Sie sind auf Seite 1von 24

Programa de Condies e Meio ambiente de Trabalho na Indstria da Construo- PCMAT do Edifcio Lanverly .

PCMAT DO EDIFCIO LANVERLY


Tipo de obra: Edifcio com 8 pavimentos Construtora: Barros e Arago Construo Ltda. Endereo da obra: Av. Joaquim Silva Leo s/n - Macei/Al Proprietrio: Alberto Rostand Lanverly CPF - 10.101.0.101/0001-10 Data prevista de incio: 15/07/02 Data prevista de concluso: 08/08/03 Nmero de trabalhadores (mximo previsto): 40 (quarenta)

1. O LOCAL
Encontra-se situado na rea do Centro da cidade, na Av. Joaquim Silva Leo, s/n , entre a pista de acesso ao Banco do Brasil e a rua das coroas. O trfego local movimentado de carros e transporte coletivo. A vizinhana composta de lojas comerciais, residenciais e empresas.

Av. Joaquim Silva Leo

Rua das Coroas B.B

2. O EMPREENDIMENTO
So 09 lajes , 1 elevador social, 1 elevador de servio, escada enclausurada para incndio, caixa dgua com 18.000 litros, todas as janelas panormicas. Recuo de 10,00 metros nas laterais, 10,00 m de fundo e 7.40m de frente.

Programa de Condies e Meio ambiente de Trabalho na Indstria da Construo- PCMAT do Edifcio Lanverly .

10,00 m

10,00 m

10,00 m

7.40m

fig.2 recuo da construes

3. O CANTEIRO
O canteiro inicial contar com rea de vivncia situada na parte frontal do empreendimento voltada para a Av. Joaquim Silva Leo. Referido canteiro definitivo.

12 11 1 2 10 3 4 fig. 3 canteiro
Referncias: 1. Refeitrio 3. Carpintaria 5. Portes 7. Vestirio 2. Almoxarifado 4. Dep. cimento 6. Escritrio 8. WC 9. Ferragens 11. Betoneira 10. Entrada relgio de ponto 12. Escavao

9 7 5 6 8

4. REA DE VIVNCIA

Programa de Condies e Meio ambiente de Trabalho na Indstria da Construo- PCMAT do Edifcio Lanverly .

4.1 Banheiros Os banheiros sero construdos conforme a figura abaixo.

fig.4 planta das inst. sanit Caractersticas y y y y y y Sero utilizadas bacias comuns, com instalaes individuais e portas; Ventilao natural atravs de paredes; Paredes divisrias com altura de 1,80m; Recipiente de papeis usados em cada ambiente; Papel higinico a disposio no almoxarifado; Limpeza no incio e final do expediente, diariamente.

4.2 Chuveiros Os chuveiros seguiro as plantas da figura.

fig. 5 planta dos chuveiros Caractersticas: y Piso de cimento e antiderrapante; y Porta sabonete para cada chuveiro; y A limpeza ser permanente sempre no incio do expediente, retirando os estrados de madeira. 4.3 Local de refeies y local das refeies ser construdo conforme planta da figura. Cada mesa ter 20 lugares.
3

Programa de Condies e Meio ambiente de Trabalho na Indstria da Construo- PCMAT do Edifcio Lanverly .

fig. 6 - Planta do local de refeio


Referncias: 1. Bebedouro 2. Lavatrio Largura mesa = 0,75m Banco = 0,30m

Caractersticas mnimas y Mesas com tampo forrado com material impermevel; y Lixeira para resduos; y Limpeza realizada aps as refeies todos os dias. 4.4 - Vestirio A obra ter disposio armrios e bancos em nmero suficiente. Caractersticas mnimas y Armrios: sero construdos 20 no incio e mais 20 na fase de maior pique, ou seja, na concretagem. No ser permitida a guarda de bebidas alcolicas, nem arma de qualquer natureza; y Iluminao natural e artificial de 140 lux.

