Sie sind auf Seite 1von 18

Revista Territrios e Fronteiras V.3 N.

2 Jul/Dez 2010 Programa de Ps-Graduao Mestrado em Histria do ICHS/UFMT

Joo Rafael Moraes de Oliveira

A LUTA PELA BORRACHA NO BRASIL E A HISTRIA ECOLGICA DE WARREN DEAN

Resumo: O artigo examina o livro Brazil and the Struggle for Rubber: a study in environmental history publicado pelo historiador norte-americano Warren Dean em 1987, e dois anos depois, no Brasil, como A luta pela borracha no Brasil: um estudo de histria ecolgica. Busca apresentar as linhas gerais do modelo de anlise como contribuio do autor histria ambiental, cotejando o seu trabalho com o de outros estudiosos. O brasilianista deu dimenso ecolgica um estatuto de agente condicionador na luta dos brasileiros para produzir a borracha na regio amaznica. Os resultados desse trabalho colaboraram no s para o enriquecimento da literatura desse tema, como para revelar questes vitais no desenvolvimento da Amaznia. Palavras-chave: Warren Dean; Histria Ecolgica; Amaznia.

Abstract: This article analyzes the book Brazil and the Struggle for Rubber: A Study in Environmental History published by the American historian Warren Dean in 1987 and two years later in Brazil, as A luta pela borracha no Brasil: um estudo de histria ecolgica. The purpose is to present the general lines of his analysis model as a contribution to Environmental History, comparing his work to other authors. This Brazilianist considered the ecological dimension as a conditioning factor in the brazilians effort to produce the rubber in the Amazon region. The results of his work contributed to enrich the literature about this subject and also to evidence vital questions regarding the development of the Amazon region. Keywords: Warren Dean; Environmental History; Amazon.

A incorporao do debate ambiental, iniciado na segunda metade do sculo passado, na cincia histrica brasileira, no a histria de uma derrocada. Pelo contrrio, sua produo tem crescido significativamente nos ltimos anos. O campo de pesquisa est bem consolidado e dispe de cursos em diversas universidades do pas, alm de um bom nmero de pesquisadores engajados nessa rea. Entretanto, mesmo crescente, a produo de histria ambiental, entre os brasileiros, ressente-se de reflexo e debate mais aprofundados que permita conhecer a novidade temtica trazida pelos estudiosos que trabalharam com o meio

Mestre e Doutorando em Histria e Sociedade no Programa de Ps-graduao da Faculdade de Cincias e Letras - UNESP/ Campus de Assis, Bolsista Capes.

105

ambiente ou de fortalecer as linhas de investigao criadas, lanando novos desafios. Neste sentido estamos de acordo com Jos Carlos Reis, quando afirmou na apresentao 36 edio da revista Varia Histria que:
Toda pesquisa histrica s ganha o seu sentido quando historicizada pela histria da histria, i.e., quando posta em seu horizonte temporal (...). perigoso que o presente se iluda com o seu pensamento sobre a histria como o mais perfeito, porque se conhecimento histrico se tornar incontestvel a vida que se conserva, congelada (REIS, 2006, p. 251).

Este artigo tem, portanto, o objetivo de contribuir com o movimento crtico por meio do qual se tm buscado analisar as bases epistemolgicas da histria ambiental. O estudo historiogrfico dever revelar o modelo de investigao formulado por Warren Dean, como cooperao do autor nesse novo campo de pesquisa e histria da Amaznia, no seu livro Brazil and the Struggle for Rubber: a study in environmental history, publicado, em 1987, na coleo Studies in Environment and History da Cambridge University Press, editado no Brasil em 1989 como A luta pela borracha no Brasil: um estudo de histria ecolgica. A recuperao desse trabalho torna-se oportuna no somente do ponto de vista historiogrfico, uma vez que o autor conferiu s variveis ambientais condio de agentes do processo histrico, mas tambm porque a temtica na qual est inserido o livro discute a possibilidade ou no de um ecodesenvolvimento na regio amaznica. Segundo Jos Augusto Drummond, a Amaznia continua sendo foco de um debate cientfico, poltico e ideolgico extenso, diversificado e polarizado a respeito das relaes entre a sua ocupao humana e os seus componentes biofsicos, ou seja, entre sociedade e natureza (DRUMMOND, 2000, p. 1135). Alm disso, a Assemblia Geral da Organizao das Naes Unidas (ONU) declarou 2011 como o Ano Internacional das Florestas, o que evidencia a pertinncia da discusso da questo amaznica na atualidade. Por tudo isso, esta uma boa oportunidade para se revisar a obra de um autor que tratou com argcia e solidez destes assuntos, contribuindo com a historiografia brasileira. Este artigo trata desta contribuio.

A aproximao de Warren Dean com a histria ambiental

O despertar da histria ecolgica ou ambiental deu-se em meio a um debate sobre os destinos da sociedade, no nvel mundial, a partir da dcada de 1970, medida que crescia o movimento ambientalista e se sucediam conferncias contra uma crise global. Representou 106

