Sie sind auf Seite 1von 28

01. Gabarito: C - LC 106 - Art. 1 - Pargrafo nico - So princpios institucionais do Ministrio Pblico a unidade, a indivisibilidade e a independncia funcional.

02. Gabarito: D
CF. Art. 127, 1 - So PRINCPIOS INSTITUCIONAIS do Ministrio Pblico a UNIDADE, A INDIVISIBILIDADE E A INDEPENDNCIA FUNCIONAL. LC 106 - Art. 1 - O Ministrio Pblico instituio permanente, essencial funo jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurdica, do regime democrtico e dos interesses sociais e individuais indisponveis. 03. Gabarito: E

Professora Raquel Tinoco

04. Gabarito: B I. CF. Art. 127, 1 - So PRINCPIOS INSTITUCIONAIS do Ministrio Pblico a UNIDADE, A INDIVISIBILIDADE E A INDEPENDNCIA FUNCIONAL. II. LC 106 - Art. 134 - A demisso do cargo ser aplicada: I - ao membro vitalcio do Ministrio Pblico, mediante ao civil prpria, nos casos de: a) prtica de crime incompatvel com o exerccio do cargo, aps deciso judicial condenatria transitada em julgado. III. LC 106 - Art. 83 - Os membros do Ministrio Pblico tero (...) porte de arma, independentemente, neste caso, de qualquer ato formal de licena ou autorizao. IV. LC 106 - Art. 119 - Aos membros do Ministrio Pblico se aplicam as seguintes vedaes: (...) IV - exercer, ainda que em disponibilidade, qualquer outra funo pblica, salvo uma de magistrio. V. CF. Art. 128, 6 - Aplica-se aos membros do Ministrio Pblico o disposto no art. 95, pargrafo nico, V. (pargrafo acrescentado pela EC 45)
Professora Raquel Tinoco 2

05. Gabarito: D - LC 106 - Art. 8. - O Ministrio Pblico tem por chefe

o Procurador-Geral de Justia, nomeado pelo Governador do Estado dentre integrantes da carreira , com mais de dois anos de atividade, indicados em lista trplice, para mandato de dois anos, permitida uma reconduo, observado o mesmo procedimento.
06. Gabarito: B - CF. 128, 5 - LEIS COMPLEMENTARES da Unio e dos Estados, cuja iniciativa facultada aos respectivos Procuradores-Gerais, ESTABELECERO A ORGANIZAO, AS ATRIBUIES E O ESTATUTO DE CADA MINISTRIO PBLICO (...)

Professora Raquel Tinoco

07. Gabarito: A A. LC 106 - Art. 44 - Os Centros de Apoio Operacional so rgos auxiliares da atividade funcional do Ministrio Pblico, competindo-lhes: (...) II remeter informaes tcnico-jurdicas, sem carter vinculativo, aos rgos ligados sua atividade. B. LC 106 - Art. 24 - A Corregedoria-Geral do Ministrio Pblico o rgo orientador e fiscalizador das atividades funcionais e da conduta dos membros do Ministrio Pblico, incumbindo-lhe, entre outras atribuies: I - realizar correies e inspees nas Promotorias de Justia; II - realizar inspees nas Procuradorias de Justia, remetendo relatrio reservado ao rgo Especial do Colgio de Procuradores de Justia; C. LC 106 - Art. 34 - Alm das funes previstas nas Constituies da Federal e Estadual e em outras leis, incumbe, ainda, ao Ministrio Pblico: (...) VI - promover o inqurito civil e propor a ao civil pblica, na forma da Lei
Professora Raquel Tinoco 4

D. LC 106 - Art. 62 - A Comisso de Estgio Confirmatrio, at 90 (noventa) dias do trmino do binio estabelecido no artigo anterior, encaminhar ao Conselho Superior do Ministrio Pblico, proposta de vitaliciamento ou no, acompanhada de relatrio circunstanciado sobre o desempenho de cada Promotor de Justia, considerados, motivadamente, os requisitos previstos naquele dispositivo. E. LC 106 - Art. 17 - Compete ao Colgio de Procuradores de Justia, na sua composio plena: I - opinar, por solicitao do Procurador-Geral de Justia ou de um quarto (1/4) de seus integrantes, sobre matria relativa autonomia do Ministrio Pblico, bem como sobre outras de interesse institucional.

Professora Raquel Tinoco

08. Gabarito: B - LC 106 - Art. 34 - Alm das funes previstas nas Constituies da Federal e Estadual e em outras leis, incumbe, ainda, ao Ministrio Pblico: (...) V - promover, privativamente, a ao penal pblica, na forma da Lei;

Professora Raquel Tinoco

09. Gabarito: B - LC 106 - Art. 4. - So rgos da Administrao Superior do Ministrio Pblico: I - a Procuradoria-Geral de Justia;

II - o Colgio de Procuradores de Justia;


III - o Conselho Superior do Ministrio Pblico; IV - a Corregedoria-Geral do Ministrio Pblico. Art. 5. - So tambm rgos de administrao do Ministrio Pblico: I - as Procuradorias de Justia; II - as Promotorias de Justia.
Professora Raquel Tinoco 7

