Sie sind auf Seite 1von 5

Resumo do Seminrio Galileu e a teoria Copernicana

Livro: Evoluo dos Conceitos de Fsica (Cap. 05)

Profa. Dr Fernanda Bozelli Aluno: Ulisses de Oliveira

No incio do cap.05, vemos como, a Astronomia e a Fsica Aristotlica, vem perdendo o seu uso, pois mesmo sendo baseada numa lgica visvel ao olho nu, porm no tem fundamentos que expressem a verdade.

Neste caminho entendemos como o sistema Aristotlico foi sendo estudado, praticado, por outros filsofos. Desde Ptolomeu, que imaginou e criou um modelo de universo, onde a Terra continua sendo o centro do Universo, at Coprnico, que de certa forma foi inspirao para que mais tarde Galileu, atravs de uma matemtica bem elaborada, e uma forte tendncia a realizar experimentos, mostra ao mundo uma viso real do Cosmos e seu funcionamento. Tambm no devemos esquecer que a construo do conhecimento humano, de Ptolomeu at Galileu, passou por inmeras criticas e descrenas, pois eram contra o que era ensinado, e aceita como verdade para a poca, e que os defensores da Cincia Antiga preferiam dar crditos ao que era visvel e explicvel pela filosofia de Aristteles.

Em 1.609 ao aperfeioar o telescpio, ele viu que os astros no cu tinham as mesmas imperfeies que podemos constatar aqui na terra, e isso no agradou aos adeptos das Cincias Antigas, pois para eles todos os astros celestes eram perfeitos e incorruptveis e Galileu desagradou ainda mais quando mostrou por meio de observaes que alm de no serem perfeitos, tambm tinham astros que giravam ao redor e entorno de outros astros, e esses movimentos tiravam a Terra do centro do universo e a colocaram como um astro comum no cu. Devemos lembrar tambm, que o telescpio de Galileu possibilitou que fossem vistas vrias estrelas que no eram visveis a olho nu.

O telescpio de Galileu encontrou resistncia por parte de vrios estudiosos, pois na poca no existia nenhuma teoria ou fsica conhecida para explicar a funcionabilidade do aparelho e tambm pesava o fato de que essas pessoas eram Aristotlicos convictos e julgavam no ser uma atitude nobre (correta) esticar o olhar alm da esfera terrestre. O fato do telescpio feito por Galileu no ter os recursos tcnicos encontrados atualmente, tambm fortaleceu a oposio, pois astros muito distantes eram vistos com certa deturpao, e alguns s com ele. E eles defendendo o sistema Aristotlico alegaram que as imagens no eram reais, tambm ocorre que alguns dos defensores do Geocentrismo Aristotlico ao observarem atravs do aparelho enxergaram os astros e seus movimentos, e algumas dessas pessoas acometidas pela verdade, simplesmente tiveram que rever seus conceitos.

Mesmo para Galileu a mudana de dogma foi difcil, pois ele ento entendia o cosmos como as outras pessoas, e a partir de suas observaes, analisando e estudando os fatos, adotou uma postura cientifica que buscava a verdade, mesmo que para isso fosse necessrio abandonar conceitos que fora observado por ele a vida toda.

Quanto a sua adeso a teoria Copernicana, Galileu se manteve em silncio por muito tempo, pois uma nica descoberta nova implicaria em confronto com toda uma histria em que o Geocentrismo era absoluto e os seus defensores eram verdadeiros fanticos e defendiam este

conhecimento j defasado a qualquer preo. Dessa forma temendo ser ridicularizado, pelo outros professores e cientistas eles se mantm em segredo, vindo manifestar sua posio a favor de Coprnico somente mais tarde, quando ele escreve uma carta Duquesa Cristina de Lorena. Nesta carta Galileu tenta desvincular o conhecimento cientifico da religio. Tambm foi escrito uma carta a Castelli e esta carta acabou nas mos do Cardeal Belarmino, este fato gerou grandes problemas para Galileu na poca. Galileu era um bom catlico, e acreditava na Bblia, mas tambm era inteligente o bastante para perceber fatos contidos na Bblia como o milagre de Josu, por exemplo, podem ter sido mal interpretados por quem a l e expressando isso em sua carta a Cristina, e logo se v com problemas com a inquisio romana pois alguns do lideres da Igreja julgava que Galileu disseminava um ensinamento contrrio a Bblia. No entanto a Igreja aps julgar o processo contra Galileu acha que no h ato condenvel na carta de Galileu, e o Cardeal Belarmino temendo um confronto direto entre f e cincia permitiu a Galileu que suas teorias poderiam ser expressas desde que fosse feita na forma hipottica sem fazer meno real a construo e organizao do mundo, e dessa forma no haveria conflitos com os textos das Sagradas Escrituras, mas Galileu se negava a difundir apenas como suposio, algo que ele tem como verdade e em meados 1.616 ele proibido de defender suas teorias. Galileu percebeu j no comeo daquela poca que era necessrio separar a cincia da religio. Ele dizia que todos os assuntos deveriam ser separados por categorias e dessa forma, a cincia no opinaria em reas que no fossem de sua competncia e a religio por sua vez se manteria longe dos assuntos cientficos. Segundo ele, os textos das Sagradas Escrituras eram absolutamente verdadeiros, mas seus textos quando no lidos de maneira

correta incorreriam em erros de interpretao, como foi o caso do milagre de Josu, onde Galileu de maneira engenhosa (mas tambm errada) mostra com possvel atravs de uma outra interpretao do texto Bblico unir o fato da terra se mover e o sol ter parado no caso do milagre de Josu. Com a eleio do Papa Maffeu Barberini (Urbano VIII) que era amigo de Galileu, este sentiu que era tempo de avanar em suas idias. Ele fora autorizado pelo Papa a escrever sua obra prima, um dialogo que tinham trs personagens fictcios, e eles debatiam sobre a organizao do universo. Neste livro Galileu analisou e criticou os fundamentos da fsica de Aristteles e Ptolomeu, contestou o conhecimento aceito sobre o movimento da terra e divulgou sua teoria da mars que segundo ele provaria o movimento da terra e abordou tambm suas descobertas atravs do telescpio. Acontece que atravs de muita conspirao os Jesutas convencer o Papa Barberini de que o personagem Simplcio (uma figura Aristotlica e de pouco conhecimento) era o prprio Papa desencadeando a ira deste, que proibiu a venda e a divulgao deste livro atribuindo obra o status de hertica.

Das könnte Ihnen auch gefallen