Sie sind auf Seite 1von 12

ESTUDO DE CLULAS MS DE JANEIRO 2012

VENCER A OBRA DA CARNE Estudo 1

Porque as obras da carne so manifestas, as quais so: adultrio, prostituio, impureza, lascvia, idolatria, feitiaria, inimizades, porfias, emulaes, iras, pelejas, dissenses, heresias, invejas, homicdios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro como j antes vos disse que os que cometem tais coisas no herdaro o reino de Deus. Mas o fruto do Esprito : amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, f, mansido, temperana. Contra estas coisas no h lei. (Glatas 5:19-23) Voc, como algum que nasceu de novo, que cr que vai para o cu, voc que salvo, seu compromisso com o seu esprito e no com a sua carne. Isso implica em travar uma guerra ferrenha com o diabo. Portanto, voc no o que pensa que , porque voc no o que v nem o que interpreta que . Voc muito mais do que v e imagina, quando no d vazo s obras da carne. Cada filho recebe uma misso da parte de Deus. Voc esprito, possui uma alma, e vive em um corpo. Voc , exatamente, o seu esprito. A Bblia diz que o corpo volta para o p, mas o esprito volta para Deus (Eclesiastes 12:7). Ento, voc criao de destino, veio do cu e voltar para l. Voc peregrino nesta Terra, est de passagem no Planeta, no permanente aqui. Contudo, apesar de no ser permanente nesta Terra, a Bblia diz no Salmo 8 que o homem a coroa da criao de Deus. Como criao de Deus, se no vivemos pela carne, satisfazendo as obras da carne, um dia nos encontraremos com Deus, com o nosso Criador. E para isso, no podemos ser como Ac: Ter e guardar muitos entulhos na vida escondidos debaixo da capa.

Ac foi um homem que morreu com sua famlia e descendente, porque no resistiu s obras da carne. Quando viu uma capa babilnica que lhe chamou ateno, roubou-a e guardou-a consigo, trazendo prejuzos ao povo de Israel (Josu 7). S que o problema no Ac morrer, como relata o texto bblico, mas o juzo que ele estabelece para toda a gerao e os seus descendentes. A Bblia diz que Ac no morreu sozinho, mas com toda a gerao e descendentes. Todos sofreram por causa da sua inadimplncia espiritual. Deus havia dito que no deveriam tomar o despojo de guerra e ele desobedeceu. Quando ns temos argumentos debaixo da capa, os descendentes biolgicos e espirituais sofrem todas as conseqncias da capa maligna que colocamos para tentar esconder o que mais cedo ou mais tarde ficar claro. Precisamos ser encorajados para arrancar a capa e no permitir que nada fique escondido em nossas vidas, para que a famlia no seja prejudicada. Precisamos de libertao. Precisamos abandonar as obras da carne e viver pelo Fruto do Esprito (Glatas 5:22,23) 1. O que est debaixo da sua capa? O que foi que voc guardou debaixo da sua capa? Talvez voc nem saiba que possui uma capa. Mas, s vezes, estamos guardando debaixo da capa, coisas, situaes, como se fosse despojo de guerra. Que tipo de guerra voc se envolveu e para quem voc guerreou? Precisamos ser consolidados no esprito e no na carne, porque somos homens de Deus, somos espirituais. O nosso compromisso e a nossa seriedade precisam ser conhecidos por todos. A nossa essncia de ministros do Evangelho do nosso Senhor Jesus, o Cristo. Nossa essncia tem que ser inegocivel. O diabo no pode roubar nossa essncia espiritual porque a nica parte boa, a riqueza boa que temos: a parte de Deus em ns. No temos nada de bom de ns mesmos. Tudo o que temos para o louvor da glria do Senhor. No construmos nada de ns mesmos, tudo para o louvor da glria do nosso Deus. A cada dia, devemos buscar viver para no satisfazer a nossa carne, mas viver no esprito pelo Esprito de Deus e, assim, nosso proceder ser irrepreensvel. No fomos chamados para alimentar a carne, nem para ser alimento da serpente. Portanto, lutemos cabalmente contra as obras da carne que so: Adultrio, prostituio, impureza, lascvia, idolatria, feitiaria, inimizades, porfias, emulaes, iras, pelejas, dissenses, heresias, invejas, homicdios, bebedices, glutonarias. A Bblia nos adverte a no viver cedendo a nenhuma destas obras, antes, devemos lutar para venc-las.
Projeto Vida | Estudos de Clulas Janeiro 2012

