Sie sind auf Seite 1von 20

CENTRO FEDERAL DE EDUCAO TECNOLGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA CEFET/RJ DIRETORIA DE PESQUISA E PS-GRADUAO - DIPPG

NORTESE
Normas grficas para elaborao de trabalhos de concluso de curso

Este volume rene os princpios e tcnicas consagradas para a apresentao de um trabalho cientfico, tomando por base, em especial, as especificaes da ABNT com o objetivo de uniformizar os trabalhos de concluso de curso. O estilo da redao, a preciso das informaes, a clareza da argumentao, bem como as coerncias, interna e externa, dos contedos, ficam inteiramente sob a responsabilidade do ps-graduando e do seu orientador.

RIO DE JANEIRO 2009

Nortese 9.2/DIPPG

1/20

1 Estrutura De Apresentao Da Dissertao Ou Tese 1. Folha de rosto, que no deve ter o nmero de pgina, segundo o modelo do Anexo I, contendo Ttulo, o Programa a que o aluno pertence e a data da defesa; 2. Folha de Assinaturas contendo o nome do aluno, Ttulo da tese ou dissertao, ms e ano da defesa e a lista de nomes da banca com a aprovao dada por todos os membros da banca examinadora. Os membros externos devem ser indicados pela sua filiao, como mostra o Anexo II. 3. Ficha catalogrfica, segundo o modelo do Anexo IV, que submetida biblioteca aps a defesa e antes de encadernar a verso final; 4. Dedicatria (opcional e de livre formato sem ultrapassar uma pgina); 5. Agradecimentos (opcional e livre formato); 6. Epgrafe, colocado aps o agradecimento, onde o autor apresenta uma citao, seguida de indicao de autoria, relacionada com a matria tratada no corpo do trabalho. Podem tambm constar epgrafes nas folhas de aberturas das sees primrias (opcional); 7. Resumo em portugus e o Resumo em ingls (Abstract), em uma pgina cada, redigido em pargrafo nico, em texto dissertativo, observando o mximo de 500 palavras segundo o modelo do Anexo IV; deve ser acompanhado de trs palavras-chaves, as mais significativas do contedo da monografia e no pode conter citaes; 8. Sumrio, segundo o modelo do Anexo V; 9. Lista de figuras, segundo o modelo do Anexo VI, ordenadas tal como aparecem no texto com indicao das pginas correspondentes da monografia (opcional); 10. Lista de tabelas, segundo o modelo do Anexo VII, ordenadas tal como aparecem no texto com indicao das pginas correspondentes da monografia (opcional); 11. Lista de abreviaturas ou smbolos: em ordem alfabtica com suas respectivas denominaes (opcional); 12. Introduo, segundo o modelo do Anexo VIII, com ou sem numerao de captulo; 13. Captulos, segundo o modelo do Anexo VIII, com numerao sequencial; 14. Concluses, segundo o modelo do Anexo VIII, com ou sem numerao de capitulo;

Nortese 9.2/DIPPG

2/20

15. Referncias Bibliogrficas, segundo as instrues do Anexo IX, listadas em ordem alfabtica do sobrenome do primeiro autor ou em ordem de entrada no texto, devidamente numeradas; 16. Anexos ou Apndices (opcional), segundo o modelo Anexo VIII, com numerao independente e sequencial, quando necessrio; Obs: As pginas iniciais (ficha catalogrfica, dedicatria, agradecimentos, resumo em portugus, resumo em ingls, ndice de tabelas, ndice de figuras, lista de abreviaturas e smbolos e o sumrio) devero ser numeradas em algarismos romanos em minsculo, a partir do numeral ii, associando-se implicitamente folha de rosto o numeral i que no grafado. A numerao indicada na margem superior direita de cada pgina com fonte tipo Arial 11. 2 Elementos de Texto 2.1. Formato geral A dissertao deve ser elaborada em lngua portuguesa e impressa em um s lado de papel branco com gramatura de 75g/m2 ou 90 g/m2, de boa qualidade em formato A-4 (210mm x 297 mm). No permitido o uso de papel timbrado ou couch. O texto da dissertao dever ser elaborado de modo impessoal, evitando-se expresses do tipo: penso que; concluo que; na minha opinio e similares. 2.2. Formatao das pginas Margem superior: 2,5cm; margem inferior: 2,0cm; margem esquerda: 2,5cm; margem direita: 2,0cm; cabealho : 1,0cm; rodap: 1,5cm. O texto principal deve ser digitado em espao 1,5 entre linhas e os textos do Resumo e do Abstract devero ser digitados em espao simples entre linhas. Fonte para o texto principal: tipo Arial, tamanho 11 e alinhamento justificado. A primeira linha de cada pargrafo dever ser deslocada de 1,25cm (tabulador = 1,25cm). A numerao das pginas dever ser sequencial em algarismos arbicos e indicados na margem superior direita de cada pgina com fonte tipo Arial 11. A numerao se inicia a partir da Introduo.

