Sie sind auf Seite 1von 26

3 1.

INTRODUO No cenrio atual assinala para a necessidade das organizaes construrem uma gesto eficaz, alm de manterem acessos ao compromisso que as movem continuamente ao futuro. O Planejamento Estratgico d suporte ao processo organizacional da empresa. Construindo o seu cenrio futuro, obtendo o direcionamento a ser seguido pela organizao. Ele representa a formulao de objetivos para a seleo de programas de ao e execuo, levando em conta as condies internas e externas empresa, bem como sua evoluo esperada. A nfase do Planejamento Estratgico est em direcionar, identificar e desenvolver, muito mais do que estabelecer objetivos concretos ou em predizer o futuro (SILVA, 2003). Ainda, considera premissas bsicas que a empresa deve respeitar para que todo o processo tenha coerncia e sustentao. preciso que a organizao analise seus pontos fracos buscando formas de neutraliz-los, impulsionando seus pontos fortes, assim como as ameaas externas que podero influenci-la negativamente e as oportunidades que sero absorvidas por ela. Este trabalho tem o objetivo de formular o Planejamento estratgico da Localiza Het a Car uma empresa de locao de carros. Ela caracterizada como uma empresa de grande porte, que atua no mercado nacional e internacional.

4 2. HISTRICO A Localiza foi fundada em 1973, durante o perodo do primeiro choque do petrleo, com seis fuscas usados e comprados a crdito. A estratgia desde ento adotada foi de qualidade total, bons servios e diferenciao. Durante o segundo choque do petrleo, a empresa decidiu expandir adotando uma agressiva estratgia de aquisies de concorrentes. As aquisies ocorreram em 11 capitais principalmente no Nordeste. Quando veio a crise da dvida externa em 1983, como o capital era escasso e o custo elevado, a Localiza adotou a estratgia de franchising, interiorizando a atividade de aluguel de carros e fortalecendo a marca. A empresa ampliou substancialmente a sua presena no mercado brasileiro e alavancou vendas muito acima do esperado. A depreciao o maior componente dos custos de uma empresa de aluguel de carros. Em 1990, com o desdobramento da crise gerada pelo Plano Collor o mercado de carros usados despencou. At ento a Localiza vendia seus carros em leiles e atravs de trocas em concessionrias. Isso era uma fragilidade que impactava os resultados e a competitividade da empresa. Ento, a Localiza decidiu adotar a estratgia de vender seus carros seminovos diretamente aos consumidores finais, a partir de 1991. Em 1992, quando o PIB era negativo (- 0,54) adotou a estratgia de internacionalizar suas operaes. Era uma forma de contornar as dificuldades do mercado interno e experimentar uma expanso internacional e validar seu know-how. O negcio de aluguel de carros e administrao de frotas de capital intensivo e demanda muitos recursos para o seu crescimento. Em 1997, adotou a estratgia de capitalizar a empresa e fez uma operao de private equity com o DLJ Merchant Banking (Donaldson, Lufkin and Jenrette), na qual um fundo administrado pelo banco americano (hoje

5 Credit Suisse First Boston) adquiriu 33,3% das aes da Localiza por US$ 50 milhes. Foi quando adotou uma nova estratgia para capitalizao da empresa e substituio de dvida, lanando US$ 100 milhes em Snior Notes no mercado americano. Esta captao fortaleceu a empresa tornando-a mais competitiva. Capitalizada, a empresa focou suas energias em aumentar o volume de negcios e melhorar os ndices de produtividade. Em 1998 a Localiza transformou a sua diviso de aluguel de frota em uma empresa, ento denominada Total Fleet, pioneira neste segmento no Brasil. A Total Fleet aluga uma frota de mais de 20 mil carros atendendo grandes empresas. Possui sofisticados sistemas de gerenciamento e controle de frota. Em 2005, a empresa inicia a oferta pblica de aes no Novo Mercado da Bovespa. A Companhia a maior rede de aluguel de carros do Brasil em nmero de agncias. Em 31 de dezembro de 2009, a diviso de aluguel de carros da Companhia possua 452 agncias em nove pases, sendo 214 prprias e 167 de franqueados no Brasil, em 269 cidades no Pas, e 71 de franqueados no exterior em 44 cidades de outros 8 pases da Amrica Latina. A Companhia opera nos negcios de aluguel de carros, aluguel e administrao de frotas e concesso de franquias, que so complementares e sinrgicos. A Localiza opera uma plataforma de negcios absolutamente sinrgicos. Localiza Rent a Car S/A Localiza Franchising S/A Total Fleet S/A Localiza semi-novos Aluguel de carros; 214 Agncias; 47.517 Carros Franchising; 238 Agncias; 8.791 Carros Frotas de aluguel; 22.778 Carros Vendas de carros; 49 Pontos de venda, 78% Vendidos ao consumidor final.

