Sie sind auf Seite 1von 20

Guia para Elaborao de Prospectos de Fundos

ANBID Associao Nacional dos Bancos de Investimento

Maio /2009

I.

Nota
E GESTORES DE

O PRESENTE GUIA VISA AUXILIAR OS ADMINISTRADORES

FUNDOS DE INVESTIMENTO NA ADEQUAO DE SEUS PROSPECTOS AO CDIGO ANBID DE REGULAO E MELHORES PRTICAS PARA OS FUNDOS DE INVESTIMENTO. O DOCUMENTO NO SUBSTITUI AS DISPOSIES DO CDIGO, AS

DELIBERAES DO CONSELHO DE REGULAO E MELHORES PRTICAS, OS TEXTOS LEGAIS OU PRODUZIDOS QUALQUER PELA CVM COMISSO DE VALORES PELAS

MOBILIRIOS AUTORIDADES

NORMA SEJA

ESTABELECIDA, REGULAO

SEJA E

REGULADORAS,

PELA

MELHORES

PRTICAS DA ANBID.

Este Guia reflete e contempla atualizaes trazidas pelas instrues CVM 450, 456 e 465 de 03/2007,06/2007 e 02/2008, respectivamente. Pgina 2/20

II.

Introduo

Inspirada, em parte, em exemplos bem sucedidos no exterior, mas desenvolvendo-se de forma autnoma, a Regulao e Melhores Prticas de Fundos da ANBID representa um compromisso com a observncia de padres de conduta que estejam alm daqueles estabelecidos por normas legais ou regulamentares. Consoante com este compromisso, foi lanado em maio de 2000, o Cdigo de Auto-Regulao da ANBID para Fundos de Investimento (o Cdigo), que marcou o incio de uma etapa na qual as instituies envolvidas nas atividades de administrao, gesto e distribuio de fundos passaram a criar mecanismos de monitoramento de suas prprias prticas, visando o benefcio e crescimento contnuo dessa indstria. Mais do que buscar a elevao dos padres de conduta, a Regulao e Melhores Prticas de Fundos da ANBID possui uma preocupao com sua disseminao e assimilao pelo mercado. Seu foco principal no a aplicao das sanes previstas para o descumprimento de regras, mas a preveno de situaes que possam caracterizar conflitos com o estabelecido no Cdigo. O presente Guia tem por objetivo atuar neste ponto, servindo-se de instrumento auxiliar na elaborao de prospectos. O Guia consolida uma experincia de anlises de prospectos de mais de 8 anos, durante os quais a rea tcnica coletou os principais pontos levantados pela Comisso de Acompanhamento quanto da anlise de prospectos. Sua utilizao no substitui a necessidade de leitura e compreenso das normas estabelecidas pela Comisso de Valores Mobilirios (CVM) e pelo Cdigo ANBID de Regulao e Melhores Prticas para os Fundos de Investimento, mas fornece uma espcie de checklist til na verificao da conformidade dos prospectos a tais normas.

Pgina 3/20

III.
Item

Denominao do Fundo
Critrio

Questo Abordada
Nome do fundo est incompatvel com a sua classificao, objetivo ou Poltica de Investimento.

Referncias Utilizadas

III_1

Entende-se que o nome do fundo no deve ser ICVM 409: Arts. incompatvel com sua Poltica de Investimento, objetivo ou 4, 92 e 98 classificao na base de dados da ANBID. Cdigo: Captulo A denominao do fundo dever ser acrescida da V Art. 14 referncia classe CVM, podendo ainda constar expresso que indique o eventual tratamento tributrio Perguntas e especfico a que estejam sujeitos os fundos ou seus Respostas: cotistas e/ou expresso que indique alocao de recursos Questo 2.5 em ativos de crdito privado.

IV.
Item
IV_1 Ausncia do Item

Base Legal
Critrio Referncias Utilizadas
A ausncia do item caracteriza-se como falha objetiva, estando Cdigo: Captulo sujeita multa nos termos do art. 60 do Cdigo. XVIII A base legal a constar no prospecto deve ser aquela que proporcione ao cotista uma viso ampla das normas que regem o fundo. So exemplos de normas que cumprem este objetivo: a Instruo CVM 409 de 18/08/2004 para FIs e FICs, juntamente com alteraes promovidas pelas Instrues n 411 de 26/11/2004 , 413 de 30/12/2004, 450 de 30/03/2007, 456 de 22/06/2007 e 465 de 20/02/2008. Outras normas podem ser citadas no sendo, no entanto, necessria a apresentao de uma lista completa. Cdigo: Captulo V Art. 14 Perguntas e Respostas: Questo 2.1

Questo Abordada

Base Legal incompleta ou errada. IV_2

V.
Item

Prestadores de Servios
Critrio

Questo Abordada
Ausncia de um ou mais prestadores de servios constantes do Cdigo.

Referncias Utilizadas

A ausncia do item caracteriza-se como falha objetiva, ICM 409: Arts. 40 estando sujeita multa nos termos do art. 60 do Cdigo. e 56 A referncia aos prestadores citados no Cdigo Cdigo: Captulo obrigatria, mesmo que o servio em questo seja suprido V Art. 14 e pelo prprio administrador e no haja um contrato formal Captulo XVIII de prestao de servios. Sugere-se ainda que sejam acrescentados os responsveis pelas atividades de tesouraria e de controle e processamento dos ttulos e valores mobilirios.

V_1

Pgina 4/20

V_2 No caso do custodiante, o prospecto cita apenas SELIC, CETIP, CBLC, etc.

Custodiante, nos termos do Cdigo, deve ser a instituio financeira responsvel pela guarda dos papis do fundo. Perguntas e No caso do fundo ser um FIC, no necessria a Respostas: Questo 2.17 apresentao do custodiante. Cmaras de liquidao e custdia das bolsas no podem ser consideradas custodiantes dos fundos.

V_3

Prospectos de fundos com mais de um distribuidor que no listam os mesmos.