Nortese 9.2/DIPPG

3/20

2.3.

Captulos Os captulos existentes devem ser numerados em algarismos romanos. A indicao dos

captulos dever ser feita em algarismos romanos, com alinhamento centralizado e com fonte tipo Arial 12 em negrito. O texto dever seguir uma sequncia lgica contemplando seces numeradas em algarismos arbicos. A seo Referncias Bibliogrficas no numerada e no permite subsees numeradas. Introduo e Concluses podem estar numeradas como captulos ou no. As sees devero ter alinhamento esquerda, com apenas a primeira letra de cada palavra em maisculo com fonte tipo Arial 11, sem deslocamento da margem esquerda (tabulador = 0) e numerada em arbico (Exemplo: I.1), como mostra o Anexo VIII. 2.4. Citaes As citaes dividem-se em: citao direta e citao indireta. CITAO DIRETA - so inseridas no prprio texto da monografia quando possuem at trs linhas. Com mais de trs linhas devem formar um pargrafo independente com margem maior que a do corpo principal do texto, com espaamento simples entre linhas, letra Arial 10, em itlico e expresso entre aspas. CITAO INDIRETA - compreenso (reproduo livre) das idias de um autor sem transcrio. Deve-se indicar sempre a fonte, tomando por base o sistema nome data ou o sistema numrico, na ordem referenciada no texto, adotando um ou outro em todo o texto. Para citar um trabalho, o(s) nome(s) do(s) autor(es) deve(m) aparecer em maisculas. Na incidncia de vrios autores, os nomes so separados por vrgula. O conjunto dos nomes seguido do ano da publicao entre parnteses (quando no houver autor, considerar o ttulo do documento). Exemplo: ... segundo SILVA (2008) ou ... (SILVA, 2008). Quando houver mais de trs autores pode-se usar o nome do primeiro autor seguido da expresso et al. Quando houver mais de uma publicao no mesmo ano indicar em ordem alfabtica aps o ano da publicao, por exemplo: PASSOS et al. (1990a) significa a segunda publicao em 1990 destes autores. As chamadas no texto devem obedecer mesma forma adotada na seo Referncias Bibliogrficas. O Resumo, o Abstract no podem conter citaes. A concluso deve evitar citaes diretas.

