Sie sind auf Seite 1von 29

Histria da Distribuio de Combustveis no Brasil

1912
Tem incio a distribuio sistemtica de derivados de petrleo no Brasil, realizada em latas e tambores.

1922
Entrada no mercado brasileiro da Atlantic Refining Company of Brazil, em 07 de julho.

1934
Entra em funcionamento a Destilaria Rio Grandense S.A. em Uruguaiana, Rio Grande do Sul, que deu origem em 1937 a primeira Refinaria de Petrleo do pas.

1938
Criado o Conselho Nacional do Petrleo, pelo Decreto-Lei n 395, de 29 de abril de 1938, com o objetivo de, dentre outros, regular e fiscalizar as atividades de explorao, refino, importao, distribuio e comercializao de petrleo e seus derivados.

1941
Criao do Sindicato do Comrcio Atacadista de Minrios e Combustveis Minerais do Rio de Janeiro, em 30 de janeiro, que deu origem, em julho de 1964, ao Sindicato Nacional do Comrcio Atacadista de Minrios e Combustveis Minerais, hoje SINDICOM - Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustveis e de Lubrificantes.

1953
Estabelecido o monoplio da Unio sobre a lavra, refinao e transporte martimo do petrleo e seus derivados, sendo criada a Petrobrs para exerc-lo, de acordo com a Lei n 2004, de 3 de outubro de 1953.

1975
lanado o Programa Nacional do lcool - Prolcool, e as Distribuidoras comeam a adaptar suas instalaes e bombas para o novo combustvel.

1988

Consagrado o monoplio da Unio sobre o petrleo e seus derivados, atravs da Constituio promulgada em 5 de outubro de 1988.

1990
Criado o Programa Federal de Desregulamentao. Estabelecido o critrio de preos mximos nos postos revendedores e liberados os preos do querosene iluminante e dos lubrificantes automotivos. Criao do Departamento Nacional de Combustveis com a extino do Conselho Nacional do Petrleo.

1991
So inaugurados no Rio de Janeiro e em So Paulo os primeiros postos de abastecimento de veculos leves (taxis) movidos a gs natural. Ainda nesse ano os combustveis aditivados so introduzidos no mercado brasileiro.

1995
Os preos dos combustveis so desequalizados, com a incluso do valor dos fretes de transferncia/coleta (lcool) na formao do preo.

1996
Liberao dos preos, a partir da Refinaria, da gasolina, do lcool hidratado e do querosene de aviao.

1997
Aprovada pelo Congresso Nacional a Lei 9478, de 6 de agosto de 1997, que regulamenta a flexibilizao do monoplio. Ainda no ano de 1997, foi lanada a gasolina premium no mercado brasileiro.

1998
Criao da Agncia Nacional do Petrleo, Gs Natural e Biocombustveis e conseqente extino do Departamento Nacional de Combustveis, pelo Decreto n 2455, de 14 de janeiro de 1998.

1999
Autorizada a importao de leos Combustveis e exportao de Petrleo.

2000
Autorizada a produo de Gasolina pelas Centrais Petroqumicas. Portaria ANP 116/2000: Regulamenta o exerccio da atividade de revenda varejista de combustvel automotivo.<="" de="" 1997.="" agosto="" 06="" 9478,="" n.="" lei="" na="" previsto="" monoplio="" do="" flexibilizao="" da="" transio="" perodo="" o="" 31.12.2001,="" at="" prorroga,="" que="" 2000,="" julho="" 21="" 9990,="">

2001
Reforma tributria nos combustveis (Emenda Constitucional 33 e Lei 10.336 - CIDE). Liberao do preo do leo Diesel.

2002
Fim do perodo de transio para a liberao do mercado, com a livre formao de preos nas refinarias e liberdade para importao de Gasolina e leo Diesel.

2003
Reduo da alquota de ICMS no lcool Hidratado no Estado de So Paulo.

2004
Criao do Programa Nacional do Biodiesel.

2005
Marco regulatrio do Programa Biodiesel com a regulamentao da Lei 11.097/05, que estabelece percentuais mnimos de mistura do novo produto ao diesel.

2006
Obrigatoriedade da adoo do corante no lcool anidro, instituda pela Agncia Nacional do Petrleo, Gs Natural e Biocombustvel ANP, a fim de inviabilizar a fraude neste combustvel.

2007
Publicada a Resoluo ANP n 07/2007, que probe a venda pelas distribuidoras a postos de outras bandeiras e restringe a venda entre distribuidoras em at 5%.

2008

A partir de 1o de janeiro passa a ser obrigatria a adio de 2% de biodiesel a todo leo diesel comercializado no Brasil. (Resoluo 05/2007 - CNPE), em julho essa obrigatoriedade passou a 3%.

