Sie sind auf Seite 1von 29

H numerosos estudos a respeito da correlao entre religio e sade, religio e doena, religio e cura.

Alm da tradicional relao geral entre religio e sade alguns autores chegam a se perguntar pela existncia de um fator religioso na sade e na doena. H, contudo, os que acautelam para a falta de uma metodologia realmente epidemiolgica, isto , ampla o suficiente para abarcar os entrelaamentos de religio e doena, capaz de estabelecer a relao ou a ausncia de relao entre sade/doena e religio.

Busca-se entender como se d a construo das noes de sade e doena a partir de uma viso religiosa do mundo e quais as influncias dessa concepo na relao dos pacientes com a Medicina ou com a busca de poderes sobrenaturais.

Para GAARDER, em uma reviso da literatura, apresenta dois conceitos complementares de religio:

Relao entre o homem e o poder sobre humano. Convico de que existem poderes transcendentes que atuam no mundo.

CATOLICISMO
Fisicas: dor de cabea, coluna, presso alta, AIDS, gastrite, ulcera, cncer e outros

TERO ROSARIO LEITURA BIBLICA


ORACOES EM LINGUAS IMPOSIO DAS MOS

ORAO INDIVIDUAL

Perdo Repouso no Espirito Partilha ou Testemunho Musica Missa

Espirituais : falta de f, depresso, desemprego, desentendimento familiar ou conjugal, alcoolismo,uso de drogas e outros.

uma religio monotesta, que significa literalmente "submisso fundamentada nos ensinamentos de Mohammed, chamado pelos ocidentais de Maom.

Dentre os vrios princpios do Islamismo, cinco so regras fundamentais para os mulumanos:


1.

2.

3.

4.

5.

Crer em Al, o nico Deus, e em Maom, seu profeta. Realizar cinco oraes dirias comunitrias (slat). Ser generoso para com os pobres e dar esmolas. Obedecer ao jejum religioso durante o ramad (ms anual de jejum). Ir em peregrinao Meca pelo menos uma vez durante a vida (hajj).

O Alcoro, livro sagrado dos muulmanos, valoriza a cincia, em particular a medicina: Rhazes: Designado para definir o local da construo do hospital. Ali ibnul-Abbas: obra, "Livro completo da arte mdica" tratando de temas como: anatomia, classificao e causas das doenas, sintomas e diagnsticos, higiene, dieta.

O Islam e algumas questes atuais relativas sade e a vida humana: Efeito da orao sobre o corpo e nossa sade: Rezar prolonga a vida: Transplante e doao de rgos : O transplante pode ser efetuado com algumas restries. Morte cerebral requisito para doao Transfuso de sangue: permitida Autpsia: proibido , profanao do corpo , somente em casos judiciais Suicdio assistido e Eutansia: Ambos proibidos.

Mtodos anticoncepcionais: Permitido. Aborto: Proibido. Circunciso masculina( retirada do prepcio): recomendada para crianas do sexo masculino. O Programa de Combate a AIDS da Organizao das Naes Unidas (ONU) defende, de forma controversa, que a circunciso reduz o risco de contgio do HIV, no caso de cpula vaginal, mas tambm afirma que o uso do preservativo indispensvel.

Espiritismo a doutrina dos que crem que podem ser evocados os espritos dos mortos. ), que acredita na possibilidade de comunicao com os espritos atravs de mdiuns.

Na viso esprita, a sade entendida sob o circulo da imortalidade da alma e as experincias de vida. Emmanuel nos afirma que Sade a harmonia da alma. Harmonia significa sintonia das suas necessidades psicolgicas, sociais e biolgicas.

O Espiritismo surge, a partir de obras publicadas desde 1857 na Frana, como o chamado "O Livro dos Espritos" de Allan Kardec, seus seguidores desempenha alguns papis (Giumbeli, 1995).
Explicava certos fenmenos, revelando a existncia de um outro plano com uma relao constante com este; Acreditava que algumas pessoas pudessem servir de canais para manifestao de espritos de pessoas que j morreram (desencarnados);

No Brasil, a caridade Esprita tem duas formas principais, considerando como a misso esprita no mundo:

1a) dar assistncia aos pobres atravs de prticas de caridade; 2a) a cura tanto fsica como mental, como uma misso esprita no mundo.

A cura, na viso esprita, resultado de um movimento pessoal, de um encontro do ser consigo mesmo e com o Deus que habita em si. Ela fruto do despertar gradual que o esprito realiza enquanto caminha em direo morada do Pai (sua intimidade), retornando ao seio daquele que todo justia, poder e bondade.

um dos ramos do cristianismo que teve suas origens na reforma da Europa no sculo XVI organizada por Martinho Lutero. De acordo com o protestantismo a fonte de f a Bblia.

DEFINIO DA PRTICA DE CURA

Para as igrejas evanglicas a cura est intimamente relacionada f e salvao do indivduo. No podemos dizer que exista uma prtica com o fim especfico da cura nestas igrejas. A f seria o instrumento maior no processo de cura.

DEFINIO: So igrejas que se apresentam como um mundo que acolhe e protege, oferecendo o que as pessoas procuram na religio.
So dissidentes de outros grupos do protestantismo. EXEMPLOS: Universal do Reino de Deus Igreja Renascer em Cristo Igreja Casa da Bno

As causas das doenas colocadas pela igreja enquandram-se na categoria doena-punio. Motivos demonacos.

Guerra contra o diabo. Rituais de exorcismo. Os demnios so combatidos e chamados pelo os nomes. Caminho da cura: uno, bno e dzimo.

UMBANDA curar.

= arte

de

UMBANDA: uma religio, que composta de elementos Divinos, Doutrinrios, Princpios, Rituais, Msticos, Divinatrios e Humanos.
Orixs e Guias
Reencarnao, Lei do Karma

Amor e Caridade,
Abertura e Encerramento Jogo de bzios Mdiuns e Babalorixas

Concepes de sade e doena no so as mesmas da medicina. Elas esto mais ligadas compreenso do ser humano a respeito do mundo e no obrigatoriamente ao seu estado fsico. Doena no apresenta sempre um sintoma fsico, mas concebida como fruto de alguma fora ou ao negativa produzida por um esprito ou pela prpria pessoa. Pode ser por pensamentos, sentimentos ou emoes, como inveja, dio ou cobia, que possam atrair espritos ruins.

Um Deus nico e superior: Zmbi, Olorum ou simplesmente DEUS. Os Orixs: Seres astrais que interage com os seres humanos. Os Guias: Espritos de Luz e plenitude que vm terra para ensinar. Mediunidade: Dom dado por Deus s pessoas para que elas possam interagir com os espritos.

LOCAL (Centro, templo ou terreiro) Chefe (Sacerdote) Dividido em sesses: desenvolvimento e consulta (giras). Ao dos Mdiuns

Das könnte Ihnen auch gefallen