5. INSTALAES ELTRICAS
O ponto de localizao da entrada do ponto de energia eltrica ser o mais prximo possvel do poste de entrada. No quadro geral sero identificados os disjuntores das instalaes de apoio, iluminao do canteiro, mquinas e equipamentos (elevadores, betoneira, serra circular, bombas, etc). O quadro geral ser aterrado alm de dispor de terminal neutro para alimentar o sistema monofsico. A rede de distribuio nas instalaes de apoio ser protegida por eletrodutos de PVC.

Programa de Condies e Meio ambiente de Trabalho na Indstria da Construo- PCMAT do Edifcio Lanverly .

6. MQUINAS E EQUIPAMENTOS
As mquinas e equipamentos sero aterradas adequadamente, a anel de aterramento. Todos os operadores de mquinas e equipamentos recebero instrues do mestre-de-obras e do tcnico de segurana sobre os mtodos mais seguros para cada operao. 6.1 Serra Circular Somente ser operada por funcionrios qualificados, identificados e com o devido EPI (protetor facial e protetor auricular). Atender os seguintes requisitos mnimos: y coifa protetora; y empurradores (para corte de cunhas); y caixa coletora de resduos; y chave de ignio.

fig. 7 - Serra circular 6.2 Betoneiras Sero utilizadas betoneira com carregador e misturador. Ser operada apenas por funcionrio qualificado, identificado com o devido EPI (protetor auricular, botas de couro ou borracha e culos). O equipamento obedecer os seguintes requisitos mnimos: y ficar sob cobertura; y rea isolada com barreiras ou cancelas; y ter suas partes verificadas semanalmente; y devem ser limpas no final do expediente, colocando sempre um calo de suporte na caamba. 6.3 Elevador de carga (um externo) Ser operado por funcionrio qualificado e devidamente identificado.
5

Programa de Condies e Meio ambiente de Trabalho na Indstria da Construo- PCMAT do Edifcio Lanverly .

Requisitos mnimos: y O posto de trabalho ser isolado com paredes de madeirit, inclusive com cobertura; y Todas as portas mveis da fora motriz sero protegidas; y O sistema de comunicao ser tubufone e campainha de retorno; y A mesa do elevador ser provida sinalizao dos acstico, para ser acionado durante sua movimentao; y Ter livro de manuteno; y Ser sinalizado com os avisos capacidade mxima e proibido transporte de pessoas; y A torre do elevador ser revestida externamente com tela galvanizada nas faces laterais e posterior, at dois metros acima da ltima parada, para proteo contra a queda de materiais alm de seus limites. A torre ser afastada da beirada da laje no mximo 15 cm. 6.4 Ferramentas O almoxarifado dispor adequadamente de todas as ferramentas necessrias a etapa da obra. Antes de sua sada ser verificado o seu perfeito funcionamento, no sendo permitida gambiarras principalmente nos cabos eltricos. Sero periodicamente vistoriadas as cabeas das entalhadoras, cabos de ferramentas diversas e orientado para a no utilizao das ferramentas para outros fins que no os destinados.

7. SINALIZAO
7.1 Interna Toda a obra ser sinalizada com avisos e pictogramas de advertncia. Estas placas de sinalizao sero divididas em: placas de perigo, placas de ateno placas de aviso.

PERIGO
POO DE ELEVADOR

ATENO
USE PROTETOR FACIAL

ATENO

ATENO
RISCO

Programa de Condies e Meio ambiente de Trabalho na Indstria da Construo- PCMAT do Edifcio Lanverly .

