Sie sind auf Seite 1von 8

Engenharia de Usabilidade Fundamentos Modelos Mentais

Walter de Abreu Cybis Abril, 2007

Universidade Federal de Santa Catarina Departamento de Informtica e Estatstica Curso de Bacharelado em Sistemas de Informao

Modelos mentais
Representaes mentais produzidas pelas pessoas a partir de suas experincias com a realidade. a partir deles que ns agimos sobre a realidade! Natureza Simblica e Analgica
So representaes da realidade que assumem formas anlogas a informao que lhe deu origem: Verbal, Visual, Sonora, Ttil... Ex: uma praia, uma praa, uma coceira, um sabor, um calor.. Ex: a pgina do Google, o comando IPCONFIG, a vinheta do Windows.

Modelos mentais
Tipos
Redes Semnticas - Conceitos
Conhecimento (nome, funo, natureza, caractersticas,...) sobre objetos, idias, classes de objetos, classes de idias.

Esquemas Procedurais - Acontecimentos


Conhecimento (seqncia, pr-requisitos, psrequisitos,...) sobre eventos, procedimentos, classes de eventos, classes de procedimentos.

Modelos Estruturais - Estruturas


Conhecimento (componentes, disposio...) sobre estruturas de objetos, mquinas, dispositivos....

Modelos mentais
Caractersticas
Situado
Recuperado e interpretado para uma situao;

Repartido
O conhecimento necessrio a uma ao uma combinao entre o conhecimento interno e o que se encontra no mundo exterior (nas interfaces);

Compartilhado
O conhecimento necessrio a uma ao uma combinao entre o conhecimento da pessoa e de seus colegas na ao;

Redes Semnticas
Conjunto de conceitos relacionados entre si.

Os conceitos so ligados por relaes de semelhana, associao funcional, estrutural, etc. de modo a facilitar a recuperao os conceitos assim associados.

Redes Semnticas
As pessoas percorrem consciente e inconscientemente suas redes de conceitos sempre que buscam compreender uma informao que chega ou gerar uma nova informao (conhecimento).

Redes Semnticas & IHC


Uma interface bem categorizada e bem distribuda pode ajudar o usurio a montar uma rede conceitual que lhe garanta a compreenso rpida e correta das novas informaes que lhe chegam do sistema.

Esquemas de procedimentos
Seqncias de instrues sobre como proceder em determinadas situaes para atingir um objetivo
Como estacionar um carro; Como ir de Florianpolis para Curitiba pela BR101; Como votar com a urna eletrnica..

Esquemas de procedimentos
Esquemas
conjuntos de instrues gerais e abstratas que permitem s pessoas planejar aes.

Scripts

Correspondem a instrues concretas que permitem realizar as aes

Modelos estruturais
So os modelos sobre a estrutura ou morfologia interna de um sistema. Tornam as pessoas capazes de tomar decises mesmo em situaes inditas, para as quais ainda no exista conhecimento semntico ou procedimental disponvel. Representam apenas as partes de um sistema com as quais usurios especficos tiveram contato.

Concluses sobre modelos mentais


Diferenas Intra-individuais Intra-individuais:
Os modelos mentais desenvolvidos por usurios novatos e os desenvolvidos por experientes se diferenciam em extenso e no nvel de detalhes.

Diferenas Inter-individuais: Inter-individuais

Os modelos mentais desenvolvidos por indivduos que exercem diferentes funes com o sistema (de gesto ou de operao, por exemplo) se diferenciam qualitativamente. As representaes mentais de quem opera um sistema so de natureza diferente das existentes entre aqueles que apenas manipulam seus resultados.

Concluses sobre modelos mentais


Os modelos mentais desenvolvidos por projetistas e por usurios se diferenciam em extenso, no nvel de detalhes e em natureza.

Concluses sobre modelos mentais:


Estratgia de "economia:
Em geral as pessoas "experimentam" um modelo mental incompleto e pouco detalhado para resolver um problema em um sistema que na realidade bem mais complicado.

Supersties:
Em muitos casos a execuo tratada de maneira pouco cientfica... repetir uma ao que lhes "parece" associada com a forma correta de operao

Concluses sobre modelos mentais:


Da importncia das Metforas Permitem a reutilizao de conhecimentos sobre a operao de dispositivos no informatizados.

Concluses sobre modelos mentais:


A interface humanocomputador tem total responsabilidade na formao de modelos mentais; Sua funo a de favorecer a montagem, na mente do usurio, de uma estrutura de conhecimentos acerca dos comandos e dos procedimentos corretos para sua operao.

Das könnte Ihnen auch gefallen