Sie sind auf Seite 1von 5

Como limpar banheiros

Introduo
As pessoas podem at tolerar poeira sobre a cama ou uma gaveta do armrio com talheres manchados, mas no suportam utilizar o banheiro se ele estiver sujo. Recomenda-se uma limpeza cuidadosa nos locais em que vivemos, como forma de se evitar a propagao de doenas. O banheiro uma das reas de nossa casa em que preciso ter um cuidado especial com a limpeza. Felizmente, a maioria dos banheiros fcil de limpar. O ideal ele seja limpo todos os dias e lavado pelo menos uma vez por semana. Veja a seguir, dicas de como manter cada parte de seu banheiro em perfeitas condies de limpeza.

Bancadas e cubas
As bancadas podem ficar desgastadas, manchadas e conter respingos de todo o tipo de material, desde spray para cabelos at cera para sapato. Na maioria das casas, as bancadas so feitas de materiais que suportam tudo isso: cermica, frmica ou mrmore reconstitudo. Estes materiais so durveis e de fcil limpeza. Veja o que fazer com cada um deles. Mrmore reconstitudo - o mrmore reconstitudo semelhante ao mrmore verdadeiro e com manuteno mais simples. Evite usar limpadores abrasivos ou palha de ao porque arranham a superfcie, dificultando a limpeza. Frmica - a frmica composta por finas camadas de plstico sobrepostas ao papelo e dispostas sobre placas de compensado. A cor da maioria das frmicas aparece apenas na camada superior de revestimento. A superfcie com brilho, fosca ou texturizada tambm. Uma camada leve de cera protege e lustra a superfcie da frmica. Para limpar a frmica, utilize uma esponja dupla face com fibra sinttica abrasiva de um lado e espuma de poliuretano do outro. Umedea-a com um pouco de gua, j que o lado da fibra simplesmente abrasiva demais para soltar a camada de gordura e outro tipo de sujeira. Vire a esponja e use a espuma para enxugar a superfcie limpa. Se a mancha persistir, espalhe bicarbonato de sdio e esfregue suavemente. Se isto no resolver o problema, aplique uma pasta de limpeza com uma esponja mida. Agora que as bancadas e cubas esto brilhando, hora de ir para os espelhos, que tambm sujam muito.

Mistura bsica para limpeza de banheiro


Misture 3 colheres de ch de bicarbonato de sdio, 1 e 1/2 xcara de amnia e 2 xcaras de gua morna. Utilize esta mistura para a limpeza diria. No se esquea de usar luvas de borracha ao preparar a mistura (que, alis, deve ser feita em rea com boa ventilao). Para a soluo de limpeza sem amnia, misture 450 gramas de bicarbonato de sdio, 4 colheres (de sopa) de detergente e 1 xcara de gua morna.

Espelhos
Existe coisa mais incmoda do que olhar para o espelho e ver sua imagem embaada? Considere esse problema resolvido. Para limpar espelhos, use um pano limpo e seco e uma das solues mostradas abaixo. 1. Misture 1 e 1/2 xcara de amnia em 3,7 litros de gua. Aplique com uma esponja ou despeje a soluo num recipiente tipo spray e borrife diretamente sobre o espelho. Lustre com um pano de algodo, camura ou papel toalha. O vinagre pode ser substitudo por amnia. 2. Coloque o vinagre numa vasilha ou panela rasa, amasse uma pgina de jornal, mergulhe-a no lquido e passe sobre o espelho. Enxuge vrias vezes com o mesmo jornal at que o espelho esteja quase seco. Lustre com um pano limpo ou com uma outra pgina de jornal. 3. Misture 2 xcaras de lcool isoproplico (soluo a 70%), 2 colheres (de sopa) de detergente e 2 xcaras de gua. Agite bem a mistura e coloque num recipiente tipo sapray. Borrife diretamente sobre o espelho. Lustre com um pano de algodo, camura ou papel toalha.

Boxes e banheiras
Boxes A rea do chuveiro exige um pouco mais de trabalho para ficar limpa. Mas se voc seguir as dicas abaixo, o trabalho pode ficar um pouco mais fcil. Evite o surgimento de mofo secando as paredes do box com uma toalha velha depois do banho. Se a rea do chuveiro est sujeita a mofo, passe um desinfetante e uma soluo inibidora de mofo, periodicamente. Deixe a porta do box um pouco aberta para permitir a circulao de ar. Isso vai bloquear a ao do mofo. Remova os resqucios de gua suja com uma soluo de vinagre branco e gua As portas dos boxes de vidro vo brilhar quando voc limp-las com uma esponja mergulhada em vinagre branco. Adicione 1 xcara de amaciante de roupa a 1/4 de gua morna e use para limpar a espuma e os restos de sabonete das portas do Box

