Sie sind auf Seite 1von 22

31 de Julho a 02 de Agosto de 2008

ODONTOLOGIA DO TRABALHO: UMA PERSPECTIVA DE INTEGRAO AOS SISTEMAS DE GESTO DA SADE E SEGURANA NO TRABALHO.
Mrcio Teixeira da Costa (LATEC) marcioteixeiradacosta@hotmail.com

Resumo A Odontologia do Trabalho, recentemente regulamentada pelo Conselho Federal de Odontologia, possui uma arquitetura voltada para o coletivo. Diante disso, procurou-se contextualiz-la, enaltecendo sua relevante importncia no mbito dos proggramas de ateno sade do trabalhador nas organizaes. Buscou-se um referencial terico capaz de justificar a atuao e os benefcios que o dentista do trabalho pode dispensar aos Sistemas de Gesto da Sade e Segurana no Trabalho, quando integrado equipe multidisciplinar dos Servios Especializados em Engenharia de Segurana e Medicina do Trabalho. O objetivo deste artigo demonstrar as possveis contribuies da especialidade no desempenho e qualidade de vida do trabalhador. A metodologia consiste de uma pesquisa exploratria atravs de uma reviso bibliogrfica de natureza qualitativa. So abordados conceitos, relatos histricos e discusses em torno da incluso deste especialista ao rol de profissionais elencados pela NR-4. Mostrou-se que nos espaos laborais os trabalhadores esto sujeitos a determinadas afeces com repercusses nas estruturas da cavidade bucal. Concluiu-se que a integrao defendida pelo autor atende s expectativas propostas em tela, contribuindo na reduo do absentesmo e acidentes de trabalho, o que conduz, inevitavelmente, um ganho de produtividade. Abstract Lately, in Brazil, the Dentistry Federal Council has brought under its control the Labor Dentistry that possesses an architecture directed to the social community. Therefore, the Labor Dentistry is being contextualized and its relevant impoortance is being exalted in the scope of Workers Health Assistance Program at the companies. A theoretical reference was searched in order to justify that the labor dentists performance and benefits can be useful to the Management Systems of Health and Workplace Safety when this person is integrated

IV CONGRESSO NACIONAL DE EXCELNCIA EM GESTO


Niteri, RJ, Brasil, 31 de julho, 01 e 02 de agosto de 2008

Responsabilidade Socioambiental das Organizaes Brasileiras

to the multidisciplinary workgroup of the Expertise Services in Safety Engineering and Labor Medicine. The goal of this paper is to demonstrate some possible contributions of this specialty related to the workers performance and quality life. The methodology is based on an exploratory research built through a qualitative bibliography review. The article stressed some concepts, historical facts as well as discussions that include the labor dentist within the work staff described by 4 Regulation Rule. It has been pointed out by the author that the workers are exposed to specific illnesses, provoking bad consequences in different oral structures. It was concluded that the integration defended by the author fulfils the requirements proposed in this case, contributing for the reduction of dental absenteeism rate and work-related injuries, what implicates an inevitable rise in production.

Palavras-chaves: Odontologia do Trabalho; Sade do Trabalhador; Doenas Ocupacionais.

IV CNEG

IV CONGRESSO NACIONAL DE EXCELNCIA EM GESTO


Niteri, RJ, Brasil, 31 de julho, 01 e 02 de agosto de 2008

Responsabilidade Socioambiental das Organizaes Brasileiras

1. INTRODUO
A sade e a segurana dos colaboradores vm preocupando cada vez mais as empresas no mundo todo. No Brasil, o crescimento do passivo trabalhista ameaa a sade financeira das empresas. As normas de certificaes, quais sejam nacionais ou internacionais, vieram de encontro necessidade das empresas demonstrarem seu compromisso com a reduo dos riscos ambientais e com a melhoria contnua de seu desempenho em sade ocupacional e segurana de seus colaboradores. Elas permitem analisar e avaliar, criticamente, cada Sistema de Gesto da Sade e Segurana no Trabalho a identificar oportunidades de correes e implementar as aes necessrias. As questes de sade so de interesse de todos os setores da sociedade. Padres de produo no seguros, o desenvolvimento de novas tecnologias industriais, o estilo de vida moderno, todos tiveram seus impactos na sade pblica. As organizaes devem refletir como suas atividades, produtos e servios refletem na sade da populao. Em face da recente criao da Odontologia do Trabalho durante a II Assemblia Nacional de Especialidades Odontolgicas - II ANEO, em setembro de 2001, na cidade de Manaus, cuja regulamentao est apoiada pelas Resolues de nmeros 22/2001 e 25/2002 do Conselho Federal de Odontologia (CFO), vislumbra-se uma nova realidade, um desafio a ser trilhado com vistas a sedimentar os horizontes de atuao desta nova especialidade odontolgica, sua capacidade de agregar conhecimentos em benefcio da sade bucal, da segurana e do bem-estar do trabalhador, alm de possibilitar a oportunidade de estimular uma conscientizao maior da relevncia e do envolvimento da Odontologia do Trabalho para um Sistema de Gesto da Sade e Segurana no Trabalho. Para Peres (2003), a Odontologia na ltima dcada apresentou mudanas expressivas devido a um conjunto de fatores que devem ser dissecados e analisados profundamente, pois culminaram em um momento de transformao, que pode significar um ponto de inflexo importante em relao a sua prtica tradicional e ao desenvolvimento de novas interaes. Atualmente, verifica-se uma maior preocupao sobre as questes que permeiam a conjuntura do mercado de trabalho, desencadeando debates na busca por solues. A dimenso dos desdobramentos requer uma profunda reflexo dos profissionais sobre a prtica da Odontologia.

