Sie sind auf Seite 1von 40

AQUATHERM

C A T L O G O T C N I C O

PREDIAL

Qualidade

Confiana

Tradio

Inovao

Tecnologia

Aquatherm

NDICE
Por que a TIGRE escolheu o Sistema Aquatherm para o Brasil? _____________________________________05 Caractersticas tcnicas __________________________________________________________________06 Instrues de instalao _________________________________________________________________07 Instalao de aquecedores _______________________________________________________________18 Durabilidade do Aquatherm ______________________________________________________________19 Manuteno _________________________________________________________________________20 Dados para projeto - Tabelas de perda de carga _______________________________________________20 Itens da linha Aquatherm _______________________________________________________________22 Informaes gerais sobre Aquatherm _______________________________________________________28 Tabela de resistncia qumica do CPVC ______________________________________________________29 Certificado de Garantia __________________________________________________________________34 Referncias de obra ____________________________________________________________________35 Indicaes de fabricantes de aquecedores ____________________________________________________38 Qualificao profissional _________________________________________________________________38

www.tigre.com.br

Aquatherm

Por que a TIGRE escolheu o Sistema Aquatherm para o Brasil?


1. A junta mais simples de se executar: apenas 2 etapas
A junta soldvel a frio por meio de adesivo to simples e fcil de executar que no requer mo-de-obra especializada, ferramentas e equipamentos que necessitem de treinamento especfico nem qualquer fonte de energia. Veja instrues de como executar uma junta soldvel nas figuras 1 e 2 da pgina 7.

2. Tem resistncia superior mxima temperatura exigida pela norma brasileira


O Sistema Aquatherm fabricado de acordo com as especificaes da norma americana ASTM D-2846, que superam as exigidas pela norma brasileira NBR7198. O Sistema Aquatherm recomendado para operar na temperatura de servio de 80C, conduzindo gua sob presso de 60 m.c.a. e suportando temperaturas ocasionais de 95C.

3. Atxico e livre de corroso


Produzido com material totalmente atxico, o Sistema Aquatherm no transmite gosto nem odor gua. Alia-se a isso alta resistncia aos ataques qumicos das substncias contidas na gua, como cloro, ferro, flor, etc., proporcionando durabilidade e uma instalao livre de corroso.

4. Tem uma linha completa de tubos e conexes


O Sistema Aquatherm est disponvel nos dimetros de DN 15, 22, 28, 35, 42, 54, 73, 89 e 114, o que lhe permite atender a qualquer projeto/obra de instalaes prediais de gua quente, tanto para aquecimentos individuais como coletivos.

5. Dispensa isolamento trmico


Devido a sua baixssima condutividade trmica, os Tubos e Conexes de CPVC Aquatherm tm a menor perda de calor entre os materiais utilizados em instalaes prediais de gua quente, mantendo a temperatura da gua por muito mais tempo. Estudos realizados pela PUC de Minas Gerais (Grupo de Estudos em Energia) comprovaram que o Sistema Aquatherm tem uma perda trmica desprezvel em trechos de tubulaes de CPVC sem isolamento. A concluso que se pode tirar analisando o grfico a seguir que o Sistema Aquatherm dispensa qualquer tipo de isolante trmico em trechos de tubulao de at 20 metros de extenso.

Perda trmica em tubulaes de CPVC sem isolamento


Veja no grfico que a perda de temperatura em uma tubulao de 20 metros com uma vazo de 8 litros/ minutos de apenas 0,7C. Para a avaliao das perdas trmicas das tubulaes de CPVC, foram realizados ensaios no Centro Brasileiro para Desenvolvimento da Energia Solar Trmica (GREEN Solar), com sede na PUC Minas.

Aquatherm

6. Sem incrustaes
Devido a sua superfcie interna extremamente lisa e sua excelente resistncia qumica, o Sistema Aquatherm no sofre incrustaes internas, garantindo uma instalao sem redues de dimetro ao longo do tempo.

7. A melhor soluo tcnica para os efeitos da dilatao trmica


Os sistemas prediais de gua quente - independentemente dos materiais utilizados - so submetidos a grandes variaes de temperaturas, que, inevitavelmente, provocam contraes e dilataes trmicas dos materiais. A TIGRE tem a exclusiva Junta de Expanso Aquatherm TIGRE comprovadamente a melhor e mais eficaz soluo tcnica para eliminar os efeitos causados pelas contraes e dilataes trmicas (veja instrues de instalao e montagem na pgina 12).

