Sie sind auf Seite 1von 5

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO/UNEMAT CAMPUS UNIVERSITRIO DO VALE DO TELES PIRES LICENCIATURA PLENA EM COMPUTAO ORGANIZAO DA EDUCAO BRASILEIRA

AS REFORMAS EDUCACIONAIS

COLIDER/2012

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO/UNEMAT CAMPUS UNIVERSITRIO DO VALE DO TELES PIRES LICENCIATURA PLENA EM COMPUTAO ORGANIZAO DA EDUCAO BRASILEIRA

AS REFORMAS EDUCACIONAIS

Trabalho acadmico apresentado como subsdio para a avaliao da disciplina de ORGANIZAO DA EDUCAO BRASILEIRA do curso de Licenciatura em Computao, ministrada pela Professora VIVIANE CORREA CARVALHO.

COLIDER/2012

Identificao: Dbora de Souza Silva

Ttulo: Departamento:

As reformas educacionais Licenciatura em Computao

AS REFORMAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS As reformas educacionais brasileiras, que ocorreram de 1930 a 1954, estiveram ligadas Revoluo de 1930, que acabou transformando a economia do pas mudando suas bases agrrias para bases industriais. Esse novo modelo econmico gerou uma enorme migrao do campo para os centros urbanos, onde se concentravam as grandes indstrias. Porm, a mobilizao das pessoas para as cidades no resolvia o problema nacional de falta de mo-de-obra qualificada. Portanto, com todas essas mudanas, o governo teve que criar um ensino mais adequado nova fase de modernizao do pas, ou seja, Getlio entendeu a relevncia do Estado na questo social que a educao abrange e criou as reformas educacionais para profissionalizar e capacitar a massa de operrios, mantendo a populao urbana satisfeita, e tambm investiu na educao rural para diminuir a migrao constante do campo para as cidades. Para efetivar as reformas, o governo criou o Ministrio dos Negcios da Educao e Sade Pblica, presidido por Francisco Campos. A partir da a educao passa, definitivamente, para as mos do Estado, tendo em vista que antes a educao era privada ou vinculada Igreja Catlica. Francisco Campos revolucionou o ensino no Brasil, ao implantar a reforma de 1931. Atravs de decretos do novo Ministrio, foram criados o Conselho Nacional de Educao, o Ensino Superior no Brasil e o Regime Universitrio, a Universidade do Rio de Janeiro e a organizao do Ensino Secundrio e do Ensino Comercial. O ensino secundrio, num primeiro momento, era de carter preparatrio, ou seja, servia de introduo para o ensino superior. Mas de 1931 a 1932 passa por uma reforma e ento, torna-se um ensino mais abrangente e no s apenas introdutrio como era antes. Com essa transformao o ensino secundrio dividido em dois cursos: o curso fundamental e o curso complementar, com durao de cinco anos. O fundamental abrangia vrias reas de formao, preparando o aluno para todos os setores da atividade nacional e o complementar mantinha a formao preparatria para o ensino superior.

No que diz respeito participao da Igreja Catlica na educao da poca, Francisco Campos atribua Igreja o papel da educao moral, atravs da disciplina de ensino religioso. Esse elo se dava pelo fato de que a Igreja era um grupo muito influente na sociedade. Alm disso, o governo contava com os ensinamentos catlicos para combater o liberalismo e o comunismo. Como Francisco Campos fazia parte da elite, a reforma foi organizada para privilegiar uma minoria, que poderia passar mais de cinco anos adquirindo conhecimento, ou seja, apesar de tantas mudanas, a diviso de classes continuava evidente na educao. Em 1937 ocorreu a Reforma Capanema, que veio para consolidar ainda mais a educao voltada para a formao da elite, que j havia sido to valorizada na Reforma Francisco Campos. Capanema acredita que sua reforma conseguiu terminar o trabalho iniciado por Campos, em relao ao ensino secundrio. Para Capanema, a educao teria por objetivo fundamental a formao da personalidade do adolescente, que deveria ter um ensino especfico e patritico. Capanema tambm dividia a educao de acordo com as classes sociais a que os indivduos viessem a pertencer. A classe trabalhadora teria um ensino profissionalizante para preencher o mercado de trabalho e a burguesia teria um ensino completo que levaria ao ensino superior. O ensino secundrio de Capanema era dividido em dois ciclos. O primeiro ciclo era o curso ginasial, que tinha durao de quatro anos e continha no currculo as disciplinas fundamentais ao ensino secundrio. J o segundo ciclo se subdividia em dois cursos: o curso clssico, que tinha o objetivo de ampliar o conhecimento intelectual dos alunos e o curso cientfico, que proporcionava um estudo profundo das cincias. Mesmo havendo mudanas, o ensino secundrio continuou de certa forma, com carter preparatrio para o ensino superior. Na reforma Capanema houve um diferencial, pois ele percebeu a importncia da cincia e concluiu que a cultura cientfica deveria estar presente nos estudos universitrios de todos os ramos. Analisando estas duas reformas, pode-se perceber que os avanos realizados sempre visaram a formao da elite, ou seja, uma minoria, que conseguia concluir os estudos e chegar Universidade. A maioria da populao no podia permanecer na escola, pois precisava trabalhar. Por isso, foram institudos os cursos profissionalizantes as classes menos favorecidas. A realidade atual do Brasil no muito diferente da realidade dessa poca, j que muitos jovens e adolescentes abandonam os estudos por causa do trabalho que, na maioria das

vezes, difere totalmente do que se aprende na escola. E mesmo quando conseguem terminar o Ensino Mdio, muitos no ingressam na Universidade porque no podem estudar e trabalhar ao mesmo tempo. Assim, fica claro que a educao brasileira ainda apresenta muitas deficincias, que foram herdadas de um passado em que tudo era voltado para os interesses da elite e da burguesia.

REFERNCIAS

TENRIO, Nivaldo Corra. O Ensino no Brasil: da Repblica Velha Reforma Francisco Campos-Uma releitura. Disponvel em: <http://www.espacoacademico.com.br/092/92tenorio.html > Acesso em: 17 de janeiro de 2012.

BARCELLOS, Jorge. As polticas educacionais no Brasil: Apontamentos para sua histria. Disponvel em: < http://302284.vilabol.uol.com.br/histpol.html > Acesso em: 17 de janeiro de 2012.

ZOTTI, Solange Aparecida. O ensino secundrio nas reformas Francisco Campos e Gustavo Capanema: Um olhar sobre a organizao do currculo escolar. Disponvel em:<http://www.sbhe.org.br/novo/congressos/cbhe4/individuaiscoautorais/eixo01/Solange%20Aparecida%20Zotti%20-%20Texto.pdf> Acesso em: 17 de janeiro de 2012.

Das könnte Ihnen auch gefallen