Mistura caseira para limpeza do box


Misture 1 e 1/2 xcara de vinagre, 1 xcara de amnia, 1/4 de xcara de bicarbonato de sdio e 3,7 litros de gua. Cuidado: use luvas de borracha e trabalhe numa rea bem ventilada ao usar esta soluo. Aplique a mistura nas paredes do box com uma esponja, se necessrio esfregando com uma escova para retirar toda a crosta. Enxge bem e seque. Misture 1 parte de leo com 4 partes de gua num recipiente com borrifador. Borrife a mistura sobre a crosta de sabonete e sobre a sujeira do box ou da banheira. Seque com uma esponja. Remova marcas de gua nas estruturas de metal ao redor das portas e dentro do box com leo de limo (veja receita no box no fim desta seo). Se a argamassa ou a vedao do box estiverem desgastadas na juno das paredes com a banheira ou com o piso do box, faa de novo a vedao para evitar inflitrao. Quando as paredes de azulejos precisarem de uma limpeza mais profunda, deixe a gua quente ligada para que o vapor amolea a sujeira. Usando um esfrego, limpe com uma mistura de 1 e 1/2 xcara de vinagre, 1 xcara de amnia e 1/4 de xcara de bicarbonato de sdio em 3,7 litros de gua morna. Em seguida enxge bem. Nota: nunca use abrasivos ou palha de ao. Cubra os ladrilhos do box com lustra-mveis para evitar a formao de crostas de sabonete e manchas de gua. Limpe os resqucios minerais do chuveiro tirando a carcaa de plstico e mergulhando-a no vinagre. Depois passe uma escova de dente nos depsitos de sujeira. Limpe os buracos com um arame, alfinete ou palito. Banheiras A maioria da banheiras feita de porcelana. Se os suportes forem antigos, as chances so de serem de ferro fundido. Estes suportes podem no ser to resistentes acidez e alcalinidade como os suportes das banheiras mais recentes. Banheiras de fibra de vidro e acrlicas, mais leves e fceis de instalar que as banheiras de metal, tm sido bastante utilizadas em construes e reformas, mas no so to durveis. Se voc tem uma banheira de fibra de vidro, tenha cuidado ao limp-la e evite arranhes na superfcie. Siga as instrues abaixo para limpar sua banheira. Banheiras de porcelana devem ser limpas com produto no-abrasivo ou limpador lquido. Despeje o produto numa esponja mida e aplique sobre a superfcie da banheira ou da cuba. Utilize uma esponja de fibra sinttica nas superfcies mais difceis. Depois, enxge bem. Quando voc for limpar a banheira, remova tambm os fios de cabelos que ficam no ralo para evitar entupimento.

Banheiras em fibra de vidro devem ser limpas com produto especfico ou com limpador noabrasivo. Aplique o produto com uma esponja mida e enxgue bem. Removedores de ferrugem so bastante eficazes. Use luvas de borracha quando for manusear esses produtos porque eles contm cido. Voc pode limpar tambm suportes de porcelana descoloridos com uma pasta feita com creme de trtaro misturado a perxido de hidrognio ou uma pasta feita com brax misturada com suco de limo. Esfregue a pasta suavemente com uma escova nas reas manchadas e enxge bem. A mancha escura de sujeira que pode estar marcando a parte interna ao redor da banheira pode ser tirada apenas com o uso de uma esponja.Cubra essa mancha com uma pasta de creme de trtaro e perxido de hidrognio. Quando a pasta secar, retire o excesso com uma esponja. Para remover a descolorao de uma banheira amarelada, esfregue a banheira com uma soluo de sal e aguarrs. Depois enxage bem.Cuidado: use luvas de borracha ao manusear essa soluo.

Receita de leo de limo


Caso tenha dificuldade de encontrar leo de limo, pode-se fabric-lo em casa. Esprema meio limo. Coloque a mesma quantidade de leo de cozinha e misture. Aplique com uma esponja.

Cortinas e tapetes
Como as banheiras, as cortinas do chuveiro e os tapetes esto sujeitos ao mofo. Felizmente eles so fceis de limpar. As dicas abaixo vo ajudar a facilitar essa tarefa. Para prevenir o enrugamento das cortinas, coloque-as na mquina de lavar com 1 e 1/2 xcara de detergente e 1 e 1/2 xcara de bicarbonato de sdio. Adicione uma xcara de vinagre no ciclo de enxage. Pendure as cortinas assim que terminar tudo e deixe-as secar. Quando voc limpar uma cortina plstica de banho, mantenha a pea macia e flexvel adicionando algumas gotas de leo mineral. Mantenha a maciez passando uma soluo de gua morna e leo mineral. Elimine o mofo borrifando desinfetante nas cortinas.

