Sie sind auf Seite 1von 7

G05, G06, G07

OBJETIVOS E METAS PARA O VECULO UFPBAJA IMENSURVEL


Pedro Vtor Guedes de Arajo Gerente Administrativo Administrao
Equipe UFPBaja
Copyright 2009 Universidade Federal da Paraba

RESUMO Este documento contm a listagem ilustrada dos pr requisitos e caractersticas que devem ser atingidos no desenvolvimento do projeto UFPBaja Imensurvel 2010. INTRODUO As especificaes presentes neste documento foram determinadas pelos coordenadores e gerentes da equipe UFPBaja aps analise de caractersticas dos veculos anteriores da equipe, produtos comerciais de aplicao equivalente a um SAE Baja e veculos de outras equipes que alcanaram posies de destaque nas ultimas edies das competies. Foram levadas em considerao ainda planilhas de avaliao das antigas provas estticas e o contedo da apresentao de projeto de equipes que atingiram elevada pontuao bem como diretrizes recomendadas em bibliografia da aera de desenvolvimento de produtos. A. METAS GERAIS Os itens abaixo se aplicam ao veculo de maneira geral, em todos os subsistemas. Os indicies quantitativos tem como base o veculo UFPBaja Indubitvel 2009. 1. Reduo de massa total em 20%. (Indubitvel: 179kg) 2. Aumento da velocidade final aos 100m em 20%. (Indubitvel: 46km/h) 3. Melhorar o desempenho em piso irregular. 4. Reduo da massa no suspensa. 5. Abandono de componentes de baixo desempenho. (componentes automotivos, adaptaes)

6. Melhora no conforto do operador. 7. Finalizao do projeto virtual e matemtico antes da fase de fabricao. 8. Implementao do sistema de instrumentao 9. O veculo deve superar os ndices de desempenho da mdia dos cinco primeiros colocados na ltima competio nacional 10. Aumento de confiabilidade do prottipo. 11. Soldas bem feiras em cordes contnuos e de boa aparncia, sem cordes sobrepostos, sem soldas desnecessrias. 12. Soldas, orelhas, olhais e componentes bem acabados, simtricos e sem rebarba. 13. Evitar peas em cisalhamento/balano. 14. Orelhas e suportes posicionados paralelamente as resultantes das foras aplicadas pelos componentes. 15. Bom acesso para manuteno de componentes. 16. Simplicidade de montagem. 17. Sempre que no entrar em conflito com os demais requisitos usar montagens modulares. 18. Ordem de montagem no truncada. (evitar que componentes diversos tenham que ser retirados para manuteno de outro item sem relao com os demais) 19. Uso de parafusos e fixadores padronizados. (mesmo tipo, rosca e tamanho)

20. Todos os componentes devem ser pintados ou quimicamente tratados contra corroso. (incluindo espaadores, buchas e fixadores) 21. Componentes fceis de fabricar, com poucos processos. (soldagem, dobragem e ajustagem) 22. Usar buchas, mancais, coxins, terminais, etc. padronizados. B. OBJETIVOS ESPECFICOS 1.CHASSIS 1.1 Curso de suspenso dianteira de, no mnimo, 200mm. 1.2 Curso de suspenso traseira de no mnimo 150mm. 1.3 Bitola dianteira entre 1100 e 1300mm. 1.4 Bitola traseira entre 900 e 1200mm. 1.5 Raio de curva inferior a 2,5 metros. 1.6 Tendncia a sobre-estero. 1.7 Giro do volante entre 90 e 120. 1.8 Direo com torque auto alinhante. 1.9 Atender ackerman em todo o esteramento. 1.10 Variar a convergncia no mximo 1 durante o curso de suspenso. 1.11 Variao de cambagem adequada rolagem do veculo. 1.12 Ajuste de pr-carga preciso. 1.13 Uso de pneus de mximo 21 de dimetro. 1.14 Ponto de reboque posicionado adequadamente. 2. SUSPENSO E DIREO 2. 1 Dimensionamento/conceito adequado de coluna e braos de direo. 2.2 Fcil remoo de terminais e caixa. 2.3 Bandejas integras. (Vide figuras 01 a 04): Figura 3 - Bandeja estruturalmente ineficiente (dobra) Figura 2 - Exemplo de bandeja com terminais rotulares estruturalmente integra (triangulo)

Figura 1 - Exemplo de bandeja com terminais rotulares estruturalmente no integra (polgono)