2. Como vencer a carne Somente um homem, uma mulher que busca santidade, vence a carne que nos assola diariamente. O homem santo vence a carne, a carnalidade, o pecado, porque sabe que no depende dele mesmo, mas de Deus. Vence porque vive os princpios. As pessoas que vivem os princpios no se deixam enganar pelas obras da carne. Seja santo e vena a carne, declarando a sua f e vivendo um estilo de vida condigno com o Reino. Um homem de f e uma mulher de f podem mudar a histria, por mais terrvel que seja, na direo deles, quando tem a histria consolidada dentro de si. Ento, vencem qualquer tipo de abuso da parte espiritual da maldade. Voc consegue vencer a carne quando est sob uma cobertura segura, sadia, santa. Viva para Deus intensamente. Mas no viva intensamente para Ele apenas quando estiver na Igreja, na clula, com outros irmos, trs vezes na semana... No! Viva intensamente para Deus todos os sete dias da semana, os 30 dias do ms, os 365 dias do ano, os 12 meses do ano. Viver em santidade viver intensamente para Deus no trabalho, em casa, no nibus e em todos os lugares e momentos e no apenas na Igreja, na clula, etc, garante a voc estar sempre em cobertura segura e sadia. Em outras palavras, voc precisa servir a Deus de verdade. Saber que homem de Deus, que mulher de Deus e que precisa viver como prncipe e princesa do Senhor. O homem de Deus tem a essncia de Deus e vive guardado por Ele, no vive satisfazendo as obras da carne. O homem que vive no esprito est em cobertura segura. Este livra sua rota da carne e se consolida no esprito. Precisamos de pessoas que tenham o Fruto do Esprito em suas vidas. Quem tem o Esprito Santo precisa ser mudado de verdade, a ponto de as pessoas que caminham ao seu redor, tambm sejam mudadas. Deus quer nos dar a bno de no permitirmos que as obras da carne tenham mais poder do que o viver no esprito em ns. Viver em santidade, pelo Fruto do Esprito, a garantia que temos de que viveremos para Deus, agradando-O em toda nossa forma de viver.

Projeto Vida | Estudos de Clulas Janeiro 2012

UM CORAO MODELO Estudo 2 (Parte 1)

Texto: Ouve tu, filho meu, e s sbio, e dirige no caminho o teu corao. No estejas entre os beberres de vinho, nem entre os comiles de carne. Porque o beberro e o comilo acabaro na pobreza; e a sonolncia os faz vestir-se de trapos. (Provrbios 23:19-21)

Verdade Central: Nada demasiadamente difcil para Deus. possvel voc ter um
corao modelo a ponto de se olhar e ficar pasmado com a transformao pela qual passou aps receber um novo corao da parte do Pai. Tudo que no seu corao estiver fora da rota, Deus trar de volta para que voc tenha um corao de honra.

Introduo: Voc precisa ter um corao modelo, um corao de honra, um corao


plenamente aprovado, um corao comprometido com Deus e que tem a essncia dEle. Corao no to-somente rgo, mas a essncia daquilo que Deus criou. Deus disse que quando entrar no corao de algum, independente da confisso feita com os lbios, para que tudo seja consolidado, o corao precisa crer. Essa a forma de saber se o que fora proferido verdade ou no. A Bblia diz que precisamos confessar Jesus com a boca e crer com o corao que Ele ressuscitou dentre os mortos para sermos salvos. A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu corao creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, sers salvo. Visto que com o corao se cr para a justia, e com a boca se faz confisso para a salvao. (Romanos 10:9, 10). Deus tem prazer de manifestar a salvao, graa e alegria para quem tem um corao em linha com Sua Palavra e Sua promessa. 1. Um corao de honra sbio Existem algumas situaes, alguns sentimentos que precisam ser detectados. O corao do homem que est em Deus um corao batizado em sabedoria, na habilidade de perceber diferenas, de conhecer o certo e o errado, optar por decises que tragam um futuro promissor em sua histria, saber plantar sementes que escravizam o futuro e mudam sua histria de vida. O homem que sbio precisa detectar que por onde passar, a honra deve acompanh-lo. Ter conscincia que ao plantar uma semente, voc pode ser honrado pelo resto da sua vida, e isso trar benefcio a todos os seus descendentes.

