Sie sind auf Seite 1von 15

DIREITO ADMINISTRATIVO II Prof.

Gustavo Oliveira 22/09/09 - Improbidade Administrativa


1

Imoralidade Desonestidade Corrupo - favorecimento Responsabilizao: perder o cargo aps processo administrativo disciplinar. Responsabilidade civil: pode perder o cargo e direito polticos. Se houver dano ao errio, ele deve ressarci-lo. Pode haver responsabilizao na esfera penal tambm. possvel responsabilizao nas 3 esferas. Estamos no quadrante da responsabilidade civil (ao civil). Entretanto a gravidade do ato e as eventuais sanes aplicveis levam a uma aproximao da esfera criminal. Probidade significa honestidade. A essncia da improbidade a desonestidade, est ligada ao desrespeito boa f. Entretanto, a improbidade no significa apenas desonestidade, mas desonestidade que tem por objetivo favorecer a si prprio ou a terceiros. A CF/88 no diz o que improbidade mas prev suas sanes em seu art. 37 4. L. 8429/92 Elementos constitutivos do Ato de Improbidade Administrativa 1. Agente Pblico Inclui agente poltico, do Executivo, emprego pblico em geral = sujeito ativo do ato Quem no agente pblico pode ser enquadrado como sujeito. Lei fala em terceiros (L. 8429 art.3). Ex.: ONG recebe dinheiro pblico e desvia = dirigentes podem ser responsabilizados por improbidade administrativa. 2. Contra quem o ato de improbidade administrativa pode ser praticado? O elenco muito amplo, envolvendo qualquer esfera da AP (art. 1 L. 8429). Ex.: Fazenda Pblica, Estados, sociedades de economia mista, estatais etc. 3. Ocorrncia de uma dano Ato de improbidade gera um prejuzo, especialmente ao errio pblico. Est ligado ao dano patrimonial, mas pode haver outros tipos de dano. A ocorrncia provm de ato ilegal.
1

Quando o Prof. Gustavo deu essa aula, ele avisou que iria cair uma questo sobre o assunto na prova, apesar de, posteriormente, a Odete no incluir o contedo na matria oficial. De qualquer maneira, achamos melhor colocar o contedo no caderno.

4. Elemento subjetivo (dolo ou culpa) Alguns autores defendem que a ao de improbidade administrativa tem natureza criminal. Entretanto a doutrina majoritria entende que a IA ao cvel e no criminal. Dependendo do enquadramento da IA (arts. 9 ao 11) haver um elenco de sanes para cada espcie. H portanto 3 espcies de IA com diferentes sanes. O elemento subjetivo ter efeitos diferentes em cada espcie: - art. 9 configura atos de IA que importam em enriquecimento ilcito do sujeito ativo ou de terceiros. H leso ao errio. A inteno do agente fundamental. - art. 10 leso que causa prejuzo ao errio, sem necessariamente haver enriquecimento ilcito. Ex.: licitao (pode haver superfaturamento) - art. 11 ofensa aos princpios da AP - art. 12 - sanes levam em conta a extenso do dano e o proveito material do agente. Sanes prejuzo ao errio art. 12 II. Ao contra os princpios (art. 12 III). Imoralidade X Ilegalidade Ato imoral ilegal? Um ato legal pode ser imoral e passvel de anulao. Improbidade exige ilegalidade, segundo a jurisprudncia. A imoralidade mais ampla e para a alguns a improbidade est dentro da imoralidade. Segundo o prof. Gustavo, diferentemente da jurisprudncia, entendeu que o legislador entendeu que pode haver improbidade sem haver ilegalidade. Ilegalidade ampla envolve tambm o desrespeito/a agresso aos princpios constitucionais. Princpio da juridicidade: ato administrativo deve estar de acordo com a lei. Nesse sentido, improbidade em sentido amplo pode ser considerado ilegalidade. Ato praticado com culpa - art. 10: pode ser praticado com culpa ou dolo - arts. 9 e 11: somente com dolo (segundo a jurisprudncia) Elementos do dano: - art. 10: comprovao do dano imprescindvel - art. 09: dano importante, mas o principal a inteno o dolo deve ser comprovado (no caso enriquecimento ilcito) - art. 11: efeitos da sentena: ressarcimento do dano, se houver. Ex.: prefeito no faz licitao. Encaixa-se no art. 11. Ao Civil de IA Legitimidade: Ministrio Pblico Estadual ou federal dependendo da ao. Procuradorias dos rgos pblicos lesados: Fazenda Pblica, representao de entes da administrao indireta. Na prtica quem prope essa ao o Ministrio Pblico. Pode propor medidas acautelatrias antes do trnsito em julgado. Ex.: seqestro de bens em enriquecimento indevido.

