Fotografias d a cidade de Fortaleza em fins do sculo p a s s a d o : O Passeio Pblico e o antigo Mercado. A.A.P. Praa da S em dia de festa, vendo-se a antiga Catedral onde Nepomuceno foi batizado. Pgina manuscrita com apontamentos autobiogrficos do compositor. C.F.N.

11

JUVENTUDE E FORMAO

VITRINA

N. II

6 Reproduo fotogrfica de duas litogravuras editadas por F. H. Caris; a cidade de Recife ao tempo em que a famlia Nepomuceno para l se transferiu (1872). 7 Estatutos do Clube Carlos Gomes, em Pernambuco. Recife Tip. Mercantil, 1863.
Aos 18 anos de idade, o jovem Alberto Nepomuceno oi nomeado Diretor dos concertos desta organizao musical, em substituio ao Maestro Euclides Fonseca.

8 Retrato do Maestro Euclides Fonseca. C.F.N. 9 Diploma concedendo a Alberto Nepomuceno o ttulo de Scio honorrio do Clube Carlos Gomes, em Pernambuco. Datado de 7/9/1880. C.F.N. 10 Fotografia da sde do Clube Beethoven, em 1888, na Glria ( a o lado do antigo Hotel Suisso no Rio de Janeiro)
Durante cerca d e 10 anos esta sociedade reuniu em seus concertos a elite musical do Rio de Janeiro. Aqui chegando, em 1885, apresenta-se Nepomuceno como pianista, participando d e vrios concertos patrocinados pelo Clube.

11 Notcia do 78. concerto do Clube Beethoven quando o pianista Nepomuceno, recm-chegado do norte do pas, foi apresentado como "novidade da noite", executando peas de Rubinstein, Chopin e Clementi. "Gazeta de Notcias" de 1/11/1885. 12

12 Programa do 100. concerto do Clube Beethoven, realizado em 27/6/1886, do qual participaram vrios artistas, dentre les o pianista Arthur Napoleo, o violoncelista Frederico Nascimento, e Nepomuceno ao piano, executando o 3. Concerto de Beethoven. 13 Notcia sobre o concrto acima citado, publicada na "Gazeta de Notcias" de 28/6/1886. 14 Crtica do concrto realizado por Nepomuceno no "Imperial Conservatrio de Msica", assinada por O. Guanabarino. "O Paiz" de 24/7/1887.
O compositor executou a o piano s u a "Romana" em mib, Mazurka em r menor. Berceuse e um "Scherzo Fantstico".

15 Retrato de Frederico Nascimento, violoncelista, professor, homem de grande cultura e inseparvel companheiro de Nepomuceno at sua morte. Juntos fizeram uma "tourne" de concrtos pelo norte do Brasil, angariando meios para a projetada viagem Europa do compositor C.F.N. 16 Retrato do pianista Arthur Napoleo, outro grande amigo do compositor. 17 Programa do concrto dirigido por R. Kinsman Benjamin no Imperial Teatro D. Pedro II, a 6/6/1887, em benefcio das vtimas dos terremotos da Itlia. Nepomuceno executou na ocasio com Carlos de Mesquita, a dois pianos, a Rapsdia Espanhola de Chabrier. O frontispcio do programa desenho de Angelo Agostini. 18 Carto de Suas Altezas a Serenssima Princesa Isabel, e seu Augusto Esposo, datado de 12/10/1886, convidando o compositor para um ch no Palcio Isabel. C.F.N. 13

VITRINA

N III

19 Primeiras composies de Nepomuceno: Mazuica para violoncelo Nascimento. dedicada a Frederico E. N. M.

Manuscrito original datado de Juiz de Fra, 27/4/1887.

l. a Mazuica p a r a piano "Une Fleui" romance para piano 20 Retrato de Rodolfo Bernardelli. Escultor e grande amigo do compositor. Muito contribuiu p a r a que Nepomuceno realizasse sua ambicionada viagem ao exterior. C.F.N. 21 Grupo fotografado em 1888, por ocasio de um piquenique no stio de Gulter Silva, nos arredores de Fortaleza. C.F.N.
Vm-se Nepomuceno (ainda sem barba), ento em excurso artstica pelo norte do pas com Frederico Nascimento, s u a noiva Riria com seus pais os anfitries, o governador d a Provncia Caio Prado, Antonio Martins, o poeta d a Abolio, Thomaz Lopez (ainda menino), Antonio Salles e outros amigos.

22 Notcias dos concertos realizados por Nepomuceno e Nascimento no "Clube Iracema" em Fortaleza, em abril de 1888, "Gazeta do Norte" de 30 de abril, 7 e 11 de maio de 1888.
Nepomuceno executou sua "Prire" e uma "Dana d e negros". curioso salientar o q u e j em 1888 dizia o comentarista referindo-se a Nepomuceno : "como musico erudito, procura colecionar e assimilar a s canes, a s rias, a s melodias populares. . "

23 Nepomuceno fotografado antes de partir para a Europa. C.F.N. 24 Rodolfo Bernardelli e Angelo Agostini, com Nepumoceno e outros familiares. C.F.N. 25 Instantneo de Nepomuceno com Frederico Nascimento. C.F.N. 14

26 Passaporte de Alberto Nepomuceno. C.F.N.


Em agosto d e 1888, partiu p a r a a Europa a bordo do vapor Adria, d e s e m b a r c a n d o em Gnova.

27 Carta a Frederico Nascimento, escrita de bordo em 27 de agosto. C.F.N.


J muito saudoso Nepomuceno trumentao do "Preldio" de sua e iniciado a "Marcha dos ndios" a i n d a ter composto "Perch" p a r a Rapsdia. comenta ter concludo a insprojetada pera "Porangaba", e "Preldio do 3. ato". Diz canto e piano e revisto s u a

28 Manuscrito do compositor com o roteiro da pera "Porangaba". C.F.N. 29 Liceo Musicale di Santa Cecilia, em Roma, onde Nepomuceno estudou sob a orientao do Maestro Eugnio Terziani.
Por morte deste, p a s s o u a estudar com o Maestro De Sanctis.

30 Outra carta a Frederico Nascimento datada de Capri, 30/5/1890. C.F.N.


Trata d e seus estudos, prximos e x a m e s no Conservatrio de Berlim, e cogita de traduzir desinteressadamente p a r a o portug u s o "Tratado de Harmonia" de De Sanctis, sondando com o amigo a s possibilidades d e fazer adota-lo no Instituto de Msica. Comenta a i n d a o compositor, ter iniciado um "Concertstck" p a r a piano e orquestra, uma suite d e p e q u e n a s p e a s p a r a piano e uma sonata p a r a piano s ou piano e violino ou violoncelo, p a r a o Concurso Rubinstein.

31 Quarteto para 2 violinos, viola e violoncelo. (Sol menor). C.F.N.


Manuscrito original.

32 Quarteto para 2 violinos, viola e violoncelo. (Si menor). Roma, 1890. C.F.N.
Manuscrito original dedicado a Leopoldo Miguez.

15

33 "Un soneto del Dante Tanto gentile tanto onesta per canto e violino con accompagnamento di pianoforte." Para mezzo soprano. Roma, 1889. C.F.N.
Manuscrito original.

34 "Deux Morceaux pour piano-II Mazurka e Nina Nana". C.F.N.

VITRINA

N. IV

35 Nepomuceno com Hermnio Barroso. Retrato tirado em Zurich. C.F.N. 38 Quarteto para 2 violinos, viola e violoncelo. (R menor). Berlim, 1891. C.F.N.
Manuscrito original dedicado a Leopoldo Miguez.

37 _

"Der Wnde Ritter". Versos de H. Heine. C.F.N.


Manuscrito original p a r a canto e piano.

33 "Albumbltter"

n. 1 L M. Publicada como suplemento n. 9 de 15/12/1891 da revista "Arte Musical" (Rio de Janeiro)

A nota gue a c o m p a n h a a msica refere-se a seis Folhas d'Album enviados da Europa pelo compositor. S temos conhecimento de trs.

n. 2 R b M. Publicada como 2. suplemento musical da revista "Renascena' de 1904. n. 3 Si b m. Publicada por E. Bevilacqua, que tambm imprimiu as duas anteriores. 39 Grupo de brasileiros fotografados na Alemanha por volta de 1892. Identificados Nepomuceno, Felix Otero e Silvio Deolindo Fres. C.F.N. 16

j&JVlAjell ^yyi U jj) A ( JGl ftong^

'-vi. 1 ^
\

rI

-h y :

' '

--

)
tvff r p

- Y j1

jjbfej - - & \ r \ C A - ^ |lCt- X u d a ~ tU^

- j C UI Uut-tiuJl L

-jv-^--jeT- twi- '-U- r v i


_

'

f ; ff

--1 f.ErH

f- T- f ' T 4i

103

40 "Souvenir"

p a r a orquestra de cordas. C.F.N.

No frontispcio d a partitura original l-se: "2 Stcke fr Streichorchester: Erinnerung-Spinnlied." S conhecemos a primeira d a s d u a s citadas, que foi executada no Rio de Janeiro em 30 de abril d e 1892, conforme notcia n a "Gazeta Musical" a. 8 d e maio do mesmo ano, p g . 124.

41 Retrato d a pianista norueguesa Walborg Bang, discpula de Grieg e Leschetizky, com quem Nepomuceno casou-se em 1893. C.F.N. 42 Retratos dos filhos do compositor: Eivind, Sigrid e Astrid. C.F.N.
Vrias composies d e Nepomuceno p a r a piano foram escritas especialmente p a r a sua filha Sigrid que, como pianista, apresentava-se em concertos.

43 Carta de Nepomuceno a seu filho Eivind, d a t a d a de 1/12/1907, q u a n d o este se a c h a v a estudando n a Suia. C.F.N. 44 _ "Dromd Lycka". Berlin, 1893. C.F.N.
Manuscrito original p a r a canto e piano.

45 Peas Lricas para piano, ( Anhelo-Valsa-Dialogo-Galhof e i r a ) op. 13. 45 "Valse-lmpromptu" p a r a piano. C.F.N.
Manuscrito original.

47 "Dsirs d'hiver". 1894.

Posie de M. Maeterlinck. Paris, Maio, C.F.N.

Manuscrito original p a r a canto e piano.

43 Caderno manuscrito de Nepomuceno, com varias de s u a s canes escritas entre 1893-1897: a l g u m a s delas, seus primeiros ensaios de canto em lingua portuguesa. C.F.N. 17

Medroso de amor Tu s o Sol. 1894 (J. G a l e n o ) Dsirs d'hiver Oraison. 1894 (M. Maeterlinck) Eu no te posso dizer mais n a d a (Amo-te) Ora dize-me a verdade. 1894 (J. de Deus) Mater Dolorosa ( G . Crespo ) Desterro. 1894 ( O . Bilac) Dromd Lycka. 1893. Einklang Herbst Gedicht Sehnsucht nach vergessen. 1894 (N. Lenau) Les yeux lus Au jardim des rves Il flotte dans l'air. 1895 (H. Piazza) Morta (A. Salles) Cantos de Sulamita. 1897 (M. Teixeira) Ave Maria. Pascoa 1897 (J. Galeno) Ecce Panis. (1911) 49 "Zeugniss des Stern'schen Konservatoriums der Musik in Berlin. Berlin den 21sten Mrz 1894." C.F.N.
Diploma dos cursos de piano, orgo e composio. Nepomuceno apresentou dois trabalhos n a s provas finais do Conservatrio de Berlim, onde permaneceu d e 1892 a 1394: Suite p a r a orquestra d e cordas e Scherzo, regendo, com sucesso, a Orquestra Filarmnica de Berlim.

