Sie sind auf Seite 1von 43

A Leitz Ferramentas para Madeira Ltda.

Agradece a presena de todos

Ao longo dos 134 anos o nome Leitz veio a ser uma sntese no mundo inteiro para produtos de ponta e de servios ao cliente da indstria de ferramentas. Em 1876 Albert Leitz fundou em Oberkochen no sul da Alemanha, uma oficina para puas manuais e ferros de plaina. Aps a virada do sculo a empresa j podia oferecer ao cliente um largo espectro de ferramentas de mquinas para a transformao de madeira. Muito cedo a Leitz iniciou a exportao de seus produtos. Com o surgimento de placas de aglomerado de madeira e de fibra, de material composto de madeira e de plstico, na segunda metade do sculo 20, a Leitz ampliou consideravelmente o seu programa de produo. Foram adotados novos materiais de corte como o metal duro, e mais tarde o diamante. A Leitz fundou filiais de produo, vendas e servios em todo o mundo para estar sempre ao lado do cliente.

Leitz
Association

Leitz Group

LMT Group

35 Paises

Leitz Group. WIGO: Ferramentas de Preciso para Plsticos e material de Isolao. WITOX: Ferramentas para Madeira e Plstico. H.O Schumacher: Serras Circulares e Facas Planas para Madeira e Plstico. KWO: Ferramentas de Preciso de Corte e Furao. ITP: Companhia Logstica de distribuio de Ferramentas

LMT Group. FETTE: Ferramentas giratrias High-speed. FETTE COMPACTING: Maquinas para compactao (industria Farmacutica e Metalrgica) BOHLERIT: Produtos de Carbeto de Tungstnio Sinterizado. KIENINGER: Ferramentas de HW, PKD e CBN. ONSRUD CUTTER: Ferramentas High-speed para Madeira, Plsticos , Materiais Compostos e Metais no ferrosos. BILZ: Solues para fixao de ferramentas. BELIN.Y: Ferramentas em HW, PKD e CBN.

Exclusividades Leitz

Consulta On Line (Eur) TOOL CONTROL Ferramentas Inteligentes LEXICON

Exclusividades Leitz - TIM

Ns Moldamos o Futuro
Leitz Association Representada em mais de 96 paises So 33 Fabricas espalhadas pelo mundo e mais de 270 postos de Servio. Em torno de 7000 funcionrios Vendas anuais em cerca de $ 730.000.000,00 www.leitz.org - www.leitz.com.br

Introduo sobre Materiais de Corte


Devido a necessidade do aumento de produo no setor madeireiro, ao longo de dcadas vem-se desenvolvendo cada vez mais os materiais para ferramentas de corte, visando Maior Qualidade, Menor custo, Maior rentabilidade, Maior produtividade e facilidade de operao (set up rpido, simplicidade de prmontagem, resistncia, etc.) Neste campo, encontramos vrios tipos de material para fabricao de ferramentas cortantes para Madeira, como: HSS = Ao Rpido, atualmente utilizado em algumas ferramentas para Madeira Macia com partes duras, como PINUS por exemplo.(F.W Taylor em 1900) HW = Metal Duro, neste existem varias escalas de dureza para o determinado tipo de Madeira a ser trabalhada (K01, K10, K20, K30, K40) onde a medida que a escala aumenta, diminui a sua dureza.(Krupp em 1927). HWF e HW UF= Metal Duro Micro gro e Ultra fino, recentemente desenvolvido, chegando a durezas prximas ao Diamante sinttico. PCD = Diamante Policristalino (Sinttico) = Utilizado atualmente para ferramentas de trabalho contnuo, principalmente em LDF, MDF e HDF MCD = Diamante Monocristalino = Utilizado em MDF e HDF em Metais no ferrosos principalmente o Alumnio.

Fios agudos do superfcies de alta qualidade. Materiais de corte resistentes ao desgaste proporcionam grande durao. A adequada seleo de materiais de corte e uma boa afiao, garantem a alta rentabilidade das Ferramentas e baixo custo de manuteno.

Dtil ( maior dureza e resistncia abraso

Geometria Angular de Corte x Material de Corte

Tenacidade (resistncia flexo)