OBRIGATRIO

DE QUEDAS

fig. . 8 - modelo placas de sinalizao 7.2 Locais de fixao dos cartazes TIPO DE CARTAZ LOCAL RECOMENDADO

Uso obrigatrio de Mscara Prximo a betoneira, queima de cal, corte de tijolos ou de Respirao cermica, pintura. Coloque o Lixo na Lixeira No local de refeies, no vestirio, no almoxarifado etc. Uso Obrigatrio de Capacete Principalmente na entrada da obra. Outros setores que julgar necessrio. Use Protetor Auricular Prximo serra circular, policorte, e a mquinas muito ruidosas maquita. Obrigatrio Uso de Luvas Prximo a locais de fechamento com alvenarias, concretagem, carga e descarga de materiais, preparao de ferragens, lavagens de pastilhas, impermeabilizao. Primeiros Socorros Colocar na caixa de primeiros socorros. Cuidado! Queda de Objetos Colocar nos locais de projeo da fachada (logo abaixo do bandejo). Uso Obrigatrio de Cinto de Colocar em pedestal prximo das beiradas da laje em Segurana execuo, afixar dentro do balancim e divulgar para servios de montagem de torre de elevador e outros Cuidado! Eletricidade Nas caixas de distribuio eltrica e lociais energizados. No Fume neste Local No almoxarifado, no local de refeies, no vestirio e nos locais com manuseio de inflamveis.

7.3 Externa A execuo de servio externo (fora dos limites do canteiro, principalmente na rua) deve ter sinalizao adequada com cavaletes, cones e fita zebrada. 1,30m 0,30m

Programa de Condies e Meio ambiente de Trabalho na Indstria da Construo- PCMAT do Edifcio Lanverly .

Preto Amarelo

1,00m

Amarelo Preto

0,75m

Cone sinalizador fig. 9 cavaletes e cones

8. RISCOS GERAIS DE ACIDENTES


Relacionamos os riscos mais freqentes que podem acontecer durante os diversos servios da construo do empreendimento, assim como os equipamentos de proteo individual (EPI) que devem ser utilizados, alm da instalao dos equipamentos de proteo coletiva (EPC), mais adiante discute em proteo coletiva. SERVIO Escavaes/ fundaes/ locais molhados Concretagem geral, adensamento de concreto RISCOS EPIs, especficos Cinto de segurana e bota de borracha Cinto de segurana, bota de borracha, culos ou protetor facial Luva de raspa cano curto, culos ou protetor facial, cinto de segurana

Soterramento, quedas, cortes e choques Queda de nvel, respingos do concreto, queda e choque eltrico. Formas, transporte das Contuses nas mos, formas, montagens, problemas de posio, iamento pilar externo, quedas de nvel, estilhaos montagem/desmontagem do tensor aos olhos, rosto pescoo etc.; ferimento por

Programa de Condies e Meio ambiente de Trabalho na Indstria da Construo- PCMAT do Edifcio Lanverly .

Serra circular, policorte, maquita, cortadora de parede, martelete Armao de ferro, disco de corte, lixadeira para concreto Trabalho em periferia de laje com altura superior a 2 metros do nvel do solo Abertura de concreto ou parede Carga e descarga de ferragens. (Manual)

pregos, queda das frmas Amputao de dtilos, ferimentos nas mos, detritos nos olhos, rudo Ferimento nas mos, detritos nos olhos, poeiras, quedas em nvel Queda em diferena de nvel

culos ou protetor facial, abafador de rudos e uso de empurradores Luvas de raspa, mscara contra poeiras, culos ampla viso Cinto de segurana tipo pra quedas

Ferimentos nas mos, detritos nos olhos problemas ergonmicos, contuses nos ombros, mau jeito nas costas, ferimento nos membros inferiores Carga e descarga de dermatites diversas, esforo cimento e outros ensacados fsico, poeira em suspenso Preparo de massa com Irritao nos olhos, cimento, queima de cal e queimaduras, respingo no preparo de cal fina. rosto, possibilidades de problemas pulmonares.