Art. 17 L. 8429. Na prtica aplica-se o rito da ao civil pblica na ao de IA. Art. 37 5 - ilcitos so prescritveis. A ao de ressarcimento seria imprescritvel em qualquer caso que haja leso ao errio (concluso em que se chega com uma interpretao sistemtica do ordenamento: ao analisar a lei, a CF e a jurisprudncia). Lei de IA diz que a prescrio dos atos de 5 anos.

29/09/09 Histrico, conceito e caracteres do Poder de Polcia


Histrico Em essncia, poder de polcia a atividade da Administrao Pblica (AP) que impe limites ao exerccio de direitos e liberdades. uma das atividades em que mais se expressa sua face autoridade, sua face imperativa. Onde existe um ordenamento, este no pode deixar de adotar medidas para disciplinar o exerccio de direitos fundamentais de indivduos ou grupos.

A palavra polcia vem do latim politia e do grego politea, ligada, como o termo poltica ao vocbulo polis. Na Antiguidade significava o ordenamento poltico dos Estados e das cidades, e era entendido como a prpria atividade pblica. O termo muito amplo, e inicialmente englobava toda a ao pblica, mas no sculo XI retirase da noo de polcia o aspecto referente s relaes internacionais. Ainda na Idade Mdia j se detecta o exerccio do poder de polcia, tal como hoje considerado, no mbito das comunas europias, por seus administradores, contribuindo para ficar a raiz nascente da cidade moderna em vrias comunas havia licenas de construir, alinhamento nas construes, fiscalizao de profisses como proteo dos consumidores e polcia sanitria. Aos poucos saem do mbito da polcia as matrias relativas justia e s finanas. Nos primrdios do sculo XVIII polcia designa o total da atividade pblica interna, salvo a justia e as finanas. Esse momento coincide com o chamado Estado de Polcia, Estado esse que realizava intromisso opressiva na vida dos particulares. A partir da o sentido amplo de polcia passa a dar lugar noo de Administrao Pblica. O foco do Direito Administrativo estava voltado autoridade administrativa. Trata-se de tema que diretamente se insere na encruzilhada liberdade/autoridade, Estado/individuo, Liberdade da autoridade/ autoridade da liberdade que permeia o direito administrativo e o direito pblico, revelando-se muito sensvel ndole do Estado e s caractersticas histricas, polticas e econmicas dos pases.

O sentido de polcia se restringe, principalmente, sob influncia das idias da Revoluo Francesa, da valorizao dos direitos individuais e das concepes de Estado de direito e Estado Liberal. Polcia passa a ser vista como uma parte das atividades da AP, destinada a manter a ordem, a tranqilidade, a salubridade pblicas. Noo de condicionamento da atividade estatal por meio do Direito. Antes (Estado de polcia) no havia condicionamentos. A partir do sc. XIX o foco est na relao com os indivduos, a liberdade dos indivduos. Constitucionalismo condicionamento pelo direito das atividades da AP. Podemos organizar as atividades da AP em atividades de: 1) Fomento: Realizao de determinada atividades, um incentivo a elas. Ex.: incentivos fiscais. atividade ampliativa (art. 174 CF interveno indireta). 2) Servio pblico: Envolve uma prestao da AP para satisfazer as necessidades da sociedade. Ex.: energia, saneamento etc. Servios de titularidade da AP. So servios que tem relevncia pblica. Enquanto prestao ampliativa de direitos (art. 175 CF) 3) Atividade econmica do Estado (interveno direta na economia): art. 173 CF. Dentro de determinados requisitos, o Estado realiza atividade econmica. Alguns em regulao de monoplios e outros em concorrncia. Tem sentido de ampliao (agrega valor ao patrimnio pblico). 4) Regulao: Estado disciplina, fiscaliza, impulsiona segmentos da economia. feita pelas agncias reguladoras. H regulao de atividades particulares e servios pblicos. Ex.: ANEEL, ANATEL (reas tpicas do Estado). Regulao do ordenamento implica num condicionamento. Em algumas reas, a regulao mais incisiva, uma regulamentao. Atravs dela possvel aplicar sanes. Objetiva a proteo do interesse pblico. Tem carter restritivo. 5) Interveno direta na economia: Base da regulao (art. 174 CF) Cuida para que atividade econmica se desenvolva de forma ordenada. Sentido de ordenamento, de ordem da atividade econmica. Tem sentido restritivo. 6) Poder de polcia: Tem sentido restritivo. Posteriormente, no final do sculo XIX e primrdios do sculo XX, o poder de polcia era enfocado sob o nico prisma de garantir a ordem, a tranqilidade e a salubridade pblicas. Com a ampliao das funes do Estado, aumentou o campo do poder de polcia, para atuar