50 Scherzo. Berlin, 1894. C.F.N.


Manuscrito original p a r a orquestra.

51 Suite

Antique. E.N.M.
Manuscrito p a r a orquestra d e cordas. Supomos q u e esta p e a e a anterior tenham sido os trabalhos a p r e s e n t a d o s por Nepomuceno, n a s provas finais do Conservatrio de Berlim.

52 Notcia do concerto de msica brasileira realizado n a Salle d'Harcourt em Paris, em 5/2/895 em benefcio d a Sociedade Brasileira de Beneficncia, sob a direo de Francisco Braga e com a participao de Nepomuceno regendo duas de suas obras sinfnicas: Suite Antique e Scherzo d a Sinfonia em sol. Publicada na revista "A Semana" de 23/3/1895. 18

VITRINA

N. V Instrumentado de M.C.

53 Hino da Proclamao da Repblica. memria por Francisco Braga.


Manuscrito original do instrumentador.

54 Retrato do Maestro Francisco Braga, companheiro de Nepomuceno e grande divulgador de sua obra, no Brasil e no estrangeiro. 55 Declarao do compositor sobre penses e auxlios recebidos para custear sua viagem de estudos Europa. Publicada no "Jornal do Comercio" de 9/8/1895.

VITRINA

N. VI

56 Ttulo de nomeao de Alberto Nepomuceno p a r a professor de orgo do Instituto Nacional de Msica. Datado de 17 de abril de 1894, tendo o compositor tomado posse n a Legao do Brasil em Paris, a 27 de junho de 1895. C.F.N. 57 Msica incidental de Nepomuceno p a r a a "Electra" de Sfocles, em verso francesa, de C. Chabault. C.F.N.
Rascunho manuscrito.

58 Programa de apresentao em Sainte Barbe des Champs, do drama "Electra' de Sofocles em traduo francesa de Charles Chabault, professor naquela localidade, com msica de A. Nepomuseno. Datado de 30 de maio de 1895. C.F.N. 53 Crtica publicada no jornal "La Plume" de Paris e transcrita no "Jornal do Comercio" de 3 de agosto de 1895.
"O Sr. Alberto Nepomuceno comps p a r a e s s a notvel traduo, u m a msica de c e n a original e muito arcaica, ora tocante, ora faustosa, sempre a p r o p r i a d a situao e a o texto q u e ela acompanha."

19

60 Carta de C. Chabault, datada de Paris 13/7/1899, referindo-se a uma possvel apresentao d a pea acima citada na capital francesa.
No conseguimos mais esclarecimentos confirmando esia apresentao.

C.F.N. 61 Programa do concerto realizado por Nepomuceno no Instituto Nacional de Msica, a 4 de agosto de 1895. Recm-chegado d a Europa, aps uma ausncia d o sete anos, apresentou-se Nepomuceno como organista e pianista, num programa onde figuravam vrias de suas obras em primeira audio; Sonata p a r a piano, trechos de msica de cena para a "Electra" de Sfocles, canes com versos de N. Lenau, H. Piazza, Joo de Deus ( O r a dize-me a verdade e Amo-te muito) G. Crespo (Mater Dolorosa) e J. Galeno (Tu s c sol) C.F.N.

62 Crtica do concerto acima citado, publicada no "Jornal do Comercio" de 5/8/1895.


"O concerto foi um triunfo esplndido p a r a o Sr. A. Nepomuceno, que foi c o n s a g r a d o artista superior pelo pblico que o aclamou em um entusiasmo d e l i r a n t e . . . "

63 Sonata em f menor para piano. C.F.N.


Manuscrito original.

64 2 Canes para meio soprano com acompanhamento de piano: 1. Ora dize-me a verdade. 2. Amote- muito. Versos de Joo de Deus. CM.A. 65 2 Canes p a r a canto com acompanhamento de piano: Mater Dolorosa (G. Cresoo) e Tu s o sol (J. Galeno). C.M.A. 20

6S Nepomuceno e o canto em portugus. A propsito de uma cano de Gabriel Dufriche. "Jornal do Comrcio" de 24/9/1895.
Recm-chegado d a Europa e j trazendo consigo a l g u m a s canes em lingua portuguesa, Nepomuceno inicia logo, contra a opinio geral d a poca, s u a c a m p a n h a em prol do canto em lingua verncula, p a r a a q u a l contribuiu com a s mais b e l a s p g i n a s de seu estro musical.

67 Carta de Alexandre Guilmant, de 18 de outubro de 1895, acompanhando uma declarao sua sobre os mritos musicais de Nepomuceno, que com le fizera estudos de aperfeioamento de orgo, em Paris. C.F.N. 68 Nmero de 31 de Maio de 1896 da revista "Amphion" (Lisboa) com extensa biografia do jovem e talentoso msico cearense.
Transcrita do "Comrcio de Pernambuco" de dezembro 1895. A s s i n a d a : I . P . de

69 Programa do concerto no Cassino Fluminense, a 27 de outubro de 1895, com orquestra regida por Nepomuceno. O compositor apresentou duas d e suas obras : "Souvenir", j ouvida anteriormente no Rio, e "Intermezzo" d a Suite Brasileira, obra esta executada completa, em primeira audio, dois anos mais tarde. 70 Crtica do concerto no Cassino Fluminense, publicada no "Jornal do Comercio" d e 29/10/1895. 71 Retrato de Nepomuceno tirado n a poca que regressou da Europa. 72 Programas d a l. a Srie de 8 concertos com a Orquestra da "Associao de Concertos Populares", sob a regncia de A. Nepomuceno, realizados de junho a setembro de 1896. No ltimo concerto d a srie, foi ouvida a "Dana de pretos" ( b a t u q u e ) da Suite Brasileira, a qual, segundo nota no programa, j fra executada durante a estada do compositor n a Europa, no "Tonhalle" de Zurich, "onde teve as honras do bis." 21

73 Comentrio de Vianna da Motta sobre a srie de Concertos Populares realizada em 1896, no artigo "Musica no Brazil" "Amphion" (Lisboa) n. :8 de 30/9/1896, pg. 140. 74 Crticas sobre esses concertos, publicadas no "Jornal do Comrcio" de 15 e 23/6/1896 e 21/9/1896.
"O Maestro Nepomuceno, a o subir o estrado p a r a comear o concerto, foi recebido pelo pblico e p e l a orquestra com uma m a n i f e s t a o . . . Somos solidrios com esses a p l a u s o s q u e revelam da parte do pblico o reconhecimento dos esforos extremos e do trabalho infatigavel e perseverante do jovem Maestro p a r a dar-nos boas sesses s i n f n i c a s . . . "

22

M A T U R I D A D E

VITRINA

N. VII

75 Programa do 15. Concerto histrico de Luigi Chiaffarelli. em 10/7/1897, guando a ento menina Antonieta Rudge executou a "Galhofeira" da suite de "Peas lricas", d e Nepomuceno. 76 Programas da 2 Srie de 5 concrtos com a Orguestra d a "Associao de Concrtos Populares", sob a regncia de A. Nepomuceno, realizados de junho a agosto de 1897. 77 Programa do Concrto-Alberto Nepomuceno no salo do Instituto Nacional de Msica em 1/8/1897. Foram ouvidas em primeira audio as seguintes obras: Sinfonia em sol menor. Suite Brasileira, Uiras, Suite An tique ( v e r s o p a r a orguestra d e c o r d a s ) e Epitalmio. 78 Crtica do concrto acima citado no "Jornal do Comrcio" de 2/8/1897.
"Em tempo a ptria do jovem maestro fez-lhe a generosidade de uma penso, gue lhe permitisse o estudo d a arte nos grandes centros e u r o p e u s . . . O talentoso cearense a c a b a de resgatar cabalmente essa dvida, doando a sua ptria, p a r a o escrnio d a s suas glrias, essa joia musical, cujos reflexos diamantinos iro levar gueles centros de cultura artstica, a luz do talento genial e da inspirao a l e v a n t a d a de um brasileiro, cujo nome est definitivamente g r a v a d o n a pgina destinada pela histria gueles gue engrandecero seu pas pelas mais sublimes produes da inteligncia."

23

79 Sinfonia em sol menor.

E.N.M.

Manuscrito original dedicado a Leopoldo Miguez. No frontispcio l-se: "Para a Biblioteca do Instituto Nacional de Msica o Autor. Rio, 18 agosto 1913." Manuscrito original d a reduo p a r a piano a quatro mos feita pelo compositor, doado Biblioteca Nacional pela Sra. Laura O. Rodrigo Octvio.

80 "Suite Antique"

pour le piano forte. op. 11. C . F N.

Dedicada a Henrique Bernardelli.

81 Suite Brasileira p a r a orquestra. E.N.M.


Manuscrito.

82 Epitalamio. Soneto de Antonio Salles. Verso para canto e orquestra. C.F.N.


Manuscrito original.

83 rtemis. Verso francesa de Iwan d'Hunac e Luiz de Castro. Representada pela primeira vez no Theatro Lyrico do Rio de Janeiro, em 14 de outubro de 1898, por iniciativa do Centro Artstico, sob a regncia de Leopoldo Miguz. Manuscrito original dedicado a Luiz de Castro. E.N.M. 84 Retrato de Leopoldo Miguz. 85 "Artmis". pisode lyrique en un acte. Livret de Coelho C.F.N.
Cpia manuscrita do compositor.

Netto. Musique de Alberto Nepomuceno.

86 Programa de apresentao do episdio lrico "rtemis" pelo Centro Artstico, em 18 de outubro de 1898 (2. rcita) no Teatro S. Pedro de Alcntara. C.F.N. 24

87 Noticirio e crtica sobre a apresentao de "rtemis". "O Paiz" de 16/10/1898 e "Gazeta de Notcias" de 16/10/1898.
"Parece q u e a impresso g e r a l do pblico foi d e s u r p r e s a diante d e s s a msica, escrita num estilo q u e novo p a r a le e q u e est em formal oposio com tudo quanto estamos acostumados a ouvir no Lrico. De fato, o talentoso Maestro, tendo d e pr em msica o poemeto de Coelho Netto, inspirou-se n a moderna escola w a g n e r i a n a e acompanhou pari passu o libreto, traduzindo em harmonias e s t r a n h a s e misteriosas o estranho e doloroso episdio..."

88 Carto de Nepomuceno a Coelho Netto, enviando exemplar impresso de sua obra "rtemis." 89 Retrato de Nepomuceno datado de Petrpolis, 5 de agosto 1889. C.F.N.

VITRINA

N. VIII

90 Retratos de Nepomuceno tirados em Cristinia (antiga capital d a Noruega) 1901. C.F.N. 91 Programa do concerto de Barrozo Netto, no salo do Instituto Nacional de Msica, em 24 de novembro de 1901. Foram executadas em primeira audio por Carlos de Carvalho, incansvel intrprete de Nepomuceno, "Sono" e "Le Miroir d'or". 92 Carta de Nepomuceno a Luiz de Castro, d a t a d a de Berlim, 27/6/1901. C.F.N.
Referindo-se questo d a sucesso Miguz, no Instituto d e Msica assim se manifesta o compositor : "Qualquer idia neste sentido d e v e vir do Governo mesmo, pois eu quero ter liberdade completa de agir, e quero ter sempre a c a b e a l e v a n t a d a p a r a poder g u a r d a r com dignidade o decoro do cargo q u e o Miguz honrou e do q u a l firmou a tradio."