10. Gabarito: D A e B. LC 106 - Art. 2, V - propor ao Poder Legislativo a criao e extino de seus cargos e a fixao e o reajuste dos vencimentos dos seus membros. C. LC 106 - Art. 8. - O Ministrio Pblico tem por chefe o Procurador-Geral de Justia, nomeado pelo Governador do Estado dentre integrantes da carreira , com mais de dois anos de atividade, indicados em lista trplice, para mandato de dois anos, permitida uma reconduo, observado o mesmo procedimento. D. LC 106 - Art. 2 , VII - prover, em carter originrio ou mediante promoo e demais formas de provimento derivado, os cargos a que se referem os incisos anteriores. E. LC 106 - Art. 3. - O Ministrio Pblico elaborar sua proposta oramentria dentro dos limites estabelecidos na Lei de Diretrizes Oramentrias, encaminhando-a, diretamente, ao Governador do Estado, que a submeter ao Poder Legislativo.
Professora Raquel Tinoco 8

11. Gabarito: B
A. LC 106 - Art. 41 - Cabe ao Conselho Superior do Ministrio Pblico: (...) II Rever: a) o arquivamento de inqurito civil, peas de informao e procedimento preparatrio a inqurito civil

B. LC 106 - Art. 40 - Compete ao Colgio de Procuradores de Justia, atravs de seu rgo Especial, rever, na forma que dispuser o seu Regimento Interno, mediante requerimento de legtimo interessado, deciso de arquivamento de Inqurito Policial ou peas de informao determinada pelo Procurador-Geral de Justia, nos casos de sua atribuio originria.
C. LC 106 - Art. 22 - Ao Conselho Superior do Ministrio Pblico compete: (...) I - indicar ao Procurador-Geral de Justia, em lista trplice, os candidatos a promoo e remoo por merecimento. D. LC 106 - Art. 22 - Ao Conselho Superior do Ministrio Pblico compete: (...) X - aprovar o regulamento do concurso para ingresso na carreira do 9 Ministrio Pblico . Professora Raquel Tinoco

E. LC 106 - Art. 22 - Ao Conselho Superior do Ministrio Pblico compete: (...) VIII - aprovar o quadro geral de antigidade do Ministrio Pblico e decidir reclamaes a respeito. 12. Gabarito: B LC 106 - Art. 11 - Compete ao Procurador-Geral de Justia: (...) XIII designar membros do Ministrio Pblico para: (...) e) por ato excepcional e fundamentado, exercer as funes processuais afetas a outro membro da Instituio, submetendo sua deciso previamente ao Conselho Superior do Ministrio Pblico.

Professora Raquel Tinoco

10

13. Gabarito: E A e C. LC 106 - Art. 3. - O Ministrio Pblico elaborar sua proposta oramentria dentro dos limites estabelecidos na Lei de Diretrizes Oramentrias, encaminhando-a, diretamente, ao Governador do Estado, que a submeter ao Poder Legislativo. B. CF. Art, 127, 4 Se o Ministrio Pblico no encaminhar a respectiva proposta oramentria dentro do prazo estabelecido na lei de diretrizes oramentrias, o Poder Executivo considerar, para fins de consolidao da proposta oramentria anual, os valores aprovados na lei oramentria vigente, ajustados de acordo com os limites estipulados na forma do 3. (pargrafo acrescentado pela EC 45) D. CF. Art, 127, 6 Durante a execuo oramentria do exerccio, no poder haver a realizao de despesas ou a assuno de obrigaes que extrapolem os limites estabelecidos na lei de diretrizes oramentrias, exceto se previamente autorizadas, mediante a abertura de crditos suplementares ou especiais. (pargrafo acrescentado pela EC 45)
Professora Raquel Tinoco 11

E. LC 106 Art. 3., 2. - Os recursos prprios, no originrios do Tesouro Estadual, sero utilizados em programas vinculados s finalidades da Instituio, vedada outra destinao.

14. Gabarito: D
LC 106 Art. 2., XVI- disciplinar a prestao de servio pblico voluntrio e gratuito, sem reconhecimento de vnculo empregatcio, para fins de apoio a atividades institucionais, facultada a concesso de auxlio transporte e alimentao

Professora Raquel Tinoco

12

15. Gabarito B LC 106 - Art. 39 - Alm das atribuies previstas nas Constituies Federal e Estadual, nesta e em outras leis, compete ao Procurador-Geral de Justia:

I. 39, III - oficiar, como rgo do Ministrio Pblico, inclusive assistindo s respectivas sesses e fazendo uso da palavra, para intervir em qualquer assunto ou feito: (...) a) no Tribunal Pleno, no rgo Especial e no Conselho da Magistratura do Tribunal de Justia.
II. 39, IV - interpor recurso ao Supremo Tribunal Federal e ao Superior Tribunal de Justia.

Professora Raquel Tinoco

13

III. 39, I - propor ao direta de inconstitucionalidade perante o TJ (CERJ, art. 161 - Compete ao Tribunal de Justia: IV - processar e julgar originariamente: a) a representao de inconstitucionalidade de lei ou ato normativo, estadual ou municipal, em face da Constituio Estadual) LC 106 - Art. 39 - Alm das atribuies previstas nas Constituies Federal e Estadual, nesta e em outras leis, compete ao Procurador-Geral de Justia:

IV. 39, XV - requisitar autos arquivados, relacionados prtica de infrao penal, ou de ato infracional atribudo a adolescente, promover seu desarquivamento e, se for o caso, oferecer denncia ou representao, ou designar outro rgo do Ministrio Pblico para faz-lo.
V. 39, XVII - delegar a membro do Ministrio Pblico suas funes de rgo de execuo.