IV CNEG

IV CONGRESSO NACIONAL DE EXCELNCIA EM GESTO


Niteri, RJ, Brasil, 31 de julho, 01 e 02 de agosto de 2008

Responsabilidade Socioambiental das Organizaes Brasileiras

Apesar dos avanos tecnolgicos e cientficos na rea odontolgica e do aumento de investimentos destinados sade bucal nos ltimos anos, ainda persiste um elevado ndice de crie, periodontopatias e outras afeces que acometem a boca. O nico caminho para se evitar e at mesmo controlar esse quadro a efetiva e sistematizada preveno. A sade bucal o nosso objetivo. Ela determinada pelo conjunto de prticas que tm por finalidade promover e recuperar a higidez dos tecidos e estruturas da cavidade oral ou a ela relacionada. A assistncia sade deixou de ser apenas uma atividade de mbito social e humanitrio, mas tambm de nfase econmica, devido ao acentuado desenvolvimento do setor e s tendncias globais dos avanos tecnolgicos, sistemas de gesto e o aumento do custo dos cuidados com a sade. A natureza do meio ou do ambiente de trabalho pode dar origem a problemas, como os provenientes de substncias txicas com manifestaes bucais, o aspecto cumulativo da crie dental, suas conseqncias e repercusses na capacidade de trabalho, as jornadas alongadas, aspectos sociais e culturais so fatores que devem ser considerados. A realizao do presente trabalho faz-se oportuna diante do momento de transio vivido pela Odontologia do Trabalho no atual contexto da Gesto da Sade e Segurana no Trabalho e a necessidade das empresas brasileiras se ajustarem crescente demanda social por acesso a melhores condies de sade, valorizando e motivando seus recursos humanos, que representam o patrimnio mais valioso a ser enfatizado no desempenho de uma gesto. A especialidade estuda as relaes entre as implicaes dos espaos laborais sobre a sade do sistema estomatogntico. Algumas empresas brasileiras ainda se comportam muito reticentes em entender a importncia estratgica da especialidade para a sade dos funcionrios e do negcio. H casos, inclusive, de empresas que recusam atestados odontolgicos apresentados por funcionrios para justificar um atraso ou falta ao trabalho. A m condio de sade bucal pode provocar absentesmo ou queda de produtividade em uma empresa. O trabalhador que sofre com uma dor de dente, por exemplo, no s perde a concentrao, facilitando a ocorrncia de acidentes e erros tcnicos, como tambm altera seu humor e comportamento, prejudicando o relacionamento inter-pessoal. No grupo de doenas do sistema digestivo relacionadas ao trabalho, h uma ntida interface com a odontologia ocupacional, uma vez que vrias doenas se manifestam na boca, exigindo que os profissionais estejam preparados para identific-las e estabelecer condutas adequadas para assistncia e preveno.

IV CNEG

IV CONGRESSO NACIONAL DE EXCELNCIA EM GESTO


Niteri, RJ, Brasil, 31 de julho, 01 e 02 de agosto de 2008

Responsabilidade Socioambiental das Organizaes Brasileiras

H necessidade das entidades representativas competentes continuarem dando nfase ao esforo que vem desenvolvendo para a construo de bases legais que permitam a atuao do cirurgio-dentista do trabalho na equipe dos Servios Especializados em Engenharia de Segurana e Medicina do Trabalho (SESMT), em todos os locais que admitem trabalhadores como empregados (empregadores, empresas e instituies), no Programa de Controle Mdico de Sade Ocupacional (PCMSO). Na viso contempornea, a sade ocupacional deve ser enfrentada com a participao de profissionais de diversas formaes de conhecimento, aplicando no ambiente de trabalho, seus melhores recursos na proteo do trabalhador, mas tambm propiciando todos os meios favorveis para se alcanar o bem-estar fsico, mental e social. Atualmente, governos, empregadores e trabalhadores reconhecem, timidamente, as repercusses positivas que tm a introduo de Sistemas de Gesto da Sade e Segurana no Trabalho (SGSST) nas organizaes, tanto para a reduo de riscos ocupacionais como para o incremento da produtividade. Neste cenrio, a Odontologia do Trabalho em comunho com as demais entidades integrantes do Sistema, vem propor sua incluso e participao no Sistema de Gesto da Sade e Segurana no Trabalho das organizaes, no intuito de reforar a mitigao dos riscos ocupacionais e acidentes de trabalho e, ento favorecer a manuteno da sade bucal e a qualidade de vida dos colaboradores, bem como garantir a ascenso do processo produtivo.

2. CONTEXTUALIZAO DO TEMA
O atual perfil da odontologia preocupa-se com a preveno trazendo uma concepo de sade bucal no somente de dentes preservados, mas sim de qualidade de vida. Desta forma, a ateno sade bucal deve ser direcionada a todas as faixas etrias e populaes especficas (CUNHA, 2005). Quando se discute as incapacidades que atingem os trabalhadores no podemos excluir as doenas bucais, pois estas no se desvinculam das condies gerais de sade do corpo. Portanto, qualquer problema de origem bucal pode provocar desconforto fsico, emocional, prejuzos considerveis sade em geral, alm de diminuir a produtividade de um empregado dentro de sua funo.

IV CNEG

IV CONGRESSO NACIONAL DE EXCELNCIA EM GESTO


Niteri, RJ, Brasil, 31 de julho, 01 e 02 de agosto de 2008

Responsabilidade Socioambiental das Organizaes Brasileiras

A Odontologia do Trabalho ganha destaque com o intuito de estudar, compreender e solucionar os diferentes problemas bucais que atingem os trabalhadores. As doenas bucais no se distanciam das condies sistmicas e no podem ser deixadas de lado quando se discutem as incapacidades que atingem os trabalhadores. A preveno e a orientao ao assistencial determinam o binmio indivisvel para que a sade plena seja alcanada. Com o advento de diversas normas e orientaes internacionais, que tem como foco incrementar a integrao do gerenciamento de sade, segurana e meio ambiente dentro de um sistema global de gerncia, surgem as recomendaes para o direcionamento da gesto dos SESMT de maneira integrada com a administrao dos outros aspectos de desempenho das empresas como um todo. O crescimento real da Odontologia do Trabalho no pas est diretamente ligado a uma legislao que obrigue as empresas a adotarem o servio odontolgico ocupacional, assim como existe hoje com a Medicina do Trabalho. Por conta disso, foi encaminhado o Projeto de Lei (PL) n 3.520, de 11 de maio de 2004, Cmara dos Deputados, alterando os artigos 162, Seo III, e o 168, Seo V; do Captulo V do Ttulo II da Consolidao das Leis do Trabalho (CLT), relativo Segurana e Medicina do Trabalho e d outras providncias. O PL, cuja autoria do Deputado Federal Vanderlei Assis de Souza (PP/SP), obriga as empresas a manterem servio de assistncia odontolgica aos empregados, alm de inserir o especialista em odontologia do trabalho no quadro de profissionais do SESMT. Entretanto, como o parlamentar no foi reeleito nas eleies de 2004, o projeto foi arquivado, mas a proposta foi reapresentada em 2007 pelo Deputado Flaviano Melo (PMDB/AC), atravs do PL n 422/2007, que se encontra em trmite no Congresso Nacional. O projeto tramita em carter conclusivo e ser analisado pelas comisses de Desenvolvimento Econmico, Indstria e Comrcio; de Seguridade Social e Famlia; de Trabalho, de Administrao e Servio Pblico; e de Constituio e Justia e de Cidadania. Destarte, urge-se que o Ministrio do Trabalho execute uma ampla reviso da Norma Regulamentadora 4 (NR-4), visando incluso do profissional especializado em Odontologia do Trabalho ao rol de profissionais que integram a equipe multidisciplinar do SESMT e, por extenso aos Sistemas de Gesto da Sade e Segurana no Trabalho das organizaes. De uma forma mais abrangente, v-se a integrao da Odontologia do Trabalho aos Sistemas de Gesto da Sade e Segurana no Trabalho um favorecimento ao pas, com a