tambm na ordem econmica e social, e no somente mediante restries, mas, ainda, por imposies. Conceito O poder de polcia pode ser entendido como a atividade da AP que impe limites ao exerccio de direitos e liberdades do indivduo. Este poder sofre limitaes. H uma busca de equilbrio entre autoridade e liberdade. Segundo Caio Tcito, poder de polcia o conjunto de atribuies concedidas AP para disciplinar e restringir, em favor do interesse pblico adequado, direitos e liberdades individuais. Para Themistocles Cavalcanti, o poder de polcia constitui limitao liberdade individual, mas tem por fim assegurar esta prpria liberdade e os direitos essenciais do homem. Conceito da prof. Odete Medauar: Poder de polcia o poder da AP de limitar de modo direto, com base legal, liberdades fundamentais em prol do bem comum. Caractersticas Caractersticas nucleares do poder de polcia, segundo a Prof Odete: A atividade administrativa, isto , conjunto de atos, fatos e procedimentos realizados pela AP. Abrange a apreciao de casos concretos, a fiscalizao e a imposio de sanes. B atividade subordinada ordem jurdica e ao controle jurisdicional. Guia-se pelos princpios constitucionais da legalidade, impessoalidade e moralidade administrativa. C Acarreta limitao direta a direitos reconhecidos aos particulares. D Pelo poder de polcia, a AP enquadra uma atividade do particular, da qual o Estado no assume a responsabilidade. Distingue-se, em tal aspecto, do servio pblico, pois neste o Estado responsvel pela atividade. E O limite ao direito do particular significa, de regra, um obstculo ao seu exerccio pleno ou a retirada de uma faculdade pertinente ao contedo do direito ou uma obrigao de fazer. Ex: direito de construir em sentido abstrato e direito de construir em sua concreo, sujeito disciplina do Cdigo de Obras e Edificaes. F No atual contexto da AP, dividido entre uma face de autoridade e uma face prestadora de servios, o poder de polcia situa-se precipuamente na face autoridade. Atua, assim, por meio de