ainda um esforo revisionista interno da disciplina, ampliando seu leque de narrativas, uma vez que as variveis fsicas e naturais sempre foram tratadas, predominantemente, por outras reas do conhecimento, que no as cincias sociais. Como novidade temtica, os historiadores ambientais passaram a examinar as relaes entre as sociedades e o mundo natural, tratando do papel e do lugar da natureza na vida humana, descobrindo foras muitas vezes independentes s nossas vontades, que estimulam reaes, defesas e ambies. Donald Worster, um dos pioneiros desse novo campo de pesquisa nos Estados Unidos, indicou um conjunto de questes que seria, em sua opinio, os trs nveis de atuao na histria ambiental: 1) o entendimento da organizao e funcionamento da natureza no passado; 2) a interao do domnio scio-econmico com o ambiente, cuja preocupao seria, por exemplo, os modos de produo a partir do uso dos recursos naturais; 3) as relaes homem-natureza a partir das estruturas de significao criadas no mbito mental (WORSTER, 1991, p.202). No Brasil, a assimilao das questes ambientais pela historiografia um problema epistemolgico que deve ser enfrentado pelos historiadores. No mbito terico j se comeou a advogar a favor de um sistema conceitual prprio, mais adequado realidade do pas. A este respeito Paulo Henrique Martinez afirma que:
A Histria Ambiental no Brasil encerra grandes possibilidades que, desde logo, afugentam os riscos de uma historiografia de imitao ou de mimetismo acadmico das modas intelectuais europias e norte-americanas, pois contm inmeras perspectivas de trabalho que desafiam a imaginao inventiva e a criatividade dos historiadores (MARTINEZ, 2005, p. 29).

Nesta busca por remontar as bases terico-metodolgicas da historiografia ambiental torna-se fundamental, portanto, conhecermos seus autores, aqueles que produziram trabalhos sob esta rubrica. Este texto revisa, dentro dos limites de um artigo, Warren Dean (1932-1994), um historiador norte-americano, conhecedor da realidade e da histria brasileiras, que o aproxima daquilo que Martinez chamou de tradio intelectual que atentou para as formas de explorao da natureza no Brasil (MARTINEZ, 2006, p. 49). O brasilianista tornou-se conhecido pelos trabalhos sobre a industrializao em So Paulo (1969) e o sistema de plantation em Rio Claro (1976). Publicou, ainda, uma srie de outros opsculos, com menor divulgao no Brasil, mas no menos importantes para a historiografia brasileira. A partir da dcada de 1980 passou a dedicar-se, sistematicamente, histria ecolgica. Pesquisou, inicialmente, a Amaznia e, em seguida, a Mata Atlntica. Sobre este bioma, inclusive, escreveu o livro A ferro e fogo: a histria e a devastao da

107

Mata Atlntica brasileira, publicado postumamente, em 1995, o qual atingiu grande repercusso nos meios acadmicos e, ainda hoje, pode ser considerado um dos importantes trabalhos de histria sobre a floresta Atlntica. Warren Dean reconhecido tambm pelo seu engajamento poltico contra os regimes ditatoriais na Amrica Latina, sobretudo no Brasil 1. Morreu no Chile em 1994 quando se preparava para desenvolver uma pesquisa sobre a regio. Os temas abordados pelo autor revelam um historiador fortemente atento e engajado nos principais assuntos de seu tempo. Foi assim, por exemplo, com os temas da industrializao e do desenvolvimento econmico, durante a dcada de 1960, com as questes sociais mais candentes, como a escravido, na dcada seguinte, e com a problemtica ambiental da em diante, quando esta se mostrou essencial. Seus trabalhos assinalam influncias de diferentes orientaes, como Joseph Schumpeter e Ezra Mishan, da economia, e Carl Sauer, da geografia, para citar alguns. Tragado pela onda ecolgica que invadiu a historiografia norte-americana na dcada de 1970, j nessa poca seus estudos comeavam a dar sinais de uma guinada significativa, definindo as linhas gerais do que viria a se constituir no seu modelo interpretativo histricoecolgico. Conquanto permanecesse vivo seu interesse pela histria econmica, Dean voltava-se para as conseqncias da expanso de uma economia industrializada, na problemtica histrica dos obstculos ao desenvolvimento industrial, sob um vis ecolgico. Conforme revelou o prprio autor em entrevista a Jos Carlos Sebe Bom Meihy: conscientizei-me da gravidade e do risco implicado no tipo de desenvolvimento econmico que o mundo tem experimentado nos ltimos cem anos (MEIHY, 1990, p. 277). O contexto dessa tomada de conscincia foi marcado pelo confronto entre as perspectivas dos desenvolvimentistas e dos zeristas. Os primeiros representados pelos pases pobres, desejosos pelo desenvolvimento; os segundos, sob os auspcios dos ecologistas dos pases ricos, pregavam o crescimento zero da economia dos pases pobres, alegando uma escassez de recursos naturais para prover a base material da existncia segundo o padro capitalista de produo e consumo (RIBEIRO, 2010, p. 76). Tratava-se em parte de questionar, numa viso eqitativa e ecolgica, o conceito de desenvolvimento econmico. Motivado por estes questionamentos, Dean publicou um artigo em 1972, intitulado Economic development and environmental deterioration para a revista Studies in Comparative International Development (SCID). Embebida em boa dose de especulao, sua

Ver, por exemplo, Marcos A. da Silva (1996, p.77) e Fernanda Peixoto Massi, (1990/1, p.5 e 6). Para outros dados biogrficos consultar Jos Carlos Sebe Bom Meihy, (1994), Maria Lgia C. Prado (1995) e Robert Levine (1994).