1. Introduo O varejo de combustveis caracteriza-se por ser um mercado altamente fragmentado. Segundo o Anurio Estatstico da Agncia Nacional do Petrleo (ANP) do ano de 2004, havia mais de 31.000 postos revendedores no pas no final de 2003 e destes aproximadamente 8.000 estavam localizados no Estado de So Paulo. Esta fragmentao poderia indicar uma situao altamente competitiva uma vez que prticas de cartel so raramente relacionadas a mercados com grande nmero de concorrentes. No entanto, as associaes de proprietrios de revendedores de combustveis e seus membros so alvos freqentes de investigaes de prticas cartelizadas. No ano de 2002, por exemplo, trinta processos administrativos, envolvendo associaes colusivas entre varejistas de gasolina, tramitavam na Secretaria de Direito Econmico (SDE). J o Conselho Administrativo de Defesa Econmica (CADE) julgou trs casos envolvendo os mesmos agentes. Em praticamente todos os casos, a presena dos sindicatos patronais revelou-se fundamental para a coordenao e implementao dos acordos numa estrutura de mercado to fragmentada. Esta caracterizao da formao de cartis em mercados potencialmente competitivos j est bem documentada na literatura econmica. Como veremos mais detalhadamente na seo seguinte, trabalhos economtricos tm tentado identificar situaes onde os preos aparentam ser inconsistentes com um mercado concorrencial ou apresentam movimentao similar com desvios transitrios do preo-base. Modelos mais simples procuram tratar o tema estimando relaes contemporneas entre observaes de

preo, custo e produo 1 . Outros estudos, como Borestein & Shepard (1993), utilizam testes baseados na relao entre preo corrente e demanda futura esperada, alm de condies relacionadas a custos, para diagnosticarem possveis formaes de cartis. A proposta deste artigo analisar a dinmica de competio do mercado de combustveis no Brasil, enfatizando o caso do Estado de So Paulo. O argumento que, apesar de ser um mercado altamente fragmentado, o varejo de combustveis apresenta caractersticas favorveis ao aparecimento de prticas anti-competitivas. Contudo, a entrada no mercado de revendedores no vinculados a uma determinada distribuidora, conhecidos como postos de bandeira branca, pode promover maior competio e menores preos aos consumidores finais. Nossos resultados corroboram a hiptese de prticas colusivas no referido mercado mas tambm mostram que a presena de uma maior proporo de postos de bandeira branca em determinada cidade gera uma maior variabilidade de preos e, conseqentemente, maior competio e menor possibilidade de formao e manuteno de cartis. Alm desta introduo, o artigo trar uma reviso da literatura na seo 2. A seo 3 dar nfase s caractersticas singulares do varejo de combustveis. A seo seguinte tratar da estrutura do varejo de combustveis no Brasil. A quinta seo abordar o papel da defesa da concorrncia. A sexta seo tratar da anlise emprica e dos resultados. A ltima seo concluir o artigo. 2. Reviso da Literatura

Livingston & Levitt (1959) analisaram os preos de gasolina referentes a seis reas metropolitanas no meio-oeste americano. A investigao dos autores concentrou-se na prtica de preos idnticos entre as maiores e mais conhecidas empresas do varejo de combustveis, e as devidas razes para tal uniformidade. Os resultados mostraram que os preos praticados variavam mais intensamente que o suposto mesmo entre postos vizinhos comercializando marcas similares. Sendo assim, as diferenas de preos observadas no estavam relacionadas aceitao da marca nem s diferenas de custos dos revendedores. Tais variaes refletiam tticas de varejistas individuais reagindo s presses de mercado e aproveitando oportunidades competitivas.

1 Bresnahan (1989) uma boa referncia para tais modelos. 3 Masson & Alvine (1976) observaram que na indstria do petrleo os produtos so quase homogneos e que esta caracterstica torna a competio por preo desvantajosa. Desta forma, h uma substituio por outro padro de concorrncia baseado em publicidade e diferenciao de produtos que, por ser uma non-price competition , possibilita a manuteno de preos elevados por longos perodos. Note que j possvel comparar a situao descrita pelos autores com a conjuntura do mercado brasileiro pr-liberalizao. Naquela poca, o tabelamento de preos do refino ao varejo forava a busca de outro padro de competio como o servio e a publicidade. Marvel (1968) buscou identificar os determinantes dos preos de varejo da gasolina em 22 cidades

americanas no perodo de 1964 a 1971. Os resultados da anlise mostraram que alguns mercados caracterizavam-se por manterem preos colusivos aps 1965 mas que, posteriormente, retornavam a nveis competitivos. Ou seja, as variaes nos preos foram resultado do aumento da instabilidade provocada pelos preos colusivos, mas houve um ressurgimento da competio. Esta instabilidade seria inerente aos acordos de coluso pois o mesmo exigiria que os membros do cartel restringissem suas vendas abaixo do nvel de maximizao de seu lucro. Se os lucros a um preo de monoplio so maiores que num mercado competitivo, os mesmos podem ser ainda superiores para uma empresa que consegue violar o cartel sem ser detectada. Em outras palavras, o sucesso da coalizo est associado ao cumprimento das decises de preo e quantidade por parte dos membros. Esta dinmica semelhante quela verificada no Brasil aps a liberalizao do mercado de combustveis. Borenstein & Sheppard (1996) utilizaram dados em painis para volume de vendas e preos de gasolina para 43 cidades num perodo de 6 anos. Este trabalho mostrou que, de acordo com o modelo de coluso tcita para superjogos, preos e margens aumentavam com a expectativa de lucros futuros de coluso. Esta evidncia contrastava com o fato de a estrutura do mercado varejista de gasolina no ser tpica daqueles nas quais a coluso provvel. Nas reas urbanas o nmero de revendedores de combustveis superior s poucas firmas supostas nos modelos de oligoplio concentrado. Dado que a coluso de mais difcil de sustentao quanto maior o nmero de firmas, a existncia de um mercado fragmentado parece incompatvel com a cartelizao de preos. Os autores argumentaram, no entanto,

