Sie sind auf Seite 1von 15

CADERNO DE EXERCCIOS DIOGO ARAJO PUIATTI RDE. Questes: 1.

Em algumas situaes o uso de redes cabeadas para a comunicao pode ser invivel e as redes sem fio surgem como uma alternativa interligao dessas redes de comunicao. Descreva cinco situaes nas quais o uso das redes sem fio apresenta-se como soluo alternativa ao uso de redes cabeadas.

1. Exemplo 1: 1 exemplo bsico, de uma residncia que onde o usurio adquire mais de um Computador e\ou notebook, e compra um roteador, furar paredes para se passar cabos UTP uma soluo invivel, primeiro pelo preo dos cabos, e segundo pelo trabalho em furar as paredes e etc. Uma soluo boa instalar nos computadores, placas wireless, alm da comodidade. Exemplo 2: Uma empresa aonde se muda sempre os computadores de lugar, por necessidade ou apenas por esttica, o cabeamento invivel, o wireless indicado. Exemplo 3: Em um caso aonde a distncia ultrapassa os 90 metros (que a distncia mxima em que um cabo UTP alcana, deve-se usar a rede wireless. Exemplo 4: Quando se trata de um prdio\casa histrico aonde no se pode alterar nada na infraestrutura, utiliza-se o wireless, como uma soluo. Exemplo 5: Em um restaurante ou comrcio do tipo, aonde o estabelecimento oferecer aos clientes, servio de internet gratuito, esse tipo de rede cabeada totalmente invivel.

2.

As redes sem fio de pequeno alcance, ou abrangncia, so classificadas como WBAN e

WPAN. Redes de alcances maiores podem ser classificadas como WLAN, WMAN e WWAN. Descreva as caractersticas e as tecnologias de transmisso empregadas em cada tipo de rede.

WBAN (Wireless Body Area Network) esta rede permite a comunicao sem fio entre vrios componentes conectados ao corpo, como fones de ouvido, microfones, sensores e atuadores, o desenvolvimento dessa tecnologia comeou por volta de 1995. Uma das aplicaes desenvolvidas para essas redes, tem sido a transmisso de sinais vitais de um paciente para o hospital, por

exemplo, antes mesmo ter um ataque cardaco, o hospital vai saber, atravs. Outras aplicaes comerciais tem sido o desenvolvimento de roupas e acessrios com GPS, que transmitem a localizao de um militar por exemplo, para o seu Pas.

Wireless Personal Area Network (WPAN, rede de rea pessoal sem fio) um tipo de rede onde vrios dispositivos, como celulares, esto conectados a uma rede sem fio disponibilizada em um alcance pequeno, normalmente alguns metros. Est normalmente associada ao Bluetooth (antigamente ao IR). Pode ser vista com a interaco entre os dispositivos mveis de um utilizador. A WPAN projectada pra pequenas distncia, baixo custo e baixas taxas de transferncia.

WLAN (Wireless Local Area Network) uma rede sem fio que tem alcance alguns quilmetros de distncia. As redes locais possuem trs caractersticas principais: mesma tecnologia de transmisso, quase sempre as mquinas so interligadas atravs de um s cabo; tamanho, devido s suas caractersticas de transmisso possuem limitao de tamanho sendo que o pior tempo de transmisso conhecido; e topologia, ser barramento, anel ou ponto a ponto.

WMAN (Wireless Metropolitan Area Network) as WMANs so a interligao de vrias WLANs, podendo abranger vrios prdios de uma empresa ou at mesmo uma cidade inteira. Elas podem ser tanto pblicas como privadas. WWAN (Wireless Wide Area Network) as WWANs abrangem uma grande rea geogrfica, como um pas ou continente. Este rede uma interligao de vrias WMANs e WLANs. 3. Em 2007 a ANATEL realizou diversos leiles para uso de faixa de frequncias a serem licenciadas para as operadoras de celulares. As faixas leiloadas so de frequncias cada vez mais altas para uso em comunicao de dados. Explique porque tm sido escolhidas as faixas de frequncias mais altas (> 10GHz).