108

anlise foi uma tentativa preliminar de expor alguns dos possveis resultados ecolgicos causados pelo contnuo desenvolvimento da economia mundial, especialmente do crescimento econmico da Amrica Latina. Buscou enfrentar o desafio imposto pelos ecologistas ao conceito de desenvolvimento: Is it possible for standards of consumption to rise and for population to continue to increase, if the Earth's resources are finite and if the biosphere is incapable of sustaining further interventions by man? (DEAN, 1972, p. 278). A forma como desenvolveu essa reflexo reveladora do momento da formao do seu pensamento econmico-ambiental. Aps essas primeiras preocupaes, Dean seguiu nos trilhos da interdisciplinaridade, incorporando em seus estudos histricos os conhecimentos das cincias naturais, como a botnica e a ecologia, resultado dos cursos de especializao que fez no New York Botanical Garden. Adotou metodicamente um fecundo dilogo com outras reas e escreveu Brazil and the Struggle for Rubber (1987), seu primeiro livro de histria ecolgica. Escolheu como foco da anlise a regio amaznica, especificamente, a explorao econmica da borracha. O ciclo da borracha no Brasil e o modelo interpretativo de Warren Dean A literatura da questo amaznica extensa e tem crescido sobremaneira nas ltimas dcadas. Ganhou impulso e contornos globais na medida em que a percepo da riqueza natural da Amaznia, baseada na primazia dos biomas de floresta tropicais midas quanto biodiversidade, chamou a ateno dos pases desenvolvidos (DRUMMOND, 2000, p. 1136). A regio atraia os olhares estrangeiros, dentre outros fatores, pelo suposto perigo e ameaa que corria devido ao modelo tradicional de ocupao dos espaos e primitivismo da explorao dos recursos naturais. No de se estranhar, portanto, que temas como soberania nacional, relaes internacionais, polticas nacional e regional de desenvolvimento e at mesmo da conservao e preservao da biodiversidade tenham se tornado freqentes nos trabalhos sobre a Amaznia. A estrutura scio-econmica montada na Amaznia desde a chegada dos portugueses foi examinada por vrios autores. Dentro do caleidoscpio temtico, nenhum outro ciclo econmico foi mais estudado e pesquisado do que o da borracha. Reconhece-se que este produto tm significado histrico relevante. A regio se tornou a maior produtora de borracha natural do planeta entre o final do sculo XIX e incio do XX. Em torno da borracha natural desenvolveram-se diversas histrias, com resultados muitas vezes trgicos, tanto do ponto de vista humano quanto ecolgico. Conhec-los tambm uma forma de evitar sua repetio. 109

As seringueiras (rvores produtoras do ltex, matria-prima da borracha natural) sempre despertaram curiosidades, por sua propriedade. H registros do uso das gomas elsticas extradas dessas rvores entre tribos indgenas, anteriores ao sculo XVIII. A demanda pelo produto aumentou de forma impressionante, em mbito mundial, a partir do aperfeioamento da tcnica de fabricao da borracha, com a descoberta do processo de vulcanizao da borracha por Charles Goodyear em 1839 e Hancock em 1842 e mais tarde com a inveno do pneumtico em 1890 (PRADO e CAPELATO, 1985, p. 288-9). Este crescimento coincidiu com o perodo da segunda revoluo industrial, cuja incessante exigncia pelo fornecimento de borracha deu incio ao boom na regio amaznica, habitat natural da Hevea brasiliensis, rvore produtora do ltex de melhor qualidade. A produo baseou-se, inicialmente, no extrativismo e no padro das relaes de trabalho peculiares cultura local. A demanda crescente pelos elastmeros atraiu para a regio outros tipos sociais, brasileiros e estrangeiros, e mudou a vida cotidiana dos povos amaznidas. O volume populacional modificou-se rapidamente. Em 1823, a populao girava em torno de 127 mil; em 1872, passou para quase 340 mil; em 1900, aproximadamente 700 mil e, 1920, atingiu cerca de 1.400.000 de habitantes (CARDOSO e MULLER, 1977, p. 25). O perodo ureo da explorao da borracha na Amaznia durou at 1913. Neste ano a produo extrativista foi suplantada pela produo dos seringais do sudeste Asitico. Com o elevado aumento da produtividade em modo de cultivo, os preos da borracha no mercado mundial baixaram, tornando a produo brasileira (de altos custo e preo) incapaz de competir. O Brasil jamais recuperou o status anterior de maior produtor de borracha que, para mal ou para bem, inseriu definitivamente o ambiente amaznico no mapa do sistema capitalista mundial. A pergunta inevitvel que qualquer observador da histria do ciclo da borracha faz : por que no se tentou o plantio na Amaznia, no habitat natural da planta? (SINGER, 1985, p. 361). Ou ainda: por que a produo de borracha na Amaznia fracassou? Por que o longo boom no gerou um desenvolvimento sustentado na regio amaznica? Apresentamos abaixo alguns autores que enfrentaram estas questes, a fim de elucidar o modelo interpretativo formulado por Warren Dean2.
2

Trs textos serviram de referncia para a exposio bibliogrfica que se segue, Drummond (2000), Braham e Coomes (1994) e Bentes (2004). O primeiro apresenta um panorama das principais tendncias recentes pertinentes aos temas do desenvolvimento, recursos naturais e preservao ambiental na Amaznia. J os dois ltimos so estudos revisionistas que tratam especificamente do perodo de ascenso e decadncia da borracha na regio amaznica.

110

De modo geral, os pesquisadores da histria econmica da Amaznia elegeram como objeto privilegiado de seus estudos os obstculos ao desenvolvimento da produo de borracha, tanto na perspectiva micro quanto macroeconmica. Tratou-se de dois aspectos principais: os problemas de fornecimento da borracha natural e das questes morais e sociais relativas aos trabalhadores. O ambiente econmico do Norte do Brasil no final do sculo XIX era de instabilidade dos preos da borracha, preocupao com o fornecimento do produto ao mercado mundial e pela ausncia relativa de mo-de-obra e capital para investimento na atividade. Essas circunstncias criaram um desafio no s para os responsveis pelo desenvolvimento econmico como tambm aos intelectuais que relatavam esse processo histrico. Desde logo instalou-se um conflito entre vises de meio ambiente e propriedade, entre moderno e tradicional (BENTES, 2004). Como observaram Barham e Coomes:

Industry experts thought the solution to the supply problem lay in the rationalization of rubber production. The traditional manner of procuring rubber in the Amazon-collection in the wild was seen as backward and inefficient, an obstacle that would be overcome by modifying the practice of rubber gathering and ultimately by transforming the industry from extraction to plantation based production. Analysts argued for a variety of improvements, including the promotion of new methods and technology for harvesting rubber, the elimination of the numerous intermediaries (exploitative patrons and monopolistic traders) between the extractor and the market, the upgrading of transportation facilities and infrastructure, and reductions in the cost of provisioning-and in the threat of disease to the rubber worker (BARHAM e COOMES, 1994, p. 235).

