Sie sind auf Seite 1von 9

COBRAMSEG 2010: ENGENHARIA GEOTCNICA PARA O DESENVOLVIMENTO, INOVAO E SUSTENTABILIDADE. 2010 ABMS.

Clculo Automtico de Estruturas de Conteno


Aline Fernandes Heleno UFV, Viosa, Brasil, a_heleno@uol.com.br Joo Paulo Laquini UFV, Viosa, Brasil, joao.laquini@gmail.com Roberto Francisco de Azevedo UFV, Viosa, Brasil, razevedo@ufv.br Rita de Cssia Sant'Ana Alvarenga UFV, Viosa, Brasil, ritadecassia@ufv.br RESUMO: Neste artigo apresenta-se um programa computacional denominado CEC (Clculo de Estruturas de Conteno) desenvolvido para automatizar o dimensionamento de estruturas de conteno como: muro de gravidade, muro escorado e cortina, usando uma interface grfica amigvel. Os algoritmos computacionais foram implementados em Delphi, uma linguagem de programao orientada a objeto. Para os muros de gravidade, o programa verifica a capacidade de carga da fundao, o tombamento e o deslizamento do muro, assim como, a localizao da resultante das foras na base do muro. Para as cortinas, o programa determina o comprimento da estrutura e, se as mesmas forem ancoradas, o programa capaz de determinar a fora resultante em cada tirante. Para muros escorados, determina-se a fora resultante em cada estronca utilizando o mtodo da rigidez e os conceitos da anlise matricial de estruturas, considerando a distribuio do empuxo proposta por Terzaghi e Peck. O programa foi testado para todos os tipos de estruturas de conteno. Os resultados foram comparados com valores obtidos por mtodos convencionais e com solues de outros programas, proporcionando comparaes satisfatrias. Alm disso, os valores da distribuio de empuxo de terra obtidos com CEC foram comparados com os resultados gerados com algumas anlises feitas com o mtodo dos elementos finitos. PALAVRAS-CHAVE: Estrutura de Conteno, Empuxo de Terra. 1 INTRODUO Atualmente, freqente a utilizao de estruturas de conteno em escavaes de solos a cu aberto, execuo de fundaes, de obras pblicas subterrneas, estabilizao de taludes rodovirios, criao de plataformas, entre outros (Hachich e outros 1998). Neste artigo sero abordadas estruturas como muro de gravidade, cortina atirantadas ou no e muro escorado, tomando-se como base para os clculos os parmetros e reaes presentes nos fundamentos de mecnica dos solos e no mtodo da rigidez.

Estruturas de conteo so construdas para contraporem-se aos empuxos gerados em macios de terra onde as condies de equilbrio foram alteradas por escavaes, cortes ou aterros. Estas estruturas esto entre as mais antigas construes humanas (Carvalho, 1991). No entanto, o seu dimensionamento utilizando modelos tericos, s se desenvolveu a partir do sculo XVIII (Hachich e outros 1998). Os registros mais antigos de obras de conteno apontam para muros de alvenaria de argila contendo aterros na regio sul da Mesopotmia construdo por sumerianos entre 3200 e 2800 a.C.

ESTRUTURAS DE CONTENO

COBRAMSEG 2010: ENGENHARIA GEOTCNICA PARA O DESENVOLVIMENTO, INOVAO E SUSTENTABILIDADE. 2010 ABMS.

O dimensionamento geotcnico foi baseado em teorias que permitem o clculo de empuxos ativos e passivos com base apenas nos seguintes parmetros geotcnicos: coeso, ngulo de atrito interno e massa especfica. 2.1 Muro de Gravidade

A fora resistente (Fr) dada em funo da resultante vertical total (R) e o ngulo de atrito entre o solo da base e a estrutura (b), conforme mostra a Figura 2.

Muros de Gravidade so estruturas que se opem aos empuxos pelo peso prprio e pelo atrito em sua fundao (Carvalho, 1991). O algoritmo usado nesse trabalho usa o mtodo de Rankine para o clculo dos empuxos atuantes, que por no considerar o ngulo de atrito entre solo e estrutura, mais conservador que o mtodo de Coulomb (Bowles, 1968). As foras que atuam sobre o muro de gravidade so: o peso prprio da estrutura, o empuxo ativo, o empuxo passivo e as tenses de cisalhamento e normais que atuam na base do muro, Figura 1 (Lambe & Whitman, 1969). Como o solo que contribui para o empuxo passivo pode ser erodido ou mesmo no existir em determinada fase da construo, recomendase adotar empuxo passivo igual a zero (Marchetti, 2008).

