Sie sind auf Seite 1von 7

ANAMNESE 1. Sintomas Gerais Febre.

Sensao de aumento de temperatura corporal acompanhado ou no de outros sintomas (cefalia, nusea, vomito, sede, calafrios, etc.) Astenia. Sensao de fraqueza, quase sempre acompanhada de mal-estar indefinido que s melhora com o repouso. Adinamia. Falta de disposio. Alterao do peso. Aumento ou diminuio. necessrio caracterizar em quanto tempo ouve a alterao e relatar o valor que alterou neste espao de tempo. Sudorese. Eliminao abundante de suor. Generalizada ou predominante nos ps e mos. Calafrios. Sensao momentnea de frio com ereo dos plos e arrepiamento da pele. Procurar correlacionar com febre. Prurido. Sensao desagradvel que provoca o desejo de coar. Generalizado ou localizado (olhos, narinas, vulva, nus). Acorda o paciente noite ou no. Alteraes do revestimento cutneo. reas de anestesia, alterao da temperatura e leses cutneas. Alteraes do desenvolvimento fsico. Nanismo, gigantismo, acromegalia, infantilismo, puberdade precoce, puberdade atrasada. 2. Cabea e Pescoo Dor. Localizar o mais corretamente possvel a sensao dolorosa. A partir da pergunta-se as outras caractersticas semiolgicas da dor (tipo de dor, irradiao, durao, como comeou, fator de melhora, fator de piora). Alterao dos cabelos e plos. Queda e modificaes dos cabelos. Investigar o tempo que vem ocorrendo e a quantidade da perda de cabelo e plos. Notar tambm surgimento de plos faciais em mulheres. Alteraes dos movimentos. Como paralisia, tiques, movimentos involuntrios. Tontura: paciente sente a cabea pesada, oca. Vertigem: Sensao de estar girando em torno dos objetos (vertigem subjetiva) ou os objetos girando em torno de si (vertigem subjetiva). Neste pode ocorrer a perda do equilbrio. 3. Olhos Dor ocular e cefalia. Bem localizada pelo paciente ou de localizao imprecisa. Sensao de corpo estranho. Sensao desagradvel quase sempre acompanhada de dor. Queimao ou ardncia. Lacrimejamento. Eliminao de lagrimas independente do choro. Sensao de olho seco. Sensao de secura como se o olho no tivesse lgrimas. Xantopsia, iantopsia, cloropsia. Viso amarelada, violeta e verde, respectivamente. Diminuio ou perda da viso. Uni ou bilateral. Sbita ou gradual. Relao com a intensidade da iluminao. Viso noturna. Correo (parcial ou total) com culos ou lentes de contato. Diplopia. Viso dupla. Constante ou intermitente. Fotofobia. Sensibilidade a luz. Nistagmo. Movimentos repetitivos rtmicos nos olhos.

Escotomas. Manchas ou pontos escuros no campo visual, descritas como manchas, moscas que voam diante dos olhos ou pontos luminosos. Secreo. Liquido purulento que recobre a superfcie externa dos olhos. Alucinaes visuais. Sensao de luz, cores ou reproduo de objetos. Inflamaes Exoftalmia. Olhos saltados. Tpico do hipertiroidismo. Cataratas. Investigar a ocorrncia ou a presena deste. 4. Ouvidos Dor. Otorria. Sada de lquido pelo ouvido. Investigar a cor, odor, aspecto e o volume do liquido. Acuidade auditiva. Perda parcial ou total da audio. Uni ou bilateral. Inicio sbito ou progressivo. Zumbido. Sensao subjetiva de diversos tipos de rudos (campainha, grilo, apito, chiado, cachoeira, bater de asas de borboleta, jato de vapor, zunido). Vertigem. Otorragia. Perda de sangue pelo canal auditivo. Relao com traumatismo. 5. Nariz Dor. Espirros. Isolados ou em crises. Indagar em que condies ocorrem , procurar relacionar locais e substancias. Obstruo nasal. Uni ou bilateral. Parcial ou total. Acompanhada ou no de secreo. Corrimento nasal. Aspecto do corrimento (aquoso, purulento, sanguinolento) e odor. Epistaxe. Hemorragia nasal. Cacosmia. Consiste em sentir mau cheiro, sem razo para tal. Parosmia. Alterao do olfato. Hiposmia. Diminuio do olfato. Anosmia. Perda do olfato. Aumento do Olfato. Transitrio ou permanente. 6. Cavidade Bucal e Anexos: Alterao do apetite. Polifagia ou hipororexia. Sialose. Excessiva produo de secreo salivar. Halitose. Mau hlito. Dor. Dor de garganta. Espontnea ou provocada pela deglutio. Disfagia. Dificuldade de deglutir. Odinofagia. Dor ou deglutir. Dispnia. Dificuldade para respirar. Tosse. Seca ou produtiva. Investigar a quanto tempo vem ocorrendo e se caso for produtiva analisar o aspecto, volume, cor, odor e o tipo (mucide, serosa, purulenta, mucopurulenta, sanguinolenta, mucosanguinolenta). Sialoquieze: boca seca. Pigarro. Ato de rapar a garganta.