Luva de raspa, culos de segurana de alto impacto Uso de luvas de raspa, ombreiras de raspa e eventualmente faixa protetora de coluna. Luvas, mscara contra poeira, capuz, etc. Luva industrial pesada (borracha), culos de ampla viso, mscara contra poeira, avental de PVC, bota de borracha. Alvenaria, emboo interno e Irritaes dermatolgicas, Luvas de borracha, bota de externo, servios gerais e quedas em nvel e em borracha, culos ampla contrapisos. diferena de nvel. viso quando necessrio. Trabalho em cermica Detritos nos olhos, culos de segurana de alto (cortes, colocao, etc.) ferimentos nas mos impacto, luvas de raspas. Colocao de prumadas Queda de nvel Cinto de segurana externas Montagens de andaimes em Queda de nvel Cinto de segurana poo de elevador Montagem dos balancins Queda de nvel, ferimentos Cinto de segurana, luva de nas mos por cabo de ao raspa ou similar Trabalho em fachada com Queda do balancin e queda Cinto de segurana balancins com o balancin engastado em corda prpria Servios gerais(servente) Quedas,contuses,ferimento EPI Especfico para a tarefa. Servios em dias de chuva Quedas, resfriados Capa de chuva e bota de borracha Servios em eletricidade choque eltrico Luvas, botina isolante Impermeabilizaes (caixa Riscos de asfixia, conforme Mscara contra gases, dgua, fachadas externas e a concentrao de vapores (carvo ativado ou internas) dos produtos. especfico para o tipo de produto qumico utilizado). Limpeza de fachadas Queda de nvel Cinto de Segurana Soldas Queimaduras, fumos Luvas, avental, perneira tudo de raspa. Corte de ferragem manual Ferimentos nas mos, Luvas de raspa, culos de

Programa de Condies e Meio ambiente de Trabalho na Indstria da Construo- PCMAT do Edifcio Lanverly .

detritos nos olhos e rudo.

proteo rudo.

abafador

de

8.1 Produtos Qumicos


Os produtos qumicos a serem utilizados durante s vrias etapas da obra estaro corretamente armazenadas (identificadas e fechadas) no almoxarifado.

9.0 PROCEDIMENTO DE EMERGNCIA


Em caso de ocorrncia de acidente, onde a vtima precisa ser removida para centro de atendimento, devem ser tomadas as seguintes providncias:

9.1 Acidente de pequena gravidade (escoriaes, contuses, etc.)


Encaminhar a vtima para o local onde se encontra a caixa com os medicamentos de primeiros socorros. Contendo a caixa os seguintes medicamentos: mercrio, lcool, gazes, esparadrapo, analgsico em gotas, pomada para queimadura, atadura, algodo, etc.

9.2 Acidente de maior gravidade y Hospital mais prximo - Pronto Socorro, Santa Casa de Misericrdia de Macei.
Atendimento bsico

y Prestar primeiro socorro vtima (quando possvel). y Comunicar ao setor de segurana do trabalho.

Com bito

y Isolar a rea do acidente y Comunicar a Polcia Civil y Comunicar a Delegacia Regional do Trabalho y No mexer no local at liberao por parte da Polcia ou DRT. 10.0 PROTEO COLETIVA 10.1 Escavaes
As sondagens efetuadas mostraram que o perfil geolgico estvel. Portanto, o risco de desabamento dentro dos tempos construtivos normais pequeno. Isto no isenta a empresa da adoo de medidas complementares de segurana.

10

Programa de Condies e Meio ambiente de Trabalho na Indstria da Construo- PCMAT do Edifcio Lanverly .

As escavaes executadas na presente obra foram feitas em terreno arenoso e em duas etapas. Primeira etapa - executada mecanicamente Segunda etapa - executada normalmente (rebaixamento de nvel) A fundao da edificao foi do tipo sapata direta.

