Sie sind auf Seite 1von 11

20 QUESTES DE DIREITO PREVIDENCIRIO elaboradas e COMENTADAS PELA PROFESSORA KARINA JAQUES, da Academia do Concurso - Inspiradas na banca FCC

01. Dentre as proposies que se seguem, assinale a correta: I - O pescador artesanal, que exera a atividade de forma artesanal, individualmente ou em regime de economia familiar, segurado especial. II - A contribuio obrigatria do pescador profissional, que exera a atividade de forma artesanal, incide sobre a receita bruta proveniente da comercializao da sua produo. III - E devido pelo INSS ao pescador profissional, que exera a atividade de forma artesanal, o seguro desemprego, no perodo defeso de atividade pesqueira. IV - segurado especial o filho de 14 (quatorze) anos, que prove trabalhar em regime de economia familiar. a) todos os enunciados I, II, III e IV esto corretos. b) apenas os enunciados I e II esto corretos. c) apenas os enunciados II, HI e IV esto corretos. d) todos os enunciados I, II, III e IV esto incorretos.

02. Dentre as proposies que se seguem, assinale a INCORRETA: a) O auxlio-acidente, quando devido, ser pago mesmo que o beneficirio volte a trabalhar. b) vedado pela lei previdenciria, ao segurado que recebe o auxilio-acidente, a percepo de remunerao decorrente de nova relao de emprego. c) O auxlio-acidente corresponde a 50% (cinquenta por cento) do salrio de benefcio e pode ser inferior ao salrio-mnimo. d) O trabalhador avulso, que presta servios de natureza urbana a duas ou mais empresas, sem vnculo empregatcio, tem direito ao auxlio-acidente.

03. Dentre as proposies que se seguem, assinale a correta: Entende-se como famlia do idoso ou da pessoa portadora de deficincia, para efeito de apurao da renda familiar mensal "per capita". a) a filha divorciada; a neta e o marido dela; os avs; e a sobrinha de irmo falecido, residentes sob o mesmo teto. b) o companheiro da filha; os tios; os sobrinhos, residentes sob o mesmo teto. c) a filha e o marido dela; os netos; residentes sob o mesmo teto. d) os pais; o cnjuge, os filhos do casal menores, residentes sob o mesmo teto.

04. Dentre as proposies que se seguem, assinale a correta. I - Sendo vrios os pensionistas, a morte de qualquer deles extingue a respectiva parte e reduz o valor do beneficio. II - A concesso da penso por morte no depende de comprovao de dependncia econmica.

III - A morte do filho menor de 21 anos, pensionista, autoriza a reverso da penso por morte aos pais do segurado, referidos na classe subsequente do rol de dependentes. IV - A concluso do ensino mdio de dependente invlido extingue a sua parte na penso por morte. a) todos os enunciados I, II, III e IV esto corretos. b) apenas os enunciados II, III e IV esto corretos. c) apenas os enunciados I, III e IV esto corretos. d) todos os enunciados I, II, III e IV esto incorretos.

05. Dentre as proposies que se seguem, assinale a correta: I - O tempo de contribuio como segurado facultativo, para contagem das contribuies mnimas para aposentadoria por idade, contado mesmo que anterior a perda da qualidade de segurado, II A renda mensal do auxlio-doena consiste em 90% do salrio de benefcio. III - A renda mensal inicial do salrio-maternidade da segurada empregada no est sujeita ao limite mximo do salrio de contribuio. IV - Admitida a incapacidade laborativa temporria, pode ser reconhecida apenas relativamente a uma das atividades concomitantes, mas delas ser afastado o segurado se exercer a mesma profisso. a) todos os enunciados I, II, III e IV esto incorretos. b) apenas os enunciados I, III e IV esto corretos. c) apenas os enunciados I, II, e III esto incorretos. d) todos os enunciados I, II, III e IV esto corretos. 06. Compete ao Poder Pblico, nos termos da lei, organizar a seguridade social com base nos seguintes objetivos, EXCETO: a) Uniformidade e equivalncia dos benefcios e servios s populaes urbanas e rurais. b) Seletividade e distributividade na prestao dos benefcios e servios. c) Irredutibilidade do valor dos benefcios. d) Equidade na forma de participao no custeio. e) Carter democrtico e descentralizado da administrao, mediante gesto tripartite, com participao dos trabalhadores, dos empregadores e do Governo nos rgos colegiados.