Alterao da voz. Disfonia. Afonia. Voz lenta e montona. Voz fanhosa ou anasalada (rinolalia). Outras alteraes. Como ndulos. 7.Crdio-Respiratrio: Dor torcica. Localizar o mais corretamente possvel a sensao dolorosa. A partir da pergunta-se as outras caractersticas semiolgicas da dor (tipo de dor, irradiao, durao, como comeou, fator de melhora, fator de piora). Palpitaes. Percepo incmoda dos batimentos cardacos. Tipo de sensao, horrio do aparecimento, modo de instalao e desaparecimento. Relao com o esforo e outros fatores desencadeantes. Alteraes da forma do trax. Alteraes localizadas e da caixa torcica como um todo. Dispnia. Relacionar com a dor ou alteraes da configurao do trax. Relao com o esforo em decbito. Dispnia paroxstica noturna. Dispnia peridica ou de Cheyne-Stokes. Edema. poca em que apareceu. Como evoluiu e local que predomina. Fatores de melhora e de piora. Cianose. Colorao azulada da pele. poca do aparecimento ( desde o nascimento ou surgida tempos depois. Intensidade. Tosse. Quanto tempo ocorre. Produtiva ou seca, caso for produtiva caracterizar tal. Hemoptise. Eliminao de sangue pela boca, atravs da glote, proveniente dos brnquios ou pulmes. Obter dados para diferenciar hemoptise, epistaxes e hematmese. Vmica. Eliminao sbita atravs da glote de quantidade abundante de pus ou liquido de aspecto mucide ou seroso. Chieira. Rudo sibilante percebido pelo paciente durante a respirao. Relao com a dispnia. Uni ou bilateral. Horrio que predomina. Cornagem. Rudo grave provocado pela passagem do ar pelas vias respiratrias altas que esto reduzidas de calibre. Sopro cardaco. Pesquisar com o paciente a existncia de tal. Presso Arterial. Indagar quanto que geralmente a P.A. do paciente. Alterao do sono. Insnia, sono inquieto, sonolncia. Lipotimia: Sensao de desmaio. momentneo e geralmente ocorre escurecimento da viso. No tem perda da conscincia. Sncope: Perda da conscincia. Indagar a situao que ocorreu, durao e manifestaes que vieram depois da sncope. Astenia. Sensao de fraqueza. 8.Disgestrio. Apetite. Intolerncia a alimentos. Alteraes da forma e do volume. Crescimento do abdome. Hrnia. Tumoraes. Disfagia. Dificuldade deglutio. Disfagia alta (orofaringea), disfagia baixa (esofagiana). Pirose. Sensao de queimao retro-esternal. Nuseas.

