Sie sind auf Seite 1von 14

Apostila de COMANDOS ELTRICOS

Elaborado por Valdir Ap. de Oliveira Eltrotcnico e Tecnlogo em Automao Industrial

PREFCIO
Hoje, com a atual tecnologia disponvel para automao industrial, o comando e controle de motores e mquinas eltricas passaram a ser conhecimentos indispensveis para todos que trabalham em reas ligadas a manuteno , projetos de mquinas e equipamentos eltricos. Com intuito de ajudar a entender esta fascinante rea que a Automao, elaborei esta apostila onde espero fornecer material para a introduo aos estudos de Comandos Eltricos, assim como fonte de pesquisas aos interessados no assunto. Gostaria de deixar claro que somente a leitura desta apostila, no ser suficiente p/ capacitar algum a trabalhar em quadros eltricos, sejam eles pequenos ou de grande porte. Lembrem-se para se trabalhar com eletricidade antes de tudo deve-se ter respeito por ela. Trabalhe sempre com segurana, utilize os equipamentos e instrumentos adequados, no faa adaptaes.

Valdir Ap. de Oliveira Dezembro 2005

Antes de entrarmos diretamente no assunto de leitura e interpretao de um comando eltrico, e seus componentes. Vamos ver um pouco sobre as grandezas eltricas, as quais Potncia; Corrente; Resistncia; Tenso. Tenso Eltrica Atravs de pesquisas, os cientistas verificaram que os tomos a menor parte da matria, e formada por trs partculas (eltrons,prtons,nutrons). Os prtons e nutrons ficam bem prximos uns dos outros no ncleo do tomo, j os eltrons circulam livremente ao redor do ncleo.(fig. A)

Verificou-se tambm que os prtons e os eltrons se atraem, porm os prtons repelem outros prtons, bem como eltrons repelem outros eltrons. Dando a essa dualidade o nome de polaridade,adotando os nomes a essas polaridades de positivo p/ os prtons e negativa aos eltrons. A essa fora de atrao e repulso de prtons e eltrons chamamos genericamente de eletricidade. Como os eltrons so muito mais fceis de se deslocarem do que os prtons, em eletricidade basicamente se lida com os eltrons. O potencial eltrico de um sistema (quantidade de eltrons livres), chamamos de tenso eltrica. O fluxo de eltrons circulantes em condutor e chamado de corrente eltrica. A oposio que este condutor apresenta p/ o fluxo dos eltrons a denominamos de Corrente eltrica.

Tenso Eltrica A corrente eltrica, que e o fluxo de eltrons se deslocando de um local p/ outro, s existe quando a diferena de potencial entre dois pontos , isto , quando um ponto est com excesso de eltrons e outro com falta de eltrons. A diferena de potencial ou fora que move os eltrons de um ponto ao outro chamada de tenso eltrica medida atravs de uma unidade chamada Volt (V)

Figura B
Na fig. B, vemos um circuito eltrico com uma pilha e uma lmpada, a lmpada ascende a partir do momento que h um caminho entre o plo negativo e o plo positivo da pilha.

Corrente eltrica Analisando a fig. B.1, o fluxo de eltrons criado no deslocamento dos eltrons o que chamamos de corrente eltrica medimos sua intensidade atravs de uma unidade chamada Ampre (A). Quanto maior resistncia existir na passagem do fluxo de eltrons, maior ser nossa intensidade de corrente.

Figura B.1

Resistncia eltrica Como j dito, a oposio da passagem de corrente eltrica e o que chamamos de resistncia eltrica que representamos pela letra grega mega( ) e sua unidade de medida o Ohms, em algumas publicaes mais antigas a resistncia tambm o representada pela letra R.

Potncia eltrica A eletricidade, convertida em outra forma de energia, pode ser utilizada em diversas situaes comuns. o caso, por exemplo, da resistncia de um chuveiro, que aquece a gua que passa pela mesma. Dizemos que o chuveiro converte energia eltrica em energia trmica. Os motores eltricos, quando recebem tenso,giram seu eixo. Este movimento s possvel, pois ao se aplicar energia eltrica no motor transformamos a energia eltrica em mecnica. Os gases das lmpadas fluorescentes emitem luz ao serem percorridos pela corrente eltrica em energia luminosa. Existem inmeros exemplos de transformao de energia, os quais podemos observar facilmente em nosso dia a dia A quantidade de energia que um equipamento ou sistema eltrico pode produzir ou fornecer depende da tenso e da corrente eltrica. E esta energia chamamos de potncia eltrica, cujo smbolo a letra P, a unidade de medida da potncia eltrica e o Watts, em homenagem ao inventor de motores, o escocs James Watt (17361819).

CONTATOR

Contator um dispositivo eletromagntico que liga e desliga o circuito eltrico. Sendo usado normalmente p/ comando de motores, sendo um dos componentes principais utilizados em automao, por isso muito importante entender seu funcionamento. O contator constitudo de uma bobina que quando alimentada cria um campo magntico no ncleo fixo, que por sua vez atrai o ncleo mvel que fecha o circuito. Cessando alimentao da bobina, desaparece o campo magntico, provocando o retorno do ncleo atravs de molas, conforme figura 01.