6 A companhia obteve um crescimento no primeiro trimestre de 2010. Agncias Localiza: Dados 31.03.10 Total de agncias: 449 em 9 pases Agncias no Brasil: 379 Corporativas (operadas pela Localiza): 213 Franqueadas: 166 Agncias em Aeroportos Brasileiros: 89 Agncias Centro no Brasil: 290 Agncias no Exterior (somente franqueadas): 70 Cidades: 312 (Brasil e exterior) O objetivo deste estudo o planejamento estratgico da Localiza Rent a Car S/A em So Lus, onde esta se encontra na Avenida dos Holandeses, S/N Calhau, tendo outro ponto de atendimento no aeroporto Mal. Cunha Machado. Sendo que no Estado do Maranho existe uma filial em Imperatriz. A Localiza Rent a Car, trabalha no segmento de aluguel de carros prestando servio com qualidade e segurana, sendo lder de mercado, buscando sempre a satisfao do cliente. Pois o principal objetivo responder corretamente as exigncias de um mercado globalizado, mais gil e complexo, acreditando que sociedades baseada em transparncia so sociedade de confiana, que geram relacionamentos slidos, eficazes e perenes. 3. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL Conforme Stoner (1994, p. 230), a forma pela quais as atividades de uma organizao so divididas, organizadas e coordenadas, constitui o conceito de Estrutura Organizacional. Quando a estrutura adequada, propicia a identificao das tarefas necessrias, assim como organizao das funes e responsabilidades. Ainda, fornece informaes, recursos e feedback aos empregados, assim como tambm gera medidas de desempenho compatveis com os objetivos e cria condies motivadoras.

Segundo Lacombe e Heiborn (2003, p. 69), deve haver coerncia dentro da instituio: se numa diretoria os departamentos tm nvel hierrquico mais elevado que as divises, o mesmo deve ocorrer nas demais diretorias da instituio. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DA RENT A CAR

Pode-se perceber que a estrutura organizacional da Localiza Rent a car verticalizada. 4. MISSO

8 Contribuir para o sucesso dos negcios e lazer dos clientes, alugando carros com eficincia e simpatia. (atual) Contribuir para o sucesso dos negcios oferecendo veculos adequados, seguros, disponibilizando servios diferenciados com eficincia e simpatia, buscando a satisfao das necessidades e expectativas dos clientes. (reformulada) 5. VISO Ser uma empresa admirada. (atual) Torna-se um provedor lder de mercado e admirada em servios de alugueis de carros, onde sua marca e seu atendimento diferenciado sejam reconhecidos at 2020. (reformulada) 6. VALORES Rapidez e pontualidade; Credibilidade, segurana e qualidade; Responsabilidade; tica e integridade. 7. POLTICAS E DIRETRIZES 1. Valorizao do cliente: O cliente o nosso principal ativo, nosso principal patrimnio, nossa razo de existir. Devemos prestar-lhe um servio de qualidade superior, excedendo s suas expectativas com um atendimento espetacular e proporcionando-lhe uma experincia agradvel. Desta forma contribuiremos para o sucesso de nossos clientes, recebendo-os e tratando-os com simpatia e alegria. 2. Reconhecimento ao desempenho dos colaboradores:

Nossos colaboradores devero sempre ser reconhecidos pelo seu desempenho. Reconheceremos os colaboradores que se destacarem atravs de sistemas de homenagem e remunerao. Promoveremos um programa de desenvolvimento de estagirios, objetivando a consolidao de nosso futuro e contribuindo com a comunidade na preparao de profissionais. Investiremos em treinamentos e capacitaremos nossos colaboradores, que sero dotados de clara viso de cliente e com forte cultura voltada para resultados. Realizaremos tambm avaliaes de desempenho, objetivando o mximo de resultados e melhor orientao a cada colaborador. Assim Promoveremos um clima interno de muito respeito, mas num ambiente informal e descontrado. Em sntese, o nosso quadro de colaboradores uma vantagem competitiva. Por isso, investimos em uma agressiva poltica de relaes humanas para que possamos ser admirados pelos nossos colaboradores. Estaremos sempre empenhados em manter uma equipe de verdadeiros campees. 3. Comportamento tico: Entendemos que o nosso xito est ligado busca de relaes permanentes, baseadas no tratamento equnime e justo, bem como na idoneidade de nossas atitudes. Ser tico implica zelar pelo patrimnio, pelos ativos, pela imagem, pelas instalaes, pelos colegas colaboradores, pelos clientes e pelos fornecedores.

10 Nossa competncia profissional e nosso sucesso no mercado

dependero, cada vez mais, do respeito aos elevados padres ticos e da atitude positiva de cada colaborador para preservar os valores da empresa. 4. Zelo pela imagem da empresa: A marca de uma empresa significa reputao construda atravs de relacionamentos. Para estabelecer vnculos duradouros, precisamos zelar pela imagem da empresa. A imagem da empresa o reflexo da apresentao, do comportamento e das atitudes de cada um, seja dentro ou fora da organizao. Zelar pela imagem da empresa significa, antes de tudo, respeitar os seus valores. Significa tambm cuidar da apresentao de nossas instalaes quanto pintura, limpeza, conservao, funcionamento, organizao, placas, letreiros, balces, psteres, quadros, banners, folhetos. E, principalmente, zelar pela integridade de normas e processos. 5. Busca da excelncia: Buscar a excelncia significa ter a humildade em reconhecer que tudo o que hoje estamos fazendo pode ser melhorado. Somente atravs de melhorias constantes e excelncia no atendimento que manteremos a liderana e ampliaremos a participao de mercado. Seremos sempre muito crticos em relao s nossas estratgias e processos e buscaremos as melhores prticas atravs de benchmarking constante. Buscar a excelncia ter disciplina e pontualidade nos compromissos, respeitar os processos e fazer uma gesto consistente, buscar limites, superar, ir alm do esperado.

11 6. Agregar valor a empresa: A melhor forma de agregar valor empresa atravs do crescimento e do lucro. Nosso modelo de gesto, antes baseado no fluxo de caixa, hoje se baseia na gerao de valor. Resultados excepcionais so obtidos com uma gesto consistente e disciplinados. Agrega-se valor atravs da melhoria da produtividade, da melhoria da eficincia, da melhoria de processos, da melhoria do quadro de colaboradores, da publicidade, do aumento do nmero de clientes. O fortalecimento da marca uma das formas tradicionais de se agregar valor empresa. Mas tambm agregamos valor atravs da obsesso no cumprimento de metas e resultados, na execuo das estratgias e aes. Seremos uma empresa admirada se tivermos contnuo crescimento e tima rentabilidade. 8. DIAGNSTICO O diagnostico estratgico procura enfatizar o momento atual e futuro para poder assim construir um cenrio crtico, de forma a obter um desenvolvimento contnuo.
O diagnostico estratgico corresponde primeira fase do processo de planejamento estratgico e procura responder pergunta bsica qual a real situao da empresa quanto a seus aspectos internos e externos?, verificando o que a empresa tem de bom, de regular ou de ruim em seu processo administrativo. Rebouas

(2004, p. 86).