Projeto Vida | Estudos de Clulas Janeiro 2012

Talvez voc j tenha plantado tantas sementes e pensou que elas so apenas para a sua histria, mas Deus est preparando que todas as sementes plantadas no presente sejam repercutidas para os seus descendentes, porque toda semente garante a prosperidade dos descendentes. uma bno andar na viso da sabedoria e ter o entendimento aberto para receber algo extremamente poderoso para receber o que Deus quer fazer em nossa histria de vida. Um corao modelo cheio da sabedoria de Deus. Sabemos que a sabedoria terrena animal e diablica. So nveis de sabedoria que entram no corao daqueles que no esto blindados com o Esprito Santo. Todas as pessoas blindadas com o Esprito Santo no recebero a visita da maldade nas suas vidas e no seu arraial. Antes experimentaro um novo tipo de vida. o que afirma Tiago 3: 13e 14. Quem sbio mostra em mansido, pelo procedimento das obras. No anda se vangloriando da sabedoria que tem. H pessoas que so possessas de uma sabedoria que no vem de Deus, porque uma sabedoria demonaca. Devemos buscar a sabedoria do Alto, uma sabedoria sem fingimento que gera fruto de justia. Essa a bno para os que esto libertos da sabedoria terrena, animal e demonaca. Estes tm o Esprito Santo de Deus e recebem um corao cheio de sabedoria, semente, justia e paz. 2. A sabedoria do Reino A Bblia diz que precisamos manter o corao cheio da sabedoria do Reino. Como a sabedoria do Reino? H lugares que voc ainda no pode entrar, assim como h lugares que voc j pode entrar agora. s vezes, somos impedidos por algum ou por algo. Mas haver um dia em que nos surpreenderemos, dormiremos em um nvel e acordaremos em outro bem melhor. Seremos tomados pelo esprito de sabedoria. Quando a sabedoria entra, a criatividade se manifesta. Precisamos de sabedoria. Se j nascssemos dotados de sabedoria, a Palavra no esclareceria que um dom que Deus d a quem pede e a quem quiser receb-lo. Interessante que Deus no diz isso sobre qualquer outro dom, mas apenas com relao ao dom de sabedoria, como est escrito em Tiago. Deus d sabedoria a todos que a pedem e depois no lana em rosto. Todos que recebem o dom da sabedoria do Alto alegram o corao de Deus. Todas as pessoas que passam pela vida dos que tm o dom da sabedoria contemplam o poder de Deus, por causa da criatividade.

Projeto Vida | Estudos de Clulas Janeiro 2012

3. Dizer sim e no Os que tm sabedoria sobrevivem bem, porque ela o gerenciamento interior para saber dizer sim na hora do sim e no na hora do no. H pessoas que pensam que dizer no maligno e dizer sim divino. Dizer sim divino e dizer no to divino quanto dizer sim, basta ser o momento apropriado. A Bblia diz que devemos falar sim e no e o que passar disso vem de procedncia maligna. Seja, porm, o vosso falar: Sim, sim; No, no; porque o que passa disto de procedncia maligna. (Mateus 5:37) Quem no consegue dizer sim e no porque no consegue discernir corretamente as diferenas, os tempos e os momentos. s vezes, nem imaginamos que h um sim de Deus em nossa disposio. E por medo de entrar na presena dEle por conta de muitas rejeies que j recebemos de pessoas e de sistemas nessa globalizao terrvel, que portas se fecharam e muitos no foram recebidos. Mas quando dependemos de Yeshua, entendemos que na boca dEle h um sim em nossa direo para nos favorecer e abenoar. Ningum pode lutar contra o projeto divino em nossa vida, porque temos o sim e o amm da boca do Todo Poderoso. Pois quando a sabedoria entrar no teu corao, e o conhecimento for agradvel tua alma. O bom siso te guardar e a inteligncia te conservar. Para te afastar do mau caminho, e do homem que fala coisas perversas. Dos que deixam as veredas da retido, para andarem pelos caminhos escusos. Que se alegram de fazer mal, e folgam com as perversidades dos maus. Cujas veredas so tortuosas e que se desviam nos seus caminhos. Para te afastar da mulher estranha, sim da estranha que lisonjeia com suas palavras. Que deixa o guia da sua mocidade e se esquece da aliana do seu Deus. (Provrbios 2:10-17). Esse texto diz que a sabedoria entrar no seu corao. Voc quer ser possudo pelo esprito da sabedoria? Essa deve ser a nica possesso desejada por voc.

