Sie sind auf Seite 1von 7

Independncia do Brasil

Denomina-se independncia do Brasil o processo que culminou com a emancipao poltica desse pas do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves, no incio do sculo XIX. Oficialmente, a data comemorada a de 7 de setembro de 1822, em que ocorreu o chamado "Grito do Ipiranga". De acordo com ahistoriografia clssica do pas, nesta data, s margens do riacho Ipiranga (atual cidade de So Paulo), o Prncipe-regente no Brasil, D. Pedro de Alcntara de Bragana, tambm prncipe real do reino unido de Portugal, Brasil e Algarves, bradou perante a sua comitiva: "Independncia ou Morte!". Determinados aspectos dessa verso, no entanto, so contestados por alguns historiadores em nossos dias. A moderna historiografia em Histria do Brasil remete o incio do processo de independncia transferncia da corte portuguesa para o Brasil, no contexto da Guerra Peninsular, a partir de 1808. A transferncia da corte portuguesa para o Brasil (1807-1821) A partir de 15 de julho de 1799, o Prncipe do Brasil, D. Joo Maria de Bragana, tornouse Prncipe-regente de Portugal, pois sua me, a Rainha D. Maria I, foi declarada louca pelos mdicos. Os acontecimentos na Europa, onde Napoleo Bonaparte se afirmava, sucederam-se com velocidade crescente. Desde 1801 que se considerava a ideia da transferncia da corte portuguesa para o Brasil. As faces no governo portugus, entretanto, se dividiam: a faco anglfila, partidria de uma poltica de preservao do Imprio Colonial Portugus e do prprio Reino, atravs do mar, apoiados na antiga aliana Luso-Britnica; e a faco francfila, que considerava que a neutralidade s poderia ser obtida atravs de uma poltica de aproximao com aFrana. Ambas eram apoiadas pelas lojas manicas quer de origem inglesa, quer de origem francesa. Considere-se ainda que as ideiasiluministas francesas circulavam clandestinamente em livros, cada vez mais abundantes. A decretao do Bloqueio Continental em Berlim (1806) tornou mais difcil a neutralidade Portuguesa. Em 1807, o Tratado de Fontainebleau dividiu arbitrariamente Portugal em trs reinos. Desde Outubro desse ano, Jean-Andoche Junot, antigo embaixador francs em Lisboa, preparava-se para invadir Portugal. Foi nesse contexto que D. Joo pactuou com a GrBretanha a transferncia do governo para o Rio de Janeiro, sob a proteo dos ltimos. Com a invaso francesa de Portugal em progresso, a 29 de novembro de 1807 iniciou-se a viagem da Famlia Real e da Corte Portuguesa. Dezoito navios de guerra portugueses e treze ingleses escoltaram mais de vinte e cinco navios mercantes de Lisboa at costa do Brasil. A bordo seguiam mais de quinze mil portugueses. O Reino ficava a ser governado por uma Junta de Regncia que Junot logo dissolveu. Com a presena da Famlia Real Portuguesa no Brasil a partir de 1808, registrou-se o que alguns historiadores brasileiros denominam de "inverso metropolitana", ou seja, o aparelho de Estado Portugus passou a operar a partir do Brasil, que desse modo deixou de ser uma "colnia" e assumiu efetivamente as funes de metrpole.

A Revoluo liberal do Porto (1820) O passo seguinte, que conduziu independncia do Brasil, ocorreu com a ecloso da Revoluo liberal do Porto (24 de agosto de 1820), que imps o regresso de D. Joo VI a seu pas, visando forar o retorno do chamado Pacto Colonial. A notcia do movimento chegou ao Rio de Janeiro em 12 de outubro, causando intensa comoo.

Reflexos no Par
O movimento liberal do Porto j havia sido acolhido com entusiasmo na Ilha da Madeira e no arquiplago dos Aores quando a notcia chegou, a 1 de dezembro, aBelm do Par. Como a provncia estava entregue a uma Junta interina, essa circunstncia facilitou um pronunciamento de apoio entusistico causa constitucional. A bordo da mesma embarcao que trouxe a notcia, as Novas Amazonas, veio o estudante Filipe Patroni, que desafrontado e ardente, "logo alcanou o concurso dos chefes militares, coronis Joo Pereira Vilaa e Francisco Jos Rodrigues Barata"[carece de fontes]. Este ltimo, no dia 1 de janeiro de1821, em nome do povo e da tropa proclamou a Constituio que iria ser elaborada pelas Cortes portuguesas. Desse modo, foi eleita por aclamao uma Junta Constitucional provisria de nove membros, dando-se comunicao ao Rio de Janeiro. Filipe Patroni e Domingos Simes Cunha foram eleitos procuradores da provncia e encarregados de representar, perante as Cortes e a Junta Suprema, os interesses da Provncia do Par.[carece de fontes]