IV CNEG

IV CONGRESSO NACIONAL DE EXCELNCIA EM GESTO


Niteri, RJ, Brasil, 31 de julho, 01 e 02 de agosto de 2008

Responsabilidade Socioambiental das Organizaes Brasileiras

diminuio da demanda e da procura pelos servios odontolgicos das unidades bsicas de sade, o que permite que outras categorias da populao sejam melhores assistidas. A diminuio dos ndices de absentesmo, de acidentes de trabalho e de doenas profissionais, colaborar para um aumento de produo nacional e aumento da oferta de produto industrializado.

3. FORMULAO DO PROBLEMA DA PESQUISA


A sade, segurana e meio ambiente devem ser tratados de forma integrada pelas organizaes, concomitante com a qualidade, agregando benefcios e vantagens gesto sobre estas reas. A sade oral est intimamente ligada com o bem-estar geral de cada um de ns, sendo um fator que contribui para manter ou restabelecer as condies fsicas , emocionais e sociais necessrias ao aumento das nossas capacidades individuais, melhorando a nossa qualidade de vida. No se pode falar em ateno integral sade dos trabalhadores sem inserir as aes de sade bucal, que devem ser conduzidas to somente por cirurgies dentistas devidamente capacitados e preparados para isso. Por outro lado, existe uma grande resistncia por parte das organizaes, na compreenso de que qualquer recurso aplicado na manuteno da sade dos trabalhadores representa um bom investimento, quando se pensa em alcanar competitividade, manter a sustentabilidade e aumentar a produo. A adequao dos servios de sade ao quadro epidemiolgico predominante e aos problemas mais tpicos de cada sociedade continua se constituindo em um dos principais desafios a serem vencidos pelo mundo contemporneo. A crescente participao do cirurgio-dentista do trabalho nos programas pblicos nos coloca frente ao desafio de ampliar os horizontes da sua formao, criando condies para a aquisio das habilidades e competncias que possam capacit-lo a atuar nos cenrios e oportunidades que se apresentam, a partir dos novos modelos de organizao do trabalho em sade. A integrao dos cuidados de sade bucal na ateno primria visa potencializar o enfrentamento das necessidades de sade. Vrias doenas importantes no quadro nosolgico brasileiro tm suas melhores possibilidades de deteco precoce na cavidade bucal. Alm

IV CNEG

IV CONGRESSO NACIONAL DE EXCELNCIA EM GESTO


Niteri, RJ, Brasil, 31 de julho, 01 e 02 de agosto de 2008

Responsabilidade Socioambiental das Organizaes Brasileiras

disso, a carga de doena relacionada s doenas bucais inclui condies como crie dentria, perda dental, problemas periodontais, cncer bucal, doenas bucais ligadas ao HIV/AIDS e trauma, todos com impacto negativo na qualidade de vida. A anlise destes pressupostos permitir algumas concluses a respeito dos fatores facilitadores e dificultadores, alertando que a cultura, o aprendizado organizacional e a resistncia mudana so os principais entraves observados e que impactam o processo de melhoria contnua na gesto em segurana do trabalho. Espera-se uma contribuio positiva ao Sistema de Gesto da Sade e Segurana no Trabalho, de modo que a estratgia de implantao da Odontologia do Trabalho seja encarada como um referencial de gesto indispensvel aos interesses dos stakeholders (partes interessadas).

4. PROPOSIO
O objetivo maior deste trabalho enfatizar as possveis contribuies da Odontologia do Trabalho no desempenho e qualidade de vida do trabalhador, verificando se seus pressupostos justificam sua integrao aos Sistemas de Gesto da Sade e Segurana no Trabalho no mbito das organizaes.

5. METODOLOGIA

O presente artigo elaborado em consonncia com o seu escopo e o grau de conhecimento acerca do tema, propiciou a classificao da pesquisa em uma reviso bibliogrfica exploratria, de natureza qualitativa. A pesquisa alm de satisfazer s proposies apresentadas, tem a finalidade de estabelecer uma conexo entre o saber terico da odontologia ocupacional que vem sendo construdo ao longo de dcadas, e a sua aplicabilidade prtica, seja por intermdio do reconhecimento da especialidade, como a sua incluso no Sistema de Gesto da Sade e Segurana no Trabalho (SGSST), a partir da aprovao do PL n 422/2007. O delineamento do artigo consistiu de um referencial terico qualitativo por meio da pesquisa de coleta de dados e informaes disponveis na literatura, no requerendo, portanto, o uso de mtodos e tcnicas quantitativos.

IV CNEG

IV CONGRESSO NACIONAL DE EXCELNCIA EM GESTO


Niteri, RJ, Brasil, 31 de julho, 01 e 02 de agosto de 2008

Responsabilidade Socioambiental das Organizaes Brasileiras

Considerando os objetivos destacados e o tratamento dos pressupostos apresentados, houve a inteno de provocar uma anlise crtica, sensibilizando todos os profissionais envolvidos, as entidades de classe e os rgos governamentais sobre a necessidade de corrigir distores, avanar, garantir os direitos e consolidar o pleno exerccio da Odontologia do Trabalho, assegurando o acesso universal e igualitrio s aes e aos servios odontolgicos para a promoo, proteo e recuperao da sade bucal do trabalhador.