Fig. 01

1. Contatos

Contatos principais ou de potncia No contator temos os contatos principais e auxiliares. Sendo os contatos principais ou de potncia mais robustos e portanto suportam maiores correntes . A capacidade de corrente deste contactor,est ligada diretamente ao regime de trabalho que a carga eltrica instalada ser submetida.Portanto sempre que for dimensionar um contactor observe a corrente de trabalho suportado de acordo com a categoria (AC1;AC2;AC3;AC4)

Fig. 02
Contatos auxiliares ou de comando.
Os contatos auxiliares ou de comando, so utilizados para sinalizao e para fechamentose abertura de partes do comando, sendo estes importantssimos para o processo de comando e automao. Existem os contato NF (normalmente fechado) e NA (normalmente aberto). (figura 03). Para melhor identificao e interpretao de um esquema eltrico, estes contatos so identificados por nmeros e adotou-se a seguinte norma: Os contatos NF normalmente levam a identificao com os nmeros 3 e 4 e os abertos 1 e 2. Quando um contato no receber a identificao por nmero , deve ser identificado se NA ou NF, em alguns componentes importados comum ver este tipo de identificao (NO) normal open = normalmente aberto , (NC) normal closed = normal fechado, mas no Brasil devemos seguir a orientao da ABNT(Associao Brasileira de Normas Tcnicas), que a identificao atravs de nmeros.

Fig. 03
2.

Botoeiras.

As botoeiras tambm desempenham um papel importante no processo de comando de um equipamento. Os acionamentos mais comuns so: - Impulso - Reteno O importante nestes modelos como so parecidos , entender seu funcionamento bem como suas caractersticas principais.desta forma precisamos sempre ao fazer a interpretao de um circuito eltrico, identificar o modelo utilizado ou na elaborao de um projeto escolher o melhor modelo. Abaixo descrevo as principais caracterstica de cada modelo. Impulso So as botoeiras dotadas de mola, nas quais enquanto se mantiver o boto acionado ser efetuada a manobra de contato.Ao ser retirada a presso sobre o boto retorna-se os contatos p/ a posio de repouso.

Reteno Este tipo de botoeira , funciona diferentemente dos botes de impulso, ou sejam ao serem acionados, permanecem com a posio de contato, at que seja novamente acionada.

Simbologia ABNT

Fig. 04
3. Rel Bimetlico.

Os rels so utilizados para proteo de motores contra sobrecarga, falta de fase. Seu funcionamento baseado em dois elementos metlicos, que se dilatam diferentemente provocando modificaes no comprimento e forma das lminas quando aquecidas.

Fig. 05
Colocao em funcionamento e indicaes para operao: 1. 2. Ajustar a escala corrente nominal da carga. Boto de destravao (azul):

Antes de por o rel em funcionamento, premer o boto de destravao. O contato auxiliar ajustado pela fbrica para religamento manual (com bloqueio contra religamento automtico). Comutao para religamento automtico: premer o boto de destravao e gir-lo no sentido anti-horrio, at o encosto, da posio H (manual) para A (automtico). 3. Boto " Desliga" (vermelho). O contato auxiliar abridor ser aberto manualmente, se for apertado este boto. 4. Indicador Lig./Desl - (verde). Se o rel estiver ajustado para religamento manual, um indicador verde sobressair da capa frontal se ocorrer o disparo (desligamento) do rel. Para religar o rel, premer o boto de destravao. Na posio "automtico", no h indicao. 5. Terminal para bobina do contator, A2.

6.

Dimenses em mm.

- com contato auxiliar 1F ou 1A; - com contatos auxiliares 1F + 1A ou 2F + 2A; - para fixao rpida sobre trilhos suporte conforme DINEN 50022; - neste lado do rel, distncia mnima de partes aterradas.

MOTORES ELTRICOS
Introduo Terica
Motor eltrico a mquina capaz de transformar a energia eltrica em mecnica, usando em geral o principio da reao entre dois campos magnticos. A potncia mecnica no eixo e expressa em HP(Horse Power) ou CV (Cavalo Vapor). A potncia eltrica de entrada igual aos HP do motor divididos pelo rendimento, que da ordem de 80% para os motores mdios e ainda maior para os grandes motores A corrente nominal do motor, em apmores, pode ser obtida da seguinte expresso:

I= c
Onde:

HP x 746 Ux

Ou

I=

HP x 736 U x cos x

U = Tenso em Volts; cos ou fator de potncia = atualmente devemos considerar 0,9 = Rendimento 80% (0,8)

Para motor trifsico a expresso e a mesma , devemos apenas acrescentar o fator 3:

I=

HP x 746 3 x U x cos x

Baseado na expresso p/ clculo de corrente em um motor trifsico, vamos calcular a corrente do motor no exemplo abaixo:

Motor de 15 HP , trifsico , 220V a tenso nominal entre fases, fator de potncia de 90%, rendimento de 80%

I=

HP x 746 3 x U x cos x

Substituindo os dados na formla:

I=

15 x 746 1,732 x 220 x 0,90 x 0,80

40 A

Fechamento dos Motores A interligao das bobinas de um motor , popularmente conhecido como fechamento, e o que faz possvel que um mesmo motor possa ser ligado diversas tenses de rede. Para tanto e preciso conhecer o esquema de fechamento, que normalmente os fabricantes fornecem. Mas caso isto no ocorra devemos seguir as orientaes abaixo: Os motores Trifsicos de origem americana, geralmente tem os terminais identificados em nmeros , 1-2-3-4-5-6 Os terminais 1-2-3 so utilizados p/ ligao a rede.

Acrescentando 3 a cada um, temos o outro terminal das bobinas do motor, tendo assim as bobinas como descritos a seguir:

Para os motores de origem alem o principio o mesmo, basta substituir os nmeros por letras, U-V-W-X-Y-Z.

Esquema de ligao em Triangulo ou Delta 220 V

Esquema de ligao Trifsica Estrela 380V

Bibliografia - Instalaes Eltricas - Hlio Creder - Apostila SENAI Eletricidade Basica - Diagrama e Circuitos Eltricos Darcy Pereira - Apostila Campos Magnticos Prof . Mitsuo Nitta ( Faculdades Radial)

Das könnte Ihnen auch gefallen