Professora Raquel Tinoco

14

16. Gabarito A A. LC 106 - Art. 11 - Compete ao Procurador-Geral de Justia: (...) XIII designar membros do Ministrio Pblico para: (...) e) por ato excepcional e fundamentado, exercer as funes processuais afetas a outro membro da Instituio, submetendo sua deciso previamente ao Conselho Superior do Ministrio Pblico. B. LC 106 - Art. 19 - Compete ao rgo Especial do Colgio de Procuradores de Justia: (...) I aprovar: (...) e) a proposta oramentria anual do Ministrio Pblico, elaborada pela Procuradoria-Geral de Justia.

C. LC 106 - Art. 19 - Compete ao rgo Especial do Colgio de Procuradores de Justia: (...) III - regulamentar todas as eleies previstas nesta Lei e aprovar os nomes dos componentes das respectivas mesas receptoras e apuradoras, indicados pelo Procurador-Geral de Justia.
Professora Raquel Tinoco 15

D. LC 106 - Art. 22 - Compete ao Conselho Superior do MP: (...) II - indicar ao Procurador-Geral de Justia o nome do mais antigo membro do Ministrio Pblico para promoo por antiguidade, salvo quando pertencer categoria de Procurador de Justia. E. LC 106 - Art. 19 - Compete ao rgo Especial do Colgio de Procuradores de Justia: (...) X indicar para aproveitamento membro do Ministrio Pblico em disponibilidade.

Professora Raquel Tinoco

16

17. Gabarito C A. LC 106 - Art. 8;

B. LC 106 - Art. 17, II e 12;


C. LC 106 - Art. 8; D. LC 106 - Art. 9, 2.; E. LC 106 - Art. 9, I.

Professora Raquel Tinoco

17

18. Gabarito D - LC 106 - Art. 23. 19. Gabarito D

A. LC 106 - Art. 20;


B. LC 106 - Art. 18; C. LC 106 - Art. 16; D. LC 106 - Art. 23; E. LC 106 - Art. 8.

Professora Raquel Tinoco

18

20. Gabarito E - LC 106 - Art. 4. 21. Gabarito E - LC 106 - Art. 49 22. Gabarito D - LC 106 - Art. 24

Professora Raquel Tinoco

19

23. Gabarito D A. LC 106 - Art. 34, VI, b B. LC 106 - Art. 43, III C. LC 106 - Art. 34, XXI D. LC 106 - Art. 34, VI E. LC 106 - Art. 34, X

Professora Raquel Tinoco

20

10

24. Gabarito C - LC 106 - Art. 11

25. Gabarito E
A. LC 106 - Art. 44, V B. LC 106 - Art. 45, V C. LC 106 - Art. 40 D. LC 106 - Art. 46

E. LC 106 - Art. 6, pargrafo nico


Professora Raquel Tinoco 21

26. Gabarito C A e B. LC 106/03 - Art. 41 - Cabe ao Conselho Superior do Ministrio Pblico: I Decidir: a) os recursos interpostos dos atos dos Promotores com atribuio em matria de fundaes. (...) II Rever: (...) b) a deciso de indeferimento de representao de instaurao de inqurito civil; C. PGJ LC 106/03 - Art. 39, XV - requisitar autos arquivados, relacionados prtica de infrao penal, ou de ato infracional atribudo a adolescente, promover seu desarquivamento e, se for o caso, oferecer denncia ou representao, ou designar outro rgo do Ministrio Pblico para faz-lo.

D e E. LC 106/03 - Art. 22 - Ao Conselho Superior do Ministrio Pblico compete: I -indicar ao Procurador-Geral de Justia, em lista trplice, os candidatos a promoo e remoo por merecimento. II - indicar ao Procurador-Geral de Justia o nome do mais antigo membro do Ministrio Pblico para promoo ou remoo por antiguidade; (...) IX sugerir ao Procurador-Geral de Justia a edio de recomendaes(...)
Professora Raquel Tinoco 22

11

LC 106/03 - Art. 64 - As promoes na carreira do Ministrio Pblico sero voluntrias e, alternadamente, por antiguidade e por merecimento da classe de Promotor de Justia Substituto para a de Promotor de Justia e desta para o cargo de Procurador de Justia.

Professora Raquel Tinoco

23

27. Gabarito A
A. LC 106/03 - Art. 21 - 2. - Os integrantes do Conselho Superior do Ministrio Pblico tero mandato de 2 (dois) anos, permitida uma reconduo,sendo-lhes vedado, durante esse perodo, o exerccio concomitante dos cargos de Subprocurador-Geral de Justia, Subcorregedor-Geral do Ministrio Pblico, Chefe de Gabinete e Secretrio-Geral. (...) B. LC 106/03 - Art. 173 - O cargo de Secretrio-Geral de Administrao do Ministrio Pblico de livre nomeao do Procurador-Geral de Justia, com remunerao correspondente ao smbolo SA, no caso de no ser nomeado membro da Instituio. (...) C. LC 106/03 - Art. 9., 1. - obrigatria a desincompatibilizao, mediante afastamento, pelo menos 60 (sessenta) dias antes da data da eleio, para os que, estando na carreira: (...) c) ocuparem qualquer outro cargo ou funo de confiana.
Professora Raquel Tinoco 24