6. A SADE BUCAL DOS TRABALHADORES


O conceito de sade bucal passou por algumas alteraes no decorrer do tempo que dividiu e norteou a prpria prtica odontolgica. Do incio do sculo at a dcada de 60, a odontologia se encontrava em um estgio radical, onde o objetivo era o alvio das dores por meio das extraes. Na dcada de 70, a odontologia curativa se destacou, neste perodo, ter sade bucal era ter o dente restaurado. Atualmente, atentando para os aspectos biolgicos das doenas bucais, motiva-se o indivduo para que cuide de sua boca, investindo na preveno. As concepes de sade bucal se modificaram, mas certo que a qualidade de vida no existe quando a sade bucal est comprometida (NARVAI, 1994; FERREIRA, 1997; MENDONA, 2001). Muitos estudos tm sido conduzidos enfocando a sade bucal de trabalhadores e aspectos nocivos de sua atividade laboral. A importncia do cirurgio-dentista na equipe de sade do trabalhador foi destacada desde 1972 por Nogueira, que descreveu diversos quadros patolgicos bucais decorrentes de doenas profissionais ocasionados por agentes mecnicos, fsicos, qumicos e biolgicos. Em estudo sobre a perda de estrutura dentria causada por cidos sem envolvimento de bactrias, num grupo de 68 trabalhadores de fbrica de baterias na Jordnia, Amin; AlOmoush; Hattab (2001) verificaram que indivduos expostos a gases cidos no ambiente de trabalho apresentaram eroso dentria e piores condies de sade bucal. Apontando, desta forma, a necessidade de medidas educativas e preventivas juntamente com um eficiente programa de inspeo e monitoramento do ambiente de trabalho, alm da instalao de servios de ateno mdica e odontolgica. Vianna; Santana (2001) estudaram a exposio ocupacional a nvoas cidas e alteraes bucais. Encontraram associao positiva entre a nvoa cida e eroso dentria, com

IV CNEG

IV CONGRESSO NACIONAL DE EXCELNCIA EM GESTO


Niteri, RJ, Brasil, 31 de julho, 01 e 02 de agosto de 2008

Responsabilidade Socioambiental das Organizaes Brasileiras

relao doena periodontal e leses na mucosa bucal, os estudos foram mais recentes e apresentavam-se controversos. A sade bucal foi ressaltada como fator importante e deveria ser englobada em programas de sade do trabalhador. Arajo; Jnior (1999) apontaram que a sade bucal do trabalhador foi destacada como um novo campo de atuao profissional para o cirurgio-dentista. Os autores relataram que este novo campo deveria abordar a epidemiologia e patologia das doenas ocupacionais, buscando prevenir os efeitos nocivos das condies de trabalho e suas influncias sobre a sade. As condies de trabalho interferem na qualidade de sade bucal dos trabalhadores e alteraes na mucosa permitem, muitas vezes, um diagnstico precoce de envolvimento sistmico. Com o mesmo enfoque, Silva; Barreto Junior; Santana tambm, em 2003, descreveram que o novo padro mundial de produo e comrcio tem produzido mudanas no mundo do trabalho, nos determinantes da sade-doena e na organizao das prticas de sade e de segurana no trabalho. Os agravos sade dos trabalhadores englobam, alm dos acidentes de trabalho, as doenas profissionais, que apresentam relao ntida com o trabalho, e as doenas relacionadas ao trabalho, diferentemente da primeira citada aqui, o trabalho assumido como co-fator na etiologia da doena.

7. A ODONTOLOGIA DO TRABALHO
A Odontologia do Trabalho, parte da ateno sade do trabalhador, trata de promover, preservar e recuperar a sade bucal do trabalhador, conseqente dos agravos, afeces ou doenas advindas do exerccio profissional e que tem manifestaes bucais, devendo ter sua ao voltada preveno de todos os agravos laborais, ou seja, objetiva a preveno das doenas decorrentes da atuao profissional e dos acidentes de trabalho. Segundo Mazzilli (2003), o Conselho Federal de Odontologia (CFO), a partir de 1999, demonstrou firme propsito de inserir a odontologia no Programa de Controle Mdico em Sade Ocupacional da Secretaria de Segurana e Sade do Trabalho (SSST) do Ministrio do Trabalho. A Odontologia do Trabalho est regulamentada com base na resoluo do CFO no 22/2001, Art. 30, de 27 de dezembro de 2001 e na resoluo do CFO no 25/2002, Art. 3, de

IV CNEG

10

IV CONGRESSO NACIONAL DE EXCELNCIA EM GESTO


Niteri, RJ, Brasil, 31 de julho, 01 e 02 de agosto de 2008

Responsabilidade Socioambiental das Organizaes Brasileiras

16 de maio de 2002. Foi oficializada no Dirio Oficial da Unio, seo I, de 28 de maio de 2002, no101, pginas 148 a 149. O reconhecimento da especialidade atendeu pelo menos a dois aspectos de suma importncia: a relevncia social e a relevncia profissional. A primeira diz respeito proteo da sade ocupacional odontolgica do trabalhador, segurana, higiene e biossegurana do trabalhador, j a segunda, visando aprimorar a formao do profissional, bem como a formao especializada e a integrao do profissional da odontologia nas equipes de sade ocupacional (TAUCHEN, 2006). A Resoluo do CFO no 22/2001, Art. 30, da seo X, do Ttulo I, assim define a especialidade (CONSELHO FEDERAL DE ODONTOLOGIA, 2001):
Art. 30. Odontologia do Trabalho a especialidade que tem como objetivo a busca permanente da compatibilidade entre a atividade laboral e a preservao da sade bucal do trabalhador.

A Resoluo do CFO no 25/2002, Art. 3, define as seguintes reas de competncia da especialidade (CONSELHO FEDERAL DE ODONTOLOGIA, 2002):
Art. 3. As reas de competncia para atuao do especialista em Odontologia do Trabalho incluem: a) identificao, avaliao e vigilncia dos fatores ambientais que possam constituir risco sade bucal no local de trabalho, em qualquer das fases do processo de produo; b) assessoramento tcnico e ateno em matria de sade, de segurana, de ergonomia e de higiene no trabalho, assim como em matria de equipamentos de proteo individual, entendendo-se inserido na equipe interdisciplinar de sade do trabalho operante; c) planejamento e implantao de campanhas e programas de durao permanente para educao dos trabalhadores quanto a acidentes de trabalho, doenas ocupacionais e educao em sade; d) organizar estatstica de morbidade e mortalidade com causa bucal e investigar suas possveis relaes com as atividades laborais; e, e) realizao de exames odontolgicos para fins trabalhistas.

A regulamentao da Odontologia do Trabalho direciona a profisso para a rea de sade ocupacional, reparando a distoro secular do papel dos cirurgies-dentistas como responsveis pelas polticas de preveno e controle de agentes nocivos sade dos trabalhadores. Por no apresentar uma percepo tcita, como ocorre em outras reas do conhecimento, talvez por isso a especialidade no tenha sido reconhecida anteriormente.

