Sie sind auf Seite 1von 40

CONDUO E CONTROLE DE FLUIDOS

Catlogo Tcnico de Produtos


Distribuidor exclusivo no Brasil:

ARMATUREN

NDICE

Purgadores GESTRA Trmicos BK .............................................................4 e 5 Purgadores GESTRA Trmicos MK ............................................................6 e 7 Purgadores GESTRA de Bia UNA ...........................................................8 a 13 Purgadores GESTRA Termodinmico DK .......................................................14 Purgadores Automtico GESTRA TK ..............................................................15 Eliminadores de ar para vapor e lquidos GESTRA MK e EA .........................15 Vaposcpios GESTRA VK ...............................................................................16 Monitorao de Purgadores GESTRA VKP-Ex e VKP-40 ...............................16 Vlvulas de Reteno GESTRA MB / RK / CB ................................................17 Vlvulas GESTRA para automao de caldeiras PA / MPA / BA / BAE .........18 Sistema GESTRA para automao de caldeiras .............................................19 Vlvulas de Purga Automtica GESTRA AK ...................................................20 Vlvulas de Controle GESTRA ZK ..................................................................20 Bomba de Condensado - BC 13 GBR .............................................................21 Detector de Turbidez GESTRA ORG e ORT ...................................................22 Separadores de Umidade GESTRA TP / TD e SVU / SHU ...........................22 Vlvula Controladora de Temperatura Auto-Operada ARI-TEMPTROL .........23 Vlvula Redutora de Presso ARI-PREDU .....................................................24 Vlvulas Globo com fole ARI-FABA Plus...................................................25 a 27 Vlvulas de Controle Pneumticas e Eltricas ARI-ARMATUREN .........28 a 31 Vlvulas de Alvio e Segurana ARI-SAFE ......................................................32 Vlvulas de Esfera GBR ..................................................................................33 Vlvulas Borboleta GBR ..................................................................................34 Atuadores Pneumticos GBR ..........................................................................35 Vlvula Angular VA-6000 .................................................................................36 Filtros tipo Y GBR FY ....................................................................................37 Visores de Fluxo GBR .....................................................................................38 Controles Industriais GBR ................................................................................38 Manuteno e Assistncia Tcnica ..................................................................39 Servios ...........................................................................................................39

CONDUO E CONTROLE DE FLUIDOS

EMPRESA CERTIFICADA

A BERMO iniciou suas atividades em 1973, em Blumenau-SC e, atualmente, atravs de suas filiais e representantes, disponibiliza produtos de alta qualidade para empresas de vrios segmentos nos principais centros industriais brasileiros. A empresa desenvolve e aprimora sistemas de distribuio de vapor, gua, leo, ar e gs. A completa linha de vlvulas, equipamentos e acessrios comercializados pela BERMO atende aos setores alimentcio, txtil, madeireiro, papel e celulose, qumico, petroqumico e de gerao de energia, entre outros. Ao longo destes anos, a BERMO conquistou uma reconhecida experincia e know-how internacional junto a empresas como FLOWSERVE-Gestra e ARI Armaturen, das quais distribuidor exclusivo no Brasil. Todo o conhecimento tcnico acumulado tambm aplicado na fabricao local de uma ampla gama de produtos com a marca GBR. A BERMO tem seu sistema de qualidade certificado pela Det Norske Veritas - DNV de acordo com a NBR ISO 9001 2008 e reconhecida pela sua tradicional qualidade e pelo aprimoramento contnuo, que objetivam atender e superar sempre as expectativas de seus clientes. Neste sentido, a empresa implantou em 2008 um moderno Centro de Distribuio em Blumenau e, em 2011, investiu na construo e inaugurao de sua nova sede em modernas instalaes projetadas para um fluxo de trabalho otimizado, de modo a agilizar o atendimento e a logstica de entregas.

BERMO Matriz e Centro de Distribuio - Blumenau-SC

ISO 9001

Linha BK
1 4

Purgadores Trmico Termodinmico BimetIicos


- No perde vapor vivo. - Insensveis a golpe de Ariete. - Funcionamento em qualquer posio com perfeita segurana de operao. - Tampa angeada ao corpo, permite fcil acesso sem necessidade de desconectar o corpo da linha. - Ampla faixa de aplicao nos mais variados processos. - Manuteno mnima de longa vida til do regulador. - Possibilidade de regulagem proporcionando um sub-arrefecimento (aproveitamento do calor sensvel). - Tela interna para ltragem de impurezas nos DN 1.1 / 2 e 2. - Insensvel a contra-presso e a variaes atmosfricas. - Indicado tambm para vapor superaquecido - Nos DN , e 1 tem filtro Y incorporado.
2 5

3 6

BK45, PN40
1 2 3
Tampa angeada ao corpo, de fcil desmontagem Junta do corpo/tampa em grate Conexes: angeadas roscadas encaixe para solda (SW) ponta para solda (BW)

4 5 6

Regulador bimetlico Thermovit totalmente resistente corroso, deformao e envelhecimento. Obturador Escalonado Crivo do Filtro em ao inox e de grande superfcie ltrante.

Funcionamento

A) O processo de abertura e fechamento so controlados pela interao entre os sensores de temperatura de ao inoxidvel e o obturador escalonado. Durante a partida da instalao e com o aparecimento de condensado frio e ar, as placas de ao encontram-se na posio plana. A presso de servio pressiona o obturador no sentido de abertura permitindo que o purgador que totalmente aberto. B) medida que aumenta a temperatura do condensado, as placas de ao inoxidvel comeam a deetir pressionando o obturador no sentido do fechamento. A este processo trmico ope-se a presso de servio e a presso gerada pelo vapor de reevaporao. Este estado de equilbrio entre as foras de fechamento, que dependem da temperatura, e as foras de abertura

que dependem da presso, determina a seco da passagem do condensado. C) Pouco antes de alcanar a temperatura de saturao, as placas de ao inoxidvel esto to deetidas que o obturador est praticamente fechado. Desta forma, desaparece a presso no interior do obturador, diminuindo a quantidade de vapor de reevaporao e, conseqentemente, permitindo o fechamento do regulador. As suas propriedades trmicas e a sua elasticidade esto adaptadas reciprocamente de forma que as temperaturas de abertura e fechamento se situem sempre poucos graus abaixo da temperatura de saturao do vapor. Se, por determinadas razes, for necessrio descarregar o condensado a uma temperatura inferior, o regulador pode ser ajustado manualmente.

BK 45, BK 46 (DN 15-25 mm)

BK 28, 29 e 37

BK 27

BK 15 (DN 40/50 mm) BK 212

BK 27N DN 40 und 50 pmax 45 bar (Curva 1) BK 37 DN 15-25 pmax 45 bar (Curva 3) BK 28/BK 28 ASTM pmax 85 bar (Curva 2) BK 29/BK 29 ASTM pmax 110 bar (Curva 2) BK 212/BK 212 ASTM pmax 250 bar (Curva 4)

Material e Limites de Aplicao Presso/Temperatura


Tipo BK 451) BK 15 DN 40 / 50 BK 465) BK 37 BK 27N DN 40/ 50 BK 28 BK 29 BK 212 BK 212-F91 BK 37-ASME BK 28-ASME BK 29-ASME BK 212-ASME Class 400/600 Class 600 85
2 4 4

Capacidade de produo

PN Classe PN 40 PN 40 PN 40 PN 63/100 PN 63 PN 100

PMX [bar]

Material EN
2 2

ASTM
2 2 3 3 3 3

Max. Presso PMA / TMA

Temperatura PMA / TMA bar / 400 C

A182 F91

1) Tambm disponvel: BK 45 U (para descarga de condensado aproximadamente 30 K abaixo da temperatura de saturao). 2) Os materiais seguem as exigncias das normas EN e ASTM. 3) As propriedades fsico-qumicas constam na norma EN. A norma ASTM descrita serve somente como guia orientativo.

4) Parafusos e porcas especiais. 5) O BK 46 substituiu o BK 16. *) Para mais informaes consulte o data sheet do produto.

Linha MK
1 4 5 2

Purgadores Termostticos com Membrana


- No perde vapor vivo devido ao seu princpio de funcionamento. - Insensvel a contra-presso e variaes atmosfricas. - Funcionamento em qualquer posio. - Purga contnua, alta velocidade de resposta. - Utilizado como desaerador, elimina ar e gases incondensveis. - Manuteno simples, sem remover o purgador da linha. - Com tela interna ou filtro Y incorporado. - Possibilidade de utilizao de membrana especial para proporcionar sub-arrefecimento. - Utilizado tambm para vapor superaquecido.
3

MK 45/1, PN 40

1 2 3

Tampa angeada ao corpo, de fcil desmontagem Junta do corpo / tampa em grate Conexes: angeadas roscadas encaixe para solda (SW) ponta para solda (BW)

4 5 6 7

Membrana termosttica Unidade reguladora Vlvula de reteno contra golpes de ariete Crivo do ltro em ao inox e de grande superfcie ltrante

A caracterstica principal dos purgadores MK a sua resposta particularmente rpida a diferentes solicitaes. So ideais para trocadores de calor, em que no permitida a acumulao de pequenas quantidades de condensados. Funciona em qualquer posio independentemente da presso montante e da contra-presso. A membrana de regulagem e as restantes partes interiores so em materiais resistentes corroso. A membrana de Hastelloy altamente resistente a cidos

e cloretos. O dispositivo anti-retomo protege a membrana contra os golpes de ariete. A grande superfcie do ltro, protege o purgador contra as impurezas assegurando grandes intervalos sem manuteno. Para condensados e ambientes especialmente agressivos e/ou exigncias higinicas especiais, os purgadores MK 45/1 e MK 45/2 podem ser fornecidos completamente em ao inoxidvel.