Projeto Vida | Estudos de Clulas Janeiro 2012

UM CORAO MODELO Estudo 3 (Parte 2)

Texto: Ouve tu, filho meu, e s sbio, e dirige no caminho o teu corao. No estejas entre os beberres de vinho, nem entre os comiles de carne. Porque o beberro e o comilo acabaro na pobreza; e a sonolncia os faz vestir-se de trapos. (Provrbios 23:19-21) Verdade Central: Nada demasiadamente difcil para Deus. possvel voc ter um corao modelo a ponto de se olhar e ficar pasmado com a transformao pela qual passou aps receber um novo corao da parte do Pai. Tudo que no seu corao estiver fora da rota, Deus trar de volta para que voc tenha um corao de honra. Introduo: Voc precisa ter um corao modelo, um corao de honra, um corao plenamente aprovado, um corao comprometido com Deus e que tem a essncia dEle. Corao no to-somente rgo, mas a essncia daquilo que Deus criou. Deus disse que quando entrar no corao de algum, independente da confisso feita com os lbios, para que tudo seja consolidado, o corao precisa crer. Essa a forma de saber se o que fora proferido verdade ou no. 1. O corao modelo tem credibilidade Isaas 11:2 diz que sete Espritos, da parte do Senhor Deus Todo Poderoso, vir sobre ns, e o primeiro deles a Sabedoria, depois Inteligncia, Administrao. Por que administrao? Porque Deus no d administrao a insanos. Toda pessoa que vai administrar precisa ser tomada de sabedoria e inteligncia. E repousar sobre ele o Esprito do Senhor, o esprito de sabedoria e de entendimento, o esprito de conselho e de fortaleza, o esprito de conhecimento e de temor do Senhor. E deleitar-se- no temor do Senhor; e no julgar segundo a vista dos seus olhos, nem repreender segundo o ouvir dos seus ouvidos. (Isaas 11:2,3) Tenho ensinado que precisamos acreditar na moeda do futuro que no o dlar, nem o euro, nem a libra esterlina, mas a credibilidade. A credibilidade uma moeda que s quem possudo de sabedoria ter, s quem tem a uno administrativa ter. Talvez voc ainda no seja uma pessoa que tem muito dinheiro, mas se tiver credibilidade, com certeza, ter dinheiro. Quem tem dinheiro, mas no tem credibilidade perder o que j alcanou.

Projeto Vida | Estudos de Clulas Janeiro 2012

Quem tem credibilidade colocado em lugares altos, porque Deus conta com o esprito de sabedoria. Porm, a criatividade renuncia e rejeita a incompetncia. Descobrimos que confiana bom, mas competncia melhor. Ter os dois juntos, confiana e competncia, ento, est gerada a credibilidade. Se voc tiver confiana no incompetente, ele nunca ter credibilidade diante de voc. O que move o futuro a credibilidade, uma moeda de confiana e competncia. Depois da confiana e competncia, a credibilidade se manifesta. E a credibilidade no nada mais, nada menos do que sabedoria na vida do ser humano. Deus quer trazer sobre a Igreja um batismo, uma imerso na sabedoria, porque a sabedoria entrar no seu corao e o conhecimento na sua alma e isso ser agradvel a Deus e aos homens. Ele quer ver os Seus filhos dotados de sabedoria, j que somos a Noiva do Cordeiro. 2. Yeshua, um corao modelo, um Lder de sabedoria Yeshua um Lder de sabedoria. Sua vida pautada na sabedoria e Ele no casar com um jugo desigual, com uma Noiva tola, que no tem sabedoria sobre ela. Provrbios 31 no poesia para ser recitada no dia das mes, mas o retrato da Igreja de Cristo, da Noiva do Cordeiro. Tambm no versculo para marido usar para oprimir mulher. Mulher sbia, quem a achar? uma pergunta que poucos encontram a resposta. Comea com uma pergunta e termina com a afirmao. Porque quem constri uma mulher sbia um marido sbio. O marido deve construir na esposa a mulher sbia que a Bblia diz em Provrbios 31. Provrbios 29:3 diz: O homem que ama a sabedoria alegra a seu pai... Deus quer que sejamos sbios para alegr-lO e tambm para promover alegria na Terra, por todos os lugares que passarmos. Sabedoria, para os filhos de Deus, no deve ser uma proposta, mas uma ordem emitida que deve ser obedecida. Quando o esprito de sabedoria entra na sua vida, a murmurao tem que ir embora. Voc no tem mais boca para lanar maldio. Em tudo, voc comea a reconhecer a poderosa mo do Deus Todo Poderoso. A Bblia diz que devemos ouvir a instruo e ser sbio, porque a sabedoria faz com que o nosso corao ande na rota correta. O sbio no anda por lugares de vergonha e de vexame, no anda poludo em envolvimentos mundanos. Filho meu, se aceitares as minhas palavras, e esconderes contigo os meus mandamentos. Para fazeres o teu ouvido atento sabedoria; e inclinares o teu corao ao entendimento. Se clamares por conhecimento, e por inteligncia alares a tua voz. Se como a prata a buscares e como a tesouros escondidos a procurares. Ento
Projeto Vida | Estudos de Clulas Janeiro 2012