12

D e E. LC 106/03 - Art. 11 - Compete ao Procurador-Geral de Justia: (...) VIII - prover, em carter originrio, dando posse aos nomeados, ou mediante promoo e demais formas de provimento derivado, os cargos da carreira e dos servios auxiliares. (...) IV - submeter ao rgo Especial do Colgio de Procuradores de Justia: a) as propostas de criao e extino de cargos da carreira ou de confiana, de servios auxiliares e respectivos cargos, bem como a fixao e o reajuste dos respectivos vencimentos. (...) V - encaminhar ao Poder Legislativo, aps aprovao pelo rgo Especial do Colgio de Procuradores de Justia, os projetos de lei de iniciativa do Ministrio Pblico.

LC 106/03 - Art. 2 - Ao Ministrio Pblico assegurada autonomia funcional, administrativa e financeira, cabendo-lhe, especialmente: (...) V - propor ao Poder Legislativo a criao e extino de seus cargos e a fixao e o reajuste dos vencimentos dos seus membros.

Professora Raquel Tinoco

25

28. Gabarito B A. LC 106/03 - Art. 6. - So rgos de execuo do Ministrio Pblico: (...) VI os Grupos Especializados de Atuao Funcional. Pargrafo nico - Os rgos de execuo referidos no inciso VI sero providos por tempo certo e disciplinados em resoluo do Procurador-Geral de Justia, aprovada pelo rgo Especial do Colgio de Procuradores de Justia. Acrescentado pela Lei Complementar n 113/2006. (...) B. LC 106/03 - Art. 9. - So inelegveis para o cargo de Procurador-Geral de Justia os Procuradores de Justia e os Promotores de Justia que: (...) III tenham sofrido, em carter definitivo, sano disciplinar de suspenso nos doze meses anteriores ao trmino do prazo de inscrio. (...) C. LC 106/03 - Art. 11, Pargrafo nico. Em suas faltas, o Procurador-Geral de Justia ser substitudo pelo Subprocurador-Geral de Justia que indicar e, nos casos de suspeio e impedimento, pelo Procurador de Justia mais antigo na classe. Nova redao dada pela Lei Complementar n 113/2006.
Professora Raquel Tinoco 26

13

D. LC 106/03 - Art. 23 - O Corregedor-Geral do Ministrio Pblico ser eleito pelo Colgio de Procuradores de Justia, dentre os Procuradores de Justia, para mandato de dois anos, permitida uma reconduo, observado o mesmo procedimento.

E. LC 106/03 - Art. 130 da CF. Aos membros do Ministrio Pblico junto aos Tribunais de Contas aplicam-se as disposies desta seo pertinentes a direitos, vedaes e forma de investidura.
ADIN 2884-7 - STF

Professora Raquel Tinoco

27

29. Gabarito D Art. 129 da CF. So funes institucionais do Ministrio Pblico: I promover, privativamente, a ao penal pblica, na forma da lei; (...) III promover o inqurito civil e a ao civil pblica, para a proteo do patrimnio pblico e social, do meio ambiente e de outros interesses difusos e coletivos; (...) 1 - A legitimao do Ministrio Pblico para as aes civis previstas neste artigo no impede a de terceiros, nas mesmas hipteses, segundo o disposto nesta Constituio e na lei. L. 7.347/85 - Art. 5o Tm legitimidade para propor a ao principal e a ao cautelar: o Ministrio Pblico; a Defensoria Pblica; a Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios; a autarquia, empresa pblica, fundao ou sociedade de economia mista; a associao que, concomitantemente: a) esteja constituda h pelo menos 1 (um) ano nos termos da lei civil; b) inclua, entre suas finalidades institucionais, a proteo ao meio ambiente, ao consumidor, ordem econmica, livre concorrncia ou ao patrimnio artstico, esttico, histrico, turstico e paisagstico.
Professora Raquel Tinoco 28

14

30. Gabarito A LC 106/03 - Art. 32 - As atribuies das Promotorias de Justia e dos cargos de Promotor de Justia que a integrem sero fixadas mediante proposta do Procurador-Geral de Justia, aprovada pelo rgo Especial do Colgio de Procuradores de Justia. 1. - A excluso, incluso ou outra modificao das atribuies das Promotorias de Justia ou dos cargos de Promotor de Justia que a integrem sero efetuadas mediante proposta do Procurador-Geral de Justia, aprovada por maioria absoluta do rgo Especial do Colgio de Procuradores de Justia.