Uma freqncia alta, diminui a interferncia a equipamentos eltricos, o alcance maior, a reflexo em obstculos tambm, maior direcionalidade e o comprimento de onda menor. 4. Usando a equao 2.2 da apostila, calcule o comprimento de onda ( ) para as sete

frequncias abaixo:

a) Equao 2.2 - = c / f

VLF (Very Low Frequency): KHz 30 c = 3 x 10^8 m/s f = 30KHz = 3 x 10^4 Hz = 10^4 = 10000 m
b) f = 900KHz = 900000 = 9 x 10^5 Hz

MF (Medium Frequency): KHz 900 f = frequencia = 900 KHz = 900000 Hz = 9.10^5 Hz 1 KHz-----> 1000 Hz 900 KHz--> x x = 900.1000/1 x = 900000 Hz = 9.10^5 Hz = f v = velocidade do som = 340 m/s = 3,4.10 y = comprimento de onda = ?

y = v/f y = 3,4.10/9.10^5 y = 0,3777777.10^7 v = 3,777777.10^8 m/s y = 3.10^8 m/s


c) UHF (Ultra High Frequency): 2500 MHz;

y= 3,4^10/2,5^10pot6 y=1,36/10pot-4 d) e) SHF (Super High Frequency) GHz, 5 GHz e 5,8 GHz; : 2,4 y= 0,51z10-Hz EHF (Extra High Frequency): GHz. 100 y= 3x10- Hz 5. O sinal eletromagntico ao ser propagado sofre diversas interferncias do meio de transmisso. Qual o processo utilizado para adequar este sinal ao meio de transmisso e s caractersticas do espectro eletromagntico? Como realizado este processo?

O processo utilizado para adequar o sinal ao meio de transmisso se faz pela modulao do sinal de uma portadora. A portadora previamente conhecida pelo transmissor e tambm pelo receptor. Atravs da modulao, alteramos as caractersticas de uma onda portadora em amplitude, freqncia e fase. A portadora um sinal analgico senoidal de alta freqncia que quando sofre modulao do sinal original (base) tem suas caractersticas modificadas, gerando um sinal modulado como sada. O processo que ocorre a impresso do sinal original na onda portadora pela variao de suas caractersticas, e esta por sua vez transporta o sinal at o destino. O modulador atua na transmisso, enquanto na recepo o processo inverso feito pelo demodulador. 6. Descreva o conceito de espalhamento espectral utilizado na transmisso de sinais de dados digitais. Cite as principais tcnicas de espalhamento espectral utilizadas nas WLANs.

As tcnicas de espalhamento espectral so usadas para a transmisso de sinais de dados digitais. Estas tcnicas so usadas para codificar e modificar o sinal original que espalhado no espectro de

freqncias. O sinal espalhado em freqncia ocupa uma banda de transmisso maior do que a banda mnima usada para transmitir o sinal original. Os cdigos de espalhamento espectral so largamente utilizados em WLANs, j que o espalhamento do sinal em freqncia melhora o desempenho da transmisso. Alm disso, possui algumas vantagens: * Imunidade a rudos e interferncias; * Imunidade s distores devido aos mltiplos caminhos; * Imunidade s interferncias e desvanecimentos de banda estreita; * Diversos usurios podem compartilhar a mesma banda de freqncia com baixa interferncia; * Podem ser usados para criptografar sinais. As principais tcnicas de espalhamento espectral so FHSS e DSSS. 7. Descreva detalhadamente o princpio bsico de funcionamento de um transmissor de rdio. Utilize as figuras 3.2 e 3.3 para ilustrar a sua descrio.

Um oscilador de alta freqncia gera uma corrente alternada que ao percorrer um condutor de cobre irradia, por meio de uma antena, ondas eletromagnticas pela atmosfera que se propagam com a mesma velocidade da luz no vcuo. Este o principio bsico de um transmissor de rdio. As partes fundamentais de um transmissor de rdio so as bobinas e o oscilador. Uma corrente i1 varivel ao percorrer a bobina B1 produz por induo eletromagntica, na outra bobina B2, uma corrente induzida i2. A corrente induzida circula da antena para a terra e da terra para a antena, sendo constituda por eltrons fortemente acelerados e retardados que produzem as ondas eletromagnticas que sero propagadas. No lado receptor temos uma antena ligada a uma bobina B2 que tem uma de suas extremidades ligadas a terra. As ondas eletromagnticas chegam atenuadas na antena e geram tenso em seus terminais fazendo circular uma corrente i2 pela bobina B2. Esta circulao de corrente em B2 induzir na bobina B2 uma corrente i1. Desta forma, surgir no circuito do oscilador uma corrente i1. O valor desta corrente depende da indutncia da bobina B1 e da capacidade do oscilador. 8. As antenas podem ser polarizadas de vrias formas. Explique os conceitos envolvidos na propagao de onda em funo da polarizao da antena e quais os tipos de

polarizao existentes.