Por tanto diagnostico estratgico tem por finalidade analisar o ambiente interno: pontos fortes e pontos fracos, e externos: ameaas e oportunidades.

12 8.1 Ambiente interno 1-Finanas A receita lquida da Diviso de Aluguel de Carros cresceu 20,1% no 1T10 em razo do aumento de 21,4% no nmero de dirias, parcialmente compensado por uma tarifa mdia 1,1% menor que a do 1T09. A partir do 4T09 a Companhia passou a oferecer a opo de contratao de seguro dos carros alugados. Os valores recebidos a ttulo de prmio so repassados para a seguradora, o que reduziu a tarifa mdia. Em compensao a Companhia reembolsada pelos custos de acidentes, furtos e roubos. A receita lquida da Diviso de Aluguel de Frotas cresceu 11,2% no 1T10, em relao ao mesmo perodo do ano anterior em razo dos aumentos de 6,2% no nmero de dirias e 4,9% da tarifa mdia de aluguel. Os principais custos da Diviso de Aluguel de Frotas so a depreciao e o custo financeiro. Portanto, as tarifas de aluguel tanto para novos contratos quanto nas renovaes de contratos antigos foram reajustadas pelas expectativas de aumento destes custos. A consistente gerao de caixa operacional, aliada a uma poltica conservadora de administrao de caixa e transparncia nas demonstraes financeiras, proporciona Companhia solidez financeira, que resulta em uma avaliao de risco corporativo brAA- (escala nacional), com perspectiva estvel, atribuda pela Standard & Poors e avaliao de risco de dvida Aa2.br (escala nacional), atribuda pela Moodys, o que lhe permite captao de recursos com menores spreads e a longo prazo. A Companhia gerou R$50,2 milhes em fluxo de caixa livre no 1T10, mesmo com um pequeno aumento da frota. No 1T10 a Companhia usou parte

13 do caixa para liquidar as debntures da 1 emisso, no total de R$222,2 milhes, sem afetar a dvida lquida. Os rateios de endividamento melhoraram e continuam bastante confortveis para suportar os planos de crescimento da Companhia para os prximos anos. A Companhia ainda mantm em caixa, soma suficiente para liquidar toda a dvida de curto prazo. 2- Recursos Humanos A Companhia trabalha a gesto de pessoas, focando a valorizao da iniciativa do indivduo e a recompensa pelos melhores desempenhos. Detentora de um quadro de administradores dotado de ampla experincia nos segmentos em que atua e baixo turnover no corpo gerencial, a Companhia acredita ter uma equipe motivada como resultado da adoo de boas prticas na administrao de sua poltica de recursos humanos, tais como: sistema de remunerao fixa e varivel, participao nos resultados e plano de opo de compra de aes. O plano abrange o corpo gerencial que participa do poder decisrio que trs reflexos na gerao de valor para empresa. De acordo com os dados de 31 de Maro de 2010, a Localiza Rent a car tem um total de: N. de Colaboradores: 3.719 Horas treinadas por colaborador at maro/10: 7,04 47,5% dos colaboradores so mulheres 94 colaboradores receberam promoo at maro/10 3- Marketing e Vendas Um dos primeiros planejamentos de marketing da Localiza, teve como objetivo organizar o crescimento da rede, fixar a imagem da marca, expandir os

14 negcios e manter a liderana do mercado. A estratgia usada teve como foco, o projeto de gesto empresarial, o estudo de interiorizao e o estudo de internacionalizao. Para a Localiza, a imagem da empresa passa pelo respeito ao cliente, por fortes aes de marketing, padronizao das instalaes, qualidade da frota, prazer em servir, tica e transparncia, atitudes de cada colaborador e, principalmente, respeito aos valores da companhia. Em 2008 a Localiza recebeu o mais importante prmio de marketing, "A premiao Marketing Best indica que nosso marketing deve continuar permeando todos esses pontos. No ano em que a empresa comemora 35 anos, estamos orgulhosos por esse reconhecimento", enfatiza Farias (Diretor de Marketing). A localiza oferece uma variedade de produtos e servios tais como: Frota de Carro nova e diversificada Assistncia em todo o Brasil Cobertura de risco Pagamento: flexibilidade de faturamento para empresas Carro reserva Gerenciamento on line

