Sie sind auf Seite 1von 3

INTRODUO ECONOMIA

DEPARTAMENTO DE CINCIAS AGRRIAS

Moeda

Docente: Prof. Dr. Tomaz Dentinho Discente: Mrio Jorge do Amaral Gores

Moeda

O que a moeda?
Moeda todo o meio que serve para facilitar as trocas. A existncia da moeda est estreitamente ligada s trocas. Pode ver-se a moeda como um lubrificante do sistema geral de trocas que a base da economia.

Funes da moeda
A moeda tem diversas utilidades reconhecidas, que justificam o desejo de as pessoas a reterem (procura). Desempenha na economia as seguintes funes: Meio de troca uma vez que, sendo aceite por todos, permite adquirir os bens e os servios Unidade de conta a moeda que expressa o valor dos bens e servios Reserva de valor possvel guardar moeda com vista a adquirir bens e servios no futuro.

Evoluo e tipos de moeda


Tal como todas as coisas, a moeda foi evoluindo com os tempos. Inicialmente a economia era baseada num sistema de troca directa, este apresentava alguns inconvenientes, pois alm de ser necessrio que existissem duas pessoas, uma a querer o bem da outra para trocar (dupla coincidncia de vontades), havia a impossibilidade de determinar o valor de uma mercadoria em relao a todas as outras e a necessidade de atribuir o mesmo valor aos bens a trocar ou de arranjar outros bens para compensar a diferena de valores, devido ao problema da indivisibilidade dos bens. Logo este sistema de troca foi progressivamente abandonado surgindo ento o sistema de troca indirecta, ou seja, a troca em que a unidade de valor de uma dada mercadoria era aceite e reconhecida por toda a comunidade (moeda-mercadoria) por exemplo as conchas na frica, o ch no Tibete, etc. Este sistema trouxe tambm inconvenientes e o desenvolvimento das trocas acabou por favorecer o recurso troca monetria existe um bem intermedirio, a moeda, que serve de medida de valor a todos os outros bens, em duas operaes sucessivas, a compra, que consiste na entrega de moeda em troca do bem pretendido, e a venda, que consiste na entrega de um bem em troca de moeda.

As sociedades sentiram necessidade de encontrar um bem que desempenha-se s as funes de moeda, este devia obedecer aos seguintes critrios: Divisibilidade importante por causa dos trocos;

Introduo Economia - Mrio Jorge do Amaral Gores

Moeda

Durabilidade a degradao do bem altera-lhe o valor e dificulta o seu uso como padro de trocas; Aceitabilidade geral se no for reconhecida por todos, no cumpre a funo de meio de troca; Ter reduzida procura no monetria para evitar flutuaes no montante disponvel de moeda; Manter o valor se o valor da moeda varia (o vinho antigo vale mais, mas a cerveja antiga vale menos que a nova), torna-se difcil o seu uso; Ser prtica de movimentar um bem muito pesado ou volumoso torna-se difcil de usar nas trocas; Dificilmente falsificvel.

Ao longo dos tempos e fruto das aprendizagens, certos bens (com mecanismos diferentes) foram utilizados como moeda, so estes: Moeda pesada metais preciosos (ouro e prata), em cada transaco pesava-se os metais; Moeda contada bolinhas ou discos de metais preciosos com peso determinado, facilitava as transaces; Moeda cunhada emitida por uma autoridade (rei, imperador, etc.) para garantir o peso e a validade do metal, que a certificava com um selo cravado no disco. Moeda de papel era uma espcie de recibo que os cambistas (pessoas que tinham como funo comparar e trocar as moedas de uma zona para outra, mais tarde adquirindo novas funes), passavam s pessoas que lhes depositavam moeda (ouro) e assim as pessoas utilizavam esses recibos nas trocas em vez do prprio ouro, com esses recibos podia-se levantar o ouro que havia sido depositado; Moeda fiduciria esta moeda apareceu quando estado decidiu entrar para o negcio, e a foi lanada uma lei que obrigava as pessoas a aceitar e transaccionar em moeda de papel sem a poderem trocar por ouro. O Estado que ditava quanto valia a moeda; Papel-moeda So as notas; Moeda escritural So os cheques bancrios; Moeda de plstico So os cartes de crdito; Moeda electrnica So as transaces de moeda feitas por via electrnica (computadores). Introduo Economia - Mrio Jorge do Amaral Gores

Das könnte Ihnen auch gefallen