entenders o temor do Senhor, e achars o conhecimento de Deus. Porque o Senhor d a sabedoria; da sua boca que vem o conhecimento e o entendimento. Ele reserva a verdadeira sabedoria para os retos. Escudo para os que caminham na sinceridade. Para que guardem as veredas do juzo. Ele preservar o caminho dos seus santos. Ento entenders a justia, o juzo, a eqidade e todas as boas veredas. Pois quando a sabedoria entrar no teu corao, e o conhecimento for agradvel tua alma. O bom siso te guardar e a inteligncia te conservar. Para te afastar do mau caminho, e do homem que fala coisas perversas. (Provrbios 2:1-12) Quem no sbio faz trs coisas: senta com os comiles, senta com os beberres e entra em sonolncia. Os assuntos que circulam entre os que esto comendo e bebendo so os piores possveis. Um lder no deve ser comilo nem beberro. horrvel a postura destes. Comem e bebem desesperadamente. No estejas entre os beberres de vinho, nem entre os comiles de carne. Porque o beberro e o comilo acabaro na pobreza; e a sonolncia os faz vestir-se de trapos. (Provrbios 23:20,21) A Bblia diz que o gluto no entrar no cu. Todo gluto e beberro no entra no cu. Sobre eles h uma pobreza de esprito, pobreza emocional, pobreza psicolgica, pobreza afetiva, etc. So nveis de pobreza que visitam os que no procuram um corao sbio. Voc j viu uma roda de beberro e comilo? Depois voc j os viu dormindo? Observe como eles tm um sono sobrenatural, por causa de tanta comida e bebida. A Bblia diz que a sonolncia os levar a se vestirem de trapos. Infelizmente, h pessoas que no comem, engolem; h pessoas que no tm estmago, tm ventre. A sabedoria de Deus em sua vida afastar do seu comportamento as tolices e muitas obras da carne, fazendo com que voc trilhe a rota correta. Ento, no perca tempo, clame a Deus por sabedoria e ande em novidade de vida.

Projeto Vida | Estudos de Clulas Janeiro 2012

UM CORAO MODELO Estudo 4 (Parte Final)

Texto: Ouve tu, filho meu, e s sbio, e dirige no caminho o teu corao. No estejas entre os beberres de vinho, nem entre os comiles de carne. Porque o beberro e o comilo acabaro na pobreza; e a sonolncia os faz vestir-se de trapos. (Provrbios 23:19-21)

Verdade Central: Nada demasiadamente difcil para Deus. possvel voc ter um
corao modelo a ponto de se olhar e ficar pasmado com a transformao pela qual passou aps receber um novo corao da parte do Pai. Tudo que no seu corao estiver fora da rota, Deus trar de volta para que voc tenha um corao de honra.