07. Assinalar a alternativa correta. Geraldo, que no possui familiares conhecidos, ingressa com requerimento de concesso de aposentadoria por invalidez, pois se encontra impossibilitado de desenvolver sua atividade profissional (carpinteiro) e no tem condies de aprender novo ofcio; est com artrose lombar degenerativa, em grau avanado, e tem setenta anos de idade; tendo sempre trabalhado como autnomo, mas jamais recolhendo contribuies previdencirias. a) Geraldo tem direito postulada aposentadoria por invalidez. b) Geraldo tem direito ao benefcio assistencial. c) Geraldo teria direito ao benefcio assistencial, mas como o pedido expresso de aposentadoria por invalidez, nenhum benefcio receber. d) Geraldo tem direito renda mensal vitalcia.

08. caso de cancelamento do benefcio previdencirio, EXCETO: a) A continuidade do exerccio de trabalho ou atividade que sujeite o segurado beneficirio de aposentadoria especial a condies nocivas sade ou integridade fsica. b) O reaparecimento do segurado considerado falecido por deciso judicial que havia declarado morte presumida ensejadora do pagamento de penso provisria aos dependentes. c) A conduta do segurado beneficirio de aposentadoria por idade que no se apresenta para a realizao de exame mdico-pericial peridico a cargo do INSS. d) O retorno ao trabalho de segurado aposentado por invalidez. e) A constatao, pelo INSS, de concesso ou manuteno irregular ou indevida de benefcio previdencirio.

09. De acordo com a legislao previdenciria vigente, so benefcios do Regime Geral de Previdncia Social: a) Aposentadoria por Idade, Aposentadoria por Invalidez, Aposentadoria por Tempo de Contribuio e Abono de Permanncia. b) Auxlio-Acidente, Auxlio-Doena, Auxlio-Recluso e Auxlio-Natalidade. c) Salrio-Famlia, Salrio-Maternidade, Penso por Morte e Aposentadoria Especial. d) Aposentadoria por Idade, Aposentadoria por Tempo de Contribuio, Aposentadoria Especial e Auxlio-Funeral. e) Aposentadoria por Idade, Aposentadoria Especial, Renda Mensal Vitalcia e Benefcio Assistencial ao Idoso e ao Deficiente - LOAS.

10. A qualidade de segurado mantida, independentemente de contribuies: a) At 24 (vinte e quatro) meses aps a cessao das contribuies, para o segurado que deixar de exercer atividade remunerada abrangida pela Previdncia Social ou estiver suspenso ou licenciado sem remunerao. b) At 12 (doze) meses aps cessar a segregao, para o segurado acometido de doena de segregao compulsria. c) At 6 (seis) meses aps o livramento, para o segurado retido ou recluso. d) At 6 (seis) meses aps o licenciamento, para o segurado incorporado s Foras Armadas para prestar servio militar. e) At 3 (trs) meses aps a cessao das contribuies, para o segurado facultativo.

11. Como regra geral, independe de carncia a concesso dos seguintes benefcios, EXCETO: a) Salrio-maternidade para a segurada empregada domstica. b) Penso por morte. c) Auxlio-acidente. d) Salrio-maternidade para a segurada trabalhadora avulsa. e) Aposentadoria por invalidez de qualquer natureza.

12. Analise as proposies abaixo: a) O valor da aposentadoria por invalidez do segurado que necessitar da assistncia permanente de outra pessoa ser acrescido de 25% (vinte e cinco por cento), exceto quando o valor da aposentadoria atingir o limite mximo legal. b) O servidor pblico federal ocupante de cargo em comisso que no pertena aos quadros efetivos da entidade pblica sujeita-se ao Regime Geral da Previdncia Social em condio idntica de empregado. c) O auxlio-acidente ser concedido, como indenizao, ao segurado, quando, aps consolidao das leses decorrentes exclusivamente de acidente de trabalho, resultarem seqelas que impliquem reduo da capacidade para o trabalho que habitualmente exercia. d) O aposentado por invalidez ou por idade no ter direito ao salrio-famlia. e) A imunidade que a Constituio Federal empresta aos templos de qualquer culto inviabiliza que ministros de confisso religiosa sejam em razo dessa mesma condio contribuintes da Previdncia Social.

