Sie sind auf Seite 1von 14

ESTATUTO DA IGREJA ASSEMBLIA DE DEUS - MINISTRIO DA PLENITUDE CAPTULO I DA DENOMINAO, DOS FINS, DA SEDE E DA CONSTITUIO Art.

1 - A Igreja Assembl ia de Deus - Minist rio da Plenitude, fundada nesta Cidade do Natal, aos dois dias do m s de fevereiro do ano de dois mil e dois, doravante identificada pela sigla ADEMP ou denominada simplesmente Igreja, tem por finalidade proclamar o Evangelho do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, de conformidade com a Grande Comiss o expressa em Mateus 28.19, Marcos 16.15 e demais refer ncias, atendidos os princpios e ensinamentos contidos nas Santas Escrituras. 1 - A ADEMP tem Sede e Foro na Cidade do Natal, provisoriamente instalada Rua Rio Juru , n 7738 Cidade Satlite, no Bairro de Pitimb. 2 - A ADEMP poder fundar Igrejas Filiadas em cada Municpio do Estado do Rio Grande do Norte, em outros Estados da Federao e no Exterior. 3 - As Igrejas Filiadas sero regidas por estas normas e no tero estatuto prprio. 4 - A ADEMP poder manter outras entidades associativas ou fundaes de carter assistencial, como tambm escolas, livrarias e entidades afins, as quais podero ter estatutos prprios.

5 - As Igrejas Filiadas poder o adquirir personalidade jurdica pr pria, mediante aprova o da Assembl ia Geral da ADEMP, observadas as condies previstas no Regimento Interno da Igreja. 6 - O tempo de dura o da ADEMP indeterminado e somente poder ser dissolvida mediante resolu o de 2/3 (dois teros) dos votos de seus membros, reunidos em Assembl ia Geral, previamente convocada para este fim. Art. 2 - A ADEMP, constituda da Igreja Sede, das Igrejas Filiadas e de suas respectivas Congrega es, tem a Bblia por sua regra de f e governo; no entanto, sendo aut noma para resolver, por si mesma, quaisquer quest es internas, de ordem material ou espiritual que venham a surgir em sua Sede ou suas Filiadas. CAPTULO II DOS MEMBROS Seo I DA ADMISSO Art. 3 - A ADEMP comp e-se de n mero ilimitado de membros, sem distin o de sexo, ra a, nacionalidade ou condi o social, que se mantenham fiis aos princpios fundamentais estabelecidos na Bblia e nas leis do Pas.

Art. 4 - Ser admitida como membro da ADEMP, a pessoa que: I Converter-se f crist evang lica e for batizada em guas, por imers o, em nome do Pai, do Filho e do Esprito Santo; II - Proceder de outra igreja reconhecidamente evanglica que adote a mesma forma de batismo.
Par grafo nico Nos casos previstos neste Artigo, a admiss o do candidato est condicionada sua declara o de

concordncia com este Estatuto e aprovao da Assemblia local. Seo II DOS DIREITOS Art. 5 - So direitos do membro da ADEMP, em comunho com a Igreja: I - Votar e ser votado para os cargos ou funes previstos neste Estatuto; II - Fazer uso da palavra em reunies de Assemblia Geral; III - Receber assistncia, de acordo com as finalidades e possibilidades da Igreja; IV - Ser separado para o servio do Evangelho de Jesus Cristo, preenchidas as condies Regimentais; V - Participar das atividades realizadas pela ADEMP, ressalvadas aquelas de f rum interno do Conselho, Diretoria ou Ministrio; VI - Ser readmitido, uma vez sanada a causa do desligamento, mediante aceitao da Assemblia local.

