Sie sind auf Seite 1von 6

CDIGO DE TICA PROFISSIONAL

TCNICO EM RADIOLOGIA

CAPTULO I
Da Profisso

Art. 1 - objeto da profisso do Tcnico em Radiologia conforme o disposto


na Lei 7.394 de 29 de Outubro de 1985, regulamentada pelo Decreto n 92.790 de 27 de Junho de 1986, nas seguintes reas:

I - Radiolgica, no setor de diagnstico Mdico. II - Radioterpicas, no setor de terapia mdica. III - Radioisotpicas, no setor de Radioistopos. IV - Industrial, no setor industrial. V - de medicina nuclear.

CAPTULO II
Normas fundamentais Art. 2 - O Tcnico em Radiologia, no desempenho de suas atividades
profissionais, deve respeitar integralmente a dignidade da pessoa humana do paciente, sem distino de raa, nacionalidade, partido poltico, classe social ou religio. Art. 3 - Deve o Tcnico em Radiologia, pautar sua vida observando na profisso e fora dela, os mais rgidos princpios morais para a elevao de sua dignidade pessoal, de sua profisso e de toda a classe. Art. 4 - Deve o Tcnico em Radiologia, dedicar-se permanentemente ao aperfeioamento de seus conhecimentos tcnico-cientificos e sua cultura geral, para promover o bem estar da pessoa e da humanidade. Art. 5 - O Tcnico em Radiologia, no exerccio de sua profisso, completar a definio de suas responsabilidades, direitos e deveres nas disposies da legislao especial ou geral em vigor no Pas.

CAPTULO III
Relaes com o Paciente Art. 6 - O alvo de toda a ateno do Tcnico em Radiologia o doente, em
benefcio do qual dever agir com o mximo de zelo e o melhor de sua capacidade tcnica e profissional. 1

Art. 7 - Jamais deve o Tcnico em Radiologia esquecer que o pudor do


paciente merece, de sua parte, o maior respeito, mesmo em se tratando de crianas. Art. 8 - O Tcnico em Radiologia, no setor de diagnstico, jamais dever fornecer ao paciente informaes diagnsticas, verbais ou escritas, sobre o exame realizado, e no setor de radioterapia, informaes sobre o prognstico do tratamento. nico - Tanto ao diagnstico radiolgico como a orientao e prognstico do tratamento radioterpico so da competncia exclusiva dos Mdicos daquelas respectivas especialidades.

CAPTULO IV
Relaes com os Colegas Art. 9 - No deve o Tcnico em Radiologia, praticar qualquer ato de
concorrncia desleal aos colegas. 1 - No permitido ao Tcnico em Radiologia aceitar emprego deixado por colega que tenha sido injustamente dispensado, com flagrante prejuzo para o mesmo, salvo consentimento do Conselho Regional dos Tcnicos em Radiologia. 2 - Constitui ato atentatrio a dignidade profissional, o Tcnico em Radiologia procurar ocupar emprego que esteja sendo exercido por outro colega. Art. 10 - Deve o Tcnico em Radiologia abster-se de cumpliciar-se ou colaborar por qualquer forma com os que exercem ilegalmente a Tcnica Radiolgica, devendo denunciar as situaes irregulares. Art. 11 - Deve o Tcnico em Radiologia adotar uma atitude tal, de solidariedade e considerao a seus colegas, respeitando sempre os padres de tica profissional e pessoal estabelecidos, indispensveis ao bom atendimento, harmonia e elevao cada vez maior de sua profisso, dentro da classe e no conceito pblico.

