Sie sind auf Seite 1von 5

A Informtica na Educao a Distncia

Andr Garrocini, Prof. Msc. Orlei Jos Pombeiro Grupo de Pesquisas em Informtica, Bacharelado em Sistemas de Informao, Sociedade Paranaense de Ensino e Informtica - Faculdades SPEI Fone(0XX41)3321-3131, Fax (0XX41)3321-3142 garrocini@click21.com.br , orlei@spei.br

Resumo A educao a distncia estabelece um crescimento acelerado e comea a avanar nos cursos de nvel Superior, tendo o governo como um dos defensores desta modalidade no Brasil. Muito se fala quanto aos supostos benefcios proporcionados por esta modalidade de ensino, mas quase nenhum estudo apresenta questionamentos a estes benefcios. A excluso digital da maior parte dos jovens brasileiros, a falta da cultura de auto-aprendizado, o problema da qualidade do material e dos cursos, a evaso dos alunos e o conceito tradicional de aprendizagem so temas abordados neste artigo, estabelecendo uma crtica a esta metodologia de forma que ela possa ser melhor analisada antes de ser considerada a soluo ao problema de Ensino Superior no Brasil.

Palavras-chave: EAD, Educao a Distncia, e-learning, informtica e educao.

Introduo Com o crescimento da Internet no Brasil, as aplicaes de Educao a Distncia ganharam mais um aliado na disseminao do conhecimento. Alm das aplicaes suportadas por mdias eletrnicas, como a TV e o Rdio, e mdias escritas, como os cursos por correspondncia, comeam a surgir, no final da dcada de 90 aplicaes de EAD atravs da Internet, tambm conhecidas como e-learning. Muito se fala sobre o crescimento deste nicho de mercado educacional e das vantagens desfrutadas pela sua aplicao. No entanto, poucos estudiosos, pedagogos ou socilogos, discutem as influncias deste tipo de aprendizagem na formao cognitiva do aluno. Assim sendo, o objetivo deste artigo no vangloriar a aplicao da EAD nos seus diversos modelos, mas sim questionar suas conseqncias na formao cultural e social dos jovens brasileiros, principalmente na educao Superior.

Metodologia Para o desenvolvimento deste artigo foram utilizadas informaes de sites especializados no assunto EAD, conforme descrito nas referncias, alm de debates entre um grupo universitrio, cujo objetivo foi estabelecer relaes negativas da aplicao do Ensino a Distncia atravs do uso da informtica. As diferentes argumentaes adquiridas durante o processo so distribudas em tpicos, com o intuito de proporcionar uma melhor organizao da leitura.

O Governo brasileiro inicia em 2006 um projeto de incluso dos jovens ao ensino Superior, criando-se para isso, a Universidade Aberta do Brasil. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica, o Brasil possui apenas 9% da populao entre 18 e 24 anos nas faculdades e universidades, sendo que a regio sudeste concentra cerca de 49% das matrculas [1]. Para a representante da Associao Brasileira de Ensino a Distncia (Abed) em Braslia, Rosa Pessina, a educao brasileira ganha muito com essa iniciativa. O fato de ser um ensino no-presencial abrange uma maior quantidade de pessoas , destaca [1]. Conforme exposto nas afirmaes que procedem este pargrafo, verifica-se que o Brasil enfrenta grandes problemas relacionados a formao superior de sua populao. Como possvel soluo, o governo brasileiro deseja implantar o sistema de Ensino a Distncia em uma Universidade Virtual, onde os alunos, ditos prejudicados pelo sistema de ensino, utilizaro os recursos educacionais disponveis pela Internet para construir seu conhecimento. Segundo dados do IBOPE, no Brasil apenas 12% dos domiclios tem acesso Internet e 55% nunca utilizou um computador [2].

A Universidade Aberta do Brasil

Instituies Credenciadas 40 30 20 10
43%

Qualidade do Contedo
6% 10%

0 1998 1999 2000 2001 2002 2003 2004 2005


Insatisfatrio

41%

Razoavelmente Satisfatrio Satisfatrio

Figura 1 Instituies de Ensino Superior Credenciadas em EAD fonte MEC.