Nortese 9.2/DIPPG

4/20

Figuras e Tabelas As figuras inseridas ao longo do texto devero ter alinhamento centralizado. O texto descritivo da figura dever ser digitado logo abaixo da mesma com alinhamento centralizado, sendo que a numerao das figuras dever seguir a ordem sequencial de aparecimento no texto com a indicao do respectivo captulo (Exemplo: Figura II.3) corresponde terceira figura do Captulo II. Recomenda-se a utilizao do sistema internacional (SI) para unidades. As tabelas inseridas ao longo do texto devero ter alinhamento centralizado. O texto descritivo da tabela dever ser digitado imediatamente acima da mesma com alinhamento centralizado, sendo que a numerao das tabelas dever seguir a ordem sequencial de aparecimento no texto com a indicao do respectivo captulo. Por exemplo: Tabela II.3; corresponde a terceira tabela do Captulo II. As figuras e tabelas no devem exceder os limites de margem estipulados na formatao do texto. 2.5. Notas de Rodap Utilizar como fonte para as notas de rodap o tipo Arial 8 e sempre na mesma pgina, com a indicao da nota entre colchetes e numerada, quando necessrio. As notas de rodap impem-se, sobretudo, para acrescentar ao assunto focalizado no texto outras indicaes bibliogrficas de reforo; para remisses internas; para ampliar as afirmaes apresentadas no texto, sem sobrecarreg-lo; e para dar a traduo de uma citao que foi includa na monografia em lngua estrangeira. 2.6. Referncias Bibliogrficas A lista de referncias deve ser apresentada no final da dissertao, em ordem alfabtica dos sobrenomes ou em ordem de entrada no texto, devidamente numerada. Ela deve fornecer ao leitor as informaes precisas para facilitar qualquer consulta indicando o nome de todos os autores que aparecerem na publicao. O formato est exemplificado no Anexo IX, de maneira geral, atravs de diferentes elementos: livros, artigos, etc. Para outros casos, consultar a norma NBR 6023:2002 da ABNT. A seguir, exemplos mais comuns de referncia:
a) Livros: nome do autor (es) (sobrenome em maisculas, nome); ttulo grifado (ou seja, em itlico ou negrito), subttulo normal; edio (a 1 no entra, s a partir da 2.); cidade, editora, ano da publicao. Exemplos: DRUCKER, Peter. Sociedade ps-capitalista. So Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2001. LAS CASAS, Alexandre L. Marketing - Conceitos, exerccios, casos. 7 ed. So Paulo: Ed. Atlas, 2005.

Nortese 9.2/DIPPG

5/20 ABRAHAM, R.; MARSDEN, J.E.; RATIU, T.; Manifolds, Tensor Analysis and Applications, 2 ed. New York, Springer-Verlag, 1988.

Quando houver mais de trs autores pode-se usar o nome do primeiro autor seguido da expresso et al. Ribeiro, Angela Lage et al. CALCO: catalogao legvel por computador: formato de comunicao. Braslia: IBICT, 1981. 1 v.

Quando for obra coletiva de uma entidade, publicao de um evento (congresso, por exemplo), legislao ou ainda um ttulo sem autoria determinada, seguem-se os exemplos: MEC. Catlogo Nacional de Cursos Tcnicos. Braslia:SETEC/MEC, 2008. SEMINRIO de Iniciao Cientfica do CEFET/RJ. Anais do VI Seminrio de Iniciao Cientfica do CEFET/RJ. Rio de Janeiro: COPET/CEFET-RJ, 2006. BRASIL. Lei n 9.394, de 20 de dezembro de 1996.

b) Captulo de livro: No caso de um artigo, ou captulo, de livro, ele deve vir antes do nome da publicao, edio, cidade, editora, ano, e indicando ao final as pginas inicial e final. Exemplo: SCHWARTZMAN, Simon. Como a Universidade Est se Pensando? In: PEREIRA, Antonio Gomes (Org.). Para Onde Vai a Universidade Brasileira? Fortaleza: UFC, 1983. pp. 29-45.

c) Artigos em peridicos: autor (SOBRENOME EM MAISCULAS, Nome); ttulo do artigo, entre aspas; nome do peridico (grifado); volume; nmero; pginas inicial e final do artigo, aps abreviatura pp.; ms e ano da publicao. Exemplos: IESAN, D.; Existence Theorems in the Theory of Mixtures, Journal of Elasticity, v. 42, n. 2, pp. 145-163, Feb. 1996. KIPNIS, Bernardo, CARVALHO, Olgamir F. O Plano Nacional de PsGraduao (PNPG) 2005-2010, a formao de gestores para a Rede de Educao Profissional e Tecnolgica e as tecnologias de informao e comunicao (TIC): a experincia do Projeto Gestor. Revista Brasileira da Educao Profissional e Tecnolgica. v. 1, n. 1, (jun. 2008 - ). Braslia: MEC, SETEC, 2008.

d) Artigos em anais: ttulo do artigo, entre aspas; In: anais do congresso....(grifado); volume; pginas inicial e final do artigo, aps a abreviatura pp.; local; ms e ano da publicao

Nortese 9.2/DIPPG

6/20 GURTIN, M.E.; On the nonlinear theory of elasticity. In: Proceedings of the International Symposium on Continuum Mechanics and Partial Differential Equations: Contemporary Developments in Continuum Mechanics and Partial Differential Equations, pp. 237-253, Rio de Janeiro, Aug. 1977.