prescries, diferentemente do servio pblico, que opera por meio de prestaes. G Abrange tambm o controle da observncia das prescries e a impossibilidade de sanes em caso de desatendimento. A noo de poder de polcia permite expressar a realidade de um poder da AP de limitar, de modo direto, com base legal, liberdades fundamentais, em prol do bem comum. Portanto, a noo de poder de policia a expresso terica de um dos modos importantes de atuao administrativa, devendo ser mantida sobretudo no ordenamento ptrio, em que vem mencionada na C.F. (arts. 174, 170 p. nico e 145, C.F.), na legislao(diversas, entre elas o art. 78 do CTN), na doutrina e na jurisprudncia. 06/10/09 Bases, fundamentos e finalidades e regime jurdico geral do Poder de Polcia Bases do poder de polcia Dispe o art. 145, II, C.F. que as taxas podero ser criadas com base no poder de polcia. A taxa uma forma de remunerao da atividade do poder de polcia. Segundo o art. 170, p. nico, C.F., assegurado a todos o livre exerccio de qualquer atividade econmica, independentemente de autorizao de rgos pblicos, salvo nos casos previstos em lei. Assim, salvo nos casos previstos em lei, toda atividade econmica livre pelos particulares. O art. 174 C.F., garante ao Estado o papel de agente normativo e regulador da atividade econmica, exercendo, nas formas da lei, as funes de fiscalizao, incentivo e planejamento, sendo este determinante para o setor publico e indicativo para o setor privado. O Art. 78 do Cdigo Tributrio Nacional traz o conceito normativo de poder de polcia. Art. 78 p. nico estabelece uma base para seu regime jurdico. regular o exerccio do poder de polcia quando desempenhado pelo rgo competente nos limites da lei aplicvel, com observncia do processo legal e, tratando-se de atividade que a lei tenha como discricionria, sem abuso ou desvio de poder. Poder de polcia uma das atividades da AP. Est subordinada lei, Constituio. Realiza uma limitao dos direitos dos indivduos. Visa assegurar a proteo da ordem pblica. A regra que o particular pode fazer tudo o que no defeso em lei. Havendo proibio legal aquela atividade no pode ser realizada, praticando-a o particular recebe uma sano. Estabelece a forma de

exerccio de direito, dessas liberdades pblicas. Tem um enfoque mais emprico, muito prtico. Ex.: d. de construir pode ser limitado pela lei e pelo poder de polcia (ex.: no se pode construir prdios com mais de quatro andares). De seu exerccio podem decorrer sanes (multas, proibies, entre outros). Polcia Administrativa no se confunde com Polcia Judiciria. Polcia Administrativa sinnimo de poder de polcia. Ela restringe atividades lcitas da pessoa, em regra (art. 145, II, C.F.). A polcia judiciria visa obstar o exerccio de atividades ilcitas, condutas tipificadas como crime. Ela busca prevenir e repreender crimes (art. 144 CF/88). Ex.: polcia federal, polcia ferroviria federal, polcia civil etc. Em essncia, a polcia administrativa, ou poder de polcia, restringe o exerccio de atividades ilcitas, reconhecidas pelo ordenamento como direitos dos particulares, isolados ou em grupo. Diversamente, a polcia judiciria visa a impedir o exerccio de atividades ilcitas, vedadas pelo ordenamento; a polcia judiciria auxilia o Estado e o Poder Judicirio na preveno e represso de delitos; e auxilia o Judicirio no cumprimento de suas sentenas. Fundamentos e finalidades Ordem pblica, para o direito administrativo, significa um mnimo de condies essenciais a uma vida social adequada e pacifica seu contedo varia com o estagio da vida social. Alm dos aspectos clssicos da segurana dos bens e das pessoas, da salubridade e da tranqilidade, abac tambm aspectos econmicos (ex: contra alta absurda dos preos), ambientais (combate poluio) e at estticos (proteo de monumentos e paisagens). Na verdade, a chamada ordem pblica, como fundamento do exerccio do poder de policia, na uma concepo atual, identifica-se com o interesse publico e diz respeito custodia de qualquer tipo de bem ou interesse de todos ante o indivduo ou grupo restrito de indivduos. Assim, a finalidade do poder de polcia propiciar a convivncia social mais harmoniosa possvel evitando ou atenuando conflitos no exerccio de direitos ou atividades privadas e ante o interesse de toda a populao. No existe exerccio do poder de polcia por particulares, no so estes que aplicam as sanes. Particulares no tm competncia no exerccio do poder de polcia.