13. Ao se conceder o benefcio assistencial da renda vitalcia ao idoso ou ao deficiente sem meios de subsistncia estar sendo aplicado, especificamente, o princpio da: a) Equidade na forma de participao no custeio. b) Universalidade do atendimento. c) Universalidade da cobertura. d) Distributividade na prestao dos benefcios e servios. e) Diversidade da base de financiamento.

14. De acordo com a Lei n 8.213/91, os membros do Conselho Nacional de Previdncia Social - CNPS e seus respectivos suplentes sero nomeados pelo: a) Presidente da Repblica, tendo os representantes titulares da sociedade civil mandato de trs anos, podendo ser reconduzidos, de imediato, uma nica vez. b) Presidente da Repblica, tendo os representantes titulares da sociedade civil mandato de dois anos, sendo vedada a reconduo. c) Presidente da Repblica, tendo os representantes titulares da sociedade civil mandato de quatro anos, podendo ser reconduzidos, de imediato, uma nica vez. d) Presidente do Congresso Nacional, tendo os representantes titulares da sociedade civil mandato de trs anos, sendo vedada a reconduo. e) Presidente da Repblica, tendo os representantes titulares da sociedade civil mandato de dois anos, podendo ser reconduzidos, de imediato, uma nica vez.

15. Dadas as assertivas abaixo, assinalar a alternativa correta. a) Trabalhador eventual aquele que presta servios a uma empresa para atender a necessidade transitria de substituio de seu pessoal regular e permanente ou o acrscimo extraordinrio de servio por perodo no superior a trs meses.

b) Se a segurada da Previdncia Social adotar recm-nascido, no poder pleitear auxlio natalidade, pois que, na hiptese, o evento foi previsvel, no se tratando de exposio a risco eventual atuarialmente considervel. c) possvel que detenha a pessoa fsica condio de segurado obrigatrio, mesmo que a prestao laboral se d no exterior, quando a contratao tenha ocorrido no territrio nacional. d) Entre o trabalhador em alvarenga (embarcao utilizada para carga e descarga de navios) e o ensacador de cacau no existe diferena de tratamento previdencirio, pois que so trabalhadores avulsos e contribuem com 11% de seu salrio de contribuio. e) O direito previdencirio brasileiro no alberga penso por morte presumida, razo pela qual o requerimento do benefcio pautado nesta motivao dever ser indeferido de plano.

16. Sobre a relao previdenciria, aponte a alternativa INCORRETA: a) filiao o vnculo que se estabelece entre pessoas que contribuem para a previdncia social e esta, do qual decorrem direitos e obrigaes; b) considera-se inscrio de segurado para os efeitos da previdncia social o ato pelo qual o segurado cadastrado no Regime Geral de Previdncia Social; c) presentes os pressupostos da filiao, admite-se a inscrio do segurado especial; d) para os segurados obrigatrios, a filiao previdncia social decorre da inscrio formalizada com o pagamento da primeira contribuio. e) a inscrio do segurado ao Regime Geral da Previdncia no exige limite mximo de idade.

17. Sobre o salrio-famlia CORRETO afirmar: a) o salrio-famlia devido ao segurado empregado, inclusive o domstico; b) salrio-famlia ser devido, mensalmente, ao segurado empregado, exceto ao domstico, aps decorrido o perodo de carncia fixado em lei; c) o salrio-famlia calculado com base no salrio-de-benefcio; d) salrio-famlia do trabalhador avulso depende do nmero de dias trabalhados no ms, devendo o seu pagamento ser proporcional aos dias trabalhados; e) quando o pai e a me, no divorciados, so segurados empregados ou trabalhadores avulsos, ambos tm direito ao salrio famlia.