Reflexos na Provncia da Bahia


Incitada por Cipriano Jos Barata de Almeida e Jos Lino Coutinho, um levante registrou-se na Bahia a 21 de fevereiro de 1821. O Governador da Provncia, o conde da Palma, ordenou ao marechal Felisberto Caldeira Brant Pontes, inspetor das tropas, que reunisse as tropas fiis. Desse modo, enfrentou os rebeldes com apenas cento e sessenta homens, pois a maior parte da tropa o abandonara. No houve meio de os demover de constituir na Bahia uma Junta Constitucional Provisria, a exemplo de Belm, pela qual se manifestasse completa obedincia s Cortes de Lisboa, jurando-se desde logo a Constituio. Palma cedeu, propondo ele mesmo os nomes das pessoas que formariam a Junta. E a Junta foi mais longe, dirigindo-se a Lisboa como se tal governo fosse j o nico legtimo da monarquia e pedindo tropas portuguesas. Foram-lhe enviados 1.184 homens, a chamada Legio Constitucional Lusitana. A Junta nomeou ainda o marechal Lus Paulino de Oliveira Pinto de Frana para o cargo de Governador das Armas e o coronel Incio Lus Madeira de Melo para o de inspetor das tropas, uma vez que Caldeira Brant acompanhara o conde da Palma ao Rio de Janeiro.

Reflexos na Provncia de Pernambuco


O governador da Provncia de Pernambuco, Lus do Rego Barreto, tinha um cenrio difcil desde a Revoluo de 1817, pois a terra ainda gemia com o "depravado e estrdio despotismo", como refere Rocha Pomboem sua Histria do Brasil. Animado com as mensagens de Lisboa e a convite da Junta da Bahia, mas temeroso de desaforos, conservou toda a plenitude da autoridade e dirigiu um manifesto ao povo, expondo as bases da Constituio que iria ser promulgada e convocando eleitores de todas as parquias. Os pernambucanos receberam com desconfiana as promessas e votaram com independncia, elegendo as pessoas que lhes pareceram mais dignas, as quais "quase todas pertenciam mais ou menos ostensivamente aos vencidos de 1817".

A 29 de agosto de 1821 nomeou-se por aclamao uma Junta Provisional Temporria em Goiana, para contrabalanar outra, do partido portugus, em Recife. Mesmo pedindo reforos Paraba, Rego Barreto foi cercado, assinando a capitulao a 5 de outubro, junto povoao do Beberibe.

Reflexos na Provncia da Paraba


A vitria dos pernambucanos ecoou na vizinha Paraba, onde a 25 de outubro foi eleita uma Junta Governativa para administrar a provncia em nome da Constituio portuguesa.

Reflexos na Provncia do Maranho


A provncia do Maranho era governada desde 1819 pelo marechal Bernardo da Silveira Pinto da Fonseca. Este, sem poder deixar de admitir a autoridade de um Conselho Consultivo, conseguiu transformar em farsa a eleio da Junta no dia 13 de abril, sendo ele prprio proclamado Governador provisrio. Mandou, em seguida, deportar diversos patriotas, procedendo eleio de dois deputados s Cortes de Lisboa. Posteriormente, no dia 15 de fevereiro de 1822 foi eleita uma Junta Provisria e o marechal embarcou de volta para Portugal.

A partida da famlia real


Pressionado pelo triunfo da revoluo constitucionalista, o soberano retornou com a famlia real para Portugal, deixando como prncipe regente no Brasil o seu primognito, D. Pedro de Alcntara.