Regime jurdico geral Alguns aspectos relevantes do regime jurdico do poder de policia podem ser apontados: A Poder de polcia atuao administrativa sujeita ao direito publico, precipuamente. B regido pelos princpios constitucionais da AP: legalidade, impessoalidade, moralidade e publicidade. Inclui-se na legalidade a observncia das normas relativas competncia para exercer o poder de policia na matria e no mbito territorial sobre os quais incide. C Atende regra do favor libertatis ou pro libertate, pois o regime de policia no pode significar proibio geral e absoluta, que impediria o exerccio efetivo do direito. Por outro lado, a regra obriga a resolver em favor da liberdade qualquer duvida sobre a maior ou menor extenso das medidas ou sobre a possibilidade da medida limitativa. D Proporcionalidade (devem ser adequadas a cumprir seu fundamento) ou razoabilidade (meios e fins) as medidas de limitao de direitos devem manter congruncia com os motivos e fins que as justifiquem. As sanes devem ser proporcionais s faltas cometidas. Tambm chamados de princpios. Porm parecem ser expresses do princpio da legalidade sob o vis substantivo (configurao de direitos). E Nem sempre a medida relativa ao poder de policia decorre do poder discricionrio. s vezes, a A.P. somente d concreo a dispositivos de lei, por exemplo, do Cdigo de Obras e Edificaes fiscaliza seu cumprimento e impe as respectivas sanes, sem margem de escolha. 20/09/09 Regime jurdico geral, campo de atuao, manifestaes do poder de polcia, limites, sanes e prescrio da ao punitiva da Administrao Federal. Regime jurdico geral (continuao) F Motivao. No Estado de polcia, a polcia era toda a atividade da AP. No existiam limitaes jurdicas ao exerccio da polcia (liberdade total da atividade da AP). Vem da que o poder de polcia discricionrio = grande margem de atuao/liberdade da AP para realizar uma atividade (diferente de arbitrariedade). Poder de polcia discricionrio? Pode haver espao para a discricionariedade. No adequado dizer que discricionrio. Ela no

tem toda a liberdade para determinar suas atividades, porque o ordenamento e a prpria AP limitam o exerccio do poder de polcia. A discricionariedade no a regra; a regra a vinculao lei. A escolha da sano tambm prevista pelo ordenamento, mas tem um pequeno mbito de discricionariedade (quando aplicada, mas deve ser proporcional e adequada infrao cometida). um risco dizer que o poder de polcia discricionrio, pois isso advm do Estado de polcia. Importante dizer que discricionrio no quer dizer que no tem limites. Observando o conceito normativo do poder de polcia, art. 78 CTN, se h um processo administrativo prvio j h uma limitao ao poder de polcia. Assim, ainda que haja alguma liberdade AP, todos os atos de polcia da AP devem ser fundamentos ftico e juridicamente (lei e Direito). absolutamente necessria para tomar as decises administrativas. Motivo, objetivo da motivao: evitar arbitrariedade, poder de contestar as aes, porm o mais importante obedecer ao devido processo legal substantivo. Como contraditar a deciso sem o fundamento dela? Por isso necessria a motivao. Sem ela no possvel exercer o contraditrio perante uma deciso aparentemente excessiva. Pelo contraditrio, a parte apresentar uma queixa para anular ou suspender o ato da AP, com base na motivao deste. (Via administrativa ou judicial, aquela que for melhor para suspender o ato.). G processo legal elemento fundamental ao exerccio do poder de polcia, observado por Jos Afonso da Silva, no Art. 78 p. nico CTN. Campo de atuao O mbito de incidncia do poder de policia mostra-se bem amplo: vai desde os aspectos clssicos da segurana de pessoas e bens, sade e tranqilidade publicas, at a preservao da qualidade do meio ambiente natural e cultural, o combate ao abuso do poder econmico, a preservao do abastecimento de gneros alimentcios. No mbito das profisses regulamentadas bem perceptvel. H o regulamento da OAB, por exemplo, essa instituio regulamenta o exerccio da profisso do advogado. Atividade da AP exercida por um conselho profissional. Indstria, comrcio - necessrio alvar: isso demonstra o exerccio do poder de polcia nessas reas. H liberdade de iniciativa, porm condicionadas

ao ordenamento. rgos de vigilncia sanitria, defesa do consumidor: atuao baseadas no poder de polcia. Outro exemplo: meio ambiente. Manifestaes do poder de polcia Com respaldo legal, a AP pode editar decretos, regulamentares ou no, resolues, deliberaes (rgos colegiados), portarias, instrues, despachos. Associadas ao exerccio do poder de policia esto a licena e a autorizao. Licena: ato administrativo vinculado. Carter de definitividade. passvel de anulao em casos de vcios de legalidade. Autorizao: ato discricionrio. Carter precrio, revogao (pode ser anulada se ilegal tambm). passvel de