Alm desses produtos e servios existem outras vantagens que a localiza oferece tais como: Gerenciamento on line Projeto Link

Este um projeto especial, desenvolvido para atender seguradoras com desconto para casos de imobilizao, contribuindo para a gerao de caixa atravs de comissionamento seguradora. Projeto DG (Diria Grtis)

O Projeto DG reduz custos para a seguradora atendendo segurados que enviam carros para oficinas credenciadas.

15 Ampliao de Portiflio de Produtos

A seguradora pode oferecer produtos com 3, 5, 7, 15 ou 30 dirias de carro alugado para atendimento a clusulas pr-compradas do segurado. Projeto DPI (Dirias por Prazo Indeterminado)

Com o Projeto DPI, o segurado atendido enquanto seu carro consertado em uma oficina credenciada, possibilitando a ele uma experincia positiva e contribuindo para a sua conseqente fidelizao. 4 Tecnologia A Companhia faz substanciais investimentos em tecnologia da informao para desenvolvimento e manuteno de um sistema proprietrio da operao de aluguel de carros e de frotas. A rede de telecomunicaes da Companhia permite o trfego de voz e dados com alta tecnologia, proporcionando um gerenciamento de informaes de qualidade, gil e on-line. Isto representa melhores controles, reduo de custos e segurana na tomada de decises. So mais de 1.600 estaes de trabalho, aproximadamente 80 servidores, call center prprio, com moderna tecnologia, e sistemas totalmente integrados. Alm disso, a Companhia oferece acesso via web, onde o cliente pode fazer reservas e pode consultar todo o histrico de relacionamento com a Companhia. Os sites da Companhia recebem mais de 5,0 milhes de visitas/ano e 39,5% das reservas da Localiza em 2008 foram feitas via internet e GDS. A Companhia adota o sistema de gerenciamento de preos conhecido como yield management para aumento de competitividade e melhoria de rentabilidade. Esse sistema permite o gerenciamento das tarifas de aluguel cobradas pela Companhia em funo da demanda analisada em termos de volume, data, geografia e concorrncia.

16

8.2 Ambiente externo 1- Concorrncia No negcio de aluguel de frotas, alm de a Companhia concorrer com as mesmas concorrentes do ramo de aluguel de carros, tambm concorre com empresas que se dedicam exclusivamente ao negcio de aluguel de frotas. Existem aproximadamente 1.900 empresas de aluguel de carros e de frotas em operao no Brasil. A Companhia enfrenta a concorrncia de locadoras de veculos nacionais e estrangeiras de diferentes portes e de locadoras regionais de pequeno porte e baixo custo que podem dificultar eventuais recuperaes ou ajustes de preo pela Companhia. Adicionalmente, alguns desses concorrentes poderiam adotar estratgia de expanso acelerada com reduo de preos, podendo resultar em impacto negativo para as operaes e resultados da Companhia. A principal concorrente a Hertz a car, cujos dados corporativos so: Origem: Estados Unidos Fundao: 1918 Fundador: Walter L. Jacobs Sede mundial: Park Ridge, New Jersey Proprietrio da marca: Hertz Global Holdings, Inc. Capital aberto: Sim (1997) Chairman & CEO: Mark Frissora Presidente: Joseph Nothwang Faturamento: US$ 8.53 bilhes (2008) Lucro: - US$ 1.2 bilhes (2008) Valor de mercado: US$ 4.1 bilhes (outubro/2009) Valor da marca: US$ 3.02 bilhes Frota: 700.000 veculos