Distribuio no Brasil CentroOeste Sul

Plenamente Satisfatrio

Figura 3 Qualidade do Contedo de e-learning na internet disponibilizados no Brasil [8]. Quanto a dificuldade na gesto da qualidade, pode-se destacar duas causas: a preparao do material e a avaliao dos resultados alcanados pelos alunos. Em um curso presencial, onde o professor interage frente a frente com os seus alunos, o contedo da aula torna-se a soma entre o material didtico, a capacidade de ensino do professor e as interaes dos alunos. Alm de muito rico em informao, este modelo permite ajustar o contedo dinamicamente, conforme a percepo do professor quanto ao entendimento dos alunos. Na EAD isso no possvel, pois todo o material deve ser previamente preparado e a interao professor-aluno ou aluno-aluno no tem a dinmica necessria para permitir algum ajuste em tempo de execuo da aula, ficando este talvez apenas para a prxima turma que far o curso. Alm deste, tem-se o problema da preparao do material que, em sua grande maioria, realizado por um especialista sem os conhecimentos multidisciplinares necessrios para qualificar a obra em todos os seus aspectos. Um designer instrucional no simplesmente um especialista em determinado assunto digitando seus pensamentos em uma apresentao de PowerPoint [5] No momento da avaliao do aproveitamento do aluno quanto ao contedo, a EAD sofre novamente as conseqncias do ensino a distncia. Mesmo que as avaliaes sejam realizadas em locais pr-definidos, copia do modelo presencial, as questes so em sua maioria optativas, inibindo a expresso do aluno quanto ao contedo adquirido por ele. Avaliar o conhecimento de um contedo de Pedagogia, principal curso apontado pelo Governo como candidato a EAD, atravs de uma prova estritamente optativa refletir o conhecimento adquirido pelos alunos? E a capacidade de expresso destes futuros educadores, como ser avaliada?

Norte

Nordeste

Sudeste

Figura 2 Distribuio das Instituies de Ensino Superior Credenciadas em EAD no Brasil fonte MEC Sendo assim, como espera o governo brasileiro atingir esta populao de jovens sem acesso ao ensino superior, sabendo que em sua maioria so eles os excludos digitais? A Universidade Aberta do Brasil cita como publico alvo: qualquer cidado que concluiu a educao bsica, foi aprovado no processo seletivo, atendendo aos requisitos exigidos pela instituio pblica vinculada ao Sistema Universidade Aberta do Brasil [3]. Estas pessoas chamadas de qualquer cidado brasileiro no recebem preparao na educao publica para o uso da Internet e muitos no tm sequer acesso a esta tecnologia. Poder ento esta soluo atender estas pessoas, como espera o governo?

Qualidade do Ensino a Distncia Mesmo que utopicamente o Brasil possusse uma base slida para utilizao dos recursos disponveis pela Internet para aplicao da EAD, ainda assim existe o problema com a gesto da qualidade deste ensino. muito difcil fazer uma avaliao abrangente e objetiva do ensino superior distncia no Brasil, pela rapidez com que ela se expande nos ltimos anos e a maior parte das pesquisas foca experincias isoladas e porque h uma contnua interaprendizagem: cada instituio aprende com as outras e passa a imitar as propostas bem sucedidas. Temos dificuldade em visualizar todas as variantes que esto acontecendo, pela quantidade de instituies que esto envolvidas .[4]

A construo do conhecimento A concepo construtivista de Piaget interpreta o processo de ensino-aprendizagem como um processo

social de carter ativo em que o conhecimento fruto da construo pessoal do aluno [6]. O aluno um agente ativo na construo do seu conhecimento por meio da sua interao com o mundo fsico e social. Assim, a aprendizagem ocorre durante um processo de construo e assimilao de conhecimento, onde o aluno deve ser guiado a testar sua interpretao do assunto, mesmo que este no chegue a resultados corretos. Os erros precisam ser percebidos como resultado de concepes do aluno, no podendo ser minimizados ou ignorados. Disponibilizar ao aluno um material de apoio que supre todas as dificuldades de concepo faz com que este no estimule sua capacidade de raciocnio abstrato e, conseqentemente, no complete o processo de aprendizagem. Uma apresentao multimdia, com vdeos computadorizados e recursos audiovisuais demonstrando um raciocnio matemtico, por exemplo, proporcionar ao aluno um entendimento imediato do assunto, mas no o deixar preparado para o entendimento de um raciocnio imediatamente posterior, pois no construiu neste o processo da interpretao abstrata capaz de gerar o conhecimento. A comunicao entre os elementos do processo educativo estimula o pensamento. Assim, a sala de aula deve ser vista como uma comunidade educativa engajada em atividades de discusso, reflexo e tomada de decises. Do ponto de vista da EAD por meio da Internet, onde o aluno est isolado fisicamente do restante da turma e, principalmente, do professor, a construo deste ambiente de disseminao do conhecimento se torna impossvel. Como poder ento a EAD proporcionar a estes alunos um processo de construo do conhecimento? E como sero as influncias deste mtodo passivo de aprendizagem na formao da sociedade futura?

