Sie sind auf Seite 1von 3

XII CONCURSO PBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS DE JUIZ FEDERAL SUBSTITUTO DA SEGUNDA REGIO

1 PROVA ESCRITA SENTENA Sociedade XPTO ajuza ao indenizatria em face da Unio, alegando que, em decorrncia de falta de servio de sociedade de economia mista de transportes fluviais, da Administrao Federal, includa no Programa Nacional de Desestatizao, teria ocorrido, ainda que no concretizada a alienao prevista, o sucateamento daquela estatal, impossibilitando o transporte hidrovirio pela autora da matria prima de cereais. Em razo disso a autora teria sido obrigada a cessar suas atividades de produo agrcola, porque o transporte da respectiva matria prima pela via rodoviria, encareceria demasiadamente o produto, tornando invivel sua comercializao. Por isso, a autora teve quer desviar a sua atividade empresarial para a produo de outras matrias-primas. Citada a Unio oferece resposta, argindo, a incompetncia do Juzo Federal da Seo Judiciria do Rio de Janeiro, por estar a autora sediada no Acre, com o que requereu a remessa dos autos quele Juzo, bem como ausncia de interesse de agir, j que h ao cvil pblica proposta pelo Ministrio Pblico , a par de que o Programa de Desestatizao j se aperfeioou h mais de um trinio, bem como no ter a autora pertinncia subjetiva para a lide, dado o carter metaindividual dos direitos apontados como lesionados, a se configurar hiptese de ilegitimidade ad processum, No mrito, refuta a pretenso autoral, especialmente invocando em seu prol, a teoria da perda de uma chance, que inautorizaria o acolhimento da demanda, mngua dos respectivos requisitos , e, outrossim, na mesma esteira, a doutrina do duplo efeito. Ofertada a rplica, na seqncia o Juzo determinou especificao de provas, no havendo as partes protestado por provas suplementares, oferecendo, desde logo, alegaes finais. Como Juzo competente, analise todas as questes, apreciando, afinal, o mrito proferindo sentena observando o art. 458 do CPC, inclusive indicando os dispositivos legais pertinentes. SEGUNDA QUESTO A Caixa Econmica Federal ingressa com execuo contra certo muturio. Assinala que o contrato venceu antecipadamente, j que o fiador faleceu e o devedor, intimado, no substituiu a garantia. Os Embargos

Execuo sustentam: (i) a previso de vencimento antecipado, no caso, abusiva e nula, pois o devedor est em dia com as prestaes do contrato, e a morte do fiador alheia s partes; (ii) o dbito no lquido, j que existe necessidade de clculo do abate de juros embutidos nas prestaes, no suprimidos do montante executado, indicado na inicial. Responda se nula a clusula de vencimento antecipado e esclarea, por outro lado, o conceito de dvida lquida.

TERCEIRA QUESTO Responda fundamentadamente: harmoniza-se, ou no, a doutrina dos atos prprios com a revisibilidade do lanamento tributrio?

2 PROVA ESCRITA QUESTO - SENTENA PENAL O africano QUITOMBO DIKARA foi preso em flagrante pela polcia federal no aeroporto internacional do Rio de Janeiro, em 02 de outubro de 2006, durante o embarque com destino a Madrid, proveniente de vo conexo de So Paulo. que, submetida a aparelho de raios X, a bagagem do referido denunciado acusou a presena de colorao suspeita. Identificado o proprietrio e aberta a mala na sua presena, constatou-se a presena de 04 (quatro) quilogramas de pasta de cocana, escondidos em forrao falsa que revestia o interior da mala. KITOMBO confirmou que a mala era sua, e disse que a adquiriu de um sujeito chamado ZECA URUBU, num bar em So Paulo, e sobre os quais as diligncias investigatrias nada trouxeram. A denncia foi oferecida e foram arroladas trs testemunhas. Aberta a AIJ em setenta dias a contar da data do fato, ouvidas as duas primeiras testemunhas de acusao, o juiz federal substituto, lotado na Vara, determinou a suspenso da audincia, a pedido da defesa, em razo da ausncia de uma das testemunhas que presenciou o fato, designando-a para a semana seguinte. Nesse nterim, entretanto, o magistrado foi promovido para uma das Varas Federais de Vitria. Voc (candidato) aprovado no concurso, lotado na Vara onde tramita o processo, d continuidade audincia, ouvindo a testemunha que faltava e interrogando o acusado ao final da AIJ, o qual disse que a droga era para uso prprio, e questionado sobre haver muita quantidade da droga na mala, alegou que consumia muita cocana diariamente.

Conclusos os autos para sentena, voc deve proferi-la, levando, ainda, em conta, que a defesa alega violao ao princpio da identidade fsica do juiz; nulidade por ausncia de exame de dependncia; nulidade no fato de o mesmo perito que elaborou o laudo preliminar da substncia tambm ter firmado o laudo definitivo; que o acusado no poderia ter sido interrogado ao final da AIJ, mas antes das testemunhas, na forma da lei; que o acusado agiu em estado de necessidade e para prover o prprio vcio; que o crime no se consumou porque o acusado foi preso antes do embarque; e que fossem tambm reconhecidas, as causas de diminuio legais aplicveis, inclusive levando-se em conta a colaborao prestada por KITOMBO. PRIMEIRA QUESTO Considerando as normas constitucionais e legais, bem como a jurisprudncia do Supremo Tribunal Federal, queira indicar e comentar as diferenas e o regime jurdico aplicvel ao direta de inconstitucionalidade e argio de descumprimento de preceito fundamental, tendo em vista o seu objeto e requisitos de admissibilidade. SEGUNDA QUESTO H uma investigao criminal em andamento no Brasil e no exterior, amparada em pedido de cooperao com base na Conveno de Palermo a Conveno das Naes Unidas contra o Crime Organizado Transacional. O Procurador da Repblica que cuida do caso faz um requerimento de busca e apreenso de um documento (exibio de documento) essencial para concluir a investigao, enviado pelas autoridades policiais estrangeiras, e que se encontra em poder da Embaixada desse mesmo pas. O investigado (interessado) aproveita para alegar usurpao da competncia do STJ, pois a solicitao do envio do documento no foi feita por carta rogatria ativa. Voc precisa decidir pelo deferimento ou indeferimento do pedido. Quais as razes para o seu deferimento ou indeferimento? Justifique sua resposta.

Das könnte Ihnen auch gefallen