18. De acordo com o Regime Geral de Previdncia Social, a penso por morte do segurado, devida ao cnjuge ou companheiro suprstite: a) cessa o pagamento do benefcio em relao ao cnjuge ou convivente que contrair npcias ou constituir nova unio estvel; b) no cessa o pagamento do benefcio em relao ao cnjuge ou convivente que contrair npcias ou constituir nova unio estvel, sendo permitido o recebimento de mais de uma penso deixada por cnjuge/companheiro; c) cessa o pagamento do benefcio sempre que o pensionista tornar-se economicamente independente; d) cessa o pagamento do benefcio com a morte do pensionista;

e) cessa o pagamento do benefcio em relao ao cnjuge ou convivente que contrair npcias, constituir nova unio estvel ou falecer, no sendo possvel, o recebimento conjunto da penso com qualquer outro benefcio previdencirio.

19. Segundo a legislao previdenciria, deve contribuir obrigatoriamente na qualidade de "segurado-empregado": I - o diretor empregado que seja promovido para cargo de direo de sociedade annima, mantendo as caractersticas inerentes relao de trabalho? II - o trabalhador contratado em tempo certo, por empresa de trabalho temporrio? III - aquele que presta servios de natureza contnua, mediante remunerao, pessoa, famlia ou entidade familiar, no mbito residencial desta, em atividade sem fins lucrativos? IV Msico profissional contratado por Congregao Religiosa para organizar o Ministrio da Msica, organizando os eventos de msica, regendo o coral, entre outras atividades. V Me de famlia que cuida da casa e da famlia e retira do oramento domstico o valor mnimo exigido para contribuio com o intuito de garantir-se de possvel risco social. a) Sim, sim, sim, sim, sim. b) Sim, no, no, no, no c) Sim, no, sim, no, no. d) Sim, sim, no, sim, no e) No, no, no, sim, sim.

20. Sobre os dependentes dos segurados do Regime Geral de Previdncia Social, INCORRETO afirmar que a) O enteado e o menor tutelado equiparam-se ao filho mediante declarao do segurado e desde que comprovada a dependncia econmica. b) Considera-se companheira(o) a pessoa que, sem ser casada, mantm unio estvel com o segurado(a). c) o irmo no emancipado, de qualquer condio, menor de 21 (vinte e um) anos ou invlido, considerado dependente do segurado do Regime Geral de Previdncia Social. d) No necessria a verificao de dependncia econmica em relao aos dependentes enquadrados na classe I, pois ocorre a presuno legal da dependncia econmica. e) o filho menor, de qualquer condio, no emancipado, invlido ou at os 18 (dezoito anos) anos, dependente do segurado do Regime Geral de Previdncia Social.

GABARITO:

1. Comentrios: A lei define o segurado especial e inclui nesta categoria o pescador artesanal que exera a atividade individualmente ou em regime de economia familiar e para facilitar a sua incluso no RGPS exige contribuio de 2,1% sobre a comercializao da produo, valendo para todo o grupo familiar, a partir de 16 anos, desde que comprovadamente trabalhe na atividade rural. Desta forma a contribuio do

segurado especial s ocorrer se houver a comercializao da produo e os membros da famlia, cumpridas as exigncias legais, fazem jus aos benefcios, entretanto o seguro desemprego no est entre os benefcios previdencirios. Gabarito: alternativa correta: B.
2.

Comentrios: O auxlio-acidente benefcio previdencirio de natureza indenizatria e ser pago quando o segurado apresentar seqelas decorrentes de acidente de qualquer natureza e que diminuam sua capacidade laborativa habitual, sendo pago no percentual de 50% do salrio de benefcio para o segurado empregado, trabalhador avulso e segurado especial. O auxlio-acidente no impede que o segurado volte a trabalhar e receber remunerao, s sendo extinto com a aposentadoria do segurado. Gabarito: alternativa B.

3. Comentrios: A LOAS (Lei Orgnica da Assistncia Social) define quem so os membros da famlia, para verificar a renda familiar mensal per capita e assim conceder o benefcio assistencial de um salrio mnimo ao idoso ou ao portador de deficincia que no possa prover seu sustento ou de t-lo provido pela sua famlia. Gabarito: alternativa D.