CAPTULO V
Relaes com outros profissionais Art. 12 - Deve o Tcnico em Radiologia pautar o inter-relacionamento com
outros profissionais ligados rea com cordialidade e respeito s normas do empregador. 1 - Deve o Tcnico em Radiologia Mdica, Radioterpica, Medicina Nuclear e Radioistopos, reconhecer a limitao de suas atividades, procurando desempenhas suas funes segundo as prescries e orientaes tcnicas do responsvel pelo servio. 2

2 - Quando investido em funo de chefia, deve o Tcnico em Radiologia


em suas relaes com colegas e demais auxiliares e funcionrios, pautar sua conduta pelas normas do presente Cdigo, exigindo deles igualmente fiel observncia dos preceitos ticos.

CAPTULO VI
Relaes com os Servios Empregadores. Art. 13 - O Tcnico em Radiologia dever abster-se junto ao paciente de
fazer crtica aos Servios Hospitalares e Assistenciais, sua enfermagem ou a seus Mdicos, devendo encaminh-la discretamente, considerao das autoridades competentes. Art. 14 - No se considera explorao, o Tcnico em Radiologia receber remunerao por trabalho prestado a instituio real e comprovadamente filantrpica. Art. 15 - Dever o Tcnico em Radiologia quando empregado em Empresas de Prestao de Servios Tcnicos Radiolgicos respeitar as normas da instituio utilizadora dos servios. Art. 16 - obrigao do Tcnico em Radiologia, empregado ou scio de empresas prestadores de Servios Tcnicos Radiolgicos o respeito integral pela determinao da legislao vigente e do presente Cdigo de tica Profissional.

CAPTULO VII
Responsabilidade profissional Art. 17 - Deve o Tcnico em Radiologia reconhecer as possibilidades e
limitaes no desempenho de suas funes profissionais e s executar tcnicas, radiolgicas, radioterpicas, radioisotpicas e nuclear, mediante requisio ou pedido mdico. Art. 18 - O Tcnico em Radiologia responder civil e penalmente por atos profissionais danosos ao paciente a que tenha dado causa por impercia, imprudncia, negligncia ou omisso. Art. 19 - Deve o Tcnico em Radiologia assumir sempre a responsabilidade profissional de seus atos, deixando de atribuir, injustamente seus insucessos a terceiros ou a circunstncias ocasionais. Deve primar pela boa qualidade do seu trabalho. Art. 20 - O Tcnico em Radiologia deve observar, rigorosa e permanentemente, as normas legais de proteo contra as radiaes ionizantes no desempenho de suas atividades profissionais para resguardar sua sade, a do paciente, de seus auxiliares e de seus descendentes. Art. 21 - O Tcnico em Radiologia Industrial, deve precaver-se de que pessoas no circulem ou trabalhem nas reas prximas a regio exposta a irradiao. 3

1 - Ser responsabilidade do Tcnico que estiver operando o equipamento,


a isolao do local, a proteo das pessoas nas reas irradiadas e a utilizao dos equipamentos de segurana. 2 - Deve o Tcnico em Radiologia exigir dos servios em que trabalhe todo o equipamento indispensvel de proteo radiolgica, cumprindo determinaes legais, podendo negar-se a executar exames ou tratamento na falta dos mesmos.

CAPTULO VIII
Remunerao profissional. Art. 22 - Os servios profissionais do Tcnico, devem ser remunerados em
nveis compatveis com a dignidade da profisso e sua importncia reconhecida no quadro da medicina. Art. 23 - Deve o Tcnico em Radiologia ao candidatar-se a emprego, procurar estipular as suas pretenses salariais, nunca aceitando ofertar inferiores as estabelecidas na legislao em vigor e nas negociaes feitas pelo rgo de classe e os empregadores. Art. 24 - vetado ao Tcnico receber dicotomia. nico - A remunerao do Tcnico em Radiologia ser composta de salrios, comisses, produtividade, por qualidade, participaes em faturamento de empresas ou Departamentos Radiolgicos, cursos, aulas, palestras, superviso, chefia, e outras receitas por servios efetivamente prestados.

CAPTULO IX
Trabalho em equipe. Art. 25 - O trabalhos em equipe no diminui a responsabilidade individual
dos profissionais empenhados em suas funes especficas.