Seo III DOS DEVERES Art. 6 - So deveres do membro da ADEMP, em comunho com a Igreja: I - Viver de conformidade com a doutrina bblica, as normas estatuidas pela Igreja e as leis do Pas; II Ser assduo s reunies da Igreja; III - Contribuir com dzimos e ofertas objetivando a proclamao do Evangelho, o socorro a membros necessitados, o sustento de obreiros e demais investimentos ou despesas da Igreja; IV - Respeitar as decises emanadas da ADEMP, em particular, as de Assemblia Geral. CAPTULO III DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL Art. 7 - A ADEMP tem, no mbito g eral, a seguinte estrutura organizacional: I - Assemblia Geral; II - Conselho; III - Diretoria; IV - Ministrio. 1 - A ADEMP constituir os departamentos b sicos de Evangeliza o, de Educa o Crist e de A o Social, objetivando a execuo das atividad es que lhe so inerentes. 2 - Poder o ser criados outros departamentos, visando execu o das atividades da Igreja, mediante aprova o do Conselho. S eo I DA ASSEM BLIA G ERAL Art. 8 - A Assembl ia Geral o rg o m ximo de delibera o da ADEMP, tendo compet ncia para resolver os casos a ela submetidos, quer sejam de ordem material ou espiritual, no mbito de sua jurisdio. 1 - A Assembl ia Geral constituda pelos membros em comunh o com a Igreja, sendo suas resolu es devidamente registradas em atas e consideradas coisas julgadas, desde que n o contrariem a Palavra de Deus, este Estatuto e as leis do Pas. 2 - A Assembl ia Geral ser presidida pelo Pastor Presidente da ADEMP, ressalvadas suas faltas ou impedimentos, quando essa presidncia s er exercida pelo Vice -presidente. - A Assembl ia Geral convocada, uma vez ano, sempre no m s de 3 ser ordinariamente, por janeiro; e, extraordinariamente, quando convocada por seu presidente ou por 1/3 (um ter o) dos membros em comunh o com a Igreja, com anteced ncia mnima de 15 (quinze) dias; instalando-se com um quorum mnimo de 2/3 (dois ter os) dos membros, em primeira convoca o, ou com qualquer n mero de presentes, em segunda convoca o, 1 (uma) hora ap s a primeira; deliberando, sempre, por maioria simples de votos. 4 - Para as finalidades previstas no Pargrafo nico do Art. 4 e no Inciso VI do Art. 5, a publicao de um calendrio de reunies administrativas mensais dos membros da Igreja substituir a convocao prvia da Assemblia Geral , prevista no Pargrafo anterior. Seo II DO CONSELHO Art. 9 - O Conselho o rgo representativo da ADEMP, tendo carter deliberativo em assuntos administrativos.

1 - O Conselho composto por 6 (seis) membros da Igreja Sede e 2 (dois) de cada Igreja Filiada, paritariamente oriundos do Ministrio e da membresia no ordenada a Ministro ou a Presbtero;

2 - A elei o do Conselho dar-se- , no m ximo, 30 (trinta) dias ap s a elei o do Pastor Presidente da Igreja, em Assemblia Geral convocada para esse fim, atravs de edital publicado na Igreja. 3 - O Conselho reunir-se- , ordinariamente, uma vez por ano e, extraordinariamente, quando convocado por seu presidente ou por 1/3 (um tero) de seus membros. Art. 10 - competncia do Conselho: I - Apreciar e aprovar o Relatrio de Gesto e a Prestao de Contas anuais da Diretoria; II - Analisar e emitir parecer conclusivo sobre assuntos a serem submetidos a Assemblias; III - Analisar e deliberar sobre assuntos de natureza administrativa que lhe sejam apresentados; IV - Analisar nomes indicados pelo Pastor Presidente para composio da Diretoria; V - Indicar nomes para o cargo de Pastor Presidente da ADEMP, preenchidas as exigncias do Regimento Interno. VI O exerccio de outras atribui es, mediante requisi o da Assembl ia, bem como solicita o da Diretoria ou Ministrio. Par grafo nico Para fins de acompanhamento da gest o da ADEMP, o Conselho manter um rg o de Controle Interno, preferencialmente composto de pessoas tecnicamente qualificadas, com o objetivo de examinar minuciosa, regular e imparcialmente todos os documentos, contas e valores, que derem origem a balancetes e ao Balan o Geral da Igreja; al m de proceder, quando solicitado pela Diretoria, auditoria financeira nas Igrejas Filiadas, nas Congrega es ou em quaisquer Departamentos da ADEMP. Seo III DA DIRETORIA
Art. 11 - A Diretoria o rg o executivo da ADEMP, sendo composta dos seguintes membros: Pastor Presidente, Vice-

presidente, 1 Secretrio, 2 Secretrio, 1 Tesoureiro e 2

Tesoureiro.