A falta da tradicional relao face-a-face entre professor e alunos, pois neste tipo de relacionamento julga-se haver maior interao e respostas afetivas entre os envolvidos no processo educacional; Insuficiente domnio tcnico do uso do computador, principalmente da Internet, ou seja, a inabilidade em lidar com as novas tecnologias cria dificuldades em acompanhar atividades propostas pelos cursos a distncia como: receber e enviar e-mail, participar de chats, de grupos de discusso, fazer links sugeridos, etc; Ausncia de reciprocidade da comunicao, ou seja, dificuldade em expor idias numa comunicao escrita a distncia, inviabilizando a interatividade; A falta de um agrupamento de pessoas em uma instituio fsica, construda socialmente e destinada muitas vezes transmisso de saberes, assim como ocorre no ensino presencial tradicional, faz com que o aluno de EAD no se sinta includo num sistema educacional. Tem-se, assim, um problema cultural de uma populao que no foi preparada para adquirir conhecimento sozinha e, em situaes de isolamento social, sente dificuldades que impedem seu progresso desmotivando-a a continuar com os estudos. Tabela 1 Material utilizado pelas Instituies de Ensino Superior Nmero de % do Mdia Instituies total Impresso E-learning Televiso Vdeo Rdio CD-Rom Outros Fonte: MEC 52 39 14 24 2 35 11 84 63 23 39 3 56 18

Evaso pr-matura O fato de o aluno poder comear um curso a distncia a qualquer momento e em qualquer lugar, o leva a matricular-se sem avaliar todos os quesitos para a concluso deste. Com o tempo, ele descobre que no to fcil como imaginava, pois ele tem que estudar mais do que nos cursos presenciais e, ainda, sem que ningum esteja acompanhando seu processo no dia-a-dia para auxililo. Um dos motivos para a evaso dos alunos nos cursos a distncia pode ento ser estabelecido falta de informao destes alunos sobre o processo. Outra razo est na falta de acompanhamento por parte da instituio de ensino, que no responde ou demora a responder s necessidades apresentadas pelo aluno durante o decorrer do curso. Pode-se destacar as seguintes suposies quanto a evaso em cursos a distncia via Internet: [7]

Como poder ento ser aplicado o projeto da Universidade Aberta do Brasil pelo Governo, visto que o pblico afetado no tem preparao cultural para este processo de aprendizagem?

Concluses A educao a distncia, aplicada no Ensino Superior, j se iniciou no Brasil sem que haja possibilidade de retorno. A diversidade de tcnicas que podem ser aplicadas nesta modalidade de ensino so muitas, mas poucos so os procedimentos que controlam a qualidade e a influncia futura destas tcnicas na formao do aluno quanto pessoa formadora de opinio. Para que nossa educao no sofra as

conseqncias negativas da EAD faz-se necessria uma mudana na estrutura da formao dos alunos, desde o ensino fundamental. Sem a formao de um aluno com perfil de auto-aprendizado, a EAD se tornar uma fabrica de diplomas, que no agrega valor social a seus alunos. Alm disso, o governo, em conjunto com as instituies privadas, deve proporcionar um acesso verdadeiro a internet no Brasil, para que estes futuros alunos da EAD tenham conhecimentos satisfatrios da tecnologia, tornando-os aptos ao aprendizado a distncia. Com isso, o Brasil dever enfrentar muitas barreiras antes de poder considerar a educao a distncia como uma opo de incluso dos jovens aos cursos de nvel Superior, formando qualidade e no apenas quantidade.

Referncias [1] Annimo; Educao a Distncia ganha Espao; http://www.elearningbrasil.com.br/home/d_mercad o/mercado.asp?id=3145, Abril, 2006, disponvel em 13 de maio de 2006. [2] IBOPE//NetRatings; Penetrao da Internet nos Domiclios; http://www.nic.br/indicadores/usuarios/ tab02-04.htm, 4 Trim, 2005, disponvel em 13 de maio de 2006. [3] Universidade Aberta do Brasil; Pblico Alvo; http://www.uab.mec.gov.br/publico.php, disponvel em 13 de maio de 2006. [4] Jos Manuel Moran; Avaliao do Ensino Superior a Distncia no Brasil; http://www.elearningbrasil.com.br/home/artigos/art igos.asp?id=2844, disponvel em 13 de maio de 2006. [5] Annimo; Os instrutores so os melhores designers no e-learning; http://www.elearningbrasil.com.br/home/artigos/art igos.asp?id=1926, disponvel em 13 de maio de 2006. [6] Ana Maria Lakomy; Teorias Cognitivas da Aprendizagem; IBEPEX, 2003. [7] Katia Morozov Alonso; Avaliao da Aprendizagem em EAD; IBPEX, 2002. [8] Levantamento quantitativo no ms de agosto de 2005, realizado pelo portal e-Learning Brasil com 263 organizaes brasileiras. Fonte: http://www.elearningbrasil.com.br/pesquisa/resulta dos/pesq_result_48.asp, disponvel em 14 de maio de 2006.

This document was created with Win2PDF available at http://www.daneprairie.com. The unregistered version of Win2PDF is for evaluation or non-commercial use only.

Das könnte Ihnen auch gefallen