A licena ato administrativo vinculado pelo qual o poder pblico, verificando que o interessado atendeu a todas as exigncias legais, possibilita-lhe a realizao de atividades ou de fatos materiais, vedados sem tal apreciao. A licena supe a apreciao do poder publico no tocante ao exerccio de direito que o ordenamento reconhece ao interessado por isso no pose ser negada quando o requerente atende a todos os requisitos legais para sua obteno. Uma vez expedida, traz o pressuposto da definitividade, embora possa estar sujeita a prazo de validade e possa ser anulada ante ilegalidade superveniente. A licena se desfaz, ainda, por cassao, quando o particular descumprir requisitos para o exerccio da atividade, e por revogao, se advier motivo de interesse pblico que exija a no realizao da atividade licenciada, cabendo, neste caso, indenizao ao particular. A licena se exterioriza em um documento denominado alvar. A autorizao apresenta-se como ato administrativo discricionrio e precrio, pelo qual a AP consente no exerccio de certa atividade; portanto, inexiste direito subjetivo atividade. No mbito do poder de policia, diz respeito ao exerccio de atividades cujo livre exerccio pode, em muitos casos, constituir perigo ou dano para a coletividade, mas que no oportuno impedir de modo absoluto por isso, a AP tem a faculdade de examinar, caso a caso, as circunstncias de fato em que o exerccio pode se desenvolver, a fim de apreciar a convenincia e a oportunidade da outorga. Exemplo: porte de armas. De regra, a autorizao se expressa por escrito, de modo explcito. Pode-se, porem, cogitar de autorizao implcita, no caso em que se exige, para o exerccio da atividade, comunicao prvia autoridade administrativa: a no oposio desta equivaleria a uma autorizao implcita. Se a autoridade considerar que h perigo na atividade, manifesta-se, de modo explcito, em sentido contrario. A condio ao

exerccio da atividade encontra-se, ento, na comunicao previa. Exemplo: direito de reunio, sem armas, pacificamente, em locais abertos, independentemente de autorizao, sendo apenas exigido prvio aviso autoridade competente (CF, art.5, XVI). Limites ao poder de polcia H trs ordens: 1) direitos fundamentais. O poder de polcia pode acarretar disciplina e restries ao exerccio de um direito fundamental, em benefcio do poder pblico. Ao mesmo tempo, o reconhecimento de direitos fundamentais configura limite ao poder de polcia os direitos fundamentais no podem ser suprimidos. Nem sempre apresenta-se fcil situar o ponto onde comea a violao dos direitos fundamentais pelo exerccio do poder de polcia. Dois casos especficos: a) H lei que disciplina os direitos fundamentais. Neste caso, o poder de polcia limitado pelos preceitos da lei, no se admitindo prescrio mais rigorosa que a da lei: as restries da lei devem ser interpretadas de modo restrito, isto , no snetido mais favorvel ao exerccio do direito. b) Inexiste lei disciplinadora do direito fundamental. Neste caso, observadas as regras de competncia, a medida de policia, sempre fundamentada no interesse publico, deve ser: necessria, exigida ante as circunstancias, para evitar conflitos, desordens, perigo integridade de pessoas e bens; eficaz, adequada para evitar perturbaes; proporcional gravidade da possvel perturbao por exemplo: em locais de grande afluxo de pessoas so impostas restries mais amplas que em locais sem nenhum afluxo de pessoas. Em geral, medidas temporrias podem ser mais rigorosas que medidas gerais e permanentes. 2) Legalidade dos meios. Os meios e modos de exerccio do poder de policia devem ser previstos legalmente. Na ausncia de norma, a autoridade competente escolhe os meios, observados os princpios e limites j apontados. 3) Regras de competncia, de forma, motivo e o fim de interesse pblico. Caso o poder de polcia seja exercido para fins pessoais, subjetivos ou poltico-partidrios, poder ser caracterizado o desvio de poder ou finalidade. Ex.: alvar uma formalizao. Poder de polcia ambiental exercido pelo IBAMA. Outros rgos podem ser competentes, de acordo com a lei. Sanes do poder de polcia As medidas resultantes do poder de policia exigem observncia por parte dos sujeitos a que impe restries em seus direitos: tais medidas podem implicar obrigaes de fazer ou de se abster. O

