Sie sind auf Seite 1von 2

Actividades Fevereiro

M.M.F. - Retiro de doentes


No dia 11 de Fevereiro dia Mundial do Doente o Movimento da Mensagem de Ftima promove no seminrio de So Jos em Alcains, um Encontro/Retiro destinado a todos os doentes desta Diocese. O encontro ter incio pelas 9h30 e terminar com a Eucaristia palas 15h30m. Todos os interessados podero inscrever-se, at 5 de Fevereiro, contactando a responsvel do sector dos doentes da diocese de Portalegre e Castelo Branco Susana Gonalves, atravs do telefone: 274672970

Vinde & Vede


Unidos em Igreja - Ano 1 - janeiro de 2012 N 11

Mensagem do Sr. BISPO


APELO PARTICIPAO EM SINODO

Convvio Fraterno
O prximo Convvio Fraterno da Diocese de Portalegre e Castelo Branco, a realizar no Seminrio dos Missionrios do Preciosssimo Sangue de Proena -a- Nova, entre os dias De 17 a 20 Fevereiro.

Pastoral Juvenil e Vocacional


Retiro de Quaresma - 24 a 26 de fevereiro Vila de Rei - Retiro diocesano para Jovens a partir dos 16 anos / ou em preparao para o Crisma.

Dia Diocesano do Aclito


A celebrao do "Dia Diocesano do Aclito" ser na Parquia dos Envendos no dia 18 de fevereiro de 2012

A Parquia da S Castelo Branco, tem novo site. A visitar em - www.paroquiasaomigueldase.com

Assinatura Digital Vinde & Vede


Os inter essados dever o enviar email par a o secr etar iado atr avs de: sdcsociais@por talegr e-castelobr anco.pt

Secretariado Diocesano das Comunicaes Sociais Largo P.Manuel Vaz 6150 737 Sobreira FormosaTlm. - 96 604 72 80 http://portalegre-castelobranco.pt/

O ano pastoral madrugou mais que o ano civil. Comeou mais cedo, em setembro. Na nossa Diocese de Portalegre-Castelo Branco teve um incio solene, em 5 de outubro. Foi o dia do anncio oficial e da convocao do Snodo Diocesano. Muita gente marcou presena em Portalegre, a sintonizar com a iniciativa e a estimular para os trabalhos sinodais. Temos esperana que os grupos de reflexo esto formados e a reunir, aprofundando e refletindo os temas propostos. O Snodo ser tanto melhor quanto maior for a participao das pessoas, a reflexo e o debate, em vista s propostas a fazer para levar s Assembleias Sinodais. Sabemos que algumas parquias so pequenas, com pouca gente e gente idosa. No entanto, mesmo assim podem formar grupos sinodais de reflexo. A universidade da vida fez-lhes armazenar muita sabedoria e experincia e levou-os a relativizar o que de menor valor e a valorizar o que merece ser valorizado. Embora estejamos confiantes na participao de muitos, continuamos a pedir aos Senhores Padres, Diconos, Religiosas e Agentes de Pastoral que tudo faam para cativar vontades e levar as suas comunidades participao, acompanhando e orientando. Em algumas parquias, haver, com certeza, vrios grupos. Estou a pensar, por exemplo, naquelas parquias que tm grupo coral, grupo de cursilhistas, catequistas, leitores, grupos de jovens, aclitos, movimento carismtico, equipas de casais, caminho neo-catecumenal, conselho pastoral, grupo de jovens, movimento da mensagem de Ftima, escuteiros, confrarias, misericrdias, centros paroquiais E todos, todos, incluindo os doentes, poderemos estar unidos na orao. Demos as mos e tudo ser mais fcil e com melhores resultados. Antonino Dias

