Sie sind auf Seite 1von 4

CURSO INSS PORTUGUS PROFESSOR: RICARDO ERSE ricardoaerse@yahoo.com.

br BLOCO I FUNDAO CARLOS CHAGAS QUESTO 01 Esto plenamente observadas as normas de concordncia verbal na frase: (A) Sobrevieram tragdia de 11/9 consequncias profundas, como a psicose coletiva a que se renderam muitos cidados novaiorquinos. (B) Agregou-se ao cotidiano de Nova York, a despeito das medidas de segurana, sentimentos de medo e desconfiana generalizados. (C) Uma certa soberba, caracterstica dos americanos, mesmo depois do atentado de 11/9 no se aplacaram. (D) Muitas vezes decorre de uma grande tragdia coletiva, como a de 11/9, sentimentos confusos, como os da humilhao, da revolta e da impotncia. (E) Sobrevivem at mesmo depois de grandes tragdias a tendncia dos homens ao prosasmo e ao mau gosto, como no uso da expresso dez de setembro. QUESTO 02 Est adequado o emprego de ambos os elementos sublinhados na frase: (A) A obsolescncia e o anacronismo, atributos nos quais os americanos manifestam todo seu desprezo, passaram a se enfeixar com a expresso dez de setembro. (B) O estado de psicose, ao qual imergiram tantos americanos, levou adoo de medidas de segurana em cuja radicalidade muitos recriminam. (C) A sensao de que o 11/9 foi um prlogo de algo ao qual ningum se arrisca a pronunciar um indcio do pasmo no qual foram tomados tantos americanos. (D) No descrena, sentimento com que nos sentimos invadidos depois de uma tragdia, na esperana que queremos nos apegar. (E) Fatos como os de 11/9, com que ningum espera se deparar, so tambm lies terrveis, de cujo significado no se deve esquecer. QUESTO 03 Est clara e correta a redao deste livre comentrio sobre o texto: (A) De fato, humor ferino e crtica lcida podem convergir em um mesmo texto, como o caso dessa crnica exemplar de Luis Fernando Verissimo. (B) H casos exemplares de crnicas como esta, aonde a ironia, a mordacidade e a anlise sabem conviver de modo a que paream naturais. (C) Este autor tem conseguido viver apenas do que escreve, alm de eventuais entrevistas em que ele concede, mesmo se considerando tmido. (D) O autor equipara o 11/9 ao Dilvio bblico, com base na proporo desses fatos e do sentido de autocrtica que contribui para ambos. (E) Poucos autores se pronunciaram sobre o 11/9, seja por que em respeito aos sacrificados, ou por que comum que as grandes tragdias impliquem em silncio QUESTO 04 Na frase No caso dos donos do mundo, no se devem esperar exames de conscincia mais profundos, correto afirmar que (A) a construo verbal um exemplo de voz ativa. (B) a partcula se tem a mesma funo que em E se ela no vier?

(C) a forma plural devem concorda com exames. (D) ocorre um exemplo de indeterminao do sujeito. (E) a expresso donos do mundo leva o verbo ao plural.

QUESTO 05 Em 11 de setembro ocorreu a tragdia que marcou o incio deste sculo, e o mundo acompanhou essa tragdia pela TV. A princpio, ningum atribuiu a essa tragdia a dimenso que ela acabou ganhando, muitos chegaram a tomar essa tragdia como um grave acidente areo. Evitam-se as viciosas repeties da frase acima substituindo- se os elementos sublinhados, na ordem dada, por (A) acompanhou-a - a atribuiu - lhe tomar (B) acompanhou-a - lhe atribuiu - tom-la (C) lhe acompanhou - lhe atribuiu - tomar-lhe (D) acompanhou-a - a atribuiu - tom-la (E) lhe acompanhou - atribuiu-lhe - a tomar QUESTO 06 Est inteiramente adequada a pontuao do seguinte perodo: (A) H eventos que como o 11 de setembro, passam a constituir um marco histrico; seja pela gravidade que tiveram em si mesmos; seja pelas consequncias que dele derivaram projetadas em escala mundial. (B) H eventos que como o 11 de setembro, passam a constituir um marco histrico seja pela gravidade, que tiveram em si mesmos, seja pelas consequncias, que dele derivaram, projetadas em escala mundial. (C) H eventos que como o 11 de setembro, passam a constituir um marco histrico seja pela gravidade que tiveram, em si mesmos, seja pelas consequncias que dele derivaram, projetadas em escala mundial. (D) H eventos que, como o 11 de setembro, passam a constituir um marco histrico, seja pela gravidade que tiveram em si mesmos, seja pelas consequncias que dele derivaram, projetadas em escala mundial. (E) H eventos, que como o 11 de setembro, passam a constituir um marco histrico; seja pela gravidade que tiveram em si mesmos, seja pelas consequncias que, dele, derivaram projetadas em escala, mundial. QUESTO 07 A m construo exige que se d nova redao seguinte frase: (A) Por se sentirem donos do mundo, os pases mais poderosos no esto habituados a fazer, com humildade, uma anlise crtica de si mesmos. (B) Uma das consequncias do trgico episdio de 11/9 foi o bombardeio a que os Estados Unidos submeteram o Iraque, pas tomado como bode expiatrio. (C) O significado que a expresso dez de setembro passou a ter depois do trgico atentado denota a preocupao dos americanos com o que est ou no na moda. (D) Jamais os Estados Unidos haviam tomado conscincia de sua vulnerabilidade, que ficou evidenciada com o bem-sucedido ataque terrorista s torres gmeas. (E) Ainda que se considere um episdio obviamente trgico, as torres gmeas constituam um smbolo da opulncia capitalista e da alta tecnologia americana. QUESTO 08 O verbo que admite transposio para a voz PASSIVA est em: (A) ... que restringiam ao mximo o alistamento eleitoral. (B) ... que os projetos de imigrao [...] eram manifestaes ... (C) ... no s porque ele estava excludo da cidadania ... (D) Essa viso lcida e avanada correspondia a uma concepo realista ...