93 Notcia sobre o banguete oferecido a Nepomuceno por ocasio de sua nomeao p a r a Diretor do Instituto Nacional de Msica. "Gazeta de Notcias" 27/7/1902. 94 Bilhete de A. Napoleo, de 25/7/1902, congratulando-se com o amigo, na data festiva de sua nomeao. C.F.N. 25

95 Nepomuceno. Caricatura de Raul Pederneiras publicada no "Tagarela" de 4/6/1903. 96 Hymno do Cear na comemorao de seu tricentenrio 1603-1903. Poesia de Thomaz Lopes. C.M.A.
Feito por encomenda do Baro Studart, celebrando o tricentenrio d a vinda dos primeiros portugueses a o C e a r .

97 Hymno do Cear. Versos de Thomaz Lopez. C.F.N.


Manuscrito original do poeta.

98 Carta de Coelho Netto, datada de Campinas, 3 de setembro de 1903. Demonstra seu entusiasmo pelo Hino acima citado e j faz referncia sua projetada "Pastoral". C.F.N.
"Belo! Belssimo! o teu Hino do C e a r . . . uma p g i n a soberba, cheia de sol e de heroismo, bem nossa, do nosso Norte ardente!"

99 Variations sur un thme original pour piano. Op. 29.


Manuscrito original dedicado a o pianista Alfredo O s w a l d e doado Biblioteca Nacional pela Sra. Sissy Oswald.

100 Serenata

para quinteto de cordas. C.F.N.


Manuscrito original.

101 Cartas de Coelho Netto a Nepomuceno, de 9/3 e 17 4/902 sobre o projeto de criao de um "Instituto de Educao Artstica" em Campinas, com o intuito de incrementar o gsto artstico na cidade paulista. Pede-lhe composies suas, inclusive "Uiaras", para execuo em concerto. C.F.N. 102 Philomela. Versos de Raymundo Corra. Op. 18 n. 2. Verso para canto e orquestra. C.F.N.
Manuscrito original.

26

103 Corao indeciso.

Versos de Frota Pessoa. Op. 30 n. 1. C.F.N.

Manuscrito original p a r a canto e piano.

VITRINA

N. IX

104 A. Nepomuceno. Desenho original de R. Bernardelli. 1904. C.F.N. 105 Argumento d a "Pastoral" de Coelho Netto. C.F.N.
Manuscrito original do escritor.

106 Em Bethleem.

Auto Pastoril de M. Coelho Netto. Op. 25. E.N.M.

Manuscrito original.

107 4 Cartas de Coelho Netto datadas de outubro e novembro de 1903. Comenta com entusiasmo a colaborao musical de Nepomuceno na sua "Pastoral". C.F.N.
"Que beleza! Estamos t r a b a l h a n d o valentemente e creio q u e o Auto f a r um ruidoso sucesso. Tenho pedidos d e bilhetes de vrios pontos do Estado, e o teatro s e r p e q u e n o p a r a conter os q u e d e s e j a m qozar, no o q u e escrevi, m a s o que fizestes: tu, e O s w a l d e o Braga. . . A tua parte, sobretudo, mais a b u n d a n t e e mais bela, a preferida dos msicos.. . Os ensaios so um encanto! Ontem, noite, q u a n d o o Euclides nos a p a r e c e u com a t u a msica, foi um delrio! Esperam-te a q u i em dezembro. .

108 Descrio, com o texto completo de Coelho Netto, do espetculo de estria d a "Pastoral" em Campinas, dirigida por Nepomuceno em 25 de dezembro de 1903, (In Revista do Centro de Cincias, Letras e Artes de Campinas, de 31 de janeiro de 1904. pag. 43-54.)
A obra de Coelho Netto foi l e v a d a cena por iniciativa do Club Livro Azul de Campinas, com musica expressamente escrita pelos seguintes compositores brasileiros: Preldio por S a n t ' A n a Gomes, 1. Episdio por H. Oswald, 2. Episdio por Francisco Braga e 3. Episdio por A. Nepomuceno. Com g r a n d e sucesso, foram d a d a s trs apresentaes da pea.

27

109 Notcias sobre a estria d a "Pastoral" em Campinas no "Estado de So Paulo" de 27/12/1903. 110 Notcias sobre a apresentao da "Pastoral", no Parque Fluminense, no Rio de Janeiro, em 1906. " O Paiz" de 17 e 19/10/1906. 111 Retrato de Coelho Netto. 112 12 Canes com acompanhamento de piano. Porto, J. V. Moreira de S e Rio de Janeiro, Vieira Machado & Cia. [1904] 2 cadernos.
Com a publicao desta coletnea d e 12 canes em lingua portuguesa, Nepomuceno v consolidados seus dez a n o s de luta em prol do canto em vernculo.

113 Programa de concerto de Carlos de Carvalho no Instituto Nacional de Msica, em 10 de outubro de 1904. 114 _ "Doior Supremus". C.F.N.
Manuscrito original dos versos d e O. Duque-Estrada.

115 Carta de Machado de Assis, de 27/7/1904, agradecendo a incluso de "Corao triste" no lbum de canes musicadas por Nepomuceno. C.F.N. 116 Carto de Raymundo Corra agradecendo a Nepomuceno lbum de "Canes". C.F.N. VITRINA N. X

117 Programa do Grande Festival com Orquestra no Teatro Lrico, em 10/6/1S04, com a participao de H. Bauer, P. Casals, E. Schelling e A. Napoleo. Foram apresentadas em primeira audio as "Valsas Humorsticas" (nos. 1, 2, 4 e 6 ) de Nepomuceno, executadas pelo pianista norte-americano Ernesto Schelling, sob a regncia do compositor. 28

118 Crtica do Festival, publicada no "Jornal do Comrcio" de 12/6/1904. 119 Retrato de Ernesto Schelling, pianista norte-americano, aluno de Paderevski. 120 Carta de Schelling a Nepomuceno. C.F.N. 121 "Valses humoristiques pour piano et orchestre. Rduction a deux pianos par Arthur Napoleo." C.A.C.
Manuscrito original com a seguinte dedicatria: "Ao excelente amigo, a o eminente autor do Abul, na noite de 16 setembro de 1913, oferece A. Napoleo."

122 Programa do Ccncrto-Festival organizado por Arthur Napoleo no Instituto Nacional de Msica, em 20/10/1904. C.F.N.
O concerto foi a d i a d o p a r a o dia 28 do mesmo ms, q u a n d o se executou, em primeira audio, o Preldio de "O G a r a t u j a " comdia lrica extrada do romance de Jos de Alencar. A orquestra sob a regncia do compositor.

123 Garatuja. Comdia lrica extrada do romance de Jos de Alencar, em 3 actos. Preldio. C.F.N.
Fotografia d a primeira p g i n a do manuscrito original.

124 Crticas do Concrto-Festival publicadas nos seguintes jornais: Gazeta de Noticicias de 31/10/1904. Jornal do Comrcio de 30/10/1904. O Paiz de 30/10/1904 ( O s c a r Guanabarino). Correio da Manh de 31/10/1904 ( " S " )
"A impresso produzida por e s s a curiosa e bela p g i n a musical foi realmente extraordinria. Houve por p a r t e do pblico uma exploso de entusiasmo sincera e vibrante fato este tanto mais digno d e ser registrado que esse Preldio construdo sobre motivos p o p u l a . o s b r a s i l e i r o s . . . E a se nota igualmente a predileo do autor d a Suite Brasileira pelos nossos cantos pop u l a r e s predileo tanto mais p a r a ser elogiada, quanto s assim ser possvel a criao de uma msica brasileira. Ainda um dia se h de reconhecer o servio inestimvel que u nossa arte musical est prestando N e p o m u c e n o . . . "

29

125 Artigo de Osrio Duque-Estrada sobre a estria do Preldio de "O Garatuja", n a "Gazeta de Notcias" de 3/11/1904. 126 Bilhete de Nepomuceno a Joo Itiber da Cunha, datado de 14/10/1907, pedindo emprestado, para estudo, o manuscrito autgrafo da parte de canto do Hino Nacional de Francisco Manuel da Silva. C.A.C.
Note-se que os versos de Osrio Duque Estrada (que era amigo de Nepomuceno) d a t a m de 1909. Este manuscrito q u e pertence hoje biblioteca d a Escola Nacional de Msica, talvez tenha sido a ela doado por sugesto de Nepomuceno.

127 Fotografia de Nepomuceno ao piano. C.F.N. 128 Notcia publicada n a "Tribuna de Petrpolis" de 18/2/1905 sobre o concerto dado por Nepomuceno no Clube dos Dirios, guando foram apresentadas em primeira audio vrias obras s u a s : Tema e variaes op. 28 ao piano o compositor. Devaneio e Improviso op. 27 e Folha d'Album, para piano. Turguesa e Hidrfana (versos de Luis Guimares Junior.) Trovas (versos de O. Dugue-Estrada e Magalhes Azeredo). 129 Improviso para piano. op. 27 n. 2.

1. Prmio do "Concurso de Msica Renascena." Publicado como Suplemento Musical d a Revista "Renascena" n. 10 de dezembro de 1904.

130 Tema e Variaes op. 28. C.M.A.


Manuscrito original p a r a piano com o titulo d e "Variaes sobre um tema original".

131 Programa do concerto sinfnico no Instituto Nacional de Msica em 27/8/1906. Audio de obras de A. Nepomuceno.
Foram executados em l . a audio "Fragmentos do 3. ato d a a o legendria Abul". O resto do p r o g r a m a constou d a Sinfonia em sol menor, Valsas humorsticas, Suite Brasileira, 4 Canes e Preldio de "O G a r a t u j a . " Orquestra regida pelo compositor.

30

132 Devaneio,

op. 27 n. 1 p a r a piano.
"Renas-

Publicado no 17. Suplemento Musical d a Revista cena" de julho de 1905.

133 Dr sem Consolo. Versos do Conde Afonso Celso. op. 32 n. 2. Verso p a r a canto e orquestra de cordas. C.F.N.
Manuscrito original.

134 Despedida. Versos de Carlos Magalhes de Azeredo. Para canto e orquestra de cordas. C.F.N.
Manuscrito original.

135 Turquesa. Versos de Luis Guimares Jnior. Orquestrada p a r a voz mdia. C.F.N.
Manuscrito original .contendo tambm um esboo d a s "Trovas alegres" com versos d e C. M a g a l h e s de Azeredo.

136 Abul.

3. ato (Esboo) C.F.N.


Manuscrito original (incompleto)

137 Noturno p a r a piano. op. 33.


Cpia feita pelo compositor d a t a d a de 19/6/1907. Doao d a Sra. Laura O. Rodrigo Octvio.

138 Programa de Concerto do Centro Musical do Rio de Janeiro, em 5/10/1907, sob a regncia de Francisco Braga. Foi executada a "Suite Antique" em verso p a r a orquestra. 139 3 Programas de concrtos com a participao de Alberto Nepomuceno e outros artistas brasileiros. (1906-1908) 140 Programa do concrto de Carlos de Carvalho no Instituto Nacional de Msica, em 14/6/1907. 31

VITRINA

N. XI

141 Programas da Srie de concertos organizada por Alberto Nepomuceno para a Exposio Nacional de 1908 Comemorativa do Centenrio d a Abertura dos Portos.
Foram realizados, com g r a n d e sucesso, 26 concertos, de 13 de agosto a 10 de outubro de 1908, regidos por Nepomuceno, Francisco Braga e Assis Pacheco. De Nepomuceno foram executadas em primeira audio: "Romanza e Tarantela" p a r a violoncelo e orquestra em 1 de outubro e "Ao Amanhecer" p a r a orquestra, em 27 de agosto.