IV CNEG

11

IV CONGRESSO NACIONAL DE EXCELNCIA EM GESTO


Niteri, RJ, Brasil, 31 de julho, 01 e 02 de agosto de 2008

Responsabilidade Socioambiental das Organizaes Brasileiras

7.1 . MANIFESTAES BUCAIS DE DOENAS OCUPACIONAIS


Em que pese ser condio fundamental para a vida e a base para o desenvolvimento social, o trabalho sempre representou um risco para a sade. Ao longo da histria constata-se a diminuio da capacidade produtiva causada por acidente ou por aparecimento de doena ligada atividade realizada (BENSOUSSAN, 1988). A boca a porta de entrada do sistema digestivo e, de forma auxiliar, participa ainda da respirao. Em virtude da localizao e das funes que exerce, uma zona de absoro e excreo das substncias que penetram no corpo. A Odontologia do Trabalho tem um grande campo de ao dentro da Gesto da Sade e Segurana no Trabalho, sendo capaz de evidenciar sinais e sintomas precoces de doenas profissionais e de doenas do trabalho, contribuindo, assim, para a melhoria da qualidade de sade e de vida dos trabalhadores e, conseqentemente, reduzindo a taxa de absentesmo por causa odontolgica e aumentando a produtividade das organizaes. Assim, o dentista do trabalho revela-se como profissional de extremo valor por ser o principal conhecedor das manifestaes bucais das doenas ocupacionais localizadas e sistmicas. Entende-se por doena profissional toda aquela doena produzida ou desencadeada pelo exerccio do trabalho, peculiar determinada atividade; e por doena do trabalho toda aquela doena adquirida ou desencadeada em funo de condies especiais em que o trabalho realizado, desde que com ele se relacione diretamente (MAZZILLI, 2003). Classicamente, segundo o Manual de Procedimentos para os Servios de Sade, os fatores de risco para a sade e segurana dos trabalhadores, presentes ou relacionados ao trabalho, podem ser classificados em cinco grandes grupos (BRASIL, 2001): Agentes mecnicos: so relacionados com a proteo das mquinas, arranjo fsico, ordem e limpeza do ambiente de trabalho, sinalizao, rotulagem de produtos e outros que podem levar a acidentes de trabalho; Agentes qumicos: agentes e substncias qumicas, sob a forma lquida, gasosa ou de partculas e poeiras minerais e vegetais comuns nos processos do trabalho; Agentes biolgicos: vrus, bactrias, parasitas, principalmente se associados ao trabalho em hospitais, laboratrios e na agricultura e pecuria;

IV CNEG

12

IV CONGRESSO NACIONAL DE EXCELNCIA EM GESTO


Niteri, RJ, Brasil, 31 de julho, 01 e 02 de agosto de 2008

Responsabilidade Socioambiental das Organizaes Brasileiras

Agentes fsicos: rudo, vibrao, variao abrupta de temperatura, radiaes ionizantes e no ionizantes, presso atmosfrica anormalmente elevada ou diminuda, entre outros; Ergonmicos e psicossociais: decorrem da organizao e gesto do trabalho, como por exemplo, da utilizao de equipamentos, mquinas e mobilirio inadequados, levando a posturas e posies incorretas; locais adaptados com ms condies de iluminao, ventilao e de conforto para os trabalhadores; trabalhos em turnos e noturno; monotonia ou ritmo de trabalho excessivo; exigncias de produtividade; relaes de trabalho autoritrias; falha no treinamento e superviso dos trabalhadores; entre outros. Didaticamente, BURKET (1952, apud NOGUEIRA, 1972) classificou as doenas ocupacionais da cavidade bucal e estruturas adjacentes em dois grupos: doenas devidas s aes diretas do agente causal sobre as estruturas da boca; doenas bucais surgidas a partir de uma doena sistmica. As manifestaes bucais das doenas ocupacionais, conforme a ocupao principal, podem ser resumidas no quadro a seguir: OCUPAO Trabalhadores qumicos, laminadores, refinadores de metais, fundidores de chumbo Bronzeadores, trabalhadores em fotografias, explosivos, baterias, termmetros, espelhos, detonadores, pintores Trabalhadores com bismuto Trabalhadores em criolita, cido fluordrico, fundidores de alumnio Fundidores, laminadores, ferreiros, trabalhadores em metais Trabalhadores em ao, produtos fotogrficos, anilinas, borracha cromagem Estampadores, tipgrafos, trabalhadores em baterias, em tintas, em artigos de borracha Trabalhadores em inseticidas, fertilizantes, explosivos Trabalhadores em lavanderias, tinturaria, refrigerao, filmes fotogrficos, acetileno AGENTES Arsnico MANIFESTAO osteonecrose e osteomielite

mercrio e seus compostos

gengivites, estomatites, osteiomielites, ptialismo

gengivites, estomatites, pigmentao na gengiva flor e seus compostos osteomielite, descalcificao e abraso dentria cobre, cromo, manchas de esmalte, pigmentao da ferro, nquel mucosa bucal, estomatite Cromo manchas de esmalte,necrose ssea, ulceraes da mucosa bucal chumbo manchas na mucosa, gengivites, estomatite Fsforo gases (NH3, BrCl2) gengivite, estomatite, osteomielite Estomatites

bismuto

IV CNEG

13

IV CONGRESSO NACIONAL DE EXCELNCIA EM GESTO


Niteri, RJ, Brasil, 31 de julho, 01 e 02 de agosto de 2008

Responsabilidade Socioambiental das Organizaes Brasileiras

Trabalhadores em banhos de cidos, refinarias petrolferas, explosivos, galvanizadores, algodo, plvora Bronzeadores, pedreiros, marmoristas, mineiros, polidores Trabalhadores com alcatro Trabalhadores com explosivos Aviadores e mergulhadores Padeiros e doceiros Carpinteiros Tcnicos em radium, pintores de mostradores de relgio Trabalhadores com calor excessivo Trabalhadores com baixa umidade

vapores cidos (HCl, HF) hemorragia, estomatite, descalcificao dentria p abrasivo alcatro benzeno variao de presso farinha, acar Pregos Radium Calor baixa umidade abraso dentria, pigmentao, gengivite Carcinoma hemorragia gengival Hemorragia periodontite, clculo, crie abraso dentria localizada gengivite, periodontite anestesia, parestesia queilite, fissura

Quadro 1 - Manifestaes bucais de doenas ocupacionais conforme a ocupao principal. Fonte: GUIMARES; ROCHA (1979)

7.2. ABSENTESMO POR CAUSA ODONTOLGICA


O absentesmo odontolgico pode ser entendido como a ausncia do empregado ao trabalho, motivada pela m condio de sade oral, em sua pessoa ou em qualquer de seus dependentes, quando se tratar de acompanhamento. Caracteriza-se pela perda temporria da possibilidade ou da capacidade de trabalho e determina a ausncia fsica, parcial ou completa, do trabalhador em sua regular jornada laboral (corpo ausente) ou, ainda, sua presena insatisfatria ou precria no trabalho (ausncia de corpo presente) (MAZZILLI, 2003). Embora o ndice de absentesmo odontolgico seja inferior ao absentesmo por razes mdicas, so motivos de interesse crescente, visto o atual contexto econmico de competitividade, fazendo com que as empresas procurem meios para diminuir sua ocorrncia, aumentando sua rentabilidade. O absentesmo um dos indicadores que mais se relacionam com a perda de produtividade nos setores produtivos nacionais, tornando-se motivo de interesse crescente, visto o atual contexto econmico de competitividade global, fazendo com que as empresas procurem meios para diminuir sua ocorrncia, aumentando sua rentabilidade e com isto crescendo de forma sustentada.