BERNUSSI, A.A.; IIKAWA, F. and MOTISUKE, P.; Photo reflectance characterization of -doped p-GasAs. International conference on Modulation Spectroscopy, 1286-32, San Diego, California, USA, 19-21 March 1990.

e) Dissertao: ttulo (grifado); grau de titulao; instituio; local; ano da defesa TUNTOMO, A.; Transport Phenomena in a Small Particle with Internal Radiant Absorption, Ph.D. Thesis, University of California at Berkeley, Berkleley, California, USA, 1990. KYRIAZIS, G. A.; Procedimento Analtico-Experimental da Avaliao e Controle da Emisso Conduzida de Fontes de Alimentao Chaveadas, Dissertao de M.Sc., CEFET/RJ /PPTEC, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, 1995.

f) Documento de origem eletrnica - os dados de referncia iniciais so os mesmos para obras impressas, seguido do tipo de suporte eletrnico seguido de ponto, o endereo eletrnico entre os sinais < e > aps a expresso: Disponvel em:, data de acesso ao documento, aps a expresso: Acesso em:. Exemplos: - Documento On Line - Texto em Site FERRARA, N.F. Cincia, tica e Solidariedade. So Paulo: USP, 1998. Disponvel em: <http://www.cetrans.futuro.usp.br/textos.htm>. Acesso em: 7 abr. 2001. -Parte de documento Verbete de Dicionrio (neste caso a referncia tem incio pelo verbete) CONFORMAO. In: DICIONRIO Metalrgico. 2. ed. So Paulo: Associao Brasileira de Metalurgia e Materiais, 2000. 1 CD. - Documento no todo Dicionrio TAYLOR, J.L. Dicionrio Metalrgico. 2. ed. So Paulo, Associao Brasileira de Metalurgia e Materiais, 2000. 1 CD. - Banco de Dados BIRDS from Amap: banco de dados. Disponvel <http://www.bdt.org/bdt/avifauna/aves>. Acesso em: 25 nov. 1998. - Lista de Discusso BIOLINE Discussion List. List mantained by the Bases de Dados Tropical, BDT in Brasil. Disponvel em: <lisserv@bdt.org.br>. Acesso em: 25 nov. 1998. - Homepage Institucional em:

Nortese 9.2/DIPPG

7/20 CIVITAS. Coordenao de Simo Pedro P. Marinho. Desenvolvido pela Pontifcia Universidade Catlica de Minas Gerais, 1985-1998. Apresenta textos sobre urbanismo e desenvolvimento das cidades. Disponvel em: <http://www.gcsnet.com.br/oamis/civitas>. Acesso em: 27 nov. 1998. - Base de Dados UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARAN. Biblioteca de Cincia e Tecnologia. Mapas. Curitiba, 1997. Bases de Dados em Microlsis, verso 3.7

2.7.

Anexos ou Apndices

Consiste em todo material suplementar que no necessrio compreenso das informaes, mas que ilustra o contedo da pesquisa. Apndices so elaborados pelo prprio autor da monografia, enquanto que os anexos possuem outros autores.