2006 Publications International, Ltd. O desinfetante vai ajudar a evitar o mofo da cortina

Limpe o tapete de vinil ou de borracha do banheiro colocando-o na mquina com sabo em p. Posteriormente, enxge com uma soluo de gua e vinagre.

Vasos sanitrios
Limpar o vaso sanitrio uma das tarefas mais chatas ao limpar o banheiro. Mas felizmente, os vasos sanitrios e suas respectivas caixas d'gua so normalmente produzidas com porcelana vitrificada, no-porosa e fcil de limpar. Muitos produtos de limpeza e desodorizantes prometem auxiliar nessa tarefa: alguns produtos so bons, outros no. Antes da limpeza, leia o rtulo para saber quais os componentes qumicos e como o produto deve ser usado. Tenha cuidado para no misturar produtos que contenham descolorante com outros base de amnia. Sempre use luvas de borracha quando for manusear os produtos. Cuidado para no deixar que os produtos permaneam no vaso sanitrio ou esbarrem em outras superfcies do banheiro. Limpe e desinfete o vaso com 1 e 1/2 xcara de gua sanitria. Despeje dentro do vaso e deixe agir por 10 minutos. Esfregue com a escova para vaso sanitrio e d descarga. Limpe e desinfete o vaso com 1 e 1/2 xcara de gua sanitria. Despeje dentro do vaso e deixe agir por 10 minutos. Esfregue com a escova para vaso sanitrio e d descarga. Seguem outras sugestes para clarear a pea de modo rpido e eficiente. Mantenha uma escova de cabo longo para limpar a parte interna do vaso. Borrife 1/4 de xcara de bisulfato de sdio (sulfato cido de sdio) num vaso para uma nica esfregada e descarga. Use luvas de borracha. Deixe agir por 15 minutos, esfregue e d a descarga normalmente. Cuidado:nunca combine clareador com produtos limpadores de vaso sanitrio. A mistura pode ser txica. Faa uma limpeza de um dia para o outro no vaso sanitrio colocando 1/4 de xcara de brax na parte interna e deixando a mistura permanecer at o dia seguinte. Voc pode obter o mesmo resultado colocando duas pastilhas de produto de limpeza no vaso e deixando at o dia seguinte. Esfregue o vaso pela manh. Manchas de ferrugem na borda interna do vaso sanitrio saem com clareador de lavanderia. Proteja suas mos com luva de borracha ao manuse-lo. Esfregue as manchas que teimam em ficar com palha de ao ou lixa d'gua ( venda em lojas de material de construo). Produtos qumicos para limpeza de vaso sanitrio no devem ser usados para limpar banheiras ou pias. Uma vez que o vaso sanitrio est limpo, o seu trabalho chega ao final. Mas lembre-se de que voc deve repetir o processo a cada semana.

Ralos entupidos
Fios de cabelo e resduos de sabonete caem muito facilmente no ralo entupindo o encanamento. A limpeza regular dos ralos evita o entupimento e reduz o tempo de limpeza: a gua que passa pelos canos rapidamente evita o acmulo de sujeira. Se a limpeza do ralo no resolver, voc pode tentar alguma das dicas abaixo. Verifique o cano. Antes de usar o desentupidor na pia, veja se a abertura lateral da cuba est desobstruda. Isto permite que o desentupidor faa o mximo de suco no ralo entupido. Se o desentupidor no funcionar, utilize um produto qumico para desentupi-lo. Esses produtos devem ser manuseados com cuidado especial porque so custicos e perigosos para a pele e os olhos. Utilize-os numa rea bem ventilada e siga as instrues. Cuidado: os desentupidores qumicos podem danificar o esmalte, no deixe permanecer na superfcie. Se o desentupidor qumico no funcionar, no utilize outro at que no haja resqucios do anterior. Nunca utilize um desentupidor, pressurizado ou no, depois de usar um limpador qumico. O produto pode espirrar em voc e causar danos. Alm disso, diga ao encanador o que voc utilizou no ralo antes que ele comece o trabalho. A combinao de amnia e outros limpadores domsticos com desentupidores qumicos produz gases perigosos. Esperamos que voc no tenha que desentupir ralos a toda hora. No entanto, ficar com o banheiro limpo muito bom. Em uma semana, voc deve comear o processo de limpeza outra vez.

Uma mistura para desentupir ralos


Ralos podem ser desentupidos derramando-se 1 e 1/2 xcara de bicarbonato de sdio com 1 e 1/2 xcara

de vinagre. Cuidado: a interao desses dois ingredientes gera espuma e vapor. Recoloque a tampa do ralo. Lave o ralo com gua corrente depois de trs horas.

Das könnte Ihnen auch gefallen