Sie sind auf Seite 1von 7

Mini Simulado 01 Questes Estilo FCC Prof. Italo Romano 01.

. (Juiz/24 Regio/MS) A qualidade de segurado mantida, independentemente de contribuies: a) At 12 (doze) meses aps a cessao das contribuies, para o segurado que deixar de exercer atividade remunerada abrangida pela Previdncia Social ou estiver suspenso ou licenciado sem remunerao, sendo prorrogado por mais 24 (vinte e quatro) meses se o segurado j tiver pago mais de 120 (cento e vinte) contribuies mensais sem interrupo que acarrete a perda da qualidade de segurado. b) At 12 (doze) meses aps cessar a segregao, para o segurado acometido de doena de segregao compulsria. c) At 6 (seis) meses aps o livramento, para o segurado retido ou recluso. d) At 6 (seis) meses aps o licenciamento, para o segurado incorporado s Foras Armadas para prestar servio militar. e) At 3 (trs) meses aps a cessao das contribuies, para o segurado facultativo. 02. (Juiz/24 Regio/MS) Conforme a Lei n 8.213/91, analise as assertivas abaixo: I. O aposentado pelo Regime Geral de Previdncia Social que permanecer em atividade sujeita a este Regime, ou a ele retornar, no far jus a prestao alguma da Previdncia Social em decorrncia do exerccio dessa atividade, exceto ao salrio-famlia e reabilitao profissional, quando empregado ou trabalhador avulso. II. O aposentado pelo Regime Geral de Previdncia Social que estiver exercendo ou que voltar a exercer atividade abrangida por este Regime segurado obrigatrio em relao a essa atividade, ficando sujeito s contribuies de que trata a Lei n. 8.212, de 24 de julho de 1991, para fins de custeio da Seguridade Social. III. segurado obrigatrio da Previdncia Social como contribuinte individual o brasileiro ou estrangeiro domiciliado e contratado no Brasil para trabalhar como empregado em empresa domiciliada no exterior, cuja maioria do capital votante pertena a empresa brasileira de capital nacional. IV. presumida a dependncia econmica do cnjuge, da companheira e do filho no emancipado, de qualquer condio, menor de 21 (vinte e um) anos ou invlido, com relao ao segurado. ? V. O segurado empregado domstico no poder beneficiar-se de auxlio-acidente. Considerando as assertivas acima como Verdadeira (V) ou Falsa (F), assinale a alternativa CORRETA: a) V, V, F, V, V. b) F, V, F, F, V. c) V, V, V, V, F. d) F, F, V, V, F. e) F, V, F, V, V. 03. (Juiz/24 Regio/MS) Como regra geral, independe de carncia a concesso dos seguintes benefcios, EXCETO: a) Salrio-maternidade para a segurada empregada domstica. b) Penso por morte.

c) Auxlio-acidente. d) Salrio-maternidade para a segurada trabalhadora avulsa. e) Aposentadoria por invalidez. 04. (Juiz/24 Regio/MS) Analise as proposies abaixo: I. O valor da aposentadoria por invalidez do segurado que necessitar da assistncia permanente de outra pessoa ser acrescido de 25% (vinte e cinco por cento), exceto quando o valor da aposentadoria atingir o limite mximo legal. ? II. A aposentadoria por idade pode ser requerida pela empresa, desde que o segurado empregado tenha cumprido o perodo de carncia e completado 70 (setenta) anos de idade, se do sexo masculino, ou 65 (sessenta e cinco) anos, se do sexo feminino, sendo compulsria, caso em que ser garantida ao empregado a indenizao prevista na legislao trabalhista, considerada como data da resciso do contrato de trabalho a imediatamente anterior do incio da aposentadoria. III. O salrio-maternidade devido trabalhadora avulsa ser pago diretamente pela Previdncia Social. IV. O auxlio-acidente ser concedido, como indenizao, ao segurado, quando, aps consolidao das leses decorrentes exclusivamente de acidente de trabalho, resultarem seqelas que impliquem reduo da capacidade para o trabalho que habitualmente exercia. V. O aposentado por invalidez ou por idade no ter direito ao salrio-famlia. Considerando as assertivas acima como Verdadeira (V) ou Falsa (F), assinale a alternativa CORRETA: a) F, V, V, F, F. b) F, V, F, F, F. c) V, V, V, F, F. d) V, F, F, F, F. e) V, F, V, F, F. Mini Simulado 02 Estilo FCC 01. Dentre as proposies que se seguem, assinale a correta: Entende-se como famlia do idoso ou da pessoa portadora de deficincia, para efeito de apurao da renda familiar mensal "per capita". a) a filha divorciada; a neta e o marido dela; os avs; e a sobrinha de irmo falecido, residentes sob o mesmo teto. b) o companheiro da filha; os tios; os sobrinhos, residentes sob o mesmo teto. c) a filha e o marido dela; os netos; residentes sob o mesmo teto. d) os pais; o cnjuge, os filhos do casal, menores de 18 (dezoito anos) anos, residentes sob o mesmo teto. 02. Dentre as proposies que se seguem, assinale a correta. I - A alquota da contribuio social do estagirio de advocacia no pode ser majorada sem respeito ao princpio da anterioridade nonagesimal. II - segurado especial o filho de 14 (quatorze) anos, que prove trabalhar em regime de economia familiar.