17 Presena global: 147 pases Presena no Brasil: Sim Funcionrios: 24.900 Segmento: Automotivo Principais produtos: Locao de veculos Slogan: Rent Wisely. Website: www.hertz.com A Hertz no Brasil subsidiaria da Hertz corporantion, tendo sua operao controlada pela matriz iniciada em 26 de julho de 1996. 2 - Fornecedor A Companhia uma das principais compradoras de automveis das maiores montadoras no Brasil, e acredita que o volume das operaes realizadas com as montadoras permite Companhia ter ganhado de escala ao adquirir os carros. Em 2009, a Companhia comprou 43.161 carros que representam cerca de 2,3% da venda de veculos novos das montadoras Fiat, GM, Volkswagen e Renault. A Companhia tambm compra carros da VW, Renault, bem como de outras 9 montadoras. Ao preo mdio de compra de R$27,47 mil em 31 de dezembro de 2009, o volume de carros comprados entre os anos 2005 e 31 de dezembro de 2009 superaria R$5,2 bilhes. 3 Governo A Companhia atua primordialmente no mercado brasileiro, estando sujeita, portanto, aos efeitos da poltica econmica praticada pelo Governo Federal. Nesse sentido, a adoo de medidas que possam resultar em eventuais flutuaes da moeda, indexao da economia, instabilidade de preos, elevao de taxas de juros ou influenciar a poltica fiscal, aliadas a fatores externos, podero impactar os negcios, as condies financeiras, a capacidade de gerao de caixa e os resultados operacionais da Companhia.

18

O governo brasileiro regularmente implementa mudanas no regime tributrio, representando potencial aumento da carga tributria da Companhia e da carga tributria de seus clientes. Tais mudanas incluem alteraes em alquotas e, ocasionalmente, a criao de tributos temporrios, cuja receita vinculada a finalidades governamentais especficas. Caso essas mudanas aumentem a carga tributria da Companhia, ela pode ter sua margem bruta reduzida, impactando adversamente os seus negcios e resultados operacionais. . 4 Mercado A companhia atua em todo mercado, logo no mesmo, surgem as oportunidades, vantagens, ameaas, coaes e as contingncias que as empresas no prevem, mas que devem compreender a adaptar-se. As empresas esto sujeitas as diversas influncias e condies provindas do ambiente, independente das condies internas (tarefas e ramo de atividade). Uma organizao depende e precisa interagir com o ambiente externo para sua sobrevivncia. O mercado altamente competitivo devido ao grande nmero de novos entrantes e a prpria conjuntura econmica do pas. Tendo que enfrentar outros servios alternativos de transporte: transportes de executivos e turistas, txis, txis especiais, nibus executivo e frotas prprias das empresas. Essa permanente disputa fez a concorrncia baixar preos. A Localiza utilizando-se do seu diferencial: o bom atendimento e a qualidade de seus servios. 5 Economia

19 O ambiente econmico consiste em fatores que afetam o poder de compra e os padres de dispndio do consumidor. Os pases diferem muito quanto aos seus nveis e distribuio de renda. Os resultados das operaes da Companhia, principalmente aqueles relativos ao mercado de aluguel de carros, so afetados pelo nvel de atividade econmica no Brasil. Uma diminuio da atividade econmica brasileira tipicamente resulta em uma reduo nas viagens de lazer e de negcios e, conseqentemente, no volume de operaes de locao de carros. Caso ocorra um declnio da demanda por aluguel de carros, a Companhia poder reduzir o tamanho de sua frota, impactando adversamente os seus negcios e resultados operacionais 9. Escala de anlise dos fatores Analise Interna RH Fora Neutra X Fraqueza

1- Qual o ndice de absentesmo? 2- Qual o Clima Organizacional? X 3- Como o plano de benefcios? X 4- Qual a eficcia dos programas de X recrutamento, seleo e admisso de funcionrios? 5-Poltica de desenvolvimento X 6- Programa de cargo e salrios X 7- Produtividade dos funcionrios X 8- Tomada de decises Financeira 1- Inadimplncia 2- Fluxo de Caixa X 3- Patrimnio liquido X 4- Retorno sobre o investimento X 5- Solvncia X 6- Polticas Financeiras X 7- Lucro liquido (oramento) X Marketing e Vendas 1- Poltica de preo 2- Atendimento ao pblico 3- A marca X X X