142 Ao amanhecei.
Manuscrito original p a r a canto e orquestra.

C.F.N.

143 Fotografia do Teatro Joo Caetano ( n o recinto d a Exposio) onde se realizaram os concertos. 144 Crticas sobre os Concrtos na Exposio, publicadas no "Jornal do Comrcio" de 16/8/1908 e 2, 4 e 9/9/1908. 145 3 Programas de concrtos sinfnicos regidos por Nepomuceno em 1909. 146 Retrato de Nepomuceno tirado em Paris. C.F.N. 147 Notcia sobre o Concerto de Msica Brasileira realizado em Bruxelas, publicada no Jornal do Comrcio de 30 de agosto de 1910.
Comissionado pelo Governo brasileiro, empreendeu Nepomuceno sua 3. a viagem Europa, com a incumbncia de divulgar a msica brasileira. Aps dois concrtos n a Exposio de Bruxelas, apresentou-se em Genebra, no Parc des Eaux Vives, no dia '7 de setembro, em concrto celebrando a d a t a d a Independncia brasileira. No dia 17 do mesmo ms regeu a Orquestra dos Concertos Colonne, n a Salle G a v e a u .

148 Programa do Concrto de Msica Brasileira realizado na Salle Gaveau em Paris, a 17 de setembro de 1910. Orquestra dos Concrtos Colonne sob a direo de Nepomuceno.
Ouviu-se o Concerto p a r a violino d e H. Oswald e de Nepomuceno: Preldio do G a r a t u j a , Sinfonia, Fragmentos de Abul e Suite Brasileira.

32

j A,. Vv. T W - ^ ? .

Ou,'

/-,

ti ir <b-k^cov; s

if V Voa^ .

T V U ''XUL^ u

r ^

Q 3 p u i * .

/.

/ T A vuJ Lv^j TX , /H-..-. .


U

Q eco / WH

Y ^ ^ ^

210

149 Crticas do "Concert Brsilien" na Salle Gaveau, publicadas em "Le Monde Musical" de 30/9/1910 e "Le Guide Musical" de 25/9/1910. E.N.M. 150 Noticia sobre o concerto n a Salle Gaveau, publicada n a "Gazeta Artstica" de 13/1/1911.

VITRINA

N. XII

151 "A Cigana". Opereta em 3 atos de Eduardo Rivas. (pseud. de Luiz de Castro) Msica de Joo Valdez (pseud. de Nepomuceno) Romana do 3. ato (canto e p i a n o ) Valsa ( p i a n o ) Entre-Ato Valsa ( p i a n o )
Manuscrito original "Copiado por Alb. Nepomuceno p a r a s u a b o a a m i g a D. Nini." (esposa d e seu g r a n d e amigo Luiz d e Castro).

152 "Razo e amor". Para canto e piano.


Manuscrito original d a t a d o de junho d e 1911. Este e os trechos do item anterior (n. 151), doados Seo d e Msica d a Biblioteca Nacional p e l a Sra. Laura O. Rodrigo Octvio.

153 "Les Matres Contemporains de l'Orgue." Pices indites pour orgue ou harmonium. Recuellis et publies p a r l'abb Jos. Joubert. Paris, Ed. M. Senart. 8 vols. De Nepomuceno Vol. VI: Prlude e Fugue (Sol M e Sol m ) Vol. VII: Offertoire ( R m ) - V A i (V)

E.N.M. 154 Carta do A b a d e Jos. Joubert, de 10/7/1912, sobre a antologia acima referida. C.F.N.

155 Carta de Nepomuceno ao Abade Joubert, agradecendo a oferta de um exemplar de "Les Matres Contemporains d e l'Orgue". Datada de 8/8/1912. C.F N

158 2 fotografias feitas por ocasio da inaugurao do novo pavilho de aulas do Instituto Nacional de Msica, em 16/4/1913. Presentes as autoridades oficiais, o diretor da Casa Alberto Nepomuceno, professores e alunos. Publ. na "Ilustrao Brasileira" n. 95 de 1/5/1913. 157 Fotografia de Nepomuceno em seu gabinete de trabalho no Instituto Nacional de Msica, cercado de auxiliares. Publicada na "Ilustrao Brasileira de 1/1/1910.
Aparecem tambm n a fotografia, estantes com livros o fichrio da Biblioteca da Escola, que Nepomuceno com o maior carinho organizou e desenvolveu, equipando-a com a s obras b s i c a s d a literatura musical d a poca.

158 Instantneo batido na residncia do Dr. Jos Carlos Rodrigues (proprietrio do Jornal do Comrcio) por ocasio da visita de Paderevski ao Rio de Janeiro, em 1911. 159 Programa d a estria mundial da pera "Abul", no Teatro Coliseo de Buenos Aires, em 30/6/1913, sob a direo de Gino Marinuzzi. C.F.N.
A p r e s e n t a d a tambm em Rosrio e Montevido.

160 Notcia sobre a estria de "Abul" em Buenos Aires, publicada em "La Prensa" de 1/7/1913 e no "Estado d e So Paulo" de 2/7/1913. 161 Caricatura de A. Nepomuceno publicada en "El Nacional" de Buenos Aires, em 26/7/1913. C.F.N. 162 Menu do banquete oferecido por brasileiros residentes em Buenos Aires ao distinto Maestro Sr. Alberto Nepomuceno. 22/7/1913. C.F.N. 163 Carta de Nepomuceno a Alfredo Bevilacqua, d a t a d a d e Buenos Aires, 3 de julho de 1913, agradecendo a manifestao de solidariedade e regosijo do corpo docente do Instituto Nacional de Msica, por seu triunfo em Buenos Aires, com a estria d a pera "Abul". C.F.N. 34

164 Programa do Concerto Sinfnico de msica brasileira realizado no Teatro Coliseo, em 21/7/1913, sob a regncia de A. Nepomuceno. Foram executadas peas de C. Gomes, H. Oswald, L. Miguz e de Nepomuceno : Sinfonia, Interldio da pera Abul e Preldio de O Garatuja. C.F.N. 165 Carto de Nepomuceno agradecendo a Coelho Netto q telegrama de congratulaes por seu triunfo em Buenos Aires. 3/7/1913. 166 Flagrante d a chegada de Nepomuceno no Caes Pharoux, vindo de Buenos Aires, aps a estria de sua pera "Abul". "Figuras e Figures" de 31/7/1913. 167 Fotografia do banquete oferecido a Nepomuceno no restaurante Assrio, no Rio de Janeiro em 29/7/1913, homenagem dos msicos brasileiros aps seu sucesso em Buenos Aires. Saudou o homenageado, seu grande amigo Luiz de Castro. Publicada n a "Ilustrao Brasileira" n. 102 de 16/8/1913.

VITRINA

N. XIII

168 Notcia sobre o concrto regido por Nepomuceno em S. Paulo, n a inaugurao do monumento em homenagem ao Padre Feij. "Estado de S. Paulo" de 25/5/1913.
Aps o espetculo a orquestra ofereceu-lhe uma batuta e o Centro Musical d e S. Paulo, u m a m e d a l h a c r a v e j a d a de brilhantes como recordao d a s u a e s t a d a em S. Paulo.

169 Programa d a estria de "Abul" no Teatro Municipal do Rio de Janeiro em 10/9/1913. C.F.N. 170 Crtica do espetculo de estria no "Jornal do Comrcio" d e 11/9/1913.
"Musicalmente, esses 3 atos afirmam elonquentemente, d e princpio a fim. n o s u m a virtuosidade tcnica admiravel, m a s tambm a conscincia d e uma a r t e s u p e r i o r . . . A noite d e ontem, foi d e verdadeiro triunfo p a r a o Maestro Nepomuceno."

35

171 Retrato de Nepomuceno tirado por Huberti & cia. C.A.C. 172 Instantneo batido no Rio de Janeiro: Nepomuceno com Mcio Teixeira e o Prefeito Gen. Bento Ribeiro. Publicado no "Fon-Fon" de 9/8/1913. 173 Notcia da representao de "Abul" em S. Paulo. "Estado de S. Paulo" de 1/10/1913. 174 Nepomuceno rodeado de alunos, na Academia de Direito de S. Paulo. "Fon-Fon" de 25/10/1913. 175 Missa para cro e orgo. (R menor.)
Manuscrito original datado: "Deus s e j a louvado, 8 Dez. 1914." Doado Seo d e Msica d a Biblioteca Nacional p e l a Sra. Sissy Oswald.

176 Nossa Velhice.

Letra de Emilio de Menezes. C.F.N.

Manuscrito original p a r a canto e piano d a t a d o d e fevereiro de 1914.

15 d e

177 Flores. Versos de Rabindranath Tagore. C.F.N.


Manuscrito original p a r a canto e piano d a t a d o d e 27 d e Agosto, 1914.

179 Sinos de Natal. Dedicado a SS.AA.RR. os Principes Leopoldo, Carlos e Maria Jos d a Blgica. Composto p a r a " O Imparcial". Rio de Janeiro, 27/12/1915.
Manuscrito original doado Biblioteca Nacional p e l a Laura O. Rodrigo Octvio. Sra.

179 "Concert de Musique Brsilienne l'occasion du Cinquime Congrs de la Soc. Internationale de Musique, donn par M. Elpdio Pereira | Paris | Salle Erard, 11 Juin 1914."
Acompanha o p r o g r a m a um resumo histrico sobre msica no Brasil. Foi executada n a ocasio a "Prire" de Nepomuceno, orquestrada por E. Pereira.

36

^t^a /lof*,*- / L-<-/

A f / ^ ^ ht/<{

Tlu?._

235

180 Minuta d a nota enviada por Nepomuceno a E. Pereira, em 7/7/1914, na qual diz ele: "Entristeceu-me profundamente que V. se tenha servido de u m a velha composio minha, sem minha expressa autorizao, p a r a um concerto em P a r i s . . . lamento tambm ter de manifestar-lhe meu desapontamento com a leitura d a "Monografia sobre a Musica no Brazil" que, alm do mais, no se compadece com a verdade histrica." C.F.N. 181 Comentrios de Luiz de Castro sobre o Concerto d e Msica Brasileira em Paris, no "Jornal do Comrcio" de 9/7/1914 e 6/8/1914. 182 Hino a Alsacia-Lorena. Letra de O. Duque-Estrada.

183 Carta de Nepomuceno a Oscar Lopes, ento Presidente d a Soe. de Homens de Letras, concitando-o a protestar, em nome dos intelectuais brasileiros, pelo bombardeamento por avies alemes, de igrejas, universidades e teatros de Lige. Datada de 8/8/1914. C.F.N. 184 Caricatura de Nepomuceno por Mauro do Amaral, em "Figuras e Figures de 9/10/1913.

VITRINA

N. XTV

185 "Abul". Ao legendria em 3 atos e quatro quadros, inspirada em um conto de Herbert C. Ward.
Manuscrito original, d a t a d o de 23 de agosto de 1905, d o a d o Seo d e Msica d a Biblioteca Nacional pela famlia do compositor. A idia de redigir um libreto p a r a uma pera, b a s e a d o no "Romance d a F" de H. C. W a r d , surgiu em m e a d o s d e 1899, tendo Nepomuceno escolhido o ttulo "Pela F" p a r a a obra ento em e l a b o r a o . Depois de terem sido feitas inmeras alteraes, inclusive no ttulo, em fins de 1903 iniciou Nepomuceno a composio d a p a r t e musical, q u e terminou em 1905. Conforme anotaes do prprio compositor, iniciou a instrumentao d a p e r a em maro e terminou-a em agosto de 1905. Neste mesmo ano, c a s o raro, foi a obra includa no repertrio d a Companhia Lrica Italiana d e Luigi Mancinelli, p a r a ser a p r e s e n t a d a em primeira a u d i o o que, n a verdade, s se realizou oito a n o s mais tarde.