Membrana de regulagem

Abertura: a cpsula da membrana contm um lquido cuja temperatura de evaporao ligeiramente inferior temperatura de saturao do vapor. Durante as paradas, isto , com condensado frio, o lquido no interior da membrana est completamente condensado, permanecendo na posio aberta.

Fechamento: com o aumento de temperatura do condensado, o lquido na membrana comea a vaporizar. A presso na cpsula aumenta; o obturador tende a fechar. Um pouco antes de o condensado chegar temperatura de saturao, o purgador fecha completamente.

Formas de conexes e dimenso (L) em mm


Dimenso (L) em mm Tipo Conexo Flange DIN PN 40 Flange ASME 150 1) Flange ASME 300 1) Rosca Encaixe para solda (SW) Ponta para solda (BW) 2) Rosca Encaixe para solda (SW) Flange DIN PN 40 Flange ASME 150 Flange ASME 300 Rosca Encaixe para solda (SW) MK 36/51 MK 36/52 Rosca Unio nipple (BW) 3) Conexo clamp
2) 3)

DN 8 DN 10 DN 15 DN 20 DN 25 DN 40 DN 50 1/ 4" 3/ 8" 1/ 2" 3/ 4" 1" 11/ 2" 2" 65 70 65 65 150 150 150 95 95 70 95 65 150 65 150 150 150 95 95 65 65 65 230 230 230 130 130 230 230 230 230 230 160 160 160

STERI

line

MK 45-1 MK 45-2 MK 45 A-1 MK 45 A-2 MK 35/2 S3 somente DN 25 MK 35/2 S somente DN 25 MK 35/31 MK 35/32 MK 25/2 DN 40 50 MK 25/2 S DN 40 50

O A INOX

1)

MK 45 com anges ASME: com dimenso de 172 mm disponiveis somente mediante pedido

Somente MK 45 Fabricado em ao carbono ou ao inox.

Capacidade de vazo

Os gr cos mostram a mxima vazo de condensado quente. MK 45-1 (Curva 1) MK 35/31 (Curva 1) MK 45-2 (Curva 2) MK 35/32 (Curva 2) MK 36/51 (Curva 3) MK 36/52 (Curva 2)

MK 25/2 S, DN 40, 50 (Curva 1) MK 35/2 S3, DN 25 (Curva 3) MK 25/2, DN 40, 50 (Curva 2) MK 35/2S, DN 25 (Curva 4)

Capacidade

Capacidade

Linha UNA

Purgadores de Bia Srie UNA14 e UNA16 (A)


- Conjunto regulador composto de esfera de ao guiada e membrana termosttica. - Mnimo atrito e desgastes das partes mecnicas. - Manuteno mnima devido ao seu revolucionrio sistema mecnico. - Tampa angeada ao corpo, permitindo a manuteno sem retirar o purgador da linha. - Desaerao automtica e contnua devido membrana termosttica. - Insensvel a impurezas. - Funcionamento perfeito com qualquer contra-presso. - Modelos para montagem vertical e horizontal; porm o mesmo modelo poder ser convertido em outro, ou seja, o horizontal passar para vertical e vice-versa. - A srie UNA 14/16 pode ser fornecido em duas verses: Simplex (sem membrana termosttica) e Duplex (com membrana termosttica para desaerao).
Capacidade (Kg/h)
AO 21 AO 13 AO 4

- Compacto e de longa vida til.

Presso diferencial (bar)

A seleo do orifcio de abertura (AO) efetua-se consultando a tabela ao lado de limites de presso diferencial e o diagrama de capacidade.

Limites de presso diferencial / AO AO 4 AO 13 AO 21 At 4 bar At 13 bar At 21bar

GGG 40.3

Linha UNA

Purgadores de Bia Srie UNA 2 ... e UNA 3 ...


- Alta capacidade de vazo. - Conjunto regulador composto de esfera de ao guiada e fole termosttico. - Manuteno mnima devido ao seu revolucionrio sistema mecnico. - Mnimo atrito e desgaste das partes mecnicas. - Desaerao automtica e contnua devido fole termosttico. - Tampa angeada ao corpo, permitindo manuteno sem retirar o purgador da linha. - Funcionamento perfeito com qualquer contra-presso. Insensvel a impurezas. - Robusto e de longa vida til.

UNA 23H / 25H / 26H, PN 40


1 2 3
modelo duplex
Bujo superior Permite instalao de uma vlvula de desaerao manual ou um tubo de equilbrio. Termostato de fole Para desaerao automtica (Duplex). Unidade de controle De fcil manuteno. Pode ser removido e substitudo sem necessidade de desmontar o purgador da tubulao. De etor

5 6

Orifcio de abertura (AO) Uma gama variada de orifcios para aplicao de altas e baixas presses. Esfera Frico mnima. Bia esfrica Bujo inferior Para drenagem do purgador ou instalao de uma alavanca para abertura manual. Tampa angeada Fechada ou com indicador de nvel.

7
8 9

modelo simplex Os purgadores de bia servem tambm para a descarga de condensados frios, produtos de destilao e condensao de produtos qumicos. Eles trabalham sem qualquer reteno de condensados mesmo com grandes variaes de presso e com qualquer contra-presso. Comparados com outros tipos, so os mais insensveis a impurezas. Os purgadores so fornecidos com comando Duplex (com fole termosttico para desaerao automtica), ou com comando Simplex, (sem fole termosttico) e com vlvula de desaerao manual. O regulador facilmente acessvel depois de desmontada a tampa, e pode ser substitudo como uma unidade completa sem retirar o purgador da linha. A esfera de fechamento operada com o mnimo de fora; como resultado de tudo isto os purgadores so leves e pequenos, mas ao mesmo tempo permitem grandes capacidades de vazo. O purgador de bia UNA 2 est disponvel em duas verses: UNA 2 ... h para tubulao horizontal. UNA 2 ... v para tubulao vertical. Os purgadores UNA 23, UNA 25 e UNA 26 podem ser equipados com indicador de nvel. Para uidos e atmosferas particularmente agressivos ou com exigncias higinicas especiais, os purgadores de bia UNA 26 so tambm fornecidos integralmente em ao inoxidvel. UNA 38 e UNA 39 Purgadores de bia para pequenas vazes e altas presses.

Linha UNA

UNA 23/25/26 h

UNA 27

UNA 23/25/26 v UNA 39 (angeado ou BW)

Formas de Conexes e dimenses


Tipo Conexo

DN 15 1/2" PN 16 PN 40 PN 40 PN 40 150 150 150 210

Dimenses (L) in mm DN 20 DN 25 DN 40 3/4" 1" 11/2"

DN 50 2" 230 230 230 320

UNA 23h, 23v UNA 26h, 26v UNA 26h AO INOX UNA 26h

Flange Flange Flange Flange

EN EN EN EN

150 150 150 210

160 160 160 230

230 230 230 320

210 210 230 320 320 200 200 200 255 255 200 200 200 230 230 200 200 200 230 230 UNA 27h 1) 300 300 420 416 and 300 300 421 427 300 300 420 2) 420 2) UNA 38 2) 420 2) 300 300 420 UNA 39 L1/L 2 L1/L 2 L1/L 2 Flange EN PN 160 215/285 230/300 245/315 Flange ASME 900 RF 250/320 260/330 280/350 Ponta para Solda (BW) 170/240 170/240 170/240 1) No vlido para DN15 2) UNA38 encaixe para solda (SW) e ponta para solda (BW) nos DN40 e DN 50: 300mm, SW e BW atravs de insero de prolongador: 420mm.

Flange ASME 150 + 300 RF Rosca Encaixe para Solda (SW) Ponta para Solda (BW) Flange EN PN 63/PN 100 Flange ASME 600 RF Encaixe para Solda / SW via transio da peas Ponta para Solda / BW via transio da peas

Dimenses L1/L 2 in mm DN 50 DN 65 DN 80 DN 100 2" 2 1/ 2" 3" 4" UNA-Special Flange EN PN 16 L1 470 490 700 395 420 595 Typ 62, PN 16 L2 L1 445 470 UNA-Special Flange EN PN 25 PN 25 L2 345 395 L1 140 140 UNA PN 25 Flange EN PN 25 335 400 L2 UNA-Special Flange EN PN 63 L1 565 690 700 400 435 450 PN 63 L2 Simplex: Controle atravs da boia (sem fole termosttico). Duplex: Controle de vazo+desaerao automtica. Simplex-R: Controle atravs da bia+tubo interno para desaerao. Tipo Conexo

10

Diagrama de capacidade de vazes


Mximas capacidades de condensados temperatura de saturao com vrios dimetros nominais e orifcios de abertura (O).

