Sie sind auf Seite 1von 13

CQ 100 Transreceptor Para Radioamadores

Copyright (C) 2006, 2007 Cormac Technologies Inc. 28 N. Cumberland St. Thunder Bay ON, P7A 4K9, Canada 9 E-mail: douglas@qsonet.com

O que QsoNet?
QsoNet um sistema novo que usa a internet para receber sinais de udio de uma estao de radioamador que transmite, para todas as estaes que escutam naquela freqncia. O resultado uma Ionosfera simulada para comunicao de rdio amadora mundial.

Como trabalha o QsoNet?


QsoNet trabalha com rede dial up, DSL e conexes de internet de cabo. No h nenhuma necessidade de configurao das portas roteadores do micro. A rede consiste em uma conexo de servidores de internet que provem interligao voip de udio entre estaes. Depois de instalar o software de transceptor, as estaes so conectadas a um servidor central da QsoNet por uma nica, conexo de TCP.

Quais so as regras?
O uso de QsoNet restringido ao uso de radioamadores licenciados. Espera-se que os operadores usem procedimento de rdio normal - por exemplo: 1. Freqentemente identifique seu Indicativo; 2. Sempre seja corts e respeitoso. No use uma freqncia que j esteja em uso; 3. No use voz nas faixas (bandas) de CW; 4. No se ocupe de atividade comercial e nenhuma propaganda;. 5. No transmita msica. Por favor, informe-se sobre o EULA (End User License Agreement- Licena de detalhes completos.

Software) para

Qual o custo do QsoNet?

Por favor, visite o site http://qsonet.com para informaes mais recentes sobre o custo do software.

OBTENDO O REGISTRO Somente para Radioamadores Licenciados:


Os donos do sistema de QsoNet decidiram limitar uso do sistema a operadores de radioamadores licenciados. O processo de inscrio assegurar ao usurio usando um Indicativo licenciado seja proprietrio legal do software conforme Licena de Software (EULA). Podendo efetuar QSO com outras estaes licenciadas / autorizadas. Transmisses, de CB's e SWL no tero acesso ao sistema. Nota: Qualquer estao que opere com um Indicativo que comece com "Q" s poder operar aps autorizao especial de QsoNet. No h nenhum Indicativo real que comece com "Q." IMPORTANTE: Seu transceptor no abrir at que sua inscrio for completada e uma cpia da sua licena foi recebida.

1. Registre seu Indicativo e escolha uma senha.


Visite o site http://qsonet.com e clique no menu de REGISTRO. Registre seu Indicativo EXATO sem letras extras ou traos. SUGESTO: Voc pode mudar qualquer informao de sua inscrio (exceto Indicativo) a qualquer hora.

2. Envie uma Imagem (cpia) de sua licena.


Clique no menu CONTA (ACCOUNT) e use o boto para enviar uma imagem do certificado de licena emitida pelo governo. Por favor, aguarde at 24 horas para sua conta ser ativada. Nota:Se voc preferir, a imagem de certificado pode ser enviada atravs de e-mail a registrations@qsonet.com Voc pode enviar fax uma cpia para (613) 822-5625. Uma vez voc conta ativada, seu transceptor poder conectar ao sistema e voc pode comear QSO com outros radioamadores. Voc tambm, poder postar mensagens no QsoNet no foro de discusso.

Freqncias de Chamada em 14.200 (Telefone) e 14.058 (CW): Muitos operadores esto monitorando estas freqncias, assim este um lugar bom para tentar chamada CQ. Por favor, QSY para outra freqncia uma vez voc estabelea um contato na freqncia de chamada.

FREQUNCIAS OPERACIONAIS

O uso do boto PTT depende da situao do boto Mode. Por favor, tente evitar o acionamento acidental da tecla (barra) PTT em seu transmissor. Tenha cuidado com modo de VOX. O boto de PTT no ser acionado e no poder transmitir se alguma outra estao j estiver transmitindo. Boto de Mode na posio = QRT: impossvel a transmisso acidental com o boto nesta posio. Boto de Mode na posio = PTT: A tecla de espao pode ser pressionada para transmitir continuamente. Boto de Mode na posio = PTT / PTL: Pressione a tecla de espao uma vez para falar, novamente escutar. Boto de Mode na posio = VOX: A transmisso controlada por sua voz. Boto de Mode na posio = KEYER: Voc pode digitar no teclado para enviar CW. QSK parcial provido. Informao: Nunca saia e deixe o boto no Mode VOX. Informao:: Fixe o boto de Mode na posio QRT se voc no estiver planejando transmitir. Informao: O mouse pode ser usado para acionar a barra do PTT. Para isto click com o mouse na barra do PPT.