DO PASTOR PRESIDENTE
Art. 12 - A fun o de Pastor Presidente da ADEMP ser exercido pelo Pastor da Igreja Sede, indicado pelo Conselho e

eleito, por escrutnio secreto, em Assemblia Geral previamente convocada para este fim, atravs de edital publicado na Igreja. 1 - O Pastor Presidente da ADEMP exercer suas fun es enquanto servir bem Igreja, em sucessivos mandatos de 4 (quatro) anos, renovados mediante parecer do Conselho, devidamente referendado pela Assemblia Geral. 2 - A cessao do mandato do Pastor Presidente, dando origem vacncia da funo, ocorrer nos casos de: I Faltas comprovadas contra os princpios doutrinrios e morais, constantes das Escrituras Sagradas e das leis do Pas; II - Tornar-se incompatvel com as normas estabelecidas no presente Estatuto; III Renncia ou mudana para outra Igreja;
IV - Jubila o, decorrente de incapacidade fsica plenamente comprovada, atrav s de percia m dica, que venha a

impossibilit -lo do exerccio de suas funes; V - Jubilao, ao completar os 70 anos de idade. 3 - Em caso de vacncia de funo, seu preenchimento obedecer ao previsto no caput deste Artigo. DOS DEMAIS MEMBROS DA DIRETORIA
Art. 13 - As funes de Vice-presidente, Secretrios e Tesoureiros ser o de livre indicao do Pastor Presidente da

ADEMP, ouvido o Conselho, e aprovado em Assemblia Geral. 1 - O mandato dos membros da Diretoria ser de quatro anos, podendo haver reconduo por igual perodo, tantas vezes quantas necessrias, enquanto servirem bem Igreja , em suas respectivas funes.

2 - Perder o mandato o membro da Diretoria que tornar-se inoperante no exerccio de suas funes ou incompatvel com as normas administrativas, morais e legais, notadamente as constantes das Sagradas Escrituras.

Seo I V DO MINISTRIO Art. 14 - O Ministrio o rgo de coordenao das atividades espirituais da Igreja, no mbito de sua jurisdio. 1 - O Ministrio composto de pastores, evangelistas e presbteros. 2 - Os diconos, embora estritamente no pertenam ao Ministrio, s o importantes cooperadores na realizao das atividades da Igreja, particularmente, na funo logstica. Seo V DAS IGREJAS FILIADAS Art. 15 - As Igrejas Filiadas so integrantes da ADEMP, nos termos do 3 do Artigo 1 deste Estatuto. Art. 16 - As Igrejas Filiadas sero dirigidas por um Pastor, indicado pelo Conselho da ADEMP e aprovado pela Assemblia local, o qual responder pela administrao da Igreja Filiada e de suas Congregaes. 1 - O Pastor da Igreja Filiada indicar , para auxili -lo em suas funes, um Co-pastor, 1 e 2 Secret rios, e 1 e 2 Tesoureiros, cujos nomes sero referendados pela Assemblia local.
2 - Os mandatos dos ocupantes das fun es referidas no Par grafo anterior seguir ao disposto no 1 do Art. 13

deste Estatuto. Seo VI DAS CONGREGAES Art. 17 - As Congrega es da ADEMP, vinculadas Igreja Sede ou s Igrejas Locais, t m por finalidade exercer a a o ministerial e administrativa de suas respectivas igrejas. 1 - As Congrega es ser o administradas por Dirigentes, designados pelo Pastor da Igreja a que se vincularem, ouvida a Assemblia local, e no tero permanncia definitiva frente s mesmas. 2 - A estrutura administrativa das Congregaes poder adaptar -se da Igreja a que estiver v inculada. Seo VII DOS DEPARTAMENTOS
Art. 18 - Os Departamentos s o rg os de execu o das atividades da ADEMP, nos termos do 1 do Art. 7 deste