O fundo com mais de um distribuidor deve apresentar a relao de todos os distribuidores ou indicar o local onde o cotista pode obter uma lista dos mesmos, neste caso, recomenda-se que a relao de todos os distribuidores tambm esteja disponvel no site da instituio.

Cdigo: Deliberao N 8 Perguntas e Respostas: Questo 2.20

VI.
Item
Ausncia do Item VI_1

Objetivo de Investimento do Fundo


Critrio Referncias Utilizadas
A ausncia do item caracteriza-se como falha objetiva, estando ICVM 409: Art. 40 sujeita multa nos termos do art. 60 do Cdigo. Cdigo: Captulo V Art. 14 e Captulo XVIII

Questo Abordada

VI_2

Ausncia do parmetro de performance (benchmark), no caso em que o fundo o possui.

obrigatria a apresentao do parmetro de performance Perguntas e (benchmark) do fundo caso este exista. So elementos que Respostas: caracterizam a existncia de parmetro de performance em Questo 2.34 um fundo, dentre outros: sua classificao na ANBID como Referenciado, Indexado ou Ativo ou a referncia ao benchmark, na Poltica de Investimento, no pblico alvo, nos Fatores de Risco, na taxa de performance ou em qualquer outro ponto do prospecto.

Fundos ativos que no evidenciam que seu objetivo o de superar o parmetro de performance (benchmark) VI_3

Fundos ativos devem afirmar que procuram superar algum Perguntas e Respostas: indicador de referncia. Questo 2.6 Admite-se que na formulao do objetivo do fundo, o prospecto esclarea que suas rentabilidades brutas que procuram superar o indicador. No se deve confundir o objetivo de superar um benchmark com o compromisso em faz-lo, neste sentido vlido que a apresentao do objetivo seja seguida de uma frase explicando a ausncia de tal compromisso.

VI_4

Fundos passivos que no evidenciam que seu objetivo o de seguir um parmetro de performance.

Fundos passivos devem afirmar que procuram seguir Perguntas e algum indicador de referncia. Admite-se que na Respostas: formulao deste objetivo, o prospecto esclarea que suas Questo 2.6 rentabilidades brutas que procuram seguir o indicador.

Pgina 5/20

No se deve confundir o objetivo de seguir um benchmark com o compromisso em faz-lo, neste sentido vlido que a apresentao do objetivo seja seguida de uma frase explicando a ausncia de tal compromisso.

Fundos que no definem claramente se so ativos ou passivos em relao ao benchmark VI_5

O benchmark do fundo, quando houver, deve caracterizar sua Perguntas e relao com o objetivo do fundo, ou seja, deve ser claro Respostas: quanto a: Questo 2.13 a) Sua definio: o objetivo de investimento do fundo no deve ser vago ou conter expresses pouco claras do tipo possuir uma carteira compatvel com o ndice; b) Utilizao de uma gesto ativa ou passiva: o prospecto deve definir se o fundo ir seguir ou superar o seu benchmark e no que ir obter rentabilidade prxima ao seu benchmark, por exemplo. Objetivos genricos podem ser do tipo o fundo busca obter ganhos de capital no longo prazo ou ainda o fundo busca valorizar o capital aplicado pelos investidores, de acordo com os termos descritos em sua Poltica de Investimento. O Objetivo de Investimento de um fundo, no caso em que este no possua um benchmark definido, pode ser genrico, neste caso, porm, deve-se chamar a ateno para a necessidade da Poltica de Investimento do fundo em conjunto com seu objetivo, definirem este de forma clara. A classificao do fundo na ANBID utilizada como uma fonte auxiliar de informaes para o julgamento sobre se a definio do fundo est suficientemente clara.

VI_6

Uso de objetivos de investimento genricos onde a Poltica de Investimento, somada ao objetivo do fundo no o caracterizem de forma clara.

VI_7

O prospecto cita em Objetivo de Investimento, informaes que deveriam constar da Poltica de Investimento ou do Pblico Alvo.

H uma clara distino entre Objetivos de Investimento e Perguntas e Poltica de Investimento, sendo que no primeiro deve-se Respostas: responder questo onde o fundo pretende chegar enquanto Questo 2.2 a poltica responde questo de como tal objetivo ser atingido?, sendo assim, estratgias de investimento, no devem constar dos objetivos do fundo. A Poltica de Investimento dos fundos deve estar em sintonia Perguntas e com o seu Objetivo de Investimento. Inconsistncias diretas Respostas: so observadas, por exemplo, quando o objetivo cita a atuao Questo 2.4 em mercados ou explicita benchmarks incompatveis com a Poltica de Investimento do fundo ou quando apresenta objetivo de fundo ativo e Poltica de Investimento de fundo passivo (ou vice-versa).

VI_8

O prospecto apresenta incompatibilidade entre o Objetivo e a Poltica de Investimento.

VI_9

O Objetivo no est de acordo O Item Objetivo do Fundo deve ser compatvel com a Perguntas e com a classificao do fundo Respostas: na Base de Dados da ANBID. classificao do fundo na Base de Dados da ANBID tal como Questo 2.5 disponvel no site da Associao (www.anbid.com.br).

Pgina 6/20

VII. Poltica de Investimento


Item Questo Abordada
Ausncia do Item VII_1

Critrio

Referncias Utilizadas

A ausncia do item caracteriza-se como falha objetiva, estando ICVM 409: Art. 40 sujeita multa nos termos do art. 60 do Cdigo. Cdigo: Captulo V Art. 14 e Captulo XVIII ICVM 409: Arts. 86 e 87 Perguntas e Respostas: Questo 2.28

Ausncia de informaes que caracterizem a aderncia do fundo ao tipo ANBID.

