Sie sind auf Seite 1von 21

S ec reta ria M unic ipa l da E duc a o C o m is s o O rg a niza dora do P roc es s o de E la bora o do P la no M unic ipa l de E duc a o: 2011-2020.

C o ns elho M unic ipa l de E duc a o

D O C U M E N T O R E FE R N C I A PLA N O M U N IC IPA L DE E D U C A O : 2011-2020.

13/07/11

PNE- 2011-2020 P la no N a c io na l de E duc a o


P la no s de E duc a o:

Os planos de educao surgem no contexto de um processo histrico de planejamento e organizao. O primeiro Plano Nacional de Educao foi aprovado pela L ei n 10.172/2001, o qual teve vigncia at o ano de 2010. 2008- Conferncia de Educao Bsica
13/07/11

2009- I Conferncia Nacional de Educao- Conae - A sociedade brasileira foi chamada para realizar as discusses das questes da educao para a construo do novo Plano Nacional de Educao - PNE (2011-2020), por meio de encontros regionais em diversas capitais brasileiras. Os debates desenvolveram- se articulados entre o projeto intitulado - Mais Dez: O Legislativo e a Sociedade construindo juntos o novo Plano Nacional de Educao- e , visando o fortalecimento de um importante processo que ofereceu propostas formulao do novo P N E , o qual est tramitando para ser aprovado por meio do Projeto de L ei 8035/2010. Assim, o foco principal dos Planos de Educao, tanto o PNE, como os Planos Estaduais e Municipais a res po ns a bilida de c o ns tituc io na l do P o der P blic o
13/07/11

pa ra c o m a educ a o e, portanto, c o m o ens ino pblic o . Mas, considerando que o ensino livre iniciativa privada, nos termos da Constituio Federal (art. 209), indispensvel a participao desse setor na elaborao dos Planos e sua atuao no atendimento da demanda educacional deve ser levada em conta na definio das respectivos Planos.

13/07/11

P N E ins trum ento de a va n o na educ a o

Trata-se de uma boa proposta, que tem metas e estratgias ousadas e factveis, As maiores economias do mundo j ensinaram que o desafio de expandir a educao com qualidade s produz bons resultados quando se combinam recursos adequados, salrios atrativos e gesto eficiente; N unc a dem a is rea firm a r que o profes s o r o pers o na g em c entra l do proc es s o educ a c io na l. No se far mais nem melhor se no for entendido que o docente necessita ser estimulado, dignamente remunerado e continuamente capacitado.
13/07/11

P rec is a m o s vota r s im ulta nea m ente o projeto de lei n 8.039, que c ria a lei de responsabilidade educacional;

O Congresso tem o dever de votar o melhor PNE da nossa histria, para que possamos, dessa forma, elevar o Brasil ao posto de quinta potncia mundial. GASTO VIEIRA, advogado, deputado federal (PMDB/MA) e presidente da Comisso Especial do Plano Nacional de Educao - PNE. NGELO VANHONI, bancrio, deputado federal (PT/ PR) e relator do projeto de lei do PNE. NEWTON LIMA, doutor em engenharia, ex-reitor da Universidade Federal de So Carlos e ex-prefeito de So Carlos, deputado federal (PT/SP) e membro da Comisso Especial do PNE.

Folha de S o Paulo
13/07/11

APR E S E N TA O
*N o s eg undo s em es tre de 2011 - elaborao do P L A N O M U N I C I P A L D E E D U C A O P M E - um plano global de toda a educao do Municpio, com envolvimento das redes privada e pblica de ensino (estadual e municipal), em todos os seus nveis.
Clique para editar o estilo do subttulo mestre

13/07/11

* FU N D A M E N T O S : - Atende aos dispositivos legais, fundamentados na Constituio Federal, Art. 214 e LDB, Art. 9 e 87, - Devendo estar articulado com os Planos Nacional e Estadual de Educao e ser elaborado com a participao da sociedade, na discusso e proposio de aes concretas para a qualificar a educao do Municpio. - Articulaopara editar o estilo do subttuloda administrao Clique dos diversos setores mestre pblica e da sociedade, conduzindo a uma discusso abrangente das diversas foras governamentais e sociais para alcanar o ideal proposto no Plano.

13/07/11

PME

O Plano Municipal de Educao um plano de Estado e no somente um plano de Governo. Sua aprovao pelo Poder Legislativo o transformar em Lei, o que lhe dar poder de ultrapassar diferentes gestes de prefeitos. Assim, superaremos a prtica da descontinuidade que acontece de governo para governo, ou seja, com um Plano Municipal de Educao poderemos ter continuidade das polticas pblicas na educao.

13/07/11

PME

OB JE TIV OS DA C ON S TR U O DO PLAN O: A Participao efetiva de todas as instituies educacionais PARA DEFINIR ESTRATGIAS a partir das metas constantes no Projeto de Lei 8.035/2010 - PNE

13/07/11

PME

FI N A L I D A D E :

* A proposio de aes para qualificar a educao do Municpio de Caxias do Sul para a dcada de 2011 a 2020, por meio da definio de estratgias capazes de efetivar as metas do PNE e/ou a redefinio de metas nos casos de metas j atingidas. * Pargrafo nico - O Plano Municipal de Educao deve estar em consonncia com as polticas pblicas educacionais em nvel federal e estadual, bem como prever avaliaes peridicas para verificar a efetivao das aes estabelecidas no mesmo.
13/07/11

ETAPAS DO PROCESSO

1- discusses nas Instituies Educacionais, a fim de encaminharem suas propostas para submet-las apreciao e posterior deliberao; 2- Audincias Temticas- 24 de setembro; 3- Plenria Geral- 22 de outubro; 4-Aprovao ao Poder Executivo, com 13/07/11 vistas ao Poder Legislativo.