Snodo diocesano: Comeou a segunda fase Desde o princpio de Outubro que os a grupos sinodais paroquiais se tm vindo a constituir. decisivo que haja empenhamento eficaz nesta tarefa inadivel. Comisso Sinodal tem sido comunicada a composio dos grupos sinodais paroquiais: o nome do grupo, o nome, a idade e os contactos dos seus elementos, nomeadamente dos seus responsveis, as parquias onde j foram criados. preciso acelerar este trabalho. Porqu? Por um lado, porque as prximas tarefas da Comisso Sinodal pressupem conhecer estes dados; por outro, porque sem a constituio efectiva dos grupos sinodais nas parquias, o snodo diocesano pode emperrar. Ou ser que os cristos ainda no entenderam que o snodo diocesano lhes diz respeito? Ou ser que muitos esperam que o snodo avance moda antiga, isto , seja feito por uma Comisso especializada margem da grande maioria? O caderno 1 do snodo, entretanto distribudo, pretende contrariar tal pensamento! O II Conclio do Vaticano impede-nos de seguir por este caminho!... Alis, se por a fssemos, essa maioria continuaria ausente, no final do Snodo!... Os cinco temas propostos reflexo dos grupos sinodais, ocuparo as reunies desde o incio de Fevereiro at ao fim de Junho. Com esta reflexo em grupo sinodal pretende-se aprofundar a f pessoal dos participantes e tornar esta f mais activa, no contexto da misso da Igreja que somos, e, por fim, recolher propostas de aco para os prximos anos. As perguntas relativas a cada tema pretendem ajudar os participantes a sintetizar a reflexo feita, a qual ser oportunamente enviada Comisso Sinodal que oportunamente elaborar o Instrumento de trabalho que, por sua vez, ser reflectido e votado em Assembleia Sinodal, que o Senhor Bispo convocar, oportunamente. Considerao especial reveste a ltima pergunta de cada tema. Atravs dela, o grupo sinodal apresentar propostas concretas de aco, de modo que a nossa Igreja - cada um dos seus membros na parte que lhe toca - seja fiel sua misso. este o contributo especfico dos grupos sinodais na caminhada que, como Igreja diocesana, decidimos empreender e que levaremos at ao fim. Assim ns queiramos, com a luz e a fora de Deus.

Natal Ortodoxo
Celebrou-se, dia 7 de janeiro, pelas 19h 30m, o Natal Ortodoxo, este ano, na capela do Seminrio de Portalegre. Estiveram presentes cerca de 30 ucranianos e georgianos que vibraram p o r poderem participar n a eucaristia d o seu Natal, com as suas cerimnias religiosas e na sua prpria lngua. Foi celebrante o rev. sr. Padre Ivan Hudz, da Capelania da Igreja GrecoCatlica Ucraniana em Portugal, concelebrada com o rev. sr. Padre Fernando. Foi mais uma atividade levada a cabo pelo Secretariado diocesano da Mobilidade Humana. Na homilia, o sr. Padre Ivan lembrou a todos o nascimento de Jesus, que sendo rei poderia ter nascido num palcio, mas foi nascer num estbulo, tendo apenas a aquec-lo o bafo dos animais. Quis, assim, transmitir-nos a todos uma grande humildade. Uma lio que todos devemos refletir numa poca em que muitos se preocupam mais em ter do que em ser. Aps a eucaristia reunimo-nos todos num animado convvio, onde no faltou a apresentao de um diaporama sobre o Natal ucraniano, algumas canes alusivas quadra festiva, bem como alguns acepipes caractersticos que no faltam s suas mesas nesta poca natalcia. No final, hora da despedida no se cansaram de agradecer e pedir que se repitam atividades destas onde todos possam confraternizar.

Convvio Fraterno - Dezembro 2011


Decorreu em Proena a Nova o Convvio 1168 / n 56 diocesano entre os dias 16 a 19 de Dezembro. Jovens vindos dos cinco arciprestados aceitaram o desafio de um amigo para um encontro especial consigo, com Deus e com os outros . Ocuparmo-nos mais dos interesses de Jesus, foi o mote. Foi por palavras simples e procura do Outro que nos entregmos grande aventura de nos encontrarmos reflectidos atravs do espelho do mundo no espelho de Deus . Atravs da entrega de gente que nos fala de vida nova e de desafios que comprometem na igreja, partimos com um corao cheio para levar aos outros o amor de Deus. Cantmos, trazemos e testemunhamos de que "S Deus basta".

Os jovens testemunharam: Adorei estes 3 dias, foi uma experiencia realmente unica, de muita alegria, muitos sorrisos e principalmente de encontro de resposta atravs desses mesmos sorrisos, desses olhares, abraos e gestos! Foi muito importante para mim. Estou a ocupar-me mais, mais, muito mais, dos interesses de Jesus!=)
Fui para l procura de qualquer coisa mas encontrei mais, muito mais. "Somos Um." MIL OBRIGADAS, ADOREI! <3 onde iria eu sem ti Senhor?

XII Encontro de Formao de Agentes Scio-Pastorais das Migraes


Promovido pela OCPM, em parceria com a Agncia Ecclsia e a Caritas Portuguesa, decorreu de 20 a 22 de janeiro de 2012, o XII Encontro de Formao de Agentes ScioPastorais das Migraes. Este Encontro procurou envolver entidades como a Capelania Nacional dos Imigrantes Ucranianos de Rito Bizantino, Capelania de Imigrantes Africanos; Capelania dos Imigrantes Brasileiros: Comisso Justia e Paz da CIRP, e outras. Contou com a presena do sr. Padre Gabriele Bentoglio do Conselho Pontifcio para a Pastoral dos Migrantes e Itinerantes.

Das könnte Ihnen auch gefallen