IV CNEG

14

IV CONGRESSO NACIONAL DE EXCELNCIA EM GESTO


Niteri, RJ, Brasil, 31 de julho, 01 e 02 de agosto de 2008

Responsabilidade Socioambiental das Organizaes Brasileiras

Desde o incio da era da globalizao muita coisa mudou na vida das pessoas e das organizaes, que passaram a encarar seus funcionrios como o ativo mais importante, procurando maneiras de mant-los felizes e produtivos. Assim, a educao em sade e a aplicao de metodologia preventiva e curativa devem ser os pilares de programas de preveno da crie dental e da doena periodontal a serem oferecidos aos trabalhadores e seus familiares. O estudo do absentesmo odontolgico no Brasil extremamente dificultoso, pois no existe material documental suficiente, nem dados estatsticos representativos nos mbitos municipal, estadual e federal capazes de traar um perfil de dias perdidos no trabalho e seu impacto tanto econmico quanto no grau de satisfao do trabalhador (LIMA, 2008). O absentesmo doena com incapacitao, oriunda de problemas odontolgicos, pequeno quando comparado com o total do absentesmo. Esta constatao deve-se ao fato de que os relatos de incapacitaes oriundas de problemas odontolgicos serem restritos s infeces dentrias e gengivais localizadas, ficando em segundo plano os efeitos sistmicos causados por tais infeces, geradoras de estados de morbidade, dos quais resulta baixa concentrao do empregado durante a execuo de suas tarefas, aumentando assim os riscos de acidentes durante a jornada de trabalho. Na viso de Silva (2005), os servios odontolgicos administrados por especialistas em odontologia do trabalho competentes tm como finalidade informar aos empregados da necessidade de se conservar uma boa sade oral, por conseguinte, resulta na reduo de ausncias ao trabalho, aumenta a produtividade e melhora a qualidade dos produtos oferecidos.

8. SISTEMA DE GESTO

8.1. ASPECTOS CONCEITUAIS


As constantes transformaes ocorridas atreladas ao contexto social, econmico, poltico e tecnolgico no mundo exigem das organizaes a adoo permanente de novas estratgias empresariais, configurando que os modelos de gesto tradicionais no so suficientes para responder aos novos desafios surgidos, devendo ser reavaliados.

IV CNEG

15

IV CONGRESSO NACIONAL DE EXCELNCIA EM GESTO


Niteri, RJ, Brasil, 31 de julho, 01 e 02 de agosto de 2008

Responsabilidade Socioambiental das Organizaes Brasileiras

Segundo Picchi (1993), para atender s necessidades dos clientes internos e externos, deve-se ter no s um bom produto, antes, este deve ser produzido em um bom ambiente de trabalho, possibilitar o crescimento do ser humano, respeitar a legislao e o meio ambiente, possibilitando desta forma o progresso social. Tal afirmao demanda a reavaliao dos modelos de gesto, ou seja, as empresas que avaliam o seu desempenho, exclusivamente, com base nos seus resultados financeiros encontram-se fora do atual paradigma. Os novos modelos de gesto no devem ter como objetivo apenas atender s exigncias legais, mas, a partir delas, instituir uma cultura de preveno de acidentes de trabalho que garanta a segurana e a integridade dos trabalhadores, podendo desencadear, como conseqncia, o aumento da produtividade e a melhoria da qualidade dos servios. Nesse sentido, os Sistemas de Gesto da Sade e Segurana no Trabalho (SGSST) ganham importncia, pois constituem ferramentas gerenciais que auxiliam as organizaes na reavaliao dos seus modelos de gesto da sade e segurana no trabalho e na criao de novos modelos condizentes com o atual paradigma, e que apresentam caractersticas sistmicas, trazendo a melhoria contnua do nvel de desempenho em segurana e sade no trabalho por meio da reduo dos impactos negativos do trabalho sobre os funcionrios. Um SGSST permitir controlar os riscos sade e segurana ocupacional, bem como melhorar o desempenho do negcio, fazendo dele um lugar seguro para os empregados atuais e um lugar atraente para os futuros. Assegura tambm de que se est cumprindo a lei. Distanciar-se dos processos habituais e observ-los com distanciamento proporciona uma perspectiva geral que tornar os programas de sade e segurana ocupacional mais fceis de gerenciar, avaliar e melhorar. a primeira etapa na jornada para o aperfeioamento contnuo da empresa. Oliveira (2002) entende que sistema um conjunto de partes inter-agentes e interdependentes que, conjuntamente, forma um todo unitrio com determinado objetivo e efetuam determinada funo. Este autor indica a possibilidade de se aplicar o conceito de sistema quando se considera a empresa inteira, como no caso da estrutura organizacional, ou quando se trata de um procedimento especfico como a gesto do SESMT (Servio Especializado em Engenharia de Segurana e Medicina do Trabalho). O termo gesto, com base na NBR ISO 9001:2000 (NBR ISO 9001:2000, 2008), pode ser entendido como atividades coordenadas para dirigir e controlar uma organizao.