As informaes que devem constar na Poltica de Investimento so aquelas que caracterizam corretamente o fundo dentro do tipo (classificao na base de dados da ANBID) ao qual ele pertence, sem esquecer os itens b e c abaixo. Informaes referentes poltica de alocao do fundo. O prospecto deve: a) Caracterizar os mercados a que este est exposto, inclusive aqueles cuja negociao se d no exterior; b) Caracterizar as faixas de alocao por modalidades de ativos tendo em conta os limites definidos pela regulamentao em vigor; c) Caracterizar os percentuais de concentrao por emissor tendo em conta os limites definidos pela regulamentao em vigor; d) Caracterizar a poltica com a utilizao de derivativos deve-se sempre citar o objetivo da utilizao de derivativos (se para fins de proteo ou alavancagem) a no ser que a aquisio destes seja explicitamente vedada no prospecto; e) Caracterizar os limites de alavancagem, se houver. No ser admitido que o prospecto do fundo apresente descries genricas em sua poltica de investimento ou que se suponha estar subentendido ou implcito que os limites por modalidade de ativos financeiros e por emissor so aqueles definidos nas normas ou regras vigentes ou ento que o fundo no possui limites. necessrio sempre explicitar os limites mximos permitidos.

VII_2

VII_3

Fundos que permitem alocar seus recursos em ativos financeiros que no aqueles relacionados ao(s) fator(es) de risco do tipo ANBID ao qual o fundo pertence

Caso a poltica de investimento do fundo possibilite a alocao em mercados e ativos financeiros que no aqueles diretamente relacionados ao(s) fator(es) de risco permitidos ao fundo, e que, atravs de operaes com derivativos, altere a exposio resultante, passando ento esta a ser relacionada aos fatores de risco permitidos ao fundo, o prospecto precisa explicitar que h esta possibilidade. Ou seja, precisa explicitar que o fundo poder alocar seus recursos nestes mercados, e os limites mximos, de forma objetiva, se houver. Deve-se ainda explicitar a utilizao de derivativos com o objetivo de obter uma exposio resultante compatvel com o mandato do fundo.

VII_4 Informaes referentes poltica de seleo dos ativos

O prospecto deve caracterizar como se d a escolha, dentro de uma classe de ativos financeiros, daqueles que

Pgina 7/20

so adquiridos pelo fundo. Deve-se citar, por exemplo, para fundos de renda fixa, como feita a seleo dos papis. Em fundos de renda varivel, como feita a seleo das aes (anlise tcnica ou fundamentalista, por exemplo). O grau de exigncia sobre cada um destes itens pode variar de acordo com as estratgias adotadas pelo fundo. Fundos passivos em relao a um ndice, por exemplo, podem no possuir uma poltica relevante de seleo dos ativos, comprando automaticamente os ativos que compem o ndice. Caso um fundo utilize-se de derivativos para alavancagem, seu prospecto deve sempre explicitar seu limite de alavancagem ou, no caso do fundo no possuir limites de alavancagem, deixar isso claro para o cotista. No caso de FICs ou de Fundos que adquiram cotas de outros Fundos, o prospecto tambm deve esclarecer quais so os limites de alavancagem, se houver, dos fundos investidos. Cdigo: Deliberao N 12. Inciso III do art. 14 do Cdigo.

O prospecto no menciona o limite de alavancagem na utilizao de derivativos. VII_5

FICs que parecem investir diretamente nos mercados ao invs de comprar cotas de outros fundos. VII_6

Se o fundo for investir em qualquer fundo de qualquer tipo, ICVM 409: Arts. isto deve estar explicitado na Poltica de Investimento do 112 e 114 fundo de forma clara. No aceitvel que um fundo em cotas descreva sua Poltica de Investimento como se aplicasse diretamente nos ativos. Vale lembrar que a Poltica de Investimento dos FICs deve especificar o percentual mximo que fundo ir aplicar em um FI.

Uso de VAR como limite de alavancagem, sem que este VII_7 tenha sua metodologia corretamente explicitada.

Caso o VAR seja utilizado como limite de alavancagem do Perguntas e fundo, sua metodologia deve ser explicitada. Deve-se ressaltar Respostas: tambm a possibilidade de perdas maiores que as mximas Questo 2.21 previstas pelo intervalo de confiana estabelecido pelo modelo.

A Poltica de Investimento no esclarece como calculada o VII_8 % de utilizao de derivativos ou o limite de alavancagem.

Quando o limite fixado em termos de percentuais da carteira Perguntas e aplicados nos mercado de derivativos, deve-se esclarecer Respostas: como so calculados tais percentuais, se pelo somatrio de Questo 2.18 prmios e margens ou valores nocionais.

A Poltica de Investimento do O Item Poltica de Investimento deve ser compatvel com a Perguntas e fundo no est de acordo com classificao do fundo na base de dados da ANBID tal como Respostas: VII_9 a classificao do fundo na disponvel no site da Associao (www.ANBID.com.br). Questo 2.5 base de dados da ANBID.

Poltica de Investimento em VII_10 fundos caracterizados como de Longo Prazo.

Caso o fundo assuma um compromisso com a Poltica de ICVM 409: Art. 92 Investimento de Longo Prazo (devendo ter no nome a expresso Longo Prazo) recomenda-se citar em sua Poltica Perguntas e de Investimento, a utilizao de uma carteira de prazo superior Respostas:

Pgina 8/20

a 365 dias.

Questo 2.26

Limites por emissor para ativos financeiros de renda varivel e limites adicionais autorizados para fundos destinados a investidores VII_11 qualificados.

Sem prejuzo das normas aplicveis ao tipo ANBID do fundo, a ICVM 409: Arts. Poltica de Investimento descrita no prospecto deve: 95-B, 97 e 110-B Para fundos que admitirem em sua poltica de investimento aplicao em ativos financeiros de renda varivel, explicitar se tais ativos esto, ou no, sujeitos aos limites por emissor. Informar que o fundo no possui limites de concentrao por emissor e por modalidade de ativos financeiros caso este seja destinado a investidores qualificados com aplicao mnima inicial de R$1 milho.