que a evidncia emprica de formao de preos por coluso tcita no indicaria nenhuma capacidade de as firmas fixarem preos prximos aos de monoplio. Borenstein, Cameron & Gilbert (1997) mostraram que preos de gasolina no varejo respondiam assimetricamente s variaes no preo do petrleo. Redues no preo do petrleo provocavam respostas mais rpidas que em perodos de elevao do mesmo. Analisando a transmisso de preos em diferentes pontos da cadeia, e ajustando para variaes temporrias no estoque, esta assimetria tambm surgiu no reajuste dos preos do atacado, indicando um provvel poder de mercado entre revendedores de gasolina. Estudos para o caso brasileiro ainda so raros. Por exemplo, Pinto & Silva (2004) estudam o surgimento das revendedoras de combustvel sem vnculo de exclusividade com nenhuma distribuidora, os chamados postos de bandeira branca. Os autores elaboram um modelo estratgico simples entre os setores de distribuio (upstream) e de revenda (downstream). A considerao principal a existncia de uma integrao vertical parcial de forma que os revendedores de bandeira colorida esto integrados aos distribuidores, via contrato de exclusividade, enquanto que a revendedora de bandeira branca permanece no integrada. Conseqentemente, a existncia de revendedoras de bandeira branca no mercado promove preos timos mais baixos e maiores quantidades ofertadas, em equilbrio. J MarjottaMaistro (2002) analisa e caracteriza o mercado de combustveis nos anos de 1995 a 2000, relacionando os efeitos de mudanas em variveis e demanda num mercado sobre o comportamento dos agentes num mercado parcialmente liberado. A concluso da autora que, para o perodo analisado, havia uma certa inrcia nos

movimentos de preos tpica do sistema de controle de preos, como aqueles prevalecentes na dcada de 1990. Alm disso, o governo tendia a absorver os choques externos, evitando o repasse dos mesmos ao mercado. O resultado da pesquisa mostrou que o setor de combustveis ainda operava sob a tutela do Estado no perodo analisado. Este controlava sua operao sem levar em considerao a lgica econmica de mercado. 4 3. Caractersticas Singulares do Varejo de Combustveis Nesta seo analisaremos vrias caractersticas do varejo de combustveis no Brasil, com nfase na venda de gasolina do tipo C mas passvel de extenso aos outros tipos de produtos deste mercado. Primeiramente, trataremos dos contratos especficos entre distribuidores e revendedores e o impacto de tais contratos nos preos do varejo. Em seguida, abordaremos as caractersticas relacionadas diferenciao e propriedade. A ttulo de esclarecimento devemos dizer que a gasolina C, tambm conhecida como gasolina comum, uma mistura de gasolina pura para uso em motores de combusto interna ciclo Otto e o lcool etlico anidro, sendo o tipo mais comercializado no varejo. 3.1 Contratos verticais e impactos nos preos de varejo Os contratos na relao vertical entre distribuidores e revendedores e seus impactos nos preos de varejo podem ser analisados luz dos modelos tericos de Shepard (1993). O autor analisa este mercado na perspectiva de uma firma upstream ou principal, em nosso caso o distribuidor, vendendo seu produto para um agente auto-interessado, em nosso caso o revendedor, que o revende ao consumidor final. Na

ausncia de restrio contratual, as escolhas do agente podem no ser aquelas que melhor interessem ao distribuidor. Sendo assim, o objetivo do contrato induzir o revendedor a agir de modo a maximizar o lucro da firma upstream, dirigindo as escolhas feitas pelo gerente do ativo downstream com relao a esforo de vendas, qualidade do servio prestado ao consumidor e o preo no varejo. Especificidades do posto revendedor - como localizao, volume de vendas, oferta de outros servios - determinam a importncia do esforo do agente, bem como o grau que este esforo pode ser monitorado pela distribuidora. De acordo com estas especificidades, a distribuidora escolhe, entre um conjunto de contratos padres, aquele que melhor garante seus direitos de controle sobre as escolhas do revendedor. Serebrisky(2001) destaca as formas contratuais mais comuns no Brasil: 1) Company-owned, Dealer-operated : neste caso, a distribuidora proprietria das instalaes e realiza investimentos significativos no posto. Localizao, capacidade de venda e servios oferecidos so alguns itens a serem analisados, visando a maximizao do lucro da operao. Tais itens dependem das condies do local como volume de trfego, elasticidade de demanda, nmero e caracterstica dos postos concorrentes, dentre outros. J a operao do negcio geralmente delegada a um arrendatrio. Este deve cumprir certos requisitos contratuais como, por exemplo, padres de limpeza, horas de operao, tipos de produtos a serem vendidos, acesso s inspees por parte da distribuidora. Em alguns casos, o contrato pode impor ao operador a compra de volumes mnimos de combustvel. O contrato tambm envolve a cobrana de uma tarifa em duas partes: alm de fixar o preo no atacado a distribuidora cobra uma taxa