UNA 38, O 50, 64, 80

UNA 38, O 80 max

Capacidade

UNA 39, DN 15, 25 and 50

DN

50

3 NA

9O

14

x ma

A seleo do orifcio de abertura (O) efetua se consultando a tabela de limites de presso diferencial e o diagrama de capacidade.

Capacidade

O 32

At 32 bar

O 13

At 13 bar

Capacidade

Obs: os O (orifcio de abertura) constantes nas linhas tracejadas dos diagramas podem ser fornecidos sob encomenda.

11

Linha UNA

Purgadores de bia para ar comprimido e outros gases. Srie UNA 14P e UNA 16P
- Manuteno mnima devido ao seu revolucionrio sistema mecnico. - Dispositivo de purga manual permitindo limpeza do purgador sem retir-lo de linha. - Modelos para montagem vertical e horizontal com possibilidade de converso. - Insensvel a impurezas. - Mnimo atrito e desgaste das partes mecnicas. - Compacto e de longa vida til. - Possuem bujo de 3/8 para instalao do tubo de equilbrio. - Providos de esfera em Perbunam para baixas presses e temperaturas ou esfera em ao inox para altas presses e temperaturas.

6 1 2

Instalao tpica

1 2

Linha de ar comprimido Separador de umidade

3 4

Vlvula de esfera Filtro Y

5 6

Purgador UNA Tubo de equilbrio

Variantes de execuo
UNA 14P/16P para montagem em tubulaes horizontais, verticais e com mudana de direo do uxo. Dispositivo de purga manual

Descrio genrica da linha UNA


Modelo UNA 14P UNA 16P Material GGG 40.3 A 216 WCB Mx. Press. Difer. 13 bar 21 bar 21 bar Tipos de conexes Flangeados 1/2" a 1" 1/2" a 1" 1/2" a 1" Roscados 1/2" a 1" 1/2" a 1" 1/2" a 1" SW 1/2" a 1" 1/2" a 1" BW 1/2" a 1" 1/2" a 1"

UNA 16P (A) AO INOX 316 L

12

Linhas UNA 25 PK, DN40 e PN40

Purgador e bomba de condensado combinados com distncia face a face padro. O UNA 25 PK o primeiro purgador com dupla funo purgador e bomba de condensado que combina distncia face a face padro de purgadores conforme ISO 6554 e EN 558 e alta capacidade de bombeamento de condensado quente. projetado para rpida instalao em linhas horizontais e permite sua fcil insero em sistemas de vapor e condensado. Em processos com grandes variaes de presso, aconVazo (modo purgador)
Condensado (gua quente) Vazo PMX (mxima presso diferencial) gua fria Vazo PMX (mxima presso diferencial)

selhvel a substituio dos purgadores de bia convencionais por purgadores combinados isto agora pode ser feito rapidamente graas a distncia face a face padronizada. Seja a conexo ao processo por meio de rosca ou de flanges, a performance de 2000 kg/h to impressionante quanto a capacidade de bombeamento de 500 kg/h. Estes valores, a construo em ferro fundido nodular (GGG 40.3) e o preo competitivo, tornam o UNA 25 PK a sua melhor escolha se voc precisar de uma soluo confivel para sistemas com condies variveis de presso.

[kg/h] [bar]

2000 6

[kg/h] [bar]

2500 6

Vazo (modo bomba)


Condensado (gua quente) - vazo com vapor motriz de 6 bar e coluna de 1 metro Vazo PMOB (mxima contrapresso operacional)
Vazo com vapor motriz de 6 bar e coluna de 1 metro

[kg/h] [bar]

460 1

gua fria - vazo com vapor motriz de 6 bar e coluna de 1 metro Vazo PMOB (mxima contrapresso operacional) [kg/h] [bar] 610 1

Materiais
Tipo Designao Corpo Tampa Internos
*) Propriedades fsicas e qumicas conforme norma DIN. Cdigos ASTM somente para referncia.

UNA 25-PK DIN / EN EN-JS 1049 EN-JS 1049 ASTM*) A 395 A 395

Orifcio
Orifcio (O) DN 40 Orifcio 6 KVS [m/h] 3,5 orifcio [mm] 11,0

O vapor de Kv a medida volumtrica da vazo de gua na temperatura de 5 a 30C em [m/h] com uma perda de carga de 1 bar pelo orifcio. O valor Kvs o valor do Kv com o orifcio (O) totalmente aberto.

13

Linha DK

Purgador Termodinmico de luxo distribudo para vapor


Os purgadores tipo termodinmico so fabricados em dois modelos: DK-47 com ltro incorporado e DK-57 sem ltro. So ainda fabricados em duas verses: L para baixas vazes e H para altas vazes conforme grco abaixo. Possuem corpo compacto, robusto e totalmente em ao inox. So de fcil manuteno e longa vida til. Utilizados tambm em vapor superaquecido.

5 2

1 2 3

Capuz Conexes roscadas 3/8, 1/2, 3/4 e 1 BSP ou NPT Crivo do filtro em ao inox e de grande superfcie ltrante.

4 5

Disco Corpo

DK - 47 DK - 57

Descrio genrica da linha DK


Modelo DK 47 DK 57 Material A 743ca40F A 151-420F Mx. Press. Difer. 42 bar 42 bar Filtro incorporado Sim Tipos de conexes Roscados 3/8" a 1" 3/8" a 1" Flangeados Adaptado Adaptado

14

Linha TK

Purgadores automticos TK
Os Purgadores TK23 e TK24 so de comando trmico para grandes vazes de condensado. Abrem e fecham ligeiramente abaixo da temperatura de ebulio correspondente a presso de trabalho. Desaeram automaticamente a instalao tanto no incio de operao como durante o processo contnuo. Funcionamento perfeito e automtico em linhas de vcuo. Quando em casos especiais no indicado o fechamento total do purgador, este pode ser regulado para uma vazo de fuga, pelo posicionamento do parafuso de ajuste.

Por outro lado, possvel limitar o curso do obturador obtendo um represamento do condensado, especialmente desenvolvido para baixas e mdias presses, e vazes extremamente altas, como por exemplo: em cozinhadores, aquecedores, evaporadores, etc

Descrio genrica da linha TK


Modelo TK 23 TK 24 Material A 126 GR.B A 216 WCB Mx. Press. Difer. 10 bar 14bar Ligaes DN Flanges De 2" a 4" De 2" a 4"

Eliminadores de Ar
Eliminadores de ar para vapor
Para eliminao de ar e gases incondensveis retidos em equipamentos e tubulaes de vapor tais como nas purgas de m de linha e pontos elevados da tubulao, distribuidores de vapor, etc.

MK 35/31 (2) DN 15 MK 36/51 DN 15, 20

Eliminadores de ar para lquidos


Eliminar ar e gases contidos nas tubulaes de guas industriais, prediais e de refrigerao.

EA 250 DN15- 25

EA 200 DN15- 25

15

Linha VK

Vaposcpios
Os vaposcpios modelos VK14 e VK16 servem para controlar o uxo do condensado a montante de purgadores e/ou a jusante de trocadores de calor. Por serem providos de dois cristais de observao em oposio, permitem perfeita visualizao daquilo que efetivamente ocorre na linha, dispensando a interpretao de dados indiretos, mo-de-obra espe-

cializada, etc. Os cristais de observao so protegidos internamente com discos de mica evitando o desgaste e proporcionando longa vida til.
Descrio genrica da linha VK
Modelo VK 14 Material A 126 GR.B A 105 Tipos de conexes Flangeados 1/2" a 2" 1/2" a 2" Roscados 1/2" a 2" SW 1/2" a 2"

Funcionamento Normal

Inundao Total

Perda de vapor vivo

VK 16

Monitorao de Purgadores
Detector Ultra-snico Vapophone VKP-Ex
O VKP-Ex utilizado para detectar a frequncia do rudo, causada pelo uxo de vapor nos purgadores e vlvulas. As vibraes ultrasnicas so detectadas pela sonda e convertidas em sinais eltricos que sero indicados no visor do intrumento de medio. O equipamento intrinsicamente seguro conforme classicao: EEx ib IIc T4 (type-approval No.: PTB Ex - 84 / 2063) Pode ser utilizado em reas classicadas de risco. Proteo IP 41.

Traptest VKP-40
O sistema VKP-40 utilizado para cadastrar, registrar, testar, avaliar o funcionamento, diagnosticar as perdas de vapor que ocorrem atravs de purgadores avariados e proporcionar elementos para a implantao da manuteno preventiva em purgadores. O software instalado permite testar e avaliar todos o tipos de purgadores (bia, termo-dinmico, balde invertido e trmicos) independente do fabricante. O VKP-40 fornecido e composto por:
Terminal Manual VKPN-40. Medidor Transdutor VKPS-40. Capa protetora para o VKPN-40. Capa protetora para o VKPS-40. Uma bateria de litium instalada no VKPN-40 para proteo em caso de queda de energia. 4 Baterias instaladas no VKPN-40. Adaptador VKPA-40. Cabo serial para conexo no PC. Adaptador para o cabo serial. Software VKP-40 em CD-ROM. Maleta para transporte.