2.5 Uso de componentes que dispensem lubrificao 2.6 Uso de Pneus, rodas, molas e amortecedores iguais nas 4 rodas. 2.7 Amortecedores molas de fcil remoo. 2.8 Buchas e bases do sistema de direo bem acabado e simtricos. 2.9 Terminais rotulares com rosca no submetidos flexo. (vide figuras 7 e 8)

Figura 4 - Bandeja estruturalmente eficiente 2.4 Orelhas das bandejas posicionadas paralelamente as resultantes das foras aplicadas pelos componentes. (vide figuras 5 e 6)

Figura 7 Piv estruturalmente eficiente: Bandeja submetida flexo sem rosca em cisalhamento

Figura 5 - Orelha de Amortecedor da Bandeja posicionada de maneira estruturalmente ineficiente

F Figura 8 - Piv estruturalmente ineficiente: Bandeja submetida flexo com junta esfrica com rosca em cisalhamento 2.10 Peas de suspenso simtricas que sirvam para os ambos os lados. Figura 6 - Orelha de amortecedor da Bandeja posicionada de maneira estruturalmente ineficiente 2.11 Ter ajuste de cster, cambagem e convergncia. 2.12 Ter ajustes sem desmontagem (vide figura 9)

Figura 10 - Elemento estrutural em balano 3.5 Orelhas posicionadas nos ns e paralelamente as resultantes das foras. (vide figuras 11 e 12)

Figura 9 - Exemplos de sistemas de ajuste sem desmontagem 2.13 Evitar uso excessivo de terminais. 2.14 Montantes, cubos, mancais usinados. 2.15 Terminais rotulares sofrendo apenas foras radiais. 2.16 Batedores positivos robustos e sem causar esforos excessivos onde so fixados. 2.17 Fixao da caixa de direo/sistema adequados. 3. ESTRUTURA 3.1 O veculo deve apresentar mancal do volante conceitualmente adequado e bem apoiado. 3.2 Pedais precisos, graduais e conceitualmente adequados aos esforos. 3.3 Corda de partida para o piloto acionar o motor fixada com roldanas fixadas adequadamente na estrutura. 3.4 Evitar peas em cisalhamento/balano. (vide figura 10) Figura 12 - Orelha demasiadamente longa e posicionada de maneira estruturalmente ineficiente.

Figura 11 - Orelha de posicionada de maneira estruturalmente eficiente

3.6 Usar pouca diversidade de materiais na gaiola. 3.7 Fixao do cinto robusta, sem causar toro no elemento no qual fixada e paralelo a chapa olhal do cinto, posicionado de forma que toda a parte de tecido do cinto fique a frente da parede corta-fogo. 3.8 Fixao e pedais bem acabados, sem rebarbas, simtricos e bem pintados. 3.9 Estrutura com rigidezes torcional e flexional adequadas, pontos de suspenso localizados nos ns, esforos bem distribudos, ausncia de elementos em cisalhamentos/balano, uso de dobras em detrimento a soldas. (Vide figuras 13 e 14)

3.11 Estrutura fluida, de desenho limpo, com o menor nmero possvel de elementos, com dobras de raio de por volta de 5, fechando triangulo, sem elementos em balano/ mal apoiados, cargas bem distribudas, pontos de suspenso localizados nos ns.(vide figuras 15 e 16)

Figura 15 - Estrutura de desenho truncado em excessivo nmero de planos

Figura 13 -- Orelhas fora dos ns, em balano e demasiadamente longas.

Figura 16 - Estrutura fluida e em poucos planos 3.12 Tanque bem instalado e mangueiras presas adequadamente. 3.13 Calha abastecimento. 4. POWERTRAIN 4.1 Uso de CVT com curva adequada. Figura 14 - Estrutura com orelhas posicionadas de maneira estruturalmente eficiente 3.10 Usar suportes padronizados. (mesmo tipo de perfil, chapa, barra) 4.2 Bases de motor, cmbio e redutores adequados aos esforos, bem apoiados e fixados. 4.3 Tampa do sistema retrtil de partida facilmente retirvel. do tanque que no dificulte o

4.4 Presena da vareta de leo e de forma acessvel. 4.5 Espao para troca da vela sem desmonte. 4.6 Filtro de ar facilmente acessvel. (porca borboleta para retirada do filtro) 4.7 Governador do motor com capa de fcil e rpida remoo. 4.8 Proteo contra lama para o filtro de ar. 4.9 Proteo da CVT e demais sistemas rotativos de fcil e rpida remoo. 4.10 Fcil verificao do nvel de leo da caixa de engrenagens. (se aplicvel) 4.11 Fcil substituio da reduo fixa. 4.12 Ajuste de corrente sem desmonte. (se aplicvel) 4.13 Tanque posicionado de forma a facilitar o acesso. 4.14 Tanque bem instalado e mangueiras presas adequadamente. 5. FREIO 5.1 Freio deve travar as 4 rodas e manter o carro parado quando acelerado. 5.2 Fixaes conceitualmente pinas/cilindros/acionadores. adequada de