Usando o Boto (PTT Push to Talk) para falar:

Vrios modos de sintonizar (TUNING):


Muitas pessoas acham desconfortvel o uso do boto de sintonia usando o mouse. H vrios outros mtodos. A maioria dos operadores prefere o uso das teclas das setas DIREITA / ESQUEDA para girar o boto de sintonia. Posicione o mouse em cima do boto de sintonia, nos mouses com o boto (scroll rodinha), quando acionada mover o boto de sintonia para esquerda ou direita. Clique na extenso de faixa para QSY rpido. Pressione a tecla Ctrl+ seta para CIMA / BAIXO para mudar para o prximo sinal de transmisso. Mova o boto de Mic Gain at que sua voz atinja nveis de S9 a 10 no S-METER enquanto voc estiver transmitindo.

Configurando o Nvel de udio de Transmisso:

Usando o CW KEYER:
Se voc estiver enviando CW digitando em seu teclado, lembre-se de apertar a tecla de espao entre palavras

Dica para operadores com deficincia visual:


Usando o modo FALADO:
Pressione Ctrl + Page Up ou Ctrl +Page Down para iniciar o modo falado. Agora o computador falar a freqncia atual por voc.

Lista de Atalhos:
Seta para CIMA ou para BAIXO muda a sintonia em um KHz. Ctrl + seta para CIMA / Ctrl + seta para BAIXO muda a sintonia para cima ou para baixo at o prximo sinal. Seta para esquerda / seta para direita ajusta o ganho auditivo (volume). Ctrl + seta esquerda / Ctrl + seta para direita ajusta o ganho de microfone (MIC GAIN). PAGE UP / PAGE DOWN muda para outra faixa. Ctrl + PAGE UP / PAGE DOWN alterna para o modo FALADO. Alt + PAGE UP / PAGE DOWN altera o MODE (PTT; PPT/ PTL; VOX; KEYER; QRT). No modo KEYER - Alt + seta esquerda / Alt + seta direita muda o PITCH do CW. No modo KEYER - Alt + seta para CIMA / Alt + seta para BAIXO muda a velocidade de CW.

THE CQ100 TRANSCEIVER

O que o Transceptor CQ100?


CQ100 o primeiro transceptor de software projetado para comunicao em cima do sistema do QsoNet.

Caractersticas e especificaes:
Cobre 5 bandas de HF sendo - 80, 40, 20, 15 e 10 metros. O Microfone do computador prov modulao de voz. Modo de CW pode ser feito digitando no teclado, ou por conexo via placa de som do computador. mostrada a atividade de rdio dentro de uma gama de varredura de 50, 100, 200 e 500 kHz (SWEEP). Indicativo, Nome do Operador, QTH, etc. so exibidos automaticamente da estao transmissora. Teclado "Atalhos" e "Modo Falado" provem uma interface simples para os operadores portadores de deficincia visual "Rodadas" de QSO so possveis porque qualquer freqncia pode ter um nmero grande de ouvintes.

Requerimentos de sistema:
CQ100 requer Windows 2000, XP ou verses mais recentes. Uma conexo de internet segura com 33.6k modem de dial up ou mais alto. Uma placa de som com alto-falante e microfone (ou fone de ouvido).

Inicio Rpido Instalando CQ100:


Aps registrar QsoNet, voc receber instrues para download atravs de e-mail. Carregue e rode o programa de instalao do CQ100. Ser pedido que entre com seu Indicativo (CALLSIGN) registrado no QsoNet durante a instalao. Informao: Se voc acidentalmente entrar com Indicativo errado, reinstale, em cima da instalao anterior. Informao: Se seu Windows estiver instalado para mltiplos usurios, cada usurio pode ter uma instalao independente de CQ100. Informao: Se voc estiver instalando uma atualizao de verso, no necessrio desinstalar a verso mais velha. Toda vez que voc instala o CQ100, todos os arquivos atuais so sobrescritos Porm, voc deve estar seguro de que o programa deva est fechado antes de tentar uma reinstalao.