Sonda

Instrumentos de medio Placa de Carregador de identificao bateria

Cabo de conexo Ajuste de sensibilidade Visor

Cabo de conexo

16

Linhas MB / RK / CB

Vlvulas de reteno Tipo Disco, Portinhola e Dupla Portinhola


O programa GESTRA de vlvulas de reteno compreende as vlvulas de reteno tipo disco wafer, tipo disco unio e tipo portinhola simples e dupla. A srie RK fabricada nos mais diversos tipos de materiais e classes (at PN 160) o que permite sua aplicao com os mais diversos tipos de udos (lquidos, gases e vapores) corrosivos. O sistema wafer (montagem entre anges) proporciona amplas vantagens sobre os modelos convencionais existentes de vlvulas de reteno: - Construo compacta. - Peso reduzido. - Baixo custo de montagem. - Montagem em qualquer posio. - Tempo de fechamento reduzido o que diminui o reuxo do uido. - Baixa perda de carga. Insensveis a turbulncias do processo. - Alta estanqueidade. - Diminuio dos problemas oriundos de golpe de Ariete.

Descrio genrica da linha RK


Modelo MB-14 RK-71 RK-76 RK-86 RK-86a RK-49 RK-29 RK-16a RK-16c CB-14 CB-24s CB-26 CB-26a RK-26a DIN - PN 16 16 40 / classe 300 40 40 160 160 40 40 16 16 40 40 40 Tipos de conexes e dimetros disponveis BSP de 1/2" a 2" Wafer de 1/2" a 4" Wafer de 1/2" a 4" Wafer de 1/2" a 8" Wafer de 1/2" a 8" Wafer de 1/2" a 8" Wafer de 2" a 8" Wafer de 1/2" a 4" Wafer de 1/2" a 4" Wafer de 2" a 12" Wafer de 2" a 12" Wafer de 2" a 12" Wafer de 2" a 12" Wafer de 1/2" a 4" Material do corpo / disco B 455 / A 182F 316 B 455 / A 182F 316 A217/-CA15 / A151 316 Ti A 182F6a / A 182 F316 A 182F316 / A 182F316 A 351CF8M / A 182F316 A 105 / A 182F316 AISI 316 Ti / AISI 316 Ti Hastealloy C / Hastealloy C Ao Galvanizado / EPDM B 505C9070 / B 148 Alloy 952 0 A 105 / A351CF8M A 182F316 / A 351CF8M A351 CF8M / AISI 316 Ti

Obs.: Vlvula de reteno dupla portinhola de 2" a 48" PN6-40. Sob consulta.

17

Linhas PA e MPA

Vlvulas de extrao peridica de lodo


So utilizadas para a extrao peridica de lodo em caldeiras de vapor e vasos pressurizados. Estas vlvulas so indispensveis para se obter um desempenho econmico e seguro das caldeiras de vapor conforme recomendao dos prprios fabricantes. As vlvulas de extrao peridica de lodo Gestra, caracterizam-se pela abertura e fechamento instantneo da seo plena de passagem, produzindo o mximo efeito de extrao do lodo e perda mnima de presso e gua quente. Devido elevada fora de fechamento da mola auxiliada pela

presso da caldeira, tem-se uma estanqueidade perfeita. Podem ser fornecidas em duas verses: Linha PA - vlvulas de acionamento ma-

nual por alavanca, Linha MPA - vlvulas de acionamento pneumtico com programador.

Descrio genrica da linha PA Sobre presso mxima de servio para temperatura de vapor saturado, bar. 32 44 226

Descrio genrica da linha MPA Sobre presso mxima de servio para temperatura de vapor saturado, bar. 32 44 226

Srie PA 46 PA 47 PA 110

PN 40 63 250

DN 3/4" a 2" 1" a 2" 1"

Conexes Flanges Flanges Ponta para Solda (BW)

Srie MPA 46 MPA 47 MPA 110

PN 40 63 250

DN 3/4" a 2" 1" a 2" 1"

Conexes Flanges Flanges Ponta para Solda (BW)

Linhas BA e BAE
Vlvulas de purga contnua de sais e lixvias
So utilizadas na purga contnua de sais e lixvias em caldeiras de vapor, mantendo a condutividade da gua nos limites admissveis, evitando a formao de espuma e incrustaes nos tubos da caldeira. Devido sua tubeira escalonada, permite uma dosagem exata da quantidade de
Descrio genrica da linha BA e BAE Srie BA 46 / BAE 46 BA 47 / BAE 47 PN 40 63 DN 1/2" a 2" 3/4" a 2" 1" 1" 2" Conexes Flange DIN / ANSI / Solda SW Flange DIN / ANSI / Solda SW Limites de Presso e Temperatura 21 bar @ 400C / 36 bar @ 246C 44 bar @ 400C / 55 bar @ 271C

gua a ser descarregada, evitando desgastes por cavitao. Todos os modelos possuem vlvula de amostragem incorporada. Podem ser fornecidos em duas verses: Linha BA - Acionamento manual. Linha BAE - Acionamento por comando eletrnico com eletrodos de condutividade e controlador.

BA 210 / BAE 210 250 BA 211 / BAE 211 320 ZK 29 / ZKE 29 160

Flange DIN / ANSI / Solda SW / BW 125 bar @ 400C / 200 bar @ 200C Flange DIN / ANSI / Solda SW / BW 124 bar @ 530C / 292 bar @ 400C Flange DIN / ANSI / Solda SW / BW 62 bar @ 530C / 160 bar @ 300C

18

Esquema para Instalao em Caldeiras

Automao de caldeiras de vapor para funcionamento at 72h sem vigilncia contnua, conforme TRD 604 ou EN 12952/12953

Limitador de nvel baixo automonitorado - congurao de alta integridade. Controlador modulante de nvel com indicador da condutividade e do nvel de gua. Alarme de nvel alto automonitorado - congurao de alta integridade. Controlador indicador e temporizador para vlvulas de descarga contnua (sais) e peridica (lobo). Resfriador de amostra. Tanque de ash para as descargas das vlvulas (D/E). Resfriador dos resduos (lodo/sais) das vlvulas de descarga (D/E) Limitador de temperatura auto monitorado.

M N O P Q

Vlvula de segurana. Limitador de presso. Transmissor / controlador de presso. Vlvula de reteno tipo disco RK-86. Filtro tipo Y. Vlvula globo com fole.

B T C E D F G J K

S T U V W

Vlvula de controle de nvel pneumtica ou eltrica. Unidade de controle e indicao URB. Unidade controladora CLP Comissionamento via modem/palm. Monitorao da gua de alimentao da caldeira.

TV (Alemanha) AOTC (Inglaterra) APAVE (Frana) Dienst voor Heet Stoomwezen (Holanda) TV Viena (ustria) SVDB (Sua) MEEI (Hungria) SA (Sucia) ITIP (Repblica Tcheca)

19

Linha AK

Vlvula de Purga Automtica


utilizada para eliminar o condensado retido na tubulao durante o incio da operao. Elimina a possibilidade de golpes de Ariete e choque trmico. Oferece mais segurana, pois dispensa a purga manual. Evita a possibilidade de falha humana, tornando o sistema de purga totalmente automtico. Proporciona um aquecimento inicial mais rpido e possui um dispositivo de purga manual para limpeza interna durante a operao.

AK 45 DN 15, 20, 25 mm

Descrio genrica da linha AK Presso de abertura 0,8 bar Tipos de conexes Flangeado 1/2" a 1" Roscado 1/2" a 1"

Modelo AK 45

Material A 105

Linha ZK
Vlvula de controle ZK
Vlvula de ajuste para reduzir grandes diferenciais de presso. Emprega-se, por exemplo, em instalaes industriais e centrais eltricas com as seguintes funes: 1. Vlvula reguladora. 2. Vlvula de pr-aquecimento inicial. 3. Vlvula de purga. 4. Vlvula reguladora da gua de alimentao. 5. Vlvula reguladora de vazes mnimas para bombas de condensados, etc. A presso diferencial reduzida gradualmente na tubeira escalonada radial, isto provoca uma diminuio da velocidade do lquido, especialmente na seco de sada, com a conseqente reduo do desgaste e do nvel de rudo (80 dB (A). A parte superior da vlvula disponvel em trs verses: 1. Acionamento manual com volante xo. 2. A c i o n a m e n t o m a n u a l c o m volante, porm podendo ser convertida em acionamento eltrico. 3. Acionamento atravs de atuador eltrico rotativo, com ou sem posicionador.
Descrio genrica da linha ZK Max. Pres. Difer. 110 bar 180 bar 560 bar 370 bar 560 bar Tipos de conexes Flangeado 1" a 2" BW 1" a 6" 1" a 3" 3" a 12" 1" a 5" 2" a 8"

Modelo ZK 29 ZK 210 ZK 213 ZK 313 ZK 513

Material 13CRMo44 13CRMo44 15Mo3 15Mo3 15Mo3

Classe PN 160 PN 250 PN 640 PN 480 PN 640

20

Linha BC

Bomba de Condensado - BC 13 Aplicao: A bomba de condensado GBR modelo BC-13, utilizada para transferir condensado ou outros fluidos que se encontram a baixas presses ou vcuo para o desaerador, reservatrio de condensado ou gua de alimentao, sem uso de energia eltrica. Outra aplicao bastante comum da bomba de condensado GBR em reas classificadas como na elevao do condensado altas temperaturas.