3 Encadernao do Texto
O texto da dissertao (ou tese) impresso em trs momentos: 1 - no Depsito que realizado na secretaria da Ps-Graduao com a proposta de composio da Banca. Esta verso no pode ser encadernada. 2 - para Leitura pela Banca Examinadora antes da defesa. As cpias entregues aos membros da Banca Examinadora devero ser encadernadas no modo encadernao espiral. A impresso do texto deve ter nitidez adequada e ser exclusivamente em preto, exceto em casos excepcionais. Na presena de figuras, grficos e elementos ilustrativos cujos originais sejam em cores, as cpias devero conter a reproduo de boa qualidade tambm em cores. 3 - aps a defesa da tese (ou dissertao), com as correes sugeridas pela Banca Examinadora. O orientador recolhe a folha de assinaturas, aprovada e assinada pela Banca no dia da defesa. O autor implementa as correes sugeridas pela Banca. O orientador, mostrando estar em concordncia com as correes realizadas, devolve ao ps-graduando a folha de assinaturas para compor a encadernao final. As duas cpias da verso final devem ser encadernadas em capa dura na cor preta, mantendo o tamanho das pginas impressas em formato A4. As fontes e os espaamentos colocados na lombada devero ser ajustados de acordo com a espessura do volume e a quantidade de caracteres de cada parte do texto. Apenas a lombada com gravao em dourado. A face anterior (capa) e a face posterior do livro so lisas, sem nenhuma gravao. 3.1 - Impressos na lombada da encadernao em capa dura:

Nortese 9.2/DIPPG

8/20

1) Nas partes superior e inferior: Uma barra dourada com largura 0,2 cm afastada 1,0 cm da borda superior e uma barra de mesma largura afastada 1,0 cm da borda inferior. 2) Na parte superior, abaixo da barra dourada, escrito no sentido do comprimento da lombada permitindo a leitura de baixo para cima, em caixa alta, o texto CEFET/RJ DISSERTAO (ou TESE se for concluso de Doutorado) 3) Na parte central, escrito no sentido do comprimento da lombada permitindo a leitura de baixo para cima, em caixa alta, o Ttulo da Tese centralizado como mostra o exemplo do Anexo X. 4) Na parte inferior, abaixo do ttulo, em caixa alta, escrito no sentido do comprimento da lombada permitindo a leitura de baixo para cima, o nome do aluno. 5) Na parte inferior, abaixo do sobrenome, em caixa alta, as trs primeiras letras do ms e o ano da defesa. Exemplo: DEZ 2002 Um exemplo do aspecto da lombada da encadernao em capa dura pode ser visto no Anexo X. 4 Versao Eletrnica Aps a aprovao do texto, uma cpia em verso eletrnica deve ser entregue secretaria em formato *.pdf. Este arquivo deve ser gravado em um CD que no permita regravao e colocado em um envelope etiquetado com as informaes: Ttulo da tese, nome do aluno, nome do orientador, tipo de texto (dissertao ou tese) e a data da defesa. Formato Livre.

Nortese 9.2/DIPPG

9/20

[ANEXO I - Folha de Rosto ] [(marcas em amarelo e entre colchetes so indicativas e no aparecem na verso da monografia)]

[TTULO DO TRABALHO (Arial; 12pt; caixa alta; centralizado)]


[Nome do Autor (Arial; 12pt; centralizado)] Dissertao de Mestrado [(ou Tese de Doutorado)] apresentada ao Programa de Ps-graduao [........], Centro Federal de Educao Tecnolgica Celso Suckow da Fonseca, CEFET/RJ, como parte dos requisitos necessrios obteno do ttulo de [.........]

Orientador[(es):] [Nome do orientador] [Nome do co-orientador (quando houver)]

Rio de Janeiro [Ms e Ano de Defesa]

Nortese 9.2/DIPPG

10/20

[ANEXO II - Folha de Assinaturas]

TTULO DO TRABALHO

Dissertao de Mestrado [(ou Tese de Doutorado)] apresentada ao Programa de Psgraduao [..........] do Centro Federal de Educao Tecnolgica Celso Suckow da Fonseca CEFET/RJ, como parte dos requisitos necessrios obteno do ttulo de [.......]

[Nome do Autor]

Aprovada por:

___________________________________________ Presidente, Prof. [.....], [abreviatura da titulao] (orientador),

___________________________________________ Prof. [....], [abreviatura da titulao] (co-orientador,[ se houver])

___________________________________________ Prof. [....], [abreviatura da titulao]

___________________________________________ Prof. [....][abreviatura da titulao] - [(instituio para avaliadores externos)],

Rio de Janeiro [Ms e Ano da Defesa]

Nortese 9.2/DIPPG

11/20

[ANEXO III - Resumo e Abstract] RESUMO

[TTULO DO TRABALHO]

[Nome do Autor]

Orientador[(es):] [Nome do orientador] [Nome do co-orientador (quando houver)]

Resumo da Dissertao de Mestrado [(ou Tese de doutorado)] submetida ao Programa de Psgraduao [.....] do Centro Federal de Educao Tecnolgica Celso Suckow da Fonseca, CEFET/RJ, como parte dos requisitos necessrios obteno do ttulo de [.....]