4. Comentrios: A penso por morte dever ser rateada entre os dependentes da mesma classe, caso um deles morra, a sua parte ser rateada entre os restantes e quando o ltimo dependente perder esta qualidade o benefcio ser extinto, no sendo revertido em favor dos dependentes das classes inferiores. A dependncia econmica s presumida para os dependentes de primeira classe (filhos e cnjuge ou companheira). Gabarito: alternativa D.

5. Comentrios: Para a concesso de aposentadoria por idade, cuja carncia corresponde a 180 contribuies mensais, no necessrio que o segurado mantenha a condio de segurado, ou seja, ele pode ter contribudo alguns anos antes do momento em que atingiu a idade exigida. A renda mensal do auxilio-doena corresponde a 91% do salrio de contribuio. A renda mensal do salrio maternidade corresponde a remunerao da segurada, podendo inclusive exceder ao teto previdencirio. O segurado pode apresentar incapacidade laborativa temporria e fazer jus ao auxlio-doena. Se exercer outra atividade de natureza diversa, que no seja afetada pela incapacidade temporria, poder continuar trabalhando. Entretanto se a outra atividade exercida for da mesma natureza dever ser afastado das duas. Gabarito: alternativa B.

6. Comentrios: Questo muito comum nas provas de previdencirio. O tema princpios e objetivos da Seguridade Social e o erro da assertiva que a gesto quadripartite. Gabarito: alternativa E.

7. Comentrios: No caso acima, Geraldo nunca contribuiu para a Previdncia, no sendo segurado e tambm no dependente econmico de nenhum contribuinte, no podendo prover seu sustento ou de t-lo provido pela sua famlia. Apresenta-se ainda impossibilitado de trabalhar e idoso. Geraldo enquadra-se como beneficirio da Assistncia Social. Gabarito: alternativa B.

8. Comentrios: Se o segurado foi beneficiado com a aposentadoria especial, no poder voltar a exercer a atividade que ensejou o direito ao benefcio, sob pena de cancelamento do benefcio. Caso ocorra o retorno daquele no qual foi declarada morte presumida, seus dependentes deixam de receber o benefcio. O aposentado por invalidez que voltar ao trabalho no poder continuar recebendo o benefcio. Verificada pelo INSS a concesso indevida de benefcio ser cessado o pagamento. Entretanto o aposentado por idade no precisa fazer exame mdico pericial e por isso no h o cancelamento do benefcio motivado pela no realizao do referido exame, no qual inexistente exigncia legal. Gabarito: alternativa C.

9. Comentrios: Os benefcios previdencirios so: aposentadoria por invalidez, aposentadoria por idade, aposentadoria por tempo de contribuio, aposentadoria especial, auxlio-doena, salrio-famlia, salrio-maternidade, auxlio-acidente, penso por morte e auxlio-recluso, alm da reabilitao profissional. Questo fcil, mas recorrente em provas de concurso. Gabarito: alternativa C.

10. Comentrios: O segurado que deixar de contribuir manter sua qualidade de segurado por 12 meses, podendo haver prorrogao desta qualidade, preenchidos os requisitos da lei. J o segurado acometido de doena segregatria, fica durante 12 aps cessar a segregao na condio de segurado. Enquanto que o segurado recluso ou detido, aps o

livramento, continua por 12 meses na condio de segurado; segurado que retorna da licena para prestar servio militar s Foras Armadas manter sua qualidade de segurado por 3 meses e o segurado facultativo que deixar de contribuir continuar por 6 meses na condio de segurado. Gabarito: alternativa B.

11. Comentrios: O salrio maternidade exige carncia de 10 contribuies mensais, mas esta exigncia no atinge a empregada domstica, empregada e trabalhadora avulsa. A penso por morte e o auxlio-acidente no exigem carncia. J a aposentadoria por invalidez, em determinados casos, exige carncia de 12 contribuies mensais. Gabarito: alternativa E.

