Sie sind auf Seite 1von 3

Processos de soldagem

Descontinuidades induzidas pelos processos: ELETRODO REVESTIDO (SMAW) a unio de metais pelo aquecimento oriundo de um arco eltrico entre um eletrodo revestido e o metal de base na junta a ser soldada. 1-porosidade, 2-incluses, 3-falta de fuso, 4-falta de penetrao, 5-mordedura, concavidade, sobreposio, trinca interlamelar, trincas na garganta e trincas na raiz, trincas na margem, e trincas sob cordo, trincas longitudinais, trincas transversais, trincas ramificadas, trincas irradiadas. ARCO SUBMERSO (SAW) Une metais pelo aquecimento destes com um arco eltrico (ou arcos), entre um eletrodo nu (ou vrios eletrodos) e o metal de base. O arco est submerso e coberto por uma camada de material granular fusvel que conhecido por fluxo; portanto o regime de fuso misto: por efeito joule e por arco eltrico. Dispositivos automticos asseguram a alimentao do eletrodo a uma velocidade conveniente de tal forma que suas extremidades mergulhem constantemente no banho de fluxo em fuso. Vantagens: alta penetrao, nenhum arco de solda visvel, portanto no necessita usar capacete ou mscara de proteo, alta qualidade de solda e resistncia, taxa de deposio e velocidade de deslocamento extremamente alto, pouca fumaa, facilmente automatizvel, ampla faixa de espessuras. 1-falta de fuso, falta de penetrao, incluses de escria, mordeduras, porosidade, trincas: de cratera, de garganta, na margem, na raiz, interlamelar.

TIG (GTAW) Soldagem tig a unio de metais pelo aquecimento destes com um arco entre um eletrodo de tungstnio no consumvel e a pea. A proteo durante a soldagem conseguida com uma gs inerte ou mistura de gases inertes, que tambm tem a funo de transmitir a corrente eltrica quando ionizados durante o processo, a soldagem pode ser feita com ou sem metal de adio, quando feita com metal de adio ele no transferido atravs do arco, mas fundido pelo arco. O eletrodo que conduz a corrente um arame de tungstnio puro ou liga deste material. A rea do arco protegida do gs protetor que flui do bico da pistola, no h nenhuma escria e pode ser usado em todas as posies, porm o processo mais lento dos manuais. Gases inertes usados argnio ou hlio. Argnio= muitas vezes preferido em relao ao hlio devido a : ao do arco mais suave sem turbulncia, menor tenso no arco, maior ao de limpeza na soldagem de materiais como alumnio e magnsio., menor custo, menor vazo de gs para uma boa proteo. Hlio= O hlio usado como gs protetor, resulta em tenso de arco mais alto para um dado comprimento de arco e corrente em relao em ao argnio, produzindo mais calor, e assim mais efetivo para soldagem de materiais espessos ( especialmente metais de alta condutividade, tal como alumino), entretanto, visto que a densidade do hlio menor que a do argnio, usualmente so necessrias maiores vazes de gs para se obter um bom arco e uma proteo adequada da poa de fuso. um processo bastante adequado para espessuras finas, mas pode tambm soldar peas espessas como chapas, tubos tanto ferrosos como no ferrosos, os passes de raiz de ao carbono e de ao inoxidvel aquelas de aplicao crticas so freqentemente soldadas pelo processo TIG. Embora tenha um alto

custo inicial e baixa produtividade, estes so compensados pela possibilidade de soldar muitos tipos de metais e em posies no possveis por outros processos. 1-falta de fuso, 2-incluses de tungstnio, 3porosidade, 4-trincas longitudinais, trincas de cratera.

Das könnte Ihnen auch gefallen