A polarizao de uma onda eletromagntica funo da direo de seus campos eltrico e magntico em relao a um plano perpendicular de propagao. A polarizao de uma antena a direo de seu campo eltrico. As ondas eletromagnticas podem ser polarizadas de duas maneiras: linear e elptica. A polarizao linear pode ser na horizontal ou vertical e tem como plano de referncia a superfcie terrestre. Na polarizao elptica a direo do campo eltrico rotaciona na direo dos ponteiros do relgio ou contrria a eles, so chamadas: circular direita e circular esquerda. 9- Na figura 3.10 (apostila) so apresentados os diagramas de irradiao de uma antena omnidirecional. Podemos afirmar que as antenas omnidirecionais possuem somente polarizao horizontal? Faa o download do arquivo e analise o diagrama de irradiao desta antena: http://www.l-com.com/multimedia/datasheets/DS_HG2415U-PRO.PDF

No, as antenas omnidirecionais possuem polarizao tanto horizontal quanto na vertical. Falta baixar o arquivo 10. Os sinais transmitidos em presena de obstculos so atenuados. Quais fenmenos descrevem esta reduo da potncia do sinal?

Fenmenos da reflexo, difrao e disperso. 11. Considerando a figura 3.20 da apostila, verifique se um prdio com altura de 30 m, interfere na propagao de um sinal de 5,8 GHz para antenas posicionadas 8 Km de distncia, situadas no topo de edifcios de alturas de 110m e 50m respectivamente. O prdio interferente est localizado a 2,2 Km do transmissor. Considere os ndices de desobstruo (K) de 70% e 100% para a Zona de Fresnel.

H = 110 2,2/8 x (110-50) 2200 x 5800 / 2 x K x 6,37x 10^6 30 H = 110 16,5 12760000/12740000 30 H = 110 16,5 1/K 30 H = 63,5 1/K

Calculando a zona de Fresnel: r = 17, 29 x ( raiz de (2,2 x 5,8/ 5,8 x 8)) r = 17,29 x 0,52 = 8,99 m Considerando K=1, temos: H= 63,5 1/1 = 62,5 m Como 62,5 m > 8,99 a Zona de Fresnel est 100% livre de obstculos. Para K = 0,7, temos:

H = 63,5 1/ 0,7 H = 63,5 1,42 H = 62,08 m Para 70% do raio, temos: 0,7 x 8,99 = 6,29 m Como 62,08 > 6,29, a Zona de Fresnel est 70% livre de obstculos. 12. Um sinal transmitido na frequncia de 2,4 GHz com a potncia de 100 mW para um receptor localizado a 2 Km de distncia em espao livre. Considere que as antenas tm ganhos de 6 dBi e que o fator de perdas L unitrio. Usando a frmula de Friss, mostrada na equao 3.3, e os parmetros de propagao do sinal em diferentes ambientes, mostrados na tabela 3.1, calcule a potncia do sinal recebido. Sugesto: faa uma planilha eletrnica para realizar o clculo da potncia de recepo com as frmulas de converso de dBm para mW.

13. Calcule a relao de potncias em decibel abaixo. Sugesto: construa uma planilha eletrnica para efetuar os clculos ou consulte o site http://www.muzique.com/schem/gain.htm

a) 15dB/10dB= 1,76dB b) 30dB/20dB= 1,76dB c) 5dB/10dB= -3dB= 0,5 mW = 0,0005 W d) 25dB/10dB = 3.97dB= 2mW= 0,002 W e) 10db/-5dB = -2dB 14. Realize as seguintes operaes com os valores de potncias abaixo (Sugesto: construa uma planilha eletrnica para realizar os clculos ou http://www.terabeam.com/support/calculations/watts-dbm.php a) 0dBm + 0dBm = 1mW + 1mW = 2mW b) 10dBm 0dBm = 10mW 1mW = 9mW c) 100mW + 3dBm = 20dBm + 3dBm = 23dbm d) 10dBm / 3dBm = 10mW / 2mW= 5mW= 7dBm e) 10mW x 6dBm = 10dBm x 6dBm = 60dBm 15. Calcule a potncia isotrpica efetivamente irradiada (EIRP) de um transmissor Cisco Aironet com potncia de 20 dBm. Este ponto de acesso est conectado a uma antena de 21 dBi por cabos e conectores com atenuao de 3,35 dB. consulte:

EIRP = Ptx Lt + Gt EIRP = 20dBm 3,35dB + 21dBi = 38 dBm 16. Pesquise na resoluo de nmero 365 da Anatel (maio de 2004), qual o valor do EIRP para as frequncias nas faixas de 2400 MHz e 5800 MHz, para cidades com populao superiores e inferiores a 500.000 habitantes. Existe outra resoluo mais nova que substitua a

365?