12. Comentrios: Quando o aposentado por invalidez necessitar permanentemente de auxilio de uma pessoa ter direito a um acrscimo de 25% sobre seu salrio de contribuio, mesmo que sua renda mensal de aposentadoria por invalidez (que de 100% do salrio de contribuio) j tenha atingido o limite do teto previdencirio. O servidor publico, ocupante de cargo comissionado e que no pertena aos quadros de servidores efetivos, ser considerado empregado para o RGPS (Regime Geral de Previdncia Social). Para a concesso do auxlio acidente no se exige que as seqelas sejam decorrentes exclusivamente de acidente de trabalho. O aposentado que tiver filhos ou dependentes menores de 14 anos e receber baixa renda ter direito ao salrio-famlia. O ministro de confisso religiosa so contribuintes individuais para o RGPS. Gabarito: alternativa B.

13. Comentrios: Importante estudar a LOAS e diferenciar os princpios assistenciais daqueles previstos na legislao previdenciria. Apesar de haver alguma relao entre elas, a previdncia e a assistncia atendem a pblicos diferentes. Esta atende aos necessitados, enquanto aquela atende aos contribuintes e seus dependentes econmicos. Gabarito: alternativa D.

14. Comentrios: A FCC ter 40 questes de Direito Previdencirio na prova do INSS e poder utiliz-las tambm com questes que fogem um pouco ao interesse do candidato, mas que esto no contedo programtico proposto pelo edital. Esta questo simples, mas requer estudo de toda a legislao, no s daquelas sobre benefcios ou custeio. Gabarito: alternativa E.

15. Comentrios: Trabalhador avulso aquele que presta servio a uma ou mais empresas, sem vnculo empregatcio, sempre intermediado pelo OGMO (rgo Gestor de Mo de Obra) e contribui com 8%, 9% ou 11% do seu salrio de contribuio. O RGPS ampara como empregado a pessoa fsica contratada no Brasil para prestar servio no exterior e a penso por morte presumida assegurada no direito previdencirio brasileiro, sendo extinto o benefcio aos dependentes, com o retorno do segurado. Gabarito: alternativa C.

16. Comentrios: A filiao o vnculo jurdico do segurado Previdncia e para os segurados obrigatrios decorre do exerccio de atividade remunerada, sendo automtico e compulsrio. A inscrio mera formalidade administrativa de registro nos cadastros da Previdncia, sendo obrigatria e devendo, dentro dos prazos legais, retroagir ao momento da filiao. Gabarito: alternativa D. 17. Comentrios: O salrio-famlia benefcio que no exige carncia e ser devido, mensalmente, ao empregado e ao trabalhador avulso que receberem baixa renda, conforme tabela vigente, e tiverem filhos ou dependentes menores de 14 anos. O salrio-famlia corresponde a um valor determinado por portaria interministerial, e no um percentual sobre o salrio de contribuio, e para o presente concurso a portaria vigente a 407/2011. O valor ser pago por cada filho ou dependente e sendo pais no divorciados, ambos recebem. Gabarito: alternativa E.

18. Comentrios: A dependente que recebe penso por morte do marido pode casar ou constituir unio estvel, pode trabalhar e receber remunerao, pode se aposentar em decorrncia de ter atingido os requisitos legais. S no poder receber duas penses por morte, podendo, no caso de falecimento do segundo marido, optar pela penso mais vantajosa. Com a morte da pensionista, se no houver outro dependente da mesma classe, cessa o pagamento do benefcio. Gabarito: alternativa D.

19. Comentrios: So empregados na questo acima: o diretor empregado, o trabalhador temporrio e o msico profissional contratado. Aquele que presta servio famlia em ambiente residencial e sem fins lucrativos empregado domstico e a me de famlia que contribui voluntariamente segurada facultativa.

Gabarito: alternativa D.

20. Comentrios: Os filhos e cnjuge (incluindo companheiro) so dependentes de


primeira classe e tem a dependncia econmica presumida, entretanto para a incluso do enteado e do menor tutelado necessria a declarao e comprovao da dependncia econmica pelo segurado. A maioridade previdenciria 21 anos e no 18 anos, tanto para os filhos quanto para os irmos, sendo este ltimos dependentes de terceira classe. Gabarito: Alternativa E.

Das könnte Ihnen auch gefallen