anual de arrendamento associada, muitas vezes, receita lquida do posto. 2) Dealer-Owned, Dealer-Operated : neste caso, a distribuidora no realiza investimentos no ativo downstream. Os contratos regulam to somente o preo de venda ao operador, a fixao de volumes mnimos de compra de combustvel, restries quanto manuteno da qualidade do produto, a exclusividade do fornecimento e a apresentao da marca. J fatores relacionados fixao de preo ao consumidor e ao nvel de qualidade so escolhas do operador. No Brasil, e tambm na Argentina, estas modalidades podem sofrer variaes no intuito de melhor atender as partes envolvidas. Por exemplo, mesmo quando no detm a propriedade do terreno, as distribuidoras podem realizar importantes investimentos no posto (visualizao da marca, tanques, bombas de combustvel). Tais investimentos podem ser complementados por emprstimos para garantir que o revendedor cumpra os requisitos de imagem e qualidade desejados pela distribuidora. Abordando o histrico destas relaes para o caso brasileiro, pode-se notar que, inicialmente, as companhias distribuidoras eram proprietrias e responsveis pelo transporte dos combustveis e pela operao dos postos. Posteriormente, houve a separao das atividades de distribuio e revenda. Atualmente, a Lei n o 9478/1997 e a Portaria ANP n o 116/2000 vedam s distribuidoras o exerccio da 5 atividade de varejista de combustveis, mas no o direito propriedade de postos de combustveis. Assim

sendo, os segmentos distribuio e revenda prestam atividades econmicas legalmente independentes e atuam num mercado regulado, sendo as empresas consideradas Prestadoras de Servio de Utilidade Pblica 2 . Desta forma, minimizando o risco da relao agente-principal e operando o varejo de forma a maximizar o seu lucro, o conjunto distribuidora/revendedor atua, na prtica, como uma empresa verticalmente integrada, de forma a evitar a dupla marginalizao. Shepard (1993) mostra empiricamente que o lucro da firma verticalmente integrada superior ao lucro conjunto das firmas upstream e downstream e o seu preo ao consumidor final inferior. 3.2 Propriedade e Diferenciao O arranjo de mercado discutido acima deixa claro que, apesar de ser fragmentado, o varejo de combustveis possui caractersticas peculiares ligadas ao quesito Propriedade. Embora o nmero de postos seja elevado, eles so controlados, em sua maioria, por grupos capazes de determinar condutas que atingem um nmero significativo de firmas. No caso brasileiro, onde as 5 maiores distribuidoras detinham 66% do volume comercializado e 50% dos postos revendedores sob contrato no final de 2003, a possibilidade de uma coordenao ainda maior. O quesito Diferenciao tambm importante. Enquanto o produto combustvel pode ser visto como quase-homogneo, ele comporta algumas dimenses de diferenciao como, por exemplo, servio prestado, marca e localizao. Sobre este ltimo, certamente o mais importante deles, a determinao da

rea de influncia do posto necessria para a determinao do mercado relevante. Para o caso brasileiro, a Secretaria de Acompanhamento Econmico (SEAE) utiliza os termos do teste do monopolista hipottico 3 para dimensionar o mercado relevante. Este determinado pelo raio em torno de cada posto que deveria ser controlado por um suposto monopolista capaz de praticar um pequeno, porm significativo e no transitrio, aumento de preos. Levando-se em conta que um consumidor abastece seu veculo com 40 litros de combustvel, para um consumo mdio de 10km/l, razovel supor que os postos competem mais intensamente num raio de 10 km. J sobre os servios prestados, houve um crescimento significativo do nmero de lojas de convenincia operando dentro dos postos. Isto funciona como um atrativo em grandes centros urbanos, onde o custo de deslocamento elevado devido ao trfego. Adicionalmente, por ser um servio caracterizado por altas margens e sinergias com o funcionamento do posto (aluguel, pessoal, etc.), o operador sente-se atrado a aliar-se a um distribuidor que opere tambm neste segmento. Este fato refora ainda mais a importncia da relao distribuidor-operador no varejo de combustveis. 4. A Estrutura do Varejo de Combustveis no Brasil O mercado de combustveis no Brasil passou por radicais transformaes nos ltimos anos, culminando com a flexibilizao do monoplio do petrleo pela Emenda Constitucional n o 9, de 1995. Esta flexibilizao comeou a ser regulamentada pela Lei n o

9.478, de 06/08/1997, que liberou a entrada de empresas em qualquer segmento do setor - explorao, produo, refino, comercializao, transporte, importao/exportao - e antecipou a criao do rgo regulador, a Agncia Nacional de Petrleo (ANP). J em 1996, o Ministrio da Fazenda liberou os preos da gasolina e do lcool da distribuio revenda. No entanto, o mesmo ministrio instituiu uma salvaguarda (Portaria n o 63 de 02/04/96) para

2 No Brasil parte significativa dos postos pertence s distribuidoras ao passo que nos EUA os mesmos so de propriedade das refinarias. 3 Este modelo tem hipteses simplificadoras como, por exemplo, assumir que os motoristas no abastecem seus veculos ao longo de seus trajetos habituais e sim prximos a suas residncias. 6 evitar que, ao sair da rigidez para a liberalizao total, no houvesse competio predatria entre fornecedores. Esta salvaguarda estabelecia que nenhuma distribuidora poderia vender gasolina ou lcool a seus clientes, no mesmo dia, com uma diferena superior a 3% entre o maior e o menor preo praticado, a partir de uma mesma base de distribuio. A liberalizao parcial de preos da distribuio ao posto foi pouco efetiva dado que os distribuidores sugeriam mark-ups semelhantes aos seus revendedores sob a justificativa de custos muito semelhantes. Quando aplicados, estes mark-ups so mecanismos de