Figura 2. Esquema das foras atuantes abrangendo estabilidade contra tombamento e deslizamento.

Para que o muro no tombe em torno da extremidade externa da base (p do muro) necessrio que o momento gerado pelo peso do muro seja maior que o momento do empuxo total, ou seja, o momento resistente (Mr) deve ser maior do que o momento solicitante (Mo) (Caputo, 1973). A relao entre os momentos definida como FS e no deve ser inferior a 1,5. De acordo com a Figura 2, a equao correspondente verificao ao tombamento FS = M r Wi x i + Pv B = 1,5 Mo Ph y (2)

Figura 1. Esquema de foras atuantes no muro de gravidade.

O projeto conduzido assumindo-se um prdimensionamento e, em seguida, verificando-se as condies de estabilidade (Moliterno, 1980). A segurana contra o deslizamento consiste em verificar se h desenvolvimento de atrito suficiente entre a base da estrutura e o solo (Bowles, 1968). O fator de segurana, FS, obtido pela razo entre os somatrios das foras resistentes (Fr) e solicitantes (Ph), deve ser igual ou superior a 1,5. De acordo com a Figura 2 (Bowles, 1968) a equao referente verificao ao deslizamento F FS = r 1,5 (1) Ph

Com a finalidade de garantir a existncia de esforos de compresso na base da estrutura calculada a posio da resultante vertical na base. Esta deve estar localizada no tero central da base da estrutura. A localizao da resultante dos esforos verticais na base determinada por meio da diviso do momento, em relao ao ponto O ( Figura 2), pela componente vertical das aes atuantes (Craig, 2004), conforme a equao a seguir: Wi x i + Pv B (3) Wi + Pv A verificao capacidade de carga garante a segurana contra a da fundao. A capacidade de carga a tenso que x=

COBRAMSEG 2010: ENGENHARIA GEOTCNICA PARA O DESENVOLVIMENTO, INOVAO E SUSTENTABILIDADE. 2010 ABMS.

provoca a ruptura do solo da fundao e constituda, normalmente, por trs parcelas que consideram a coeso do solo, a rea da fundao e a sobrecarga atuante na estrutura (Cintra, Aoki, & Albiero, 2003). O valor aproximado da capacidade de carga determinado pela seguinte equao:
q u = cN C + 1 BN + qN q 2

engastamento no solo, obtido atravs de uma ficha e tambm por meio de ancoragem. 2.2.1 Cortina Sem Ancoragem Este tipo de estrutura comumente utilizada quando a altura de conteno for relativamente baixa. No caso dos solos arenosos essa estrutura pode ser utilizada como obra permanente, mas em geral utilizada como temporria (Craig, 2004). O dimensionamento inicia-se com o clculo dos coeficientes de empuxo passivo e ativo, pelo mtodo de Coulomb. Determina-se o ponto a no qual o empuxo passivo iguala-se ao empuxo ativo (Figura 3). Por meio do somatrio de foras horizontais e somatrio de momentos em relao base do muro (Figura 3), obtm-se as seguintes equaes (Bowles, 1968):

(4)

Os termos Nc, N, Nq so chamados fatores de capacidade de carga. Eles so adimensionais e dependem apenas de (Cintra, Aoki, & Albiero, 2003). De acordo com Meyerhof (1963) Nq e Nc podem ser calculados pelas equaes:

3 tg ( ) e 4 2 Nq = 2cos 2 45 + 2
N c = cotg ()(N q 1)

(5)

z=

p p Y 2R a pp + pp ''
z ) 3 (p + pp '' z ) 2 p Y Y = 0 2 3
p

(9)

(6)

Ra Y + y +

(10) Substituindo a equao 9 na equao 10, considerando algumas manipulaes para simplificao da equao, forma-se a equao de quarto grau.
pp ' Y 2 8R a Y4 + Y3 ' (k k ) ' (k p k a ) p a 6R a Y 2 y ' (k p k a ) + p p ' = 0 2 ' (k p k a )

E, de acordo com Spangler and Handy (1982), tem-se:

N = 1,1 (Nq 1) tg (1,3 )

(7)

A condio a ser satisfeita, em relao segurana contra a ruptura da fundao, considerando coeficiente de segurana igual a trs, corresponde a seguinte equao:

q=

Ws + Wc + P v 6 e q u 1 + B B 3

(8)

(11) Aps o clculo de Y, determina-se a profundidade da ficha D. Usualmente, acrescenta-se 20 a 40% profundidade da ficha calculada como margem de segurana, ou ento, divide-se o coeficiente de empuxo passivo por um coeficiente de segurana (Bowles, 1968) para aumentar o valor calculado da ficha, o que menos recomendado.