CAPTULO X
Relaes com a Justia. Art. 26 - O Tcnico em Radiologia est obrigado pela tica e pela Lei (art.
154 do Cdigo Penal) a guardar segredo sobre todas as confidncias recebidas e fatos de que tenha conhecimento ou haja observado no exerccio de sua profisso, obrigando-se a exigir o mesmo segredo de seus auxiliares. nico - O Tcnico em Radiologia no se obriga a depor, como testemunha sobre fatos de que tenha conhecimento profissional, mas, intimado a prestar 4

depoimento, dever comparecer perante a autoridade competente para declarar-lhe que est ligada a guarda do segredo profissional conforme o art. 144 do Cdigo Civil.

CAPTULO XI
Dos Conselhos Nacional e Regional. Da Observncia e aplicao do Cdigo. Art. 27 - Compete somente ao Conselho Nacional e aos Conselhos
Regionais, orientar, disciplinar e fiscalizar o exerccio da profisso do Tcnico em Radiologia, bem como lhes cabe a aplicao de medidas disciplinares que possam garantir a fiel observncia do presente Cdigo. 1 - Ao se inscrever em qualquer Conselho Regional, o Tcnico em Radiologia assume tacitamente a obrigao de respeitar o presente Cdigo. 2 - Deve o Tcnico em Radiologia ser solidrio com os movimentos generalizados e justos de defesa dos interesses da Classe.

CAPTULO XII
Das penalidades. Art. 28 - Aos Tcnicos em Radiologia infratores deste Cdigo sero
aplicados as seguintes medidas disciplinares: a) Advertncia Confidencial; b) Censura Confidencial; c) Multa; d) Censura Pblica em publicao oficial; e) Suspenso do exerccio profissional, at 30 (trinta) dias; f) Cassao do exerccio profissional, "ad referendum" do Conselho Nacional. 1 - Salvo nos casos de gravidade manifesta, que exijam aplicao imediata das penalidades mais srias, a imposio das penas obedecer graduao conforme a reincidncia. 2 - A pena da multa ser aplicada em casos de transgresses que envolvam principalmente valores, ainda assim no prejudicando a aplicao de outra penalidade concomitantemente. 3 - As referidas penas sero aplicadas pelos Conselhos Regionais e comunicadas ao Conselho Nacional que dar cincia aos demais Conselhos Regionais. 4 - Ao penalizado caber recurso suspensivo ao Conselho Nacional, at 30 dias aps a notificao. 5 - A parte reclamante ou acusao, tambm caber recurso at 30 dias aps o julgamento. 5

Art. 29 - Somente na Secretaria do Conselho Regional podero as partes ou


seus procuradores ter "vista" do processo, podendo, nesta oportunidade, tomar as notas que julgarem necessrias defesa ou acusao. nico - expressamente verdade a retirada de processos pelas partes ou seus procuradores, sob qualquer pretexto, da Secretaria do Conselho Regional, sendo igualmente vedado lanar notas nos autos ou sublinh-los de qualquer forma.

CAPTULO XIII
Disposies Gerais. Art. 30 - As dvidas e os casos omissos sero resolvidos pelo Conselho
Nacional, para o qual podem ser encaminhadas consultas que, no assumindo carter de denunciar, incorrero nas mesmas exigncias de discrio e fundamentao. Art. 31 - Caber ao Conselho Nacional e aos Conselhos Regionais bem como a todo Tcnico em Radiologia, promoveram a mais ampla divulgao do presente Cdigo. Art. 32 - O presente Cdigo de tica do Tcnico em Radiologia elaborado pelo Conselho Nacional de Tcnicos em Radiologia, atende ao disposto do art. 16, pargrafo IV da Lei n 7.394, de 29 de outubro de 1985, regulamentada pelo Decreto n 92.790 de 17 de junho de 1986.

Das könnte Ihnen auch gefallen