DOCUMENTO REFERNCIA

A s m eta s do P N E R ec o rtes do s o bjetivo s n o a ting ido s do P M E c o ns trudo em 2004, D ia g n s tic o s educ a c io na is do M unic pio ;

13/07/11

R o teiro-S ug es t o pa ra a s reuni es /enc o ntros c o m a c om unida de: - Apresentar o objetivo da reunio/encontro; - Disponibilizar aos participantes o DocumentoReferncia para leitura prvia; - Sugesto: organizar grupos constitudos por professores, alunos, funcionrios e pais para cada Eixo Temtico. (Eixo Temtico = Metas do PNE agrupadas por nvel, modalidade ou tema no Documento Referncia) - Entregar a atividade com a proposta de trabalho para cada grupo responsvel pelo Eixo Temtico, juntamente com o Documento Referncia.

13/07/11

Determinar tempo segundo a disponibilidade de cada Instituio para discutir e apresentar proposies; - Aps, reunir todos os grupos para que os relatores apresentem as proposies, a fim de serem referendadas pelo grupo da Escola; - O registro da atividade dever ser entregue Equipe Diretiva para posterior sistematizao; - Eleger/Indicar os Delegados de Instituio para participar das Audincias Temticas em nvel Municipal.

13/07/11

EIXOS

I - E duc a o I nfa ntil; I I - E ns ino Funda m enta l; I I I E duc a o E s pec ia l; I V M elho ria da Q ua lida de do E ns ino ; V E duc a o de J ovens e A dulto s ; V I E ns ino M dio; V I I E duc a o S uperior; V I I I P rofis s io na is da E duc a o
13/07/11

I X Fina nc ia m ento da E duc a o :

I ) Form a o de c ha pa s por s eg m ento: pro fis s io na is da educ a o (pro fes s o res , g es to res , func io n rios ), pa is , es tuda ntes , s endo no tota l, po r ins titui o, 3 deleg a do s titula res e s eus res pec tivos s uplentes ; I I ) S om ente podem pa rtic ipa r c om o c a ndida to s e/o u vota ntes os deleg a dos dos res pec tivos s eg m entos e D eleg a dos na tos . a ) S o c o ns idera dos D eleg a do s na tos os integ ra ntes da C o m is s o O rg a niza do ra do pro c es s o de ela bora o do P M E ; I I I ) A s c ha pa s dos deleg a do s s er o eleita s po r m a io ria s im ples por s eus pa res .
13/07/11

DELEGADOS

SEGMENTOS

1- P ro fis s io na is da E duc a o :pro fes s o res , g es to res , func io n rio s ; 2- P a is ; 3- E s tuda ntes ;

13/07/11

SISTEMATIZAO

* A tivida de do E ix o T em tic o : A proposta de trabalho consiste em analisar o Documento Referncia contendo os diagnsticos, as estratgias da meta do PNE 2011/2020 e os objetivos do PME 2004 e sugerir proposies (estratgias para o Municpio), a fim de garantir a execuo das metas nacionais. importante o registro das contribuies do grupo, pois as proposies sero encaminhadas a Comisso Organizadora do PME e essas qualificaro as Audincias Temticas, no ms de setembro. Cabe salientar que as proposies devero ser elaboradas com pertinncia e coerncia.
13/07/11

* A s equipes diretiva s devero encaminhar a sistematizao das discusses realizadas, organizadas: - por Eixo Temtico; - Formatao: letra Arial, fonte 12, espao simples; - Enviar para o e-mail: pme@caxias.rs.gov.br, e o documento fsico assinado pela Direo para a Comisso Organizadora do PME, no Conselho Municipal de Educao na Rua: Visconde de Pelotas, 449, Casa da Cidadania, 2 piso, Centro, Caxias do Sul ou SMED.

13/07/11

E ix o I - E duc a o I nfa ntil

Proposta

M eta 1: U nivers a liza r, a t 2016, o a tendim ento es c o la r da po pula o de qua tro e c inc o a no s , e a m plia r, a t 2020, a o ferta de educ a o infa ntil de fo rm a a a tender a c inquenta po r c ento da po pula o de a t trs a nos . E s tra tg ia s : P ro po s i P N E P M E - 2004

1.1) Definir, em regime de colaborao entre a Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios, metas de expanso das respectivas redes pblicas de educao infantil segundo padro nacional de qualidade compatvel com as peculiaridades locais. 13/07/11

Elaborar e efetivar planejamentos em consonncia com a proposta polticopedaggica que defende os princpios de incluso, democratizao e parceria entre a famlia e a escola, percebendo a criana como sujeito de direitos.

Das könnte Ihnen auch gefallen