Com o fim do boom, um outro conjunto de fatos mereceu a observao crtica dos analistas: os impactos sociais causados pela atividade extrativista da borracha especialmente os efeitos na cultura dos povos indgenas. Estes trabalhos de cunho mais social deixaram uma impresso assustadora das relaes sociais em torno da extrao e comrcio da borracha na Amaznia: dominated by large estate holders who coerced, enslaved, or debt-bonded workers to gather rubber that was sold to serve the barons excessive appetite for conspicuous consumption (Ibidem, p. 237). Nas dcadas de 1970 e 1980 ressurgiu com fora o interesse pela Amaznia em mbito mundial em meio ao crescente movimento ambientalista e o apelo pela conservao do mundo natural que ele inspirava. Os mtodos de explorao dos recursos naturais das florestas tropicais midas, maior fonte de biodiversidade do planeta, e o modelo de desenvolvimento para este domnio natural, ganhavam centralidade no debate. Samuel

111

Benchimol, pesquisador da Amaznia que se tornou referncia para vrios autores e planejadores do desenvolvimento da regio, escreveu a respeito deste momento, em 1980:

Sabemos que a Amaznia de hoje vive nova e mutvel realidade, cuja percepo somente ser possvel atravs de uma metodologia interdisciplinar, com as indispensveis condicionantes econmica, social e ecolgica, que consideram as peculiaridades e as vivncias das diferenciadas Amaznia oriental, ocidental e mediterrnea (BENCHIMOL, 1980, p. 9).

Esta preocupao metodolgica do autor refletiu como tendncia de mltiplos trabalhos posteriores sobre o ciclo da borracha. O sucesso das plantaes em larga escala nas colnias inglesas e holandesas na sia, em certa medida, continuou a servir de argumento especulativo para explicar o fracasso das tentativas de cultivo das seringueiras que se fizeram no Brasil a partir da primeira metade do sculo XX. Os olhares se voltavam para as razes do insucesso econmico da heveicultura na regio amaznica, dando destaque para o papel das relaes sociais na extrao e comrcio de borracha, a falta de racionalidade dessa indstria e para os aspectos ecolgicos como fatores limitantes da produo. Uma primeira explicao, baseada na teoria da dependncia, sugere que os excedentes gerados pela explorao da borracha foram drenados para fora, tanto pela ao de potncias imperiais estrangeiras quanto pela ao dos governos locais. Os argumentos recorrentes neste tipo de interpretao enfatizaram, dentre outros aspectos, o intercmbio desigual e o extravio de sementes da seringueira nativa pela ao deliberada de um agente do imprio ingls para a sia e seu conseqente sucesso, o que teria enfraquecido a posio da Amaznia no mercado mundial. Desse modo, a falta de capital para investimento deveu-se, de acordo com essa viso, s empresas estrangeiras e poltica nacional. Merece destaque nesta abordagem o captulo A borracha na economia da Primeira Repblica escrito, em 1977, por Maria Ligia Coelho Prado e Maria Helena Rolin Capelato, e que comps a coleo Histria Geral da Civilizao Brasileira. Embora tivessem constatado que havia, na Amaznia, condies naturais desfavorveis (que) impediam o aumento de produo da borracha, (PRADO e CAPELATO, 1985, p. 301 grifo meu), as autoras enfatizaram outros aspectos, inerentes ao sistema capitalista e aos mecanismos internos, relativos poltica econmica. Nas suas palavras:

Sua runa se explica no apenas pelo mecanismo do sistema em que se insere, mas tambm por fatores internos. Os representantes polticos da

112

Amaznia nunca conseguiram consolidar uma poltica de defesa da borracha. Alm disso, os lucros auferidos na regio foram canalizados para o consumo, no concorrendo para a transformao das condies existentes (Ibidem, p. 307).

A Histria econmica da Amaznia escrita por Roberto Santos (1980) segue nesta linha. O livro consolidou a relevncia dos aspectos internos da economia e da poltica regionais no estudo da histria econmica da Amaznia. Sobre isto concluiu o autor:

Um volumoso refluxo de renda ocorria por ocasio de cada safra de borracha, de modo que parte dos frutos do crescimento era largamente transferida a outros pases e a outras regies do Brasil, impedindo a regio de incorpor-los a um processo firme de progresso tcnico e reestruturao econmica (SANTOS, 1980, p. 5).

Santos foi, ainda, um divulgador da idia nacionalista de que o silencioso transporte das sementes da Hevea brasiliensis em 1876 (pelo ingls Henry A. Wickman), da Amaznia para o Jardim Botnico de Kew faanha pouco defensvel luz do direto Internacional, teria sido umas das causas pelo fracasso econmico da produo de borracha na regio amaznica (Ibidem, p. 256). Antes dele, porm, outros dois autores haviam registrado que a desvalorizao da borracha amaznica tinha sido obra de agentes imperialistas e de multinacionais da borracha. Leandro Tocantins escreveu que:
Britnicos e holandeses, valendo-se de sementes e plntulas emigradas do rio Tapajs, por artes sorrateiras de sir Henry Wickham, construram, na sia, um monumental parque de Hevea brasiliensis, associados aos grandes trusts internacionais da borracha (TOCANTINS, 1982, p.136).

