Sie sind auf Seite 1von 4

Direito Civil e Processual Civil (ESAG/2004).

Conforme previsto no Cdigo Civil, cessar a incapacidade do menor, EXCETO: a) Pelo exerccio de emprego pblico efetivo b) Pelo casamento c) Pela colao de grau em curso e ensino superior d) Se for menor de 16 anos e tenha economia prpria Com base no artigo 5, caput, do Cdigo Civil, a menoridade cessa aos dezoito anos completos, quando a pessoa fica habilitada prtica de todos os atos da vida civil. Cessar, para os menores, a incapacidade: Pela concesso dos pais, ou de um deles na falta do outro, mediante instrumento pblico, independentemente de homologao judicial. Observe que o poder familiar pertence aos pais, e na falta ou impedimento de um deles, o outro o exercer com exclusividade. Por sentena do juiz, ouvido o tutor, se o menor tiver dezesseis anos completos; Pelo casamento, com a idade mnima de dezesseis anos, exigindo-se a autorizao de ambos os pais, ou de seus representantes legais, enquanto no atingida a maioridade civil; Obs.: O homem e a mulher com dezesseis anos podem casar, exigindo-se autorizao de ambos os pais, ou de seus representantes legais, enquanto no atingida a maioridade civil. Se houver divergncia entre os pais, quanto ao exerccio do poder familiar, assegurado a qualquer deles recorrer ao juiz para soluo do desacordo. Pelo exerccio de emprego pblico efetivo; Pela colao de grau em curso de ensino superior; Pelo estabelecimento civil ou comercial, ou pela existncia de relao de emprego, desde que, em funo deles, o menor com dezesseis anos completos tenha economia prpria. Observa-se que a idade mnima de 16 anos completo conditio sine qua non para os casos de cessao de incapacidade de menores de dezoito anos. Assim a opo d no se enquadra nos casos de cessao da incapacidade do menor. Ainda que satisfaa a demanda, contudo. (ESAG/2004). Quanto ao domicilio correto afirmar, de acordo com Cdigo Civil: a) O domiclio do preso, onde morou nos ltimos 5 anos b) O domiclio do martimo onde o navio estiver matriculado c) O servidor pblico onde exercer, provisoriamente suas funes d) O domiclio do incapaz onde ele mora, mesmo morando o seu assistente ou representante em cidade diferente Adota-se no Brasil a pluralidade de domiclios, pois se a pessoa natural tiver

diversas residncias, onde, alternadamente, viva, considerar-se- domiclio seu qualquer delas. Se a pessoa exercitar profisso em lugares diversos, cada um deles constituir domiclio para as relaes que lhe corresponderem. A questo proposta aborda o domicilio necessrio, todavia, que o domiclio imposto pela lei: O domiclio do preso o lugar em que cumprir a sentena; O do martimo, onde o navio estiver matriculado; O domiclio do servidor pblico o lugar em que exercer permanentemente suas funes; O domiclio do incapaz o do seu representante ou assistente. Assim, consoante o Cdigo Civil, apenas a opo b est correta. (ESAG/2004). Sobre contratos correto afirmar, de acordo com o Cdigo Civil: a) No lcito s partes estipular contratos atpicos, mesmo que observadas as normas gerais fixadas no Cdigo Civil b) Quando houver no contrato de adeso clusulas ambguas ou contraditrias, no se adotar interpretao mais favorvel ao aderente. c) Os contratantes podem guardar, na execuo dos contrato, os princpios de probidade e boa-f. d) A liberdade de contratar ser exercida em razo e nos limites da funo social do contrato lcito s partes estipular contratos atpicos, observadas as normas gerais fixadas no Cdigo Civil. Quando houver no contrato de adeso clusulas ambguas ou contraditrias, deverse- adotar a interpretao mais favorvel ao aderente. Na prtica isso muitas vezes no acontece, sobretudo quando o contrato de adeso ou com contedo estipulado em lei (dirigismo contratual) e ainda o Contrato que condiciona o pagamento de tarifa ou assinatura mesmo sem utilizar o produto (isso acontece muito na telefonia) e, para agravar a situao, ainda se convive com o monoplio da liberdade de com quem contratar. Esses contratos, embora muitos tenham previso legal, desviam-se dos princpios pregados no direito social. (voltando) Os contratantes so obrigados a guardar, assim na concluso do contrato, como em sua execuo, os princpios de probidade e boa-f. Observe que o erro a est na maneira como foi definida a opo: os contratantes podem guardar... Est errado. O texto correto diz: os contratantes so obrigados a guardar. Outra opo incorreta. A liberdade de contratar ser exercida em razo e nos limites da funo social do contrato. Assim est correta a opo d, pois a funo social deve sempre