monitoramento do cumprimento de um acordo colusivo entre distribuidores. Se na vizinhana, os postos de uma distribuidora rival praticam preos inferiores abaixo dos postos de outra distribuidora, esta tem evidncia de desconto no atacado. Dois anos mais tarde, a portaria foi revogada e, ao final de 2001, as Portarias n o 316 e 317 liberaram por completo os preos de todos os combustveis em todos os estgios da cadeia produtiva. Alm disso, foram criados novos agentes fornecedores de combustvel: centrais petroqumicas, formulador ou blender , importador e exportador. No segmento de distribuio, a flexibilizao dos requisitos de entrada, a partir de 1993, provocou um aumento significativo do nmero de distribuidoras, atingindo o nmero de 322 em 2001. A participao de mercado das distribuidoras, excluindo as 5 maiores (B1. Introduo O varejo de combustveis caracteriza-se por ser um mercado altamente fragmentado. Segundo o Anurio Estatstico da Agncia Nacional do Petrleo (ANP) do ano de 2004, havia mais de 31.000 postos revendedores no pas no final de 2003 e destes aproximadamente 8.000 estavam localizados no Estado de So Paulo. Esta fragmentao poderia indicar uma situao altamente competitiva uma vez que prticas de cartel so raramente relacionadas a mercados com grande nmero de concorrentes. No entanto, as associaes de proprietrios de revendedores de combustveis e seus membros so alvos freqentes de investigaes de prticas cartelizadas. No ano de 2002, por exemplo, trinta processos administrativos, envolvendo associaes colusivas entre varejistas de gasolina, tramitavam na Secretaria de Direito

Econmico (SDE). J o Conselho Administrativo de Defesa Econmica (CADE) julgou trs casos envolvendo os mesmos agentes. Em praticamente todos os casos, a presena dos sindicatos patronais revelou-se fundamental para a coordenao e implementao dos acordos numa estrutura de mercado to fragmentada. Esta caracterizao da formao de cartis em mercados potencialmente competitivos j est bem documentada na literatura econmica. Como veremos mais detalhadamente na seo seguinte, trabalhos economtricos tm tentado identificar situaes onde os preos aparentam ser inconsistentes com um mercado concorrencial ou apresentam movimentao similar com desvios transitrios do preo-base. Modelos mais simples procuram tratar o tema estimando relaes contemporneas entre observaes de preo, custo e produo 1 . Outros estudos, como Borestein & Shepard (1993), utilizam testes baseados na relao entre preo corrente e demanda futura esperada, alm de condies relacionadas a custos, para diagnosticarem possveis formaes de cartis. A proposta deste artigo analisar a dinmica de competio do mercado de combustveis no Brasil, enfatizando o caso do Estado de So Paulo. O argumento que, apesar de ser um mercado altamente fragmentado, o varejo de combustveis apresenta caractersticas favorveis ao aparecimento de prticas anti-competitivas. Contudo, a entrada no mercado de revendedores no vinculados a uma determinada distribuidora, conhecidos como postos de bandeira branca, pode promover maior competio

e menores preos aos consumidores finais. Nossos resultados corroboram a hiptese de prticas colusivas no referido mercado mas tambm mostram que a presena de uma maior proporo de postos de bandeira branca em determinada cidade gera uma maior variabilidade de preos e, conseqentemente, maior competio e menor possibilidade de formao e manuteno de cartis. Alm desta introduo, o artigo trar uma reviso da literatura na seo 2. A seo 3 dar nfase s caractersticas singulares do varejo de combustveis. A seo seguinte tratar da estrutura do varejo de combustveis no Brasil. A quinta seo abordar o papel da defesa da concorrncia. A sexta seo tratar da anlise emprica e dos resultados. A ltima seo concluir o artigo. 2. Reviso da Literatura Livingston & Levitt (1959) analisaram os preos de gasolina referentes a seis reas metropolitanas no meio-oeste americano. A investigao dos autores concentrou-se na prtica de preos idnticos entre as maiores e mais conhecidas empresas do varejo de combustveis, e as devidas razes para tal uniformidade. Os resultados mostraram que os preos praticados variavam mais intensamente que o suposto mesmo entre postos vizinhos comercializando marcas similares. Sendo assim, as diferenas de preos observadas no estavam relacionadas aceitao da marca nem s diferenas de custos dos revendedores. Tais variaes refletiam tticas de varejistas individuais reagindo s presses de mercado e aproveitando oportunidades competitivas.

Bresnahan (1989) uma boa referncia para tais modelos. 3 Masson & Alvine (1976) observaram que na indstria do petrleo os produtos so quase homogneos e que esta caracterstica torna a competio por preo desvantajosa. Desta forma, h uma substituio por outro padro de concorrncia baseado em publicidade e diferenciao de produtos que, por ser uma non-price competition , possibilita a manuteno de preos elevados por longos perodos. Note que j possvel comparar a situao descrita pelos autores com a conjuntura do mercado brasileiro pr-liberalizao. Naquela poca, o tabelamento de preos do refino ao varejo forava a busca de outro padro de competio como o servio e a publicidade. Marvel (1968) buscou identificar os determinantes dos preos de varejo da gasolina em 22 cidades americanas no perodo de 1964 a 1971. Os resultados da anlise mostraram que alguns mercados caracterizavam-se por manterem preos colusivos aps 1965 mas que, posteriormente, retornavam a nveis competitivos. Ou seja, as variaes nos preos foram resultado do aumento da instabilidade provocada pelos preos colusivos, mas houve um ressurgimento da competio. Esta instabilidade seria inerente aos acordos de coluso pois o mesmo exigiria que os membros do cartel restringissem suas vendas abaixo do nvel de maximizao de seu lucro. Se os lucros a um preo de monoplio so maiores que num mercado competitivo, os mesmos podem ser ainda superiores para uma empresa que consegue violar o cartel sem ser detectada. Em outras palavras, o sucesso da coalizo est associado ao cumprimento das decises de preo e quantidade por parte dos membros. Esta dinmica semelhante quela verificada no Brasil aps a liberalizao do mercado de combustveis.