Professora Raquel Tinoco

29

31. Gabarito A I e II. LC 106/03 - Art. 43 - Alm de outras funes cometidas nas Constituies Federal e Estadual, nesta e demais leis, compete aos Promotores de Justia, dentro de sua esfera de atribuies: I - impetrar habeas-corpus e mandado de segurana e oferecer reclamao, inclusive perante os Tribunais competentes. (...) III - oficiar perante a Justia Eleitoral de primeiro grau, com as atribuies do Ministrio Pblico Eleitoral previstas na Lei Orgnica do Ministrio Pblico da Unio, que forem pertinentes, alm de outras estabelecidas na legislao eleitoral e partidria. (...) III. LC 106/03 - Art. 54 - Os Promotores de Justia integrantes do primeiro quinto da classe, em caso de incontornvel necessidade de servio e quando impossvel a redistribuio do trabalho na forma do art. 29 ou o suprimento da carncia de pessoal por outro meio, podero ser convocados para oficiarem, em substituio, nas Procuradorias de Justia, observado o inciso IV do art. 22 desta Lei.
Professora Raquel Tinoco 30

15

IV e V. LC 106/03 - 42, 2. - Incumbe aos Procuradores de Justia correio permanente da atuao dos membros do Ministrio Pblico em exerccio nos rgos de execuo junto ao primeiro grau de jurisdio, sem prejuzo do disposto no art. 30, II, desta Lei. 3. - A atribuio a que se refere o art. 39, IV, poder ser exercida, concorrentemente, pelo Procurador de Justia que oficie no feito. Art. 39, IV - (...) compete ao PGJ: interpor recurso ao Supremo Tribunal Federal e ao Superior Tribunal de Justia.

Professora Raquel Tinoco

31

32. Gabarito A LC 106/03 - Art. 34 - Alm das funes previstas nas Constituies da Federal e Estadual e em outras leis, incumbe, ainda, ao Ministrio Pblico: (...) A. 34, V - promover, privativamente, a ao penal pblica, na forma da Lei. B. 34, I - adotar todas as medidas necessrias defesa dos interesses sociais (...) considerados, dentre outros, os seguintes bens, fundamentos e princpios: (...) i) a gesto responsvel das finanas pblicas; (...) C. 34, XXII - comunicar ao Tribunal de Justia (...) a prtica de faltas disciplinares por Magistrados(...) D. Art. 36 - O Ministrio Pblico exercer o controle externo da atividade policial observando a legislao pertinente. E. Art. 35, (...) VI - sugerir ao poder competente a edio de normas e a alterao da legislao em vigor (...)
Professora Raquel Tinoco 32

16

33. Gabarito E
A. LC 106/03 - Art. 39, IV - PGJ: interpor recurso ao (...) ao Superior Tribunal de Justia. Art. 42, 3. - Procuradores, concorrentemente. B. Art. 39, III - PGJ - oficiar, como rgo do Ministrio Pblico, inclusive assistindo s respectivas sesses e fazendo uso da palavra, para intervir em qualquer assunto ou feito: a) no Tribunal Pleno (...) e Art. 42 - Cabe aos Procuradores de Justia exercer as atribuies do Ministrio Pblico junto ao Tribunal de Justia (...) C. Art. 24, VII - CGMP - fazer recomendaes, sem carter vinculativo, a rgo de execuo ou a membro do Ministrio Pblico. D. Art. 11, X - PGJ - expedir atos de regulamentao interna, dispondo, inclusive, sobre funes gratificadas e de confiana; E. Art. 30 - s Procuradorias de Justia compete, entre outras atribuies: (...) II exercer inspeo permanente dos servios dos Promotores de Justia nos autos em que oficiem, relatando o que constatarem de relevante Corregedoria-Geral do Ministrio Pblico;Professora Raquel Tinoco 33

34. Gabarito C LC 106/03 - Art. 34 - Alm das funes previstas nas Constituies da Federal e Estadual e em outras leis, incumbe, ainda, ao Ministrio Pblico: (...) A. II - propor ao de inconstitucionalidade de leis ou atos normativos estaduais ou municipais, face Constituio Estadual; B. III - promover a representao de inconstitucionalidade para efeito de interveno do Estado em Municpios; C. Art. 35, VI - sugerir ao poder competente a edio de normas e a alterao da legislao em vigor, bem assim a adoo de medidas ou propostas destinadas preveno e combate criminalidade; D. Art. 34, XXII - comunicar ao Tribunal de Justia, ao Conselho da Magistratura e ao Corregedor-Geral de Justia, conforme o caso, a prtica de faltas disciplinares por Magistrados, serventurios e outros auxiliares da Justia, bem como o atraso injustificado no processamento de feito;
Professora Raquel Tinoco 34

17

E. Art. 34, VII - promover outras aes, nelas includo o mandado de injuno, sempre que a falta de norma regulamentadora torne invivel o exerccio dos direitos e liberdades previstos na Constituio Estadual e das prerrogativas inerentes cidadania, quando difusos, coletivos ou individuais indisponveis os interesses a serem protegidos; CRFB - Art. 105. Compete ao Superior Tribunal de Justia: I - processar e julgar, originariamente: (...) h) o mandado de injuno, quando a elaborao da norma regulamentadora for atribuio de rgo, entidade ou autoridade federal, da administrao direta ou indireta (...) CERJ, Art. 161 - Compete ao Tribunal de Justia: (...) IV - processar e julgar originariamente: (...) g) o mandado de injuno, quando a elaborao da norma regulamentadora for atribuio de rgo, entidade ou autoridade estadual, da administrao direta ou indireta.
Professora Raquel Tinoco 35

35. Gabarito D 36. Gabarito E 37. Gabarito D A. Promotorias de Justia de Proteo ao Deficincia - Desempenham a tutela individual risco social, qual implica a aplicao de propositura de demandas diversas, como as registro tardio e de alimentos. Idoso e Pessoa com do idoso em situao de medidas protetivas e a aes de interdio, de