MKD

PKD

HW

HW-F

ST

HS

0 .. .9

=8

=6

. 0 4

5 .. .7

5 . .5

. .. 5

50
= 3

.4 .. 5

leitz 97028-00

Principais Evolues Novos Materiais de corte

HW Normal

HW Micro Gro

HW Ultra Fino

PCD ou PKD

MCD ou MKD

Principais Evolues Novos Materiais de corte


Metal Duro Micro Gro: Com o aumento de demanda por ferramentas com sua durabilidade maior, desenvolveu-se o HW F ou Micro Gro, que devido a sua estrutura mais densa e compacta, atinge nveis superiores de rendimento relativo ao HW anterior. (J est em desenvolvimento o HW Ultra fino, que estreita a distancia entre o HW-F do PCD) Diamante Sinttico Monocristalino (MKD ou MCD): Aps o surgimento do PCD (Policristaline Diamond), para a usinagem contnua de materiais homogneos em larga escala e velocidade, a indstria viu-se satisfeita com seu potencial, porm ao passar dos anos, novos tipos de combinaes na fabricao dos materiais (Ex: Chapas de 50% Pinus + 50% Eucalipto, ou 100% Eucalipto) onde foi necessrio a busca por novas tecnologias de corte, a exemplo o MKD ou MCD, que j vem sendo utilizado em larga escala na Europa, principalmente na industria de Piso Laminado. Seu mtodo de Afiao a lapidao, diferente do PCD que geralmente afiado atravs de Eletro Eroso, apesar de j existir maquinas a rebolos abrasivos para PCD.

Micrografia de PCD

Aresta de corte de diamante aps uso

Situao critica para o PCD Excesso de sujeira

Utilizaes de Ferramentas DIAMANTE

Dente Afiado

A principal causa do desgaste de uma fresa em Diamante na produo de pisos laminados, devido ao Overlay, uma camada protetora a abraso composta por fibras (Papel) e ALO (xido de Alumnio) onde este por seu alto poder de abraso, faz BURACOS na rea atingida, como mostram as fotos ao lado. Dente aps 2 horas

Seqncia de Usinagem de Piso Laminado

Processo de Usinagem de Piso Laminado Sistema CLICK

Principais Vantagens do PCD


Alta produtividade, de 6 a 15 vezes mais resistente ao desgaste do que uma ferramenta em HM; Baixo nvel de set-up na produo; Alto nvel de preciso no corte, chegando a escala de 0,01mm de correo; No prejudica o conjunto Eixo/Motor, por trabalhar em regime de balanceamento na escala G2,5 a 6000rpm ou mais e elimina folga entre Eixo/Ferramenta atravs das buchas Hidro; Desenvolvido para madeiras reconstitudas e Alumnio (Aglomerado / LDF / MDF / HDF / Alumnio)

Melhoria Contnua
Uma inovao no setor de ferramentas DIAMANTE so as ferramentas com DFC (Dust Flow Control) Controle de Fluxo de Cavacos, que nada mais do que um canal de sada de cavacos controlada a fim de evitar o desgaste prematuro do corpo da ferramenta.

Sistema DFC Leitz

Principais Evolues Sistema Hidrulico Fechado de fixao

Motor

Bucha Hydro

Fresa DIA

Principais Evolues Sistema Hidrulico Aberto de fixao


Liberao da Graxa

A Bucha montada na ferramenta antes da sua usinagem, de modo que oferea a mxima preciso em trabalho. acionada atravs da colocao de graxa por uma engraxadeira e para sua abertura liberada a graxa por uma abertura.

Acionamento (colocando Graxa)

Principais Evolues Sistema Trmico de Fixao


Trata-se de um sistema de aquecimento por induo controlada da bucha de fixao da ferramenta na maquina (CNC). A bucha aquecida a determinada temperatura e a ferramenta colocada em seu interior (Automaticamente). Aps a colocao a maquina aciona o sistema de refrigerao para uma rapida contrao da bucha. Sua preciso entre Eixo e Furo 0,00mm Este sistema esta disponvel tambm para a

Metal Mecnica.

Captulo Especial Serras Circulares em HW e PKD

Dados Importantes de uma Serra Circular


* Dimetro Serra; * N de Dentes; * Qualidade da pastilha ( HW / DIA); * Dimetro da Flange; * Espessura de Corte; * Espessura da Chapa; * Tipo de Afiao; * Dimetro do furo ( Rasgo de chaveta); * Furao Suplementar; * Rotao; * Avano da Pea; * Sentido de Giro; * Altura de Corte; * Material a ser Trabalhado; * Mquina; * Sentido de Corte ( Topo / Longitudinal);

Tipos de Afiao
Dente reto -corte bruto/desdobrar ou seccionar Unilateral - usado c/ riscador ou p/ coladeira de borda Unilateral c/ chanfro usado no destopo de fitas de borda Dente trapezoidal Painel laminado nas duas faces Cnico como incisor p/ no lascar o revest. da chapa. Pode ser neg Ponteagudo - ideal p/ corte de chapas c/ ou s/ revest., pacotes ou no Dente cncavo corte universal de fino acabamento Acabamento fino excelente p/ cortes de chapas c/ ou s/ revestimento Dente alternado corte de fino acabamento Dente alternado chanfrado corte de acrlico
Dente reto trapezoidal corte bom,em (chapas s/ ou Reto/Pontiagudo corte de chapas c/pacotesrevestimento,c/ revest.) ou s/ em pacotes ou no, para maior acabamento, porm difcil de afiar. Pontiagudo/Cncavo painis folhados e laminados nas duas faces. Trapezoidal/Cncavo cortes de chapas c/ ou s/ revestimento, para maior acabamento, porm difcil de afiar. Cnico/Alternado incisor para no lascar o revestimento da chapa, tambm pode ser negativo. Reto Chanfrado corte em pacotes (chapas s/ ou c/ revest.)