37

183 Retrato de Nepomuceno tirado em Paris. C.A.C. VITRINA N. XV

187 "O Insucesso de Abul em Roma; uma interessante entrevista com o maestro Nepomuceno em "A Noite". 15/5/1915. 183 "Ali Illustre Maestro Alberto Nepomuceno Questo modesto ricordo offrono in Omaggio alie Sue preclare doti d'intelletto e di cuore che tanto lo distinguono alcuniammiratori Romani, quale pegno di alta stimn sincera ammirazione e profondo rispetto per il grandioso sucesso riportato per il dramma Lirico: "Abul". Roma, il 17 Aprile, 1915. C.F.N. 189 "O Maestro Nepomuceno e a opera Abul". Notcia sobre a estria da pera em Roma, no Teatro Costanzi, em 15/4/1915, publicada pelo "Estado de S. Paulo" de 19/5/1915. 190 "L'opra di un Maestro brasiliano al Costanzi". Entrevista publicada em "Vita Coloniale" (Roma) de 11/4/1915. C.F.N. 191 Carta de Nepomuceno a Walter Mocchi, datada de 24/13/1913, onde ele j cogita da apresentao d a sua pera "Abul" em Roma, fato que s se verificou dois anos mais tarde. C.F.N. 192 2 Fotografias feitas em Roma, prximo ao Coliseu, n a poca da estria de "Abul". Nepomuceno com correspondentes de jornais. C.F.N. | 193 Retrato de Nepomuceno em Roma com Magalhes Azeredo, na poca da apresentao de sua pera "Abul". C.F.N. 38

194 Carta de Magalhes Azeredo a Nepomuceno, d a t a d a de 31/12/1916. C.F.N.


O libreto dendo, compor poeta e escritor comenta a questo d a e l a b o r a o de um b a s e a d o no d r a m a "O Contratador de Diamantes" atensupomos, pedido d e Nepomuceno, que deve ter pretendido uma pera b a s e a d a n a q u e l e texto.

195 Programa do concerto no Salo da Associao dos Empregados do Comercio em 1. de julho de 1915, quando foram apresentadas em primeira audio a s canes : Olha-me e Numa concha, interpretadas por Isabel Verney Campello. 196 Noticia do concerto acima citado, publicada no "Jornal do Comercio" de 2/7/1915. 197 Ocaso. No album de S. M. a Rainha de Portugal a

Senhora D. Amelia. Poesia de Thomaz Lopez. 193 Olha-me. Soneto de Olavo Bilac. 199 Numa concha. Poesia de Olavo Bilac.

200 Caricatura de Nepomuceno por J. Carlos, na "Careta" de 10/5/1913. VITRINA N. XVI

201 Programa do concerto do Trio Barrozo-Milano-Gomes no Salo do Jornal do Comercio, em 31/8/1916, quando se executou em primeira audio o Trio em f sustenido menor de Nepomuceno. A.A.P. 202 Fotografia do Trio Barrozo-Milano-Gomes. 203 Trio em f sustenido menor p a r a piano, violino e violoncelo. N.B.N.
Manuscrito original dedicado a o Trio Barrozo Netto, Humberto Milano e Alfredo Gomes.

39

204 Artigo de Luiz de Castro sobre o concerto do Trio BarrozoMilano-Gomes, em "A Noite" de 1/9/1916.
"O Trio em f sustenido menor uma obra prima. N o hesito em afirma-lo, porque e s s a a opinio d e outros m a i s competentes do q u e eu, como Henrique Oswald, q u e n o hesitou em dizer, com a mais absoluta sinceridade, q u e n o conhece n a moderna literatura de trio n e n h u m a obra que lhe s e j a superior."

205 Crtica do mesmo concerto publicada no "Jornal do Comercio" de 1/9/1916. 206 Impresses de Andr Messager e Xavier Leroux sobre os Trios de Nepomuceno e Oswald, aps uma audio especial gue lhes foi proporcionada no Salo do Jornal do Comrcio. "Jornal do Comrcio" de 16/9/1916.
"Ds les premires mesures du thme qui sert de b a s e a u x quatre parties de l'oeuvre, nous nous sentons pris, remus p a r cette pense srieuse, noble e p r o f o n d e . . . tel est ce Trio qui place du premier coup son auteur a u r a n g des meilleurs d e l a musique moderne." (Messager)

207 Carta de A. Messager a Nepomuceno, datada de 8/1/1917, apresentando Darius Milhaud, recm-chegado ao Brasil em misso cultural, como secretrio de Paul Claudel. C.F.N. 208 Notcia da recepo na residncia do casal Sampaio Araujo, para apresentao do jovem compositor Darius Milhaud, recm-chegado ao Brasil. "Jornal do Comrcio" de 6/2/1917. 209 Programa do concrto no Instituto Nacional de Msica, em 28/5/1917, guando novamente se executou o Trio de Nepomuceno. Foi num dos ensaios para este concrto gue Milhaud travou conhecimento com a obra do compositor cearense. 210 Carta de Darius Milhaud a Alberto Nepomuceno, manifestando seu entusiasmo aps a erudio do Trio em f sustenido menor. Datada de 23/5/1917. C.F.N. 40

211 Andr Messager. Desenho de Cappiello. 212 Retrato de Darius Milhaud.

VITRINA

N. XVII

213 2 Cartas de Milhaud a Nepomuceno, agradecendo a execuo de obras suas (Printemps e Petite symphonie) em concertos regidos por este ltimo. C.F.N. 214 "Iriel" legenda dramtica de Luiz de Castro. Cena e d a n a d a seduo com msica de Nepomuceno. E.N.M.
Manuscrito original dedicado Madame Alberto de Queiroz, q u e foi a primeira intrprete d a obra.

215 Notcias sobre a apresentao de "Iriel", no "Jornal do Comrcio" de 8 e 29/10/916. 216 A. Schnbera. Harmonielehre. ed., 1911. Leipzig-Wien, Universal A.O.B.
Exemplar q u e pertenceu a Nepomuceno. Pouco tempo depois d a publicao da obra de Schnberg, j Nepomuceno, reconhecendo a importncia d a mesma, a utilizava com seus alunos, tendo c h e g a d o mesmo a iniciar s u a t r a d u o p a r a o portugus, conforme rascunho ora a p r e s e n t a d o .

217 Programa do concerto de Beatrice Sherrard, no Salo do Jornal do Comrcio em 21/8/1917, quando se ouviu em primeira audio a "Cano d a Ausncia." 218 Cano da Ausncia. Versos de Hermes Fontes. C.M.A.
Manuscrito original p a r a canto e piano, d a t a d o d e julho 1915.

219 Maurice Dumesnil e a msica brasileira. Impresses de uma audio especial no Salo do Jornal do Comrcio, quando se executaram a s "Valsas humorsticas" e as "Variaes op. 28". "Jornal do Comrcio" de 6/10/1916. 41

220 Noticirio sobre a questo que motivou o pedido de demisso de Nepomuceno do cargo de Diretor do Instituto Nacional de Msica: A Noite" de 26/10/1916 e "A poca" de 27/10/1916. 221 Fotografia feita por ocasio da manifestao de desagravo a Nepomuceno, logo aps o incidente que ocasionou o seu pedido de demisso. C.F.N. VITRINA N. XVIII

222 "Le Miiacle de la Semence". Tragipome de Jacques d'Avray (Pseud. de Jos Freitas V a l e ) Musique de Alb. Nepomuceno.
Manuscrito original (verso p a r a canto e piano) doado Biblioteca Nacional pela Sra. Laura O. Rodrigo Octvio. Composto por encomenda d a Sociedade d e Cultura Artstica de So Paulo.

223 Notcia da primeira audio de "Le Miracle de la Semence", na residncia do casal Sampaio, interpretado por Frederico Nascimento Filho, tendo o compositor ao piano. "Jornal do Comercio" de 15/5/1917.
"O Maestro Nepomuceno n o igualou o poeta excedeu-o no transbordamento d a s u a alma a p a i x o n a d a de crente, n a e f u s o d e seu ardor religioso ante a g r a n d e z a do O n i p o t e n t e . . . Nepomuceno recebeu uma o v a o a o terminar o cantor o tragipoema, e o interprete recebeu em a p l a u s o s comovidos a melhor admirao pela sua arte."

224 Notcias sobre a execuo d a obra acima citada pelo bartono Armand Crabb, sob a regncia d e Gino Marinuzzi. Tapajz Gomes n a "Gazeta de Notcias" de 19/9/1917 e Oscar Guanabarino no "Jornal do Comercio" do mesmo dia. 225 Carta de G. Marinuzzi a Nepomuceno. Datada de So Paulo, 22/9/1915. C.F.N. 226 O. Guanabarino, noticiando a execuo da Sinfonia em sol menor de Nepomuceno, sob a regncia de Marinuzzi. "Jornal do Comercio" de 12/9/1917. 42

227 Retrato de Gino Marinuzzi, maestro que regeu vrias obras de Nepomuceno, inclusive a estreia de "Abul" em Buenos Aires. 229 A Oswaldo Cruz. Versos de Osorio Duque-Estrada. Musica de Alberto Nepomuceno. 1917.
S texto literrio.

223 Caricatura de Nepomuceno feita pelo famoso tenor Enrico Caruso, em 1917. 230 Cano do rio. Versos de Domingos Magarinos. 9/1/1917. Canto e piano. Rio,

Manuscrito original. Doao d a Sra. Laura O. Rodrigo Octvio.

231 Entrevista concedida por Nepomuceno revista "poca Teatral" de 27/12/1917, onde comenta, com grande interesse, certas caractersticas de nossa folcmsica. C.F.N. 232 Fotografia de Nepomuceno em uma de suas ltimas aparies em pblico, homenageado por um grupo de diplomandas de 1918, do Instituto Nacional de Msica. C.F.N. 233 Pe na virtude filha minha. de d a Pedra Branca. Modinha. Versos do Viscon-

Manuscrito original, com a seguinte a n o t a o do compositor: "Msica attribuida por minha Me minha av, D. Emilia Raposo de Mello Oliveira." Doao d a Sra. Laura O. Rodrigo Octvio.

234 Programas dos ltimos concertos regidos por Nepomuceno para a "Sociedade de Concertos Sinfnicos" no Teatro Municipal, em maio de 1919.
No ms seguinte Nepomuceno a p r e s e n t a v a seu pedido demisso do cargo d e regente d a orquestra d a Sociedade. de

235 2 Cartas de Nepomuceno de 25/6/1919: uma Diretoria e outra aos colegas da "Soc. de Concertos Sinfnicos" pedindo, por motivos de sade, demisso do cargo de regente da orquestra. C.F.N. 43

236 Carta de Vianna da Motta a Nepomuceno agradecendo o envio das Variaes em f sustenido maior e comentando vrias obras de compositores espanhis (Turina, Falia, Granados, Albniz e Conrado dei Campo). Datada de Lisboa, 23 de abril de 1919. C.F.N. 237 Carta de Milhaud a Nepomuceno, datada de Paris, 10/4/919, remetendo programa de um concerto de msica brasileira que dirigira em Paris. C.F.N. 238 Programa do concerto dado por Richard Strauss no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, em 23 de setembro de 1920, quando executou o "Preldio do Garatuja" de Nepomuceno. M.T.M. VITRINA N. XIX

239 Medalha Rei Alberto da Blgica, e respectivo diploma, ofertados a Alberto Nepomuceno em 22/6/1920, por ocasio da visita dos reis belgas ao Brasil. C.F.N. 240 Batuta oferecida por Arthur Napoleo a Nepomuceno em em 20/10/1904, e com a qual ele regeu o "Preldio" de O Garatuja, em primeira audio, (vr n. 122 do catlogo) 241 A Jangada. Versos de Juvenal Galeno. A.O.B.
Manuscrito original p a r a canto e piano d a ultima composio de Nepomuceno. No tendo podido conclui-la, entregou-a a Octvio Bevilacqua, seu antigo aluno e g r a n d e amigo, p a r a q u e nela a d a p t a s s e a 3. a e 4. a estrofes d a poesia.