[Aqui coloca-se o pargrafo do resumo at 500 palavras. Aqui coloca-se o pargrafo do resumo at 500 palavras. Aqui coloca-se o pargrafo do resumo at 500 palavras. Aqui colocase o pargrafo do resumo at 500 palavras. Aqui coloca-se o pargrafo do resumo at 500 palavras. Aqui coloca-se o pargrafo do resumo at 500 palavras. Aqui coloca-se o pargrafo do resumo at 500 palavras. Aqui coloca-se o pargrafo do resumo at 500 palavras. Aqui coloca-se o pargrafo do resumo at 500 palavras. Aqui coloca-se o pargrafo do resumo at 500 palavras. Aqui coloca-se o pargrafo do resumo at 500 palavras. Aqui coloca-se o pargrafo do resumo at 500 palavras. Aqui coloca-se o pargrafo do resumo at 500 palavras. Aqui coloca-se o pargrafo do resumo at 500 palavras. Aqui coloca-se o pargrafo do resumo at 500 palavras. Aqui coloca-se o pargrafo do resumo at 500 palavras.]

Palavras-chave: [Palavra 1]; [Palavras 2]; [Palavra 3].

Rio de Janeiro [Ms e Ano da Defesa]

Nortese 9.2/DIPPG

12/20

[ANEXO III - Resumo e Abstract]

ABSTRACT

[TTULO DO TRABALHO EM INGLES]

[Nome do Autor]

Advisor[(s):] [Nome do orientador] [Nome do co-orientador (quando houver)]

Abstract of dissertation [(or Thesis)] submitted to Programa de Ps-graduao [.....] - Centro Federal de Educao Tecnolgica Celso Suckow da Fonseca CEFET/RJ as partial fulfillment of the requirements for the degree of [.....]

[Here it goes the abstract in english. Here it goes the abstract in english. Here it goes the abstract in english. Here it goes the abstract in english. Here it goes the abstract in english. Here it goes the abstract in english. Here it goes the abstract in english. Here it goes the abstract in english. Here it goes the abstract in english. Here it goes the abstract in english. Here it goes the abstract in english. Here it goes the abstract in english. Here it goes the abstract in english. Here it goes the abstract in english. Here it goes the abstract in english. Here it goes the abstract in english. Here it goes the abstract in english. Here it goes the abstract in english. Here it goes the abstract in english. Here it goes the abstract in english. Here it goes the abstract in english. Here it goes the abstract in english. Here it goes the abstract in english. Here it goes the abstract in english. Here it goes the abstract in english. Here it goes the abstract in english. Here it goes the abstract in english. Here it goes the abstract in english. Here it goes the abstract in english.]

Keywords: [Keyword 1]; [Keyword 2]; [Keyword 3].

Rio de Janeiro [Ms e Ano da Defesa]

Nortese 9.2/DIPPG

13/20

[ANEXO IV - Ficha Catalogrfica a ser submetida Biblioteca do CEFET/RJ]

[Ficha 13 X 8cm, tamanho da letra 10, espao maior entre as linhas de 1,5 e o espao menor entre as linhas simples. Seguir a tabulao conforme modelo:]

Nortese 9.2/DIPPG [ANEXO V - Sumrio exemplo] [espaamento duplo entre as linhas]

14/20

Sumrio
Introduo I Titulo do Capitulo I I.1 Titulo da Seo I.2 Titulo da Seo II.2.1 Titulo da sub-seo II.2.2 Titulo da sub-seo II.3 Titulo da Seo II.3.1 Titulo da sub-seo II.3.2 Titulo da sub-seo II III Titulo do Capitulo II Titulo do Capitulo III 21 49 52 65 68 1 8 9 11 12 15 16 17 19 21