Crdito Privado e Qualidade do Crdito. VII_12

O prospecto deve explicitar em sua poltica de investimento o ICVM 409: Arts. percentual mximo permitido para aplicaes em ativos de 40 e 98 crdito privado, no s no que diz respeito quantidade de crdito, mas tambm se h ou no limites em relao aos diferentes nveis de risco de crdito (mdio e alto) sendo que os percentuais mximos permitidos para investimentos em ativos de mdio e alto risco de crdito devem ser informados.

VIII. Fatores de Risco


Item Questo Abordada Critrio Referncias Utilizadas
Ausncia do item ou de algum A ausncia do item ou de algum dos Fatores de Risco ICVM 409: Art. 40 VIII_1 dos Fatores de Risco. mencionados no Cdigo caracteriza-se como falha objetiva, estando sujeita multa nos termos do art. 60 do Cdigo. Cdigo: Cap.V Art. 14 e Cap. XVIII Os Fatores de Risco encontram-se mitigados no VIII_2 prospecto. Quaisquer referncias a como os riscos so controlados ou Perguntas e reduzidos pelo administrador ou pelas caractersticas da Respostas: Poltica de Investimento do fundo, devem estar descritas no Questo 2.16 prospecto em Gerenciamento de Riscos e no em Fatores de Risco. Na descrio dos Fatores de Risco deve ficar clara a Perguntas e relao entre cada risco e a perda potencial que este pode Respostas: infringir ao cotista. Questo 2.29 Sugere-se a utilizao direta da palavra perda ou outra de teor semelhante. Entende-se ser de fundamental importncia, nas discusses sobre risco, o uso de uma linguagem direta e clara, que evidencie ao cotista como este pode ser afetado pela ocorrncia de eventos adversos.

Os Fatores de Risco no evidenciam as perdas sofridas pelo cotista. VIII_3

Pgina 9/20

H contradio entre a Poltica Os Fatores de Risco no podem possuir contedo divergente Perguntas e VIII_4 de Investimento e o fator de da Poltica de Investimento do fundo e da classificao do Respostas: risco. fundo na base de dados da ANBID. Questo 2.29

H informaes no item que trata de Fatores de Risco que VIII_5 estariam melhor localizadas em Poltica de Investimento.

Aspectos da Poltica de Investimento do fundo podem estar contidos em Fatores de Risco desde que o prospecto apenas repita informaes antes mencionadas em Poltica de Investimento e a compreenso do risco por parte do cotista no esteja sendo dificultada por tais descries. Poltica de Investimento.

Para fundos indexados ou referenciados o prospecto no VIII_6 faz referncia ao risco de descolamento em relao ao benchmark.

Note-se que este o risco mnimo a constar na descrio do risco de mercado ou de derivativos deste tipo de fundo. Caso o prospecto tenha caracterizado de forma clara a possibilidade de perda ao cotista, a referncia possibilidade de deslocamento no obrigatria.

Fundos de ao cujos A princpio, fundos de aes devem fazer meno ao risco de prospectos no fazem meno crdito pois presume-se que tais fundos podem conter uma VIII_7 ao risco de crdito. parcela de aplicaes de renda fixa que estariam sujeitas a tal risco.

Fundos que no se utilizam de derivativos para alavancagem da carteira e no reconhecem os riscos associados. VIII_8

Mesmo fundos que no se utilizem de derivativos para alavancagem devem citar no prospecto o risco com a utilizao destes. Muitas vezes os fundos utilizam tais instrumentos em posies ativas, que adicionam ao fundo riscos diferentes daqueles a que este estaria sujeito em sua carteira. Devese observar ainda que h diferenas entre o ativo vista e um sinttico deste obtido por meio de derivativos. Derivativos utilizados para a proteo (hedge) tambm acrescentam riscos a medida em que o hedge pode no ser perfeito ou suficiente para evitar perdas ao cotista. Quando derivativos so utilizados para indexar ou referenciar um fundo a um benchmark (por exemplo o Ibovespa), h o risco do descolamento em relao a este benchmark.

Fundos que podem investir no Fundos que mantenham em sua carteira ativos negociados no Cdigo: exterior. exterior devem apresentar a descrio do Risco de Mercado Deliberao N 32 VIII_9 Externo.

Pgina 10/20

IX.
Item

Gerenciamento de Riscos
Critrio Referncias Utilizadas
A ausncia do item mencionado no Cdigo caracteriza-se ICVM 409: Art. 40 como falha objetiva, estando sujeita multa nos termos do art. 60 do Cdigo. Cdigo: Captulo V Art. 14 e Captulo XVIII

Questo Abordada
Ausncia do item.

IX_1

IX_2

Falta da advertncia de que o Deve constar neste item a advertncia de que o ICVM 409: Art. 40 Gerenciamento de Riscos no gerenciamento de risco no constitui garantia contra eventuais garantia de eliminao dos perdas patrimoniais. riscos do fundo.

X.
Item

Pblico Alvo
Critrio Referncias Utilizadas
A ausncia do item mencionado no Cdigo caracteriza-se ICVM 409: Art. 40 como falha objetiva, estando sujeita multa nos termos do art. 60 do Cdigo. Cdigo: Captulo V Art. 14 e Captulo XVIII

Questo Abordada
Ausncia do item.

X_1

X_2

O prospecto no definiu nos termos do cdigo as necessidades do investidor que o fundo visa atender

Este item deve descrever a quem o fundo de investimento Cdigo: Captulo pode interessar definindo as necessidades do investidor que o V Art. 14 fundo visa atender.

XI.
Item

Regras de Movimentao
Critrio Referncias Utilizadas
A ausncia do item mencionado no Cdigo caracteriza-se ICVM 409: Art. 40 como falha objetiva, estando sujeita multa nos termos do art. 60 do Cdigo. Cdigo: Captulo V Art. 14 e Captulo XVIII

Questo Abordada
Ausncia do item.

XI_1

XI_2

Ausncia de uma das informaes obrigatrias.