Vmito. Relao com a ingesto de alimentos. Horrio em que aparece. Caractersticas do vmito. Dispepsia. Conjunto de sintomas constitudo de desconforto epigstrico, empanzinamento, sensao de distenso por gazes, nuseas, intolerncia a certos alimentos. Dor abdominal. Localizao continua ou clica. Distenso abdominal. Sensao de gazes no abdome. Eructao. Eliminao de gazes pela boca. Relao com a ingesto de alimentos ou com alteraes emocionais. Flatulncia. Eliminao excessiva de gazes pelo nus. Hematmese. Vmito com sangue vivo. Ocorre devido a uma hemorragia digestiva alta, ulceraes a nvel de esfago e etc. Diferencia de epistaxe e hemoptise. Melamnese: Vmito com sangue digerido. Vmito Fecalide. Vmito com fezes presentes. Tomar cuidado para no confundir com melamnense, para evitar tal situao, notar o odor e indagar ao paciente o gosto do vmito. Meteorismo. Quando ocorre muitos gazes na cavidade abdominal mas no ocorre a eliminao destes resultando assim em distenso abdominal. Melena. Eliminao de sangue digerido pelas fezes. Em borra de caf. Causada por hemorragia digestiva alta. Enterorragia. Eliminao de sangue vivo pelas fezes. Esta causada por uma hemorragia digestiva baixa. Sangramento Anal: Relao com a defecao. Prurido. Intensidade e horrio que predomina. Hematoquezia. Quando pinga sangue do nus. Geralmente ocorre devido a ulceraes a nvel retal. Tenesmo. Aumento do peristaltismo. Clica. Constipao. Abolio dos hbitos intestinais. Diarria. Durao, volume, consistncia, aspecto e cheiro das fezes. Desinteria. Diarria com presena de sangue. Caracteres das fezes. Indagar sobre a cor, consistncia, odor, presena de pedaos de alimentos (citar quais), presena de gordura, sangue, muco e etc. Hemorridas. veias distendidas na juno do reto e do canal anal Ictercia. Intensidade, durao e evoluo. Relacionar com a cor da urina e fezes e prurido. Hbito intestinal. Indagar quantas vezes ao dia o paciente defeca. Regurgitao. Volta a cavidade bucal de alimento ou de secrees contidas no esfago ou no estmago. Soluo. Horrios em que aparece, isolados ou em crises. Esteatorria. Aumento da quantidade de gordura eliminada nas fezes. 9. Sistema Geniturinrio Dor. Alteraes miccionais. Incontinncia, hesitao, modificao no jato urinrio e reteno da urina. Alteraes da cor da urina. Urina turva, hematria (sangue na urina), hemoglobinria (hemoglobina na urina), mioglubinria (enzimas do msculo na urina), porfirinria (porfirina na urina). Alteraes do cheiro da urina. Mau cheiro. Edema. Localizao, intensidade, durao, fator de melhora e piora.

Febre. Calafrios associados. Poliria. Aumento do volume da urina. Oliguria. Diminuio da produo de urina Anria. Anurese, que no urina Disria. Dificuldade em urinar. Nictria. Incontinncia das urinas durante a noite Polaciria. Mico vrias vezes ao dia e a urina com pouco volume. Noctria. Incontinencia. Incapacidade de reter a urina por muito tempo. Esta associado a musculatura do assoalho plvico. Reteno. rgos genitais masculinos: Priapiso. Ereo persistente, dolorosa e sem desejo sexuais. Hemospermia. Presena de sangue no esperma. Corrimento uretral. Aspecto da secreo. Disfunes sexuais. Impotncia sexual, ejaculao precoce, ausncia da ejaculao, anorgasmia, diminuio da libido, sindromes por deficincia de hormnios testiculares (sndrome de Klinefelter, puberdade atrasada). rgos genitais femininos: Ciclo mesntrual. Investigar durao dos ciclos e de quantos dias o ciclo. Polimenorria Oligomenorria. Diminuio do fluxo menstrual Amenorria. Ausncia de perodos menstruais Hipermenorria. Hipomenorria Menorragia. Excesso de fluxo de sangue na menstruao Dismenorria. Transtorno da menstruao Hemorragias. Relao com o ciclo menstrual. Tenso pr-menstrual. Clica e outros sintomas. Corrimento. Quantidade, aspecto, odor e relao com as diferentes fases do ciclo menstrual. Prurido. Localizado na vulva. Menarca. Indagar a data (idade) da primeira menstruao. Coitarca. Indagar a data (idade) da primeira relao sexual. Disfunes sexuais. Dispauremia (coito doloroso), frigidez, diminuio da libido, anorgasmia. Menopausa. Idade em que ocorreu a menopausa. Metrorragia. Sangramento sem ser a menstruao. Dispauremia. Coito doloroso. 10. Sistema Linfohematopoitico Astenia. Instalao lenta ou progressiva. Palidez Hemorragias. Petquias, equimoses (derrame sangneo na pele traumatizada; contuso), hematomas, gengivorragias, hematria (sangue na urina), hemorragias digestivas. Infeces freqentes. Adenomegalias. Localizada ou generalizada, presena de sinais flogticos e fistulizaes. Febre. Tipo da curva trmica.