J Paul Singer destacou os interesses dos ingleses em manter o monoplio da borracha. Escreveu que:
Ao governo ingls que encarregou seu agente Wickham de organizar uma plantao de seringueiras no planalto do Tapajoz, perto de Santarm, exclusivamente para se apoderar das sementes s interessava que o novo modo de se produzir a borracha fosse estabelecido dentro das fronteiras do Imprio britnico (SINGER, 1985, p. 361)

Samuel Benchimol ressaltou vrios aspectos da dinmica interna e sua relao de dependncia com os fatores externos, expondo, sob uma viso de modernidade, a exausto do modelo extrativo-mercantil na Amaznia. Sobre isso afirmou:

113

A exausto do modelo extrativista-mercantil, iniciada na dcada dos anos 20 quando a revoluo da heveicultura do sudeste asitico adquiriu momentum, causou a estagnao e conseqente regresso da atividade econmica e social, agravada por fatores psquicos de inrcia e imobilismo. [...] Essa dependncia, ao no promover a absoro de tecnologia, por via de importao, ou a sua criao, com adaptao s novas contingncias mundiais, fez prevalecer a lgica do estiro, do isolamento, da distncia, que sempre atormentou a Amaznia, pelos altos custos de transferncia que sujeita a produo regional a fretes e riscos elevados, somente possveis d serem incorporados ao valor do produto se as cotaes dos preos forem bastantes elevadas e justifiquem a empresa exportadora (BENCHIMOL, 1980, p. 14-15).

Seguindo na seara aberta por Prado e Capelato e, principalmente, por Roberto Santos, Brbara Weinstein escreveu uma importante tese, em 1983, fugindo, de certa maneira, das explicaes dependentistas. Segundo a autora, a nfase geralmente dada pelos tericos da dependncia ao papel do capital estrangeiro e da integrao da periferia no sistema capitalista mundial tem relegado a uma posio de importncia secundria certas questes, como a formao interna de classes (WEINSTEIN, 1993, p. 16). Aprofundou os mecanismos internos da histria regional amaznica, as relaes de trabalho e o papel do Estado. A autora argumentou que se deve examinar, primeiro, as peculiaridades das relaes de produo e de troca que definiam a economia regional e as foras que impediam toda e qualquer tentativa de transformao de tais relaes (Ibidem, p. 16). Na esteira dessa interpretao de Weinstein, seguiu-se uma outra explicao calcada nas relaes de trabalho. Sob influncia do marxismo, alguns autores salientaram que o desenvolvimento da heveicultura foi obliterado pela vigncia de relaes pr-capitalistas na produo e comrcio da borracha. Nas palavras de Barham e Coomes:
In Marxist terms, the precapitalist formations on which the rubber trade was based proved highly resistant to change; they hindered the adoption of more efficient labor arrangements (that is, wage based production), limited the potential for local capital accumulation, and therefore prevented transformation of the extractive economy (BARHAM e COOMES, 1994, p. 240).

Tais estudiosos abandonaram a imagem de vtima imposta aos trabalhadores pela literatura do incio do sculo XX, dando nfase, portanto, nas relaes de classe e na resistncia. Warren Dean trilhou um outro caminho, propondo uma interpretao a partir da histria ecolgica. Teve como objetivo mais amplo, alm da histria econmica de um pas ou de uma mercadoria, concorrer para a compreenso histrica dos regimes agrcolas em geral

114

tema caro ao autor. Dean pretendeu contornar o que acreditou ser uma lacuna nos registros histricos sobre a agricultura tropical, que segundo ele, sempre foram escritos como se o objetivo do estudo fosse um processo industrial, em vez de biolgico, e como se as condies ecolgicas de produo no tivessem importncia para os resultados histricos (DEAN, 1989, p. 27). Assumiu desse modo que as mudanas provocadas pelos seres humanos nas relaes ecolgicas no so inconseqentes, dando a elas um carter de acontecimento histrico, indissociveis das mudanas scio-polticas que se sucedem interveno humana na natureza. O tema de fundo do livro a histria da domesticao de plantas, particularmente das seringueiras. Essa atividade se tornou cada vez mais racionalizada e organizada em decorrncia do desenvolvimento do capitalismo industrial. Relata a luta realizada pelo Brasil para conseguir implantar no seu territrio o cultivo racional da borracha, na Amaznia, principalmente, mas tambm em outros estados, aps o boom. O perodo estudado pelo autor compreende os anos entre 1855 e 1986, percorrendo essa histria a partir do contexto global, detendo-se mais profundamente no caso brasileiro. Quais os fatores limitantes do sistema de plantation adotado na produo de borracha natural no Brasil, que conduziu ao fracasso essa atividade econmica? A esta pergunta central, que norteou sua obra, somam-se outras: 1) como o Brasil perdeu o monoplio da borracha?; 2) por que os brasileiros no empreenderam o cultivo da seringueira, em resposta ameaa do Sudeste Asitico?; 3) como os Estados Unidos, que durante mais de vinte anos aplicaram capital e tecnologia na plantao de seringueiras no Brasil, no tiveram xito, e, por inferncia, se os ricos e poderosos americanos fracassaram, como os brasileiros conseguiriam, sozinhos, alcanar o sucesso?; 4) como era possvel que, com toda a competncia tcnica que o Brasil desenvolvia na pesquisa agrcola e com todos os xitos que experimentava no cultivo de novos vegetais introduzidos havia pouco tempo, a seringueira continuasse se recusando a crescer? (DEAN, 1989, p. 26). Embasado nos seus conhecimentos de botnica, Dean mostrou que a persistente baixa produtividade da Hevea brasiliensis se deve a uma doena crnica (mal-das-folhas), causada pelo fungo Microcyclus ulei, principalmente quando as seringueiras so plantadas em fileiras homogneas, facilitando a propagao do parasita. Este desequilbrio ecolgico, intrnseco ao relacionamento entre a Hevea e o fungo, praticamente impossibilitava no Brasil a organizao e a produo de borracha em sistema de plantation. Mesmo com o incentivo do governo brasileiro e capital disponvel, as multinacionais no obtiveram sucesso na tentativa de racionalizar a produo da borracha no Brasil. O caso mais expressivo desse investimento foi 115