Neste Item so obrigatrias as seguintes informaes:

ICVM 409: Arts. 14, 15, 16 e 17

Pgina 11/20

a) Os procedimentos de Aplicao e Resgate indicando o prazo para emisso de cotas, o prazo para a converso do Perguntas e resgate e o prazo para o pagamento do resgate; Respostas: b) As possveis carncias do fundo que podem ser iniciais ou Questo 2.9 cclicas. Mesmo o fundo no possuindo carncia tal fato deve estar indicado no prospecto; c) Os Valores de Movimentao indicando os valores mnimos de resgate, mnimos e mximos de aplicao e mnimos de permanncia do fundo. Caso o fundo no possua algum desses valores, isto deve ser explicitado no prospecto. Recomenda-se que neste item ainda conste informaes referentes possibilidade do administrador fechar o fundo para Aplicao e para Resgate. Por fim devero constar informaes sobre o clculo da cota utilizada pelo fundo (se abertura ou fechamento).

XI_3

O prospecto confunde carncia com liquidez.

O prospecto deve explicitar claramente se o fundo possui Perguntas e carncia ou no. Se o fundo possuir liquidez diria no Respostas: significa que ele no possua carncia. Questo 2.30

XI_4

O prospecto indica o prazo legal para o pagamento do resgate do fundo porem, no informa o prazo utilizado pelo fundo.

O item Regras de Movimentao deve informar de forma clara ICVM 409: Art. 15 a data de pagamento (liquidao financeira) do resgate do fundo no sendo considerado como tal o prazo legal de Perguntas e pagamento de resgate estipulado pela CVM. Respostas: Questo 2.31

XI_5

O prospecto indica que o Administrador envidar seus maiores esforos para que o pagamento do resgate seja efetuado no prazo estabelecido, mas que o resgate tambm poder ser pago num prazo maior.

Neste caso, o prospecto do fundo deve indicar o maior prazo ICVM 409: Art. 15 de pagamento como o prazo adotado pelo fundo, e que o resgate poder ser pago antes desta data.

Ausncia de informao adicional para fundos com cota de abertura.

XI_6

Os fundos que operem com cota de abertura devem informar aos investidores os riscos advindos desta opo podendo utilizar um aviso com o seguinte teor: O VALOR DA COTA DESTE FUNDO SER CALCULADO A PARTIR DO PATRIMNIO LQUIDO DO DIA ANTERIOR, DEVIDAMENTE ATUALIZADO POR 1 (UM) DIA (COTA DE ABERTURA). EVENTUAIS AJUSTES DECORRENTES DAS APLICAES E RESGATES OCORRIDAS DURANTE O DIA SERO LANADOS CONTRA O PATRIMNIO LQUIDO DO FUNDO PODENDO ACARRETAR IMPACTOS EM VIRTUDE DA POSSIBILIDADE DE PERDAS DECORRENTES DA VOLATILIDADE DOS PREOS DOS ATIVOS QUE INTEGRAM A SUA CARTEIRA.

ICVM 409: Arts. 10 e 40 Cdigo: Deliberao N 32

Pgina 12/20

XII. Taxas
Item Questo Abordada
Ausncia do item. XII_1

Critrio

Referncias Utilizadas

A ausncia do item mencionado no Cdigo caracteriza-se ICVM 409: Art. 40 como falha objetiva, estando sujeita multa nos termos do art. 60 do Cdigo. Cdigo: Captulo V Art. 14 e Captulo XVIII

Ausncia de uma das informaes obrigatrias

Neste item devem constar, obrigatoriamente: os valores da remunerao do Administrador, especificando a taxa fixa de administrao e a taxa de performance, quando for o caso, e; taxa de ingresso e sada, se houver, especificando a forma de apropriao e pagamento de cada uma.

ICVM 409: Art. 99

XII_2

Vale ressaltar que se deve acrescentar neste item a lista das demais despesas do fundo, incluindo, se for o caso, a despesa com a agncia classificadora de risco.

Tratamento das taxas de FICs Fundos, exceto aqueles destinados a investidores qualificados, e FIs. que, em suas polticas de investimentos preverem a possibilidade de aplicao de seus recursos em cotas de outros fundos de investimento, devem divulgar o somatrio das XII_3 taxas do fundo e dos fundos em que o fundo aplica. Podero ainda ser divulgadas as taxas, mxima e mnima, explicando sua distino. Taxa de performance em desacordo com a legislao vigente.

ICVM 409: Arts. 61 e 114 Perguntas e Respostas: Questo 2.10

A taxa de performance deve possuir parmetro de ICVM 409: Arts. performance compatvel com a Poltica de Investimento do 62, 92, 93, 94, 95 e 110 fundo e com os ttulos que efetivamente a componham. vedada, exceto para fundos destinados a investidores qualificados, a taxa de performance vinculada a percentuais inferiores a 100% do seu parmetro de referncia. Fundos classificados como Curto Prazo e Referenciado que no sejam destinados exclusivamente a investidores qualificados no podero possuir taxa de performance. Fundos Renda Fixa podero cobrar taxa de performance desde que: a) destinados a investidores qualificados ou; b) assuma compromisso com o tratamento fiscal de longo prazo

XII_4

Pgina 13/20

XIII. Histrico Administrador/Gestor


Item Questo Abordada Critrio
O prospecto deve apresentar descrio detalhada Administrador, do Gestor e seu registro perante a CVM. do Cdigo: Captulo V Art. 14

Referncias Utilizadas
ICVM 409: Art. 40

XIII_1 Ausncia do item

XIII_2 Apresentao do Administrador/Gestor com texto publicitrio.

Os textos deste item devem ser de cunho informativo e no publicitrio ou comercial e ao citar alguma premiao/qualificao deve-se incluir a fonte.

XIV. Tributao
Item Questo Abordada
Ausncia do item. XIV_1

Critrio

Referncias Utilizadas

A ausncia do item mencionado no Cdigo caracteriza-se ICVM 409: Art. 40 como falha objetiva, estando sujeita multa nos termos do art. 60 do Cdigo. Cdigo: Cap. V Art. 14 e Cap. XVIII Informaes obrigatrias: Perguntas e Respostas: Para FIs/FICs IOF, IR e suas respectivas alquotas. Para fundos de aes (no mnimo 67% em aes a vista) Questo 2.14 apenas o IR e sua alquota. Observe-se que a apresentao da CPMF no necessria por tratar-se de tributao extinta.

