Sie sind auf Seite 1von 5

Srie Romanos O Evangelho de Deus Mensagem 251 Abrao - Esperana e Confiana. (Texto: Rm 4:18~25) 1. Introduo. Criana um barato.

to. No existe corao mais puro e singelo do que a de uma criana. O que voc fala ela acredita e o que voc promete ela se lembra. Voc j experimentou prometer dar algo a uma criana em troca de um favor? Pois , se voc no cumprir o acordo, a criana no se esquecer disso. Voc deve estar pensando agora em uma ou duas promessas que, por exemplo, seus pais te fizeram, e no cumpriram. A criana confia nos seus pais, por isso ela espera que eles cumpram a promessa. Nenhuma criancinha vai dizer assim: l vamos ns, a dcima quinta vez que ele me promete isso, no vou dar mais crdito e no vou fazer o que ele est me pedindo. No! A criana simplesmente confia em seus pais. Porque ser que Jesus uma vez disse O Reino de Deus feito de pessoas que so como crianas (Mc 10:15, A Mensagem)? Creio que isso tem muito a ver com a simplicidade que uma criana em confiar em esperar e viver na mais absoluta certeza de que aquilo que lhe foi prometido ir acontecer. Meus irmos, nesse ponto que o apstolo Paulo quer chegar atravs desse texto: F e Esperana so dois lados de uma mesma moeda: relacionamento com um Deus que fez uma aliana conosco. E pela ltima vez, Paulo recorre Abrao para ilustrar essa verdade. 2. Exposio do texto. (Rm 4:18~25)
18

Abrao, contra toda esperana, em esperana creu, tornando-se assim pai de muitas naes, como foi dito a seu respeito: Assim ser a sua descendncia. 19 Sem se enfraquecer na f, reconheceu que o seu corpo j estava sem vitalidade, pois j contava cerca de cem anos de idade, e que tambm o ventre de Sara j estava sem vigor. 20 Mesmo assim no duvidou nem foi incrdulo em relao promessa de Deus, mas foi fortalecido em sua f e deu glria a Deus,

18

,
19

, , ,
20

Pregado no MEP dia 23 de outubro de 2011.

Paulo Sung Ho Won www.sunghojd.blogspot.com

Srie Romanos O Evangelho de Deus Mensagem 25

21

estando plenamente convencido de que 21 ele era poderoso para cumprir o que havia . prometido. 22 Em conseqncia, isso lhe foi creditado 22 . como justia 23 As palavras lhe foi creditado no foram 23 escritas apenas para ele, , 24 mas tambm para ns, a quem Deus 24 , creditar justia, a ns, que cremos naquele que ressuscitou dos mortos a Jesus, nosso , Senhor. 25 Ele foi entregue morte por nossos 25 pecados e ressuscitado para nossa . justificao. 1. Contra toda esperana, com esperana. Abrao, contra toda esperana, em esperana creu, tornando-se assim pai de muitas naes, como foi dito a seu respeito: Assim ser a sua descendncia. (vr. 18). Existem dois tipos de esperana. Elas se espelham em dois mundos. Um a esperana pensada, por exemplo, no mundo grego: caracterizado pela incerteza do futuro, pelo medo do que possa vir pela frente. como se pegssemos uma estrada e atravessssemos um nevoeiro denso. Dirigimos com todo o cuidado, torcendo para no ter nada na frente, esperando que o nevoeiro acabe, com muito medo e precauo. Outro tipo de esperana, a espelhado no mundo hebraico: baseado na certeza do futuro, na confiana em algo que realmente acontecer, ou seja, que tudo est no controle de Deus. Por exemplo, o seu amigo est dirigindo um carro. Ele est junto com voc nessa mesma estrada, atravessando esse mesmo denso nevoeiro, mas voc confia no seu amigo: ele sabe para onde tem que ir e o que deve fazer nessa situao. A esperana que Abrao tinha no cumprimento das promessas de Deus, a confiana que ele depositava de maneira total no Senhor, ia muito alm das circunstncias do momento. Ele confiou totalmente em Deus pois sabia que esse Deus era fiel para cumprir o que disse. Por isso que a esperana de Abrao no estava baseado em meras expectativas abstratas do futuro, em incertezas, mas em fatos concretos. A esperana s vlida quando vier junta com a f. O autor de Hebreus vai explicar mais tarde que a f a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que no vemos (Hb 11:1). Ns no cremos simplesmente por causa do momento, nem para nos livrarmos de uma situao difcil. Nossa f tem a direo voltada para o futuro, ou seja, nossa f deve vir junto com a esperana. No esperamos por aquilo que no confiamos que acontecer, muito pelo contrrio, s esperamos aquilo que vale a pena esperar, pois seu que um dia vai acontecer. F e Esperana so dois lados de uma mesma moeda: uma chama a outra.