a empreitada de Henry Ford e a criao da Fordlndia. Sob esta perspectiva, Dean sustentou que o fracasso econmico do cultivo da seringueira em nosso pas deveu-se, principalmente, pelo desconhecimento da existncia do mal-das-folhas ou de como combatlo. Segundo ele, a insistncia em no se admitir isso estaria obscurecendo a busca por solues eficazes. O estudo de Warren Dean sobre a heveicultura no se restringiu ao Brasil. O autor investigou este regime agrcola em vrias partes do mundo, permitindo-lhe entender o comportamento do fungo em diferentes ambientes. Notou que o parasita incidia em maior grau em seringueiras cultivadas no seu habitat natural. Deste modo, as plantaes Asiticas ficaram imunes ao mal-das-folhas e, consequentemente, livres da concorrncia da borracha brasileira. O modelo explicativo de Dean baseou-se em trs premissas principais. Ao propor que o fracasso de uma atividade econmica deveu-se a um desequilbrio ecolgico, o autor ressalta a importncia do racionalismo cientfico, o uso da tecnologia como meio de melhor explorar os recursos naturais, em detrimento dos mtodos tradicionais. Diretamente relacionada a esta, outra premissa refere-se aos interesses em jogo no cenrio poltico, na disputa entre extrativistas e cultivadores pelo monoplio da atividade. Por fim, e no menos importante, a idia de que as questes ecolgicas extrapolam as fronteiras do mbito nacional alcanando, necessariamente, uma dimenso global. Tributria desse pensamento uma espcie de tica ecolgica-global, baseada numa idia de responsabilidade mtua entre os pases, de cooperao, contrria, portanto, exacerbao nacionalista. Constata-se isto na passagem onde Dean afirma que a transferncia de sementes inclusive alm das fronteiras nacionais, no interesse do lucro puro e simples e em benefcio do imperialismo pode ser considerada como um meio de primeira ordem para o desenvolvimento humano (DEAN, 1989, p. 47). Neste sentido, a histria ecolgica de Dean parece estar orientada por uma razo presentista, ou seja, a formulao de seu problema/objeto (o fracasso do Brasil em implantar em seu territrio o cultivo racional da Hevea brasiliensis) tem uma acepo pragmtica que est relacionada diretamente com a preocupao do autor com as conseqncias dessas relaes econmicas para o presente e o futuro previsvel (DEAN, 1989, p. 25). Baseado numa argumentao hipottico-dedutiva, o autor salienta que a racionalidade cientfica e a mudana das bases da explorao econmica dos recursos naturais (principalmente nos pases pobres), so medidas urgentes e necessrias para a promoo de

116

um outro modelo de desenvolvimento econmico e social. Na sua viso, portanto, o ciclo da borracha teria sido expresso de uma lgica perdulria econmica, social e ecolgica. Um contraponto importante em relao s abordagens dos obstculos ao desenvolvimento econmico da Amaznica, cujas obras de referncia so as de Brbara Weinstein, que enfatizou as relaes de produo e de Warren Dean, que valorizou o fator ecolgico, pode ser encontrado no livro de Victor Leonardi (1999), os historiadores e os rios. Combinando de forma complexa o instrumental da histria ambiental, da histria social e da histria do trabalho extrativista, Leonardi analisou o processo histrico de arruinamento de uma sociedade e regio especficas na Amaznia brasileira, a cidade de Airo, sem por isto deixar de ser um estudo geral sobre a ocupao do espao e explorao dos recursos naturais. O arcabouo metodolgico lanado mo por Leonardi enfatizou os meandros da histria regional, as continuidades e descontinuidades do movimento histrico, a fim de compreender as mltiplas faces e origens do tema arruinamento. O autor analisou minuciosamente as variveis ambientais (sobretudo a importncia dos rios para a vida dos amaznidas), as relaes sociais e de produo, conseguindo perscrutar as razes mais entranhadas na cultura dos povos da Amaznia. Em Leonardi, o ciclo da borracha, do boom decadncia, visto sob dois ngulos diferentes e simultaneamente, o da acumulao de capitais e o da hierarquia, que tem a ver com as relaes pessoais, decorrentes de inmeros fatores tnicos e psicossociais (LEONARDI, 1999, p. 175). Desse modo, o autor apontou para um caminho na compreenso das relaes sociedade-natureza na histria da Amaznia cuidando das armadilhas metodolgicas e simplificaes, tais como o reducionismo economicista ou o determinismo ambientalista.

Consideraes finais

Este artigo pretendeu examinar a validade interpretativa do modelo formulado por Warren Dean em sua anlise da heveicultura no Brasil. De uma maneira mais ampla, buscouse compreender a relevncia de se considerar os aspectos ecolgicos no estudo histrico, do ponto de vista historiogrfico, em geral, e da histria da Amaznia, em particular. A reviso bibliogrfica revelou que boa parte dos autores que estudaram a histria econmica da Amaznia sublinhou, sobretudo, os obstculos ao desenvolvimento econmico da regio. Mostrou, ainda, que o ambiente biofsico e os mtodos de explorao dos recursos naturais tem sido uma preocupao recorrente no debate em torno da questo amaznica mais recente. 117