10.2 Fundaes
As fundaes do empreendimento sero do tipo sapata direta. Encontrada a 2.00m abaixo do nvel do meio fio.

10.3 Concretagem
Esta a fase onde h um maior nmero de funcionrios envolvidos (prximo de 40) e maior a possibilidade de acidentes diversos. Os procedimentos de execuo da concretagem devero ser seguidos rigidamente. Os trabalhos de formas, armaes de ao, concretagem e desforma devero seguir as recomendaes seguintes: y MAS - as formas sero montadas na Central de Formas e viro prontas para o canteiro de obras, onde sero montadas seguindo a planificao. Para eventuais servios de reforma das formas no canteiro, ser designada uma equipe de carpinteiro para trabalhar na serra circular.

y DESFORMA - ser realizada por equipe qualificada que dever tomar as seguintes
precaues:

a) Desforma da laje - Realizada com p-de-cabra, tendo antes amarrada com corda
um dos extremos da forma permitindo a retirada lenta das chapas (rebatendo os pregos) b) Desforma das colunas: Comear pela periferia colocando cordas de forma a garantir uma retirada segura (contra eventuais quedas de materiais), sendo que o desformador utilizar cinto de segurana para realizar este servio. c) Grampo de segurana: Durante a montagem das forma obrigatrio o uso de cinto de segurana para realizar este servio. Guincho de materiais: Ser instalado um guincho para transporte vertical de materiais, conforme as determinaes do fabricante. Ser adotado o sistema de campanhia de retorno e tubofone como meios de comunicao. O posto de trabalho do operador do guincho ser isolado com madeirite, contando inclusive com banco adequado.

5cm

10cm

5cm

11

Programa de Condies e Meio ambiente de Trabalho na Indstria da Construo- PCMAT do Edifcio Lanverly .

13 cm

1 10mm

Fig. 10 - Grampo de segurana

Grampo de segurana

10cm 20a 30cm Fig. 11 - Posicionamento da laje

h aparente 8cm
Cor amarela

laje Fig. 12 - Detalhe do grampo e mosqueto

12

Programa de Condies e Meio ambiente de Trabalho na Indstria da Construo- PCMAT do Edifcio Lanverly .

RAMPAS DE ACESSO AO TRANSPORTADOR VERTICAL As rampas de acesso mesa do elevador desimpedidas. E sero dotadas de guarda-corpo. na laje devero ficar sempre

Em todas as lajes sero instaladas portinholas para evitar acesso acidental ao poo do elevador. Elas sero dotadas de dobradias do tipo porta contra fogo para mante-las sempre fechadas, evitando o acesso acidental para o poo do transformador vertical de materiais. Fig. 13 Portinhola

1,20m Portinhola Torre do elevador 1,20m

GUARDA-CORPO - durante a montagem da laje o guarda-corpo ser executado antes do incio dos trabalhos da colocao da armadura, aproveitando as escoras da laje imediatamente inferior. Figuras a seguir. Esta proteo contra quedas ser construda com 1,20 m de altura, com rodap de 20cm e 70 cm at o segundo travesso. Finalmente ter sem mos entre travessas preenchidas com tela garantindo o fechamento seguro da abertura.

Fig. 14 - Guarda-corpo

13

Programa de Condies e Meio ambiente de Trabalho na Indstria da Construo- PCMAT do Edifcio Lanverly .

Guarda-corpo

Fig. 15 - Detalhe Construtivo (guarda-corpo)

Suportes L (madeira), h=6cm/L=5cm

Madeira, h=1,50m

Fig. 16 1

- Detalhe 1

Madeira h= 1,5m

Fig. 17 - Detalhe 2

14

Programa de Condies e Meio ambiente de Trabalho na Indstria da Construo- PCMAT do Edifcio Lanverly .

Frmas

Ripas de madeira

Tela de fechamento

Escoras metlicas

Escora com Distncia entre mo-francesa mos-francesas=1,50m

Fig. 18 - Parapeito na laje (frontal)

CORRIMO - Os corrimo em escada estruturais seguiro o modelo da fig. a seguir. Basicamente sero construdos com madeira.