III - No permitido o recebimento conjunto de aposentadoria de valor mnimo e auxlio-recluso do cnjuge, segurada recolhida a priso. IV - A me, que percebe benefcio assistencial, no pode receber em conjunto o auxlio-recluso de dois filhos recolhidos priso. a) todos os enunciados I, II, III e IV esto corretos. b) apenas os enunciados I, II e IV esto corretos. c) apenas os enunciados I, III e IV esto corretos. d) todos os enunciados I, II, III e IV esto incorretos. 03. Dentre as proposies que se seguem, assinale a correta. I - Sendo vrios os pensionistas, a morte de qualquer deles extingue a respectiva parte e reduz o valor do beneficio. II - A morte do filho menor de 21 anos, pensionista, autoriza a reverso da penso por morte aos pais do segurado, referidos na classe subsequente do rol de dependentes. III - A emancipao em virtude de concluso de curso superior de dependente invlido extingue a sua parte na penso por morte. a) apenas o enunciado I est correto. b) apenas os enunciados II, III esto corretos. c) apenas os enunciados I, III esto corretos. d) todos os enunciados I, II, III esto incorretos. 04. Dentre as proposies que se seguem, assinale a correta: I - O tempo de contribuio como segurado facultativo contado mesmo que anterior a perda da qualidade de segurado, II - O salrio de benefcio do auxlio-doena consiste atualmente na mdia aritmtica simples dos maiores salrios de contribuio correspondente a oitenta por cento de todo o perodo contributivo, multiplicada pelo fator previdencirio. III - A renda mensal inicial do salrio-maternidade da segurada empregada no est sujeita ao limite mximo do salrio de contribuio. IV - Admitida a incapacidade laborativa temporria, pode ser reconhecida apenas relativamente a uma das atividades concomitantes, mas delas ser afastado o segurado se exercer a mesma profisso. a) todos os enunciados I, II, III e IV esto incorretos. b) apenas os enunciados I, III e IV esto corretos. c) apenas os enunciados I, II, e III esto incorretos. d) todos os enunciados I, II, III e IV esto corretos.