Ausncia de uma das informaes obrigatrias. XIV_2

Ausncia ou inconsistncia de Neste caso, deve-se descrever apenas a tributao de longo ICVM 409: Art. 92 informaes no item tributao prazo, conforme as normas vigentes de fundos que possuam Cdigo: compromisso com uma Deliberao N 32 XIV_3 Poltica de Investimento de longo prazo, devendo conter em sua denominao a expresso "Longo Prazo". Ausncia ou inconsistncia de Devem constar a tributao de longo prazo e a explicao do Cdigo: informaes no item tributao que ocorre quando h perda no tratamento tributrio Deliberao N 32 de fundos que no explicitam perseguido, devendo ser explicitadas as respectivas alquotas. em sua Poltica de XIV_4 Investimento compromisso com a manuteno de uma carteira de longo prazo, mas que buscam/perseguem uma tributao de longo prazo.

Pgina 14/20

Ausncia ou inconsistncia de Devem constar os dois tratamentos tributrios (curto e longo Cdigo: Deliberao N 32 informaes no item tributao prazo). de Fundos que no explicitem em sua Poltica de Investimento ou tributao XIV_5 nem o compromisso com a manuteno de uma carteira de longo prazo, nem a busca de uma tributao de longo prazo.

XV. Atendimento ao Cotista


Item Questo Abordada Critrio Referncias Utilizadas
Ausncia de uma das A ausncia do item caracteriza-se como falha objetiva, estando Cdigo: Captulo XV_1 informaes obrigatrias. sujeita multa nos termos do art. 60 do Cdigo. V Art. 14 e Captulo XVIII

XVI. Poltica de Divulgao de Informao


Item Questo Abordada
Falta informao sobre a Poltica de Divulgao de Informaes do Fundo

Critrio

Referncias Utilizadas

XVI_1

Neste item deve constar a periodicidade mnima para ICVM 409: Art. 40, divulgao da composio da carteira do fundo, o nvel de 68 detalhamento das informaes, o local e meio de Cdigo: Captulo solicitao e divulgao das informaes. V Art. 14 Ainda deve constar, no mnimo, o local, o meio, e a forma de obteno de informaes referentes a exerccios anteriores. Vale ressaltar que, a critrio do administrador, o item atendimento ao cotista poder tornar-se um sub item da poltica de divulgao de informaes .

XVII. Capa
Item Questo Abordada
Ausncia de uma das informaes obrigatrias (Data, Selo ANBID e Avisos).

Critrio

Referncias Utilizadas

XVII_1

A ausncia do item caracteriza-se como falha objetiva, estando ICVM 409: Art. 40 sujeita multa nos termos do art. 60 do Cdigo. Cdigo: Cap. V Art. 15 e Cap. XVIII

Pgina 15/20

Localizao incorreta de alguma das informaes obrigatrias.

XVII_2

Devem constar na capa do prospecto: o aviso de derivativos, se for o caso; as informaes referentes diferena entre a data de converso de cota e o pagamento do resgate; diferena entre o pedido e o pagamento do resgate e a existncia de carncias (inicial ou cclica). a data de elaborao do prospecto; o selo ANBID. Considera-se contracapa apenas o verso da primeira folha do prospecto. Considera-se primeira pgina, para efeitos de localizao dos aviso, a pgina seguinte capa, a menos que a capa j apresente informaes sobre as caractersticas do fundo (como por exemplo as informaes requeridas pelos itens II a XII do artigo 8), neste caso considera-se que a capa j a primeira pgina do prospecto.

Cdigo: Captulo V Art. 15 Perguntas e Respostas: Questo 2.32

Teor do aviso diferente do requerido pelo Cdigo. XVII_3

Ao se analisar se o teor de um aviso constante no prospecto est diferente do requerido pelo Cdigo, deve-se considerar se todas as informaes do aviso esto presentes no texto do referido aviso. Recomenda-se de qualquer forma, que o prospecto reproduza exatamente o texto constante no Cdigo.

Avisos sem destaque. XVII_4

Entende-se que um aviso no possui o destaque requerido pelo Cdigo, se este foi impresso com uma letra de corpo menor que a utilizada nas demais partes do prospecto.

XVII_5

Observao 1 Obrigatoriamente o prospecto deve conter os seguintes avisos, ICVM 409: Art. 40 Avisos que devem constar devendo seguir o teor previsto pelo cdigo: em quaisquer prospectos de Cdigo: Captulo 1. o aviso referente adequao do prospecto segundo o V Art. 15 fundos. Cdigo ANBID e ICVM 409 que dever ser impresso com destaque na capa, na contra capa ou na 1a pgina do prospecto. Observando que o artigo 40, 1 da Instruo CVM 409 institui um aviso com uma redao ligeiramente diferente do previsto pelo Cdigo, devendo ser adotada esta nova verso; 2. o aviso referente ao gerenciamento de riscos que dever estar impresso com destaque na capa, na contracapa, na a pgina ou no Item Gerenciamento de Risco do 1 prospecto; 3. o aviso referente inexistncia de garantias do Administrador, do Gestor e do FGC que dever ser a impresso com destaque na capa, na contra capa ou na 1 pgina do prospecto; 4. o aviso referente ao fato da rentabilidade passada do fundo no garantir a futura, que dever ser impresso com destaque na capa, na contra capa ou na 1a pgina do prospecto; 5. o aviso referente leitura do regulamento do fundo que dever ser impresso com destaque na capa, na contra a capa ou na 1 pgina do prospecto.

Pgina 16/20

Observao 2 Avisos relacionados utilizao de derivativos.