Junta de Expanso Aquatherm

Caractersticas tcnicas
A matria-prima utilizada para a fabricao do Sistema Aquatherm o CPVC (policroreto de vinila clorado), que um material com todas as propriedades inerentes ao PVC, somando-se a resistncia conduo de lquidos sob presses a altas temperaturas. A obteno do CPVC feita de maneira semelhante do PVC. Sua principal diferena o aumento da participao percentual de cloro no composto das matrias-primas, e seu desenvolvimento resultou da necessidade de obter-se um termoplstico que pudesse ser usado, tambm, para conduo de gua quente. O CPVC teve sucesso absoluto em vrios pases da Europa e tambm nos Estados Unidos da Amrica, onde possui grande aceitao e j vem sendo utilizado desde 1960. O dimensionamento do Sistema Aquatherm obedeceu a um critrio racional, com base nas exigncias da norma internacional ASTM (American Society for Testing and Materials) D- 2846. Esse dimensionamento assegura excelente desempenho do Sistema Aquatherm, proporcionando um alto grau de segurana s instalaes, mesmo quando sujeitas a condies extremas de presso e temperatura. O Sistema Aquatherm est dimensionado para trabalhar com as seguintes presses de servio: 6,0 kgf/cm ou 60 m.c.a. conduzindo gua a 80C; 24,0 kgf/cm ou 240 m.c.a. conduzindo gua a 20C.

Aquatherm

O grfico a seguir apresenta a variao de presso de servio do Sistema Aquatherm em funo da temperatura, e poder tambm ser consultado para outras faixas de trabalho.

AQUATHERM Recomendado para linhas de recalque em edifcios de grande porte. Suporta at 240 m.c.a. a 20C.

Normas tcnicas de referncia


ASTM (American Society for Testing and Materials) D-2846 ASTM (American Society for Testing and Materials) F-439 (para os dimetros de 73 a 114) - para conexes ASTM (American Society for Testing and Materials) F-442 (para os dimetros de 73 a 114) - para tubos NBR 7198 - Projeto e execuo de instalaes prediais de gua quente

Instrues de instalao
Como executar uma junta soldvel
Faa uma rpida verificao antes de iniciar a operao de solda e observe o ajuste entre a ponta do tubo e a bolsa da conexo. necessrio que exista uma interferncia entre as peas, pois no se estabelece a soldagem se no ocorrer presso entre as superfcies que esto sendo unidas.

Passo 1: Com o auxlio de um pincel, aplique o Adesivo Aquatherm ou o Adesivo Especial TIGRE na conexo e em seguida na ponta do tubo.

Passo 2: Encaixe de uma vez as extremidades a serem soldadas, d de volta e mantenha a junta sob presso manual por aproximadamente 30 segundos, at que o adesivo adquira resistncia.

Notas
1) Eventuais excessos de adesivo devem ser retirados com uma estopa. 2) No interfira na junta soldada nos primeiros 15 minutos. Espere por 24 horas para fazer o teste de presso. OBS.: A embalagem do Adesivo Aquatherm 65 g j vem com um pincel aplicador.

Aquatherm

Como executar uma junta roscvel


Numa instalao de gua quente com o Sistema Aquatherm ser necessrio fazer a interligao com peas metlicas, como registros de gaveta, de presso, de esfera, pontos terminais de utilizao, entradas e sadas de aquecedores, etc. Nesses casos ser necessrio realizar juntas roscveis. Veja o exemplo de instalao a seguir, onde esto sendo acoplados o Conector Aquatherm, um registro base de presso e o T Misturador de Transio Aquatherm:

Aplique a fita no sentido da rosca.

Aps a aplicao do material vedante, rosqueie as peas.

Importante: - Sempre limpe as superfcies das roscas antes de aplicar o produto, deixando-as secas e isentas de gorduras e oxidaes. - A Fita Veda Rosca TIGRE suporta a temperatura mxima de 250C, portanto pode ser utilizada tanto para gua fria quanto para gua quente, em roscas de PVC ou metlicas.

Misturadores Aquatherm
Para ligaes onde seja necessrio promover a mistura de gua quente e fria, deve ser usado o T Misturador de Transio ou o T Misturador de CPVC Soldvel. O T Misturador de Transio deve ser instalado entre os registros de presso de gua fria e quente para promover a mistura da gua, utilizando-se Fita Veda Rosca nas roscas de metal. O T Misturador de CPVC Soldvel apenas leva adesivo nas juntas para fazer a soldagem, contudo em ambos os lados do T Misturador Soldvel de CPVC deve ser utilizado o registro de CPVC para gua quente. No ponto de entrada de gua fria do T Misturador (ambos) deve existir um trecho de pelo menos um metro de comprimento de tubo de CPVC. Nota: O trecho de CPVC instalado antes do T Misturador visa proteger a instalao de gua fria de um eventual retorno de gua quente.