Paulo Sung Ho Won www.sunghojd.blogspot.com

Srie Romanos O Evangelho de Deus Mensagem 25

2. Esperana na promessa de Deus e no Deus da promessa. Qual foi a esperana que Abrao teve? Na promessa de Deus e no Deus da promessa. Abrao olhou para alm das dificuldades e das impossibilidades que faziam parte da sua vida: Sem se enfraquecer na f, reconheceu que o seu corpo j estava sem vitalidade, pois j contava cerca de cem anos de idade, e que tambm o ventre de Sara j estava sem vigor. (vr. 19). Quando lemos a histria de Abrao em Gnesis, a impresso que temos que Deus muito cruel com Abrao: Deus aparece do nada, tira Abrao de sua terra e manda que v para outra outra terra, distante, sem um rumo definido. Promete um filho a um casal estril e o marido com 75 anos de idade. Passam-se 25 e nada. O corpo vai definhando. Quando Abrao completa 100 anos que Deus cumpre a promessa. O que Abrao fez nesse tempo todo? Esperou com f, aguardou confiando em Deus. Meus irmos, isso fantstico! No foi uma simples questo de pacincia. No! O que permitiu que Abrao suportasse todos aqueles anos, toda aquela situao que dizia que a promessa no se cumpriria, foi a confiana que ele tinha em Deus: Mesmo assim no duvidou nem foi incrdulo em relao promessa de Deus, mas foi fortalecido em sua f e deu glria a Deus, estando plenamente convencido de que ele era poderoso para cumprir o que havia prometido. (vss. 20, 21). Esperar s faz sentido, quando confiamos e sabemos que essa espera valer a pena. Ningum espera por algo que sabe que no vai acontecer. A espera de Abrao no foi baseado numa f burra, dissociada da compreenso de todos os aspectos reais, histricos e adversos que estava passando. A f verdadeira leva em conta tudo isso. Por isso, posso dizer sem medo a todos vocs que a f possui seu lado racional. Quem cr, pensa. Abrao no pensou na sua incapacidade, dizendo: sem chance. Este corpo de cem anos nunca vai gerar um filho (...). Foi persistente. No foi reticente sobre a promessa de Deus, com questionamentos. Em vez disso, mergulhou na promessa e se fortaleceu. Ficou disposio de Deus, certo que ele cumpriria o que tinha dito2. essa convico e esperana que fazia Abrao glorificar a Deus. Ele levantava altares de adorao em todos os lugares por onde passava, pois sabia que esse Deus a quem servia era poderoso no somente para cumprir a promessa, mas para fazer infinitamente mais, segundo a Sua vontade. Quando contemplamos o poder de Deus, quando cremos que para Ele nada impossvel, a nica reao que podemos ter de glorific-lO. Em conseqncia, isso lhe foi creditado como justia (vr. 22). por isso que ele chamado como pai da f. Amados irmos, a minha orao que Deus nos d uma f que possa agentar todos os momentos de dvida e questionamento. Que Deus possa nos ajudar a esperarmos pela sua vontade e pelo tempo certo de todas as coisas, ainda que no saibamos para onde Deus quer nos levar e o que Ele quer que faamos.