X X

20 4- Distribuio 5- Promoo e propaganda 6- Participao no mercado 7- Polticas mercadolgicas 8 - Servio diferenciado Tecnologia 1- Programas utilizados 2- Vida til dos equipamentos 3- o funcionrio cria ou compra o aperfeioamento nos equipamentos 4- Qual o custo de capital para a empresa entrar no mercado 5- Alteraes tecnolgicas 6- Qualificao dos funcionrios para utilizao da tecnologia 7- O programa atual satisfaz a necessidade da empresa Analise Externa Fornecedor 1- Volume de fornecedor 2- A avaliao da empresa em relao ao fornecedor 3- Qual impacto do fornecedor na organizao 4- Sua oferta total 5- Seus preos de venda 6- Seus prazos de vendas e de entrega 7- Qualidades de seus produtos e servios Concorrente 1- Qual o principal concorrente 2- qual a tecnologia utilizada por ele 3- Participao no mercado 4- Faturamento, volume de vendas, lucro e tendncias. 5- Nvel de promoo 6-Nvel da fora de venda 7- Linha de produtos e Servios Governo 1- Legislao pertinente 2- Identificao e anlise dos rgos que legitimam 3- Poltica econmica e financeira 4- Impacto das polticas governamentais 5- Mudanas na poltica cambial 6- Planos governamentais e seus objetivos Oportunidades Neutra X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X Ameaas X X X X X X X X X X X X

21 7- Incentivos governamentais Mercado 1- Segmentao de mercado 2- Padronizao 3- Diferenciao do servio 4- Nicho de Mercado 5- Aumento da demanda 6- Velocidade da mudana tecnolgica 7- Novos Entrantes Economia 1- Aumento scio econmico 2- Acelerao do crescimento do PAC 3- Inflao 4- Recesso 5- Aumento do PIB 10. Matriz Swot Ambiente interno Pontos fortes Situao financeira Atendimento Imagem da empresa perante o cliente A Marca Servios Gesto de pessoas Infra-estrutura fsica. Tecnologia Poltica de preo Condies de pagamento Oportunidades Abertura de mercados Parcerias com fornecedores Aumento do poder aquisitivo Estabilidade na Economia Mudana na poltica cambial Ameaas Concorrncia Novos Entrantes (preos baixos da concorrncia) Aspectos legais e polticos Pontos fracos Processo decisrio centralizado Indisponibilidade do servio a Domicilio Promoes e Propaganda Mdia X X X X X X X X X X X X

22 Ambiente externo

Estratgia De acordo com analise feita, pode-se perceber que a Localiza Rent a Car se encontra em um ambiente ao qual a estratgia de desenvolvimento pode ser utilizada, por predominar pontos fortes e oportunidades. 11. OBJETIVOS, METAIS E PLANO DE AO. Objetivo Manuteno dos programas de treinamentos especficos e qualificao profissional. Meta Qualificar a equipe de trabalho.

PLANO DE AO
O QU

Treinamento

ONDE

Em todos os setores da Localiza Rent a Car

COMO

QUANDO

De acordo com as exigncias do mercado, atravs de treinamento continuo. . A cada semestre Joo Supervisor e Regina Psicloga

QUEM

PARA QUEM

Todos os colaboradores da Localiza Rent a Car.

Objetivo

23 Ampliar os servios ao cliente atravs da entrega domiclio. Meta Aumentar em 5% a locao de carros.

PLANO DE AO
O QU

Entrega domiclio.

ONDE

No limite de 50 km da Localiza.

COMO QUANDO

Atravs do funcionrio (motorista). Aps a contratao (quando for o caso) e ao trmino do uso.