descumprimento enseja, para o agente, a possibilidade de impor sanes, observando-se os princpios do contraditrio e ampla defesa. Dentre as sanes cite-se: as formais cassao de licena, revogao de autorizao; as pessoais quarentena; as reais atuao sobre as coisas, tolhendo a sua disponibilidade, como a apreenso de armas usadas em caa proibida; as pecunirias multa nica e multa diria; materiais impedimentos temporrios ou definitivos de exerccio de atividade, como suspenso de atividade, fechamento de estabelecimento, embargo de obra etc. Em alguns casos h urgncia da AP em impedir as atividades: sanes prvias. Posteriormente ser discutida a sano com o particular. Isso porque a AP pode ser imputada omissa e responsvel pelos danos. Ex.: cassao de licena, revogao de autorizao, medidas de quarentena (vinculados rea de sade), apreenso e destruio de alimentos e apreenso da CNH. , multas pecunirias (especialmente em atividades comerciais e industriais), interdio e suspenso temporria de estabelecimentos etc. Prescrio da ao punitiva da Administrao Federal A ao punitiva da AP Federal direta e indireta, no exerccio do poder de policia, objetivando apurar infrao legislao em vigor, prescreve em cinco anos, a contar da prtica do ato ou, no caso de infrao permanente ou continuada, do dia em que tiver cessado. Esse prazo prescricional veio fixado pela Lei 9.873/99 (art. 1, caput). Quando o fato objeto da ao punitiva da AP Federal tambm constituir crime, a prescrio reger-se- pelo prazo previsto na lei penal. Em alguns casos excepcionais a CF permite a ampliao excepcional do poder de polcia: estado de defesa e estado de stio (arts. 136 1 I e 139 III-V CF/88). 03/11/09 - Limitaes ao direito de propriedade Um dos mbitos em que mais se revela a face autoridade da Administrao o direito de propriedade, sobretudo da propriedade imvel. 2 Hoje a AP busca um maior consenso, procura fazer mais acordos e no apenas impor sua vontade. Tendo em vista o atendimento ao interesse pblico a AP realiza diversas intervenes no direito de propriedade. Elas podem ser mais
2

MEDAUAR, Odete. Direito Administrativo Moderno. 13 Edio. So Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2009. P. 352

ou menos intensas no sentido de modificar as caractersticas prprias do direito de propriedade. O direito de propriedade evoluiu muito, deixando de ter, na atualidade, a conotao absoluta que o caracterizava at as primeiras dcadas do sculo XX. Ampliaram-se as intervenes pblicas e ocorreu a mudana da prpria configurao estrutural do direito de propriedade ante sua funcionalizao social, percebida de modo sensvel em matria urbanstica e agrria. 3 Segundo o art. 1228 1 do CC/02: 1o O direito de propriedade deve ser exercido em consonncia com as suas finalidades econmicas e sociais e de modo que sejam preservados, de conformidade com o estabelecido em lei especial, a flora, a fauna, as belezas naturais, o equilbrio ecolgico e o patrimnio histrico e artstico, bem como evitada a poluio do ar e das guas. No importa mais apenas a relao entre o titular da propriedade e seu bem, h outros interesses em jogo que devem ser considerados. Podero ocorrer limitaes administrativas e limitaes ambientais em face ao direito de propriedade (esto inseridas no contexto da funo social da propriedade). As limitaes administrativas devem estar relacionadas ao interesse pblico. O proprietrio pode ser privado da coisa nos casos previstos no art. 1228 3 e 4 CC/02: 3 O proprietrio pode ser privado da coisa, nos casos de desapropriao, por necessidade ou utilidade pblica ou interesse social, bem como no de requisio, em caso de perigo pblico iminente. 4 O proprietrio tambm pode ser privado da coisa se o imvel reivindicado consistir em extensa rea, na posse ininterrupta e de boa-f, por mais de cinco anos, de considervel nmero de pessoas, e estas nela houverem realizado, em conjunto ou separadamente, obras e servios considerados pelo juiz de interesse social e econmico relevante. A CF estabelece a funcionalizao em diversos incisos do art.5: XXIII - a propriedade atender a sua funo social; XXIV - a lei estabelecer o procedimento para desapropriao por necessidade ou utilidade pblica, ou por interesse social, mediante justa e prvia indenizao em dinheiro, ressalvados os casos previstos nesta Constituio;

