Sie sind auf Seite 1von 2

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO

PROCESSO TC-8802/11 Pode Executivo Municipal. Prefeitura de Pedra Branca. Procedimento Licitatrio Regularidade. Recomendao.

ACRDO AC1-TC -

0051

/2012

R E L A T R I O: 1. rgo de Origem: Prefeitura Municipal de Pedra Branca. 2. Tipo de Procedimento Licitatrio: Tomada de Preos n 08/11, seguida dos Contratos abaixo identificados, no valor total de R$ 371.005,50. N Contratado Valor R$ 008/2011 D Cirrgica Campinense Ltda 30.121,34 008/2011 C Carlos Jean Tolentino 27.581,26 008/2011 B A Costa Com. Atacadista de Produtos Farmacuticos Ltda 218.717,70 008/2011 A Ivanise Arajo Mangueira 94.585,20 3. Objeto: Aquisio de Medicamentos ticos e psicotrpicos para abastecimento da Farmcia Bsica e pessoas carentes; de produtos odontolgicos; material de laboratrio e material hospitalar (Unidade Mista de Sade). A Diviso de Licitaes e Contratos DILIC, em seu relatrio exordial, ao identificar irregularidades, sugeriu a citao do responsvel com vistas aos devidos esclarecimentos. Em atendimento aos preceitos constitucionais da ampla defesa e do contraditrio, o atual Prefeito foi citado nos termos regimentais, e apresentou a devida defesa. Em seu relatrio de fls. 236/137, a Auditoria analisou as peas encartadas, apresentando as seguintes constataes: - Quanto ausncia de documentos que comprovem a origem da pesquisa de preo de mercado para estimar o valor dos produtos presentes, foi superada em virtude da apresentao da cotao de preo; - J em relao ausncia de publicao do Edital em Jornal Oficial do Estado, entendeu que a publicao efetuada no Dirio Oficial dos Municpios do Estado da Paraba deve ser usada apenas como mais uma publicao, mas no supre a publicao determinada pelo art. 21, II da Lei 8666/931; - E, no tocante a abusos no item 7.2.1 do Edital, no qual delimita os preos exequveis queles que no sejam inferiores a 80% do menor preo pesquisado, considerou que, apesar de precisar de uma justificativa plausvel, tal clausula no modifica os procedimentos da licitao. Ao final, o rgo Auditor considerou regular o procedimento licitatrio em questo e os contratos dele decorrentes, ressalvando que seja dado conhecimento autoridade homologadora que, em outros procedimentos, realize-se a publicao conforme disciplina o artigo 21, II, da Lei 8666/93.

Art. 21. Os avisos contendo os resumos dos editais das concorrncias, das tomadas de preos, dos concursos e dos leiles, embora realizados no local da repartio interessada, devero ser publicados com antecedncia, no mnimo, por uma vez: (Redao dada pela Lei n 8.883, de 8.6.94) (...) II - no Dirio Oficial do Estado, ou do Distrito Federal quando se tratar, respectivamente, de licitao feita por rgo ou entidade da Administrao Pblica Estadual ou Municipal, ou do Distrito Federal; (Redao dada pela Lei n 8.883, de 8.6.94)

PROCESSO TC-8802/11

O processo foi agendado para a presente sesso, dispensando intimaes, ocasio em que o MPjTCE opinou, oralmente, pela regularidade da licitao em tela e dos contratos decorrentes, recomendando-se Prefeitura Municipal de Pedra Branca que em procedimentos futuros sejam observados rigorosamente os ditames da Lei 8666/93.

VOTO DO RELATOR: Das concluses da Unidade Tcnica, restou-se apenas uma nica irregularidade que diz respeito ausncia de publicao do Edital no Jornal Oficial do Estado. Todavia, apesar de infringir dispositivos legais, entendo que pode ser considerada tal eiva atenuada, tendo em vista que foi utilizado outro meio de divulgao que ampliou a rea de competio: o Dirio Oficial dos Municpios, que circula em todo o Estado, restando, portanto, satisfatria a publicidade. Sem mais delongas, voto pela regularidade do procedimento licitatrio em anlise, bem como dos contratos decorrentes,

DECISO DA 1 CMARA DO TCE-PB: Vistos, relatados e discutidos os autos do processo supra indicado e considerando os relatrios escritos da DILIC e o parecer oral do Ministrio Pblico junto ao Tribunal, ACORDAM, unanimidade, os Membros da 1a CMARA DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DA PARABA, na sesso realizada nesta data, em considerar REGULARES o procedimento Licitatrio em anlise, bem como os contratos dele decorrentes, recomendando-se Prefeitura Municipal de Pedra Branca que, em licitaes futuras, sejam observados rigorosamente os ditames da Lei 8666/93, especificamente em relao publicidade. Publique-se, registre-se e cumpra-se. Mini-Plenrio Conselheiro Adailton Coelho Costa Joo Pessoa, 19 de janeiro de 2012

Conselheiro Fbio Tlio Filgueiras Nogueira Presidente em exerccio Relator

Fui presente, Representante do Ministrio Pblico junto ao TCE

Das könnte Ihnen auch gefallen