A luta pela borracha no Brasil de Warren Dean incorporou tendncias da historiografia ambiental que surgiu nos Estados Unidos durante a dcada de 1970 e do debate referente ao ecodesenvolvimento. A anlise investigativa de Warren Dean se aproxima do domnio scio-econmico, na medida em que este interage com o ambiente (ferramentas de trabalho, modos de produo, relaes sociais, instituies, decises ambientais). O autor explorou os conhecimentos da botnica e da ecologia no estudo das seringueiras, o principal personagem histrico do livro. A fora com que a natureza respondeu interveno humana um dado novo revelado em seu trabalho. Em contrapartida, se do ponto de vista historiogrfico Warren Dean contribuiu significativamente ao incorporar as relaes ecolgicas na anlise do processo histrico, por outro lado, relegou a um segundo plano aspectos importantes da histria e cultura amaznicas, tais como as relaes de trabalho locais to bem exploradas por Brbara Weinstein e Victor Leonardi , os valores ticos e morais dos amaznidas e a simbiose destes com os de fora, alm de outras estruturas de significao, fundamentais no constructo da histria ambiental, de acordo com Worster. O caminho trilhado por Dean est no campo do desenvolvimento econmico, tema da histria econmica tout court. Pode-se dizer que sua anlise tem um sentido de fora para dentro, isto , o problema est orientado para as relaes de produo no sistema mundial, ou nas demandas do mercado internacional. Esta abordagem, dos fatores ecolgicos como limitantes do processo econmico, inibiu, de certo modo, a superao do dualismo nas relaes sociedade-natureza, dando a impresso de um determinismo ecolgico. No obstante, o trabalho de Warren Dean teve o mrito de chamar a ateno para os problemas decorrentes do modelo de ocupao da Amaznia, tanto do ponto de vista ecolgico quanto da rentabilidade econmica. Dean trouxe ao debate uma questo fundamental, qual seja, a de pensar as variveis ecolgicas em relao aos modelos de explorao econmica dos recursos naturais destinados exportao: o extrativismo e o cultivo racional. O aprofundamento desses questionamentos vital para o desenvolvimento da regio amaznica, pois como afirma Jos Augusto Drummond, constataes realistas, alm de obedecer o cnone da cincia, ajudam a dimensionar melhor os vetores de mudana social e ambiental e a desenhar programas de recuperao e proteo das florestas midas amaznicas e de desenvolvimento sustentvel (DRUMMOND, 2000, p. 1141). Aziz AbSber, referncia no estudo sobre o ambiente amaznico, ao propor um caminho para a criao de um inventrio sobre as principais questes ambientais e ecolgicas

118

de um pas com dimenses continentais como o Brasil, tambm nos ajuda a pensar no campo de possibilidades aberto contribuio da histria ambiental brasileira. Para a elaborao de um conjunto de propostas para o domnio natural da Amaznia, por exemplo, AbSaber afirma que depender de um conhecimento atualizado das relaes sociais em diferentes sub-reas ou clulas espaciais da regio, incluindo-se a recuperao do saber popular regional e a compreenso dos nveis de criticidade de cada sub-regio e cada setor da vida amaznica. de sua opinio ainda que deve-se realizar um grande esforo para combinar tecnologias, de diferentes padres, a fim de endere-las para um novo universo demogrfico, econmico e social (ABSABER, 1992, p. 171 e 182). Diante do exposto, nota-se que os historiadores ambientais tm um amplo leque de atuao e podem contribuir com a compreenso dos problemas pretritos, em conseqncia dos modos de vida, permitindo comparar formas e experincias, num mbito local e global, nas relaes sociedade-natureza. A problematizao das relaes do tipo sociedade-sociedade e sociedade-natureza numa perspectiva histrica uma maneira de alertar para a necessidade para aqueles que acreditam em uma sociedade mais justa da busca constante de novas formas de organizao societrias e de desenvolvimento econmico em bases eqitativas e ecologicamente responsveis.

Fontes:

DEAN, Warren. A luta pela borracha no Brasil: um estudo de histria ecolgica. So Paulo: Nobel, 1989. __________. Brazil and the Struggle for Rubber: a study in environmental history. Cambridge: Cambridge University Press,1987. __________. A ferro e fogo: a histria e a devastao da Mata Atlntica brasileira. So Paulo: Companhia da Letras, 1996. __________. The Industrialization of So Paulo, University of Texas Press, 1969. __________. Rio Claro: A Brazilian Plantation System, 1820-1920. Stanford: Stanford University Press, 1976. __________. Economic development and environmental deterioration. Studies in Comparative International Development (SCID), New York, v. 7, n. 3, 1972, p. 278-287. __________. Resenha. The Amazon Rubber Boom, 1850-1920. Brbara Weinstein, Stanford, CA: Stanford University Press, 1983. In: The Americas, v. 41, n. 1, jul., 1984, p. 141-143. 119

LEVINE, Robert M. Obitury: Warren Dean (1932-1994). The Hispanic American Historical Review. 74 (4), 1994, p. 689. MEIHY, Jos Carlos Sebe Bom. A Colnia brasilianista: histria oral de vida acadmica. So Paulo: Nova Stella, 1990. __________. Warren Dean: Um Brasilianista acima de qualquer suspeita. Revista Brasileira de Histria, So Paulo, v. 14, n. 27, 1994, p. 205-211. PRADO, Maria Ligia C. Warren Dean. Revista de Histria, So Paulo, n. 133, 1995, p. 91-93. WARREN DEAN (1932-1994): An Appreciation, Occasional Papers: New York University Center for Latin American and Caribbean Studies, n. 48, 1996.