Rodando o CQ100:

Uma vez a instalao esteja completada, voc pode rodar o CQ100 clicando no cone do programa, ou usando o atalho Menu Iniciar > Programas > CQ100. Quando o programa abrir, voc ver o login com seu Indicativo (CALLSIGN). Voc tem que entrar com sua senha (PASSWORD) do QsoNet nesta caixa. Se a senha for aceita o transceptor abrir imediatamente e conectar no sistema. Informao: No podem ser rodadas duas cpias de CQ100 ao mesmo tempo no mesmo computador. Informao:: O mesmo Indicativo (CALLSIGN) no pode ser logados duas vezes ao mesmo tempo dentro de dois computadores diferentes. Pode inicialmente rodar durante alguns minutos, mas o login mais velho ser desconectado logo. Informao: Se voc esqueceu a sua senha ou tem dificuldade com o login, visite o site da http://qsonet.com e click em "Conta" (ACCOUNT) para resolver o problema.

Quando seu transceptor abrir voc pode comear a explorar a operao dos controles. Tudo quase trabalha como um transceptor real. O "X" pequeno ao canto de topo direito usado para fechar o programa. O pequeno ?" no topo no canto esquerdo usado para abrir o MENU de OPES e ARQUIVO de AJUDA. Use o mouse para girar o BOTO de SINTONIA. Tente a sintonia em cima de transmisses de outras estaes. Informao: Voc tambm pode usar o boto (scroll rodinha) do mouse, ou click na seta para cima ou para baixo para girara o boto de sintonia. Informao: Aperte Ctrl + Seta para Cima ou Ctrl + Seta para Baixo para mudar para o prximo sinal. Informao: Clique na faixa continua para uma mudana de freqncia rpida. Use o mouse para girar o boto AF GAIN a um nvel de volume confortvel. Informao: Esteja seguro que seus auto falantes estejam em um nvel de volume razovel. Informao: Voc tambm pode usar o mouse, ou as teclas Setas Para Esquerda / Setas para Direita para controlar o Ganho de AF (AF GAIN). Use seu mouse para girar o boto de MIC GAIN ou use as teclas Ctrl + Seta para Esquerda / Ctrl + Seta para Direita a um nvel bom de transmisso. O melhor nvel audio quando voc tem picos de voz entre S9 e 10 (S-METER). Tente clicar nos BOTES de FAIXA para trocar de faixas. Informao: Utilize as teclas Page Down / Page UP para mover entre faixas. Informao: Toda faixa um servidor diferente, assim cada mudana no boto de faixa voc est fazendo uma conexo nova de fato no sistema. Se voc suspeita de que algo deu errado com sua conexo no QsoNet, clique o BOTO de MUDANA de FAIXA para refazer uma conexo nova. Tente clicar o BOTO de VARREDURA (SWWEEP) e visualize quanto da faixa mostrado. Sua freqncia atual sempre est ao centro da extenso de faixa. Informao: A extenso da faixa atualizada continuamente em alguns segundos. Voc pode notar alguns traos fantasma" causado pelo atraso devido atualizao do espectro. Se voc no gostar de ouvir o som esttico entre estaes, clique o BOTO SQUELCH para desligar este som. Ao receber um sinal de transmisso, o S-METER mostra o nvel de audio enviada da estao que estiver transmitindo. Informao: Se uma estao estiver transmitindo uma portadora sem modulao, o sinal mostrar no grfico de espectro, mas o S-METER mostrar zero.