Introduo: Voc precisa ter um corao modelo, um corao de honra, um corao


plenamente aprovado, um corao comprometido com Deus e que tem a essncia dEle. Corao no to-somente rgo, mas a essncia daquilo que Deus criou. Deus disse que quando entrar no corao de algum, independente da confisso feita com os lbios, para que tudo seja consolidado, o corao precisa crer. Essa a forma de saber se o que fora proferido verdade ou no. 1. Corao de sabedoria Os que possuem sabedoria so os que entregam o corao a Deus, cumprem a clusula de Provrbios 23:23: Filho meu, d-me o teu corao. Quem tem sabedoria no tem corao prprio. No dia em que o seu corao for seu, voc far dele o que quiser, mas no dia em que o corao for entregue a Deus, voc far o que Ele quer. Deus pede o seu corao. Ele pede queles que so filhos. Se voc der o seu corao a Deus, ento, os seus olhos se agradaro dos novos caminhos que sero instalados sobre voc. Sero caminhos de uno, graa, amor, paz, alegria, prosperidade, vida, bno... Nunca mais voc ser o mesmo se tiver o corao de sabedoria vindo da parte de Deus. Deseje ter um corao sbio para ver as diferenas, para perceber que onde voc estava no est mais, que o que o oprimia no o oprime mais, o que estava matando-o no o mata mais. No dia em que voc recebe o corao de sabedoria do Alto, a sabedoria animal, terrena e demonaca tem que sair da sua vida e essncia. Voc passa a ser um lder aprovado em todos os seus caminhos.

Projeto Vida | Estudos de Clulas Janeiro 2012

10

A Palavra diz em Eclesiastes que o nosso corao de filho deve estar selado no corao do Pai. Ento, nosso corao deve estar selado em Deus. H um selo para o nosso corao. E a Bblia mostra que um corao selado pertence ao Esprito Santo. Ningum ter nada nem ser nada, dentro da sabedoria divina, se no aprender a dar honras ao Esprito Santo, Doce Amigo e Fiel Companheiro. muito bom conhecer o Esprito Santo. Ele sente saudades de ns quando deixamos de nos ajoelhar, quando perdemos a intimidade com Ele. Ele quer-nos ministrar um corao de sabedoria. Se voc me perguntasse como eu resumiria ter um corao de sabedoria, eu responderia que algum de corao sbio aquele que serve ao Esprito Santo, aquele que tem intimidade com o Esprito Santo. Por qu? Porque o Esprito Santo quem coloca o selo. 2. Um corao modelo selado pelo Esprito Santo Toda carta s chega ao destino se estiver endereada. No h um e-mail que chegue ao destino se no estiver corretamente endereado. Todo endereo precisa de um selo. O selo do correio eletrnico, hoje, a empresa pela qual voc est cadastrado, o provedor. De nada adianta voc inventar um e-mail se no estiver cadastrado naquele provedor. O provedor o selo para que o e-mail chegue ao destino. Se um indivduo enviar uma carta sem selo ela fica nula, porque no chegar ao destino. Por isso, em Efsios 1:8, est escrito que o Esprito Santo nos deu o selo que se tornou penhor da nossa salvao. Entraremos no cu porque estamos selados. Jesus veio e nos selou. Ningum roubar este selo das nossas vidas. Em quem tambm vs estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvao; e, tendo nele tambm crido, fostes selados com o Esprito Santo da promessa. (Efsios 1:13). Porque j ouvimos a Palavra da Verdade, estamos selados com o Esprito Santo da Promessa. Estamos selados. Aleluia! Quando Joo voltou correndo de uma misso e foi ao Mestre demonstrando alegria, Jesus lhe disse que no se alegrasse apenas porque os demnios se submetiam, mas porque o nome dele estava escrito no Livro da Vida. Jesus estava mostrando que havia prendido o diabo para dar-lhe vitria enquanto evangelizava. Jesus deteve aquele principado para que os discpulos vissem os demnios se submetendo. Ele no queria que o fato de os demnios se submeterem aos discpulos fosse motivo de alegria maior do que ter o nome escrito no Livro da Vida.

Projeto Vida | Estudos de Clulas Janeiro 2012

11

Seremos dotados de sabedoria para tocarmos nas pessoas e elas receberem um novo nvel de vida. Temos o carter do nosso Pai. Recebemos a sabedoria do Alto e o nosso corao ser aprovado em tudo o que fizermos.

Projeto Vida | Estudos de Clulas Janeiro 2012

12

Das könnte Ihnen auch gefallen