As divergncias
No se pode compreender o processo de independncia sem pensar no projeto recolonizador das Cortes portuguesas, a verdadeira origem da definio dos diversos grupos no Brasil. Embora o rompimento poltico com Portugal fosse o desejo da maioria dos brasileiros, havia muitas divergncias. No movimento emancipacionista havia grupos sociais distintos: a aristocracia rural do Sudeste brasileiro, as camadas populares urbanas liberais radicais, e, por fim, a aristocracia rural do Norte e Nordeste, que defendiam o federalismo e at o separatismo. A aristocracia rural do Sudeste, a mais poderosa, era conservadora, lutando pela independncia, defendendo a unidade territorial, a escravido e seus privilgios de classe. Os liberais radicais queriam a independncia e a democratizao da sociedade, mas seus chefes, Joaquim Gonalves Ledo e Jos Clemente Pereira, permaneceram atrelados aristocracia rural, sem revelar vocao revolucionria. A aristocracia rural do norte e nordeste enfrentava a forte resistncia dos comerciantes e militares portugueses, Josu fortes no Par, Maranho e Bahia. Alm disso, desconfiavam da poltica centralizadora de Jos Bonifcio. O partido portugus no Brasil chamado por vezes de "os ps de chumbo", estava do lado das Cortes; o partido brasileiro e os liberais radicais eram contra elas, mas divergiam quanto aos objetivos. Para o partido brasileiro, o ideal era a criao de uma monarquia dual (Brasil e Portugal) para preservar a autonomia administrativa e a liberdade de comrcio. Mas a intransigncia das Cortes Portuguesas, que nada tinham de liberais, fez o partido inclinar-se pela emancipao, sem alterar a ordem social vigente e os seus privilgios adquiridos. J os liberais

radicais formavam um agrupamento quase revolucionrio, bem prximo das camadas populares urbanas, sendo alguns de seus membros republicanos. No conjunto, tratava-se do grupo mais receptivo s mudanas mais profundas e democrticas da sociedade. A concretizao das aspiraes de cada um desses agrupamentos era distinta. Os grandes proprietrios rurais ligados ao partido brasileiro dispunham dos meios efetivos para a realizao de seus objetivos. O anseio por um comrcio livre de entraves mercantilistas encontrava apoio em foras internacionais, lideradas pela burguesia britnica. A slida base econmica e social escravista garantia ainda os recursos materiais para resistir com xito provvel ameaa recolonizadora de Lisboa. Na disputa contra os conservadores, os radicais cometeram o erro de reduzir a questo luta pela influncia sobre o Prncipe Regente. Era inevitvel que este preferisse os conservadores. Ademais, os conservadores encontraram em Jos Bonifcio de Andrada e Silva um lder bem preparado para dar independncia a forma que convinha s camadas dominantes.

O "Fico" e o "Cumpra-se"
A situao do Brasil permaneceu indefinida durante o ano de 1821. Em 9 de dezembro, chegaram ao Rio de Janeiro os decretos das Cortes que determinavam a abolio da Regncia e o imediato retorno de D. Pedro de Alcntara a Portugal, a obedincia das provncias a Lisboa (e no mais ao Rio de Janeiro), a extino dos tribunais do Rio de Janeiro. O Prncipe Regente comeou a fazer os preparativos para o seu regresso, mas estava instaurada uma enorme inquietao. O partido brasileiro ficou alarmado com a recolonizao e com a possibilidade de uma exploso revolucionria. A nova conjuntura favoreceu a polarizao: de um lado o partido portugus e do outro, o partido brasileiro com os liberais radicais, que passaram a agir pela independncia. Sondado, o Prncipe Regente mostrou-se receptivo. Foram ento enviados emissrios s Provncias de Minas Gerais e de So Paulo para obter a adeso causa emancipacionista, com resultados positivos. A deciso do prncipe de desafiar as Cortes decorreu de um amplo movimento, no qual se destacou Jos Bonifcio. Membro do governo provisrio de So Paulo, escrevera em 24 de dezembro de 1821 uma carta a D. Pedro, na qual criticava a deciso das Cortes de Lisboa e chamava a ateno para o papel reservado ao Prncipe na crise. D. Pedro divulgou a carta, publicada na Gazeta do Rio de Janeiro de 8 de janeiro de 1822 com grande repercusso. Dez dias depois, chegou ao Rio uma comitiva paulista, integrada pelo prprio Jos Bonifcio, para entregar ao Prncipe a representao paulista. No mesmo dia, D. Pedro nomeou Jos Bonifcio ministro do Reino e dos Estrangeiros, cargo de forte significado simblico: pela primeira vez na Histria o cargo era ocupado por um brasileiro. No Rio de Janeiro tambm havia sido elaborada uma representao (com coleta de assinaturas) em que se pedia a permanncia de D. Pedro de Alcntara no Brasil. O documento foi entregue ao Prncipe a 9 de janeiro de 1822 pelo Senado da Cmara do Rio de Janeiro. Em resposta, o Prncipe Regente decidiu desobedecer s ordens das Cortes e permanecer no Brasil, pronunciando a clebre frase "Se para o bem de todos e felicidade geral da Nao, estou pronto. Digam ao povo que fico!". O episdio tornou-se conhecido como "Dia do Fico".