Borenstein & Sheppard (1996) utilizaram dados em painis para volume de vendas e preos de gasolina para 43 cidades num perodo de 6 anos. Este trabalho mostrou que, de acordo com o modelo de coluso tcita para superjogos, preos e margens aumentavam com a expectativa de lucros futuros de coluso. Esta evidncia contrastava com o fato de a estrutura do mercado varejista de gasolina no ser tpica daqueles nas quais a coluso provvel. Nas reas urbanas o nmero de revendedores de combustveis superior s poucas firmas supostas nos modelos de oligoplio concentrado. Dado que a coluso de mais difcil de sustentao quanto maior o nmero de firmas, a existncia de um mercado fragmentado parece incompatvel com a cartelizao de preos. Os autores argumentaram, no entanto, que a evidncia emprica de formao de preos por coluso tcita no indicaria nenhuma capacidade de as firmas fixarem preos prximos aos de monoplio. Borenstein, Cameron & Gilbert (1997) mostraram que preos de gasolina no varejo respondiam assimetricamente s variaes no preo do petrleo. Redues no preo do petrleo provocavam respostas mais rpidas que em perodos de elevao do mesmo. Analisando a transmisso de preos em diferentes pontos da cadeia, e ajustando para variaes temporrias no estoque, esta assimetria tambm surgiu no reajuste dos preos do atacado, indicando um provvel poder de mercado entre revendedores de gasolina. Estudos para o caso brasileiro ainda so raros. Por exemplo, Pinto & Silva (2004) estudam o surgimento das revendedoras de combustvel sem vnculo de exclusividade com nenhuma distribuidora, os chamados postos de bandeira branca. Os autores elaboram um modelo estratgico simples entre os setores

de distribuio (upstream) e de revenda (downstream). A considerao principal a existncia de uma integrao vertical parcial de forma que os revendedores de bandeira colorida esto integrados aos distribuidores, via contrato de exclusividade, enquanto que a revendedora de bandeira branca permanece no integrada. Conseqentemente, a existncia de revendedoras de bandeira branca no mercado promove preos timos mais baixos e maiores quantidades ofertadas, em equilbrio. J MarjottaMaistro (2002) analisa e caracteriza o mercado de combustveis nos anos de 1995 a 2000, relacionando os efeitos de mudanas em variveis e demanda num mercado sobre o comportamento dos agentes num mercado parcialmente liberado. A concluso da autora que, para o perodo analisado, havia uma certa inrcia nos movimentos de preos tpica do sistema de controle de preos, como aqueles prevalecentes na dcada de 1990. Alm disso, o governo tendia a absorver os choques externos, evitando o repasse dos mesmos ao mercado. O resultado da pesquisa mostrou que o setor de combustveis ainda operava sob a tutela do Estado no perodo analisado. Este controlava sua operao sem levar em considerao a lgica econmica de mercado. 4 3. Caractersticas Singulares do Varejo de Combustveis Nesta seo analisaremos vrias caractersticas do varejo de combustveis no Brasil, com nfase na venda de gasolina do tipo C mas passvel de extenso aos outros tipos de produtos deste mercado. Primeiramente, trataremos dos contratos especficos entre distribuidores e revendedores e o impacto de tais contratos nos preos do varejo. Em seguida, abordaremos as caractersticas relacionadas

diferenciao e propriedade. A ttulo de esclarecimento devemos dizer que a gasolina C, tambm conhecida como gasolina comum, uma mistura de gasolina pura para uso em motores de combusto interna ciclo Otto e o lcool etlico anidro, sendo o tipo mais comercializado no varejo. 3.1 Contratos verticais e impactos nos preos de varejo Os contratos na relao vertical entre distribuidores e revendedores e seus impactos nos preos de varejo podem ser analisados luz dos modelos tericos de Shepard (1993). O autor analisa este mercado na perspectiva de uma firma upstream ou principal, em nosso caso o distribuidor, vendendo seu produto para um agente auto-interessado, em nosso caso o revendedor, que o revende ao consumidor final. Na ausncia de restrio contratual, as escolhas do agente podem no ser aquelas que melhor interessem ao distribuidor. Sendo assim, o objetivo do contrato induzir o revendedor a agir de modo a maximizar o lucro da firma upstream, dirigindo as escolhas feitas pelo gerente do ativo downstream com relao a esforo de vendas, qualidade do servio prestado ao consumidor e o preo no varejo. Especificidades do posto revendedor - como localizao, volume de vendas, oferta de outros servios - determinam a importncia do esforo do agente, bem como o grau que este esforo pode ser monitorado pela distribuidora. De acordo com estas especificidades, a distribuidora escolhe, entre um conjunto de contratos padres, aquele que melhor garante seus direitos de controle sobre as escolhas do revendedor. Serebrisky(2001) destaca as formas contratuais mais comuns no Brasil: 1) Company-owned, Dealer-operated : neste caso, a distribuidora proprietria das instalaes e realiza investimentos significativos no posto. Localizao, capacidade de venda e servios oferecidos so