242 Trecho do necrolgio escrito por Octvio Bevilacqua, descrevendo , como testemunha que foi, os ltimos momentos do compositor. 243 Retrato de Nepomuceno tirado no ano de sua morte, por Silvio Bevilacqua. C.F.N. 44

MORTE

CONSAGRAO

VITRINA

N. XX

244 Necrolgio de Nepomuceno escrito por Jos Rodrigues Barbosa p a r a o "O Jornal" de 17/10/1920. A.O.B. 245 "Diante d a morte" por Coelho Netto, em "A Noite" d e 21/10/1920. A.O.B. 246 Artigo de Filinto de Almeida sobre Nepomuceno, publicado em "A Noite" de 18/10/1920. A.O.B. 247 Notcias do falecimento de Nepomuceno, por Oscar Guanabarino, no "Jornal do Comrcio" de 17 e 19/10/920. 248 Fotografia d a homenagem pstuma prestada pelo Instituto Nacional de Msica a o ilustre compositor e antigo diretor d a casa. Presentes o Maestro H. Oswald, a viuva Nepomuceno e filha e vrios professores d a Escola. Publicada n a "Careta" de 4/12/1920. 249 Programa d a homenagem memoria de A. Nepomuceno pela Sociedade de Cultura Musical, com a cooperao do Instituto Nacional de Msica, em 6/7/1924.
Comemorando com um concerto o 60. aniversrio natalicio do compositor, dele executaram "Trio" e "As Uyaras", seguidos de u m a palestra do Sr. Rodrigues Barbosa. Na s e g u n d a p a r t e ouviu-se u m a "Elegia herica" ( gloria de A. Nepomuceno) com p a l a v r a s d e Coelho Netto e musica d e Henrique O s w a l d . Se-

45

g u n d o nota no programa "esta composio principal do "Trio" conjugado com o d o ambos de Nepomuceno. Estes temas s o d a "Elegia herica", assim recordando a doso mestre."

iniciada com o tema "Noturno" p a r a piano, repetidos no decorrer personalidade do sau-

250 Palestra de Rodrigues Barbosa pronunciada no concerto acima citado e publicada na revista "Brasil Musical" n.os 31/32 julho, 1924, e na Revista Brasileira de Msica, v. VII, 1. fase. 1940 p. 19-39. 251 Programa do Concerto de Msica Brasileira realizado por Barrozo Netto, com a colaborao de Nicolino Milano e Henri Richet, na Salle Erard em Paris, em 26/5/1921. A.A.P.
Foram executadas a s seguintes peas: Sonata p a r a piano e violino de Miguez, Trio de Nepomuceno e Sonata op. 36 e Trio p a r a piano e cordas op. 45 de Oswald.

252 Bilhete de entrada e cartaz do concerto na Salle Erard. A.A.P. 253 Nota e caricatura sobre o concerto de Barrozo Netto na Salle Erard, publicadas em "Le Guide du concert" de 21/5/1921. A.A.P. 254 Notcia sobre o concerto publicada no rodap do Jornal "La Lanterne" de 4/6/1921, assinada por Louis Vuillemin. A.A.P. 255 Diploma conferido a A. Nepomuceno, de scio profissional do Centro Musical do Rio de Janeiro, fundado em 4 de maio de 1907. Assinado pelo Presidente-Francisco Braga, em 11/6/1907. C.F.N. 256 A Alberto Nepomuceno, o Instituto Nacional de Msica, 7bro de 1905. C.F.N. 46

257 Fotografia do busto de Nepomuceno, obra de Rodolfo Bernardelli. 258 Diploma de Scio Honorrio conferido a A. Nepomuceno por seus relevantes servios prestados causa abolicionista. Sociedade Nova Emancipadora, instalada em 26/9/1880. Documento datado de Pernambuco, 25/4/1883. C.F.N.

VITRINA

N. XXI

259 Dados biogrficos do Maestro Alberto Nepomuceno, pelo Baro d e Studart. Publicados n a "Revista trimensal do Instituto do Cear", t. 34, 1920, p. 371-375. 260 Traos biogrficos de A. Nepomuceno, por J. Octaviano. Primeira de uma srie de Conferncias promovidas pela Associao Brasileira de Msica no Studio Nicolas, em 1931. Publicada na Rev. da Ass. Brasileira de Msica, n. 6, 1933, p. 57-65. 261 Bronze com a cabea de Nepomuceno. Trabalho de A. G. Girardet, 1917. C.S.A. 262 Fotografia de um ousto de Nepomuceno, obra do escultor Celso Antonio. 263 Fotografia de um quadro de E. Visconti Nepomuceno ao piano pintado em Paris em 1895. C.S.A. 264 Orao a o diabo, op. 20 n. 2 de A. Nepomuceno (Versos de Orlando Teixeira), instrumentada por Heitor Villa-Lobos. C.F.N.
Manuscrito original d a t a d o de 4/8/1921.

265 A Nepomuceno O filo de ouro d a s suas canes O. Bevilacqua e Nepomuceno A agonia "musical" de Nepomuceno ( / n Caminho d e msica 2. a srie. Curitiba, Ed. Guara, p. 357/361) 47

266 A. Nepomuceno (In 150 anos de Msica no Brasil, por Luiz Heitor Correia de Azevedo. Rio de Janeiro, Jos Olympio, 1956, p. 161-174) 267 A. Nepomuceno (In Histria d a Msica Brasileira de Renato Almeida, Rio de Janeiro, F. Briguiet, 1942, p. 429-435). 268 Nepomuceno em gravaes: Sinfonia em sol menor. Orquestra Sinfnica Brasileira. Regente: Edoardo de Guarnieri. Disco Festa LDR 5.018 Suite Brasileira Dana do vo e Interldio do 3. ato da pera "Abul". Preldio de "O Garatuja". Orquestra Sinfnica Brasileira. Regente Souza Lima. Disco Festa LDR 5.014.

VITRINA

N. XXII

26^ Fotografia da Igreja da Candelria. 270 Descrio da cerimnia de sagrao d a Igreja d a Candelria, quando foi executada a Missa em si b do Padre Jos Maurcio, diz a notcia, "instrumentada e regida" por Nepomuceno. "Jornal do Comrcio" de 28/6/1898. 271 2 Notcias do Visconde de Taunay sobre a cerimnia de consagrao do templo d a Candelria, com u m a curiosa informao sobre como foram encontrados os originais d a Missa em si b do Padre Mestre. "Jornal do Comrcio" de 27/6 e 9/7/1898. 272 Missa Festiva do Pe. Jos Maurcio Nunes Garcia.
Executada, sob a regncia d e Nepomuceno, n a solene inaug u r a o d a Igreja d a Candelria. Reproduo fotogrfica d a primeira p g i n a do manuscrito orignial.

273 Cruz da Confraria da Candelria oferecida a Alberto Nepomuceno em 1898, por ocasio d a "inaugurao do Templo do SS. d a Candelria." C.F.N. 274 Retrato do Padre Mestre Jos Maurcio Nunes Garcia,. figura mxima d a msica brasileira no sculo XVIII. 48

C R O N O L O G I A

(1)

1864 6 julho: Nasce Alberto Nepomuceno na cidade de Fortaleza ( C e a r ) . 1872 Segue p a r a Recife ( P e r n a m b u c o ) com a famlia e inicia estudos musicais com seu pai, Maestro Victor Augusto Nepomuceno. Faz tambm o curso completo de humanidades. 1880 Com a morte do pai, fica impossibilitado de continuar os estudos superiores; passa a contribuir p a r a a manuteno de sua m e Maria Virginia Nepomuceno e sua irm, dedicando-se a o professorado e continuando seus estudos musicais. 1882 Nomeado Diretor de concertos do Clube Carlos Gomes, d e Recife, em substituio a o Maestro Euclides Fonseca. 1885 Parte p a r a o Rio, vindo de Fortaleza, onde deixa m e e irm. 1 de Novembro: Apresenta-se pela primeira vez a o pblico do Rio d e Janeiro, como pianista, em concerto no Clube Beethoven. Fase de estudos em companhia de seu grande amigo Frederico Nascimento; ensina msica e apresenta-se como pianista em sarus musicais e concertos.

(1) As d a t a s de composio das obras, em alguns casos, s o d a d a s aproximadamente, b a s e a d a s em informaes fornecidas pelo neto do compositor Sergio Nepomuceno Alvim Correia.

49

1887 Primeiras composies: Mazuica op. 1 para violoncelo e piano. (Manuscrito) l. a Mazuica para piano. (Rio de Janeiro, I. Bevilacqua, Ch. n. 2383). "Une Fleui", romanza p a r a piano. (Rio de Janeiro, I. Bevilacqua, Ch. n. 2382) "Piiie" para violoncelo e piano. (Rio de Janeiro, Ed. Carlos Wehrs) Maicha nebie p a r a orquestra (Manuscrito extraviado) (2) Ave Maiia (Manuscrito extraviado) (3) Dana de negios, p a r a piano ( 4 ) Scheizo fantstico p a r a piano (Manuscrito extraviado) (vr n. 14 do catlogo) Mazuica em r menor e Nina n a n a (Berceuse) p a r a piano (Milano, Carisch & Jdnichen, Ch. n. 3961/3962) 1888 Maio: Em concerto no Clube Iracema, em Fortaleza, executa duas obras s u a s : "Prire" p a r a violoncelo e piano, com Frederico Nascimento e "Dana de negros", p a r a piano.

(2) So.bre esta pea diz o "Jornal do Comercio" de 22/8/1887: "Aprseentounos tambm o pianista Alberto Nepomuceno | em l . a a u d i o | u m a M a r c h a fnebre, pea de mais serio trabalho m a s um tanto montona e c a r r e g a d a n a instrumentao. Em todo caso v-se nela talento e sobretudo estudo bem comeado." (7. concerto d a Soc. de Concrtos Populares, sob a direo de Carlos Mesquita) (3) Citada por G. Pereira d e Mello n a s u a Histria d a Msica e n a revista "Amphion" n. 10 de 31/5/1896, como pertencendo a uma pera, q u e supomos seja a "Porangaba". (4) Posteriormente orquestrada pelo compositor, com o ttulo d e "Dana d e pretos" (Batuque), foi por ele a p r e s e n t a d a no "Tonhalle" de Zurich (1892), e n o Rio de Janeiro, em 1896, no ltimo concrto d a srie d a "Ass. d e Concrtos Populares", como "trecho de uma Suite (Suite Brasileira) composio caracterstica & interessante, esplendidamente intrumentada, brilhante p g i n a musical do folclore brasileiro."