Concluses Referncias Bibliogrficas Anexo I Anexo II

Nortese 9.2/DIPPG

15/20

[ANEXO VI - Lista de Figuras exemplo] Lista de Figuras


FIG. I.1 Grafo exemplo. ............................................................................................................ 18 FIG. I.2 rvore de Particionamento .......................................................................................... 19 FIG. II.3 rvore de esparcificao parcialmente preenchida .................................................... 19 FIG. III.1 Construo recursiva de uma rvore ......................................................................... 24 FIG. IV.1 Grafo Cordal G........................................................................................................... 28 FIG. IV.2 Grafo exemplo .......................................................................................................... 28 FIG. IV.3 rvore de Particionamento ........................................................................................ 29 FIG. IV.4 rvore de esparcificao parcialmente preenchida ................................................... 29 FIG. V.1 Construo recursiva de uma rvore.......................................................................... 30 FIG. V.2 Grafo Cordal G............................................................................................................ 30 FIG. V.3 Grafo exemplo ............................................................................................................ 32 FIG. V.4 rvore de Particionamento ........................................................................................ 32 FIG. V.5 rvore de esparcificao parcialmente preenchida .................................................... 33 FIG. VI.1 Construo recursiva de uma rvore......................................................................... 33 FIG. VI.2 Grafo Cordal G........................................................................................................... 35 FIG. VI.3 Grafo exemplo ........................................................................................................... 38 FIG. VI.4 rvore de Particionamento ........................................................................................ 39 FIG. VII.1 rvore de esparcificao parcialmente preenchida .................................................. 42 FIG. VII.2 Construo recursiva de uma rvore ....................................................................... 43 FIG. VII.3 Grafo Cordal G.......................................................................................................... 44

Nortese 9.2/DIPPG

16/20

[ANEXO VII - Lista de Tabelas exemplo]

Lista de Tabelas

TAB. II.1 Representao do Grafo G ....................................................................................... 18 TAB. II.2 Rotulao Recursiva de um grafo .............................................................................. 19 TAB. II.3 Representao do algoritmo recursivo....................................................................... 19 TAB. III.1 Construo recursiva de uma rvore ........................................................................ 24 TAB. IV.1 Comparao entre os algoritmos recursivos ............................................................ 28 TAB. IV.2 Grafo exemplo .......................................................................................................... 18 TAB. IV.3 rvore de Particionamento ....................................................................................... 19 TAB. IV.4 rvore de esparcificao parcialmente preenchida ................................................. 19 TAB. V.1 Construo recursiva de uma rvore......................................................................... 24 TAB. V.2 Grafo Cordal G........................................................................................................... 28 TAB. V.3 Grafo exemplo ........................................................................................................... 29 TAB. V.4 rvore de Particionamento ........................................................................................ 30 TAB. V.5 rvore de esparcificao parcialmente preenchida ................................................... 31 TAB. VI.1 Construo recursiva de uma rvore........................................................................ 33 TAB. VI.2 Grafo Cordal G.......................................................................................................... 35 TAB. VI.3 Grafo exemplo .......................................................................................................... 38 TAB. VI.4 rvore de Particionamento ....................................................................................... 39 TAB. VII.1 rvore de esparcificao parcialmente preenchida ................................................. 42 TAB. VII.2 Construo recursiva de uma rvore....................................................................... 43 TAB. VII.3 Grafo Cordal G......................................................................................................... 44

Nortese 9.2/DIPPG

17/20

[ANEXO VIII - exemplo para Formatao de Inicio de Capitulo]

[Espaamento 12pt (06 antes 06 depois) entre os ttulos e o textos]

Capitulo I Titulo do Capitulo (12 pt; negrito)


Aqui se escreve o texto do interior do capitulo. Aqui se escreve o texto do interior do capitulo. Aqui se escreve o texto do interior do capitulo. Aqui se escreve o texto do interior do capitulo. Aqui se escreve o texto do interior do capitulo. Aqui se escreve o texto do interior do capitulo. Aqui se escreve o texto do interior do capitulo. Aqui se escreve o texto do interior do capitulo.

