Sie sind auf Seite 1von 2

Energia que move plataformas

Bem longe de qualquer tipo de usina, sem fiao alguma e sujeitas os todos os humores climticos, as plataformas so verdadeiras fbricas de energia. As 32 unidades martimas da Unidade de Negcio de Explorao e Produo da Bacia de Campos (UN-BC) so capazes de gerar 400 megawatts o suficiente para abastecer uma cidade de dois milhes de habitantes e o equivalente a duas usinas de Paulo Afonso, no complexo do Rio So Francisco BA).

O gerente setorial de Engenharia de Grandes Mquinas e Sistemas Eltricos da UN-BC, Aparecido Lage Jnior, explica que no h nenhuma transmisso de energia do litoral brasileiro para as unidades: Toda energia utilizada na plataforma produzida l mesmo. Em alguns casos, o que acontece que a energia de uma unidade vem de outra, at por questes de espao fsico e proximidade entre plataformas. O funcionamento Para produzir eletricidade, as plataformas contam com tecnologias de ltima gerao como o caso das turbinas a gs e dos motores a diesel e, em alguns casos, motores a vapor. O gs utilizado nas turbinas vem dos reservatrios, passa por um processo de separao e tratamento e transformado em gs combustvel, dando incio ao processo. J os motores vo utilizar o leo diesel que vem de terra pelos barcos. De acordo com Aparecido, o aproveitamento de uma turbina a gs varia entre 35 a 40%, mas o calor gerado nas turbinas tambm aproveitado por co-gerao, elevando o aproveitamento para cerca de 80%. Atualmente, o padro de projeto que utilizamos de trs geradores, sendo um reserva. S na UNBC, temos 30 turbos. Utilizao da energia Nas unidades martimas, a energia eltrica aproveitada para iluminao, sistemas de comunicao e equipamentos, como bombas e aquecedores. A Petrobras ainda estuda o uso de energias alternativas, como a energia elica (vento), por exemplo. Nesse caso, o grande problema que preciso ter bastante vento e em quantidade e velocidade mais ou menos constante, porque seno os equipamentos no funcionam. Claro que a turbina elica possui um sistema de controle de sua velocidade, s que dentro de alguns limites, avalia Aparecido, informando que a Petrobras est em processo de discusso sobre o uso ou no da energia elica como complemento da gerao, no chamado Plano Diretor da UN-BC, que j est em andamento. Quando h turbina a gs na gerao principal, no se tem motor a diesel. Toda plataforma tem um motor diesel alimentando um gerador, porque quando no se tem produo de gs, ainda assim preciso ter uma quantidade mnima de energia para manter, por exemplo, o sistema de comunicao funcionando e rota de fuga iluminada, destacam.

Para a gerao e distribuio de energia eltrica nas plataformas, a Petrobras UN-BC dispe de uma equipe de cerca de 15 pessoas, entre elas engenheiros e tcnicos eletricistas.

Das könnte Ihnen auch gefallen