50

Agosto: Empreende viagem de estudos a Europa, com o auxilio dos irmos Bernardelli e o angariado em excurso artstica no nordeste brasileiro, n a companhia do violoncelista Frederico Nascimento. Quarteto para cordas (sol menor) Roma. (Macrito) Rapsdia brasileira p a r a orquestra ( M s extraviado) "Rispondi" "Perch". Canto e piano. Versos de Aleardo Aleardi. (Manuscritos) Porangaba pera (Preldios do 1. e 3. atos Marcha dos ndios Bailado) ( M s extraviado) 1889 Estada em Roma. Matricula-se no "Liceo Musicale Santa Ceclia" classe do pro. Eugnio Terziani. Por morte deste, continua os estudos com Cesare De Sanctis. "Un soneto dei Dante Tanto gentile e tanto onesta". Para canto, violino e piano. (Manuscrito) 1890 Inscreve-se no concurso aberto no Brasil p a r a composio do Hino Proclamao d a Republica. Obtm u m a penso do Governo Provisrio que lhe permite prolongar sua permanncia n a Europa. Quarteto p a r a 2 violinos, viola e violoncelo. (S m e n o r ) Roma. (Manuscrito) 1891 Quarteto p a r a 2 violinos, viola e violoncelo. ( R m e n o r ) Berlim. (Manuscrito) "3 Albumbltter", p a r a piano ( L a maior R b maior Si b m e n o r ) (Rio de Janeiro, E. Bevilacqua, Ch. n. os 2858-7713) 1892 "Souvenir" crito) p a r a orquestra d e cordas. (Manus-

Ingressa no Stem'schen Konservatorium der Musik em Berlim, onde durante dois anos cursa a s classes de piano do professor H. Ehrlich, e orgo e composio do professor Arno Kleffiel. 51

Sonata em f maior para piano (Manuscrito'). "Der Wiinde Ritter". Versos de H. Heine. Canto e piano. (Manuscrito)

1893 Casa-se com a pianista norueguesa Walborg Bang, com quem tem quatro filhos: Eivind, Sigurd, Sigrid e Astrid. Valse Impromptu "Dromd Lycka", para piano. (Manuscrito)

para canto e piano (Manuscrito)

Suite Antique (Menuet Air Rigaudon) p a r a orquestra de cordas. (Manuscrito) ( 5 )

1894 Nas provas finais do Conservatrio de Berlim, rege a Orquestra Filarmnica desta cidade, apresentando duas obras s u a s : um "Scherzo" e uma "Suite p a r a orquestra de cordas". Scherzo p a r a orquestra. Berlim. (Manuscrito) 5 Canes com texto de N. Lenau Paris (Manuscritos) Einklang Herbst O W a g es nicht Sehnsucht nach vergessen Wiege sie sauft "Dsirs d'hiver-Oraison". Posies de M. Maeterlinck Paris. Canto e piano. (Rio de Janeiro, Vieira Machado, Ch. n. 1545/546, e Sampaio Araujo rCia)

(5) Verso p a r a piano, precedida de um "Preldio", impressa em Cristiania, Brdrene Hals, e no Rio de Janeiro, I. Bevilacqua.

52

Compe suas primeiras canes em lingua portuguesa, com versos de Joo de Deus, Olavo Bilac, Juvenal Galeno e Gonalves Crespo. Maier Dolorosa. Soneto de Gonalves Crespo. Canto e piano. (Rio de Janeiro, E. Bevilacgua, Ch. n. 3415) Tu s o sol. Poesia de Juvenal Galeno. Canto e piano. Rio de Janeiro, E. Bevilacgua, Ch. n. 3416) Ora dize-me a verdade Amo-te muito. Poesias de Joo de Deus. Canto e piano. (Rio de Janeiro, Vieira Machado & Cia., Ch. n. 328/329) Medroso de amor. Poesia de Juvenal Galeno. Canto e piano. (Rio de Janeiro, Vieira Machado & Cia. e Sampaio Araujo & Cia.) Madrigal. Versos de Lus Guimares Filho. Canto e piano. (Rio de Janeiro, Vieira Machado & Cia. e Sampaio Araujo & Cia.) Desterro. Poesia de Olavo Bilac. Canto e piano. (Manuscrito) Melodia p a r a piano. (Rio de Janeiro, Castro Lima & Cia. Ch. n. 227) 4 Peas Lricas p a r a piano. (Anhelo Valsa Dialogo Galhofeira) (Rio de Janeiro, I. Bevilacgua, Ch. n. 3417/20) 17 de abril: Nomeado professor de orgo do Instituto Nacional de Msica, segue p a r a Paris a fim de fazer um curso de aperfeioamento com Alex. Guilmant. A convite do professor Charles Chabault compe por volta de 1894, msica de cena p a r a "Electra' de Sfocles. 53

1895

3 Canes com texto de Henri Piazza (Rio de Janeiro, Vieira Machado & Cia., Ch. n. 1547/49 e Sampaio Araujo & Cia.) Les yeux lus Au jardin des rves Il flotte dans l'air Comunho p a r a orgo. (Manuscrito)

Le Miroir d'or. Canto e piano. (Manuscrito) Regressa ao Rio de Janeiro, aps sete anos de ausncia. Convidado pelo Governador de Pernambuco Dr. Barbosa Lima para organizar o Conservatrio de Msica do Recife, declina do convite por desejar se fixar no Rio de Janeiro. 4 de Agosto: Recm-chegado da Europa, apresenta-se em concrto no Instituto Nacional de Msica, como or ganista e pianista, executando vrias obras suas, dentre elas uma "Sonata" p a r a piano, a s ' Peas Lricas", tambm para piano, suas primeiras canes com poesias de autores brasileiros e canes em lingua alem. 1896 Hino ao trabalho. Poesia de Olavo Bilac. (Rio de Janeiro, I. Bevilacqua & Cia., Ch. n. 3612) As Uiaras (Lenda amaznica) Letra de Mello Morais Filho. Para cro feminino e orquestra. (Rio de Janeiro, Sampaio Araujo & Cia. verso p a r a cro e piano. Impressa tambm por Vieira Machado & Cia.) Canto fnebre. Para cro a 2 vozes. (Rio de Janeiro, Carlos Wehrs). Morta. Poesia de A. Salles. Canto e piano. ( M a nuscrito) 54

Epitalmio. Versos de Antonio Salles. Canto e piano. (Manuscrito) Cativeiro. Versos de Juvenal Galeno. Canto e piano. (Manuscrito) Nomeado Diretor d a "Associao de Concrtos Populares', dirige duas sries de concrtos, uma em 1896 e outra no ano seguinte. Inclui em seus programas vrias obras de compositores brasileiros. 1897 Ave Maria para cro. Versos de Juvenal Galeno. (Rio de Janeiro, E. Bevilacqua & C., Ch. n. 7810) Cantos de Sulamita. nuscrito). Versos de Mucio Teixeira. ( M a -

Salutaris Hstia. Canto e piano. (Rio de Janeiro, C a s a Bevilacqua, Ch. n. 7820.) 1. de agosto: Concrto Alberto Nepomuceno no Instituto Nacional de Msica. Apresenta em primeira audio no Brasil suas principais obras sinfnicas: Sinfonia Suite brasileira Suite Antique Uiaras e ainda Epitalmio, em verso p a r a orquestra.
A "Sinfonia" e a "Suite Brasileira" foram transcritas p a r a piano a quatro mos pelo compositor e impressas no Rio d e Janeiro por S a m p a i o A r a u j o & Cia.

1898 14 de outubro: Apresenta em primeira audio, seu episdio lrico "rtemis", sobre libreto de Coelho Netto. (Reduo p a r a canto e piano impressa no Rio de Janeiro por Vieira Machado & Cia., Ch. n. 1544) 1900 Sono. Versos de Gonalves Dias. Canto e piano. (Rio de Janeiro, Vieira Machado & Cia. e Sampaio Araujo & Cia.) Nova viagem Europa. Acometido de grave enfermid a d e em Viena, v-se impossibilitado de realizar o que projetara p a r a essa sua segunda visita ao continente europeo, e aps convalescena n a Noruega, volta ao Rio de Janeiro em 1902. 55

1902 Julho: Nomeado Diretor do Instituto Nacional de Msica, por morte de Leopoldo Miguz, demite-se do cargo um ano depois, por no concordar com a s irregularidades administrativas que ento se verificaram. Serenata para cordas. (Manuscrito) Andante expressivo para cordas (Manuscrito)

Variaes sobre um tema original, para piano. (Rio de Janeiro, Sampaio Araujo & Cia., Ch. n. 7904) Tema e variaes em l menor, para piano. (Rio de Janeiro, Sampaio Araujo & Cia., Ch. n. 7853) Sonhei (Mir trumte) Versos de H. Heine. Canto e piano. (Rio de Janeiro, Vieira Machado & Cia. Impresso tambm por Sampaio Araujo & Cia.) Cano de amor (Liebeslied) Versos da Condessa Amadei (Rio de Janeiro, Vieira Machado Cia. e Sampaio Araujo & Cia.) Xacara. Versos de Orlando Teixeira. Canto e piano. (Rio de Janeiro, Vieira Machado & Cia. e Sampaio Araujo & Cia.) Orao ao diabo. Versos de Orlando Teixeira. Canto e piano. (Rio de Janeiro, Vieira Machado & Cia. e Sampaio Araujo & Cia.) 1903 Corao triste. Versos de Machado de Assis. Canto e piano. (Rio de Janeiro, Sampaio Araujo & Cia. impresso tambm por Vieira Machado & Cia.) Philomela. Versos de Raimundo Correia. Canto e piano. (Rio de Janeiro, Sampaio Araujo & Cia. Impresso tambm por Vieira Machado & Cia.) 25 de dezembro: Primeira apresentao, em Campinas, d a "Pastoral" de Coelho Netto. O 3. episdio com msica de Nepomuceno. 56

Hino do Cear. Letra de Thomaz Lopes. Canto e piano. (Rio de Janeiro, E. Bevilacqua & Cia., Ch. n. 5414.) 6 Valsas Humorsticas nuscrito) para piano e orquestra. (Ma-

Reduo p a r a dois pianos, feita por Arthur Napoleo impressa por Sampaio Araujo.

1904 20 de outubro: Nepomuceno rege, em primeira audio, o "Preldio" de O Garatuja Comdia lrica | inacabada b a s e a d a no romance de Jos de Alencar com libreto de Luiz de Castro e Nepomuceno.
Nesta ocasio Nepomuceno obsequiado por seu amigo Arthur Napoleo, com uma rica batuta com incrustaes de ouro.

Dolor Supremus. Versos de Osrio Duque Estrada. Canto e piano. (Rio de Janeiro, Sampaio Araujo & Cia., Impressa tambm por Vieira Machado & Cia.) Soneto. Versos de Coelho Netto. Canto e piano. (Rio de Janeiro, Sampaio Araujo & Cia., Impresso tambm por Vieira Machado & Cia.) Publicao dos dois cadernos de "Canes" de Nepomuceno, pela editora Vieira Machado & Cia. (Impressas tambm por Sampaio Araujo.) Primeiro caderno: As Uiaras, Medroso de amor, Madrigal, Corao triste e Philomela. Segundo caderno : Sonhei, Cano de amor, Xcara. Orao a o diabo. O Sono, Dolor Supremus e Soneto. Improviso pra piano. (Rio de Janeiro, E. Bevilacqua & Cia., Ch. n. 5745) Devaneio para piano. (Rio de Janeiro, Sampaio Araujo & Cia, Ch. n. 7982) 57

1905 Nepomuceno termina a instrumentao de "Abul". pera em trs atos inspirada em um conto de Herbert C. Ward. No ano seguinte foram ouvidos trechos de "Abul" em primeira audio, em concrto regido pelo compositor.
Reduo p a r a canto e piano impressa em Milo, em 1913, por Lorenzo Sonzogno.