(E) ... mesmo o trabalhador livre [...] ficava excludo do voto ...

QUESTO 09 Os segmentos que apresentam verbos conjugados nos mesmos tempo e modo esto em: (A) mas deveria ser tudo no futuro ... / que restringiam ao mximo o alistamento eleitoral. (B) Nabuco sentiu que ... / ele estava excludo da cidadania ... (C) Essa viso lcida e avanada correspondia a uma concepo ... / o trabalhador escravo era o grosso do povo ... (D) Esta verdadeira descoberta levou-o ... / e portanto tinha direito de atuar na vida poltica. (E) Segundo Nabuco, o trabalhador no era nada ... / Ele viu que, sendo a massa produtora, o trabalhador escravo ... QUESTO 10 A substituio do elemento grifado pelo pronome correspondente, com os necessrios ajustes, foi realizada de modo INCORRETO em: (A) manter o regime escravista = mant-lo (B) procurava extrapolar o sistema escravista = procurava extrapol-lo (C) restringiam o alistamento eleitoral = restringiam-no (D) atuar na vida poltica = atu-la (E) estender as suas caractersticas = estend-las QUESTO 11 A msica pressupe, antes de tudo, certa organizao do tempo ... O verbo que tambm empregado com a mesma regncia do grifado acima est em: (A) A msica, porm, baseia-se numa sucesso temporal ... (B) ... cuja funo estabelecer a ordem no movimento ... (C) ... sendo inevitavelmente composta de quantidades iguais ... (D) ... recebemos uma impresso global antes de ... (E) ... se me permitem esse neologismo. QUESTO 12 As artes plsticas apresentam-se a ns no espao. A msica, porm, baseia-se numa sucesso temporal. As frases acima articulam-se em um nico perodo, com lgica e correo em: (A) Apresentando-se a ns no espao, as artes plsticas so o contrrio da msica que se baseia numa sucesso temporal. (B) Ao passo em que a msica baseia-se numa sucesso temporal, as artes plsticas, contudo, apresentam-se a ns no espao. (C) Conquanto se apresentem a ns no espao, as artes plsticas no se baseiam numa sucesso temporal como a msica. (D) No se apresentando a ns no espao, a msica, como as artes plsticas, baseando-se, entretanto, numa sucesso temporal. (E) Diferentemente das artes plsticas, que se apresentam a ns no espao, a msica baseia-se numa sucesso temporal. QUESTO 13 A frase redigida inteiramente de acordo com as normas de concordncia verbal e nominal est em: (A) A diferena fundamental entre as artes plsticas e a msica, a que se refere Stravinsky, no implica a inexistncia de afinidades entre as duas formas de expresso, como o sugere o ttulo de uma composio de outro compositor russo, Quadros de uma exposio. (B) Com todas as diferenas existentes entre a msica e as artes plsticas, no h como imaginar msicos, qualquer que seja o estilo, indiferente pintura, e pintores, de qualquer poca, que no tenha se encantado com a msica.

(C) No devem haver muitos compositores que, como Stravinsky, aliam a genialidade na criao musical ao talento para falar sobre a msica, de modo a se fazer entendido at mesmo por quem nada entende de ritmo e compasso. (D) A meno de Stravinsky s leis a que se submetem o movimento dos sons s podem surpreender aqueles que ingenuamente acreditam na suficincia do espontanesmo e da inspirao na criao musical. (E) Nem mesmo um campo to estruturado como a msica, sobre a qual tem sido escritos tantos tratados, por um sem-nmero de diferentes tericos, podem dispensar um neologismo, como aquele que Stravinsky prope. QUESTO 14 Poderamos usar nossa liberdade para investir em muitos objetivos que no so parte de nossas prprias vidas em um sentido restrito. A frase acima se encontra corretamente reescrita na voz passiva em: (A) Muitos objetivos que no so parte de nossas prprias vidas em um sentido restrito poderiam ser usados para melhorar nossa liberdade. (B) Nossa liberdade poderia ser usada para investirmos em muitos objetivos que no so parte de nossas prprias vidas em um sentido restrito. (C) Nossa liberdade poderia ser investida para usar em muitos objetivos que no so parte de nossas prprias vidas em um sentido restrito. (D) Muitos objetivos poderiam ser usados para investirmos em nossa liberdade, que no so parte de nossas prprias vidas em um sentido restrito. (E) Nossa liberdade seria usada em um sentido restrito para investirmos em muitos objetivos que no so parte de nossas prprias vidas. QUESTO 15 Exportadores brasileiros lanaram-se ...... conquista de vrios mercados internacionais, aps ...... modernizao do setor agropecurio, que passou a oferecer ...... esses mercados produtos de qualidade reconhecida. As lacunas da frase acima estaro corretamente preenchidas, respectivamente, por (A) - a - a (B) - a - (C) a - a - (D) a - - (E) - a

Das könnte Ihnen auch gefallen