Estatuto. Par grafo nico - Os Departamentos ser o dirigidos por Diretores e ter o normas de funcionamento definidas no Regimento Interno. Seo VIII DO VNCULO CONVENCIONAL Art. 19 - A ADEMP poder vincular -se a Convenes de Igrejas Assemblia de Deus no Estado ou no Pas, respeitados os princpios das Sagradas Escrituras e do presente Estatuto. CAPTULO IV DAS ATRIBUIES Seo I DO PASTOR PRESIDENTE

Art. 20 - So atribuies do Pastor Presidente: I - Presidir a Assemblia Geral e o Conselho;

II - Presidir as reunies da Diretoria e do Ministrio; III - Coordenar e supervisionar as atividades da ADEMP; IV - Escolher os seus auxiliares, de conformidade com este Estatuto; V - Representar a ADEMP, ativa, passiva, judicial e extrajudicialmente, assistindo-lhe o direito de fazer-se representar por Ministros ou membros devidamente qualificados, quando o caso assim o exigir ou julgar necessrio; VI - Ordenar despesas e exercer o controle sobre a execuo financeira da ADEMP; VII - Assinar, juntamente com o 1 Tesoureiro, todos os documentos relativos a operaes financeiras da ADEMP; VIII - Assinar, juntamente com os Coordenadores de Departamentos, documentos relacionados com suas respectivas reas de competncia; IX - Orientar a participa o de membros da ADEMP, especialmente aqueles em fun es ministeriais, quanto a suas participaes em atividades sociais, po lticas ou assemelhadas, no mbito externo da Igreja; X - Praticar os demais atos administrativos de sua compet ncia, podendo deleg -los, quando julgar conveniente ou necessrio.
XI - Dirigir as atividades espirituais e administrativas da ADEMP; XII - Cumprir e zelar pelo fiel cumprimento deste Estatuto;

XIII - Responder, inclusive judicialmente, por todos os bens da ADEMP, irregularidades administrativas ou omiss es danosas havidas em sua gesto; XIV - Apresentar ao Conselho o Relat rio de Gest o e a Presta o de Contas anuais da Diretoria, nos termos do inciso I do Art. 10 deste Estatuto; XV - Apresentar ao Conselho nomes para composi o da Diretoria, conforme o previsto no inciso IV do Art. 10 deste Estatuto. Seo II DO VICE-PRESIDENTE Art. 21 - So a tribuies do Vice -presidente: I - Substituir o Presidente em suas ausncias e impedimentos; II Participar, quando solicitado pelo Presidente, da coordenao e superviso de todas as atividades da Igreja. III - Prestar colaborao em todos os trabalhos, sob a orientao do Presidente; IV - Manter as ordens e decises emanadas do Pastor Presidente, quando no exerccio eventual da Presidncia; V - Exercer as atividades que lhe forem delegadas pelo Pastor Presidente. Seo III DOS SECRETRIOS Art. 22 - So atribuies do 1 Secretrio: I - Assinar, juntamente com o Pastor Presidente, todos os documentos referentes s atribuies da funo; II - Substituir o Vice-presidente nas suas ausncias e impedimentos; III- Redigir as atas das reunies para as quais fo r convocado, bem como a correspondncia de interesse da ADEMP; IV - Manter devidamente organizado todo o servio de secretaria;

V - Dar orientao necessria ao seu substituto sobre os servios de sua responsabilidade. Art. 23 - So atribuies do 2 Secre

trio:

I - Substituir o 1 Secretrio em suas ausncias e impedimentos. II - Suceder o 1 Secretrio, em caso de vacncia, desde que haja decorrido, no mnimo, metade do mandato. III - Auxiliar o 1 Secretrio no desempenho de suas atividades; IV - Exercer outras atividades que lhe forem delegadas pelo 1 Secretrio. Seo IV DOS TESOUREIROS Art. 24 - So atribuies do 1 Tesoureiro: I - Assinar, juntamente com o Pastor Presidente, todos os documentos relativos a operaes financeiras da ADEMP; II - Propor Diretoria medidas administrativas que concorram para um melhor desempenho financeiro da Igreja; III - Movimentar os recursos financeiros da ADEMP, sempre em conjunto com o Pastor Presidente; IV - Receber ofertas, dzimos e quaisquer outros valores trazidos Igreja; V - Efetuar pagamentos e proceder a quita o de compromissos financeiros, de acordo com a dota o or ament ria da ADEMP; VI - Manter devidamente organizado todo o servio de tesouraria; VII - Manter disposio do Conselho toda a document ao contbil da Igreja. VIII - Informar aos membros do Conselho, quando solicitado, a respeito de qualquer assunto relacionado tesouraria; IX - Dar orientao necessria ao seu substituto sobre os servios de sua responsabilidade. Art. 25 - So atribu ies do 2 Tesoureiro: I - Substituir o 1 Tesoureiro em suas ausncias e impedimentos. II - Suceder o 1 Tesoureiro, em caso de vacncia, desde que haja decorrido, no mnimo, metade do mandato. III - Auxiliar o 1 Tesoureiro no desempenho de suas ativida des; IV - Exercer outras atividades que lhe forem delegadas pelo 1 Tesoureiro. Seo V DOS PASTORES DAS IGREJAS FILIADAS Art. 26 - So atribuies do Pastor da Igreja Filiada: I - Presidir a Assemblia Local, por delegao do Pastor Presidente da ADEMP; II - Presidir as reunies do Ministrio local; III - Coordenar e supervisionar todas as atividades da Igreja Filiada; IV - Escolher seus auxiliares, de acordo com este Estatuto; V - Administrar o patrimnio da Igreja;
VI - Representar a Igreja Filiada, ativa, passiva, judicial e extrajudicialmente, por delegao do Pastor Presidente; VII - Assinar, com o 1 Tesoureiro, todos os documentos relativos a operaes financeiras da Igreja;

VIII - Proceder a abertura e movimentao de conta bancria em nome da Igr eja Filiada; IX - Ordenar despesas e autorizar pagamentos; X - Praticar todos os atos administrativos de sua competncia, podendo deleg -los, quando achar conveniente;

XI - Dirigir as atividades espirituais e administrativas da Igreja Filiada, em geral; XII - Cumprir e fazer cumprir as normas do presente Estatuto; XIII - Servir de exemplo e tratar com amor os membros da Igreja, procedendo irrepreensivelmente, segundo os preceitos bblicos e morais; XIV - Responsabilizar-se, perante a Igreja, por todos os bens da Igreja administrados por ele; respondendo, inclusive judicialmente, por quaisquer irregularidades praticadas em sua gesto. Seo VI DOS DIRIGENTES DAS CONGREGAES Art. 27 - So atribuies do Dirigente de Congregao: I - Dirigir as atividades espirituais e administrativas da Congrega o, por delega o do Pastor da Igreja a que estiver vinculado; II - Representar o Ministrio da ADEMP, no mbito da Congregao que dirige; III - Sugerir ao Pastor da Igreja nomes de auxiliares e di conos necess rios ao bom desempenho das atividades, na Congregao que dirige. IV - Dirigir a Congregao, observando as orientaes e determinaes da Igreja a que estiver vinculada; V - Viver irrepreensivelmente, servindo de exemplo aos seus congregados, de conformidade com as Sagradas Escrituras e os preceitos morais.

VI - N o contrair dvidas em nome da Igreja ou da Congrega o, sem autoriza o expressa do Pastor da Igreja a qu estiver vinculado; Igreja a VII - Assinar os relat rios financeiros semanais da Congregao, determinando o recolhimento dos valores que estiver vinculado; VIII - Prestar relat rios peri dicos acerca das atividades administrativas e espirituais da Congrega o, respondendo, igualmente, perante a Igreja a que estiver vinculado, por todos os atos nela praticados. CAPTULO V DOS MINISTROS, DOS PRESBTEROS E DOS DICONOS S e o I DOS MINISTROS Art A indicar ordena o . 28 - ADEMP, atrav s do Pastor Presidente e dos Pastores das Igrejas Filiadas, para ao Minist rio do Evangelho, o membro em comunh o, batizado no Esprito Santo, que preencha os seguinte requisitos, a serem explicitados no Regimento Interno:
I - Ter vocao divina para o Santo Ministrio; II Ter conhecimento das Sagradas Escrituras;