18 de Fevereiro: Concrto no Clube dos Dirios com vrias de suas obras em primeira audio. Para piano: Devaneio e Improviso Folha d'Album Tema e variaes em l menor. Para canto : Turquesa Hidrfana Trovas. (Estas ltimas peas p a r a canto, impressas no Rio de Janeiro por Sampaio Araujo & Cia. e por Vieira M a c h a d o ) 1906 5 Peas p a r a piano, s p a r a a mo esquerda, escritas especialmente p a r a a sua filha Sigrid: Dana Brincando Melodia Polca Barcarola. (Manuscritos) Corao indeciso. Versos de Frota Pessoa. Canto e piano (Rio de Janeiro, Sampaio Araujo & Cia. Ch. n. 8052. Impressa tambm por Vieira Machado e Cia.) Cano. Versos de Fontoura Xavier. Ccmto e piano. (Rio de Janeiro, Sampaio Araujo & Cia. Impressa tambm por Vieira Machado & Cia.) Outubro: Reassume a direo do Instituto Nacional de Msica, aps o pedido de demisso de Henrique Oswald; cargo este que desempenhar com a maior dedicao, durante dez anos consecutivos. 1907 Ao Amanhecer. Versos de Ana Nogueira Batista. Canto e Piano. (Rio de Janeiro, Sampaio Araujo & Cia., Ch. n. 8051. Impresso tambm por Vieira Machado & Cia.) Anoitece. Versos de Adelina Lopes Vieira. Canto e piano. (Rio de Janeiro, Sampaio Arajo & Cia., n. 805. Impresso tambm por Vieira Machado & Cia.) 58

Sempre Dor sem consolo. Versos de Afonso Celso. Canto e piano. (Rio de Janeiro, Sampaio Araujo & Cia. Impressas tambm por Vieira Machado & Cia.) A Grinalda A Despedida. Versos de Carlos Magalhes Azeredo. Canto e piano. (Rio de Janeiro, Sampaio Araujo & Cia. Impressas tambm por Vieira Machado & Cia.) Noturno p a r a piano. (Rio de Janeiro, Araujo & Cia, Ch. n. 7751) Sampaio

1908 Nomeado Diretor Musical dos concertos d a Exposio Comemorativa do Centenrio d a Abertura dos Portos, organiza u m a srie de 26 concertos sinfnicos, de 13 de agosto 10 de outubro, quando foram executadas, em primeira audio, obras de compositores contemporneos franceses, alems e russos. Dos brasileiros figuraram: Barrozo Netto, Ronchini, E. Guerra, Nepomuceno e um Festival Miguz. Romance e Tarantela. Para violoncelo e orquestra. (Reduo p a r a violoncelo e piano impressa no Rio de Janeiro, por Sampaio Araujo & Cia., Ch. n. 7854.
Dedicados a o violoncelista Benno Niederberger, q u e j os tendo executado com sucesso em Viena, apresentou-os p e l a primeira vez, em v e r s o p a r a orquestra, num dos concertos d a Exposio d e 1908.

1909

Hino s rvores. Letra de J. M. Goulart de Andrade. (Rio de Janeiro, | Vieira Machado & Cia. | )

1910 Comissionado pelo Governo p a r a realizar concertos de msica brasileira, empreende Nepomuceno sua 3. a viagem Europa, apresentando-se em Bruxelas, Genebra e Paris. Noturno em D maior, p a r a piano, s p a r a a mo esquerda. ( N e w York, G. Schirmer j c.1917 | ) 59

1911

Album Eucarstico, contendo peas para canto e orgo e para cro feminino : Panis Angelicus Ecce Panis Angelorum Salutaris Hstia Tantum Ergo. (Rio de Janeiro, Sampaio Araujo & C i a ) Aime-moi. Versos de Emilia Amai. Canto e piano (Manuscrito.) Razo e amor ( O b r a pstuma) Canto e piano (Rio de Janeiro, Carlos Wehrs & Cia, Ch. n. 2091.) Sob o pseudnimo de Joo Valdez, compe uma opereta em 3 atos "A Cigarra", com texto de Luiz de Castro, tambm oculto sob o pseudnimo de Eduardo Rivas. (Reduo p a r a canto e piano de alguns trechos, impressos no Rio de Janeiro por Castro Lima & Cia., Ch. n. 257/260) Encontro com Paderevski, por ocasio d a visita do pianista polons ao Brasil. Ave Maria em Mi menor. (Rio de Janeiro, Vieira Machado & C i a )

1912

2. Noturno p a r a piano ( s para a mo e s g u e r d a ) (Manuscrito) Oertrio em r menor e Preldio e fuga p a r a orgo em Sol Maior e Sol Menor. (Incluidos na antologia "Les Maitres contemporains de 1'orgue")

1913 Maio: Concerto realizado em So Paulo, por ocasio da inaugurao do Monumento a Feij. Em expressiva homenagem recebe Nepomuceno uma batuta e uma medalha de bronze do "Centro Musical" daguela cidade. Embarca para Buenos Aires p a r a assistir, a 30 de iunho, a estreia mundial de sua pera "Abul" no Teatro Coliseo. 60

10 de setembro: Estria de "Abul" no Teatro Municipal do Rio de Janeiro. 1914 Missa, duabus vocibus aequalibus quam in honorem Virginis Immaculatae concinnavit et Eminentssimo Domino Cardinali Arcoverde dicavit die 26 octobris, anni 1915. (Rio de Janeiro, E. Bevilacqua, Ch. n. 7732) Ave Maria (L maior). Letra de Xavier d a Silveira Junior. (Rio de Janeiro, Vieira Machado & Cia., Ch. n. 355. Impressa tambm por Sampaio Araujo & Cia ) Ave Maria (Mi menor). (Rio de Janeiro, Vieira Machado & Cia., Ch. n. 292 e Sampaio Araujo & Cia.) Orao Ptria. (Manuscrito)

Flores Candura. Versos de Rabindranath Tagorc. Ccmto e piano. (Rio de Janeiro, E. Bevilacqua & Cia., Ch. n. 7500) Numa concha Olha-me. Versos de Olavo Bilac. Canto e piano. (Rio de Janeiro, Vieira Machado & Cia, Ch. n. 1534/1535. Impressas tambm por Sampaio Araujo & Cia.) Ocaso / No album de S. M. a Rainha de Portugal / a Senhora D. Amelia. Poesia de Thomaz Lopes. (Rio de Janeiro, Vieira Machado <r Cia, Ch. 5 n. 1533. Impresso tambm por Sampaio Araujo & Cia.) Canto nupcial. Do livro Ruth, cap. IV. 16-17. Canto e piano. (Rio de Janeiro, Vieira Machado & Cia., Ch. n. 1532 e Sampaio Araujo, & C i a . ) Nossa velhice. Versos d e Emilio Menezes. Canto e piano. (Rio de Janeiro, E. Bevilacqua, Ch. n. 7504) 61

1915

Sinos de Natal, para piano. (Rio de Janeiro, Sampaio Araujo & Cia., Ch. n. 7762) Luz e nvoa Cano da ausncia. Versos de Hermes Fontes. Canto e piano. (Rio de Janeiro, E. Bevilacqua & Cia., Ch. n. 7502/7503) Hino Alsacia-Lorena. Versos de Osrio Duque-Estrada. (Rio de Janeiro, Sampaio Araujo & Cia., Ch. n. 7626) Nepomuceno segue para a Itlia e assiste a estria de sua pera "Abul" no dia 15 de abril, em Roma, no Teatro Costanzi.

1916 31 de agosto: Primeira audio do Trio em F sustenido menor, p a r a piano, violino e violoncelo, pelo Trio: Barrozo-Milano-Gomes. (Rio de Janeiro, Sampaio Araujo & Cia. Ch. n. 7824.) Andr Messager e Xavier Leroux, em visita ao Brasil, travam conhecimento com Nepomuceno. 21 de outubro: "Iriel" legenda dramtica de Luiz de Castro apresentada em primeira audio com msica incidental de vrios compositores, dentre eles: Massenet, Faur e Nepomuceno ( C e n a e Dana d a seduo), esta ltima composta especialmente p a r a a ocasio. (Manuscrito) Outubro: Sentindo-se injustiado e desprestigiado pelas autoridades superiores, por uma questo surgida durante a realizao de um concurso p a r a professor catedrtico do Instituto Nacional de Msica, pede Nepomuceno demisso do cargo, em carater irrevogvel. Hino da Escola Normal. Versos de O. Duque Estrada. (Rio de Janeiro, E. Bevilacqua & Ci., Ch. n. 7722) 62

1917 Abril: A pedido de Jacques d'Avray (pseudnimo de Jos Freitas V a l e ) compe msica p a r a o seu poema intitulado "Le Miracle de la Semence", que faz ouvir em primeira audio n a residncia dos Sampaio Araujo, acompanhando ao piano o bartono Nascimento Filho.
A primeira a u d i o com orquestra realizou-se dias depois, p e l a Sociedade de Cultura Artstica, no Teatro Municipal de So Paulo. (Impresso no Rio de Janeiro por Sampaio A r a u j o & Cia., Ch. n. 7815/7818)

Cano do rio. Versos de Domingos Magarinos. Canto e piano. (Manuscrito) Gino Marinuzzi em concrtos sinfnicos no Teatro Municipal, interpreta sua Sinfonia em sol menor e "Le Miracle de la Semence" com o bartono Armand Crabb. Oswaldo Cruz. Versos de O. Duque Estrada (Manuscrito extraviado) Atravs u m a apresentao de A. Messager, Nepomuceno conhece Darius Milhaud, que como secretrio de Paul Claudel passou uma temporada no Rio de Janeiro, e com le mantm relaes a s mais amistosas. 1918 Cano do Acre. Letra de Manuel Castro Paiva. Canto e piano. (Manuscrito) O Baile na lr. Coro de vozes femininas. Poesia de Castro Alves. (Rio de Janeiro, E. Bevilacqua & C. Ch. n. 7811) Conselho (Pe na virtude, filha m i n h a ) Antigas modinhas brasileiras. Poesia do Visconde de Pedra Branca. (Rio de Janeiro, E. Bevilacqua, Ch. n. 7812) Cantigas (D. Branca de Castro Colao) Ccmto e piano. (Rio de Janeiro, E. Bevilacqua & Cia., Ch. n. 7815) 63

2 Canes de Marcha com cornetas e tambores. Letras de O. Duque Estrada. (Manuscrito) 1919 Invocao cruz. Versos de O. Duque Estrada. Cro. (Rio de Janeiro, E. Bevilacqua & Cia., n. 7816) Hino Paz. Letra de Felix Pacheco. (Rio de Janeiro, Vieira Machado & Cia.) Por motivo de sade, pede demisso do cargo de Diretor da Orquestra da Sociedade de Concertos Sinfnicos. Saudao bandeira. Letra de D. Aquino Correia. Canto e Piano. (Manuscrito) Brasileira, para piano. (Rio de Janeiro, Sampaio Araujo & Cia., Ch. n. 7981) 1920 23 de Setembro: Richard Strauss, em concerto no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, executa o Preludio do "Garatuja". A Jangada. Versos de Juvenal Galeno. Canto e piano. (Rio de Janeiro, A. Napoleo, Ch. n. 8062) 16 de outubro: Morre Nepomuceno em casa de seu maior amigo Frederico Nascimento, e em cuja companhia passara os ltimos anos de sua vida.

64

Das könnte Ihnen auch gefallen