O acionamento do mecanismo se realiza atravs do vapor ou ar comprimido. Vlvula de exausto Vlvula de admisso

Dados Tcnicos
Mxima presso de servio: Mxima temperatura: Material do corpo: Conexes: Capacidade: Dimetro: 13 bar 200 C ASTM A-285 extremidades angeadas 150lbs, 300lbs extremidades para solda BW Design standard para vazes de condensado quente at 6 ton/h. A capacidade de descarga diminui com o aumento da contra presso. DN80 X DN 50, outros dimetros podero ser fornecidos sob consulta.

A Flange DN 80 Pn16 B Flange DN 50 Pn16 C Vlvula de reteno tipo RK 56 D Vlvula de reteno tipo RK 56 E Mecanismo de bia

1 2 3 4 5

Entrada de condensado Sada de condensado Vlvula de exausto Vlvula de admisso Dreno


Mecanismo de bia

Funcionamento:
A bomba de retorno de condensado GBR utiliza um sistema de boia para controlar e operar mecanismo. O condensado entra no reservatrio da bomba pela tubulao 1 e pela vlvula de reteno C . A vlvula de exausto 3 est aberta e a vlvula de injeo de vapor 4 fechada. A medida que o nvel de condensado aumenta o mecanismo sobe at fechar a vlvula de alvio 3 e abrir a vlvula de admisso de vapor 4 , a presso do vapor dentro reservatrio fecha a vlvula de reteno C e empurra o condensado pela tubulao 2 e pela vlvula de reteno D . Quando o nvel de condensado atinge seu ponto mais baixo o mecanismo fecha a vlvula de injeo de vapor 4 e simultaneamente abre a vlvula de alvio. O condensado escoa novamente dentro do reservatrio da bomba e o ciclo se repete.

21

Linhas OR 52/5 e OR 52/6

Detector de Turbidez Turbiscpio


O turbiscpio GESTRA um sensor eletrnico detector de leo e turbidez de alta qualidade, que controla continuamente possveis turvaes em lquidos transparentes. Entre outras aplicaes, utilizado em caldeiras de vapor, para o controle de contaminao do condensado por leos e substncias insolveis. Emprega-se tambm na indstria alimentcia para assegurar qualidade. O turbiscpio OR 52/- constitudo por um sensor de medio tipo ORG12 ou ORG22 e um controlador tipo ORT 6 ou ORT 7. A faixa de medio ajustvel entre 0 a 25 ppm.

Linhas TP / TD e SVU / SHU


Secador / Purificador
utilizado para eliminar condensado ou gotculas em suspenso, assim como outras impurezas em instalaes de vapor, ar comprimido e outros gases. Nas instalaes de vapor, o fornecimento de vapor seco e limpo garante uma maior vida til dos trocadores de calor e demais consumidores de vapor, de tubulaes, conexes e vlvulas. Nos equipamentos consumidores de ar comprimido, o fornecimento de ar seco proporciona maior durabilidade das ferramentas, cilindros e maquinas pneumtica diminuindo a freqncia de manuteno.

SVU 200

22

ARI-Temptrol
ARMATUREN

Vlvula Controladora de Temperatura Auto-Operada Ari-Temptrol


Aplicaes As vlvulas controladoras de temperatura auto-operadas so usadas para regular a temperatura de fluidos como gua e leo, ar e vapor em aplicaes de sistemas de refrigerao e de aquecimento. O controlador Ari-Temptrol trabalha sobre o princpio de expanso termal. Para operao no necessrio energia extra, possui autoacionamento. Para ajustar a temperatura ser controlada faz-se o ajuste no boto do sensor. Faixas de temperatura disponveis conforme a combinao sensor/ controlador escolhida. -20C a 50C, 0C a 70C, 30C a 100C, 60C a 130C e 130C a 200C.
Vlvula de Fechamento Trmico

Temperatura Ambiente: Mx 70C para umidade indicadora (DIN EN 14597 T70)

Princpio de Funcionamento
Vlvula de Fechamento Trmico

Fecha com o aumento da temperatura Abre com o aumento da temperatura Reduz ou fecha entrada B com o aumento da temperatura (para funo misturadora, o meio aquecedor deve ser colocado na entrada B).

Vlvula de Abertura Trmica Vlvula Misturadora ou Divergente

DN
Valor Kvs-Standard (m/h) Valor Kvs-Reduzido (m/h) Classe Vedao 4,0

15
4,0 0,1

20
6,3 ..

25
10,0 ..

32
16,0 ..

40
22,0 ..

50
32,0 ..

<0.01% da Vazo Nominal

Vlvula de Abertura Trmica

DN
Funo passagem direta B A AB Funo Misturadora (bar) (bar) (bar) (bar) (bar)

15
16 16 16 16 16

20
16 16 4 16 4

25
16 16 4 16 4

32
16 16 4 16 4

40
12 12 4 12 4

50
9 9 4 9 4

pB > pA( p = pB - pA) pA > pB ( p = pA- pB)

AB A Funo passagem direta A AB Funo passagem direta

Vlvula de 3 Vias Misturadora ou Divergente

23

ARI Predu
ARMATUREN

Vlvula Redutora de presso Ari-Predu


A vlvula redutora de presso PREDU um regulador de presso auto-operado de ao direta, que reduz a presso jusante mantendoa sempre constante, independente da variao na presso montante. aplicada em uidos lquidos, gases neutros e vapor saturado. - Possui desenho avanado e compacto, sem suportes de sustentao no atuador. Desta forma, permite maior facilidade na substituio da mola e do atuador, bem como a regulagem da presso.

- A vlvula do tipo sede simples metal/metal, porm com alto ndice de estanqueidade. - Fecha quando a presso a justante aumenta. O obturador possui fole de balanceamento em ao/inox, no qual a presso de entrada (P1) atua na parte exterior do fole e a presso reduzida (P2) atua na parte interior do fole, provocando o equilbrio de foras que permite maior preciso da presso reduzida. - Possui ainda um fole de vedao no lugar das tradicionais gaxetas.

Predu - Vlvula Redutora de Presso


6 8 4 5 7 4 6

2 3

1 2 3

Vlvulas globo com fole ARI-FABA. Visor de uxo. Purgador.

4 5 6

Vlvulas globo com fole ARI-FABA. Filtro tipo Y. Manmetros com tubo sifo trombeta e vlvula de pulsao. Vlvula redutora de presso

7
8 9

ARI-PREDU. Vlvula de segurana. Vlvula globo com fole ARI-FABA.

Dados tcnicos DN Valor kvs (m/h) O do orifcio/sede (m m) Max. Presso dif. (bar) Presso de sada (bar) Atuador DMA (cm) PN Max. no Atuador (bar) Quantidade de molas Modelos 12701 22701 23701 34701 35701 15 3,2 18 40

20 5 22

25 8 25

32 12,5 32 25

40 20 40

50 32 50

65 50 65

80 80 80 20

100 125 100

0,2 - 0,6 400 1,6 04

0,5 - 1,2 250 2,5 04

0,8 - 2,5 160 6 07

2-5 80 10 07

4,5 - 10 40 25 07 Conexes Flangeado Flangeado Flangeado Flangeado Flangeado

8 - 16

10

Materiais do corpo GG-25 GGG-4013 GGG-4013 GS-C25N GS-C25N

Classe de presso PN - 16 PN - 16 PN - 25 PN - 25 PN - 40

24

Vlvula Globo com Fole


ARMATUREN

ARI-FABA-Plus
VLVULA GLOBO COM FOLE DE VEDAO NORMA ANSI 150 - 300 LBS
Aplicao Para bloquear e controlar manualmente vapor saturado, ar, gases, leo trmico, amnia, gua quente, vcuo e lquidos neutros. Caractersticas - Fole em ao Inox e de parede dupla para maior eficincia, durabilidade e conabilidade. - Obturador de regulagem standard que permite controle preciso e convel. - Proteo contra giro intencional do volante mediante o uso do dispositivo lubrificante como trava.
Materiais / Modelos 34.031

- Volante no ascendente. - Limitador de curso que permite repetir quantas vezes necessrias a regulagem estabelecida. - Acionamento suave do volante devido aos fios da rosca serem polidos e internos (rosca no aparente) - Pintura standard resistente a altas temperaturas. - Dupla segurana contra vazamentos devido ao engaxetamento secundrio de segurana em grafite puro. - Resistncia a altas temperaturas devido a rosca da haste no estar em contato com o uido. - Opcionalmente com castelo longo para fluidos trmicos e criognicos.

- Fole soldado na haste da vlvula, o que evita a transmisso de vibraes do obturador para o fole.