Caibros Estroncados

Sarrafos

Altura do corrimo: 90cm

Rodap

Fig. 19 - Corrimo

ABERTURA NA LAJE - Os fechamentos das aberturas na laje sero construdos por rede construda com a prpria ferragem conforme mostra a figura, de forma que a malha tenha no mximo 0,30m se a abertura estiver prxima dos locais de trnsito de funcionrios, ainda ser sinalizado com anteparo do tipo cavalete.

15

Programa de Condies e Meio ambiente de Trabalho na Indstria da Construo- PCMAT do Edifcio Lanverly .

0,20m

0,20m Fig. 20 - Rede de Ferragem POO DO ELEVADOR: Proteo vertical - ser fechado com caibros entroncados verticalmente e sarrafos perpendiculares seguindo o sistema de guarda-corpo com rodap em madeira conforme mostra a figura com todas as lajes.

Caibro Estroncado

1,20m

Fig. 21 - Guarda-corpo em poo de elevador definitivo

Proteo horizontal - horizontalmente ser adotado o sistema de rede de ferragem como apresentado na figura a seguir. O fechamento ser realizado a cada trs lajes.

16

Programa de Condies e Meio ambiente de Trabalho na Indstria da Construo- PCMAT do Edifcio Lanverly .

Laje

Poo do elevador Fig. 22 - Fechamento horizontal

PLATAFORMA EM BALANO (BANDEIJAS) Fixa: ser instalada na primeira laje e retirada somente aps a concluso da fachada at altura dela. Caracterstica - os suportes sero metlicos com 3,50m de comprimento e um complemento de 0,80m em 45r. O madeirit colocado ser de 20mm, fixado em estrutura de caibros.

0,80m 45r 0,50m

0,50m

2,50m Fig. 23 - Estrutura metlica

0,50m

1 2

17

Programa de Condies e Meio ambiente de Trabalho na Indstria da Construo- PCMAT do Edifcio Lanverly .

4 5

Fig. 24 - Estrutura metlica com prancha em madeirit Referncias: 1. Complemento em tela 2. Complemento (45r) madeirit 3. Prancha em madeirit 4. Laje 5. Caranguejo

Desmontagens das plataformas mveis A desmontagem ser realizada logo aps o fechamento da periferia das lajes superiores. A equipe comear sempre pelo corpo indicado, assoalho e finalmente a retirada dos suportes. Todas estas operaes sero realizadas sempre com cinto de segurana engatado corda de segurana de segurana auxiliar.

10.4 - Alvenaria
Em cada laje, a alvenaria ser iniciada sempre pela periferia, fechando a laje imediatamente superior s plataforma em balano. Uma vez fechadas s lajes (contadas sempre a partir da plataforma imediatamente inferior). Disposio na laje: em toda a periferia da laje, projeo horizontal e vertical.

Elevador de carga Fig. 25

Colunas Suportes

Madeirit

Elevador de pessoa

X
18

- Plataforma de proteo

Programa de Condies e Meio ambiente de Trabalho na Indstria da Construo- PCMAT do Edifcio Lanverly .

Bandejas mveis

Tela

Bandeja fixa

Fig. 26 - Instalao da plataforma e da tela A= Data de incio do evento (colocao de plataforma, tela, etc..) B =Evento a ser realizado na data prevista

A alvenaria de periferia ser cuidadosamente travada com cunhas na ltima fiada de tijolos assentados e a laje superior. Seguidamente sero realizados os trabalhos em alvenaria das caixas dos elevadores, escadas, prisma de ventilao, etc., assim reduzindo os riscos de queda em diferena de nvel. Na laje onde for executada a alvenaria a limpeza dos resduos dos materiais de responsabilidade da prpria equipe que os acondicionar na caixa coletora especialmente para esse fim. Servio realizado na periferia da laje ser executado tendo uma corda de nylon amarrada entre as colunas laterais e que servir para o engate do cinto de segurana. O cinto ser usado at a alvenaria atingir a altura de 1m. Viga