IV CNEG

16

IV CONGRESSO NACIONAL DE EXCELNCIA EM GESTO


Niteri, RJ, Brasil, 31 de julho, 01 e 02 de agosto de 2008

Responsabilidade Socioambiental das Organizaes Brasileiras

Porm, deve-se destacar que o termo gesto abrange no s a atuao sobre as pessoas, mas tambm a atuao sobre as mquinas e sobre o ambiente. Desta forma, os sistemas de gesto podem ser entendidos como um conjunto de elementos dinamicamente relacionados, que interagem entre si para funcionar como um todo, tendo como funo dirigir e controlar uma organizao com um propsito determinado. Cardella (1999) define que sistema de gesto um conjunto de instrumentos interrelacionados, inter-atuantes e interdependentes, que a organizao utiliza para planejar, operar e controlar suas atividades para atingir objetivos. Dentro desta mesma linha de raciocnio, a norma BS 8800 (BRITISH STANDARD, 1996) conceitua sistema de gesto como um conjunto, em qualquer nvel de complexidade, de pessoas, recursos, polticas e procedimentos; componentes esses que interagem de um modo organizado para assegurar que uma tarefa realizada, ou para alcanar ou manter um resultado especfico. Assim, pode-se afirmar que o termo Sistema de Gesto da Sade e Segurana no Trabalho apenas acrescenta o propsito ao sistema de gesto, no caso, a sade e segurana no trabalho. Esta definio vlida para os demais sistemas de gesto, como os da qualidade e ambiental, apenas com propsitos diferenciados. Barreiros (2002) cita que o Sistema de Gesto da Sade e Segurana no Trabalho (SGSST) um conjunto de iniciativas que engloba polticas, programas, procedimentos e processos integrados ao negcio da organizao para auxili-la a estar em conformidade com as exigncias legais e demais partes interessadas no que diz respeito Sade e Segurana no Trabalho (SST) e, ao mesmo tempo, dar coerncia a sua prpria concepo filosfica e cultural para conduzir suas atividades com tica e responsabilidade social.

8.2. OBJETIVOS DO SISTEMA DE GESTO


Analisando-se sob o aspecto empresarial, os objetivos de um sistema de gesto so o de aumentar constantemente o valor percebido pelo cliente nos produtos ou servios oferecidos, o sucesso no segmento de mercado, a satisfao dos funcionrios com a organizao e da prpria sociedade com a contribuio social da empresa e o respeito ao meio ambiente (VITERBO JR, 1998).

IV CNEG

17

IV CONGRESSO NACIONAL DE EXCELNCIA EM GESTO


Niteri, RJ, Brasil, 31 de julho, 01 e 02 de agosto de 2008

Responsabilidade Socioambiental das Organizaes Brasileiras

Neste contexto, o sistema de gesto deve lhes garantir significativas melhorias nas condies e ambiente de trabalho, compromisso com a continuidade e sustentabilidade do sistema, reduo de custos com indenizaes, seguros, prejuzos de acidentes de trabalho, faltas de funcionrios e benefcios econmicos demonstrveis ao acionista.

8.3. IMPLEMENTAO E CERTIFICAO DO SGSST


Para implantao de um sistema de gesto eficaz, devero ser observados o porte da organizao, as atividades desenvolvidas, os perigos existentes e as condies de funcionamento para definio da forma e da extenso dos elementos a serem aplicados. A implantao de um sistema de gesto no mbito da sade e segurana no trabalho deve possuir polticas e princpios estruturados de forma a agir preventivamente, identificando, controlando e medindo as condies de trabalho, os riscos de acidentes e de doenas ocupacionais relativas s atividades desenvolvidas na organizao. O sistema de gesto deve ainda se preocupar com a mudana de cultura, base para o sucesso da sua implantao, adequar-se s legislaes vigentes e avaliar o desempenho da organizao perante o cliente ou outros co-participantes da cadeia de valores. A implementao de um sistema de gesto de qualquer tipo uma empreitada significativa para uma organizao buscando a melhoria do negcio. Entretanto, bom planejamento e apoio da alta administrao podem facilitar este processo significativamente. Para todos os sistemas de gesto, existem algumas ferramentas comuns a serem usadas, e um processo comum que pode ser utilizado durante a implementao. Uma vez que o sistema de gesto esteja implementado, para assegurar sua eficcia no longo prazo, importante tornar-se certificado por organismo de certificao de terceira parte. A escolha de um organismo de certificao nem sempre um processo simples, j que h muitos fatores a considerar, incluindo: cobertura geogrfica, experincia de indstria, credenciamento e estrutura de preos e taxas. Tendo encontrado um rgo de certificao que atende s necessidades e os requisitos da empresa, o processo de certificao geralmente envolve as seguintes etapas: uma pravaliao voluntria; uma avaliao/auditoria inicial de certificao; uma deciso de certificao; avaliaes contnuas; alguns rgos de certificao tambm requerem que uma re-avaliao completa aps algum tempo de implantao do sistema.

IV CNEG

18

IV CONGRESSO NACIONAL DE EXCELNCIA EM GESTO


Niteri, RJ, Brasil, 31 de julho, 01 e 02 de agosto de 2008

Responsabilidade Socioambiental das Organizaes Brasileiras

De acordo com a norma OHSAS 18001:1999, Sistema de Gesto da Sade e Segurana no Trabalho SGSST (OHSAS 18001:1999, 2008):
Parte do sistema de gesto global que facilita o gerenciamento dos riscos de SST associados aos negcios da organizao. Isto inclui a estrutura organizacional, atividades de planejamento, responsabilidades, prticas, procedimentos, processos e recursos para desenvolver, implementar, atingir, analisar criticamente e manter a poltica de SST da organizao.

9. CONCLUSO
Parece lcito afirmar que a reviso bibliogrfica consultada possibilitou-nos construir uma fundamentao terica consistente e coerente em relao ao objetivo proposto por este estudo. Ainda que carea de literatura prpria sobre Odontologia do Trabalho, caberia especialidade zelar pela preveno, promoo e manuteno da sade bucal dos trabalhadores. A Odontologia do Trabalho compartilhada aos Sistemas de Gesto da Sade e Segurana no Trabalho das organizaes pretende assumir sua responsabilidade social relacionada sade dos trabalhadores, bem como contribui com o aumento da estabilidade do setor industrial e de servios, da produtividade e segurana no trabalho. Sob este olhar, a estratgia principal para isso vincular os programas de ateno odontolgica Gesto da Sade e Segurana no Trabalho, atuando na preveno e tratamento das afeces bucais advindas da exposio dos trabalhadores aos agentes fsicos, qumicos, biolgicos e ergonmicos existentes nos ambientes de trabalho. Melhorar as condies de sade e de qualidade de vida do trabalhador no se restringe somente ao contexto assistencialista, imperioso intervir nas condies sociais determinantes do processo sade-doena. Se as empresas querem alcanar objetivos ambiciosos de crescimento financeiro e de ganhos de mercado, no podem estar alheias a investimentos em tecnologia e tambm em seus recursos humanos. Portanto, a sustentabilidade das organizaes exige uma demanda de profissionais diferenciados, com conhecimentos multidisciplinares, cabendo ao cirurgio-dentista do trabalho ocupar de forma legtima, o quadro funcional integrante do SESMT.