Explorando os Controles:

Efetuando sua Primeira Chamada - CQ:


Primeiro encontre uma freqncia desocupada na faixa de voz de qualquer banda. Informao: A "Faixa de Voz" e "Faixa de CW" (VOICE BAND / CW BAND) mostrada no painel de sintonia frontal. Por favor, no use transmisso de voz nas faixas de CW. Experimente operar com o BOTO do PTT. Esteja certo que o BOTO de MODE est fixo em "PTT", ento clique com o mouse uma vez no BOTO PTT. O boto grande indica agora "no ar" e a luz vermelha acende. Clique no mouse novamente e sua transmisso cessa. Um nico toque no mouse usado de tempo em tempo para ligar ou desligar a transmisso. Informao: A Tecla de espao de teclado pode ser pressionada como um boto de PTT, se o MODE for fixado em PTT / PTL, nesta configurao no necessrio segurar a tecla de espao. Informao: Se o MODE selecionado VOX, o transmissor operado com o seu nvel de voz. Controle o NVEL de VOX e VOX DWELL (VOX LEVEL / DWELL) para nveis de VOX satisfatrio. Informao: O CQ100 no transmitir se estiver recebendo um sinal atualmente.

Agora comece a transmitir seu CQ, Ajuste o GANHO do MIC para picos de voz ao redor de S9 para 10 dB em cima de S9. Informao: Se voc no v nenhum volume de mic (S-METER), ou no pode fixar o nvel desejado, clique na ?" do canto esquerdo, clique em udio INPUT Open MIxer. Escolha uma opo de Mic compatvel e clique em OK. Informao: Se voc tem retorno para avaliao de seus auto falantes quando voc fala, clique na ?" do canto superior ento clique em udio OUTPUT Open Mixer. Confirme se o Mic escolhido emudeceu. Enquanto voc estiver transmitindo, todos os ouvintes vero seu Indicativo, Operador, QTH, e informaes da estao nos painis deles/delas, Voc pode mudar esta informao visitando sua CONTA em http://qsonet.com

OPES do TRANSCEPTOR
Esta tela abre quando voc clica no pequeno ponto de interrogao ?" no topo do lado esquerdo superior.

Opes de Conta:
Sua conta da QsoNet configurada e administrada no site da QsoNet. Informao: Clique no link (https://qsonet.com/userphp) para mudar sua informao a ser exibida (Operador, QTH, etc.).

Opes udio Output:


Se voc tiver mais de uma placa de som, voc pode selecionar qual placa de som ser usado para produo de udio. Informao: Fone de ouvido com terminais USB aparecem como placas de som adicionais ao sistema Windows. Configurao da placa de som selecionada pode ser alcanada clicando Open Mixer. Informao: Verifique se WAVE e CONTROLE de Volume no estejam desligadas caso sim os ligue. Certifique-se que Mic esteja desligado..

Opes de udio Input:


Se voc tiver mais de uma placa de som, voc pode selecionar qual placa de som ser usado para produo de udio. Informao: Fone de ouvido e mic com terminais USB aparecem como placas de som adicionais ao sistema Windows. Configurao da placa de som selecionada pode ser alcanada clicando Open Mixer. Informao: Certifique-se que MIC esteja selecionado e ligado Informao: Se o seu MIC no tem uma boa reproduo, algumas placas de som tm um DB BOOST selecione, marcando-o na opo avanada.

Timer de Transmisso:
Seu MIC desligar se voc transmitir continuamente alm do prazo escolhido. Se voc quer falar por mais tempo, simplesmente use o PTT e continue falando. Informao: Este cronmetro (TIMER) utilizado para os casos de acidentalmente voc deixar transmitindo por horas.

OPERAO de CW
O transceptor de CQ100 pode ser usado enviar e receber Cdigo Morse.

Mtodo de Linha:
Com este mtodo, voc precisar de uma Chave de CW, ou Oscilador de CW com sada de udio. Plug a Chave de CW na entrada "Line In" da sua placa de som de computador. V para Opes do Transceptor (?) e clique Open Mixer udio Input . Selecione "Line In" e ajuste o volume a um nvel razovel. Use o boto de PTT ou o modo de VOX para iniciar a transmisso, ento envie Cdigo Morse. Ajuste o misturador e volume de KEYER at que o S-METER mostre picos de S9 aproximadamente.

Teclado CW:

O CQ100 inclui uma chave que lhe permite digitar no teclado do micro e gerar cdigo morse. Fixe o interruptor de MODE em KEYER. O transmissor entra quando voc comear datilografia e desliga quando voc parar datilografia. O interruptor de PTT no usado em modo de KEYER. Use os botes do CQ100 para definir a velocidade (SPEED) desejada e o Pitch para transmitir o Cdigo Morse. Digite sua mensagem usando o seu teclado. Voc pode digitar CW, mas lembre-se de pressionar a barra de espao para separar as suas palavras.