Peso/Kvs e valores Zeta

25

Vlvula Globo com Fole


ARMATUREN

ARI-FABA-Plus
VLVULA GLOBO COM FOLE DE VEDAO NORMA DIN PN-16/25/40
Aplicao Para bloquear e controlar manualmente vapor saturado, ar, gases, leo trmico, amnia, gua quente, vcuo e lquidos neutros. Caractersticas - Fole em ao Inox e de parede dupla para maior eficincia, durabilidade e conabilidade. - Obturador de regulagem standard que permite controle preciso e convel. - Proteo contra giro intencional
Materiais / Modelos

do volante mediante o uso do dispositivo lubrificante como trava. Volante no ascendente. Limitador de curso que permite repetir quantas vezes necessrias a regulagem estabelecida. Acionamento suave do volante devido aos os da rosca serem polidos e internos (rosca no aparente) Pintura standard resistente a altas temperaturas. Dupla segurana contra vazamentos devido ao engaxetamento secundrio de segurana em grate puro. Resistncia a altas temperaturas devido a rosca da haste no estar em contato com o uido. Opcionalmente com castelo longo para fluidos trmicos e criognicos.

- Fole soldado na haste da vlvula, o que evita a transmisso de vibraes do obturador para o fole.

Denominao

ASTM A

< < < < <

<

<

Kvs e valores zeta / modelos 12046/047; 23046/047; 34046/047; 35046/047 DN mm DN pol Valores em Kvs Valores em Zeta 15 1/2 4,7 3,5 20 3/4 7,4 4,5 25 1 11,2 4,8 32 1.1/4 18,3 4,8 40 1.1/2 29,3 4,6 50 2 44,2 4,5 65 2.1/2 73,2 5,1 80 3 112,2 5,0 100 4 173,0 5,1 125 5 288,0 4,5 150 6 410,0 4,6 200 8 725,0 4,6 250 10 4,5 300 12 4,6

1145,0 1635,0

Kvs e valores zeta / modelos 12046/047; 23046/047; 34046/047; 35046/047 DN mm DN pol Valores em Kvs Valores em Zeta 15 1/2 5,8 2,3 20 3/4 8,6 3,3 25 1 13,0 3,4 32 1.1/4 20,0 3,9 40 1.1/2 42,0 2,2 50 2 59,0 2,7 65 2.1/2 90,0 3,4 80 3 127,0 3,9 100 4 205,0 3,6 125 5 310,0 3,9 150 6 445,0 3,9 200 8 800,0 3,8 250 10 3,7 300 12 3,8

1272,0 1817,0

26

ACESSRIOS E CONFIGURAES PARA VLVULAS ARI-FABA

Obturador de regulagem

Obturador Balanceado para altas presses diferenciais

Obturador com assento plano

Castelo Longo Chave m de curso


Acessrios no includos

Limitador de curso (opcional)

DN 15 - 80 100 125 - 150 200 250 - 300 350 - 400

Roscas M8 X 55 M12 X 70 M12 X 80 M12 X 100 M12 X 120 M16 X 160

Engraxadeira para lubricao e parafuso de bloqueio

Engraxetadeira para lubrificao / dispositivo de bloqueio / limitador de curso

27

Vlvulas de Controle
ARMATUREN

As vlvulas de controle ARI-ARMATUREN so utilizadas para controle ON-OFF ou Proporcional das mais diversas variveis de processo, tais como: nvel, vazo, presso, temperatura, condutividade, entre outras. So fornecidas com atuador pneumtico ou eltrico; podem ainda, no caso das pneumticas, terem ltro regulador de ar, vlvula solenide, posicionador pneumtico ou eletro-pneumtico e chaves m de curso instalados. J as vlvulas com atuador eltrico, atendem aos servios ON-OFF, controle de trs pontos (pul-

so) atravs de potencimetro ou ainda controle proporcional atravs de posicionador eletrnico acoplado no atuador eltrico; este vem com manopla para acionamento manual caso ocorra falta de energia eltrica. A ARI-ARMATUREN possui tambm na linha de vlvulas de controle as sries 450/451, que so vlvulas de 3 vias com funes divergente ou convergente; as vlvulas de trs vias so especialmente indicadas para uidos trmicos em sistemas de aquecimento ou resfriamento e onde se requer a recirculao ou a mistura de uidos.

28

29

Vlvulas de Controle
ARMATUREN

Figuras ... 405/ ...460 DP 32 - 34

Figuras ...405 / ...460 Ari-Premio

Vlvula de controle On - Off com atuador pneumtico DP Figuras ...440/ ...441 DP 32 - 34

Vlvula de controle On - Off com atuador eltrico Ari-Premio Figuras ...440/ ...441 Ari-Premio

Vlvula de controle proporcional com atuador pneumtico DP Figuras ...450 / ...451 DP 32 - 34

Vlvula de controle proporcional com atuador eltrico Ari-Premio Figuras ...450 / ...451 Ari-Premio

Vlvula de controle de 3 vias com atuador pneumtico DP

Vlvula de controle de 3 vias com atuador eltrico Ari-Premio

30

CONFIGURAES DE CASTELO / GAXETAS E INTERNOS

Anis PTFE-V pressionados por mola

Gaxetas de grate

Fole de vedao com gaxetas de segurana

Obturador tudo / nada com assento soft de PTFE (temp max. 200C)

Obturador parablico com guia na haste

Obturador parablico balanceado

Obturador perfurado e balanceado (para baixo rudo)

31

Vlvulas de Segurana
ARMATUREN

ARI-SAFE

Aplicaes As vlvulas de segurana ARI-Armaturen com castelo em ferro nodular, corpo e disco de vedao em ao inoxidvel, foram especialmente projetadas para proteo de caldeiras, linhas de vapor e outros equipamentos. Operam em faixas de presso de at 32 bar sob temperaturas de -60 a +400 C, podendo ser utilizada em processos industriais, vapor, lquidos ar e gases sempre que compatveis com os materiais construtivos.

Tipos de construo As vlvulas de segurana ARI-Armaturen so de construo robusta tendo seu castelo unido por meio de rosca ou flange conforme a srie construtiva. equipada com alavanca permitindo a abertura manual para teste. Disponvel nas construes com castelo fechado convencional, balanceada por fole metlico e com o-ring de elastmero, castelos aberto ou fechado e com alavanca de teste.

Materiais Corpos e castelos em ao carbono (WCB), aos liga (WC1, LC3 e C5) e aos inoxidveis (CF8 e CF8M) e internos em ao inoxidvel.
Capuz Fechado com Alavanca

Dimetros: x , x 1, 1 x 1, 1 x 2, 1 x 1, 1 x 2, 1 x 2, 1 x 3, 2 x 2, 2 x 3, 2 x 4, 3 x 4, 4 x 6, 6 x 8, 6 x 10, 8 x 10.

Acessrios Alavanca simples ou engaxetada, parafuso bloqueador (GAG), carretel de arrefecimento para temperaturas elevadas.

Conexes Entrada: DIN PN10, PN16, PN25, PN40, ANSI Classes 125, 150, 300 e 600 Sada: DIN PN10, ANSI Classes 125 e 150.

Limites de temperatura de operao -10C a +400C conforme modelo e variao construtiva.

Capuz Aberto com Alavanca

32

Vlvulas de Esfera

VLVULAS DE ESFERA
Aplicao As vlvulas de esfera so utilizadas para bloqueio em tubulaes dos mais diversos fluidos como lquidos, gases e vapores. Todas as vlvulas podem ser automatizadas com a utilizao de atuadores. Os atuadores pneumticos GBR so fabricados nos modelos de configurao dupla ao ou retorno por mola nos mais variados torques de acordo com a aplicao. Caso haja necessidade da indicao de posio de abertura da vlvulas, as mesmas podero ser fornecidas com chaves de fim de curso. Para servios ON-OFF podero ser fornecidas com vlvula solenide.

Estilo TRIPARTIDA ROSCADA TRIPARTIDA ROSCADA TRIPARTIDA TUBULAR ROSCADA TRIPARTIDA TUBULAR ROSCADA MONOBLOCO ROSCADA MONOBLOCO ROSCADA TRIPARTIDA FLANGEADA TRIPARTIDA FLANGEADA BIPARTIDA FLANGEADA OUTROS

Passagem

DN

Presso Mx. Materiais Vedaes Extremidades AC Inox 304 Inox 316 Lato TP TF* TG MS* SW BW NPT BSP CL 150 CL 300 1000 WOG Trabalho X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X 20 BAR 20 BAR 1000 WOG

REDUZIDA 1/4" - 4" X PLENA PLENA 1/4" - 3" X 1/4" - 3" X

REDUZIDA 1/4" - 4" X PLENA 1/4" - 2" X

X X X X X X

X X X X X X X

X X X X X X

X X X X X X

X X X X X X

X X X X X X

X X X

X X X X X X X X X

X X X

1000 WOG 1000 WOG 1000 WOG 10 / 20 BAR 10 / 20 BAR 10 / 20 BAR

REDUZIDA 1/4" - 2" X PLENA 1/2" - 3" X

REDUZIDA 1/2" - 4" X PLENA 2" - 6" X

SOB CONSULTA

Legenda:
Extremidades SW - Encaixe para solda BW - Ponta para solda NPT - Extremidade roscada BSP - Extremidade roscada ANSI 150 - Extremidade flangeada ANSI 300 - Extremidade flangeada * Sob consulta Vedao TP - PTFE Puro TF* - PTFE + F. Vidro TG - PTFE + Grafite MS* - Microsteam Acabamento As vlvulas podem ser fornecidas em: ZB - Zincada branco EP - Eletropolida

33

Vlvulas Borboleta

APLICAO:
So utilizadas em tubulaes e equipamentos contendo lquidos ou gases, inclusive lquidos sujos contendo slidos em suspenso. O grande uso desse tipo de vlvula se d por serem leves, utilizarem espaos reduzidos nas tubulaes, terem grande capacidade de vazo e tambm por serem facilmente adaptveis a comando remoto.