Cdigo Civil - Art. 1.768. A interdio deve ser promovida: I - pelos pais ou tutores; II - pelo cnjuge, ou por qualquer parente; III - pelo Ministrio Pblico. Art. 1.769. O Ministrio Pblico s promover interdio: I - em caso de doena mental grave; II - se no existir ou no promover a interdio alguma das pessoas designadas nos incisos I e II do artigo antecedente; (...)
Professora Raquel Tinoco 36

18

B. As Promotorias de Justia de Investigao Penal tm atribuio para funcionar em inquritos policiais e em outras peas de informao ainda no distribudas ao Juzo Criminal, exercendo o controle externo da atividade policial, bem como, requisitar diligncias investigatrias e instaurao de inquritos policiais.
C e D. ECA - Art. 201. Compete ao Ministrio Pblico: (...) III - promover e acompanhar as aes de alimentos (...) bem como oficiar em todos os demais procedimentos da competncia da Justia da Infncia e da Juventude; E. LC 106/03 - Art. 34, VI - promover o inqurito civil e propor a ao civil pblica, na forma da Lei: a) para a proteo, preveno e reparao dos danos causados ao meio ambiente (...)

Professora Raquel Tinoco

37

38. Gabarito E LC 106/03 - Art. 35 - No exerccio de suas funes, cabe ao Ministrio Pblico: l - instaurar inquritos civis e outras medidas e procedimentos administrativos para a apurao de fatos de natureza civil, sempre que tal se fizer necessrio ao exerccio de suas atribuies e, para instru-los: A. (...) d) requisitar informaes e documentos a entidades privadas, para instruir procedimentos ou processos em que atue. (...) B; C e D. (...) b) requisitar informaes, exames, percias e documentos de autoridades e outros rgos federais, estaduais e municipais, bem assim das entidades da administrao direta, indireta ou fundacional de qualquer dos poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios e das entidades sem fins lucrativos que recebam verbas pblicas ou incentivos fiscais ou creditcios; c) promover inspees e diligncias investigatrias junto s autoridades, rgos e entidades a que se refere a alnea anterior.
Professora Raquel Tinoco 38

19

LC 106/03 - Art. 35 - No exerccio de suas funes, cabe ao Ministrio Pblico: l - instaurar inquritos civis e outras medidas e procedimentos administrativos para a apurao de fatos de natureza civil, sempre que tal se fizer necessrio ao exerccio de suas atribuies e, para instru-los: E. a) expedir notificaes para colher depoimentos ou esclarecimentos e, em caso de no comparecimento injustificado, requisitar conduo coercitiva, inclusive pela Polcia Civil ou Militar, sem prejuzo do processo por crime de desobedincia, ressalvadas as prerrogativas previstas em lei; CPC - Art. 411. So inquiridos em sua residncia, ou onde exercem a sua funo: (...) Vlll - os deputados estaduais. Pargrafo nico. O juiz solicitar autoridade que designe dia, hora e local a fim de ser inquirida, remetendo-lhe cpia da petio inicial ou da defesa oferecida pela parte, que arrolou como testemunha.
Professora Raquel Tinoco 39

CPP - Art. 221. (...) os deputados Estaduais (...) sero inquiridos em local, dia e hora previamente ajustados entre eles e o juiz. Art. 35, 1. LC 106/03 - As notificaes e requisies previstas neste artigo, quando tiverem como destinatrios o Governador do Estado, os Ministros de Estado, os membros do Poder Legislativo Federal e Estadual, os Ministros do Supremo Tribunal Federal e dos Tribunais Superiores, os membros dos Tribunais Federais e Estaduais, os membros do Ministrio Pblico junto aos referidos Tribunais e os membros dos Tribunais de Contas, sero encaminhadas pelo Procurador-Geral de Justia.

Professora Raquel Tinoco

40

20

39. Gabarito A LC 106/03 - Art. 35 - No exerccio de suas funes, cabe ao Ministrio Pblico: l - instaurar inquritos civis e outras medidas e procedimentos administrativos para a apurao de fatos de natureza civil, sempre que tal se fizer necessrio ao exerccio de suas atribuies e, para instru-los: A. a) expedir notificaes para colher depoimentos ou esclarecimentos e, em caso de no comparecimento injustificado, requisitar conduo coercitiva, inclusive pela Polcia Civil ou Militar, sem prejuzo do processo por crime de desobedincia, ressalvadas as prerrogativas previstas em lei;

B. b) requisitar informaes, exames, percias e documentos de autoridades e outros rgos federais, estaduais e municipais, bem assim das entidades da administrao direta, indireta ou fundacional de qualquer dos poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios e das entidades sem fins lucrativos que recebam verbas pblicas ou incentivos fiscais ou creditcios;
Professora Raquel Tinoco 41

C. d) requisitar informaes e documentos a entidades privadas, para instruir procedimentos ou processos em que atue. (...) D. 35, XI - ter acesso incondicional a procedimento instaurado no mbito da Administrao direta e indireta de todos os rgos ou Poderes, ainda que em curso, e a qualquer banco de dados de carter pblico ou relativo a servio de relevncia pblica; E. 35, XIII - manifestar-se em autos administrativos ou judiciais por meio de cota;