III - Ser obediente ao sistema de doutrina da ADEMP; IV - Ter testemunho pautado nos princpios das Sagradas Escrituras; V - Ter formao teolgica. Pargrafo nico - O Ministrio do Evangelho de que trata o presente artigo composto de pastores e evangelistas. Art. 29 - A remunerao dos Ministros da ADE MP ser definida no Regimento Interno da Igreja.
Art. 30 - Os Ministros da ADEMP n o ter o vnculo empregatcio com a mesma e dever o contribuir para a Previdncia

Social na condio de Ministro de Confisso Religiosa, nos termos da legislao que disciplina a espcie. Seo II

DOS PRESBTEROS
Art. 31 A ordena o a Presbtero dar-se- mediante indica o do Pastor da Igreja Sede ou da Igreja Filiada, ouvido o

Ministrio, com aprovao da Assemblia local. Pargrafo nico - Ser ordenado a Presbtero o membro em comunh o, batizado com o Esprito Santo, que atenda aos Incisos I a V do Art. 28 deste Estatuto, a serem explicitados no Regimento Interno. Seo III DOS DICONOS
Art. 32 A ordena o de Dicono, dar-se- mediante indica o do Pastor da Igreja Sede ou da Igreja Filiada, ouvido o

Ministrio, com aprovao da Assemblia Local. Par grafo nico Ser ordenado a Di cono o membro em comunh o, cheio do Esprito Santo, que atenda aos Incisos I a IV do Art. 28 deste Estatuto, a serem explicitados no Regimento Interno. CAPTULO VI DA DISCIPLINA Seo I DOS MEMBROS Art. 33 - O membro da ADEMP que contrariar a doutrina bblica ou descumprir as normas estatut rias e regimentais, de acordo com a gravidade da falta, estar sujeito s seguintes penalidades: I - Advertncia; II - Suspenso; III - Excluso. Par grafo nico - Os procedimentos de aplica o de penalidades e de readmiss o de membro suspenso ou excludo, sero definidos no Regimento Interno da ADEMP, atendidos os princpios do contraditrio e da ampl a defesa. Seo II DE MINISTROS, PRESBTEROS E DICONOS Art. 34 - O ministro, o presbtero ou o di cono que contrariar o sistema de doutrina ou o presente Estatuto, estar sujeito s seguintes penas disciplinares: I - Advertncia oral ou escrita;
II - Suspenso de cargo e/ou funo; III - Perda de cargo e/ou funo.

1 - Os obreiros citados no caput deste Artigo, al m das penas disciplinares constantes dos Incisos anteriores, estar o sujeitos s penalidades previstas no Inciso III do Art. 33 deste Estat uto, na condio de membro da Igreja. 2 - Den ncia de faltas disciplinares de ministros, presbteros e di conos dever o ser formuladas, por escrito, ao Pastor Presidente da Igreja, que determinar averiguaes e, havendo comprova o de fatos geradores de disciplina, a encaminhar ao Conselho, para a aplicao das medidas cabveis espcie. Art. 35 - So faltas disciplinares, para os fins do artigo anterior: I - A prtica de pecados previstos nas Sagradas Escrituras; II - O abandono da f crist ou a ado o de seitas ou sociedades cujos princpios contrariem as doutrinas professadas pela ADEMP;
III - A pr tica de atos lesivos moral ou aos costumes, conforme previsto no Ordenamento Jurdico do Pas e no

Regimento Interno da ADEMP.

Art. 36 - Quanto aos procedimentos disciplinares e de reintegra o dos ministros, presbteros e di conos, aplica-se a disposio contida no Pargrafo nico do Art. 33.