Cunhas (travas) Alvenaria

Travamento da ltima fiada

10.5 Acabamento
Emboo externo ser realizado por meio dos balancins mecnicos pesados suspensos com largura de 1,50m e interligados at o comprimento mximo de 8,0m. A fixao dos guinchos aos estrados ser executada por meio de armaes de ao, havendo em cada armao dois guinchos. Em cada balancim ser colocado o aviso Uso obrigatrio do cinto de segurana preso corda de segurana, assim como cada posto de trabalho (balancim) ter uma numerao de identificao.
Fixao do Balancim

19

Programa de Condies e Meio ambiente de Trabalho na Indstria da Construo- PCMAT do Edifcio Lanverly .

1 2 3 4 6 7 8
Referncias: 1. Viga metlica de sustentao tipo I ; 2. Cabos de ao com duplo clip; 3. Grampo chumbado na laje de 5/8 de polegada; 4. Viga ; 5. Cabo de sustentao; 6. Alvenaria; 7. Guarda-corpo; 8. Catracas.

A sustentao do balancim ser feita por meio de vigas metlicas, com resistncia equivalente a trs vezes o maior esforo solicitante. Antes do incio dos trabalhos e diariamente sero verificadas as condies do conjunto. Os balancins sero providos de guarda-corpo de 1,20m em madeirit (cabeceiras e corpo posterior) pintadas externamente de brao e com logotipo da empresa. Durante as operaes com o balancim leve os cuidados sero os mesmos do pesado. y O balancim dever est amarrado laje para a entrada e sada do empregado. y Para entrar no balancim , o empregado dever estar com o cinto de segurana tipo pra-quedas e fixar o mosqueto na laada da corda de segurana. y Sair do balancim sempre que ventar fortemente. y Retirar diariamente a massa que cai nas catracas. y Manter sempre os balancins nivelados uns com os outros. y No colocar excesso de carga no estrado, principalmente no meio do vo entre os guinchos. Durante a utilizao de produtos qumicos para a limpeza das pastilhas obrigatrio o uso de equipamento de proteo individual. Durante a colocao de vidros ser isolada a rea abaixo de forma garantir a no permanncia de pessoas no autorizadas.

11. MAPAS DE RISCOS


O mapa de riscos uma representao grfica que identifica e informa sobre os riscos existentes no local de trabalhos. CRCULOS A intensidade do risco ser representada por crculos de tamanhos proporcionalmente diferentes (maior o risco, maior o crculo). CORES: os riscos sero classificados por cores padronizadas.

20

Programa de Condies e Meio ambiente de Trabalho na Indstria da Construo- PCMAT do Edifcio Lanverly .

Verde - rudo, vibraes, frio, calor, umidade Vermelho - poeira, fumos nvoos, neblinas, gases, vapores, substncias compostas ou produtos qumicos em geral. Marrom - bactrias, fungos, parasitas. Amarelo - levantamento e transporte manual de peso. Exigncia de postura inadequada. Azul - mquinas e equipamentos sem proteo, ferramentas inadequadas ou defeituosas, eletricidade, armazenamento inadequado, animais peonhentos, risco de queda de objeto, riscos de quedas, riscos de pontas de vergalhes, ricos de ferimentos nas mos, nos ps e olhos.

OS SMBOLOS Os smbolos de alerta sero inseridos dentro de cada crculo do mapa. As mensagens grficas (smbolos) sero trabalhadas (divulgadas) principalmente durante o trenamento admissional do empregado, de forma que fixem o significado de cada smbolo.