Fatores importantes
Com a diversificao dos materiais, fez-se necessrio o desenvolvimento de ferramentas especificas para cada tipo de trabalho e material. Atualmente h uma vasta gama de tipos de serras circulares, suprindo todos os campos de uso dentro da industria moveleira e madeireira, a fim de proporcionar um alto rendimento e uma boa qualidade aos materiais trabalhados. Alguns fatores so primordiais na escolha destas ferramentas e sua utilizao tambm deve estar de acordo com as normas estabelecidas. Citaremos alguns pontos que devem ser observados quando da utilizao das serras, visando manter suas caractersticas e o maior aproveitamento.

Fatores importantes
Dimetro () da Flange: Para que a serra circular trabalhe corretamente, devemos sempre observar o da Flange, que no deve ser inferior a / do dimetro da serra.
Exemplo: Se a serra tem um de 250 mm, seu flange no deve ser de menor do que 80 mm, observa-se qual a espessura do material a ser cortado A principal conseqncia de uma flange menor do que o recomendado, a vibrao e toro do disco da serra, causando um mal acabamento no material e as vezes inutilizando a serra.

Fatores importantes

* A serra, sempre deve ultrapassar o material a ser cortado entre 10 - 15mm ou no mnimo a altura da pastilha, para garantir durabilidade e bom acabamento.

Presso de corte

Mesa
Pelo ngulo de ataque positivo, o material fica pressionado contra a mesa.

Fatores importantes
* Quando a serra NEGATIVA (ngulo de ataque negativo em relao ao eixo radial da serra), tambm deve-se respeitar uma altura mnima.

Mesa

Pelo ngulo de ataque negativo, o material fica pressionado contra a mesa.

Presso de corte

Fatores importantes
Outro ponto importantssimo a ser observado, tem como foco o conjunto Serras e Riscadores, onde este ultimo tem apenas a finalidade de fazer o canal onde a serra percorrer cortando o material. Sua afiao lateral em ngulo, faz um canal cnico, que permite que a serra trabalhe somente na camada interna do material, no afetando o acabamento das arestas do material. A profundidade mxima de trabalho de um riscador, deve estar entre 0,2 a 1,0 mm no mximo, variando de marca e ngulo de cone.

Serras Mltiplas

Estabilizador interno

Estabilizador externo

Serras Mltiplas
Desdobrar a madeira seca ou mida, significa dividir a madeira em vrias partes, no sentido longitudinal e transversal.

As mquinas podem utilizar somente uma serra por vez (serra circular de mesa) como vrias serras em um mesmo eixo, separadas por anis, podendo a mquina ser composta de um eixo superior ou inferior como tambm ambos. Essas serras so geralmente empregadas em moldureiras, mquinas com serras mltiplas, no corte de costaneiras e destopadeiras.
Retorna

Serras Mltiplas
Sistema para corte de lamelas (Piso) Conjunto de Serras acopladas a uma bucha, com espessuras de corte de 1,8mm (Melhor aproveitamento da madeira)

Brocas em HW
Brocas No Passantes HW Brocas Passantes HW

Brocas para ferragens HW

Brocas para ferragens HW

Brocas Passantes macias HW

Heliplan
Aplicao Para superfcies pr-planas e superfcies planas de 4 lados, recomendados para o eixo horizontal inferior da primeira face e os eixos laterais. Mquina Plaina mecnica 4 faces e moldureiras. Materiais Madeira mole e dura. Benefcios Mnimo de lascas. Reduo de rudo (at 10 dB(A)). Mesma distribuio da presso de corte e reduo na presso da alimentao.

Faca Wepla

Facas montadas na periferia

Heliplan e Variplan em Trabalho (Filmagem com cmera ultra rpida)

Cabeote Ranhurado para facas Perfiladas

Para fazer perfis em mquinas moldureiras. Facas em ao rpido (HS) e metal duro (HW).

Aplicao Para fresar perfis. Mquina Moldureiras. Materiais Madeiras moles e duras, materiais aglomerados e de fibras. Benefcios Dimetro constante por lminas reajustveis ranhuradas de alta preciso. Alta preciso de concentricidade, trabalho tranqilo por centragem sem folga devido as ranhuras. Facas reajustveis com 4 ranhuras de regulagem para adaptao do dimetro durante a afiao.

Fresa Superior Helicoidal HW e PKD (Router)

Aplicao Para pr-fresar com alto rendimento de triturao e qualidade de desbaste. Mquina Tupia Superior com ou sem CNC (Centro de Usinagem) Materiais Chapas de aglomerado e MDF (ou materiais de fibras), revestidos de papel com menos de 50g/m2 u.

Usinagem CNC

Usinagem Postforming

Usinagem Postforming

A Leitz Ferramentas para Madeira agradece a ateno de todos.

Fabio Valrio dos Santos

Das könnte Ihnen auch gefallen