CAPTULO VII DO PATRIMNIO


Art. 37 - A ADEMP ter como patrim nio fsico todos os bens m veis e im veis adquiridos por compra, permuta ou

doao. 1 - Todos os bens patrimoniais adquiridos na forma deste Artigo ser o incorporados ao patrim nio da ADEMP e sua aliena o s poder efetivar-se mediante aprova o da Assembl ia Geral, no caso de bens im veis, ou do Conselho, no caso de bens mveis. 2 - A ADEMP manter registros atualizados de todos os bens de que trata o presente Artigo, sendo que nenhum membro poder lanar mo dos mesmos para si ou para outrem. Art. 38 A ADEMP no responder por dvidas contradas por quaisquer de seus membros. Art. 39 Nenhum membro responder pelas obriga es contradas pela ADEMP, salvo se, representando-a, as fizer solidaria violando a lei ou o presente Estatuto, agindo de m -f ou por excesso de poder, quando, ent o, responder e subsidiariamente. Art. 40 - Em caso de diviso da ADEMP, os seus bens pertencero parte que permanecer fiel aos princpios doutrinrios e estatutrios da Igreja. Art. 41 - Em caso de dissolu o da ADEMP, os seus bens ser o destinados a coirm s que se mantenham na mesma f e ordem ou para outras entidades religiosas crist s com id ntica finalidade ou que lhe seja assemelhada, caso inexista remanescentes. CAPTULO VIII DAS DISPOSIES GERAIS E TRANSITRIAS
Seo I DAS DISPOSIES GERAIS, TRANSITRIAS E FINAIS Seo I Das Disposies Gerais Art. 65. Os obreiros de que tratam os artigos 51, 52 e 53 devero comprovar a entrega dos seus dzimos, junto ao tesouro da igreja. Art. 66. Em caso de falecimento do Pastor da Igreja Sede, a sua viva, enquanto no contrair novas npcias e se mantiver fiel aos princpios das Sagradas Escrituras, perceber uma ajuda mensal pecuniria, a ttulo de doao, correspondente a cinqenta por cento do que perceber o Pastor da Igreja Sede. 1 Em caso de falecimento de pastor de Igreja Filial, a sua viva enquanto no contrair novas npcias e se mantiver fiel aos princpios das Sagradas Escrituras, perceber uma ajuda mensal pecuniria, a ttulo de doao, concedida pela , IEADMGN observado o disposto no 1, do artigo 54. 2 A ajuda mensal pecuniria a que se refere este artigo intransfervel aos demais herdeiros e dependentes. Art. 67. Caso alguma Igreja Filial ou Congregao venha a se divorciar dos princpios normativos e/ou da doutrina estabelecida pela IEADMGN, recusando reger-se pelo presente Estatuto, perder o direito de usar a denominao Igreja Evanglica Assemblia de Deus Graa Para as Naes - IEADMGN , e devolver todo o patrimnio sob seu uso IEADMGN, alm de

sofrer outras sanes que o caso requeira. Art. 68. Qualquer membro que ocupar cargo nas Diretorias Geral ou Local, nos Conselhos e Comisses, nos Departamentos, na Direo de Igrejas Filiais ou Congregaes, e candidatar-se a cargo eletivo, dever afastar-se de suas atividades administrativas ou eclesisticas. 1 Em caso de eleio e posse em cargo eletivo, o membro a que se refere este artigo, permanecer afastado de quaisquer funes eclesisticas ou administrativas na IEADMGN. 2 Em caso de no eleio, o membro afastado poder ser reintegrado nas funes que exercia, ou em outras, a critrio da respectiva Diretoria a que estiver subordinado. Art. 69. Este Estatuto somente poder ser reformado, com a recomendao da Assemblia Ministerial, por maioria simples dos membros da IEADMGN presentes em Assemblia Geral Extraordinria, previamente convocada para esse fim, nos termos do 4 do artigo 22, deste Estatuto. Art. 70. Os casos omissos sero resolvidos pela Assemblia Ministerial ou pela Diretoria Geral, conforme o assunto. Seo II Das Disposies Transitrias Art. 71. O presente Estatuto, aps sua aprovao em Assemblia Geral, ser arquivado no Registro de Pessoas Jurdicas. Art. 72. O disposto no 2, do art. 54, no ter sua aplicao caso a situao dos Obreiros que, na data da aprovao deste Estatuto, no tenham condio de regularizar sua contribuio previdenciria seja por idade, ou condio financeira. Pargrafo nico. Neste caso, o Obreiro dever apresentar a sua situao financeira ou de idade, Direo da IEADMGN, no prazo de seis meses, a partir da vigncia deste Estatuto, para ser apreciada. Art. 73. Os atuais obreiros disporo do prazo de seis meses, a partir da vigncia deste Estatuto, para cumprirem o disposto no art. 54, 1 deste Estatuto. Art. 74. A limitao da idade expressa no artigo 30, 3, no se aplicar ao atual Presidente da IEADMGN. Art. 75. Ser criado um Fundo Complementar, para viabilizar a manuteno da Jubilao dos Obreiros da, IEADMGN cujas normas sero estabelecidas por Resoluo da Assemblia Ministerial. Seo III Das Disposies Finais