Em que e a distncia entre o ponto de aplicao da fora resultante e o centro da base do muro (Figura 2). 2.2 Cortina

So estruturas flexveis em que o peso prprio desprezvel em relao s demais foras atuantes. Resiste ao empuxo devido ao seu

COBRAMSEG 2010: ENGENHARIA GEOTCNICA PARA O DESENVOLVIMENTO, INOVAO E SUSTENTABILIDADE. 2010 ABMS.

Ao valor D calculado pela equao 10, dever ter acrscimo de 20 a 40% como margem de segurana ou ento, divide-se a coeso por um fator de segurana para aumentar a profundidade calculada (Bowles, 1968). 2.2.2 Cortina Ancorada Estruturas ancoradas so aquelas cuja estabilidade garantida atravs de tirantes ancorados no terreno. A estrutura pode ser contnua, em grelha, em placas ou em contrafortes (NBR 11682:2009). No dimensionamento de cortinas com tirante, a ficha calculada acrescida em 20 a 40%. No caso de solos arenosos, outra alternativa seria dividir o coeficiente de empuxo passivo por um coeficiente de segurana antes da realizao dos clculos. No caso de solos argilosos, pode-se dividir o valor da coeso por um coeficiente de segurana (Bowles, 1968). Os diagramas de empuxo so definidos de acordo com o tipo de solo: granular ou argiloso, e esto apresentadas na Figura 5 e Figura 6 respectivamente.

Figura 3. Diagrama de tenses para solo granular.

A ficha total a soma de Y, o acrscimo dado e a profundidade a. A implantao de cortinas em solos coesivos abordada de forma similar aos solos granulares. Porm, apresenta algumas modificaes decorrentes do comportamento coesivo do solo. Trincas de trao podem ser formadas na regio de empuxo ativo, alterando consideravelmente a tenso lateral, assim como a localizao da resultante (Bowles, 1968). A distribuio de empuxo dada conforme a Figura 4.

Figura 4. Diagrama de tenses para solo argiloso.

Figura 5. Diagrama de tenses para solo granular.

Por meio do equilbrio das foras horizontais e dos momentos, obtm-se a seguinte equao de segundo grau que estabelece o tamanho da ficha:
D 2 (4c q ) 2DR a R a 12c y + R a =0 2c + q

No caso dos solos arenosos, determina-se a distncia a em que o empuxo nulo (Bowles, 1968), a partir da equao:
a= pa ' (k p k a ) (13)

(12)

COBRAMSEG 2010: ENGENHARIA GEOTCNICA PARA O DESENVOLVIMENTO, INOVAO E SUSTENTABILIDADE. 2010 ABMS.

A partir do somatrio de momentos em relao ao tirante (Figura 5) obtm-se a seguinte equao (Bowles, 1968): 6R a y =0 2x 3 + 3x 2 (h 3 + a ) Gk (14)

A ficha calculada por:


D = x+a (15)

escavao atinja a posio do prximo tirante; para todos os tirantes, com exceo do ltimo, determina-se a profundidade de penetrao da estrutura estabelecendo um fator de segurana correspondente a 1,0; a fora resultante em cada tirante determinada com base no equilbrio de todas as foras horizontais; para o ltimo tirante, a reao dever ser calculada por meio do equilbrio de foras horizontais e a profundidade calculada ser adotada para o projeto da estrutura. 2.3 Muro Escorado

A fora resultante no tirante obtida pelo somatrio de foras horizontais:

Ft = R a R p (16) Para solos coesivos (Figura 6), realizado o somatrio de momentos em relao ao ponto de aplicao do tirante, obtendo-se a seguinte equao para a determinao da ficha (Bowles, 1968): D 2 + 2Dh 3 (17) O procedimento para determinao da fora resultante no tirante, considerando solo argiloso, o mesmo demonstrado para solos arenosos (equao 14). 2R a y =0 4c q

O clculo do empuxo de terra difere das demais estruturas que seguem a teoria de Coulomb ou de Rankine, devido maneira na qual idealizado o desenvolvimento do empuxo sobre a parede (Bowles, 1968). Os diagramas de tenso propostos por Terzaghi e Peck so empricos e dependem do tipo de solo: areia densa, areia fofa e argila. Os diagramas esto esquematizados na Figura 7. Neste tipo de estrutura de conteno, desejase calcular o esforo resultante nas estroncas e, para isto, assume-se que a estrutura comportase como viga. A soluo obtida atravs do mtodo da rigidez.

Figura 7. Diagramas de tenso empricos de acordo com Terzaghi e Peck .