CARACTERSTICAS:
- Vlvula Borboleta tipo wafer - Acionamento manual ou pneumtico - Corpo em ferro fundido para montagem entre flanges ANSI 150 e DIN PN10/16 - Pintura em Epoxi - Disco em FERRO FUNDIDO NODULAR zincado (Mod. VB-2000) - Disco em AO INOX AISI 316 (Mod. VB-2500) - Flange de montagem para atuador segundo Norma ISO 5211 - Temperatura mxima de trabalho 120C

DIMENSES:
11
D P

8
A1

10 9 2 7 6

N 1 2 3 4-A 4-B 5 6 7 8 9 10 11

DENOMINAO Corpo Eixo Superior Eixo Inferior Borboleta - VB-2000 Borboleta - VB-2500 Bujo Retentor Sede "Elastmero" Anel guia Gaxeta Anel O' Ring Arruela Anel trava

MATERIAL GG20 Ao Inox Ao Inox Ferro Fundido Nodular Ao Inox AISI 316 Ao EPDM PTFE PTFE NBR Bronze Ao

ACABAMENTO DA SUPERFCIE Pintura Epoxy Zincado Jateado -

1 4

A2

3 5

DIMENSES
MEDIDA 2" 2 " 3" 4" 5" 6" 8" 10" 12" 14" 16" 18" 20" DN 50 65 80 100 125 150 200 250 300 350 400 450 500 PN 16 16 16 16 16 16 16 16 16 10 10 10 10 L 43 46 46 52 56 56 60 68 78 78 102 114 121 DIMENSES (mm) A1 200 200 200 220 250 250 300 330 360 390 420 445 480 A2 75 85 100 120 125 150 150 200 250 260 300 330 370 D 90 90 90 90 90 125 125 125 150 150 175 175 175 P 270 270 270 270 270 300 300 300 PESO (Kg) 4.20 4.80 5.55 6.80 8.75 11.15 16.60 23.45 44.50 61.00 82.00 136.00 163.00

Nota: A partir de 12 (DN 300), operao atravs de caixa redutora.

34

Atuadores Pneumticos

TORQUE ATUADORES DUPLA AO (DA) em Nm Modelo DA-20 DA-40 DA-80 DA-130 DA-200 DA-300 2 5,0 11,0 23,0 38,0 53,0 82 3 9,0 17,0 35,0 58,0 82,0 130 Presso do Ar de Alimentao (bar) 4 5 5,5 7 6 8 12,5 16,0 24,0 31,0 49,0 63,0 77,0 96,0 111,0 140,0 182 231 17,5 35,0 70,0 105,0 154,0 256 19,0 38,0 77,0 115,0 168,0 281 22,0 45,0 90,0 136,0 199,0 327 26,0 52,0 101,0 157,0 127,0 370 9 29,0 58,0 114,0 175,0 256,0 416 10 32,0 65,0 125,0 195,0 284,0 462

TORQUE ATUADORES SIMPLES AO (RM) em Nm Modelo Seleo de Molas 11 12 20 21 22 11 12 20 21 22 022 200 202 220 222 022 200 202 220 222 022 200 202 220 222 022 200 202 220 222 Torque Molas Final RM-20 4,0 5,0 6,5 7,5 9,0 7,0 8,5 10,0 12,0 14,0 12,0 16,0 19,0 23,0 31,0 18,0 28,0 35,0 43,0 49,0 25,5 41,0 51,0 62,5 76,5 41 49,3 73.5 94,5 113 Inicial 6,5 7,0 10,5 11,5 14,0 9,0 13,0 15,0 20,0 24,0 17,5 23,0 30,0 34,0 41,0 28,0 43,0 52,5 62,0 67,0 38,0 57,5 66,0 77,0 94,5 70.3 86.1 116 143 173 0 7,0 3 90 2,0 0 9,0 8,0 6,5 5,5 18,0 16,0 15,0 4 Presso do Ar de Alimentao (bar) 5 5,5 90 6,0 4,5 3,0 2,0 10,6 8,0 6,0 0 13,0 11,0 10,5 10,0 8,5 26,0 24,0 22,5 19,0 18,0 52,5 50,0 42,5 35,5 34,5 88,5 77,0 69,5 61,5 55,7 124,0 112,0 109,0 85,5 72,0 207 202 186 172 138 90 10,5 8,5 7,0 5,0 4,0 19,0 17,0 15,0 10,5 7,0 46,0 40,0 31,5 23,5 20,0 77,5 56,0 52,0 38,0 31,0 100,0 83,0 66,0 51,5 33,5 182 178 149 133 86,1 0 15,0 13,0 12,0 11,5 10,0 29,5 27,0 25,0 23,0 21,0 58,0 56,0 48,0 43,0 40,0 98,0 86,0 79,0 71,0 64,5 125,5 116,0 113,0 102,0 87,0 231 227 209,5 185 160,5 90 12,0 10,0 8,5 6,5 5,0 22,0 18,0 16,0 14,0 9,0 52,0 46,0 37,0 29,0 25,0 88,5 66,0 62,0 47,0 39,5 118,0 92,0 76,0 64,5 48,5 204 199 172 152,5 110 0 18,0 15,0 14,0 13,0 11,0 33,0 30,0 29,0 26,5 24,0 64,0 62,0 54,0 50,5 46,0 108,0 95,0 88,0 80,0 73,5 145,0 130,0 124,0 100,0 92,0 255 252 233 198 183 6 90 14,0 12,0 10,0 8,0 6,5 25,0 19,0 17,0 17,0 11,0 58,0 52,0 42,0 34,0 29,0 99,5 75,0 71,5 56,0 48,0 141,0 116,0 102,0 79,0 73,0 226 220 195 172 134 0 21,0 17,0 16,0 15,0 13,0 3,0 35,0 3,0 3,0 28,0 74,0 72,0 62,9 59,0 54,0 126,0 110,0 103,0 93,5 86,0 169,0 151,0 145,0 116,0 107,0 297 295 272 231 213 7 90 16,0 14,0 12,0 9,0 7,5 29,0 22,0 20,0 19,5 13,5 67,5 60,5 48,0 40,0 34,0 114,0 88,0 83,5 65,0 56,0 165,0 136,0 119,0 92,0 85,5 263 257 228 202 156

RM-40

6,5

4,0

RM-80

24,0 19,5

19,0 8,7

41,0 37,0 30,0 22,0 21,0 65,5 52,5 44,0 37,5 90,0 74,0 65,5

34,0 27,0 18,0 8,0 3,0 53,0 32,0 25,5 13,0 81,5 58,0 42,5

RM-130

40,0

26,0

RM-200

48,0 44,5

37,0 26,5

RM-300

96

65.2

148 144 121

133 119 84

DIMENSES GERAIS (mm) Modelo DA 20 | RM 20 - 11 / 42 DA 20 | RM 20 - 11 / 50 DA 20 | RM 20 - 14 / 42 DA 20 | RM 20 - 14 / 50 DA 40 | RM 40 - 11 / 42 DA 40 | RM 40 - 11 / 50 DA 40 | RM 40 - 14 / 42 DA 40 | RM 40 - 14 / 50 DA 80 | RM 80 DA 130 | RM 130 DA 200 | RM 200 DA 300 | RM 300 A 2 (DA) 153 153 153 153 166 166 166 166 190 207 241 245 B (RM) 215 215 215 215 232 232 232 232 270 300 337 371 C 11 11 14 14 11 11 14 14 17 17 17/22 182 D 15 15 15 15 15 15 15 15 21 21 25 151 E 42 50 42 50 42 50 42 50 50/70 50/70 70/102 86 F 46 46 46 46 54 54 54 54 65 65 90 80 G 66 66 66 66 84 84 84 84 107 116 136 36 H 96 96 96 96 114 114 114 114 137 146 165 20 I 14 14 14 14 14 14 14 14 18 28 28 F10 J K L M 35 35 35 35 45 45 45 45 55 60 70 27 Peso (kg) (DA) (RM) 1,1 1,1 1,1 1,1 1,7 1,7 1,7 1,7 2,6 3,4 5,8 7,6 1,5 1,5 1,5 1,5 2,3 2,3 2,3 2,3 4,0 5,5 9,0 12,1

10 48 76 10 48 76 10 48 76 10 48 76 10 56 91 10 56 91 10 56 91 10 56 91 11 65 111 13 70 122 15 78 137 102 M10X15 22

A (DA) 49.7 G 32.0 29.7 M5 F M5 C E

24.0 I BSP M5
45

45

80.0 M5 4 M6 J F

M8

M6

44.0

12.0

12.0 L

M6 K (RM)

40.0 30.0

50.0

70.0

35

Vlvula Angular VA-6000

APLICAO:
As Vlvulas Angulares GBR modelo VA-6000 so utilizadas para controle ON-OFF de vrios tipos de fluidos, incluindo vapor, ar, leo, gua, inclusive fluidos agressivos e contaminados. Podem ser aplicadas para presses de trabalho de 0 a 16 kgf/cm e temperaturas de 0 a 180C. So utilizadas na Indstria Qumica, de Cosmticos, de Alimentos e Bebidas, Hospitais, Lavanderias, Farmacuticas, Borrachas, Txteis, entre outras.