D. Pedro ganhou forte apoio popular com a deciso do "Fico". Para resistir s ameaas de recolonizao foi decretada, em 16 de fevereiro de 1822, a convocao de umConselho de Procuradores Gerais das Provncias do Brasil. Teoricamente, este rgo tinha por finalidade auxiliar o Prncipe mas, na prtica, tratava-se de uma manobra dos conservadores, liderados por Jos Bonifcio, contra os radicais, representados por Joaquim Gonalves Ledo, um funcionrio pblico para quem a preservao da unidade poltico-territorial do Brasil deveria ser feita convocando-se uma Assemblia Constituinte eleita pelo povo. A finalidade do Conselho era, na prtica, a de manter a unidade sob controle do poder central e dos conservadores. Em maio, a ciso entre D. Pedro e as Cortes aprofundou-se: o Regente determinou que qualquer decreto das Cortes s poderia ser executado mediante o "Cumpra-se" assinado por ele, o que equivalia a conferir plena soberania ao Brasil. A medida teve imediato apoio: quando dos festejos pelo aniversrio de Joo VI de Portugal, a 13 de maio, o Senado da Cmara do Rio de Janeiro pediu ao Prncipe Regente que aceitasse para si e para seus descendentes o ttulo de "Defensor Perptuo do Brasil". Neste contexto, houve uma investida militar da Diviso Auxiliadora, unidade de linha do Exrcito Portugus estacionada na cidade do Rio de Janeiro, sob o comando do Tenentegeneral Jorge de Avilez, que acabou sendo expulso do Brasil com as suas tropas, aps ter se confrontado com as tropas da Diviso Militar da Guarda Real de Polcia (embrio da atual Polcia Militar do Estado do Rio de Janeiro), leais a D. Pedro. Os liberais radicais mantinham-se ativos: por iniciativa de Gonalves Ledo, uma representao foi dirigida a D. Pedro para expor a convenincia de se convocar uma Assemblia Constituinte. O Prncipe decretou a convocao em 13 de junho de 1822. A presso popular levaria a convocao adiante, dando continuidade ao processo. Jos Bonifcio resistiu ideia de convocar a Constituinte, mas foi obrigado a aceit-la. Procurou descaracteriz-la, propondo a eleio indireta, que acabou prevalecendo contra a vontade dos liberais radicais, que defendiam a eleio direta. Embora os conservadores tenham obtido o controle da situao e o texto da convocao da Constituinte apresentasse declaraes favorveis permanncia da unio entre Brasil e Portugal, as Cortes de Lisboa insistiam: o Prncipe Regente deveria retornar imediatamente.

A declarao de Independncia
Independncia do Brasil: leo sobre tela por Franois-Ren Moreaux (Museu Imperial de Petrpolis). Foi executado em 1844, a pedido do Senado Imperial. No final de agosto de 1822, D. Pedro deslocou-se provncia de So Paulo para acalmar a situao depois de uma rebelio contra Jos Bonifcio. Apesar de ter servido de instrumento dos interesses da aristocracia rural, qual convinha a soluo monrquica para a independncia, no se deve desprezar os seus prprios interesses. O Prncipe tinha formao absolutista e por isso se opusera Revoluo do Porto, de carter liberal. Da mesma forma, a poltica recolonizadora das Cortes desagradou opinio pblica brasileira. E foi nisso que se baseou a aliana entre D. Pedro e o "partido brasileiro". Assim, embora a independncia do Brasil possa ser vista, objetivamente, como obra da aristocracia rural, preciso considerar que teve incio como compromisso entre o conservadorismo da aristocracia rural e o absolutismo do Prncipe.