Como com a maioria programas de Windows, h dois metodos para desinstalar CQ100: 1. Use o Windows > Iniciar > Programas > CQ100 > Desinstale. 2. Use o Windows > Painel de Controle > Adicione / Remova Programas > CQ100. Ambos os mtodos so equivalentes e executaro a remoo do programa. Informao: Se voc estiver instalando uma verso nova, no necessrio desinstalar a verso mais velha. Toda vez voc instala CQ100, averso atual sobrescreve a anterior Porm, voc deve ter certeza o programa est fechado antes de executar uma reinstalao ou atualizao.

Desinstalando o CQ100:

COMPRA DO CQ100
Quanto custa? Por favor, visite o site http://qsonet.com para a mais recente informao sobre custo.

Quando minha conta expirar?


Visite o site da Web da QsoNet, sua conta (Your Account) onde voc ver o status de sua conta.

Como eu pago?
Visite o site da Web de QsoNet, sua conta, (Your Account) ento clique no boto "Como Pagar" (How to Pay ).

CQ100 Transceptor acordo EULA (End User License Agreement - Licena de Software) 1. Propriedade: So proprietrios autorias de "CQ100" e "QsoNet", 2006, 2007 e Marcas
Registradas (Trademarked) da CorMac Technologies Inc . Sendo permitido download e usar este programa para uso pessoal, sujeito s condies deste acordo.

2. Distribuio: CQ100 pode ser copiado (download) por radioamadores registrados no


site da QsoNet.com. Este programa no pode ser copiado ou ser distribudo por qualquer outro mtodo.

3. Taxas: O programa pode ser usado livre por um perodo de ensaio. Depois que o perodo
de ensaio expirar, o programa pode ser comprado no site http://qsonet.com

4. Exigncias: A Licena assegurar (i) a toda hora a manuteno de um Indicativo (callsign) de estao de rdio amador vlido e emitido pelo governo do pas de origem; (ii) Uso do Indicativo para comunicao de QsoNet e freqentemente identificado; (iii) Uso normal do procedimento operacional de rdio inclusive com cortesia e respeito para outros operadores. 5. Restries: A Licena no autoriza: (i) Uso do QsoNet para qualquer propsito comercial; (ii) Radiodifuso de msica, propaganda, slogans, ou obscenidade; (iii) o uso de transmisso de voz na faixa de CW. (iv) aborrecer ou molestar outros usurios; (v) modificao ou criao de qualquer trabalho derivado de CQ100 e QsoNet, inclusive alterao, traduo ou localizao; (vi) descompilao, desmonte, o engenheiro inverso, ou tentativa de derivar o cdigo de fonte do programa; (vii) redistribuio, venda, alugar, arrendamento, sub-licena, ou caso contrrio transferncia de direitos ao programa; (viii) remover ou alterar qualquer marca registrada, logotipo, direito autorais ou outras notificaes do proprietrio, legendas, smbolos ou rtulos no programa ou sua documentao. 6. Retratao de garantia: CQ100 e QsoNet so providos em um "As Is" bsico.
Operadores podem usar no perodo de ensaio grtis para conhececimento do programa. NO H NENHUMA GARANTIA de qualquer tipo expressa ou insinuada.

7. Todos os direitos reservados: CorMac Technologies Inc. reserva o direito de fazer qualquer mudana ao produto, sua operao, acordo de licena, e seu plano de marketing a qualquer hora a sem qualquer notificao anterior. Notificao Legal:
CQ100 and QsoNet are Copyrighted 2006 and Trademarked by: CorMac Technologies Inc. 28 N. Cumberland Street Thunder Bay, Ontrio, P7A 4K9, Canad All rights are reserved. Contact Doug McCormack, VE3EFC E-mail: douglas@qsonet.com