alguns itens a serem analisados, visando a maximizao do lucro da operao. Tais itens dependem das condies do local como volume de trfego, elasticidade de demanda, nmero e caracterstica dos postos concorrentes, dentre outros. J a operao do negcio geralmente delegada a um arrendatrio. Este deve cumprir certos requisitos contratuais como, por exemplo, padres de limpeza, horas de operao, tipos de produtos a serem vendidos, acesso s inspees por parte da distribuidora. Em alguns casos, o contrato pode impor ao operador a compra de volumes mnimos de combustvel. O contrato tambm envolve a cobrana de uma tarifa em duas partes: alm de fixar o preo no atacado a distribuidora cobra uma taxa anual de arrendamento associada, muitas vezes, receita lquida do posto. 2) Dealer-Owned, Dealer-Operated : neste caso, a distribuidora no realiza investimentos no ativo downstream. Os contratos regulam to somente o preo de venda ao operador, a fixao de volumes mnimos de compra de combustvel, restries quanto manuteno da qualidade do produto, a exclusividade do fornecimento e a apresentao da marca. J fatores relacionados fixao de preo ao consumidor e ao nvel de qualidade so escolhas do operador. No Brasil, e tambm na Argentina, estas modalidades podem sofrer variaes no intuito de melhor atender as partes envolvidas. Por exemplo, mesmo quando no detm a propriedade do terreno, as distribuidoras podem realizar importantes investimentos no posto (visualizao da marca, tanques, bombas de combustvel). Tais investimentos podem ser complementados por emprstimos para garantir que o revendedor cumpra os requisitos de imagem e qualidade desejados pela distribuidora.

Abordando o histrico destas relaes para o caso brasileiro, pode-se notar que, inicialmente, as companhias distribuidoras eram proprietrias e responsveis pelo transporte dos combustveis e pela operao dos postos. Posteriormente, houve a separao das atividades de distribuio e revenda. Atualmente, a Lei n o 9478/1997 e a Portaria ANP n o 116/2000 vedam s distribuidoras o exerccio da 5 atividade de varejista de combustveis, mas no o direito propriedade de postos de combustveis. Assim sendo, os segmentos distribuio e revenda prestam atividades econmicas legalmente independentes e atuam num mercado regulado, sendo as empresas consideradas Prestadoras de Servio de Utilidade Pblica 2 . Desta forma, minimizando o risco da relao agente-principal e operando o varejo de forma a maximizar o seu lucro, o conjunto distribuidora/revendedor atua, na prtica, como uma empresa verticalmente integrada, de forma a evitar a dupla marginalizao. Shepard (1993) mostra empiricamente que o lucro da firma verticalmente integrada superior ao lucro conjunto das firmas upstream e downstream e o seu preo ao consumidor final inferior. 3.2 Propriedade e Diferenciao O arranjo de mercado discutido acima deixa claro que, apesar de ser fragmentado, o varejo de

combustveis possui caractersticas peculiares ligadas ao quesito Propriedade. Embora o nmero de postos seja elevado, eles so controlados, em sua maioria, por grupos capazes de determinar condutas que atingem um nmero significativo de firmas. No caso brasileiro, onde as 5 maiores distribuidoras detinham 66% do volume comercializado e 50% dos postos revendedores sob contrato no final de 2003, a possibilidade de uma coordenao ainda maior. O quesito Diferenciao tambm importante. Enquanto o produto combustvel pode ser visto como quase-homogneo, ele comporta algumas dimenses de diferenciao como, por exemplo, servio prestado, marca e localizao. Sobre este ltimo, certamente o mais importante deles, a determinao da rea de influncia do posto necessria para a determinao do mercado relevante. Para o caso brasileiro, a Secretaria de Acompanhamento Econmico (SEAE) utiliza os termos do teste do monopolista hipottico 3 para dimensionar o mercado relevante. Este determinado pelo raio em torno de cada posto que deveria ser controlado por um suposto monopolista capaz de praticar um pequeno, porm significativo e no transitrio, aumento de preos. Levando-se em conta que um consumidor abastece seu veculo com 40 litros de combustvel, para um consumo mdio de 10km/l, razovel supor que os postos competem mais intensamente num raio de 10 km. J sobre os servios prestados, houve um crescimento significativo do nmero de lojas de convenincia operando dentro dos postos. Isto funciona como um atrativo em grandes centros urbanos, onde o custo de deslocamento elevado devido ao trfego. Adicionalmente, por

ser um servio caracterizado por altas margens e sinergias com o funcionamento do posto (aluguel, pessoal, etc.), o operador sente-se atrado a aliar-se a um distribuidor que opere tambm neste segmento. Este fato refora ainda mais a importncia da relao distribuidor-operador no varejo de combustveis. 4. A Estrutura do Varejo de Combustveis no Brasil O mercado de combustveis no Brasil passou por radicais transformaes nos ltimos anos, culminando com a flexibilizao do monoplio do petrleo pela Emenda Constitucional n o 9, de 1995. Esta flexibilizao comeou a ser regulamentada pela Lei n o 9.478, de 06/08/1997, que liberou a entrada de empresas em qualquer segmento do setor - explorao, produo, refino, comercializao, transporte, importao/exportao - e antecipou a criao do rgo regulador, a Agncia Nacional de Petrleo (ANP). J em 1996, o Ministrio da Fazenda liberou os preos da gasolina e do lcool da distribuio revenda. No entanto, o mesmo ministrio instituiu uma salvaguarda (Portaria n o 63 de 02/04/96) para