Idem. P. 352

XXV - no caso de iminente perigo pblico, a autoridade competente poder usar de propriedade particular, assegurada ao proprietrio indenizao ulterior, se houver dano A indenizao cabvel em muitos casos onde h a limitao da propriedade. No caso da desapropriao a CF exige uma indenizao justa e prvia. Desapropriao uma transferncia compulsria do particular para o pblico. A indenizao no necessariamente ser em dinheiro, a forma de indenizao pode ser diversa quando isto for previsto pela CF. No caso de iminente perigo pblico a autoridade poder usar a propriedade, cabendo indenizao se houver dano (requisio administrativa). O art. 243 da CF prev uma hiptese excepcional de confisco de terras. Embora se fale em expropriao, ela praticamente equiparada ao confisco. Caso de glebas onde forem encontradas culturas ilegais de plantas psicotrpicas. uma hiptese excepcional, no existindo outras. Art. 243. As glebas de qualquer regio do Pas onde forem localizadas culturas ilegais de plantas psicotrpicas sero imediatamente expropriadas e especificamente destinadas ao assentamento de colonos, para o cultivo de produtos alimentcios e medicamentosos, sem qualquer indenizao ao proprietrio e sem prejuzo de outras sanes previstas em lei. Muitas limitaes administrativas tm funo urbanstica. O Estatuto da Cidade (L.10257/01) regula esse tema. Regula o uso da propriedade urbana em prol do interesse coletivo. Essas limitaes incidem sobre a totalidade ou sobre parcialidade das caractersticas do direito de propriedade. Jos Afonso da Silva lembra os caracteres tradicionais do direito de propriedade: absoluto ao assegurar ao proprietrio, de modo mais amplo, o uso, a ocupao, a modificao e a disponibilidade do bem; exclusivo, pois diz respeito somente ao proprietrio; e perptuo porque permanece em continuidade no patrimnio do proprietrio, passando depois a um sucessor. As limitaes iro atingir um ou alguns desses caracteres. 4 A desapropriao afasta todas essas caractersticas da propriedade. Limitao administrativa gnero que comporta vrias espcies. Dependendo da limitao cabe ou no indenizao.
4

Idem. P. 353

A professora Odete adota uma nomenclatura baseada na obra de Jos Afonso: Limitao administrativa: 1. Restrio administrativa consistem em limitaes incidentes sobre as faculdades de uso, ocupao e modificao da propriedade, para atendimento do interesse pblico. Podem implicar uma imposio de fazer, de se abster de algo ou deixar de fazer. 2.Tombamento o ato administrativo pelo qual se declara o valor histrico, artstico, paisagstico, arqueolgico, cultural arquitetnico de bens, que por isso, devem ser preservados, conforme as caractersticas indicadas no livro prprio. 3. Ocupao temporria incide sobre carter exclusivo, o ato administrativo mediante o qual o poder publico, por seus prprios agentes ou por empreiteiros, utiliza provisoriamente terrenos no edificados, vizinhos a obras publicas, sendo necessria realizao da obra. 4. Requisio administrativa incide sobre carter exclusivo, previsto no art. 5, XXV, C.F., que permite que a AP use de propriedade particular, assegurada ao proprietrio indenizao ulterior, se houver dano. 5. Servido administrativa incide sobre carter exclusivo, nus real de uso sobre imvel privado, para atendimento do interesse pblico, mediante indenizao dos prejuzos efetivamente suportados. 6. Desapropriao incide sobre todas as caractersticas, mas principalmente no carter perptuo da propriedade, a figura jurdica pela qual o poder pblico, necessitando de um bem para fins de interesse pblico, retira-o do patrimnio do proprietrio, mediante prvia e justa indenizao.

Das könnte Ihnen auch gefallen