Art.76 - Os membros da IEADMGN e suas filiais, no respondero individualmente ou subsidiariamente pelos compromissos assumidos pela Diretoria em nome da Entidade. Art.77 - Os membros da IEADMGN e suas filiais, no respondero por dvidas contradas por qualquer de seus membros, sem que haja para isso prvia autorizao das mesmas. Art.78 - Nenhum compromisso financeiro ou seo de patrimnio, sero exigidos do membro, para filiao ou permanncia no rol, de igual modo, a Igreja est isenta de qualquer ressarcimento de bens ou direitos patrimoniais que porventura venham a requerer os ex-membros sob pretexto das contribuies ofertadas ou sob qualquer motivo. Art.79 - Nenhum obreiro ou membro poder recorrer justia contra a Igreja, sob qualquer alegao.

Art.80 - A Igreja para facilitar a consecuo de suas finalidades, poder criar interna e externamente, tantas comisses e departamentos forem necessrios, de acordo com o presente Estatuto. Art.81 - A Igreja poder a seu critrio, separar obreiros que cumpram em tempo integral, o Pastorado, conferindo-lhes vencimentos, ttulos de subsidio, devendo o valor percebido e as obrigaes sociais, serem ajustadas em livre negociao, como profissional autnomo, nas formas da lei. Art.82 - Os casos omissos ou que suscitem ambigidade neste Estatuto, sero resolvidos pela Diretoria e pela Assemblia Geral, que depois de lavrados em Atas, tero valor jurdico. Art.83 - A Assemblia Geral da Igreja, auto-ruga competncia a Assemblia da Sede, como sua bastante representante, para reunir em Seo Ordinria mensalmente, e apreciar os relatrios de balancetes das secretarias, tesourarias e departamentos afins, aprovando-se ou no. Pargrafo nico - O quorum para legalidade desta Assemblia de maioria plena (2/3) dois teros do total dos membros arrolados na sede. Art.84 - Esta Entidade s poder ser dissolvida por determinao de (2/3) dois teros dos seus membros em comunho, isto , no gozo de todos os privilgios, convocados por que de direito, que resolvero tambm na mesma reunio, quanto ao destino dos seus bens, aps solvidos os seus compromissos. Art.85 - Todos os debates da entidade sero conduzidos dentro dos princpios elevados dos ideais cristos. Art.86 - O presente Estatuto estar sujeito a reviso, cada (5) cinco anos, a partir da data de sua aprovao, atravs de proposta encaminhada Diretoria, em sua Seo Ordinria anual, na 2 quinzena de janeiro. Pargrafo 1 - A reforma ou emendas que se tornarem necessrias, fora deste prazo, s podero ser feitas, por iniciativa da Diretoria ou de (1/3) um tero dos membros da Igreja, em Assemblia Extraordinria convocada para este fim. Pargrafo 2 - Para o disposto no artigo anterior, sero exigidos (2/3) dois teros dos membros presentes, para votao de cada artigo separadamente, que deva ser modificado, suprimido, acrescentado ou aprovado. Art.87 - Este Estatuto, ora aprovado em sua integra, entrar em vigor partir desta data, devendo, em seguida, ser registrado em cartrio e averbado, passando a ter valor jurdico.

Serra - ES, 25 de Maio de 2012

Das könnte Ihnen auch gefallen