Em 7 de Setembro, ao voltar de Santos, parado s margens do riacho Ipiranga, D. Pedro recebeu uma carta com ordens de seu pai para que voltasse para Portugal, se submetendo ao rei e s Cortes. Vieram juntas outras duas cartas, uma de Jos Bonifcio, que aconselhava D. Pedro a romper com Portugal, e a outra da esposa, Maria Leopoldina de ustria, apoiando a deciso do ministro e advertindo: "O pomo est maduro, colhe-o j, seno apodrece". Impelido pelas circunstncias, D. Pedro pronunciou a famosa frase "Independncia ou Morte!", rompendo os laos de unio poltica com Portugal. Culminando o longo processo da emancipao, a 12 de outubro de 1822, o Prncipe foi aclamado Imperador com o ttulo de D. Pedro I, sendo coroado em 1 de dezembrona Capital. A guerra da Independncia Prncipe Pedro (direita) ordena o oficial portugus Jorge Avilez(esquerda) retornar a Portugal aps sua rebelio malsucedida. Jos Bonifcio(em roupas civis) pode ser visto ao lado do prncipe. Consolidado o processo na regio Sudeste do Brasil, a independncia das demais regies da Amrica Portuguesa foi conquistada com relativa rapidez. Contribuiu para isso o apoio diplomtico e financeiro da Gr-Bretanha. Sem um Exrcito e sem uma Marinha de Guerra, tornou-se necessrio recrutar mercenrios e oficiais estrangeiros para comand-los, do mesmo modo que adquirir meios. Desse modo, foi sufocada a resistncia portuguesa na Provncia da Bahia, na do Maranho, na do Piau e na do Par. O processo militar estava concludo j em 1823, restando encaminhar a negociao diplomtica do reconhecimento da independncia com as monarquias europias.

Consequncias
semelhana do processo de independncia de outros pases latino-americanos, o de independncia do Brasil preservou o status quo das elites agroexportadoras, que conservaram e ampliaram os seus privilgios polticos, econmicos e sociais. Ao contrrio do iderio do Iluminismo, e do que desejava, por exemplo, Jos Bonifcio de Andrada e Silva, a escravido foi mantida, assim como os latifndios, a produo de gneros primrios voltada para a exportao e o modelo de governomonrquico. Para ser reconhecido oficialmente, o Brasil negociou com a Gr-Bretanha e aceitou pagar indenizaes de 2 milhes de libras esterlinas a Portugal. A Gr-Bretanha saiu lucrando, tendo incio o endividamento externo do Brasil. Quando D. Joo VI retornou a Lisboa, por ordem das Cortes, levou todo o dinheiro que podia calcula-se que 50 milhes de cruzados, apesar de ter deixado no Brasil a sua prataria e a enorme biblioteca, com obras raras que compem hoje o acervo da Biblioteca Nacional. Em conseqncia da leva deste dinheiro para Portugal, o Banco do Brasil, fundado por D. Joo ainda 1808, veio a falir em 1829.

Consideraes historiogrficas

A data comemorada oficialmente 7 de setembro de 1822, uma vez que nesse dia, s margens do riacho Ipiranga, em So Paulo, o Prncipe Regente D. Pedro, ao receber a correspondncia da Corte, teria proclamado o chamado "grito da Independncia", frente da sua escolta: "Independncia ou Morte!" Outras datas consideradas historiograficamente para a Independncia, embora menos populares so a data da coroao do Imperador (1 de dezembro de 1822) ou mesmo a do reconhecimento da Independncia por Portugal e pela Gr-Bretanha (29 de agosto de 1825). Quando os pesquisadores consultam os jornais de 1822, no encontram nenhuma referncia ao "Grito do Ipiranga". Ento, por que esse episdio foi escolhido, em detrimento de outros, quando se sabe que, quele ano (1822), a data tomada como marco da Independncia foi o 12 de outubro, dia do aniversrio de dom Pedro I e de sua aclamao como imperador? Essas e outras questes foram pesquisadas pela historiadora Maria de Lourdes Viana Lyra, titular do Instituto Histrico e Geogrfico Brasileiro e publicadas em 1995. A concluso desse estudo indica que o "grito" foi uma construo a posteriori e que acabou consolidado no quadro (encomendado) de Pedro Amrico, produto da frtil imaginao do pintor, onde, entre outras incoerncias, mostra D. Pedro cercado pela Guarda Imperial (os hoje chamados de Drages da Independncia), antes dele ser proclamado Imperador.[1].

Das könnte Ihnen auch gefallen