6.2 Presena de instrumentao como: odmetro, velocmetro, tacmetro, termmetro de leo e relgio e indicador de relao de marcha. 6.3 LED para botoeiras acionadas. 6.4 LED para nveis de leo, fluido de freio, nvel de combustvel. 6.5 Conexes eltricas padronizadas e isoladas. 6.6 Fiao eltrica bem protegida, organizada e sem emendas improvisadas. (vide figura 17).

Figura 17 - Fiao fixada e organizada em condute e acessvel a manuteno 6.7 Instrumentos bem instalados, bem distribudos e bem diagramados. 7. MISCELANEOS 7.1 Pintura lisa e brilhante. 7.2 Capa do banco a prova dgua, sem rugas e com costuras bem feitas. 7.3 Capa dos tubex a prova dgua, bem acabadas e removveis. 7.4 Revestimentos dos acionadores a prova dgua e bem acabados. 7.5 Carenagens, removveis. painis e cobertura superior

5.3 Discos de freio com indicador de espessura mnima. 5.4 Reservatrio de freio acessvel e visvel. 5.5 Pastilhas de freio visveis, com risco para checagem de desgaste. 5.6 Pinas de freio com substituio de pastilhas sem desmonte. 5.7 Chaves da luz de freio do freio de fcil acesso. 5.8 Pinas de freio e cilindro mestre bem acabados e pintados. 6. ELETRO-ELETRONICA 6.1 Chaves gerais acessveis para trocas e limpeza e com tampa para sistema interno vedado e removvel.

7.6 Assoalho removvel, sem rebarbas e com pintura ou revestimento resistente ao atrito dos ps do piloto. 7.7 Carenagem bem acabada, sem trincas, arestas ou rebarbas, com grficos chamativos, adesivos simtricos e de boa aparncia.

7.8 Bandeira, flmula e esfera de proteo da antena bem fixadas e removveis. 7.9 Antena flexvel resistente a fadiga, removvel e resistente capotagem do veiculo. C. ORIGINALIDADE O Veculo deve apresentar alguma soluo inovadora nos seguintes sistemas: 1. Suspenso 2. Direo 3. PowerTrain 4. Freio 5. Linhas de combustvel 6. Cockpit/Acionamentos 7. Sistema eletro-eletrnico 8. Acabamento D. ENFATIZAO DOS APECTOS DO VECULO Devem ser elaborados banners com diagramao padronizada contendo a exemplificao das caractersticas listadas anteriormente pertinentes a cada tpico abaixo: 1. Apresentar uma de seqncia de produo em massa automatizada enfocando a adequao do projeto e esquematizar de forma clara e sucinta cada aspecto que contribua para rapidez de manufatura. 2. Exibir os aspectos de integridade estrutural na construo dos elementos estruturais de todos os subsistemas conceitualmente, matematicamente ou analiticamente pelo mtodo dos elementos finitos. 3. Listar as caractersticas do veiculo que contribuem para a sua facilidade de manuteno. 4. Evidenciar as principais caractersticas estticas e de cuidado no acabamento do veculo que possam contribuir para a conquista de maior nmero de possveis compradores do produto. 5. Demonstrar opes de variao esttica do veculo. (grficos, cores, matrias de revestimentos, opcionais) 6. As solues inovadoras aplicadas ao veiculo devem ser explicadas de maneira clara e sucinta apresentando uma

breve comparao com sistemas tradicionais e as vantagens da sua utilizao. CONCLUSO As demandas descritas neste documento se somam as exigncias do regulamento da competio e somente devem ser descumpridas caso a caracterstica conflitante determine melhora de desempenho do prottipo ou por motivos de fora maior. Estas condies devem ser devidamente justificadas nos relatrios. Este guia destinado orientao qualitativa sendo uma maneira de avaliar se o projeto atendeu superficialmente as exigncias. No deve ser utilizado como parmetro para dimensionamento. Anlises matemticas e virtuais devem dirigir as decises de projeto bem como a viabilidade ambiental, financeira e a infraestrutura disponvel para a equipe, seja na UFPB, nos seus parceiros e fornecedores.

Das könnte Ihnen auch gefallen