Company Website: http://qsonet.com

Histria do Programa: Verso de CQ100 1.20 Liberada em 12 de fevereiro 2007 Nova Verso 201 Liberada em 12 de fevereiro de 2007.
As Setas Para Cima / Seta para Baixo foram trocadas com as chaves de Seta para Esquerda / Seta para Direito para todos os atalhos de teclado. Adicionou um Timer de Transmisso (cronmetro) para ajudar operadores que acidentalmente deixam o MIC deles/delas ligados Adicionou uma batida PONG, agora enviado ao servidor cada 10 segundos. Esta batida ser usada para descobrir uma estao que sofreu uma desconexo de internet no planejada eventualmente (i.e. remoo de estaes de fantasma). O "X" branco e?"" nos cantos superiores agora permanece constante na verso Japonesa do Windows. Click no boto direito agora no cone de barra de tarefa mostra o comportamento normal com um pop-up menu. A faixa de voz de 40 metros foi abaixada de 7.100 para 7.030 MHz. O Arquivo de Ajuda foi atualizado.

Verso de CQ100 1.10 Liberada em 16 de outubro de 2006


Incluiu a caracterstica onde S-METER fica escura para indicar perda de foco. Adicionou a caracterstica de sintonia em toda extenso da faixa. Adicionou a caracterstica de sintonia com Ctrl_UpArrow, Ctrl_DownArrow para buscar a prximo sinal. Adicionou atalho Ctrl+LeftArrow e Ctrl+RightArrow para ajustar Ganho de Mic. Adicionou o modo QUE FALA por Ctrl+PageUp ou Ctrl+PageDown. Aumentou mximo Vox Dwell. Aumentou intervalo para status de estao em linha, assim eles persistiro mais muito tempo. Corrigido o BUG onde o PTT usando tecla de espao faria o boto ir azul apagar toda vez que a estao estivesse falando. Corrigido o erro ao sintonizar freqncia de topo extrema de uma faixa. Corrigido um BUG onde Windows 98/ME sempre exibia "Programa em Uso (no testado) O Arquivo de Ajuda foi atualizado.

Nova Verso 178 Liberada em 25 de outubro de 2006.


Esta atualizao secundria tem duas melhorias: 1) A ortografia de MHz e kHz era fixa nos botes. 2) Algumas melhorias ao digitar o cdigo morse - CW. Nenhuma queda mais no comeo de transmisso. Espaos mais longos palavra Mais longo Dweel antes de voltar ao mode receber.

Nova verso 181 Liberada em 26 de outubro de 2006.


Esta atualizao secundria tem duas melhorias: 1) Alguns cdigo de fonte de placa de som foram modificados, enquanto na tentativa de resolver a "Star Wars Reverb" problema de udio para alguns estaes. Ns no podemos duplicar o problema aqui, mas ns esperamos que esta mudana ajudasse. 2) Foram somadas novos atalhos para operadores em CW. Alt + PageUp / PageDown fixa o boto de modo. Modo de anuncio de Voz. Em modo Keyer. Alt + Seta de Seta / Direito Esquerda ajusta velocidade de keyer. Alt + Para cima seta / Abaixo Seta ajusta o Pitch keyer.

Nova Verso 185 Liberada em 17 de novembro de 2006.


Esta atualizao secundria tem algumas melhorias: 1) Freqncias de chamada agora exibe "PSE QSY." 2) As linhas de informao da estao so agora mais largas. 3) A janela de configurao de ponto de interrogao branca nenhum fixo, assim voc pode operar o transceptor enquanto esta janela est aberta. 4) O nmero da Verso agora mostarda na legenda de topo da janela de configurao. 5) Um BUG corrigido onde a Sintonia de BUSCA no trabalha em baixos sistemas de cor. 6) Um BUG corrigido onde a entrada da senha estava aparecendo na tela errada para sistemas que usam dois monitores. 7) Um BUG corrigido onde o transceptor para se voc executa uma interrupo de faixa enquanto o boto de sintonia est girando. 8) O cdigo de fonte foi mudado na tentativa de resolver um problema informado onde o transceptor congela quando um interruptor de faixa acionado. Ns no podemos duplicar este problema, assim ns no sabemos se esta dificuldade foi sanada.

Nova Verso 186 Liberada em 1 de dezembro de 2006.


Esta atualizao secundria tem duas melhorias: 1) Voc pode clicar no Indicativo da estao transmissora azul e abrir o QRZ daquela estao. 2) Um cursor de dedo aparece agora sobre o cone do ponto de interrogao e a marca X.

Das könnte Ihnen auch gefallen