IV CNEG

19

IV CONGRESSO NACIONAL DE EXCELNCIA EM GESTO


Niteri, RJ, Brasil, 31 de julho, 01 e 02 de agosto de 2008

Responsabilidade Socioambiental das Organizaes Brasileiras

10. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS


AMIN, WM; AL-OMOUSH, SA; HATTAB, FN. Oral health status of workes exposed to acid fumes in phosphate and battery industries in Jordan. Int. Dent. J., v.51, n.3, p. 169-74, 2001. ARAJO, ME; JNIOR, GA. Sade bucal do trabalhador: os exames admissional e peridico como um sistema de informao em sade. Odontol. Sociedade, v.1, n.1/2, p. 15-8, 1999. BARREIROS, D. Gesto da segurana e sade no trabalho: estudo de um modelo sistmico para as organizaes do setor mineral. Tese (Doutorado em Engenharia Mineral). Escola Politcnica da Universidade de So Paulo. So Paulo, 2002. 317p. BENSOUSSAN, E. Sade ocupacional. Rio de Janeiro: Cultura Mdica, 1988. BRASIL. Ministrio da Sade. Organizao Pan Americana de Sade. Doenas relacionadas ao trabalho: manual de procedimentos para os servios de sade. Braslia: Ministrio da Sade, 2001, 580 p. BRITISH STANDARD INSTITUTION - BSI. Guias para sistemas de gesto de segurana e sade ocupacional BS 8800. Londres: [s. l.], 1996. CARDELLA, B. Segurana nas organizaes. In: __________. Segurana no trabalho e preveno de acidentes: uma abordagem holstica. So Paulo: Atlas, 1999, p. 51. CONSELHO FEDERAL DE ODONTOLOGIA. Resoluo CFO n. 22, de 27 de dezembro de 2001. Baixa normas sobre anncio e exerccio das especialidades odontolgicas e sobre cursos de especializao revogando as redaes do Captulo VIII, Ttulo I; Captulo I, II e III, Ttulo III, das Normas aprovadas pela Resoluo CFO n. 185/93, alterada pela Resoluo CFO n. 198/95. Rio de Janeiro: CFO, 2001. CONSELHO FEDERAL DE ODONTOLOGIA. Resoluo CFO n. 25, de 16 de maio de 2002. Estabelece as reas de competncia para atuao dos especialistas em disfuno tmporo-mandibular e dor oro-facial, odontogeriatria, odontologia do trabalho, odontologia para pacientes com necessidades especiais e em ortopedia funcional dos maxilares e d outra providncias. Rio de Janeiro: CFO, 2002. CUNHA, LS. Sade bucal do trabalhador e a assistncia odontolgica nas empresas. Dissertao (Mestrado em Sade Coletiva). Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de So Paulo. Bauru, 2005. 103 p.

IV CNEG

20

IV CONGRESSO NACIONAL DE EXCELNCIA EM GESTO


Niteri, RJ, Brasil, 31 de julho, 01 e 02 de agosto de 2008

Responsabilidade Socioambiental das Organizaes Brasileiras

FERREIRA, RA. Odontologia: essencial para a qualidade de vida. Rev. Assoc. Paul. Cir. Dent., v.51, n.6, p. 514-524, nov./dez. 1997. GUIMARES, E; ROCHA, AA. Odontologia do trabalho: organizao dos servios odontolgicos de uma empresa. Odontol. Mod., v. 6, n. 7, p. 7-12, 1979.

LIMA, JR. Absentesmo por causa odontolgica: anlise comparativa entre funcionrios da Prefeitura do Municpio de So Jos dos Campos e segurados do Instituto Nacional de Previdncia Social INAMPS. Disponvel em: http://www.odontologia.com.br/artigos.asp?id=22&idesp=12&ler=s. Acesso em 08 de abril de 2008. MAZZILLI, LE. Odontologia do trabalho. So Paulo: Santos, 2003. 207 p. MENDONA, TC. Mutilao dentria: concepes de trabalhadores rurais sobre a responsabilidade pela perda dentria. Cad. Sade Pblica, v.17, n.6, p. 1545-7, nov./dez. 2001. NARVAI, PC. Odontologia e sade coletiva. So Paulo: Hucitec, 1994. 113 p. NBR ISO 9001:2000 Sistemas de gesto da qualidade: requisitos. Disponvel em: http://www.iso9000.qualidadereal.com.br/Norma_Int_Conteudo.asp?Categoria1=10. Acesso em 21 de abril de 2008.

NOGUEIRA, DP. Odontologia e sade ocupacional. Rev. Sade Pblica, v.6, n.2, p. 211-23, jun. 1972. OHSAS 18001:1999 (Occupational Health and Safety Assessment Series). Sistemas de gesto para segurana e sade ocupacional: especificao. Disponvel em: http://www.ergonomia.ufpr.br/ohsas_18001.pdf. Acesso em 21 de abril de 2008. OLIVEIRA, DP. Sistemas, organizao e mtodos: uma abordagem gerencial. So Paulo: Atlas, 2002.

PERES, AS et al. Odontologia do Trabalho e Sistema nico de Sade: uma reflexo. Rev. ABENO, v. 4, n. 1, p. 38-41, 2003.

IV CNEG

21

IV CONGRESSO NACIONAL DE EXCELNCIA EM GESTO


Niteri, RJ, Brasil, 31 de julho, 01 e 02 de agosto de 2008

Responsabilidade Socioambiental das Organizaes Brasileiras

PICCHI, FA. Sistemas de qualidade: uso em empresas de construo de edifcios. Tese (Doutorado em Engenharia Civil). Escola Politcnica, Universidade de So Paulo. So Paulo, 1993. SILVA, FN. Absentesmo por motivo odontolgico. Monografia (Especializao em Odontologia do Trabalho). Universidade do Grande Rio Professor Jos de Souza Herdy. Rio de Janeiro, 2005. 29 p. SILVA, ZP; BARRETO JUNIOR, IF; SANTANA, MC. Sade do trabalhador no mbito municipal. So Paulo Perspect., v.17, n.1, p. 47-57, jan.-mar. 2003. TAUCHEN, AL. A contribuio da Odontologia do Trabalho no Programa de Sade Ocupacional: verificando as condies de sade bucal de trabalhadores de uma agroindstria do sul do Brasil. Dissertao (Mestrado em Odontologia Social). Universidade de So Paulo, So Paulo, 2006. 138 p. VIANNA, MI; SANTANA, VS. Exposio ocupacional a nvoas cidas e alteraes bucais: uma reviso. Cad. Sade Pblica, v.17, n.6, p. 1335-1344, nov.-dez. 2001. VITERBO JR. Sistema integrado de gesto ambiental. 2. ed. So Paulo: Editora Aquariana, 1998, 224 p.

IV CNEG

22

Das könnte Ihnen auch gefallen