Professora Raquel Tinoco

42

21

40. Gabarito E LC 106/03 - Art. 24 - A Corregedoria-Geral do Ministrio Pblico o rgo orientador e fiscalizador das atividades funcionais e da conduta dos membros do Ministrio Pblico. 41. Gabarito E LC 106/03 - Art. 34 - Alm das funes previstas nas Constituies da Federal e Estadual e em outras leis, incumbe, ainda, ao Ministrio Pblico: A. 34, X - exercer a fiscalizao de estabelecimentos prisionais e dos que abriguem idosos, crianas, adolescentes, incapazes ou pessoas portadoras de deficincia; B. 34, IX - expedir recomendaes, visando melhoria dos servios pblicos e de relevncia pblica, bem como ao respeito aos interesses, direitos e bens cuja defesa lhe cabe promover; C. 34, I - adotar todas as medidas necessrias (...) proteo, preveno e reparao dos danos causados criana e ao adolescente, ao idoso e pessoa com deficincia (...)Raquel Tinoco Professora 43

D. LC 106/03 - Art. 43 - Alm de outras funes cometidas nas Constituies Federal e Estadual, nesta e demais leis, compete aos Promotores de Justia, dentro de sua esfera de atribuies: (...) II - atender a qualquer do povo, tomando as providncias cabveis. E. Cabe s Promotorias de Justia de Tutela Coletiva com atribuio para a defesa do consumidor e contribuinte atuar em prol de interesses difusos, coletivos e individuais homogneos do consumidor e do contribuinte, quando dotados de relevncia social. Atuam em casos envolvendo: qualidade, pesos e medidas de produtos alimentcios; preos e abastecimento; abatedouros clandestinos; combustveis; publicidade enganosa e abusiva; proteo contratual (contratos bancrios, cartes de crdito, financiamento, consrcios e questes imobilirias); loteamento e incorporao; prestao de servios educacionais; planos de sade; seguros; transporte e turismo; fornecimento de servios pblicos (energia eltrica, gua, e telefonia e de TV a cabo); combustveis adulterados; medicamentos; prticas e cobranas abusivas; vcios e defeitos em produtos e servios em geral; e outras hipteses de leso coletividade de consumidores.
Professora Raquel Tinoco 44

22

Direitos Coletivos: constituem direitos transindividuais, ou seja, que ultrapassam a esfera de um nico indivduo, ou seja, de pessoas ligadas por uma relao jurdica base entre si ou com a parte contrria, sendo seus sujeitos indeterminados, porm determinveis. H tambm a indivisibilidade do direito, pois no possvel conceber tratamento diferenciado aos diversos interessados coletivamente, desde que ligados pela mesma relao jurdica. Como exemplo, citem-se os direitos de determinadas categorias sindicais que podem, inclusive, agir por meio de seus sindicatos. Direitos Difusos: constituem direitos transindividuais, ou seja, que ultrapassam a esfera de um nico indivduo, caracterizados principalmente por sua indivisibilidade, onde a satisfao do direito deve atingir a uma coletividade indeterminada, porm, ligada por uma circunstncia de fato. Por exemplo, o direito a respirar um ar puro, a um meio ambiente equilibrado, qualidade de vida, entre outros que pertenam massa de indivduos e cujos prejuzos de uma eventual reparao de dano no podem ser individualmente calculados.
Professora Raquel Tinoco 45

Direitos individuais homogneos: so aqueles que dizem respeito a pessoas que, ainda que indeterminadas num primeiro momento, podero ser determinadas no futuro, e cujos direitos so ligadas por um evento de origem comum. Exemplo: devoluo de valores cobrados em excesso na proporo do que foi pago por cada um dentro daquele grupo. Constituem subespcie de direitos coletivos. Logo, cabe destacar que a defesa de direitos meramente individuais, disponveis e no-homogneos, assim entendidos aqueles que no ultrapassam a esfera de interesse do prprio titular, dever ser exercida pelo prprio consumidor por intermdio de advogado ou, no possuindo condies financeiras, por intermdio da Defensoria Pblica, ou, ainda, por outros rgos pblicos e privados voltados para a defesa do consumidor, como, por exemplo, o PROCON.

Professora Raquel Tinoco

46

23

42. Gabarito A A. LC 106/03 - Art. 43 - Alm de outras funes cometidas nas Constituies Federal e Estadual, nesta e demais leis, compete aos Promotores de Justia, dentro de sua esfera de atribuies: I - impetrar habeas-corpus e mandado de segurana e oferecer reclamao, inclusive perante os Tribunais competentes. B. LC 106/03 - Art. 17 - Compete ao Colgio de Procuradores de Justia, na sua composio plena: (...) III - eleger o Corregedor-Geral do Ministrio Pblico. C. LC 106/03 - Art. 11 - Compete ao Procurador-Geral de Justia: (...) XVI dirimir conflitos de atribuies, determinando quem deva oficiar no feito. D. LC 106/03 - Art. 16 - O Colgio de Procuradores de Justia, rgo de Administrao Superior e de Execuo do Ministrio Pblico, integrado por todos os Procuradores de Justia em exerccio e presidido pelo Procurador Geral de Justia.
Professora Raquel Tinoco 47

E. LC 106/03 - Art. 22 - Ao Conselho Superior do Ministrio Pblico compete: (...) VIII -aprovar o quadro geral de antiguidade do Ministrio Pblico e decidir reclamaes a respeito.
43. Gabarito B LC 106/03 - Art. 40 - Compete ao Colgio de Procuradores de Justia, atravs de seu rgo Especial, rever, na forma que dispuser o seu Regimento Interno, mediante requerimento de legtimo interessado, deciso de arquivamento de Inqurito Policial ou peas de informao determinada pelo Procurador-Geral de Justia, nos casos de sua atribuio originria.