Referncias bibliogrficas: ABSABER, Aziz Nacib. Domnios de natureza no Brasil: ordens de criticidade: o caso da Amaznia. In: VELLOSO, Joo Paulo dos Reis. A ecologia e o novo padro de desenvolvimento no Brasil. So Paulo: Nobel, 1992. BARHAM, Bradford L. e COOMES, Oliver T. The Amazon Rubber Boom: Labor Control, Resistance, and Failed Plantation Development Revisited. The Hispanic American Historical Review, v. 74, n. 2 (May, 1994), p. 231-257. BENCHIMOL, Samuel. Tendncias, Perspectivas e Mudanas na Economia e na Sociedade Amaznicas. Manaus: Valer: 1980. BENTES, Rosineide. A apropriao ecolgica de seringais na Amaznia e a advocacia das Rubber Plantations, Revista de Histria 151 (2 - 2004), pp. 115-150. CARDOSO, Fernando Henrique e MULLER, Geraldo. Amaznia: expanso do capitalismo. So Paulo: Brasiliense, 1977. CARVALHO, Ely Bergo. Os historiadores e as florestas: dez anos depois de A Ferro e Fogo. Esboos, v. 13, Florianpolis, 2005, p. 107-124. CUNHA, Lcia Helena de Oliveira. Desenvolvimento versus Conservao da Natureza: notas gerais sobre o tema. Revista Humanas, (9), Curitiba, 2000. DRUMMOND, Jos Augusto. A Histria Ambiental: temas, fontes e linhas de pesquisa. Estudos Histricos. Rio de Janeiro, v. 4, (8), 1991. __________. Por que estudar a histria ambiental no Brasil? Ensaio temtico. Varia Histria. Belo Horizonte: UFMG, 26: 2002.

120

__________. Recursos naturais, meio ambiente e desenvolvimento na Amaznia brasileira: um debate multidimensional. Histria, Cincias, Sade-Manguinhos, v. VI (suplemento), Rio de Janeiro, Setembro, 2000. GALLINI, Stefania. Historia, ambiente, poltica: el camino de la historia ambiental en Amrica Latina. Nmadas, n. 30. Universidad Central Colmbia, Abril, 2009. HERRERA, Guilhermo Castro. Histria Ambiental (feita) na Amrica Latina. Varia Histria (26). Belo Horizonte: UFMG, 2002. LEFF, Henrique. Construindo a Histria Ambiental da Amrica Latina. Esboos, n. 13, Florianpolis, 2005. LEONARDI, Victor. Os historiadores e os rios: natureza e runa na Amaznia brasileira. Braslia: Paralelo 15, Editora Universidade de Braslia, 1999. MARTINEZ, Paulo Henrique. Histria Ambiental no Brasil: Pesquisa e Ensino. So Paulo: Cortez, 2006. __________. Brasil: desafios para uma Histria Ambiental. Nmadas, n. 22, Universidad Central-Colombia, 2005. MCNEILL, John R. Observations on the Nature and Culture of Environmental History. History and Theory, v. 42, Issue 4, Wesleyan University, 2003. MICELI, Srgio. A desiluso americana - relaes acadmicas e intelectuais entre o Brasil e os Estados Unidos. So Paulo: Editora Sumar/IDESP,1990. PDUA, Jos Augusto. As bases tericas da histria ambiental. Estudos Avanados, 24 (68), 2010. __________. Biosfera, histria e conjuntura na anlise da questo amaznica. Histria, Cincia, Sade Manguinhos, v. VI (suplemento), Rio de Janeiro, 2000, p. 793-811. PRADO, Maria Lgia Coelho e CAPELATO, Maria Helena Rolim. A Borracha na economia brasileira da Primeira Repblica. In: Boris Fausto (Org.). Histria Geral da Civilizao Brasileira. Tomo III: O Brasil Republicano; 1 Volume: Estrutura de Poder e Economia (1889-1930), 4. ed. So Paulo: Difel, 1985. REIS, Arthur Cezar Ferreira. O processo histrico da economia amazonense. Belm: Imprenta, 1943. REIS, Jos Carlos. Apresentao. Revista Varia Histria, (Dossi: Histria da Histria), v. 22, n. 36, Belo Horizonte, jul./dez. 2006. RIBEIRO, Wagner Costa. Geografia poltica e gesto internacional dos recursos naturais. Estudos Avanados, 24 (68), 2010.

121

SANTOS, Roberto. Histria econmica da Amaznia (1800-1920). So Paulo: T.A. Queiroz 1980. SINGER, Paul. O Brasil no Contexto do Capitalismo Internacional 1889-1930. In: Boris Fausto (Org.). Histria Geral da Civilizao Brasileira. Tomo III: O Brasil Republicano; 1 Volume: Estrutura de Poder e Economia (1889-1930), 4. ed. So Paulo: Difel, 1985. SOFFIATTI, Arthur. Destruio e proteo da Mata Atlntica no Rio de Janeiro: ensaio bibliogrfico acerca da eco-histria. Histria, Cincias, Sade Manguinhos, v. IV(2): 309-327, jul.-out. 1997. TOCANTINS, Leandro. Amaznia: natureza, homem e tempo, uma planificao ecolgica. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1982. WEINSTEIN, Brbara. A borracha na Amaznia: expanso e decadncia 1850-1920. So Paulo: Hucitec, 1993. __________. Resenha. Brazil and the Struggle for Rubber: a study in environmental history. In. Agricultural History, v. 63, n. 4, 1989, p. 96-98. __________. Experincia de pesquisa em uma regio perifrica: a Amaznia. Histria, Cincias, Sade Manguinhos, Rio de Janeiro, v. 9 (2), maio-agosto, 2002, p. 261-72 WORSTER, Donald. Para Fazer Histria Ambiental. Estudos Histricos, Rio de Janeiro, v. 4 (8), 1991. __________. Transformaes da terra: para uma perspectiva agroecolgica na histria. Ambiente e Sociedade, Campinas, v. VI, n. 1, 2003.

Artigo recebido em 16 de novembro de 2010. Artigo aceito em 07 de dezembro de 2010.

122

Das könnte Ihnen auch gefallen