Esplenomegalia e hepatomegalia. poca do aparecimento e evoluo. Dor. Orofaringe, trax, abdome, articulaes, ossos. Ictercia. Cor das fezes e urina. Mnifestaes cutneas. Petquias (pequenas manchas avermelhado-rouxas na pele), equimoses (derrame sangneo na pele traumatizada; contuso), palidez, prurido, eritemas (ruborizao, inflamao da pele), ppulas (pequena elevao slida e circunscrita da pele) , herpes. Sintomas osteomusculares Sintomas gastrointestinais. Sintomas genitourinrio. Sintomas Neurolgicos. 11. Esqueleto, Articulaes e Msculo. Espasmos musculares. Contrao involuntria. Dor articular. Localizao, quantas articulaes comprometidas e fator de melhora e piora. O horrio de dor maior. Sinais flogsticos. Edema, rubor, calor e dor. Localizar a regio afetada. Atrofias musculares. Localizao. Trauma. Como ocorreu e a quanto tempo. Perda ou diminuio da fora. Adinamia. Claudicaes. Dor no membro inferior causado por insuficincia arterial. Deformidades Localizao e causa. Fraturas. Indagar se ocorreu fratura, localizao. 12. Sistema neuropsquico. Paralisia. Privao ou diminuio considervel do movimento voluntrio e da sensibilidade. Atrofia. Que no desenvolveu. Movimentos Involuntrios. Como tiques. Convulses. Contraes involuntrias desordenadas de msculos Incoordenao. Parestesia. Sensao de formigueiro, picadelas. Paresias. Paralisia incompleta, parcial. Anestesia. Perda da sensibilidade. Localizada ou generalizada. Nervosismo. Desajustes emocionais. Desajustes familiares. Alucinaes. Sonilquio. Pesadelos. Terror noturno. Sonambulismo. Andar dormindo, em sonhos. Briquismo. Enurese notura. Xixi na cama. Insnia. Sonolncia. Irritabilidade. Distrbios da conscincia. Obnubilao. Estado de coma. Dor de cabea e na face. Localizao e outras caractersticas semiolgicas.

Tontura e vertigem. Sensao de rotao (vertigem), sensao de iminente desmaio. Sensao de desequilbrio, Sensao desagradvel na cabea Convulses. Localizadas ou generalizadas. Tnicas ou clnicas. Manifestaes ocorridas antes (prdromos) e depois das convulses. Classificar como convulso quando o paciente relatar inconscincia, movimento tnico crnico, sialose e perda do controle esfincterianos. Ausncias. Breves perodos de perda de conscincia. Automatomatismo. Tipos. Amnsia. Perda de memria. Transitria ou permanente. Relao com traumatismo craniano e com ingesto de bebidas alcolicas. Distrbios Visuais. Ambliopia (enfraquecimento da vista ), amaurose, hemianopsia, diplopia. Distrbios auditivos. Hipoacusia, acusia, zumbidos. Distrbios da marcha. Disbasia. Distrbio esfincterianos. Bexiga neurognica, incontinncia fecal. 13.Sistema Endcrino e Metablico. Alterao no tamanho e crescimento. Cabea, extremidades e mandibula. Modificaes fisionmicas. Quanto tempo vem ocorrendo. Polidpsia. Sede excessiva persistente; sintoma de diabetes mellitus descompensada Poliria. Eliminao de grandes quantidades de urina por dia Polifagia. Aumento da fome Glicosria. Presena de glicose na urina. Tremores. Resistncia ao Jejum. Intolerncia ao frio e calor.

Das könnte Ihnen auch gefallen