12.0 - MAPAS DE RISCOS POR FASES


12.1 - Limpeza do terreno Riscos: Canal: bactrias, fungos(crculo marrom), gases(crculo vermelho) Gramdeos: aranha, roedores, lagartas (crculo azul) 12.2 - Escavaes e fundaes Riscos: Ferragens: ferimentos por ponta de ferragens, queda de ferro (crculo azul) Escavaes: soterramento (crculo azul), esforo fsico (crculo amarelo), poeira(crculo vermelho) Serra circular: rudo (crculo verde), amputao dos dedos (crculo azul). Instalaes provisrias - queda de nvel (crculo azul) Nmero de funcionrios: 08 12.3 - Estrutura (plano horizontal) y Planta do Edifcio

21

Programa de Condies e Meio ambiente de Trabalho na Indstria da Construo- PCMAT do Edifcio Lanverly .

Riscos: Periferia da laje - quedas de altura (crculo azul) Poo de elevadores: quedas de altura (crculo azul) Abertura nas lajes: quedas e entorces (crculo azul) Coluna e paredes: quedas de altura, quedas de materiais, pontas de ferragem (crculo azul) Escadas: quedas (crculos azul) Armadores: quedas (crculo azul), postura (crculo amarelo) Concretagem: choque eltrico, quedas (crculo azul), umidade (crculo verde) Nmero de funcionrios: 32

12.4 - Estrutura (plano vertical) Riscos: Azul: queda de altura, mquinas e equipamentos Vermelho: poeira Verde: umidade, rudo Marrom: fungos Nmeros de empregados: 10 12.5- Acabamento (Plano vertical) Risco: Azul: queda de altura, mquinas e equipamentos, quedas de objetos. Nmero de empregados: 40

22

Programa de Condies e Meio ambiente de Trabalho na Indstria da Construo- PCMAT .

do Edifcio Lanverly

13.0 - EQUIPAMENTO DE PROTEO INDIVIDUAL


E.P.I FUNO
Protetor Protetor Facial auricular culos contra impacto culos ampla viso Luvas de Luvas Luvas Botas de Cinto de Avental Filtro contra Filtro Cala de PVC Avental Capacete Eventuais PVC de Latex de Borracha Segurana de Raspa Poeira Qumico de PVC Necessrios Raspa

Engenheiro Mestre de Obras Tecn. do Edifcio Estagirio Almoxarife Carpinteiro Armador Pedreiro Encanador Vigia Servente Eletricista

x x x x x x x x

x x

x x

x x x x x x x x x x x x

x x x x x x x x x x x x

23

Programa de Condies e Meio ambiente de Trabalho na Indstria da Construo- PCMAT do Edifcio Lanverly .

14.0 TREINAMENTO
Todos os novos empregados da empresa, logo aps aprovados no exame mdico passaro pelo treinamento realizado na empresa antes de qualquer uma das fases os empregados recebero instrues de objetivos e medidas de segurana a serem adotadas, assim como sero informados sobre os diversos E.P.Cs que faro parte da fase e os EPIs necessrios funo. Os membros da cipa sero treinados fazendo o curso de cipeiro e rotineiramente. Sero identificados pelo uso do capacete de cor verde. As reunies mensais sero acompanhadas pelo de tcnico de segurana e as sugestes da comisso sero analisadas e debatidas nas reunies com os responsveis pela obra.

15.0 - CIPA
Devido ao grande nmero de empregados, quarenta (40), a empresa montar uma Comisso Interna de Preveno de acidentes no canteiro de obra seguindo as instrues da NR-5.

16.0 - CONTROLE E AVALIAES


O programa ser monitorado em trs estgios. 1 - Mensal: o tcnico de segurana da empresa realizar visitas rotineiras ao canteiro, levantando as suas condies e acompanhando a implantao deste programa. As irregularidades sero prprio, no qual constaro tambm os prazos para execuo das providncias 2 - Bimestral: de forma a realizar correes necessrias a problemas de adequao surgidas durante a implementao do PCMAT. 3- Semestral: de forma a realizar os ajustes, quando necessrio, na implantao geral do PCMAT.

Macei, agosto de 1997

24

Das könnte Ihnen auch gefallen