A EIRP para cidades inferiores e superiores a 500.000 habitantes deve ser de 26 dBm. Existe a resoluo 506 do dia 1 de julho de 2008 que substitui a 365. 17. O padro IEEE 802.11n define uma implementao que suporta Mltiplas Entradas e Mltiplas Sadas (MIMO - Multiple Input Multiple Output) para taxas superiores a 600 Mbps. Pesquise as caractersticas deste novo padro e cite alguns equipamentos que j so fabricados com esta tecnologia (indique sites interessantes).

Uma das caractersticas do padro IEEE 802.11n o Channel Bonding que trabalha na frequncia de 2.4 GHz e 5 GHz. recomendado pela Intel a ser usado a frequncia de 5 GHz devido ao nmero limitado de canais sobrepostos disponvel na frequncia 2.4 GHz. A figura abaixo mostra uma tabela comparativa entre as duas frequncias, note-se que a frequncia 5 GHz possuem 24 canais no sobrepostos em quando a frequncia 2.4 Ghz possuem 3 canais no sobrepostos. Outra caracterstica o MIMO. O MIMO uma tecnologia que utiliza mltiplas antenas para transmitir mais informaes do que possvel usando uma nica antena. Uma maneira de fornecer isso atravs do SDM (Spatial Division Multiplexing) que tem o objetivo de transmitir vrios fluxos de dados independentes, transferidos simultaneamente dentro de um canal especifico. O SDM pode aumentar significativamente a taxa de transferncia de dados como o nmero de fluxos de dados. Cada fluxo de dados requer uma antena direta no transmissor e o receptor. Alm disso, a tecnologia MIMO requer um conversor de cadeia e analgico-digital de radio frequncia separado para cada antena MIMO. 18. Compare os trs tipos de topologias empregadas nas redes sem fio, segundo o padro IEEE 802.11 (infraestruturada, ad-hoc e Mesh). Apresente alguma aplicao para cada tipo de topologia.

REDE INFRA-ESTRUTURADA

As redes infra-estruturadas funcionam da seguinte maneira: um ponto de acesso (PA) centraliza toda a comunicao da rede, onde o mesmo responsvel pela sincronizao, coordenao e entrega dos quadros da rede. REDE ad hoc Neste tipo de rede, no h pontos de acesso para administrar a comunicao. A comunicao feita entre as estaes de origem e destino. Quando a distncia entre as estaes impedir que seja feita a transmisso dos quadros, as estaes intermedirias faro o roteamento e a entrega dos pacotes. REDES MESH As redes mesh (acopladas) misturam as topologias de redes sem fio citadas acima. O padro definido para as redes mesh o 802.11s. Esta rede formada por muitos ns, que funcionam como roteadores, onde cada n est conectado a um ou mais ns da rede. Deste modo, existem vrios caminhos onde as mensagens podem ser transmitidas de uma origem para um destino. As redes mesh possibilitam que pontos de acesso empregados para formar uma WMAN, ao invs de se comunicarem somente com um ponto de acesso centralizador, se comportem de modo ad hoc. Nestas redes, os pontos de acesso da rede WMAN so interligados de maneira ad hoc e a informao roteada em mltiplos saltos, via protocolo OLSR (Optimized Link State Routing Protocol), de forma a encaminhar as mensagens aos seus respectivos destinos O protocolo OLSR dinamicamente faz constantes varreduras para descobrir as rotas de uma origem at um destino que sejam mais rpidas e com menor perda de pacotes. Esta varredura feita centenas de vezes por segundo, sendo transparente ao usurio. As redes mesh possuem a vantagem de serem redes de baixo custo, fcil implementao e bastante tolerante a falhas. 19. Descreva sucintamente como a camada de enlace do padro 802.11 envia um pacote de uma estao fixa para uma estao mvel atravs de um ponto de acesso. Observe na figura 4.9 da apostila as funes desempenhadas pelo ponto de acesso.