prevalecer nos contratos. (ESAG/2004). Segundo o Cdigo de Processo Civil, o arresto cessar em algumas hipteses, EXCETO: a) Pelo pagamento b) Pela transao c) Pela contestao d) Pela novao Arresto a apreenso judicial de bens, que no esto em litgios, de um devedor, para garantia de eventual execuo contra ele proposta. Cessa o arresto: pelo pagamento; pela novao; pela transao. Assim, jamais cessar pela simples contestao. (ESAG/2004). Assinale a opo incorreta, de acordo com as disposies do Cdigo Civil e do Cdigo de Processo Civil: a) O mandado de busca e apreenso ser cumprido por dois oficiais de justia, um dos quais o ler ao morador, intimando-o a abrir as portas. b) justa a posse que no for violenta, clandestina ou precria. c) O juiz pode decretar a busca e apreenso de pessoas ou de coisas. d) Somente considera-se possuidor todo aquele que tem de direito o exerccio pleno de todos os poderes inerentes propriedade. O mandado ser cumprido por dois oficiais de justia, um dos quais o ler ao morador, intimando-o a abrir as portas. justa a posse que no for violenta, clandestina ou precria. O juiz pode decretar a busca e apreenso de pessoas ou de coisas. Considera-se possuidor todo aquele que tem de fato o exerccio, pleno ou no, de algum dos poderes inerentes propriedade. Assim a opo d est incorreta; satisfazendo a questo, contudo.

(ESAG/2004). Assinale a opo incorreta, de acordo com as disposies do Cdigo Civil e do Cdigo de Processo Civil: a) Qualquer dos cnjuges poder propor a ao de separao judicial, imputando ao outro qualquer ato que importe grave violao dos deveres do casamento e torne insuportvel a vida em comum. b) A separao judicial pode tambm ser pedida se um dos cnjuges provar ruptura da vida em comum h mais de um ano e a impossibilidade de sua reconstituio. c) O casamento vlido s se dissolve pelo divrcio. d) Pode caracterizar a impossibilidade de comunho de vida a ocorrncia de conduta desonrosa. Vamos encontrar o assunto no Cdigo Civil, na parte concernente DISSOLUO DA SOCIEDADE E DO VNCULO CONJUGAL.

Qualquer dos cnjuges poder propor a ao de separao judicial, imputando ao outro qualquer ato que importe grave violao dos deveres do casamento e torne insuportvel a vida em comum. A separao judicial pode tambm ser pedida se um dos cnjuges provar ruptura da vida em comum h mais de um ano e a impossibilidade de sua reconstituio. Pode caracterizar a impossibilidade de comunho de vida, entre outros motivos, a ocorrncia de conduta desonrosa. A opo c que nos restou diz: O casamento vlido s se dissolve pelo divrcio - o que no verdade veja abaixo: A sociedade conjugal termina: pela morte de um dos cnjuges; pela nulidade ou anulao do casamento; pela separao judicial; pelo divrcio. (ESAG/2004). Sobre avaliao, correto afirmar, de acordo com o Cdigo de Processo Civil: a) No se repetir a avaliao, salvo quando se provar erro ou dolo do avaliador; se verificar, posteriormente avaliao, que houve diminuio do valor dos bens ou se houver fundada dvida sobre o valor atribudo ao bem. b) O laudo do avaliador dever ser apresentado em, no mximo, 5 dias e conter a descrio dos bens e seu valor. c) O valor dos ttulos da dvida pblica, das aes das sociedades e dos ttulos de crdito negociveis em bolsa ser o valor dado pelo prprio credor. d) Se proceder avaliao se o credor aceitar a estimativa feita na nomeao de bens. A destinao da avaliao o justo preo da coisa, qual seja, o preo de mercado. Os bens nos inventrios, nas partilhas, nas penhoras, etc. necessitam de avaliao, onde se lhes fixam o valor. O laudo do avaliador, que ser apresentado em dez (10) dias conter: a descrio dos bens, a indicao do estado em que se encontram, com as suas particularidades e o valor. O valor dos ttulos da dvida pblica, das aes das sociedades e dos ttulos de crdito negociveis em bolsa ser o da cotao oficial do dia, provada por certido ou publicao no rgo oficial. No se proceder avaliao se o exeqente (quem promove execuo judicial) aceitar a estimativa feita pelo executado. admitida nova avaliao quando qualquer das partes argir, fundamentadamente, a ocorrncia de erro na avaliao ou dolo do avaliador, ou, se verificar, posteriormente avaliao, que houve majorao ou diminuio no valor do bem. Assim est correta a opo a.

Das könnte Ihnen auch gefallen