Sie sind auf Seite 1von 14

Curso de PHP CITi {jfp}@cin.ufpe.

br

1-

Como Instalar e Configurar Apache, PHP e MySQL no Windows

1.1 - Estrutura Inicial de Diretrios

1.2 - Instalao Apache (Servidor WEB)


Primeiramente baixe o software (instalador) no site oficial do servidor Apache [http://httpd.apache.org/] Para Efeitos de demonstrao ser utilizada a verso 2.0.54 do servidor apache [apache_2.0.54-win32-x86-no_ssl.msi]. Exige comunicao com a internet (experincia emprica!) Executando o instalador ser mostrada uma tela inicial, outra com a licena e uma terceira com informaes sobre o servidor. Sinta-se vontade para l-las especialmente a terceira. Sero pedidas informaes de Domnio de Rede, nome do servidor e e-mail do administrador. Ponho valores aceitveis e prossigo. Nesta dela deixe selecionado a opo de instalao para todos os usurios (caso queira). Prxima tela selecione Custom, na prxima selecione o diretrio de instalao. Eu escolhi [c:\Apache2\apache]. Confirme e est instalado o Apache 2.0. Nova Estrutura de Diretrio: Passar a aparecer um cone no task bar [creio ser este o nome] prximo ao relgio. Com este software voc poder iniciar, parar e reiniciar seu servidor apache quando quiser de forma prtica e simples.

Curso de PHP CITi {jfp}@cin.ufpe.br

1.3 - Instalao do PHP


Baixe o instalador no site oficial de php [http://www.php.net] Foi escolhida a verso 4.4.2. Uma das mais recentes antes da verso cinco. Iniciando o programa as duas primeiras telas so de informaes sobre o software.

Na tela seguinte escolha Advanced

Na prxima selecione o diretrio de sua preferncia [C:\Apache2\php]

Curso de PHP CITi {jfp}@cin.ufpe.br

Nas telas seguintes simplesmente clique em prximo. Na tela de configurao de e-mail deixe os valores default (se desejar).

Na tela seguinte deixa a opo Displays all errors warnings and notices. Pois como sugere extremamente recomendado para a etapa de desenvolvimento. (Veremos isso no curso)

Escolha o servidor de sua preferncia [no caso Apache]

Curso de PHP CITi {jfp}@cin.ufpe.br

Clique em prximo por mais duas vezes para completar a instalao. Em seguida so mostradas as seguintes mensagens:

Mesmo j estando instalados o Apache e o Interpretador PHP eles no se comunicam por isso aparece, ainda, o seguinte erro de execuo do script: Percebam que o cdigo php exibido para o usurio.

Curso de PHP CITi {jfp}@cin.ufpe.br Para configurar o PHP e o Apache precisamos das seguintes linhas de cdigo: ScriptAlias /php/ "C:/Apache2/php/" #indica onde o php est instalado (CGI) e apelida como /php/ AddType application/x-httpd-php .php .phtml # adiciona um novo tipo [.php, .phtml, etc.] ao servidor Action application/x-httpd-php "/php/php.exe " # indica a ao a ser tomada pelo servidor ao encontrar um .php ou .phtml Estas linhas dever se adicionadas ao final do httpd.conf no diretrio conf do servidor apache. Feito isso reinicie o apache. Pressione F5.

Ponto! Est configurado para uso como PHP. Estrutura de diretrios:

Curso de PHP CITi {jfp}@cin.ufpe.br

1.4 - Instalando o Servido MySQL


Baixe a verso que gostaria de instalar no site oficial [http://www.mysql.com] A verso escolhida foi a 5.0.16 Iniciando a aplicao clique em next para seguir par a prxima tela e selecione a opo custom e, novamente, clique em next.

Na tela seguinte escolha o local onde voc gostaria de instalar o servidor [C:\Apache2\MySQL\]

Clique duas vezes em next para concluir a instalao. Na tela seguinte escolha Skip Sign-Up. Deixe selecionada a opo de configurao imediata do servidor MySQL.

Curso de PHP CITi {jfp}@cin.ufpe.br

Em seguida iniciada a configurao:

Escolha Detailed Configuration e clique em next:

Selecione uma opo que melhor o convenha [Developer machine]:

Curso de PHP CITi {jfp}@cin.ufpe.br

Selecione novamente uma melhor opo para voc [Multifuncinal Database]:

Sugiro no mexer nesta tela [a no ser que saiba o que est fazendo] pois ela mexe com um dos novos tipos de tabela do MySQL e pede informaes acerca do local de armazenamento das informaes necessrias a este tipo de tabela.

Curso de PHP CITi {jfp}@cin.ufpe.br Novamente escolha uma melhor opo. Sugiro, para servidor dedicado ao desenvolvimento, a opo default [at 20 conexes simultneas].

Deixe as configuraes default do wizard para fins de compatibilidade com clientes [do MySQL] futuros. Altera a porta com a qual os clientes e programas que o utilizaram se comunicaro.

Novamente..... deixe a soluo default para o character set.

Curso de PHP CITi {jfp}@cin.ufpe.br Deixe as opes como elas aparecem. Sero teis na limpeza da sua barra de tarefas. Deixando o MySQl como um servio do Windows torna-o facilmente manipulvel e no polui sua barra de tarefas.

Escolha uma senha para o ROOT [o todo poderoso que tem acesso a tudo no servidor] e clique em next:

Na prxima tela clique em execute para executar o MySQL:

Curso de PHP CITi {jfp}@cin.ufpe.br

O mysql-nt pede acesso rede e se seu firewall impedir isso muito provavelmente a execuo do MySQl falhar.

Neste momento temos nossa Trade instalada e pronta para se utilizada.

1.5 - Mais Dicas teis


1.5.1 Cliente MySQl

Sugiro que vocs utilizem alguns clientes free disponveis na web. Mas ressalto que gosto de manipular dados do MySQL com dois clientes: o SQLyog que bem simples mas com muitas funcionalidades [seu download requer registo]

Curso de PHP CITi {jfp}@cin.ufpe.br

o Front-mysql cliente bem pequeno mas com funes muito teis como chaves estrangeiras, edio visual de tabelas, etc. considero o melhor!

Curso de PHP CITi {jfp}@cin.ufpe.br


1.5.2 Configurao [final] do MySQL

Se na etapa de configurao acima voc escolheu que o MySQL se configurasse como um servio, sugiro que modifique tal servio para que tenha inicilizao manual. Iniciar -> painel de controle -> ferramentas administrativas -> servios

Aqui voc seta o valor do tipo de inicializao para manual.

Curso de PHP CITi {jfp}@cin.ufpe.br


1.5.3 -

Isso faz com que o MySQL s seja iniciado quando voc o iniciar diretamente. Evita consumo de memria quando o computador for ligado para outro fim que no o desenvolvimento de aplicaes com MySQL.
Administrao MySQL

Sugiro, para evitar perda de tempo na internet procura de solues, que instale tambm um administrador de banco de dados. basicamente uma interface grfica na qual se pode controlar, se no a totalidade, boa parte das funes administrativas do mando. O da prpria MySQl uma boa soluo: MySQL Administrator Tools verso 1.1.9 ou superior

Das könnte Ihnen auch gefallen