Mini Simulado 04 Estilo FCC

01. (Prova: FCC - 2007 - TRF-2R - Analista Judicirio) Dentre outros, segurado da Previdncia Social na categoria de contribuinte individual, a) o brasileiro ou estrangeiro domiciliado e contratado no Brasil para trabalhar como empregado em sucursal ou agncia de empresa nacional no exterior. b) aquele que presta servio de natureza urbana empresa, em carter no eventual, sob sua subordinao e mediante remunerao. c) aquele que, contratado por empresa de trabalho temporrio, definida em legislao especfica, presta servio para atender a necessidade transitria de substituio de pessoal regular e permanente. d) o ministro de confisso religiosa e o membro de instituto de vida consagrada, de congregao ou de ordem religiosa. e) o servidor da Unio, Estado, Distrito Federal ou Municpio, incluindo suas autarquias e fundaes, ocupantes de cargo ou funo pblica. 02. (Prova: FCC - 2011 - NOSSA CAIXA DESENVOLVIMENTO) De acordo com a Lei no 8.212/91, so segurados obrigatrios da Previdncia Social na qualidade de segurado especial a)o exercente de mandato eletivo federal, estadual ou municipal, desde que no vinculado a regime prprio de previdncia social. b)o brasileiro ou estrangeiro domiciliado e contratado no Brasil para trabalhar como empregado em sucursal ou agncia de empresa nacional no exterior. c)o servidor pblico ocupante de cargo em comisso, sem vnculo efetivo com a Unio, Autarquias, inclusive em regime especial, e Fundaes Pblicas Federais. d)a pessoa fsica residente no imvel rural que, individualmente, ainda que com o auxlio eventual de terceiros a ttulo de mtua colaborao, na condio de pescador artesanal faa da pesca profisso habitual. e)o ministro de confisso religiosa e o membro de instituto de vida consagrada, de congregao ou de ordem religiosa 03. (Prova: FCC - 2006 - PGE-RR - Procurador de Estado) De acordo com a legislao previdenciria e respectiva regulamentao, a)todo o segurado obrigatrio da Previdncia Social mantm sua qualidade, sem recolher contribuio nem receber benefcio, por at 6 (seis) meses. b)so segurados obrigatrios do Regime Geral de Previdncia Social: o empregado, inclusive o domstico, o trabalhador avulso, o segurado especial e o contribuinte individual. c)o direito da seguridade social apurar e constituir seus crditos extingue-se aps 10 (dez) anos, bem como o direito de ao contra ela para obter a restituio de contribuies indevidas. d)no integram o salrio-de-contribuio, entre outras: a parcela in natura recebida de acordo com o programa de alimentao aprovado pelo Ministrio do Trabalho e Emprego; a parcela recebida a ttulo de vale-transporte e as importncias recebidas a ttulo de indenizao de frias e respectivo adicional constitucional. e)so segurados facultativos do Regime Geral de Previdncia Social, entre outros: o estudante, o bolsista, o estagirio e o aprendiz.

04. (Prova: FCC - 2010 - TRF - 4 REGIO - Tcnico Judicirio) O produtor, o parceiro, o meeiro e o arrendatrio rurais e o pescador artesanal, bem como os respectivos cnjuges, que exeram suas atividades em regime de economia familiar, sem empregados permanentes, contribuiro para a seguridade social mediante a a) aplicao de uma alquota sobre o resultado da comercializao da produo. b) aplicao de uma alquota sobre o lucro presumido e previamente declarado. c) contribuio fixa e predeterminada de dois salrios mnimos. d) aplicao de uma alquota sobre o salrio mnimo. e) contribuio fixa e predeterminada de um salrio mnimo. 05. (Prova: FCC/Perito Mdico2006) Considera-se empregado toda pessoa fsica a) que prestar servios de natureza eventual ou no a empregador, com exclusividade, sob a dependncia deste e mediante salrio. b) que prestar servios de natureza eventual a empregador, sob a dependncia deste e mediante salrio. c) ou jurdica que prestar servios de natureza no eventual a empregador, sob a dependncia deste e mediante salrio. d) que prestar servios de natureza no eventual a empregador, sob a dependncia deste e mediante salrio. e) ou jurdica que prestar servios de natureza no eventual a empregador, com exclusividade, sob a dependncia deste e mediante salrio. 06. (Defensor-Pblico do Par Julho 2009) So segurados obrigatrios do regime geral de previdncia social: a) a dona de casa e o estudante, desde que maiores de 16 (dezesseis) anos de idade. b) os servidores pblicos autrquicos ocupantes de cargo de provimento efetivo em Municpios que tenham institudo regime prprio. c) os trabalhadores autnomos, empresrios e ministros de confisso religiosa. d) os desempregados, nos 12 (doze) meses que se seguem sua dispensa pela empresa. e) os consumidores de planos de previdncia privada administrados por entidades abertas de previdncia complementar. 07. (Procurador RN/CESPE/2008) Edmar, ex-estudante de direito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, nunca exerceu atividade profissional. No entanto, elegeu-se deputado federal, sendo que a atividade parlamentar foi sua primeira experincia poltico-profissional. Com base nessa situao hipottica, correto afirmar que, enquanto estiver no exerccio do mandato, Edmar ser segurado obrigatrio a) da previdncia social na qualidade de contribuinte individual. b) da previdncia social na qualidade de autnomo. c) da previdncia social na qualidade de empregado. d) do regime prprio de previdncia da Cmara dos Deputados. e) nenhuma das anteriores