QUEM

Jos - Motorista

PARA QUEM

Cliente pessoa fsica e jurdica

Objetivo Agilidade no processo interno. Meta Servio de e-mail para a agilidade nos processos de atendimento interno para o ms de junho.

24

PLANO DE AO
O QU

Acesso internet.

ONDE

Em toda a Localiza Rent a Car.

COMO QUANDO

Instalando programa de internet de forma restrita, com acesso a e-mail. Junho de 2010

QUEM

O setor de tecnologia da Localiza Rent a Car

PARA QUEM

Clientes Internos

Objetivo Atrair e reter clientes. Meta Aumento de 8% na demanda, atravs de pacotes promocionais.

25

PLANO DE AO
O QU

Pacotes de servios

ONDE

Em toda a rea de atuao no Brasil

COMO QUANDO

Alugando o carro por 6 dias a 7 diria grtis Em perodos sazonais.

QUEM

Pedro Diretor de Marketing

PARA QUEM

Cliente pessoa fsica.

Objetivo Criar polticas de promoo e propaganda Meta Aumento de 10% em sua demanda at 2010.

26

PLANO DE AO
O QU

Promoo e Propaganda

ONDE

Toda a rea de atuao da Localiza

COMO QUANDO

Divulgao atravs de canal aberto Na 1 semana de junho que antecede a copa do mundo.

QUEM

Pedro Diretor de Marketing

PARA QUEM

Todas as pessoas com interesse em locao de carros

27 CONCLUSO O planejamento estratgico deve fazer parte do dia-a-dia das organizaes, no importa o seu porte, sua estrutura ou segmento. Logo, nenhuma empresa sobrevive sem um adequado planejamento. Para se obter sucesso, preciso se aliar as aes presentes com uma postura voltada para o futuro. A nfase do Planejamento Estratgico est em direcionar, identificar e desenvolver, muito mais do que estabelecer objetivos concretos ou em predizer o futuro (SILVA, 2003). Construir o futuro, antecipar ameaas, aproveitar ao mximo as oportunidades, superar as fraquezas, so possibilidades fornecidas pelo Planejamento Estratgico. Avaliando a organizao, foi identificado na Localiza Rent a Car, mais pontos fortes do que os pontos fracos, como tambm mais oportunidades, do que ameaas. Foram tambm percebidos alguns pontos fracos que limitavam sua demanda, como: a impossibilidade de entrega em domiclio, promoo e propaganda e uma falta de agilidade interna em seus processos, pois esses pontos significativos acabam passando despercebido no dia-a-dia. Ao realizar esse estudo, foram desenvolvidos alguns objetivos, metas e planos de ao que pudessem melhorar o seu atendimento, divulgar mais o seu servio e tambm aumentar sua locao de veculos. Por fim, ficou todo o nosso agradecimento e dedicao, como o profissionalismo de ambas as partes envolvidas nesse estudo.

REFERNCIA

28

CHIAVENATO,

Idalberto.

Recursos

Humanos:

capital

humano

nas

organizaes. 8ed. So Paulo: Atlas, 2006. LACOMBE, Francisco Jos Masset; HEILBORN, Gilberto Luiz Jos.

Administrao: princpios e tendncias. So Paulo: Saraiva, 2003. STONER, James A. F.; FREEMANN, R. E. Administrao. Rio de Janeiro: LTC, 1994. SILVA, Antonio Luiz de Paula e. Utilizando o planejamento estratgico como ferramenta de aprendizagem. 2ed. So Paulo: Global, 2003. Site da empresa de locao de carros HERTS. www.hertz.com. Pesquisa geral no site. Acesso em 12/05/2010. Site da empresa de locao de carros LOCALIZA. www.localiza.com. Pesquisa geral no site. Acesso em 10/05/2010. Site pesquisado http://mundodasmarcas.blogspot.com/2006/05/hertz-rent-

wisely.html#ixzz0npYOVRt8. Acesso em 08/05/2010.

Das könnte Ihnen auch gefallen