3 O PROGRAMA CEC (CLCULO DE ESTRUTURAS DE CONTENO)


Figura 6. Diagrama de tenses para solo argiloso.

Quando prevista a implantao de tirantes adicionais, devem ser seguidos alguns passos para o clculo da estrutura: assumir que a

O programa foi desenvolvido em um sistema que inclui compilador, editor, depurador e um ambiente visual de projeto de interface. Optouse pela utilizao do Delphi verso 5.0. A

COBRAMSEG 2010: ENGENHARIA GEOTCNICA PARA O DESENVOLVIMENTO, INOVAO E SUSTENTABILIDADE. 2010 ABMS.

linguagem de programao do Delphi baseia-se em Object Pascal. Esta uma linguagem orientada a objetos no pura, mas hbrida por possuir caractersticas de programao visual e escrita. Para cada estrutura de conteno foram criadas janelas especficas para entrada de dados relativos a cada tipo de estrutura, que sero apresentadas junto com os exemplos que viro a seguir. Os clculos foram feitos de acordo com as teorias apresentadas anteriormente. Aps o processamento dos dados o programa apresenta um relatrio com os resultados finais. 4 4.1 RESULTADOS Muro de Gravidade

FS para o deslizamento Capacidade de carga da fundao (qu/q)

1.72 9.68

1.72 9.68

4.2

Cortina

Os exemplos a seguir tm como objetivo determinar o comprimento da ficha. No caso de estruturas com ancoragem tambm ser determinado o esforo no tirante. 4.2.1 Cortina Sem Ancoragem Os dados de entrada utilizados esto ilustrados na Figura 9.

O exemplo a seguir consiste na verificao do muro de gravidade quanto ao tombamento, deslizamento, capacidade de carga da fundao e localizao da resultante no tero central na base do muro. Os parmetros relacionados ao solo e geometria da estrutura de conteno, necessrios como dados de entrada esto especificados na Figura 8.

Figura 9. Entrada de dados : Cortina.

Os resultados obtidos pelo programa CEC foram novamente comparados com o clculo no automatizado, mostrando-se bastante precisos (Tabela 2).
Tabela 2. Resultados: Cortina. Comprimento da Clculo no Ficha (m) automatizado Coeficiente de 6,40 segurana na coeso Coeficiente de 6,50 majorao da ficha

CEC 6,39 6,52

Figura 8. Entrada de dados : Muro de Gravidade.

Os resultados calculados pelo programa CEC, foram iguais aos calculados manualmente (Tabela 1).
Tabela 1. Resultados: Muro de Gravidade. Clculo no Verificaes CEC automatizado Localizao da resultante 0.71 0.71 na base (m) FS para o tombamento 2.26 2.26

- Anlise com o mtodo dos elementos finitos (MEF) A Figura 10 apresenta a malha de elementos com as etapas de escavao.

COBRAMSEG 2010: ENGENHARIA GEOTCNICA PARA O DESENVOLVIMENTO, INOVAO E SUSTENTABILIDADE. 2010 ABMS.

Figura 10. Malha de elementos finitos.

A Figura 11 ilustra as isocurvas de tenso horizontal obtidas com o MEF. O empuxo ativo gerado pelo MEF apresentou valores semelhantes aos resultados determinados pelo CEC, o mesmo no ocorre na distribuio de empuxo passivo, como mostra a Figura 12. A mobilizao do empuxo passivo exige deslocamentos horizontais bem mais elevados que os necessrios para mobilizar o empuxo ativo. Como na anlise feita com o MEF existe compatibilidade de deslocamentos, se de um lado mobilizou-se o empuxo ativo natural que do outro as tenses horizontais ainda estejam bem menores que as correspondentes ao empuxo passivo.

Parmetros Determinados Coeficiente de Ficha (m) segurana Reao no na coeso tirante (kN) Coeficiente de Ficha (m) majorao Reao no da ficha tirante (kN)

Clculo no automatizado 2.33 53.84 2.29 50.24

CEC 2.33 53.91 2.29 50.32

Figura 13. Entrada de dados : Cortina Ancorada.

Figura 11. Isocurvas de tenso horizontal.

- Anlise com o MEF A figura 14 apresenta a malha de elementos com as etapas de escavao.

Figura 14. Malha de elementos finitos. Figura 12. Diagramas de Empuxo Ativo e Passivo.

4.2.2 Cortina Ancorada Foram utilizados os mesmos dados de entrada da estrutura anterior com a finalidade de comparar os resultados relacionados profundidade de embutimento, Figura 13. A ficha e a reao nos tirantes calculados pelo CEC, considerando coeficiente de majorao e de segurana, foram satisfatrios em relao aos clculos no automatizados Tabela 3. A ficha determinada foi menor para este caso, comparada com a cortina sem ancoragem, o que era esperado.
Tabela 3. Resultados: Cortina Ancorada.