II.1 Titulo da Seo (11 pt; negrito)


Aqui se escreve o texto do interior da seo. Aqui se escreve o texto do interior da seo. Aqui se escreve o texto do interior da seo. Aqui se escreve o texto do interior da seo. Aqui se escreve o texto do interior da seo. Aqui se escreve o texto do interior da seo. Aqui se escreve o texto do interior da seo. Aqui se escreve o texto do interior da seo.

II.1.1 Titulo da Sub-Seo (11 pt; negrito)


Aqui se escreve o texto do interior da sub-seo. Aqui se escreve o texto do interior da subseo. Aqui se escreve o texto do interior da sub-seo. Aqui se escreve o texto do interior da sub-seo. Aqui se escreve o texto do interior da sub-seo. Aqui se escreve o texto do interior da sub-seo. Aqui se escreve o texto do interior da sub-seo. Aqui se escreve o texto do interior da sub-seo. Aqui se escreve o texto do interior da sub-seo. Aqui se escreve o texto do interior da sub-seo. Aqui se escreve o texto do interior da sub-seo. Aqui se escreve o texto do interior da sub-seo.

Nortese 9.2/DIPPG

18/20

[ANEXO IX - exemplo para Formatao de Referncia Biliogrfica]


[(Arial; 10pt; Deslocamento 1,25 cm)]

Referncias Bibliogrficas (12 pt; negrito)


ABRAHAM, R.; MARSDEN, J. E.; RATIU, T.; Manifolds, Tensor Analysis and Applications, 2 ed. New

York, Springer-Verlag, 1988. BERNUSSI, A.A.; IIKAWA, F. and MOTISUKE, P.; Photoreflectance characterization of -doped pGasAs. International conference on Mudulation Spectroscopy, 1286-32, San Diego, California, USA, 19-21 March 1990. BRASIL. Lei n 9.394, de 20 de dezembro de 1996. DRUCKER, Peter. Sociedade ps-capitalista. So Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2001. GURTIN, M.E.; On the nonlinear theory of elasticity. In: Proceedings of the International Symposium on Continuum Mechanics and Partial Differential Equations: Contemporary Developments in Continuum Mechanics and Partial Differential Equations, pp. 237-253, Rio de Janeiro, Aug. 1977. IESAN, D.; Existence Theorems in the Theory of Mixtures, Journal of Elasticity, v. 42, n. 2, pp. 145-163, Feb. 1996. KIPNIS, Bernardo, CARVALHO, Olgamir F. O Plano Nacional de Ps-Graduao (PNPG) 2005-2010, a formao de gestores para a Rede de Educao Profissional e Tecnolgica e as tecnologias de informao e comunicao (TIC): a experincia do Projeto Gestor. Revista Brasileira da Educao Profissional e Tecnolgica. v. 1, n. 1, (jun. 2008 - ). Braslia: MEC, SETEC, 2008. KYRIAZIS, G. A.; Procedimento Analtico-Experimental da Avaliao e Controle da Emisso Conduzida de Fontes de Alimentao Chaveadas, Dissertao de M.Sc., PPTEC/CEFET/RJ, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, 1995. LAS CASAS, Alexandre L. Marketing - Conceitos, exerccios, casos. 7 ed. So Paulo: Ed. Atlas, 2005. MEC. Catlogo Nacional de Cursos Tcnicos. Braslia:SETEC/MEC, 2008. SCHWARTZMAN, Simon. Como a Universidade Est se Pensando? In: PEREIRA, Antonio Gomes (Org.). Para Onde Vai a Universidade Brasileira? Fortaleza: UFC, 1983. P. 29-45. SEMINRIO de Iniciao Cientfica do CEFET/RJ. Anais do VI Seminrio de Iniciao Cientfica do CEFET/RJ. Rio de Janeiro:COPET/CEFET-RJ, 2006. TUNTOMO, A.; Transport Phenomena in a Small Particle with Internal Radiant Absorption, Ph. D. dissertation, University of California at Berkeley, Berkleley, California, USA, 1990.

Nortese 9.2/DIPPG

19/20

ANEXO X - exemplo em escala da Lombada

Das könnte Ihnen auch gefallen