Existem trs tipos de avisos sobre o uso de derivativos: a) O primeiro fala na possibilidade de "perdas patrimoniais"; b) o segundo na possibilidade de "significativas perdas patrimoniais" e; c) o terceiro na possibilidade de "significativas perdas patrimoniais (...) podendo inclusive acarretar perdas superiores ao capital aplicado". O administrador deve escolher o aviso mais adequado ao nvel de risco de seu fundo. Entretanto admite-se por conservadorismo, que o prospecto de um fundo com baixo nvel de risco utilize um aviso que aponte para a possibilidade de "perdas significativas" ou mesmo "perdas significativas com possibilidade de perda maior que o capital aplicado". J o inverso, i.e., a utilizao por um fundo de alto risco de um aviso que aponte para um nvel de risco menor, no seria aceitvel. Observe-se ainda que, quem optou pela terceira alternativa de aviso do cdigo (possibilidade de aporte) dever acrescentar ao fim do aviso os dizeres para cobrir o prejuzo do fundo.

Cdigo: Captulo V Art. 15

Perguntas e Respostas: Questo 2.32

XVII_6

XVII_7

Observao 3 Aviso especfico para fundos que possuam no nome a expresso Longo Prazo.

Neste caso, o seguinte aviso deve ser acrescentado capa, Cdigo: a contra-capa ou 1 pgina do prospecto: "ESTE FUNDO Deliberao N 32 MANTM UMA CARTEIRA DE ATIVOS COM PRAZO MDIO SUPERIOR A 365 DIAS, O QUE PODE LEVAR A UMA MAIOR OSCILAO NO VALOR DA COTA SE COMPARADA DE FUNDOS SIMILARES COM PRAZO INFERIOR.

XVII_8

Observao 4 Fundos que no contm em seu nome a expresso Longo Prazo mas assumem um compromisso com uma Poltica de Investimento de longo prazo.

vedado que Fundos de Investimento assumam um Cdigo: compromisso com uma Poltica de Investimento de longo Deliberao N 32 prazo e no contenham em seu nome a expresso "Longo Prazo".

XVII_9

Observao 5 Aviso especfico para fundos que no explicitam em sua Poltica de Investimento compromisso com a manuteno de uma carteira de longo prazo, mas que buscam/perseguem uma tributao de longo prazo.

Neste caso, o seguinte aviso deve ser acrescentado capa, Cdigo: a contra-capa ou 1 pgina do prospecto: "ESTE FUNDO Deliberao N 32 BUSCA MANTER UMA CARTEIRA DE ATIVOS COM PRAZO MDIO SUPERIOR A 365 DIAS, O QUE PODE LEVAR A UMA MAIOR OSCILAO NO VALOR DA COTA SE COMPARADA DE FUNDOS SIMILARES COM PRAZO INFERIOR". Adicionalmente devem ainda ser acrescentados os seguintes avisos, referente tributao do fundo: "O TRATAMENTO TRIBUTRIO APLICVEL AO INVESTIDOR DESTE FUNDO DEPENDE DO PERODO DE APLICAO DO INVESTIDOR BEM COMO DA

Pgina 17/20

MANUTENO DE UMA CARTEIRA DE ATIVOS COM PRAZO MDIO SUPERIOR A 365 DIAS. NO H GARANTIA DE QUE ESTE FUNDO TER O TRATAMENTO TRIBUTRIO PARA FUNDOS DE LONGO PRAZO.

Observao 6 Aviso especfico para fundos que no explicitam em sua Poltica de Investimento ou tributao nem o compromisso com a manuteno de uma carteira de longo prazo, nem a busca de uma tributao de longo prazo. XVII_10

Neste caso, o seguinte aviso deve ser acrescentado capa, Cdigo: a contra-capa ou 1 pgina do prospecto: A CARTEIRA DE Deliberao N 32 ATIVOS DESTE FUNDO PODE POSSUIR PRAZO MDIO SUPERIOR A 365 DIAS, O QUE PODE LEVAR A UMA MAIOR OSCILAO NO VALOR DA COTA SE COMPARADA DE FUNDOS SIMILARES COM PRAZO INFERIOR. Adicionalmente devem ainda ser acrescentados os seguintes avisos, referente tributao do fundo: O TRATAMENTO TRIBUTRIO APLICVEL AO INVESTIDOR DESTE FUNDO DEPENDE DO PERODO DE APLICAO DO INVESTIDOR BEM COMO DO PRAZO MDIO DOS ATIVOS QUE COMPEM SUA CARTEIRA. NO H GARANTIAS DE QUE A ALQUOTA APLICVEL, QUANDO DO RESGATE DAS COTAS, SER A MENOR DENTRE AS PREVISTAS PELA LEGISLAO VIGENTE. NO H GARANTIA DE QUE ESTE FUNDO TER O TRATAMENTO TRIBUTRIO PARA FUNDOS DE LONGO PRAZO.

O Selo ANBID encontrado XVII_11 na capa do prospecto encontra-se desatualizado. Avisos relacionados utilizao de derivativos em XVII_12 FICs.

Deve constar na capa do prospecto a ltima verso do selo ANBID para prospectos. FICs que apliquem em cotas de fundos que realizam ICVM 409: Art. operaes com derivativos devem apresentar em seus 115 prospectos avisos sobre o uso de derivativos por parte dos fundos em que investem. Fundos classificados como aes e multimercados que no estejam sujeitos aos limites de concentrao em ativos de renda varivel por emissor, devero acrescentar em seus prospectos (capa, contracapa ou 1a pgina) aviso com o seguinte teor: ESTE FUNDO PODE ESTAR EXPOSTO A SIGNIFICATIVA CONCENTRAO EM ATIVOS DE RENDA VARIVEL DE POUCOS EMISSORES, APRESENTANDO OS RISCOS DA DECORRENTES. ICVM 409: Art. 95-B e 97 Cdigo: Deliberao N 32

Aviso para limites de concentrao.