Cf. A Mensagem.

Paulo Sung Ho Won www.sunghojd.blogspot.com

Srie Romanos O Evangelho de Deus Mensagem 25

3. Esperana para todos ns. As palavras lhe foi creditado no foram escritas apenas para ele, mas tambm para ns, a quem Deus creditar justia, a ns, que cremos naquele que ressuscitou dos mortos a Jesus, nosso Senhor. (vss. 23, 24) Como podemos aplicar essa verdade em nossas vidas? O prprio texto no explica. Da mesma maneira que em Abrao foi creditado justia, ns tambm, poderemos ter creditado em nossas vidas a justia de Deus. E que justia essa? a Fidelidade de Deus na Sua aliana feita a partir de Abrao. O que Abrao esperava? O cumprimento da promessa de Deus. Mas esse cumprimento ia muito alm daquilo que o prprio Abrao pensava ou imaginava. Gnesis vai contar que Abrao teve o filho da promessa Isaque, e que foi pai realmente de uma grande nao. Mas a histria no terminou por a. A promessa ainda no havia se cumprido totalmente. Deus prometeu a Abrao dizendo: Todas as famlias da terra sero abenoadas por seu intermdio (Gn 12:4, A Mensagem). Sttot diz: Abrao no foi o nico a viver essa experincia de ser justificado pela f, pois este o meio proporcionado por Deus para a salvao de todos ns3 . Esse o resumo do Evangelho de Deus. A mesma justia ser creditada a todos que crerem na morte e na ressurreio de Jesus. Por que? Porque esses dois eventos so o cumprimento total da promessa que Deus fez a Abrao. Apenas em Jesus, o descendente de Abrao, que todas as famlias da terra podem ser abenoadas. O ponto-clmax da histria da humanidade a morte-ressurreio de Jesus Cristo. No h evento mais importante da histria. s ver qual era o teor da mensagem que os apstolos pregavam, era simples: Jesus morreu pelos nossos pecados e ressuscitou para nos justificar diante de Deus! No temos outra mensagem a pregar se no essa. Cremos e esperamos que da mesma maneira que Deus ressuscitou Cristo da morte, Ele tambm, um dia, nos ressuscitar para vivermos com Ele por toda a eternidade. Cremos e esperamos que um dia, Jesus voltar para nos buscar e nos levar definitivamente na presena do nosso Deus. Cristos que vivem sem esperana, no confiam em Deus. Sem essa confiana no podemos agradar o Senhor. Mas cristos cheios de esperana tem uma razo de ser e uma empolgao para viver: vida s vida se h algo concreto para se crer e esperar. Concluso. A f que Abrao teve foi ingnua e burra? No! Pelo contrrio. Ele posou tudo na balana: sua idade, fraqueza fsica, a esterilidade de sua mulher. Mesmo assim, Abrao pode crer e esperar em Deus somente por causa do prprio Deus que lhe fizera a

Cf. Sttot in Romanos, pg. 156.

Paulo Sung Ho Won www.sunghojd.blogspot.com

Srie Romanos O Evangelho de Deus Mensagem 25

promessa, pois ele sabia que Aquele que fez a promessa era poderoso para cumpri-la. Amados irmos, a nossa f deve estar alicerada na esperana da fidelidade de Deus. A garantia mxima que hoje ns temos de que Deus fiel o prprio Jesus Cristo em quem toda a aliana foi cumprida. Abrao no tinha noo de quem um dia um homem chamado Jesus viria a terra para fazer o que fez. Mas ns hoje sabemos que somente atravs de Jesus que tudo o que Deus fez faz sentido. Jesus no s uma ideia, mas ele viveu, morreu e ressuscitou. Baseado em que esperana devemos viver? Em que devemos crer afinal? Que um dia, Jesus voltar. Esse o verdadeiro Retorno do Rei. Minha orao que possamos viver encharcados dessa esperana-confiana.

Paulo Sung Ho Won www.sunghojd.blogspot.com

Das könnte Ihnen auch gefallen