CARACTERSTICAS:
- Vlvula com atuador tipo pisto retorno por mola em verses normal aberta e norma fechada. - Corpo angular de passagem reta tipo Y com alto coeficiente de vazo (Cv). - Obturador com disco em PTFE, proporcionando melhor vedao. - Sentido de fechamento contrrio ao fluxo, proporcionando operao amortecida, evitando golpes de Ariete.

MATERIAIS:

FLUIDOS: gua, Ar, Vapor, leo PRESSO DE TRABALHO: 0 - 16 kgf/cm TEMPERATURA DE TRABALHO: 0 - 180C

DIMENSES (mm):

36

Filtros Tipo Y

Aplicao Para filtragem de partculas nos diversos tipos de udos lquidos ou gasosos em tubulaes industriais.

Vantagens 1) Baixa resistncia ao uxo (fator de forma). 2) Construo no permitindo o impacto do uido contra o crivo. 3) Facilidade na drenagem dos resduos.

Tipos de Fabricao
Srie FY-...F Srie FY-...R Filtro tipo Y com conexes flangeadas Filtro tipo Y com conexes roscadas

Materiais - Limites de Presso/Temperatura Modelo DN (pol)


FY-110R FY-120F FY-120R FY-130R FY-131R FY-132R FY-140F FY-140F 1/4 - 2 2.1/2 - 20 2.1/2 - 3 1/4 - 2 1/4 - 2 1/4 - 2 1/2 - 1.1/2 1/2 - 1.1/2

Conexes
BSP ou NPT Flangeado BSP ou NPT BSP, NPT ou SW BSP, NPT ou SW BSP, NPT ou SW Flangeado 150lbs Flangeado 300lbs

bar [C]
17,0 10,0 10,0 42 42 42 10,0 21 218,0 65,0 65,0 454 454 454 260 454,0

Corpo
Ferro Nodular Ferro Fundido Ferro Fundido Ao Carbono Ao Inox / AISI 304 Ao Inox / AISI 316 Ao Carbono Ao Carbono 50,0 Ao Carbono 101 Ao Inox / AISI 304 19,0

Crivo
AISI-304 AISI-304 AISI-304 AISI-304 AISI-304 AISI-304 AISI-304 AISI-304 37,0 AISI-304 37,0 AISI-304 37,0 AISI-304 37,0 AISI-304 37,0 AISI-304 37,0 AISI-304 37,0 AISI 304 37,0 AISI-304 37,0 AISI-304 37,0 AISI-304 37,0

FY-140F

1/2 - 1.1/2

Flangeado 600lbs

42

454,0

Verso Flangeada

FY-141F

1/2 - 1.1/2

Flangeado 150lbs

10,0

260

FY-141F

1/2 - 1.1/2

Flangeado 300lbs

21

607,0 Ao Inox / AISI 304 50,0 607,0 Ao Inox AISI 304 101 Ao Inox / AISI 316 19,0

FY-141F

1/2 - 1.1/2

Flangeado 600lbs

42

FY-142F

1/2 - 1.1/2

Flangeado 150lbs

10,0

260

FY-142F

1/2 - 1.1/2

Flangeado 300lbs

21

607,0 Ao Inox - AISI 316 50,0 607,0 Ao Inox / AISI 316 101 260 Ao Carbono 19,0 Ao Carbono 50,0 Ao Inox / AISI 304 19,0

FY-142F

1/2 - 1.1/2

Flangeado 600lbs

42

FY-150F

2 - 6

Flangeado 150lbs

10,0

Verso Roscada

FY-150F

2 - 6

Flangeado 300lbs

21

454

FY-151F

2 - 6

Flangeado 150lbs

10,0

260

37

Visores de Fluxo
Aplicao O Visor de Fluxo GBR permite a inspeo visual das condies instantneas de fluxo de fluidos no interior de tubulaes. Pode ser utilizado tambm para controlar o fluxo de vapor e condensado a montante de purgadores ou a jusante de superfcies de aquecimento em sistemas de vapor.

Caractersticas de Fabricao: Extremidades Roscadas BSP/NPT Materiais CORPO E TAMPA Ao Inox ASTM A ASTM A 351 - CF Juntas Papel Hidrulico ou sob consulta Parafusos, Porcas e Arruelas Ao Carbono/Inox 304 Cristais de Observao Borossilicato / Vidro temperado

Caractersticas - Carcaa inteiria com dois cristais justapostos para inspeo; - Ressalto separador fixo; - Instalao em posio horizontal ou vertical; - Ausncia de peas mveis; - Manuteno mnima e longa vida til; - Presso mxima de servio 21 kgf/cm; - Temperatura mxima 300C; - Para valores de pH entre 9 e 10 e fl uidos agressivos devese utilizar disco de mica para proteo dos cristais contra desgaste prematuro.

Dados Tcnicos
VISORES DE FLUXO
BITOLA POL. DN
PASS. L1 L2 L3 L4 D1 D2

PESO (Kg)

1/2 3/4 1 11/2 2

15 20 25 40 50

11,1 14 20,4 40,9 40,9

96,8 95 69 96,8 95 69 96,8 95 69 130 107,8 107,8 130 107,8 107,8

31,5 31,5 31,5 68 68

45 45 45 45 45

45 45 45 45 45

1,52 1,56 1,48 4,58 4,25

Controles Industriais

So produtos utilizados para o controle e monitoramento de processos industriais. Nossa gama de produtos inclui: - Pressostatos e Termostatos; - Vlvulas Solenides; - Transmissores de Presso; - Transmissores de Temperatura; - Vlvulas Termostticas; - Controladores de Processo; - Indicadores e Registradores; - Medidores de Vazo; - Conversores de Frequncia; - Manmetros e Termmetros Digitais e Analgicos.

38

Manuteno e Assistncia Tcnica


TORR Service Center - Manuteno em Vlvulas e Instrumentao Industrial

Servios
Engenharia de Aplicao: - Projetos Os servios de projetos so desenvolvidos para atender as necessidades do clientes tais como: reformas, ampliaes, automao de equipamentos, dimensionamento de tubulaes, linhas de retorno de condensado, pontos de drenagem, estaes redutoras e de controle e detalhamento de equipamentos. - Anlise e Gerenciamento de Sistemas O servio de diagnstico de purgadores tem como principal objetivo avaliar o funcionamento de purgadores e vlvulas e desta forma otimizar a instalao como um todo. Para executar este servio utilizamos o mais completo e con vel equipamento ultrasnico do mercado, GESTRA VKP-30, que foi desenvolvido exclusivamente para diagnosticar purgadores fornecendo ao cliente a relao real custo/benefcio bem como a implantao da manuteno corretiva e preventiva. Treinamento: A BERMO/AKADEMIE atravs de cursos e treinamentos presta suporte ativo aos seus clientes. Os principais temas so: - Princpios bsicos de vapor e condensado; - Produtos (funcionamento, aplicao, manuteno e dimensionamento); - Projetos de distribuio de vapor; - Aproveitamento de energia em sistemas de vapor e condensado; - Tcnicas de operao de caldeiras at 72h sem vigilncia contnua; - Princpios bsicos de instrumentao. Assistncia Tcnica: Dispomos de tcnicos e instrumentistas treinados para dar ao cliente todo suporte necessrio referente aos produtos comercializados. Possumos estoque de peas de reposio e executamos os seguintes servios: - Montagens; - Start-up de equipamentos; - Comissionamento; - Servios de manuteno corretiva e preventiva; - Contratos de manuteno.

39

Boa Vista

RR

Macap

AP

Manaus

Belm

So Lus

AM

PA
Teresina Natal Joo Pessoa

AC
Rio Branco

Porto Velho

TO
Palmas Aracaj

RO

Macei

BRASLIA Goinia

Vitria Araatuba

Representantes Bermo/Gestra

Erechim

CONDUO E CONTROLE DE FLUIDOS

Matriz: Rua Maring, 40 - CEP 89065-700 - Blumenau-SC Tel.: (47) 2123-4444 - Fax: (47) 2123-4436 bermo@bermo.com.br

www.bermo.com.br
Filiais:
Chapec: Tel.: (49) 3322-2177 Fax: (49) 3322-2177 bermocco@bermo.com.br Joinville: Tel.: (47) 3435-3635 Fax: (47) 3425-1761 bermojvl@bermo.com.br Curitiba: Tel.: (41) 2111-4344 Fax: (41) 2111-4336 bermocwb@bermo.com.br So Paulo: Tel.: (11) 5536-1550 Fax: (11) 5041-6252 bermosp@bermo.com.br

Edio - 08/2011

Das könnte Ihnen auch gefallen