XVII_13

Aviso para fundos que apliquem em ativos no exterior. XVII_14

Neste caso, o seguinte aviso deve ser acrescentado capa, ICVM 409: Art. 85 a contra-capa ou 1 pgina do prospecto: ESTE FUNDO EST AUTORIZADO A REALIZAR APLICAES EM ATIVOS Cdigo: FINANCEIROS NO EXTERIOR E/OU EM COTAS DE Deliberao N 32 FUNDOS DE INVESTIMENTO QUE APLICAM SEUS RECURSOS EM ATIVOS NO EXTERIOR.

Pgina 18/20

Aviso para fundos que apliquem + de 50% dos recursos em ativos de crdito privado XVII_15

Neste caso, o seguinte aviso deve ser acrescentado capa, a contracapa ou 1 pgina do prospecto: ESTE FUNDO EST ICVM 409: Art. 98 SUJEITO A RISCO DE PERDA SUBSTANCIAL DE SEU PATRIMNIO LQUIDO EM CASO DE EVENTOS QUE Cdigo: ACARRETEM O NO PAGAMENTO DOS ATIVOS Deliberao N 32 INTEGRANTES DE SUA CARTEIRA, INCLUSIVE POR FORA DE INTERVENO, LIQUIDAO, REGIME DE ADMINISTRAO TEMPORRIA, FALNCIA, RECUPERAO JUDICIAL OU EXTRAJUDICIAL DOS EMISSORES RESPONSVEIS PELOS ATIVOS DO FUNDO. Neste caso, o seguinte aviso deve ser acrescentado capa, Cdigo: a contracapa ou 1 pgina do prospecto: ESTE FUNDO Deliberao N 32 DESTINA MAIS DE 20% DOS RECURSOS DO SEU PATRIMONIO LIQUIDO EM ATIVOS DE MEDIO E ALTO RISCO DE CREDITO ESTANDO SUJEITO A RISCO DE PERDA SUBSTANCIAL DE SEU PATRIMNIO LQUIDO EM CASO DE EVENTOS QUE ACARRETEM O NO PAGAMENTO DOS ATIVOS INTEGRANTES DE SUA CARTEIRA, INCLUSIVE POR FORA DE INTERVENO, LIQUIDAO, REGIME DE ADMINISTRAO TEMPORRIA, FALNCIA, RECUPERAO JUDICIAL OU EXTRAJUDCIAL DOS EMISSORES RESPONSVEIS PELOS ATIVOS DO FUNDO.

Aviso para fundos classificados como Renda Fixa Mdio e Alto Risco

XVII-16

XVIII.Observaes Gerais
Item Questo Abordada Critrio Referncias Utilizadas
Uso de textos com carter predominantemente XVIII_1 publicitrio ou elaborao do prospecto como um instrumento de vendas mais que de informao ao cotista. Apresentao de estatsticas no prospecto. XVIII_2 Textos com contedo predominantemente publicitrio no Perguntas e devem fazer parte do prospecto, sendo necessria a Respostas: manuteno neste de um tom informativo e no comercial. Questo 2.23

Embora a apresentao de dados sobre o fundo no seja Perguntas e vedada pelo Cdigo, deve ser desestimulada, pois implicaria Respostas: na necessidade de um novo registro de prospecto a cada Questo 2.22 atualizao dos dados. As informaes devem estar ainda de acordo com o disposto no Captulo IV do Cdigo que trata das normas para divulgao de desempenho dos fundos.

XVIII_3

O prospecto utiliza termos Termos que apresentem interpretaes diferentes em Perguntas e subjetivos do tipo alta situaes diferenciadas ou que possam ser entendidos de Respostas: rentabilidade ou baixo risco. forma diferente por cada investidor s podem ser utilizados se Questo 2.15 acompanhados de uma definio mais objetiva. Admite-se exceo para termos definidos por normas do BACEN ou CVM, tais como baixo risco de crdito cujo uso foi consagrado por ter sido citado na Circular 2958 do BACEN.

Pgina 19/20

Organizao do prospecto foge ao proposto pelo Cdigo. XVIII_4

No h obrigatoriedade de que seja seguida a seqncia dos Perguntas e itens requeridos pelo art. 14. Deve-se alertar, no entanto para Respostas: a necessidade do prospecto fazer uma referncia clara a cada Questo 2.24 um dos elementos obrigatrios requeridos pelo Cdigo. Ademais, as informaes pertinentes a cada item devem estar contidas neste. Um prospecto organizado de forma tal que no esclarea a qual dos itens previstos no Cdigo pertence uma dada informao, ser tido como em desacordo com este.

XVIII_5

As informaes constantes no As informaes (textos e imagens) constantes no prospecto do prospecto encontram-se fundo devem estar dispostas de forma clara. ilegveis.

XVIII_6

A classificao ANBID indicada no prospecto no est de acordo com a classificao do fundo na Base de Dados da ANBID.

A classificao ANBID divulgada no prospecto deve estar de acordo com a classificao na Base de Dados da ANBID.

XVIII_7

No h coerncia entre itens do prospecto.

Os itens que compem o prospecto do fundo no podero ser contraditrios.

XVIII_8 Prospectos atualizados e compatveis com o Regulamento

Conforme o Art. 13 as instituio participantes devem tomar Cdigo: providncia para que sejam disponibilizados aos investidores, Captulo V Art. quando de seu ingresso nos Fundos de Investimento, 13 prospectos atualizados e compatveis com o Regulamento dos Fundos de Investimento.

XVIII_9 Proxy Volting

O prospecto deve conter obrigatoriamente item que trata da Poltica de Voto e ainda contemplar as normas estabelecidas no Art. 21 do Cdigo e no Art.3 das Diretrizes para Poltica de Exerccio de Direito de Voto em Assemblias.

Cdigo: Captulo VIII Art. 21 e Art.3 das Diretrizes

O Prospecto deve ser XVIII_10 compatvel com o Regulamento

Cdigo: O prospecto no deve conter referncias a artigos e Captulo V Art. pargrafos que no existem no prospecto e referncias ao 13 prospecto como se este fosse o regulamento.

Pgina 20/20

Das könnte Ihnen auch gefallen