Quando a camada de aplicao de uma estao fixa solicita um servio para a mquina de destino, uma estao mvel, o ponto de acesso recebe um quadro 802.3 e o transforma em um quadro 802.11 para ser transmitido. Este processo de transformao realizado no nvel da camada LLC (Link Logical Control). A estao mvel ao receber o quadro 802.11 retira seus cabealhos, monta o pacote de rede e o entrega para a camada de rede IP. 20. Pesquise na Internet, ou em um sistema operacional baseado em Linux, as aplicaes do comando de configurao das interfaces sem fio iwconfige responda: (a) possvel desabilitar os quadros de controle RTS/CTS em uma Sim, possvel desabilitar e habilitar o handshake para pacotes menores que o tamanho determinado. (b) Caso a interface sem fio permita quais outros parmetros podem ser modificados? O uso do RTS/CTS, praticamente elimina o problema de colises, o que reduz a taxa de transferncia.

rede sem fio? Quais as vantagens e desvantagens desse procedimento?

21. As redes sem fio 802.11 empregam o mtodo de controle de acesso ao meio que tenta evitar colises (CSMA/CA). Todas as afirmativas sobre este mtodo esto corretas, EXCETO: a) Os quadros de controle RTS/CTS reservam o meio de transmisso. b) O vetor de alocao de rede (NAV - Network Allocation Vector) corresponde ao tempo reservado para transmisso de um quadro entre as estaes transmissora e receptora. c) O dilogo de comunicao estabelecido em trs passos: RTS-CTSDATA. d) As estaes antes de enviarem seus quadros aguardam perodos de tempo conhecidos como DIFS e SIFS.

e) No mtodo CSMA/CA sempre existe a possibilidade de ocorrer colises.

22.

Descreva

como

uma

estao

autenticada,

identificada

desautenticada para um sistema de distribuio.

O servio de autenticao permite o controle de acesso para a rede. Se duas estaes desejam se comunicar elas devem inicialmente se identificar uma para a outra. Este procedimento usado na identificao das estaes em um sistema de distribuio que pode ser um BSS (Basic Service Set) ou ESS (Extended Service Set). Este servio fornece somente autenticao no nvel de enlace. O PA ao receber uma solicitao de autenticao verifica a identidade da estao e permite a sua autenticao ou no. Uma estao que estava autenticada ao encerrar sua conexo solicita ao ponto de acesso a sua desautenticao da rede. 23. Descreva os servios de Reassociao e Desassociao definidos para o sistema de distribuio e mostrados na figura 4.14 (apostila). Como o trfego na rede pode ser melhorado por este servio?

A reassociao acontece quando uma estao mvel se afasta do PA ao qual j estava associada. Como as estaes podem estar autenticadas por vrios pontos de acesso, a estao mvel ao se aproximar de outro ponto de acesso BSS2, cujo nvel de sinal est mais forte que o do ponto de acesso anterior, BSS1, ela solicita a sua desassociao. Logo em seguida, a estao mvel se reassocia ao novo ponto de acesso, BSS2, que est sobre o mesmo ESS. Com isso trfego na rede balanceado, ou seja, a carga balanceada e distribuda uniformemente por toda a rede. 24. A tecnologia de comunicao para redes locais sem fio mais difundida tem sido a Wi-Fi. Apresente outras tecnologias sem fio empregadas para transmisso de dados, considerando: padro (se existir), topologias, faixas de frequncia, mtodos de controle de acesso ao meio e aplicaes comerciais.

Bluetooth com o padro 802.15.1, o Bluetooth possui dois tipos de redes: Piconet e Scatternet. Na rede Piconet, os dispositivos com Bluetooth podem formar um rede ad hoc com no mximo 8 dispositivos. O acesso ao meio feito pelo CDMA (Code Division Multiple Access). A faixa de operao 2,4GHz. WiMax IEEE 802.16 O termo WiMAX foi criado por um grupo de indstrias conhecido como cujo objetivo promover a compatibilidade e interoperabilidade entre equipamentos baseados no padro IEEE 802.16. Este padro similar ao padro Wi-Fi (IEEE 802.11), que j bastante difundido, porm agrega conhecimentos e recursos mais recentes, visando a um melhor desempenho de comunicao. O padro WiMAX tem como objetivo estabelecer a parte final da infra-estrutura de conexo de banda larga (last mile) oferecendo conectividade para uso domstico, empresarial e em hotspots. Mesh-

Das könnte Ihnen auch gefallen