Aquatherm

Esquema de montagem/instalao
Com T Misturador de Transio Com T Misturador de CPVC Soldvel

Isolamento trmico
O uso de isolamento trmico em outros tipos de tubulao se faz necessrio para diminuir o efeito de troca de calor das tubulaes com o meio ambiente, mantendo, conseqentemente, e por maior tempo, a temperatura da gua aquecida. No caso dos produtos Aquatherm essas trocas de calor atingem valores mnimos, tendo como causa a baixa condutividade trmica* do CPVC. Nas instalaes executadas com tubos e conexes Aquatherm, a gua quente chega mais rpido ao ponto considerado, em funo da pequena perda de calor ao longo da tubulao.

Para residncias:
O uso do isolamento trmico no CPVC geralmente recomendado nos casos em que as distncias entre o aquecedor e o ponto de consumo estiverem acima de 20 metros especialmente ao ar livre ou aparente e em situaes que a perda possa ser mais significativa (ex.: passagem por cmaras de resfriamento), porm sempre a critrio do projetista responsvel. Para utilizao com aquecimento central, deve-se isolar toda a linha, evitando a perda de calor. *Condutividade Trmica do CPVC = 9,6 x 10-5 cm x s x C (nmero de calorias por segundo que atravessa uma placa de 1 cm de espessura e 1 cm de rea, quando a diferena de temperatura entre as faces de 1C).

A seguir apresentamos a frmula para o clculo de Perda de Temperatura em Tubulao de CPVC sem isolamento: (69,67 x Q x Ti) - [F/2 x L x (Ti - 2 x Tamb.)] F/2 x L + 69,67 x Q Tabela 2
Dimetro 15 () 22 () 28 (1) 35 (1 ) 42 (1 ) 54 (2) 73 (2 ) 89 (3) 114 (4) Fator do Dimetro 0,60 0,77 0,89 1,04 1,17 1,35 1,63 1,86 2,16

T= Tabela 1

Smbolo T (C) Ti (C) Tamb. (C) Q (l/min) F m-1 L (m)

Grandeza Temperatura ponto de consumo Temperatura do aquecedor Temperatura ambiente Vazo Fator do dimetro Comprimento da tubulao

Dilatao e contrao trmica


Todos os materiais esto sujeitos aos efeitos da dilatao trmica, expandindo-se quando aquecidos e contraindo-se quando resfriados. Na maioria das instalaes embutidas essa movimentao absorvida pelo traado da tubulao devido ao grande nmero de conexes utilizadas. Em instalaes aparentes, deve-se evitar trechos longos retilneos entre pontos fixos. Onde isso no for possvel recomenda-se a utilizao da exclusiva Junta de Expanso Aquatherm (A) ou liras (B).

Aquatherm

A) Junta de Expanso Aquatherm TIGRE


A Junta de Expanso Aquatherm foi desenvolvida para absorver variaes do comprimento dos tubos (dilatao e contrao) provocadas por variaes de temperatura, minimizando tensionamentos devido transmisso de esforos ao sistema de tubos e conexes.

Exemplo
Dada uma instalao de gua quente em um prdio abastecido por sistema central de aquecimento, localizado na parte inferior da construo, com altura de 43 m, calcular o nmero de juntas de expanso necessrias para absorver a dilatao da tubulao vertical, bem como o comprimento da posio inicial do pisto. Sabe-se que a temperatura ambiente durante a instalao de 28C e que a temperatura mxima e mnima que alcanar a gua conduzida no interior do tubo de, respectivamente, 68C e 20C.

Exemplo

N=

e 90

10

Aquatherm

11

Aquatherm

12

Aquatherm

13

Aquatherm

14

Aquatherm

15

Aquatherm

16

Aquatherm

17

Aquatherm

18

Aquatherm

19

Aquatherm

20

Aquatherm

21

Aquatherm

22

Aquatherm

23

Aquatherm

24

Aquatherm

25

Aquatherm

26

Aquatherm

27

Aquatherm

28

Aquatherm

29

Aquatherm

30

Aquatherm

31

Aquatherm

32

Aquatherm

33

Aquatherm

34

Aquatherm

35

Aquatherm

36

Aquatherm

37

Aquatherm

38

Seja na obra ou na revenda, a TIGRE tem as melhores solues para voc. Para tirar suas dvidas tcnicas, ligue para o TELE TIGRE e um grupo de profissionais treinados estar pronto para atend-lo. Para obter informaes comerciais, ligue para o TELE SERVIOS, rpido, simples e totalmente gratuito. No importa onde voc esteja, a TIGRE tem o servio certo para voc.

Assistncia Tcnica

Assistncia Comercial

www.tigre.com.br
Conhea novas solues TIGRE, dicas de construo e muito mais.

Novembro/2008

Das könnte Ihnen auch gefallen