08. (Analista INSS/FUNRIO/2009) So segurados obrigatrios da Previdncia Social, na condio de contribuintes individuais, as seguintes pessoas fsicas: a) o exercente de mandato eletivo federal, estadual ou municipal, desde que no vinculado a regime prprio de previdncia social. b) aquele que presta servio de natureza contnua pessoa ou famlia, no mbito residencial desta, em atividade sem fins lucrativos. c) o pescador artesanal ou a este assemelhado que faa da pesca profisso habitual ou principal meio de vida. d) o empregado de organismo oficial internacional ou estrangeiro em funcionamento no Brasil, salvo quando coberto por regime prprio de previdncia social. e) o ministro de confisso religiosa e o membro de instituto de vida consagrada, de congregao ou de ordem religiosa. 09. (TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL 1 REGIO / 2003 JUIZ FEDERAL SUBSTITUTO) Considerando ainda o ordenamento legal da previdncia social brasileira, pode-se afirmar: I. O membro de instituto de vida consagrada segurado obrigatrio, porque empregado da entidade a que se vincula. II. O aposentado pelo RGPS segurado obrigatrio, em relao atividade abrangida por esse regime que voltar a exercer, sendo-lhe facultado contribuir para a seguridade social. III. O maior de 14 anos segurado facultativo, desde que se filie ao RGPS. vista dessas proposies, assinale, dentre as abaixo, a nica alternativa correta: a) So verdadeiras as de nmeros I e II. b) Apenas a de nmero III verdadeira. c) So todas falsas. d) Apenas a de nmero I falsa. e) nenhuma das anteriores. 10. (Prova: Diversas) Julgue os itens abaixo: I.O associado eleito para cargo de direo, na sociedade cooperativa, segurado obrigatrio do regime geral de previdncia social, na condio de contribuinte individual. ( ) II.O scio de indstria, na sociedade de capital e indstria, segurado obrigatrio do regime geral de previdncia social, na condio de contribuinte individual. ( ) III.Considera-se trabalhador avulso aquele que presta servios sem vnculo empregatcio, de natureza urbana ou rural, a diversas empresas, com ou sem a intermediao de sindicato ou rgo gestor de mo-de-obra. ( ) Assinale a alternativa correta: (a) Todas as proposies esto corretas. (b) Apenas uma proposio est correta.

(c) Apenas duas proposies esto corretas. (d) Apenas trs proposies esto corretas. (e) Todas as proposies esto erradas. 11. (AFRFB 2009) A respeito dos segurados facultativos da Previdncia Social, correto afirmar que : a) a pessoa pode ser segurado facultativo independente da sua idade. b) o sndico de condomnio remunerado pela iseno da taxa de condomnio pode ser segurado facultativo. c) aquele que deixou de ser segurado obrigatrio da previdncia social no pode ser segurado facultativo. d) no pode ser segurado facultativo aquele que estiver exercendo atividade remunerada que o enquadre como segurado obrigatrio da previdncia social. e) o estudante maior de quatorze anos. 12. (Juiz Federal Substituto da 1 Regio) O servidor civil da Unio, dos estados, do DF ou dos municpios, bem como o das respectivas autarquias e fundaes, sujeito a RPPS: a) fica automaticamente excludo do RGPS, ainda que, concomitantemente, venha a exercer uma ou mais atividades abrangidas por esse RGPS. b) tem a faculdade de vincular-se ao RGPS caso venha a, concomitantemente, exercer atividades por ele abrangidas. c) tem a faculdade de vincular-se ao RGPS, desde que requeira desligamento do RPPS. d) tornar-se- segurado obrigatrio do RGPS, em relao s atividades por ele abrangidas. e) nenhuma das anteriores. Gabarito Mini Simulado 02 Estilo FCC: 01.D 02.D 03.D 04.B Gabarito Mini Simulado 04 Estilo FCC: 1. D 2. D 3. B e D 4. A 5. D 6. C 7. C 8. E 9. C 10. C 11. D 12. D

Das könnte Ihnen auch gefallen