Sie sind auf Seite 1von 4

Debate Pblico sobre a Proposta do Ministrio da Educao e Cincia, de Reviso da Estrutura Curricular

Na qualidade de membro do Conselho Geral do Agrupamento de Escolas de Ovar, como no docente, e no mbito do perodo do DEBATE PBLICO sobre a Proposta do Ministrio da Educao e Cincia, de Reviso da Estrutura Curricular, envio as seguintes consideraes ao Ministrio da Educao e Cincia (reviso.estrutura.curricular@mec.gov.pt): Mais uma vez os rgos de gesto estratgicos como so os conselhos gerais foram desvalorizados e secundarizados neste processo! Considerando a declarao de intenes do prprio Ministrio da Educao e Cincia na apresentao da sua Proposta de Reviso da Estrutura Curricular, em que se afirma, estar ciente de que o processo em curso decisivo para o futuro da Educao em Portugal e s pode ser concretizado com o empenho e a dedicao dos professores, dos alunos, dos encarregados de educao e de toda a comunidade educativa. Acrescentando que, Neste sentido, crucial que todos os envolvidos no processo educativo estabeleam dilogo e contribuam para a criao de consensos que garantam a melhoria da qualidade do ensino, a fim de, atravs da racionalizao dos recursos existentes, sem precipitaes, preparar o Futuro. inaceitvel que nos pressupostos do Ministrio para este processo de DEBATE PBLICO se tenham traduzido na ausncia de qualquer referncia, exactamente ao rgo de gesto nas escolas e agrupamentos, que a prpria Lei 75/2008, designa, como de direco estratgica, responsvel pela definio das linhas orientadoras da actividade da escola.

Mas igualmente afirmado na Lei, que este rgo e sua composio, visa, reforar a participao das famlias e comunidades na direco estratgica dos estabelecimentos de ensino. Como condio indispensvel para promover a abertura das escolas ao exterior e a sua integrao nas comunidades locais. Para tanto, diz o texto do 75/2008, Torna-se necessrio assegurar no apenas os direitos de participao dos agentes do processo educativo, designadamente do pessoal docente e no docente, mas tambm a efectiva capacidade de interveno de todos os que mantm um interesse legtimo na actividade e na vida da escola, como so os pais e encarregados de educao, as autarquias e a comunidade local, nomeadamente, representantes de instituies, organizaes e actividades econmicas, sociais, culturais e cientficas. Assim, cabe ao Conselho Geral entre outras competncias, a - Aprovao das regras fundamentais de funcionamento da escola (Regulamento Interno), bem como das decises estratgicas e de planeamento (Projecto Educativo, Plano de Actividades) e o acompanhamento da sua concretizao, atravs do relatrio anual de actividades. Mas confia-se tambm a este rgo, a capacidade de eleger e destituir o Director, que por conseguinte lhe tem de prestar contas. Estamos pois, ou deveramos estar, gesto, que, pelo menos segundo decisivo, que no deve ser secundarizado como vem sendo tutela. perante um rgo de a Lei, tem um papel desvalorizado, nem sucessivamente pela

Pelo exposto, e relativamente Proposta de Reviso da Estrutura Curricular, de reafirmar uma posio crtica, nomeadamente ao Ministrio da Educao sobre a continuada prtica de desvalorizao e desrespeito para com este rgo de gesto, como so os conselhos gerais.

No mbito do debate pblico da proposta do Ministrio, de Reviso da Estrutura Curricular, um rgo como o Conselho Geral, em que esto representados os vrios elementos da comunidade educativa e local, no ouvido nem achado, ao contrrio do que aconteceu com os directores, quando era, e , o espao privilegiado para o envolvimento de toda uma comunidade no debate desta e de outras matrias que influenciam a vida das escolas. Mas particular inquietao e desagrado pelo silncio a que tambm esto a ser votados mais uma vez, merece a ausncia de mecanismos e iniciativas fomentadoras da participao, nomeadamente dos professores, como profissionais da educao que deveriam ter papel fundamental em eventuais alteraes curriculares, para que (ao contrrio do que acaba por ser no actual quadro), fossem feitas, por razes essencialmente pedaggicas e de melhoria do ensino, e no pressionadas pela conjuntura econmica, procurando, com algumas das alteraes propostas, a reduo de custos e das despesas numa rea em que esta lgica preocupante e condicionante do futuro de geraes de alunos e consequentemente do desenvolvimento do pas. De destacar igualmente o facto de estarmos mais uma vez confrontados com propostas de alterao curricular, sem que se conheam efectivos balanos e concluses concretas dos resultados e consequncias de outras alteraes curriculares j havidas anteriormente. Curiosamente, nunca assumido o porqu de alteraes sucessivas, que mais no visam do que servir de panaceia para o verdadeiro papel da escola. Papel, que se vem tornando cada vez mais difcil, agravado com novas realidades sociais e fenmenos que colocam mais e novos desafios escola. Desafios, que as alteraes propostas no parecem ser coerentes com o perodo conturbado em que vivemos.

Vejamos que coerncia existe entre o fim de reas no disciplinares, como o exemplo da Formao Cvica, numa fase da sociedade em que a formao cidad ainda mais carente! Isto, quando contraditoriamente a escola pblica continua a oferecer a Educao Moral e Religiosa ao mesmo tempo que prescinde da Formao Cvica.
28/01/2012

Jos Carlos Gomes Lopes Conselheiro No Docente do Conselho Geral do Agrupamento de Escolas de Ovar

Das könnte Ihnen auch gefallen