2 No Brasil parte significativa dos postos pertence s distribuidoras ao passo que nos EUA os mesmos so de propriedade das refinarias. 3

Este modelo tem hipteses simplificadoras como, por exemplo, assumir que os motoristas no abastecem seus veculos ao longo de seus trajetos habituais e sim prximos a suas residncias. 6 evitar que, ao sair da rigidez para a liberalizao total, no houvesse competio predatria entre fornecedores. Esta salvaguarda estabelecia que nenhuma distribuidora poderia vender gasolina ou lcool a seus clientes, no mesmo dia, com uma diferena superior a 3% entre o maior e o menor preo praticado, a partir de uma mesma base de distribuio. A liberalizao parcial de preos da distribuio ao posto foi pouco efetiva dado que os distribuidores sugeriam mark-ups semelhantes aos seus revendedores sob a justificativa de custos muito semelhantes. Quando aplicados, estes mark-ups so mecanismos de monitoramento do cumprimento de um acordo colusivo entre distribuidores. Se na vizinhana, os postos de uma distribuidora rival praticam preos inferiores abaixo dos postos de outra distribuidora, esta tem evidncia de desconto no atacado. Dois anos mais tarde, a portaria foi revogada e, ao final de 2001, as Portarias n o 316 e 317 liberaram por completo os preos de todos os combustveis em todos os estgios da cadeia produtiva. Alm disso, foram criados novos agentes fornecedores de combustvel: centrais petroqumicas, formulador ou blender , importador e exportador. No segmento de distribuio, a flexibilizao dos requisitos de entrada, a partir de 1993, provocou um aumento significativo do nmero de distribuidoras, atingindo o nmero de 322 em 2001. A participao de mercado das distribuidoras, excluindo as 5 maiores (B

Os preos de etanol esto disparando com o forte aumento da demanda, colocando mais presso sobre a inflao e elevando temores sobre uma possvel falta de combustvel em algumas partes do pas. O Brasil produz dois tipos de etanol base de cana-de-acar: o hidratado, que usado diretamente em automveis que rodam com o etanol; e o anidro, que misturado a toda gasolina utilizada no Brasil, como forma de manter um limite aos preos de combustvel ou para reduzir o consumo de combustveis fsseis.

Veja tambm:
y y y
Petrobras diz que lcool responsvel pela alta da gasolina Etanol adicionado gasolina sobe 15,9% nas usinas Calcule o que melhor: lcool ou gasolina

Contudo, os preos do etanol anidro subiram para nveis recordes, em parte por causa da diminuio da oferta de cana na entressafra, enquanto a colheita se aproxima. Isso pode deixar, em breve, partes do Brasil na posio atpica de no ter etanol suficiente para atender a mistura compulsria determinada pelo governo para a gasolina. "As pessoas esto com medo de escassez em reas mais isoladas do pas", disse Marcelo Andrade, diretor da corretora Ecoflex, do Rio de Janeiro. Distribuidores pagaram at R$ 2,80 pelo litro de etanol anidro na tera-feira, incluindo impostos, com ofertas atingindo at R$ 3 por litro, disseram corretores. Isso um nvel recorde, e muito acima dos R$ 2,10 de uma semana atrs. Os preos do etanol hidratado tambm oscilam em torno das mximas de cinco anos, levando motoristas de veculos flex a aumentar significativamente a troca do etanol pela gasolina, que tem melhor desempenho que o biocombustvel. O etanol hidratado era negociado na tera-feira a R$ 1,70 o litro, acima dos cerca de R$ 1,60 o litro de duas semanas atrs, de acordo com a corretora Mikz. A debandada para a gasolina corroeu os estoques de etanol anidro, forando algumas usinas a recorrer a importaes para atender demanda. Assim como fez a Petrobras, que importou gasolina. O total das importaes de etanol para a regio centro-sul do Brasil entre janeiro e maio agora estimado para atingir 200 milhes de litros, acima dos 150 milhes de litros estimados h um ms. Um volume adicional de 120 milhes de litros de etanol importado chegaram ao nordeste do Brasil, outra importante rea de produo. A safra de cana deste ano est comeando lentamente por causa das chuvas pesadas que atingiram o centro-sul, aumentando a presso de oferta. Mas os preos devem cair assim que a nova oferta finalmente chegar ao mercado. At l, o mercado permanecer sob presso.

O diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, reconheceu na tera-feira que pode faltar gasolina em alguns postos por causa da escassez de etanol. "O mais difcil (em termos de abastecimento) o etanol anidro para ser misturado gasolina. Se houver falta de gasolina, pode ser causada por isso", disse Costa Reuters. Toda a gasolina vendida atualmente no Brasil tem uma mistura de 25% de etanol anidro. Nos ltimos anos, o governo reduziu o porcentual para um nvel mnimo de 20% para ajudar a conter a presso sobre os preos no perodo de entressafra e evitar qualquer falta. Autoridades tm sugerido que se faa ao similar em breve. O governo tambm est trabalhando em uma proposta regulatria geral para a indstria de etanol e acar na tentativa de assegurar a produo de combustvel e evitar o aperto de oferta anual na entressafra.

Das könnte Ihnen auch gefallen