A Figura 15 ilustra as isocurvas de tenso horizontal geradas pelo MEF.

Figura 15. Isocurvas de tenso em x.

A Figura 16 ilustra o mesmo tipo de comparao apresentado na Figura 12.

COBRAMSEG 2010: ENGENHARIA GEOTCNICA PARA O DESENVOLVIMENTO, INOVAO E SUSTENTABILIDADE. 2010 ABMS.

aproximados por pequenos pedaos retangulares que mantiveram o valor total do carregamento inalterado. 5
Figura 16. Diagramas de Empuxo Ativo e Passivo.

CONCLUSO

Da mesma forma e pelas mesmas razes apontadas anteriormente, o empuxo passivo, determinado pelo MEF apresentou valores inferiores aos resultados determinados pelo CEC. 4.3 Muro Escorado

O exemplo a seguir tem como objetivo determinar os esforos nas estroncas. Os dados de entrada utilizados esto apresentados na Figura 17. O muro composto por trs estroncas igualmente espaadas de 3 m.

O programa CEC desenvolvido em linguagem orientada a objetos uma ferramenta amigvel e de fcil uso. Mediante os resultados obtidos por testes, conclu-se que o programa CEC apresenta solues satisfatrias. O CEC permite o clculo automatizado de diferentes tipos de estruturas de conteno, agilizando o processo e permitindo que o usurio simule vrias configuraes com rapidez, auxiliando na obteno de um projeto mais econmico. AGRADECIMENTOS
Os autores agradecem ao apoio financeiro do CNPq atravs da bolsa de iniciao cientfica concedida ao primeiro autor e Universidade Federal de Viosa pelo suporte dado no desenvolvimento deste trabalho.

Figura 17. Entrada de dados : Muro Escorado.

REFERNCIAS
Bowles, J. E. (1968) Foundation Analysis and Design, McGraw-Hill, New York, NY, USA. Caputo, H.P. (1973) Mecnica dos Solos e suas aplicaes, S.A., Rio de Janeiro, Vol.3. Carvalho, P. A. S. (1991) DER SP Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de So Paulo, Manual Geotcnico: Taludes de Rodovias Orientao para diagnstico e solues de seus problemas, no. 1843, IPT, So Paulo. Cavalcante, E.H. (2005) Empuxos de terra e estabilidade de muros. Universidade Federal de Sergipe, Aracaj. Cintra, J.C.A.; Aoki, N. e Albiero, J.H. (2003) Tenso admissvel em fundaes diretas, Rima, So Carlos. Craig, R.F. (2004) Craigs Soil Mechanics, 7th ed., Spon Press, London and New York. Hachich, W., Falconi, F., Saes, J., Frota, R., Carvalho, C., & Niyama, S. (1998) Fundaes Teoria e Prtica, 2 ed., PINI, So Paulo. Lambe, T. W. e Whitman, R. V. (1969) Soil Mechanics, John Wiley & Sons, New York. Marchetti, O. (2008) Muros de Arrimo, 1 ed., Blucher, So Paulo.

Os resultados determinados pelo CEC foram bastante prximos dos obtidos em um programa de anlise estrutural desenvolvido na UFV, Sianes (Moreira e outros, 2004), conforme mostra a Tabela 4.
Tabela 4. Resultados: Muro Escorado. Escoras SIANES CEC 1 216.04 215.88 Fora Atuante 2 104.99 105.84 (kN) 3 216.04 215.88

A diferena entre os resultados do CEC e do Siandes pode ser explicada pela aproximao realizada na distribuio dos empuxos: como o Sianes no permite a aplicao de carregamentos triangulares, o trecho triangular dos diagramas de Terzaghi e Peck foram

COBRAMSEG 2010: ENGENHARIA GEOTCNICA PARA O DESENVOLVIMENTO, INOVAO E SUSTENTABILIDADE. 2010 ABMS.

Moliterno, A. (1980) Caderno de muros de arrimo, Edgard Blcher, So Paulo. Moreira, M.S.S., Alvarenga, R.C.S.S., Laquini, J.P. (2004) Sistema para Anlise de Estruturas Reticuladas pelo Mtodo da Rigidez, Sianes, UFV, Minas Gerais, Verso 1.0. NBR 11682 (2009) Estabilidade de Encostas, ABNT, Rio de Janeiro.

Das könnte Ihnen auch gefallen