Professora Raquel Tinoco

48

24

44. Gabarito E A. Pode. LC 106/03 - Art. 35, I, a B. Pode. LC 106/03 - Art. 35, I, a

C. Pode. LC 106/03 - Art. 35, I, b


D. Pode. LC 106/03 - Art. 35, I, b E. No pode. Art. 5, LXI da CF: ningum ser preso seno em flagrante delito ou por ordem escrita e fundamentada de autoridade judiciria competente (...) Logo, o promotor pode representar ao Juiz pela priso preventiva ou temporria.
Professora Raquel Tinoco 49

45. Gabarito C LC 106/03 - Art. 79 - Os membros do Ministrio Pblico esto sujeitos a regime jurdico especial e tm as seguintes garantias: I - vitaliciedade, aps 2 (dois) anos de efetivo exerccio(....) no podendo perder o cargo seno por sentena judicial proferida em ao civil prpria e transitada em julgado;

II - inamovibilidade, salvo por motivo de interesse pblico, mediante deciso do Conselho Superior do Ministrio Pblico, por voto de 2/3 (dois teros) de seus membros, assegurada ampla defesa;
Obs. CF, Art. 128, 5 , b maioria absoluta.

III - irredutibilidade de vencimentos e vantagens, observado, quanto remunerao, o disposto na Constituio da Repblica e nesta Lei.
Obs. CF, Art. 128, 5 , c irredutibilidade de subsdio.
Professora Raquel Tinoco 50

25

46. Gabarito E CF. Art. 128, 5 - LEIS COMPLEMENTARES da Unio e dos Estados, cuja iniciativa facultada aos respectivos Procuradores-Gerais, ESTABELECERO A ORGANIZAO, AS ATRIBUIES E O ESTATUTO DE CADA MINISTRIO PBLICO, observadas, relativamente a seus membros: (...) I - as seguintes garantias: (...) b) inamovibilidade, salvo por motivo de interesse pblico, mediante deciso do rgo colegiado competente do Ministrio Pblico, pelo voto da MAIORIA ABSOLUTA de seus membros, assegurada ampla defesa; (nova redao dada pela EC 45) Art. 79 da LOMPERJ: Os membros do Ministrio Pblico esto sujeitos a regime jurdico especial e tm as seguintes garantias: (...) II inamovibilidade, salvo por motivo de interesse pblico, mediante deciso do Conselho Superior do Ministrio Pblico, por voto de 2/3 (dois teros) de seus membros, assegurada ampla defesa.
Professora Raquel Tinoco 51

47. Gabarito B LC 106/03 - Art. 134 - A demisso do cargo ser aplicada: I - ao membro vitalcio do Ministrio Pblico, mediante ao civil prpria, nos casos de: a) prtica de crime incompatvel com o exerccio do cargo, aps deciso judicial condenatria transitada em julgado; b) exerccio da advocacia; c) abandono do cargo por prazo superior a 30 (trinta) dias corridos; d) prtica de improbidade administrativa;

Professora Raquel Tinoco

52

26

48. Gabarito E LC 106/03 - Art. 81 - Constituem prerrogativas dos membros do Ministrio Pblico, alm de outras previstas nas Constituies Federal e Estadual, nesta e em outras leis: (...) V - ser processado e julgado originariamente pelo Tribunal de Justia deste Estado, nos crimes comuns e de responsabilidade, ressalvada a competncia da Justia Eleitoral.

Professora Raquel Tinoco

53

49. Gabarito C A. LC 106/03 - Art. 100 - Ao membro do Ministrio Pblico, aps o vitaliciamento, poder conceder-se, a critrio do Procurador-Geral de Justia e pelo prazo de 1 (um) ano, prorrogvel uma s vez por igual perodo, licena sem vencimentos e vantagens para tratar de interesses particulares. B. LC 106/03 - Art. 101 - Ser concedida ao membro do Ministrio Pblico licena, sem vencimentos e vantagens, para acompanhar o cnjuge ou companheiro investido em mandato para o Congresso Nacional ou mandado servir fora do Estado, se servidor pblico civil ou militar. C. LC 106/03 - Art. 95 D. LC 106/03 - Art. 96 E. LC 106/03 - Art. 97 - Observadas as condies do art. 95, dar-se- licena gestante por at 4 (quatro) meses, prorrogveis, em caso de aleitamento materno, por mais 2 (dois) meses.
Professora Raquel Tinoco 54

27

50. Gabarito D LC 106/03 - Art. 82 - Constituem prerrogativas dos membros do Ministrio Pblico, no exerccio de suas funes, alm de outras previstas nas Constituies Federal e Estadual, nesta e em outras leis: (...) III receber intimao pessoal em qualquer processo ou procedimento, atravs da entrega dos autos com vista ao membro do Ministrio Pblico com atribuio.

Professora Raquel Tinoco

55

28

Das könnte Ihnen auch gefallen